Jornal Nacional faz duro editorial, cita Constituição e questiona se Bolsonaro cumpriu dever

O Jornal Nacional desse sábado (8) fez um duro editorial em razão dos 100 mil mortos por coronavírus. O telejornal da TV Globo citou a Constituição e cobrou que o presidente Jair Bolsonaro seja responsabilizado.

O texto começa afirmando que os governos têm “obrigação de proporcionar aos cidadãos” o direto à Saúde. “As ações dos governantes precisam ter como objetivo diminuir o risco de a população ficar doente. E não somos nós que estamos dizendo isso. É a Constituição brasileira, que todas as autoridades juraram respeitar”, disse o apresentador William Bonner.

“Está registrado no artigo 196: a Saúde é direito de todos e dever do Estado garantido mediante políticas sociais e econômicas, que visem a redução do risco de doença e de outros agravos, e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação”, completou.

“Mas o Brasil está há 12 semanas sem um ministro da Saúde titular. São 85 dias, desde o dia 15 de maio. Dois médicos de formação deixaram o cargo de ministro da Saúde porque pretendia seguir as orientações da ciência e o presidente Bolsonaro não concordou com essa postura deles”, afirmou Renata Vasconcellos.

Os apresentadores destacaram que o presidente minimizou a pandemia e atuou contra medidas e orientações de autoridades de saúde que poderiam ter ajuda a salvar vidas e reduzir o número de vítimas.

“Fica a pergunta: O presidente cumpriu esse dever? Quais governadores cumpriram?”, cobrou Vasconcellos.

Revista Forum / BlogdoFM

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Eduardo disse:

    Interessante a rede globo(Hoje lixo)
    Só prestava na época do impeachment de Dilma?
    Esse é o governo do falso moralismo.

  2. LEANDRO disse:

    Não adianta nada dar chilique…..BOLSONARO ATÉ 2026……para o bem do Brasil….🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  3. Marcos Benício disse:

    Nunca vi nenhum presidente, nenhum mesmo, preocupar-se com a saúde dos brasileiros. O sistema de saúde desse país sempre foi precário.
    Esse maluco que está no poder, apenas teve o azar de surgir em pleno governo dele uma pandemia. Se ele fosse inteligente teria feito diferente, mas vai entrar para a história como um genocida.

  4. Raimundo disse:

    Durante a pandemia, a Globo tentou dar um golpe no governo, estimulando panelacos.
    Em vez de se preocupar com a saúde da população, tentou obter vantagens para si própria desrespeitando a vontade da população que elegeu Bolsonaro e não Rodrigo Maia, presidente.
    A Globo não é superior à vontade do povo.
    A Globo não substitui a vontade popular.
    Usar o poder econômico e midiático para tentar subverter a democracia é uma afronta à constituição.

  5. aof disse:

    Faltou ela ter coragem e imparcialidade de reconhecer que o STF tolheu as ações do Presidente (menos distribuir dinheiro, claro) em relação à pandemia. Devia ter coragem de reconhecer, também, que as milhares de mortes ocorreram mesmo com a população isolada, com alguns Governadores decretando lockdown. O do RN por pouco não decreta.

  6. Geraldo T disse:

    A globolixo vai acabar, quebrada.
    Anda a possos largos nessa direção.
    Já foi um hipermercado, hoje é supermercado, não vai demorár pra virar mercadinho, e depois uma birosca.
    São burros esses marinhos.
    Pela primeira vez, estão sendo confrontados e não sabem sair da situação.
    Sinuca de bico, e não sabem como tirar.
    Kkkkk.
    Vao se LASCAR.
    Kkkkkk

  7. Santos disse:

    Parabéns ao JN!
    Antes da pandemia, o Brazil já estava sofrendo a epidemia da insanidade e que perdura até os dias atuais.

    • Raimundo disse:

      A maior epidemia que tem contaminado a América Latrina é o comuna virus.
      O comuna vírus é contagioso, cega e mata.
      Quem é contagiado vira um zumbi e passa a sair gritando palavras sem nexo.
      Facistas não passarão, Lula livre, bozo, genocida…
      O comuna vírus quer tomar o poder.
      Os governadores comunistas tentam se aproveitar do corona virus para iludir a população.
      Os dois ministros medicos, a Globo fez de tudo para atrapalhar…
      A Globo e a esquerda tentaram se aproveitar do corona vírus para dar um golpe na democracia.

  8. Jose de Arimatea Lopes Fernandesdes disse:

    Eu sou um dos arrependidos do voto em Bolsonaro. Ele para salvar seus filhos, condenou uma nação. Demetiu os bons e procurou os que aderiram ao seu projeto de salvação dos filhos. Banalizou a epidemia , apelidou de gripinha, vulgarizou os 5.000 mortos com o Dair. Demitiu 2 ministros dá saúde, vetou projeto que instituía o uso de máscaras. Desprezou a ciência e a prática de isolamento social. É sim , o maior responsável por 100 mil mortes.

