O movimento do mercado publicitário é reflexo da queda de popularidade das TVs e do aumento da penetração dos meios digitais. Dados do Ibope, de março de 2024, revelam que os meios digitais já representam cerca de 1/3 do consumo dos brasileiros. Para se ter ideia, o valor é um pouco superior aos 32% de share de audiência da TV Globo.
O YouTube lidera o ranking dos meios digitais com 18% da audiência. Em seguida, aparecem Netflix (4,7%) e TikTok (4,1%). Prime Video tem 0,9% e a PlutoTV, 0,3%.
De acordo com dados do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, em 2023, o volume de investimentos em digital aumentou 18%, chegando a R$ 35 bilhões. No mesmo período, a TV aberta registrou apenas 4,7%. Para especialistas, os números mostram que a internet já é hoje o meio mais atrativo para os investimentos em publicidade.
Crescimento do digital e crise no Ibope
Os números que comprovam o crescimento do digital entre os brasileiros foram estopim, inclusive, para a saída de Melissa Voguel do cargo de CEO do Kantar Ibope. A demissão foi motivada pela revolta das principais emissoras do Brasil contra a atualização da metodologia de medição da audiência, que incluiria os meios digitais.
Globo, Record, SBT e outros canais não concordaram com a nova política do Kantar Ibope Media, que levaria em conta a audiência meios digitais, como YouTube e Netflix. Esses players, que estão em expansão no Brasil, passariam a ter pontos de audiência exibidos nos relatérios da plataforma.
Como foi revelado pelo site Notícias da TV, a proposta encabeçada por Melissa era que o Kantar Ibope Media adotasse um modelo de parametrização da audiência que tratava de maneira semelhante TV aberta, TV fechada e streaming.
Emissoras defendem modelo defasado
As emissoras de TV, que enfrentam quedas constantes de audiência, passaram a atacar a nova metodologia do Kantar Ibope Media.
Os canais de televisão defendem que se mantenha o modelo atual. O sistema é considerado defasado, falho e superado por especialistas do setor.
A medição de audiência no Brasil, atualmente, leva em conta alguns parâmetros para estabelecer o quanto um canal é assistido. Considera-se, por exemplo, que cada aparelho de televisão é visto por 3 espectadores.
A métrica é tida como falha por quem acompanha as mudanças tecnológicas do setor. Afinal, a prática de se reunir em frente à TV é o retrato do período anterior aos streamings e aos celulares, que funcionam como telas individuais. É uma ilusão acreditar que, atualmente, em uma família composta, em média, por três pessoas todos assistam assistam o tempo todo ao mesmo programa.
Metrópoles
Infelizmente no BRasil o politico so ganha eleição se usar muito dinheiro. Essa é a parte triste da historia. Os politicos safados usam o dinheiro p/ fins eleitoreiros ilícitos e o Ministro Barbosa dificilmente iria enveredar por esse caminho tao podre, podre de dar raiva, que é o da eleição. Nao é a toa que o limite de gasto em campanha presidencial nos termos da atual lei é de 70 milhoes de reais, ou seja, o candidato que rasga dinheiro perto disso ta eleito. O voto de cabresto no Brasil ainda existe e Barbosa jamais iria enveredar por esse caminho desleal do voto de cabresto atraves de lideranças comunitarias e sindicais, basta comprar os lideres que ja era, ganha o rebanho todinho, e meu voto em Barbosa nessa hora e um nada se torna a mesma coisa. A gente deve é nao votar nos politicos que aprovaram o financiamento publico de campanha, ja seria um bom começo. E essa juventude que so pensa em facebook e redes sociais p/ lazer deveriam era usar essas maquinas poderosas p/ difundirem essas ideias de terem a consciencia de por exemplo nao votarem nas proximas eleições (1018) em politico que usa dinheiro publico p/ se eleger e com certeza os que aprovaram o fundo eleitoral nao deveriam ganhar um voto sequer da nossa sofrida população, mas sera que todos os eleitores vao atras de saber quem sao os politicos ruins?! Aí esta um primeiro problema a resolver p/ aí sim termos eleitores conscientes votando em candidatos ficha limpa como Barbosa
Finalmente um nome digno de voto
Seria muit bom pra ser verdade. Agora se aliar a corja não! Os safafos vão querer se aproximar para tirar proveito.