Ao comentar o resultado da criação de empregos formais em maio, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, teceu fortes críticas ao patamar da taxa Selic nesta segunda-feira (30/6). Segundo ele, “somos escravos dos juros altos”.
“Nós somos escravos dos juros altos. Os juros atrapalha um bocadinho [a criação de empregos]. Se não fosse o juros nesse patamar, seguramente poderíamos estar crescendo mais, isso sem dúvida nenhuma”, disse o auxiliar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Atualmente, a taxa básica de juros do país, a Selic, está em 15% ao ano após o Comitê de Política Monetária (Copom) engatar a sétima elevação consecutiva no ciclo de aperto monetário. Em contrapartida, o Copom indicou o fim da onda de altas nos juros.
Entenda a situação dos juros no Brasil
- A taxa Selic é o principal instrumento de controle da inflação.
- Ao aumentar os juros, a consequência esperada é a redução do consumo e dos investimentos no país.
- Dessa forma, o crédito fica mais caro e a atividade econômica tende a desaquecer, provocando queda de preços para consumidores e produtores. A inflação dos alimentos tem sido a pedra no sapato do presidente Lula (PT).
- Projeções mais recentes mostram que o mercado desacredita em um cenário em que a taxa de juros volte a ficar abaixo de dois dígitos durante o governo Lula (PT) e do mandato de Galípolo à frente do BC.
- A próxima reunião do Copom está prevista para os dias 29 e 30 de julho.
Marinho destacou que o mercado de trabalho formal brasileiro tem crescido em uma velocidade menor comparado a 2024. Um exemplo disso é que, no acumulado do ano, foram abertas 1,051 milhão de vagas, contra 1,1 milhão no ano passado (queda de 4,90%).
“A velocidade do crescimento deste ano está aquém das possibilidades, especialmente a partir do papel dos juros e cada vez se reforça isso. Acho que isso é um parâmetro para o Banco Central poder olhar e quem sabe desarmar a armadilha que lá existe”, afirmou. “Quem sabe isso [desaceleração da criação de empregos com carteira assinada] deixe o pessoal do Banco Central feliz e possa começar o processo de redução dos juros”, completou ele.
Sobre uma previsão de expansão do trabalho formal, o ministro disse que continuará crescendo, mas em um ritmo menor. Ele ainda negou qualquer influência das guerras no Oriente Médio e Eurásia no mercado de trabalho e frisou que os juros são os culpados.
Ministro fala em “cortar os pulsos” se Selic se manter alta
Ao ser questionado sobre as projeções do mercado financeiro indicarem que a taxa de juros não ficará abaixo dos dois dígitos no governo Lula, Marinho disse que “temos que cortar os pulsos” caso isso aconteça.
“Até o fim desse atual governo? Temos que cortar os pulsos se acontecer isso. Não é isso que ouvi não. Não posso acreditar nisso não”, declarou o ministro do Trabalho.
Além disso, ele disse que não lê o relatório Focus (boletim semanal que reúne as principais estatísticas do mercado financeiro para indicadores como inflação, dólar, taxa de juros). “Me recuso a acreditar nisso, não é possível um negócio disso. Espero que tenha mais juízo na turma que tem essa bússola”.
Analistas do mercado financeiro, consultados semanalmente no relatório Focus, estimam que a taxa Selic fechará o ano em 15% ao ano. Além disso, as estimativas para os próximos anos seguem as mesmas, confira abaixo:
- Para 2026, os analistas projetam uma Selic de 12,50% ao ano.
- Para 2027, a previsão da taxa de juros é de 10,50% ao ano.
- Para 2028, a estimativa continua em 10% ao ano.
Dessa forma, as projeções indicam que o mercado não crê que a taxa Selic fique abaixo de dois dígitos até o fim do governo Lula (PT), em 2026, e sequer do atual mandato de Gabriel Galípolo à frente do BC, que termina em 2028.
Marinho sugeriu que o governo precisa “chamar um pacto” para melhorar a inflação por meio de mais produção. Segundo ele, não se deve usar apenas a política monetária para conter o avanço inflacionário, que segue persistindo.
Metrópoles
PMDBobo, desde sempre o câncer do Brasil…
O PMDB era o aliado do PSDB com FHC e depois do PT com Lula e Dilma. É o partido que sempre está no poder. Tem o maior número de envolvidos na lavajato. Com a ajuda da mídia venal direcionou toda a ira para cima do PT e tomou o poder. Deu um drible no PT, no povo e nos coxinhas, que se acham os mais espertos.
Resumindo: só mudou a casca. O núcleo continua o mesmo.
Os esquerdopatas já vinham avisando que isso iria acontecer, mas os coxinhas são difíceis de entender as coisas. Eles são míopes. Não conseguem ver além dos próprios narizes.
Falou tudo e mais um pouco
Vou concordar e discordar de você Vitor.
01 – Quem tem mais nomes de políticos denunciados na lava jato é o PP.
02 – É fato que o PMDB sempre busca apoiar aquele no poder, mas quem deveria ter tomado cuidado com isso era o PT. Maior interessado na manutenção do poder eterno;
03 – Coxinhas não são míopes, eles tomaram conhecimento e exigiram providências para interromper a corrupção sistêmica implantada em todos os órgãos públicos pelo PT. A miopia que beira a cegueira pertence unicamente aos mortadelas desorientados e sem rumo;
04 – Se o PMDB trilhar o mesmo caminho do PT, os coxinhas voltam as ruas, não temos bandido corruPTo de estimação;
05 – Os esquerdopatas que anunciam o caos e pregam a desgraça, vendo em tudo e todos defeitos, tem duas opções: A – Mudar para seus paraísos sociais de Cuba, Venezuela e Irã ou B – Passar o resto da vida no desesperado mi,mi,mi torcendo pelo pior para justificar a volta, que não acontecerá, da esquerda corrupta ao poder.
06 – Quem tinha a chave da economia e cofres público a mão era o PT e deixou o país ficar arrasado economicamente para irresponsavelmente financiar um projeto populista de poder.
Vinicius, discordo com você quando diz que foi o PT quem implantou a corrupção. Já existem muitas provas de que ela já existia muito antes do PT. No governo de FHC Paulo Francis já havia denunciado o escandalo da Petrobras. Mas naquele tempo havia um engavetados geral. Isto é fato!
Portanto, não adiantava tirar o PT. Tinha que punir os corruptos. O que fizeram foi matar o boi porque estava com carrapato. Mas todo boi tem carrapato. O deve ser feito sempre, independente do partido que está no poder, é os mecanismos de controle funcionar para que o boi tenha menos carrapatos.
Quanto a se mudar. Se você é coxinha, já devia ter se mudado para os EUA. O Brasil pertence aos brasileiros. E os brasileiros escolhem os representantes nas urnas. Não por golpe. Quem escolhe por golpe é o Paraguai.
Isso é lógico! Tou pra ver urubu comer carniça sozinho…
É bom que isso ande…pelo jeito que vai, os acusados que hj não tem cargo, volta câmara ou ao senado e ganha foro privilegiado.
Então que se iniciem as prisões, e se possível , pelo menos parte do nosso dinheiro roubado.
*DEVOLVAM parte do nosso dinheiro roubado.
A devolução do dinheiro deveria ser obrigatória, corrigido, inclusive. As pseudo prisões desses bandidos com a conta bancária bem farta pra custear com a defesa, só serve para estampar na cara de todo mundo que o crime compensa SIM.