  9. Camila Lellis disse:

    Se o STF elegeu estados e municípios para decidir sobre a pauta, o que o presidente poderia ter feito que não fez???

  10. Júnior Play disse:

    A globo os traidores e aqueles que odeiam Jair Messias Bolsonaro, estão esquecendo uma coisa……..
    BOLSONARO é 8 na numerologia, o número da justiça e do poder ( alegria, riqueza e sucesso dos humildes, destruição, derrota e queda dos orgulhosos ).
    BOLSONARO é justo e com isso ninguém o derruba. E todos que o traem e o traíram caíram a seus pés.

  11. Sérgio disse:

    Qdo alguém defende o editorial do JN lixo , pode ter certeza mamou muito no Governo do maior quadrilheiro desse país. Ladrão é ladrão e pronto

  12. Barbosa disse:

    Quanto ódio destila essa empresa?
    Por que cobra a necessidade de dizer que o atual gestor do MS é o titular da pasta? O órgão não está funcionando? Está acéfalo, sem chefia?
    Quer dizer que a morte dessas pessoas foram causadas por esse motivo? A causa não foi o protocolo adotado: "vá para casa, só volte ao médico quando estiver morrendo" negando às pessoas um tratamento precoce? Protocolo adotado pela maioria das secretarias, estaduais e municipais, de saúde e agora só falta dizer que foi o presidente que mandou fazer isso.
    O "erro" dele foi questionar desde o início as medidas indicadas pela famigerada OMS, chefiada por um sujeito que nem médico é, fato que é criticado, pela hipocrisia da globo, para o atual cabeça do MS e, também, o próprio presidente.

  13. José Josimar Galdino disse:

    Os dirigentes da Globo estão desesperado ,porque a mamada acabou , então Bolsonaro e responsável pelas mortes do corona vírus,no mundo todo ,isso e uma piada kkkkkkkk

    • Pepe disse:

      A Globo aumentou a audiéncia,quem precisa de ajuda são os outros canais.Quando metia o pau em Lula era ótima,agora que expoe os podres de Bizo,aí não presta!!
      Sim…

  14. Beemote disse:

    "Dai,pois a César o que é de César e a Deus o que é Deus"(Mateus,bíblia).damos agradecimentos e elogios e aplausos a ilustríssima e digníssima senhora governadora do estado do RN Fátima Bezerra pela positiva e iluminada ação do governo do RN em defesa e proteção da vida humana.

    • Raimundo disse:

      Falou o zumbi comunista.
      250 pessoas morreram esperando vaga em UTI ou hospital.
      Gastou 5 milhões em respiradores sem contrato, nunca chegaram…

  15. Manoel disse:

    Outra hipócrita, espécie muito comum nos tempos atuais.
    Bozo também é teu Filho, Globolixo.

    • Neco disse:

      Conheço bem esse papinho petralho-chavista.
      A Globo tem que passar 24 horas por dia elogiando Lula, né?
      Se não fizer isso é pró-Bolsonaro.

  16. João Dantas disse:

    A Globo está desesperada, porque não têm acesso ao dinheiro público pra ficar esbanjando com grandes produções , com altos salários de seus profissionais, tudo em troca de fechar os olhos para corrupção e má administração dos gestores, O Presidente Bolsonaro fechou a sangria do dinheiro público e eles passaram a massacrar o presidente sua família e amigos próximos, tudo que a Globo não via, passou a vê e defender a democracia, bando de canalhada e corrupto, fechem a Globo e o STF.

  17. De olho disse:

    Será que que esse jornal cumpri o seu papel?

  18. WELLINGTON OLIVEIRA disse:

    Bom dia!

    Está nítido e notório o direcionamento desta mídia que se prostituiu e agora ataca a constituição Brasileira. Está pergunta deveria ser feito ao STF e aos Governadores que não se empenharam para desenvolver políticas para Saúde. Deram autonomia aos Estados e Municípios e vejam vocês o estardalhaço feito por estes Governadores e Prefeitos com o dinheiro público. Meus amigos o País está em uma crescente e esse Blá Blá blá não tem mais espaço. Segundo o editorial era para todos ficarem em casa e morrerem de fome pois não teriam mas o que comer.

  19. Luiz Fernando disse:

    Bando de safados, acabou a mamata.

