Jornalismo

Jornal Nacional faz duro editorial, cita Constituição e questiona se Bolsonaro cumpriu dever

O Jornal Nacional desse sábado (8) fez um duro editorial em razão dos 100 mil mortos por coronavírus. O telejornal da TV Globo citou a Constituição e cobrou que o presidente Jair Bolsonaro seja responsabilizado.

O texto começa afirmando que os governos têm “obrigação de proporcionar aos cidadãos” o direto à Saúde. “As ações dos governantes precisam ter como objetivo diminuir o risco de a população ficar doente. E não somos nós que estamos dizendo isso. É a Constituição brasileira, que todas as autoridades juraram respeitar”, disse o apresentador William Bonner.

“Está registrado no artigo 196: a Saúde é direito de todos e dever do Estado garantido mediante políticas sociais e econômicas, que visem a redução do risco de doença e de outros agravos, e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação”, completou.

“Mas o Brasil está há 12 semanas sem um ministro da Saúde titular. São 85 dias, desde o dia 15 de maio. Dois médicos de formação deixaram o cargo de ministro da Saúde porque pretendia seguir as orientações da ciência e o presidente Bolsonaro não concordou com essa postura deles”, afirmou Renata Vasconcellos.

Os apresentadores destacaram que o presidente minimizou a pandemia e atuou contra medidas e orientações de autoridades de saúde que poderiam ter ajuda a salvar vidas e reduzir o número de vítimas.

“Fica a pergunta: O presidente cumpriu esse dever? Quais governadores cumpriram?”, cobrou Vasconcellos.

Revista Forum / BlogdoFM

Opinião dos leitores

  1. Interessante a rede globo(Hoje lixo)
    Só prestava na época do impeachment de Dilma?
    Esse é o governo do falso moralismo.

  2. Não adianta nada dar chilique…..BOLSONARO ATÉ 2026……para o bem do Brasil….????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  3. Nunca vi nenhum presidente, nenhum mesmo, preocupar-se com a saúde dos brasileiros. O sistema de saúde desse país sempre foi precário.
    Esse maluco que está no poder, apenas teve o azar de surgir em pleno governo dele uma pandemia. Se ele fosse inteligente teria feito diferente, mas vai entrar para a história como um genocida.

  4. Durante a pandemia, a Globo tentou dar um golpe no governo, estimulando panelacos.
    Em vez de se preocupar com a saúde da população, tentou obter vantagens para si própria desrespeitando a vontade da população que elegeu Bolsonaro e não Rodrigo Maia, presidente.
    A Globo não é superior à vontade do povo.
    A Globo não substitui a vontade popular.
    Usar o poder econômico e midiático para tentar subverter a democracia é uma afronta à constituição.

  5. Faltou ela ter coragem e imparcialidade de reconhecer que o STF tolheu as ações do Presidente (menos distribuir dinheiro, claro) em relação à pandemia. Devia ter coragem de reconhecer, também, que as milhares de mortes ocorreram mesmo com a população isolada, com alguns Governadores decretando lockdown. O do RN por pouco não decreta.

  6. A globolixo vai acabar, quebrada.
    Anda a possos largos nessa direção.
    Já foi um hipermercado, hoje é supermercado, não vai demorár pra virar mercadinho, e depois uma birosca.
    São burros esses marinhos.
    Pela primeira vez, estão sendo confrontados e não sabem sair da situação.
    Sinuca de bico, e não sabem como tirar.
    Kkkkk.
    Vao se LASCAR.
    Kkkkkk

  7. Parabéns ao JN!
    Antes da pandemia, o Brazil já estava sofrendo a epidemia da insanidade e que perdura até os dias atuais.

    1. A maior epidemia que tem contaminado a América Latrina é o comuna virus.
      O comuna vírus é contagioso, cega e mata.
      Quem é contagiado vira um zumbi e passa a sair gritando palavras sem nexo.
      Facistas não passarão, Lula livre, bozo, genocida…
      O comuna vírus quer tomar o poder.
      Os governadores comunistas tentam se aproveitar do corona virus para iludir a população.
      Os dois ministros medicos, a Globo fez de tudo para atrapalhar…
      A Globo e a esquerda tentaram se aproveitar do corona vírus para dar um golpe na democracia.

