Um rapaz de 15 anos começou a trabalhar em uma loja e só dez semanas depois descobriu que estava em um ‘estágio não remunerado’.
De acordo com o Canterbury Times, Jay El-Leboudy acreditava que iria receber pelos dois dias semanais em que trabalhava no estabelecimento em Kent, na Inglaterra. No entanto, mais de dois meses depois, os donos da loja, que são amigos da mãe do garoto, disseram que não haviam concordado em pagar pelos ‘serviços voluntários’ dele.
“Eu disse para ela [a mãe] que ele tem apenas 15 anos e a lei diz que ele não pode trabalhar porque vendemos bebidas alcoólicas”, afirmou ele em entrevista ao jornal local. “Quando ele completar 16 anos poderá receber pagamento se houver uma vaga e as coisas funcionarem”, acrescentou ele.
A mãe, Zoe Buckwell, conta que o filho queria começar a ganhar o próprio dinheiro e ela decidiu ajudá-lo. Segundo ela, o adolescente se esforçava para ser pontual e cumpria as horas de trabalho, mas estranhava o fato de não ter recebido nenhum pagamento. “Ele estava ficando muito preocupado, já que estava contando com o dinheiro na hora de comprar presentes de Natal”, explica a mãe.
Depois que o jovem descobriu que havia trabalhado de graça, a mãe criou uma página em um site para conseguir pagar pelo tempo que o filho trabalhou. Até agora foram arrecadados cerca de 100 libras esterlinas, o equivalente a R$ 564. Para ela, as doações de pessoas da comunidade são como uma luz no fim do túnel. “Restaurou a nossa fé na humanidade”, afirma Zoe.
Após a confusão, Jay pretende encontrar um emprego sem a ajuda da mãe.
RedeTV, UOL
Esse é o sonho de todo empresário defensor do neoliberalismo! Ter gente "trabalhando de graça" para eles! Como esse garoto foi enganado, aqui no Brasil também há quem lucre dessa forma vil, desrespeitando as leis trabalhistas! Não é a toa que a Justiça do Trabalho está abarrotada de processos.
Esse tal de "neoliberalismo" deve ser bom. As nações mais desenvolvidas do planeta em termos sociais, econômicos e tecnológicos são justamente aquelas bem liberais no campo econômico. E as leis trabalhistas? Bem, elas não garantem nada! Temos leis, aqui no Brasil, que garantem o céu para os trabalhadores. Constituição, CLT, etc. E a realidade? Péssima: custos altos para o empregador, informalidade, desemprego…E nos EUA? Bem, lá a coisa é o oposto. A legislação é dura e não garante muitas benesses para o trabalhador. Os Estados Unidos ficaram no último lugar em um ranking de benefícios trabalhistas dos países desenvolvidos. Os norte-americanos não têm direito a férias remuneradas nem a folgas pagas em feriados Na prática, porém, o trabalhador americano é muito mais beneficiado do que o trabalhador brasileiro, pois o empresariado é forte, cresce e gera muito emprego para a sociedade. A concorrência faz com que o salário não seja muito baixo, pois um outro concorrente oferece melhor remuneração e conquista o empregado. Enfim, trabalhadores de todo o mundo buscam os EUA pra viver. Não, eles não procuram o Brasil e seus incríveis "direitos" trabalhistas! A retórica socialista é uma maravilha. Já a prática…