  20. milton silva disse:

    Completamente tendenciosa a postura da globo, a não mostrar ou dizer em detalhes dessa desgraça que se abater sobre a terra, acarretando incertezas e sofrimentos em todos os cantos e recantos do nosso planeta

  21. Observador disse:

    Não cumpriu, foi o pior líder possível para essa crise. Um despreparado. Mais que votar nele eu fiz campanha, convenci as pessoas que era a melhor opção, discuti com petistas e esquerdistas que chamavam ele de louco, incapaz.
    Moral da história, vi o Bolsonaro comprovar tudo isso, me arrependi (por que penso), quem não pensa já declara voto nele em 2022 (cheque em branco?).
    Sentimento de vergonha própria e alheia, consegui eleger um cara pior que o Luladrão. Acabou com a lava jato, fez toma la da ca como nunca antes, passa criando crises para proteger os filhos e ele msm (corruptos), fala um mói de besteira que nem os internados do severino Lopes igualam.

    Enfim, traidor, estelionata eleitoral, despreparado, irresponsável, demagogo, enfim, pior líder do Brasil

  22. Ricardo souza disse:

    Bg não divulgue isso, você da mais ênfase a GLOBOLIXO , eu nem sabia, fiquei sabendo através de você, acho que muitos também não querem saber

  23. Sérgio disse:

    Editorial do JN não se lê, não se ouve. Rasga e se faz de surdo. Essa Globo nunca ajudou em nada sempre prejudicou vc om o radicalismo imbecil. Eles deviam perguntar ao STF.

    • Antônio das calçadas disse:

      Serginho me poupe ! Editorial lê também . Quer ozônio para desbloquear os neurônios tico e Teco ?

  24. Beemote disse:

    O grupo Globo de telecomunicações sempre esteve com a razão desde o início da pandemia do coronavirus ou covid 19,damos graças e elogios e aplausos a nossa amada e mais assistida e ouvida rede Globo de telecomunicações que agiu intrasigentemente na defesa e proteção da vida de milhões de brasileiros e de brasileiras e também pela decisão correta de ministros e ministras do supremo tribunal Federal que concedeu o poder e autonomia para os governos estaduais para decretarem as denominadas quarentenas ou isolamentos sociais,provavelmente essa pandemia biológica do coronavirus ou covid 19 teria se transformando numa real e catastrófica arma biológica de destruição em massa de seres humanos brasileiros e brasileiras,nós devemos agradecer toda a sensação de terror e pânico e de catastrofe transmitido e difundido pelos canais do grupo globo de telecomunicações e mídia que salvaram milhões de brasileiros e brasileiras de entrarem para os registros de óbitos ou de falecidos.

  25. disse:

    Se o mito tivesse dado o exemplo e desde o início usasse máscara, pedisse a população para fazer o mesmo, mantendo o isolamento e parasse de defender o cloroquina como panaceia, não teríamos essa quantidade absurda de mortos. Depois que a merda estava feita foi que começou a aparecer de máscara. Em pleno auge da pandemia , com apoio do mito, o gado se reuniu em frente ao Midway e sem máscara e gritando mito,mito, mito, cloroquina, cloroquina… foram até o 16 Bimtz pedir o fechamento do Congresso e do STF.

  26. Ricardo Alcântara disse:

    Tivemos uma pandenia no nosso País, que ninguém comenta…
    13 anos de corrupção, que desviou milhares de verbas, afetando dentre outras áreas, a saúde…
    Façam uma pesquisa para saber quantos morreram nas portas dos hospitais, nos corredores, por falta de UTI's e falta de medicamentos…
    E o que nos deixam tristes, é que, quem roubou e desviou, estão livres, leves e soltos…

    • Gibira disse:

      O neném que OZÔNIO quer ? Eu lido vc na lista .

    • Antônio da cocada disse:

      GIBIRA ESTÁ É GISTANDO DO OZÔNIO , ESTÁ ATÉ LEVANDO O GADO 🐄. O véio é duro .

  27. Alex disse:

    O jornal nacional é militante da ESQUERDA faz tempo, está uma vergonha, chega a dá nojo.

  28. Antonio Turci disse:

    A Globo não se conforma. Pode tirar o cavalo da chuva que nunca, jamais pautará, a seu "bel prazer" o governo Bolsonaro. Nem que a vaca tussa. Quem pauta o governo chama-se JAIR MESSIAS BOLSONARO.

  29. Clodoaldo disse:

    o STF não julgou que as ações contra o coronavírus seriam de responsabilidade das prefeituras?

  30. Emerson Fonseca disse:

    Como falei, passou manteiga na sexta e fritou no sábado e hoje no Fantástico deve ter mais, por mais que alguns não queiram aceitar boa parte destas 100.000 mortes vai para a conta do Genocida é o que vai ficar registrado na história.

  31. Carlúcio disse:

    Alguém tem que pagar a conta e não é o povo. Desprezo para quem assim procedeu.

  32. Alexandre disse:

    A Globo, perdeu há algum tempo, a "autoria da verdade suprema".
    O Editorial de ontem parecia mais "um folhetim da dramaturgia", que nem isso a Globo faz mais a exclusividade.
    Utilizar a morte de 100.000 pessoas para fazer um jornaleco de segunda e tentar atribuir exclusivamente um culpado, demonstra a parcialidade, inverdade e baixa qualidade, que o jornalismo se transformou.
    O que outrora era um "referencial", hoje virou motivo de chacota de descrédito.

  33. Botelho Pinto disse:

    O coronavírus fez festa no braZil.
    Como as autoridades não tiveram moral para coibir o carnaval, que na realidade foi o evento que pulverizou o vírus no país, a situação saiu de controle já naquele momento.
    O que se viu depois disso foi uma tentativa insana de correr atrás de um prejuízo já previsto através de uma sequencia de erros, buscando controlar uma pandemia que configurava uma situação inédita na recente história do país.
    Porém, mesmo diante do testemunho do que havia ocorrido em outros países, o braZil foi braZil.
    Começando pelo péssimo e inconsequente exemplo do seu patético presidente mais preocupado com seus interesses pessoais do que com sua missão de proteger e governar o povo, as medidas adotadas mais confundiam a população do que preveniam. E o que se viu foi um redemoinho de ações implementadas de qualquer jeito, buscando desordenadamente estabelecer um mínimo de ordem num país regido pela lei de Gérson, onde todo mundo só quer levar vantagem, de um povo sem educação e acostumado com o famoso "jeitinho que resolve tudo" se confiando na baboseira idiota de que existe um deus que é brasileiro.
    Afora isso, enquanto o povo padecia pela peste, uma guerra política com interesses escusos cegava os olhos de quem deveria primar pelo bem comum.
    E diante de tantas burradas, foi fácil a situação chegar ao ponto onde o cidadão ou morria de vírus ou morria de fome.
    Então tiveram que abrir as pernas liberando restaurante, shopping, vaquejada, cabaré e futebol, mesmo com centenas de pessoas morrendo todos os dias.
    Afinal, como proferiu o asno que está na presidência "todo mundo vai morrer um dia mesmo"…
    Podem botar esses cem mil aí na conta desse irresponsável, desse jumento genocida.
    E internem esse débil mental numa camisa de força, com menção honrosa para a legião de ASNOS que o apoia !!

  34. Felipe disse:

    A cada dia que passa o eleitor consciente está cada vez mais convicto de quem é culpado. Eu votei em Bolsonaro pq não queria (e ainda n quero) um governo do PT, mas, esse governo se mostrou ainda pior: não respeita o brasileiro, só pensa em lascar o menos favorecido e está desgastando a economia. O resultado do que estão fazendo vai vir em breve, infelizmente.
    Aos que insistem em defender seu político do coração, abra os olhos, vc está sendo enganado.

  35. Sabugo doce disse:

    O editorial do JN de ontem entra para história como um dos mais bem ela irados documentos de repulsa a esse irresponsável que nos governa .

    • Barbosa disse:

      Fala doido! Comentarista político assistindo rede globo? Que turma? Fantástico ou jornal nacional?

  36. Lagoa seca. disse:

    O sistema globo não pode reclamar de nada ela é uma das maiores responsáveis pela eleição do maior canalha da breve história brasileira, devia pedir desculpa a todos brasileiros isto sim, ficar o boneco bonner se lamentando pela perda dos nossos irmãos pura falsidade, estão preocupados sim pela queda de arrecadação monetária está e a essência do capital.

  37. João Paulo disse:

    Só não citaram que o STF deu toda autonomia ao governadores , já que não deu certo agora é culpa do Presidente.
    Hospital não faz Copa

    • Zanoni disse:

      Se o STF não tivesse barrado o presidente, estaríamos com 250 mil mortos! Quem não se governa, Queiroz, é governado!

  38. #Bolsonaro tem razão disse:

    A grande mídia não comenta os mais de 2 milhões de pacientes com covid curados, a imprensa podre vive do sensacionalismo barato, expõe as tragédias para tentar ganhar audiência. A imprensa no Brasil é tão séria e escrota que se pagar ela pública a verdade.

  39. #Bolsonaro tinha razão disse:

    E a Rede Globolixo cumpre ? Ela tem dúvidas milionárias com o fisco e que governos passados não cobraram.

  40. Neco disse:

    Querem saber o que o Governo Federal fez?
    http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/quadro_portaria.htm
    O que não pode fazer é só perguntar ao STF.

COMENTE AQUI