  8. Eu sou um dos arrependidos do voto em Bolsonaro. Ele para salvar seus filhos, condenou uma nação. Demetiu os bons e procurou os que aderiram ao seu projeto de salvação dos filhos. Banalizou a epidemia , apelidou de gripinha, vulgarizou os 5.000 mortos com o Dair. Demitiu 2 ministros dá saúde, vetou projeto que instituía o uso de máscaras. Desprezou a ciência e a prática de isolamento social. É sim , o maior responsável por 100 mil mortes.

  9. Se o STF elegeu estados e municípios para decidir sobre a pauta, o que o presidente poderia ter feito que não fez???

  10. A globo os traidores e aqueles que odeiam Jair Messias Bolsonaro, estão esquecendo uma coisa……..
    BOLSONARO é 8 na numerologia, o número da justiça e do poder ( alegria, riqueza e sucesso dos humildes, destruição, derrota e queda dos orgulhosos ).
    BOLSONARO é justo e com isso ninguém o derruba. E todos que o traem e o traíram caíram a seus pés.

  11. Qdo alguém defende o editorial do JN lixo , pode ter certeza mamou muito no Governo do maior quadrilheiro desse país. Ladrão é ladrão e pronto

  12. Quanto ódio destila essa empresa?
    Por que cobra a necessidade de dizer que o atual gestor do MS é o titular da pasta? O órgão não está funcionando? Está acéfalo, sem chefia?
    Quer dizer que a morte dessas pessoas foram causadas por esse motivo? A causa não foi o protocolo adotado: "vá para casa, só volte ao médico quando estiver morrendo" negando às pessoas um tratamento precoce? Protocolo adotado pela maioria das secretarias, estaduais e municipais, de saúde e agora só falta dizer que foi o presidente que mandou fazer isso.
    O "erro" dele foi questionar desde o início as medidas indicadas pela famigerada OMS, chefiada por um sujeito que nem médico é, fato que é criticado, pela hipocrisia da globo, para o atual cabeça do MS e, também, o próprio presidente.

  13. Os dirigentes da Globo estão desesperado ,porque a mamada acabou , então Bolsonaro e responsável pelas mortes do corona vírus,no mundo todo ,isso e uma piada kkkkkkkk

    1. A Globo aumentou a audiéncia,quem precisa de ajuda são os outros canais.Quando metia o pau em Lula era ótima,agora que expoe os podres de Bizo,aí não presta!!
      Sim…

  14. "Dai,pois a César o que é de César e a Deus o que é Deus"(Mateus,bíblia).damos agradecimentos e elogios e aplausos a ilustríssima e digníssima senhora governadora do estado do RN Fátima Bezerra pela positiva e iluminada ação do governo do RN em defesa e proteção da vida humana.

    1. Falou o zumbi comunista.
      250 pessoas morreram esperando vaga em UTI ou hospital.
      Gastou 5 milhões em respiradores sem contrato, nunca chegaram…

    1. Conheço bem esse papinho petralho-chavista.
      A Globo tem que passar 24 horas por dia elogiando Lula, né?
      Se não fizer isso é pró-Bolsonaro.

  15. A Globo está desesperada, porque não têm acesso ao dinheiro público pra ficar esbanjando com grandes produções , com altos salários de seus profissionais, tudo em troca de fechar os olhos para corrupção e má administração dos gestores, O Presidente Bolsonaro fechou a sangria do dinheiro público e eles passaram a massacrar o presidente sua família e amigos próximos, tudo que a Globo não via, passou a vê e defender a democracia, bando de canalhada e corrupto, fechem a Globo e o STF.

  16. Bom dia!

    Está nítido e notório o direcionamento desta mídia que se prostituiu e agora ataca a constituição Brasileira. Está pergunta deveria ser feito ao STF e aos Governadores que não se empenharam para desenvolver políticas para Saúde. Deram autonomia aos Estados e Municípios e vejam vocês o estardalhaço feito por estes Governadores e Prefeitos com o dinheiro público. Meus amigos o País está em uma crescente e esse Blá Blá blá não tem mais espaço. Segundo o editorial era para todos ficarem em casa e morrerem de fome pois não teriam mas o que comer.

