Esporte

Jogadores combinavam manipulação e apostas em grupo chamado ‘Lula 13’

Mateusinho, ex-jogador do Sampaio Corrêa, é acusado de ter recebido dinheiro pra cometer um pênalti na Série B | Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Cinco jogadores do Sampaio Corrêa usavam um grupo do WhatsApp chamado “Lula 13” para falar de apostas e da manipulação de resultados da Série B. O grupo foi criado em novembro do ano passado, dias depois das eleições para presidente.

O que aconteceu

Os prints com as mensagens do grupo foram encontrados no celular do lateral Mateusinho, um dos membros mais ativos. Nas mensagens, ele é elogiado pelos colegas por ter cometido um pênalti na partida Sampaio 2 x 1 Londrina na última rodada da Série B. “Me deu uma missão pra mim matar… ou mato ou morro, mano. Não tinha jeito mano. Eu falei: ‘Ihh, alguém vai se fud… aí, porque eu vou dar o carrinho”, disse o lateral, hoje no Cuiabá, da Série A.

Segundo o MP, o pênalti tinha sido encomendado pelos empresários que fraudavam partidas pra lucrar com apostas. Os jogadores do grupo “Lula 13” comemoram o pênalti, mas lamentaram que outra aposta na mesma rodada deu errado, o que causou prejuízo ao esquema.

Além de Mateusinho, faziam parte do grupo os zagueiros Paulo Sérgio e Allan Godoi, o volante André Queixo e o atacante Ygor Catatau. Todos foram denunciados por manipulação de evento esportivo. Outros dois participantes do grupo, um goleiro e um jogador de pôquer, não foram denunciados e, por isso, seus nomes não serão publicados.

O MP encontrou um comprovante de depósito de R$ 10 mil na conta de Paulo Sérgio, o que seria um adiantamento aos jogadores pelo pênalti. Questionados pelos promotores, os atletas negaram o crime e disseram que apenas falavam no grupo sobre apostas legalizadas, pôquer e videogame.

Por que esse nome pro grupo?

Não há no processo o motivo pelo qual os jogadores escolheram o nome do atual presidente para o grupo. Entre as mensagens que tratam de apostas há duas que mencionam Lula.

1ª referência a Lula: depois de Mateusinho postar uma figurinha de si mesmo segurando um maço de dinheiro, o goleiro do grupo manda uma figurinha de Lula com a frase “Já pode roubar?”

2ª referência a Lula: no dia 13 de novembro, Mateusinho escreve “Hoje o Lula tem que ganhar, pra gente ficar bem.” Nesse dia não havia eleições — o segundo turno já tinha acontecido, em 30 de outubro. Mas era a última rodada da Série A. Em seguida, os participantes do grupo combinam as apostas que fariam na rodada.

Jogadores cobram valores devidos pelo pênalti

O grupo “Lula 13” foi criado no dia 3 de novembro, três dias depois de Lula ser eleito. No dia 5 de novembro, na última rodada da Série B, o Sampaio enfrentou o Londrina, e Mateusinho cometeu um pênalti. Depois do jogo, ele foi celebrado no grupo pelos amigos.

Segundo o MP, os empresários que fraudavam os jogos tinham combinado pênaltis com os jogadores do Sampaio e do Vila Nova, que também jogou naquela rodada. Os atletas do Sampaio fizeram sua parte, mas os do Vila desistiram, o que causou prejuízo aos apostadores. Como os jogadores do Sampaio não receberam sua parte do combinado, eles passaram a cobrar dos apostadores.

O MP descobriu a existência de um segundo grupo, que tinha como nome um emoji de óculos escuro. Nele, os cinco atletas do time maranhense “debatem sobre a expectativa de recebimento de valores, a existência da dívida e forma de cobrança, externando, por mais de uma vez, que teriam cumprido com sua parte no esquema — leia-se, cometimento do pênalti — e esperavam receber todo o valor prometido”, escreveram os promotores da “Penalidade Máxima”.

Veja abaixo diálogos do “Lula 13”

O que os jogadores dizem

Segundo a defesa de Paulo Sérgio, o zagueiro não conhece o jogador de pôquer com quem trocava mensagens no WhatsApp e nunca fez negócio com ele relacionado a futebol. Ele também não conhece outros envolvidos no esquema. O advogado Servigaldo Cobel relembrou que o zagueiro sequer jogou na última rodada da Série B do ano passado.

Sergivaldo Cobel também defende o goleiro e o jogador de pôquer que fazem parte do grupo “Lula 13”, mas ambos não viraram réus no processo e não tiveram seu nome citado no texto desta reportagem. Como os promotores mencionam a dupla nos interrogatórios, Cobel acrescentou que vai representar contra os membros do MP. Segundo ele, o processo está em segredo de Justiça e os vídeos não deveriam ter sido divulgados à imprensa.

A defesa do jogador André Queixo, por sua vez, disse que o processo ainda está em fase embrionária. Os advogados aguardam a citação do seu cliente pela Justiça para que possam esclarecer os fatos.

Mateusinho não atendeu aos pedidos de contato da reportagem, feitos através de seu perfil no Instagram, e por uma assessoria que aparece conectada à sua página..As defesas de Allan Godoi e Ygor Catatau não foram encontradas pela reportagem.

UOL

Opinião dos leitores

  1. Presidente malhado até nas falcatruas dos outros. Será que Xandão vai 48 hs para mudarem o nome do grupo de fraudadores?

  2. Que coincidência kkkkkkk
    Lula associado a ladrões.
    Deve ser por isso que é conhecido internacionalmente como LULADRAO.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SÉRIE D: ABC enfrenta o Altos-PI e o América encara o Fluminense-PI na 2ª fase da competição

Foto: Alex Régis

ABC e América encerraram suas participações na fase de grupos da Série D na tarde deste domingo (14) e também conheceram os adversários da segunda fase da competição.

O Mais Querido venceu o Maguary-PE na Arena das Dunas por 1 a 0, gol marcado por Edson. Com o resultado, o alvinegro terminou a primeira fase da Série D 2026 na liderança do grupo A8 e vai enfrentar o Altos-PI no primeiro mata-mata rumo à Série C 2027.

O América também vai encarar um adversário piauiense na próxima fase, o Fluminense. O Alvirrubro venceu o Sousa-PB por 2 a 0, na tarde deste domingo (14), com gols de Charles, em cobrança de pênalti, e Matheus Régis, encerrando a fase de grupos na segunda colocação do grupo A8.

As equipes potiguares jogam primeiro fora de casa e depois recebem em Natal seus adversários do Piauí para decidirem quem avança à terceira fase da competição. As datas e horários dos confrontos ainda serão definidos pela CBF.

O Laguna, outro clube potiguar na Série D 2026, terminou a primeira fase com apenas 2 pontos em 10 jogos e está eliminado do campeonato.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

5ª noite do São João de Natal reúne Matheus e Kauan, Xand Avião e Léo Foguete

5ª noite do São João de Natal reúne Matheus e Kauan, Xand Avião e Léo Foguete

O São João de Natal encerra neste domingo (14) o segundo fim de semana de programação na Arena das Dunas. A noite terá apresentações de Daniel Donato, Matheus e Kauan, Xand Avião e Léo Foguete.

A abertura da programação ficará por conta de Daniel Donato, levando ao palco um repertório voltado ao forró. Em seguida, a dupla Matheus e Kauan sobe ao palco com sucessos do sertanejo. Xand Avião será a terceira atração da noite, antecedendo o show de Léo Foguete, responsável por encerrar a programação deste domingo.

A estrutura do evento conta com praça de alimentação, Espaço PcD, monitoramento por câmeras e atuação integrada das forças de segurança.

O São João de Natal 2026 é apresentado por Esportes da Sorte e Brahma, com patrocínio de Cachaça Matuta e Ballantine’s.

PROGRAMAÇÃO SÃO JOÃO DE NATAL

19 de junho

* Israel Fernandes
* Raynel Guedes
* Bruno e Marrone
* Nattan

20 de junho

* Grafith
* Seu Desejo
* Jotavê
* Kadu Martins

21 de junho

* Messias Paraguai
* Simone Mendes
* Leonardo
* Giullian Monte

Polo Nélio Dias

26 de junho

* Roberto do Acordeon
* Michele Andrade
* Matheus Fernandes
* Cláudio Ney e Juliana

27 de junho

* Nathan Vinícius
* Alinne Reis
* Samira Show
* Raça Negra

28 de junho

* Chico Forrozeiro
* Zé Cantor
* Filho do Piseiro
* Toca do Vale

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Patrocínios de empresas estatais crescem 52,5%, e total de contratos chega a R$ 1,6 bilhão sob gestão Lula

O presidente da Caixa, Carlos Vieira, o então ministro André Fufuca, Lula e representantes do esporte paralímpico durante anúncio de patrocínio em São Paulo – Foto: Ricardo Stuckert/Divulgaçao Presidência

Sob influência do governo Lula (PT), as principais empresas estatais federais firmaram R$ 1,6 bilhão em novos contratos de patrocínio em 2025, um aumento de R$ 539,6 milhões (52,5%) em relação a 2024, já considerando a inflação.

A Caixa Econômica Federal liderou os investimentos, com R$ 652,1 milhões em contratos. Em seguida aparecem a Petrobras (R$ 527,7 milhões), o Banco do Brasil (R$ 289,2 milhões) e o BNDES (R$ 99,3 milhões). O maior crescimento proporcional foi do BNDES, que multiplicou por 15 o valor dos patrocínios em comparação com 2024.

Grande parte dos recursos foi destinada ao esporte.

Entre os principais contratos estão:

• R$ 160 milhões da Caixa para o Comitê Paralímpico Brasileiro;
• R$ 90 milhões para a Confederação Brasileira de Atletismo;
• R$ 80 milhões para a Confederação Brasileira de Ginástica;
• R$ 60 milhões do BNDES para a Confederação Brasileira de Judô.

As empresas afirmam que os contratos seguem critérios técnicos e estratégicos. Também destacam que muitos acordos são plurianuais, ou seja, os valores são registrados no momento da assinatura, mas os pagamentos são feitos ao longo de vários anos.

O governo federal informou que as decisões sobre patrocínios são de responsabilidade das próprias estatais, enquanto a Secom atua apenas na análise institucional e normativa dos contratos.

Com informações de Folhapress

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça decreta prisão preventiva para os três homens envolvidos em morte de jovem durante salto de rope jump em SP

Foto: reprodução

A Justiça de São Paulo decretou a prisão preventiva de três homens envolvidos na morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, durante um salto de rope jump em Limeira (SP). A decisão foi tomada em audiência de custódia realizada neste domingo (14).

A jovem morreu após ser lançada de uma ponte de aproximadamente 40 metros sem estar presa à corda de segurança. Imagens registraram o momento do salto e a reação das pessoas ao perceberem a falha.

Segundo a Polícia Civil, os responsáveis pelo salto deixaram de realizar as verificações de segurança necessárias e assumiram o risco de provocar a morte da vítima. Por isso, foram autuados por homicídio com dolo eventual.

Maria Eduarda sofreu múltiplos traumas e morreu no local, apesar das tentativas de reanimação feitas por testemunhas e equipes de resgate.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Álvaro Dias e Babá recebem apoios do Prefeito, vice e nove vereadores de Georgino Avelino

A passagem do pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, e seu vice Babá Pereira por Senador Georgino Avelino neste sábado (13) foi marcada não apenas pela participação nas festividades de Santo Antônio, padroeiro do município, mas também por uma importante demonstração de força política na região Agreste.

Ao lado do prefeito Antônio Freire e do vice-prefeito Jorge Motta, Álvaro e Babá receberam o apoio público da gestão municipal e da bancada de vereadores que compõe a base política local.

Participaram do ato os vereadores Odélio Inácio, Juscelino Régis, João Eduardo, Roseli Costa (Lika), presidente da Câmara Municipal, Diego do Peixe, Yago Santana, Valdemar Cirilo, Severina Bezerra e José Cosme, consolidando uma das mais expressivas manifestações de apoio político já registradas no município nesta pré-campanha.

Para aliados de Álvaro, a adesão do prefeito, do vice-prefeito e dos nove vereadores reforça o crescimento de sua pré-candidatura no interior do estado e amplia sua capilaridade política na região Agreste, onde o ex-prefeito de Natal vem intensificando agendas e articulações.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Globo tem menor audiência de sua história em jogo da Seleção Brasileira na Copa, enquanto CazéTV bate recorde no YouTube

Imagem: divulgação

A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 registrou cenários opostos na televisão e no streaming. Enquanto a Globo teve a menor audiência de sua história em transmissões de jogos do Brasil em Copas do Mundo, com média prévia de 30,74 pontos na Grande São Paulo, a CazéTV bateu o recorde mundial de audiência simultânea no YouTube, alcançando pico de 12,3 milhões de espectadores.

O empate em 1 a 1 entre Brasil e Marrocos, disputado no sábado (13), marcou a pior audiência da Globo em partidas da Seleção em Mundiais desde o início das medições. O índice ficou abaixo do recorde negativo anterior, registrado na disputa de terceiro lugar da Copa de 2014, quando o Brasil perdeu para a Holanda e marcou 31,5 pontos.

Apesar disso, a emissora liderou com folga a audiência da TV aberta, concentrando cerca de 49% dos televisores ligados durante a partida. O SBT, que também transmitiu o confronto, registrou média prévia de 8,07 pontos e pico de 10,64 pontos, seu melhor desempenho na competição até agora.

CazéTV quebra recorde

Já no ambiente digital, a CazéTV alcançou um marco histórico. A transmissão da partida registrou pico de 12,3 milhões de espectadores simultâneos no segundo tempo, tornando-se a live mais assistida da história do YouTube. O canal passou a ocupar seis posições entre as dez maiores transmissões ao vivo já registradas na plataforma.

A audiência cresceu rapidamente ao longo da cobertura. Uma hora antes da partida, a transmissão reunia cerca de 947 mil espectadores. No início do jogo, o número saltou para 9,48 milhões e ultrapassou 12 milhões antes do intervalo, atingindo o recorde próximo ao apito final.

Além da Globo, o jogo também foi transmitido pelo SBT, SporTV, NSports e GeTV. O próximo compromisso da Seleção Brasileira será contra o Haiti, na próxima sexta-feira (19), às 21h30, na Filadélfia, nos Estados Unidos.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veja como ficou local atingido por queda de helicópteros no RJ


Imagens divulgadas pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro mostram os estragos causados pela queda dos helicópteros e pela explosão de uma das aeronaves no pátio de veículos.

Dois helicópteros colidiram e caíram na manhã deste domingo (14/6) no Recreio dos Bandeirantes, zona sudoeste do Rio de Janeiro. Seis pessoas morreram no acidente, que provocou incêndio e destruição em um pátio de veículos de uma concessionária da BYD, local da queda das aeronaves.

De acordo com os bombeiros, cinco vítimas estavam a bordo do helicóptero que explodiu. A sexta vítima era o piloto da outra aeronave envolvida no acidente. As identidades dos mortos ainda não foram divulgadas e a Polícia Civil revelou que, em uma primeira análise, os seis mortos eram homens.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para realizar a apuração inicial do caso.

Segundo a FAB, os trabalhos nesta fase incluem a coleta de dados, a preservação de vestígios e a verificação preliminar dos danos causados às aeronaves. O objetivo é reunir elementos que auxiliem na investigação sobre as circunstâncias da colisão.

Ainda conforme a FAB, os helicópteros envolvidos no acidente possuem as matrículas PP-MAC e PR-DJJ. As duas aeronaves estão com situação regular.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carla Dickson amplia apoios em Coronel Ezequiel e fortalece projeto de reeleição no Trairi

A deputada federal Carla Dickson (PL-RN) recebeu neste sábado (13) importantes manifestações de apoio político no município de Coronel Ezequiel, fortalecendo ainda mais seu projeto de reeleição para a Câmara Federal.

Declararam apoio à parlamentar a primeira-dama Ana Jaciane, o vice-prefeito Rolinha e os vereadores Tereza Raquel e Irmão Benedito, em um gesto que reforça a confiança das lideranças locais no trabalho desenvolvido por Carla em favor dos municípios do Rio Grande do Norte.

Durante o encontro, a deputada agradeceu o apoio recebido e destacou a importância da união de forças em prol do desenvolvimento da região do Trairi. Carla também reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando para levar investimentos, ações e melhorias para Coronel Ezequiel e para todo o estado.

“Recebo esse apoio com muita gratidão e responsabilidade. Nosso mandato tem sido construído ouvindo as pessoas, dialogando com as lideranças e buscando soluções para as necessidades da população. Seguiremos firmes, trabalhando por Coronel Ezequiel e por todo o Rio Grande do Norte”, afirmou.

A adesão da primeira-dama Ana Jaciane, do vice-prefeito Rolinha e dos vereadores Tereza Raquel e Irmão Benedito representa mais um importante reforço político à pré-candidatura de Carla Dickson, que vem ampliando sua base de apoio em diversas regiões do estado por meio de uma atuação marcada pela presença constante nos municípios e pela destinação de recursos e investimentos para as cidades potiguares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Embarcação que seguia para Fernando de Noronha naufraga; seis tripulantes foram resgatados no litoral do RN

Tripulantes resgatados

Uma embarcação que seguia da Paraíba para Fernando de Noronha afundou na madrugada deste domingo (14) a cerca de 74 quilômetros da costa de Baía Formosa, no litoral sul do Rio Grande do Norte. Os seis tripulantes foram resgatados com vida e passam bem, segundo a Marinha do Brasil.

De acordo com a Marinha, a embarcação Thor Noronha apresentou avaria no eixo propulsor e acionou um sinal de emergência via satélite. Após o alerta, o serviço de busca e salvamento marítimo iniciou uma operação para localizar o barco.

A Thor Noronha havia deixado o Porto de Cabedelo (PB) na manhã de sábado (13) com destino ao Arquipélago de Fernando de Noronha. Uma embarcação de apoio foi enviada ao local, mas não encontrou o barco na última posição informada.

Navio mercante de bandeira holandesa que resgatou náufragos

Posteriormente, a Marinha confirmou o naufrágio por meio de embarcações mercantes que navegavam na região. Os seis ocupantes foram encontrados em uma balsa salva-vidas e resgatados pelo navio mercante DOLFIJNGRACHT, de bandeira holandesa.

Os náufragos serão desembarcados em Natal ainda neste domingo (14). As causas e circunstâncias do naufrágio serão investigadas em Inquérito Administrativo instaurado pela Marinha, com prazo estimado de 90 dias para conclusão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF mantém suspensão do concurso da Polícia Militar-RN e impede realização de provas neste domingo (14)

Foto: Raiane Miranda

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, suspendeu a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) que havia autorizado a continuidade do concurso da Polícia Militar. Com isso, seguem suspensas as provas objetivas previstas para este domingo (14).

A medida atende a recurso apresentado pela Defensoria Pública do Estado, que questiona alterações feitas no edital após o encerramento das inscrições. Entre os pontos contestados estão a retirada das cotas para indígenas e quilombolas, a redução da reserva de vagas para candidatos pretos e pardos e a exclusão de pessoas com deficiência.

Na decisão, Fachin afirmou que a continuidade do certame sem a correção das regras pode gerar insegurança jurídica e causar prejuízos à administração pública e aos candidatos, diante da possibilidade de futura anulação do concurso.

O ministro também determinou a notificação imediata do Estado, da Polícia Militar e da banca organizadora para cumprimento da decisão. A liminar ainda será analisada pelo plenário do STF.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *