Potiguar de nascimento e dono do maior canal de aviação do YouTube, criador de conteúdo enfrenta doença neurológica rara e busca terapia experimental no exterior. Imagem: Reprodução
A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) manifestou nesta quarta-feira (27) solidariedade ao comunicador e especialista em aviação Lito Sousa, natural de Natal, que enfrenta uma doença neurodegenerativa rara e busca acesso a um tratamento experimental nos Estados Unidos. Médica de formação, a senadora colocou o mandato à disposição da família para apoiar o esforço de viabilizar essa terapia.
Joselito Geraldo de Sousa, o Lito Sousa, nasceu em Natal em 25 de janeiro de 1967. Piloto, mecânico de aviação e especialista em segurança de voo, com passagens por companhias como Varig, Transbrasil e United Airlines, ele construiu ao longo dos anos uma das trajetórias mais reconhecidas da comunicação sobre aviação no país. À frente do canal “Aviões e Músicas”, que reúne milhões de inscritos e é o maior do gênero no YouTube brasileiro, Lito se notabilizou por explicar, com simpatia, didática e simplicidade, como funcionam os aviões e as viagens aéreas — desmistificando o setor, inspirando jovens e ajudando milhões de pessoas a superar o medo de voar. Também é autor do livro Onde Morrem os Aviões e idealizador do curso “Sem Medo de Voar”.
O caso de Lito tem comovido o Brasil nas últimas semanas. Em julho, ele revelou um diagnóstico de câncer de próstata; pouco depois, passou a apresentar sintomas neurológicos que levaram a internação e a uma investigação médica mais ampla. Em 21 de agosto, sua esposa, Mila Seidl, informou nas redes sociais que exames confirmaram a doença de Creutzfeldt-Jakob. Desde então, a mobilização em torno do comunicador cresceu — na quarta-feira (27), ele foi homenageado pelo Palmeiras no aniversário do clube, em meio a uma onda de manifestações de carinho de seguidores e de personalidades.
A doença de Creutzfeldt-Jakob é uma enfermidade neurológica rara e progressiva, provocada por proteínas alteradas (príons) que danificam o tecido cerebral. Ela provoca deterioração rápida das funções motoras e cognitivas, não tem cura conhecida e costuma ter evolução acelerada, com expectativa de vida geralmente inferior a um ano após o início dos sintomas. É justamente essa urgência que tem levado a família a buscar, fora do país, protocolos experimentais em centros de pesquisa de referência.
Em vídeo, a senadora Zenaide destacou a identidade potiguar de Lito e o alcance de seu trabalho. “Como médica, sei o peso que é uma família viver um momento desses. E como senadora do Rio Grande do Norte, quero dizer com sinceridade: o meu mandato está à disposição do Lito, no que a gente puder ajudar.
A parlamentar reforçou que o apoio inclui colocar a estrutura do mandato a serviço das articulações necessárias ao esforço da família obter autorização para o tratamento no exterior, e encerrou com uma mensagem direta: “Lito, o Rio Grande do Norte está com você. O povo potiguar está torcendo e rezando por você.”
Infelizmente no BRasil o politico so ganha eleição se usar muito dinheiro. Essa é a parte triste da historia. Os politicos safados usam o dinheiro p/ fins eleitoreiros ilícitos e o Ministro Barbosa dificilmente iria enveredar por esse caminho tao podre, podre de dar raiva, que é o da eleição. Nao é a toa que o limite de gasto em campanha presidencial nos termos da atual lei é de 70 milhoes de reais, ou seja, o candidato que rasga dinheiro perto disso ta eleito. O voto de cabresto no Brasil ainda existe e Barbosa jamais iria enveredar por esse caminho desleal do voto de cabresto atraves de lideranças comunitarias e sindicais, basta comprar os lideres que ja era, ganha o rebanho todinho, e meu voto em Barbosa nessa hora e um nada se torna a mesma coisa. A gente deve é nao votar nos politicos que aprovaram o financiamento publico de campanha, ja seria um bom começo. E essa juventude que so pensa em facebook e redes sociais p/ lazer deveriam era usar essas maquinas poderosas p/ difundirem essas ideias de terem a consciencia de por exemplo nao votarem nas proximas eleições (1018) em politico que usa dinheiro publico p/ se eleger e com certeza os que aprovaram o fundo eleitoral nao deveriam ganhar um voto sequer da nossa sofrida população, mas sera que todos os eleitores vao atras de saber quem sao os politicos ruins?! Aí esta um primeiro problema a resolver p/ aí sim termos eleitores conscientes votando em candidatos ficha limpa como Barbosa
Finalmente um nome digno de voto
Seria muit bom pra ser verdade. Agora se aliar a corja não! Os safafos vão querer se aproximar para tirar proveito.