  17. Completamente tendenciosa a postura da globo, a não mostrar ou dizer em detalhes dessa desgraça que se abater sobre a terra, acarretando incertezas e sofrimentos em todos os cantos e recantos do nosso planeta

  18. Não cumpriu, foi o pior líder possível para essa crise. Um despreparado. Mais que votar nele eu fiz campanha, convenci as pessoas que era a melhor opção, discuti com petistas e esquerdistas que chamavam ele de louco, incapaz.
    Moral da história, vi o Bolsonaro comprovar tudo isso, me arrependi (por que penso), quem não pensa já declara voto nele em 2022 (cheque em branco?).
    Sentimento de vergonha própria e alheia, consegui eleger um cara pior que o Luladrão. Acabou com a lava jato, fez toma la da ca como nunca antes, passa criando crises para proteger os filhos e ele msm (corruptos), fala um mói de besteira que nem os internados do severino Lopes igualam.

    Enfim, traidor, estelionata eleitoral, despreparado, irresponsável, demagogo, enfim, pior líder do Brasil

  19. Bg não divulgue isso, você da mais ênfase a GLOBOLIXO , eu nem sabia, fiquei sabendo através de você, acho que muitos também não querem saber

  20. Editorial do JN não se lê, não se ouve. Rasga e se faz de surdo. Essa Globo nunca ajudou em nada sempre prejudicou vc om o radicalismo imbecil. Eles deviam perguntar ao STF.

    1. Serginho me poupe ! Editorial lê também . Quer ozônio para desbloquear os neurônios tico e Teco ?

  21. O grupo Globo de telecomunicações sempre esteve com a razão desde o início da pandemia do coronavirus ou covid 19,damos graças e elogios e aplausos a nossa amada e mais assistida e ouvida rede Globo de telecomunicações que agiu intrasigentemente na defesa e proteção da vida de milhões de brasileiros e de brasileiras e também pela decisão correta de ministros e ministras do supremo tribunal Federal que concedeu o poder e autonomia para os governos estaduais para decretarem as denominadas quarentenas ou isolamentos sociais,provavelmente essa pandemia biológica do coronavirus ou covid 19 teria se transformando numa real e catastrófica arma biológica de destruição em massa de seres humanos brasileiros e brasileiras,nós devemos agradecer toda a sensação de terror e pânico e de catastrofe transmitido e difundido pelos canais do grupo globo de telecomunicações e mídia que salvaram milhões de brasileiros e brasileiras de entrarem para os registros de óbitos ou de falecidos.

  22. Se o mito tivesse dado o exemplo e desde o início usasse máscara, pedisse a população para fazer o mesmo, mantendo o isolamento e parasse de defender o cloroquina como panaceia, não teríamos essa quantidade absurda de mortos. Depois que a merda estava feita foi que começou a aparecer de máscara. Em pleno auge da pandemia , com apoio do mito, o gado se reuniu em frente ao Midway e sem máscara e gritando mito,mito, mito, cloroquina, cloroquina… foram até o 16 Bimtz pedir o fechamento do Congresso e do STF.

  23. Tivemos uma pandenia no nosso País, que ninguém comenta…
    13 anos de corrupção, que desviou milhares de verbas, afetando dentre outras áreas, a saúde…
    Façam uma pesquisa para saber quantos morreram nas portas dos hospitais, nos corredores, por falta de UTI's e falta de medicamentos…
    E o que nos deixam tristes, é que, quem roubou e desviou, estão livres, leves e soltos…

    1. GIBIRA ESTÁ É GISTANDO DO OZÔNIO , ESTÁ ATÉ LEVANDO O GADO ?. O véio é duro .

  24. A Globo não se conforma. Pode tirar o cavalo da chuva que nunca, jamais pautará, a seu "bel prazer" o governo Bolsonaro. Nem que a vaca tussa. Quem pauta o governo chama-se JAIR MESSIAS BOLSONARO.

  25. o STF não julgou que as ações contra o coronavírus seriam de responsabilidade das prefeituras?

  26. Como falei, passou manteiga na sexta e fritou no sábado e hoje no Fantástico deve ter mais, por mais que alguns não queiram aceitar boa parte destas 100.000 mortes vai para a conta do Genocida é o que vai ficar registrado na história.

  27. A Globo, perdeu há algum tempo, a "autoria da verdade suprema".
    O Editorial de ontem parecia mais "um folhetim da dramaturgia", que nem isso a Globo faz mais a exclusividade.
    Utilizar a morte de 100.000 pessoas para fazer um jornaleco de segunda e tentar atribuir exclusivamente um culpado, demonstra a parcialidade, inverdade e baixa qualidade, que o jornalismo se transformou.
    O que outrora era um "referencial", hoje virou motivo de chacota de descrédito.

  28. O coronavírus fez festa no braZil.
    Como as autoridades não tiveram moral para coibir o carnaval, que na realidade foi o evento que pulverizou o vírus no país, a situação saiu de controle já naquele momento.
    O que se viu depois disso foi uma tentativa insana de correr atrás de um prejuízo já previsto através de uma sequencia de erros, buscando controlar uma pandemia que configurava uma situação inédita na recente história do país.
    Porém, mesmo diante do testemunho do que havia ocorrido em outros países, o braZil foi braZil.
    Começando pelo péssimo e inconsequente exemplo do seu patético presidente mais preocupado com seus interesses pessoais do que com sua missão de proteger e governar o povo, as medidas adotadas mais confundiam a população do que preveniam. E o que se viu foi um redemoinho de ações implementadas de qualquer jeito, buscando desordenadamente estabelecer um mínimo de ordem num país regido pela lei de Gérson, onde todo mundo só quer levar vantagem, de um povo sem educação e acostumado com o famoso "jeitinho que resolve tudo" se confiando na baboseira idiota de que existe um deus que é brasileiro.
    Afora isso, enquanto o povo padecia pela peste, uma guerra política com interesses escusos cegava os olhos de quem deveria primar pelo bem comum.
    E diante de tantas burradas, foi fácil a situação chegar ao ponto onde o cidadão ou morria de vírus ou morria de fome.
    Então tiveram que abrir as pernas liberando restaurante, shopping, vaquejada, cabaré e futebol, mesmo com centenas de pessoas morrendo todos os dias.
    Afinal, como proferiu o asno que está na presidência "todo mundo vai morrer um dia mesmo"…
    Podem botar esses cem mil aí na conta desse irresponsável, desse jumento genocida.
    E internem esse débil mental numa camisa de força, com menção honrosa para a legião de ASNOS que o apoia !!

  29. A cada dia que passa o eleitor consciente está cada vez mais convicto de quem é culpado. Eu votei em Bolsonaro pq não queria (e ainda n quero) um governo do PT, mas, esse governo se mostrou ainda pior: não respeita o brasileiro, só pensa em lascar o menos favorecido e está desgastando a economia. O resultado do que estão fazendo vai vir em breve, infelizmente.
    Aos que insistem em defender seu político do coração, abra os olhos, vc está sendo enganado.

  30. O editorial do JN de ontem entra para história como um dos mais bem ela irados documentos de repulsa a esse irresponsável que nos governa .

    1. Fala doido! Comentarista político assistindo rede globo? Que turma? Fantástico ou jornal nacional?

  31. O sistema globo não pode reclamar de nada ela é uma das maiores responsáveis pela eleição do maior canalha da breve história brasileira, devia pedir desculpa a todos brasileiros isto sim, ficar o boneco bonner se lamentando pela perda dos nossos irmãos pura falsidade, estão preocupados sim pela queda de arrecadação monetária está e a essência do capital.

  32. Só não citaram que o STF deu toda autonomia ao governadores , já que não deu certo agora é culpa do Presidente.
    Hospital não faz Copa

    1. Se o STF não tivesse barrado o presidente, estaríamos com 250 mil mortos! Quem não se governa, Queiroz, é governado!

  33. A grande mídia não comenta os mais de 2 milhões de pacientes com covid curados, a imprensa podre vive do sensacionalismo barato, expõe as tragédias para tentar ganhar audiência. A imprensa no Brasil é tão séria e escrota que se pagar ela pública a verdade.

  34. E a Rede Globolixo cumpre ? Ela tem dúvidas milionárias com o fisco e que governos passados não cobraram.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes diz que “mercantilistas estrangeiros tratam o Brasil como colônia”

Foto: Reprodução

Sem fazer menção ao dono do X, Elon Musk, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes disse que a Justiça “está acostumada a combater mercantilistas estrangeiros que tratam o Brasil como colônia”

A declaração, nesta sexta-feira (19), foi feita em meio a críticas de Musk a Moraes a respeito de decisões que pedem o bloqueio de contas no X, o antigo Twitter, rede social comprada pelo empresário sul-africano. O ministro participou de um evento no Museu da Democracia, no Rio.

Em sua fala, Moraes também fez referência à “união de irresponsáveis mercantilistas, ligados a redes sociais, com políticos brasileiros extremistas”.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

VÍDEO: Belo chora em 1º show após anúncio de separação de Gracyanne Barbosa; veja

Foto: Reprodução/Globoplay

Na noite desta sexta-feira (19), Belo chorou durante seu primeiro show, na turnê dos 30 anos de Soweto, após anúncio de separação de Gracyanne Barbosa.

No palco, antes de cantar um de seus maiores sucessos o cantor desabou na frente de milhares de fãs. Na música “Reinventar”, o artista se emocionou e abaixou a cabeça. Ele levou as mãos ao rosto e chorou copiosamente.

O show no Allianz Parque, em São Paulo, na noite desta sexta marca o início da turnê do grupo. O início da turnê ocorre em meio ao anúncio de separação do cantor com a musa fitness.

Splash – UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Arena das Dunas confirma partida entre América e Corinthians para 1º de maio

Foto: ALEX RÉGIS/ TRIBUNA DO NORTE

A partida entre América e Corinthians, válida pelo confronto de ida da 3ª fase da Copa do Brasil, vai ocorrer no dia 1º de maio (quarta-feira), às 21h30, na Arena das Dunas. A informação foi confirmada pela administração do estádio, que garantiu a compatibilização com a operação de uma corrida marcada mais cedo na mesma data.

“Também está confirmada a realização da etapa Natal do Circuito Sesc de Corridas, que acontece no mesmo dia no Setor Norte do complexo, a partir das 15h30. Os eventos ocorrerão em horários distintos e terão suas operações compatibilizadas”, informou a Arena das Dunas.

América e Corinthians voltarão a se enfrentar depois de 15 anos, justamente a única vitória do time potiguar no histórico do confronto. De acordo com o pesquisador Marcos Trindade, já foram realizadas 10 partidas oficiais entre os dois clubes, com vantagem ampla dos paulistas, que venceram sete vezes, além de dois empates.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CPI para investigar o STF é inadmissível, diz Gilmar Mendes

Foto: Sergio Lima/Poder 360

O decano do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, disse que uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a Suprema Corte é “inadmissível”.

“A princípio, uma CPI que investigasse atos do Supremo Tribunal Federal seria inadmissível. Seria inconstitucional”, afirmou em entrevista ao SBT divulgada na quinta-feira (18).

O ministro também disse não acreditar que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), “tenha se pronunciado no sentido” de uma CPI para investigar o STF.

“Tenho a impressão de que a gente deve separar aquilo que é ruído, eventualmente é borbulha, é espuma, do que aquilo que efetivamente é sinal. Entendo que aqui há muita borbulha. Há muito o ruído, desinformação, fake news. Mas isso não corresponde à realidade“, disse.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PALHAÇADA: Após horas de atraso, Voepass cancela mais um voo Mossoró-Natal e oferece ônibus para levar passageiros

Foto: Gilnete Ferreira

Após horas de atraso, nesta sexta-feira (19), a Voepass cancelou mais um voo Mossoró-Natal.

Depois de horas aguardando a aeronave decolar do Aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró, para um voo que duraria cerca de 40 minutos, os passageiros foram informados que a empresa aérea iria disponibilizar um ônibus para levá-los até Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FALTA POUCO: barragem de Umari, em Upanema, está com 96,81% da capacidade total

Foto: reprodução/Igarn

A barragem Umari, localizada em Upanema, acumula, neesta sexta-feira (19), 283.461.651 m³, percentualmente, 96,81% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. Faltando apenas 31 centímetros para o reservatório completar 100% da sua capacidade. A última vez que o reservatório sangrou foi em 09 de abril de 2023.

Outros reservatórios

O maior reservatório do RN, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, acumula o percentual de 76,21%. Segundo o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), esse é o maior número registrado desde 2012.

Já a Barragem Santa Cruz do Apodi está com 472.033.500 m³, do total de 599.712.000 m³, percentualmente, 78,71% da sua capacidade total.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

PAPO DE FOGÃO RAIZ: Prepare-se para uma verdadeira festa de sabores nesta semana

Prepare-se para uma verdadeira festa de sabores no Papo de Fogão Raiz desta semana! Estamos trazendo o melhor da culinária tradicional com um suculento Chambaril, preparado pela talentosa D. Joana França do Restaurante Cobra Choca em Natal/RN. E como acompanhamento perfeito, não poderia faltar a nossa dica especial: um irresistível Arrumadinho, elaborado pelo Chef Marcos Rios do Boteco do Pernambuco, também em Natal/RN. Junte-se a nós e deixe-se levar por essa experiência gastronômica única!

Patrocínio: Prefeitura do Natal/Programa Djalma Maranhão, Hospital do Coração, IOHN, BSaúde/Paulimedical e Midway Mall

SÁBADO
BAND
MARANHÃO, 7h
CEARÁ, 8h
PIAUÍ, 8h
MATO GROSSO, 8h30
ALAGOAS, 10h
PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, 13h30

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Giannini surpreende o estado com mais de 20 mil pessoas na gravação do seu DVD na Praça Cívica em Natal

 

Mais de 20.000 pessoas foram prestigiar o DVD de Giannini na Praça Cívica, em Natal. Uma mega estrutura foi montada, com acesso gratuito, muitas pessoas se movimentaram do estado inteiro pra ir prestigiar o ‘Príncipe da sanfona’ e as participações mais que especiais, Dorgival Dantas, Zezo, Walkyria Santos, Chambinho do Acordeon, Maria Cecília e Rodolfo, Thúllio Milionário e Raí Saia Rodada.

A movimentação foi grande, a praça estava linda, cheia de gente feliz! Giannini é um artista potiguar, natural de Olho d’Água do Borges e que vem ganhado o cenário musical de maneira mais expressiva, nos representando no Brasil e no Mundo. A produção do evento ficou por conta da Tawfic Produções.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

GREVE É MANTIDA: Governo Lula apresenta novas propostas; docentes e técnicos vão decidir fim das paralisações na próxima semana

Greve na educação: Técnicos das universidades Federais fazem manifestação próximo ao Palácio do Alvorada. — Foto: Cristiano Mariz

As categorias dos técnicos administrativos da educação e dos docentes receberam nesta sexta-feira novas propostas do governo para o fim das greves nas universidades e institutos federais. Os trabalhadores informaram que uma decisão será tomada na semana que vem e, até lá, as paralisações estão mantidas.

Neste momento, pelo menos 52 universidades, 79 institutos federais (IFs) e 14 campus do Colégio Pedro II estão em greve. Parte pela mobilização dos docentes, parte pela dos técnicos e outra parte pelas duas categorias.

Nesta sexta-feira, o governo federal apresentou uma proposta idêntica aos dois sindicatos: 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. A reivindicação dos técnicos administrativos é de 37% de reajuste em três anos. O impacto dessa medida é de R$ 8 bilhões. Já o dos professores é de 22%, ainda sem impacto divulgado. Nos dois casos, com aumentos já em 2024.

De acordo com Daniel Farias, da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), a proposta gerou revolta na categoria. Isso porque ela ficou aquém do esperado pelos grevistas e especialmente pela outra categoria, a dos docentes, receber um percentual idêntico.

— Em 2015, houve reajuste aos docentes que não chegou aos técnicos. Por isso, estamos com os salários ainda mais defasados. Somos a maior categoria do funcionalismo público e temos os menores salários — afirma Farias, que ocupa a coordenação Jurídica e de Relações de Trabalho da Fasubra.

Entre os técnicos administrativos, há cinco níveis salariais: do A (funções como porteiro, auxiliar de serviços gerais) ao E (psicólogos, assistentes sociais, biólogos, administradores, etc). A variação de remuneração base vai de R$ 1,5 mil a R$ 4,3 mil. A maior parte da categoria (70%) está concentrada nos níveis E e D (profissões de nível médio, como técnico administrativo e auxiliar de enfermagem, com salários base de R$ 2,3 mil).

— Os 9% de um docente, que recebem em torno de R$ 20 mil, já dão cerca de R$ 1,5 mil. Foi uma proposta indecorosa do governo — afirmou.

A proposta também prevê uma reformulação da carreira desses servidores. Na avaliação de Farias, esse foi um pequeno avanço, em cinco de 12 pontos pedidos pela categoria, que não geram custos ao governo ou que esse montante é muito baixo, segundo ele.

Entre os docentes, a proposta ainda vai ser discutida. De acordo com Gustavo Seferian, presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), o avanço nas negociações entre os docentes foi “tímido”.

— É ainda uma movimentação tímida, mas revela o quanto a greve é meio eficaz na conquista de avanços e vitórias em defesa do serviço público. A crescente mobilização aponta certamente que há mais que podemos conquistar. A proposta será avaliada pelas bases em rodada de assembleias que ocorrerão entre os dias 22 e 25 de abril — afirmou.

A proposta anterior, das duas categorias, era de reajuste na base salarial de 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026. A nova proposta foi apresentada em reunião da mesa de negociação com os técnicos, realizada na Esplanada dos Ministérios.

Em 2023, o governo concedeu a partir de junho um reajuste de 9% para todas as categorias, com impacto anual próximo de R$ 4,5 bilhões. Agora, há pressão para um novo aumento neste ano.

Para 2024, após negociações, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reservou no orçamento cerca de R$ 3 bilhões para um reajuste de todos os servidores. A decisão foi focar nos auxílios e não nos salários, medida considerada mais equitativa.

A lógica é a seguinte: se o governo desse 5% de aumento nos salários, quem ganha R$ 5 mil receberia um adicional de R$ 250 e quem ganha R$ 10 mil receberia R$ 500. Jás os benefícios têm o mesmo valor para todos os servidores.

A proposta de correção nos valores dos benefícios está incluindo:

  • Auxílio-alimentação, de R$ 658 para R$ 1 mil (aumento de 51,9%);
  • Auxílio-saúde per capita, de R$ 144,38 para cerca de R$ 215;
  • Auxílio-creche, de R$ 321 para R$ 484,90.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vereadora do PT em Campinas-SP destina verba pública para festa com nudez e simulação de sexo

Foto: Câmara Municipal de Campinas

Vereadores da Câmara Municipal de Campinas aprovaram na quinta-feira 18 a instauração de uma Comissão Processante (CP) contra Paolla Miguel (PT). A decisão se deu depois de a vereadora ter destinado verba pública para a Festa Bicuda, em que houve o registro de nudez, simulação de sexo e suposto incentivo ao uso de droga ilícita.

A abertura de uma CP foi aprovada com 24 votos a favor e 6 contra. Foram definidos os parlamentares que vão integrar a comissão que investigará Paolla Miguel: a presidente é Guida Calixto (PT) e o relator é Gustavo Petta (PCdoB). O vereador Edivaldo Cabelo (PL) também integrará o grupo.

O pedido para a criação da CP foi protocolado pelo vereador Nelson Hossri (PSD) na última terça-feira, 16. Ele justificou que Paolla Miguel deve ter o mandato cassado por infringir o Código de Ética da Câmara de Vereadores de Campinas e a Lei Orgânica do Município.

Na tribuna da Câmara Municipal, Paolla Miguel, que estava presente na Festa Bicuda, disse que destinou a verba via emendas impositivas. Nas redes sociais, disse que o dinheiro foi para parte da estrutura física da festa, para atender a “população que desejou comparecer ao evento, incluindo banheiros químicos, apoio logístico e montagem de palco.”

“Evento que já estava organizado pelos seus produtores, que são responsáveis pela curadoria, contratação de artistas e pagamento de cachê”, disse. “Nenhum ente público, nem nosso mandato, nem a Secretaria de Cultura tiveram conhecimento prévio do conteúdo das apresentações.”

Paolla Miguel declarou que só depois do evento é que chegou o “conteúdo de algumas músicas, e a apresentação de uma das artistas teria sido alvo de críticas de parte da comunidade local.”

“Críticas que são naturais em uma sociedade diversa e democrática e que serão notificadas aos produtores pela Secretaria de Cultura para que tenham ciência do ocorrido e possam explicar o que aconteceu para avaliar suas futuras apresentações”, disse.

Em outra publicação nas redes sociais, a vereadora Paolla Miguel justifica a abertura de uma CP como “violência política” dos demais colegas de Casa. “Não vamos tolerar essa perseguição ao nosso mandato popular”, acrescentou.

Revista Oeste

Opinião dos leitores

  1. O interessante desse povo é achar que eles podem tudo, esquecem que essas farras sao financiadas com dinheiro do povo, que deveriam ser destinadas a melhoria das condições de vida da população, quer financiar bacanal, financie, vá em casa e peça a painho ou vá ao banco e faça empréstimo, com o nosso é de lascar.

    1. Muito pior é quem vota nessa quadrilha. Porque vota sabendo o que vem pela frente. Coisa boa não é.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *