Comportamento

Jovens estão trocando a monogamia por relacionamentos abertos, destaca reportagem da Veja

NA BASE DO DIÁLOGO – Flávio e a namorada, Carolina: “Nos comunicamos com mais clareza, presença e franqueza” na relação aberta, em que discrição é a regra e amigos próximos estão vetados – Jefferson Coppola/VEJA

Já famosos e celebrados, em meados do século passado os filósofos franceses Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir chocavam o mundo com seu escandaloso relacionamento: formavam um casal que vivia cada um em sua casa, sem filhos e receptivos a envolvimentos amorosos com outras pessoas. Fosse hoje, a relação aberta dos papas do existencialismo — bem mais existencial para ele do que para ela, diga-se — não seria vista com tanta surpresa. Mergulhadas em sua individualidade, o motor dos tempos modernos, e impulsionadas pela facilidade de encontrar parceiros via internet, as novas gerações parecem cada vez mais dispostas a desatar as amarras da monogamia e se deixar levar pela tentação da carne, tudo devidamente combinado e acordado entre as duas metades da laranja. “As pessoas vêm perdendo o interesse em se fechar em um contrato a dois, cheio de possessividade. Não me surpreenderia se, daqui a algumas décadas, mais casais optem por ligações abertas do que pelas que exigem exclusividade”, diz a psicanalista Regina Navarro Lins, autora de livros sobre o tema.

As relações abertas modernas são consensuais e igualitárias, praticadas por casais que admitem contato sexual com outras pessoas, mas mantêm o companheiro ou companheira como prioridade. “Há pessoas que não se adaptam à exclusividade e precisam buscar alternativas para viver um relacionamento saudável”, avalia Carmita Abdo, psiquiatra e coordenadora geral do Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. “Mas não é para todo mundo. Demanda muito equilíbrio entre as partes, comunicação, maturidade e, claro, desapego”, avisa ela, que ainda acrescenta a ressalva: “Muitas mulheres, principalmente, fazem a concessão para tentar salvar o casamento, mas assim que percebem o que de fato significa, tudo vai por água abaixo”.

FRANQUEZA TOTAL – Teca e o marido, Alessandro, casados há 21 anos e não exclusivos há onze: “A monogamia gerava competitividade e ciúme”, diz ela, que coordena na internet o coletivo Rede Relações Livres, com integrantes de todas as regiões do Brasil – Jefferson Bernardes/Agência Preview/.

Não há números que comprovem a crescente prática da relação aberta no Brasil, mas basta uma pesquisa na internet — e olhar em volta, no caso dos mais jovens — para confirmar a tendência. A gaúcha Teca Curio, de 39 anos, é coordenadora da Rede Relações Livres (RLi), um coletivo que reúne não monogâmicos em todo o Brasil. Casada há 21 anos, viveu com o marido, Alessandro, um casamento tradicional por mais de uma década, mas aos poucos começou a notar que ambos gostariam de ficar com outras pessoas. “Não queríamos enganar um ao outro. Antes que nos magoássemos, decidimos abrir a relação”, diz Teca, que passou a pesquisar sobre o tema e foi conhecendo os demais membros do grupo. “A monogamia criou um peso enorme nos primeiros anos de casamento, gerava competitividade e ciúme. Agora resolvemos tudo com diálogo”, afirma. Teca e Alessandro são tão bem resolvidos em sua decisão que passaram o conceito para a filha, de 21 anos, também avessa à monogamia. Mas o casal até hoje enfrenta resistência, inclusive da família dele. “É porque incomoda, mexe no mito do príncipe encantado”, acredita ela.

A ideia de adicionar terceiros à equação do casal seria, de certa forma, uma volta às origens das relações comunitárias, quando homens e mulheres não tinham parceiros fixos e as crianças eram responsabilidade de todos. O conceito de família começou a se desenhar há cerca de 5 000 anos, com a invenção da propriedade privada e, por tabela, da herança — fórmula facilitada pela existência de um núcleo familiar definido. Daí para a imposição da fidelidade foi um passo e a posterior associação do amor romântico ao casamento direcionou os seres humanos, definitivamente, para as convenções sociais que ainda prevalecem. A corrente que prega a quebra de restrições nunca deixou de existir, crescendo ou minguando de acordo com a conjuntura social e política. Agora, pegando carona na opção preferencial de cada um por si, está em viés de alta. “A juventude atual explora sua sexualidade cada vez mais cedo e com mais liberdade, sem tantas amarras”, diz Stella Schrijnemaekers, professora da Escola de Sociologia e Política de São Paulo (ESP-SP).

Foto: Reprodução/Instagram

As redes sociais e os aplicativos de namoro, que ampliam as possibilidades para conhecer pessoas e marcar encontros sexuais, abriram caminho para a expressão dos novos sentimentos. A atriz Fernanda Nobre, que há três anos vive um casamento aberto com o dramaturgo José Roberto Jardim, explica que foi atraída pela liberdade oferecida às mulheres pela não monogamia — e hoje não se vê vivendo de outra forma. “No início tive de lidar com o medo de, quem sabe, estragar a nossa relação. Mas tudo mudou conforme amadurecemos”, contou em vídeo postado em seu Instagram. “Acho que atingimos, sim, a igualdade que eu tanto reivindicava.”

Um estudo desenvolvido nos Estados Unidos pelo economista David K. Levine, professor do Instituto Universitário Europeu, mostrou que entre 4% e 9% dos adultos americanos estavam envolvidos em algum tipo de relação aberta em 2020. No Brasil, as pesquisas pela pergunta “o que é relacionamento aberto?” aumentaram 70% nos últimos doze meses, enquanto a busca por “relacionamento aberto significado” cresceu 300%. “Recebo com frequência em meu consultório pacientes com dúvidas sobre como poderiam trazer essa discussão ao casamento para melhorar sua dinâmica ou solucionar o problema da falta de sexo após muitos anos”, diz Regina Navarro Lins. “A curiosidade é um sintoma de que o modelo amoroso da nossa cultura não está mais funcionando para todos.”

Honestidade e independência foram as engrenagens que fizeram o professor de educação física Flávio Chiari, de 27 anos, se envolver em seu primeiro namoro não exclusivo, há cerca de cinco anos, e reproduzir a experiência no atual romance, com a analistas de relações públicas Carolina Vachi, de 26. “Nos comunicamos com muito mais clareza, presença e franqueza”, diz ele. O incentivo ao diálogo é visto como uma das principais vantagens desse tipo de arranjo. Assim como a maior parte dos casais que se aventuram no modelo sem exclusividade, Flávio e Carolina estabeleceram algumas regras para evitar conflitos. Os dois combinaram nunca apresentar demais parceiros um ao outro, e amigos próximos estão fora de cogitação. A estudante de psicologia Milena Depentor, de 22 anos, leva uma relação aberta há um, a primeira que encara. Ela admite que a transição não foi fácil. “Era muito ciumenta e senti insegurança”, diz. E, embora se sinta julgada por quem não aprova sua escolha, também faz críticas aos adeptos mais radicais. “Eles tendem a falar com um ar de prepotência, como se fossem mais evoluídos, o que não tem nada a ver”, afirma.

A busca pelo novo modelo cresceu tanto que já existem aplicativos específicos para quem busca encontros passageiros fora do relacionamento principal ou sexo a três. O 3Fun, disponível no Brasil, se vende como uma rede para encontrar solteiros e casais “mente aberta”, enquanto o 3Somer faz o mesmo serviço e garante o anonimato dos usuários. As novas plataformas não diminuíram a popularidade do Tinder e de outros aplicativos mais tradicionais, nos quais os adeptos da relação aberta expõem claramente a preferência em seus perfis. Como se pode imaginar, a passagem de um relacionamento tradicional para um formato mais flexível, em geral, não é um passeio. A empresária mineira Thuany Ribeiro, 27 anos, conta que sentiu muito ciúme em sua primeira experiência não monogâmica, em 2015, com um namorado de cinco anos. Hoje, acha que superou as dúvidas e está mais madura para se adaptar. “Consigo estar com uma pessoa só, mas gosto da liberdade de saber que, se surgir o desejo, posso ir em frente sem magoar ninguém”, diz Thuany, que mora no Rio de Janeiro. Ela reclama, no entanto, de certo preconceito: “Muita gente relaciona minha forma de viver com promiscuidade, quando é só um jeito diferente de amar”. O tempo dirá se os relacionamentos abertos vão virar o casamento de cabeça para baixo e entrar, como tantas outras coisas neste mundo em mutação, para o rol do novo normal.

Veja

 

Opinião dos leitores

  1. Sei que para muitos é
    Antiquado, mas, Fico com a bíblia; “Por este motivo, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne.”

  2. Com uma mulher feia dessas eu mesmo não faria questão de exclusividade, queria ver se fosse uma gostosona

  3. Essa modinha ficou pra corno e puta… não quer compartilhar a vida nem assumir compromisso? fique solteiro. É nesse mundo depravado, que infelizmente, nossos filhos e netos viverão. E TENHO DITO!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Em pronunciamento de Natal, Lula faz balanço de 2025 e prega fim da escala 6×1

Imagens: Reprodução/Youtube

O presidente Lula fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV na véspera de Natal (24), destacando avanços de sua gestão em 2025 e defendendo a redução da jornada de trabalho, sem cortes salariais. Lula disse que o fim da escala 6×1 é uma demanda urgente do povo.

No discurso, o presidente citou conquistas sociais e econômicas, como a saída do Brasil do Mapa da Fome, a retomada do Bolsa Família, valorização do salário mínimo, investimentos em geração de empregos e programas de alimentação nas escolas.

Ele lembrou ainda do fim do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, que terá efeito a partir de janeiro.

Lula também mencionou programas sociais e obras de infraestrutura, como “Agora Tem Especialistas”, “Pé-de-Meia”, “Gás do Povo”, “Luz do Povo”, “Minha Casa Minha Vida” e “Reforma Casa Brasil”.

Ele afirmou que o país encerra 2025 com a menor taxa de desemprego da história, renda média recorde e inflação historicamente baixa.

Em relação à segurança pública e política internacional, Lula destacou operações da Polícia Federal contra o crime organizado, combate à violência contra mulheres, a COP30 na Amazônia e recorde de 9 milhões de turistas estrangeiros.

O presidente disse que o Brasil enfrentou o “tarifaço” de Donald Trump e avançou nas negociações para revisão parcial das medidas. Ele encerrou pedindo união e desejando um Feliz Natal e um ano novo próspero para os brasileiros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

UFRN alerta: orçamento da universidade cai 7,18% e ameaça custeio essencial

Foto: Reprodução

A Universidade Federal do RN (UFRN) anunciou nesta semana que o orçamento da instituição para 2026 sofrerá corte de 7,18%, resultado de alterações promovidas pelo Congresso Nacional durante a tramitação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA). Segundo a Reitoria, a redução compromete pagamentos essenciais como energia elétrica, contratos de terceirização e assistência estudantil.

O levantamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) aponta que as 69 universidades federais perderão R$ 488 milhões em recursos discricionários, uma média de 7,05% de corte. Na UFRN, o orçamento de custeio caiu de R$ 205,1 milhões para R$ 190,4 milhões, ficando abaixo do valor aprovado em 2025, de R$ 195,6 milhões.

A assistência estudantil é uma das áreas mais afetadas. Em 2025, o recurso já havia sido insuficiente, exigindo complementação com verba do custeio da universidade. Para 2026, o orçamento da área caiu 7,33% em relação ao previsto originalmente e permanece abaixo do ano anterior. A Reitoria espera que o Ministério da Educação (MEC) possa recompor os valores, como ocorreu em exercícios anteriores.

A Andifes criticou os cortes e reforçou a necessidade de um modelo de financiamento estável e suficiente para manter o funcionamento das universidades federais. Para a UFRN, a redução ameaça comprometer atividades básicas e serviços que impactam diretamente estudantes e servidores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Coreia do Norte testa míssil e exibe submarino nuclear em construção

Foto: KCNA

O líder norte-coreano Kim Jong Un supervisionou nesta quinta-feira (24) o disparo de um míssil superfície-ar de longo alcance no Mar do Leste, informou a mídia estatal KCNA. A ação faz parte dos testes militares constantes do regime de Pyongyang.

Ao mesmo tempo, Kim acompanhou a construção de um submarino nuclear de 8,7 mil toneladas, segundo a KCNA. A estatal não divulgou onde nem quando a visita ao estaleiro ocorreu.

O líder estava acompanhado de cientistas, técnicos e trabalhadores durante a inspeção. O projeto é descrito como parte de um esforço da Coreia do Norte para modernizar sua marinha e reforçar capacidades defensivas.

Em 2023, o regime já havia mostrado outro submarino nuclear, apelidado pela mídia internacional de “Frankenstein”. O país segue avançando em armamentos mesmo diante de sanções e pressões internacionais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Eduardo Bolsonaro detona Moraes: “Covarde do STF”

Foto: Reprodução/Youtube

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira (24), que o ministro do STF, Alexandre de Moraes, é “covarde” por não agir contra críticos de sua suposta atuação em favor de um banco ligado à esposa, Viviane Barci de Moraes.

Segundo Eduardo, a falta de medidas como confisco de passaportes, tornozeleiras ou prisões ocorre porque “do outro lado” não estão o ex-presidente Jair Bolsonaro e os conservadores.

“Isso comprova o que eu sempre disse: Moraes é covarde. Quando ele sair daquela cadeira, será esculhambado por aqueles que hoje o bajulam. Não há honra entre criminosos”, escreveu Eduardo Bolsonaro em sua conta no X.

O ex-deputado reforça a narrativa de que críticos do magistrado enfrentam impunidade enquanto aliados de Bolsonaro e do conservadorismo seriam tratados de forma diferente, mantendo o tom ácido e confrontativo em relação ao STF.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Nasry Asfura, aliado de Trump, vence eleição conturbada em Honduras

Foto: Reprodução

Nasry Asfura, candidato conservador do Partido Nacional e aliado do presidente Donald Trump, foi eleito presidente de Honduras, anunciou o órgão eleitoral do país nesta quarta-feira (24). O resultado saiu semanas após o pleito de 30 de novembro, marcado por atrasos, problemas técnicos e denúncias de fraude, segundo informações do G1.

Asfura obteve 40,3% dos votos, superando por pequena margem o centro-direita Salvador Nasralla, que teve 39,5%. Por causa da disputa acirrada, cerca de 15% das atas foram contadas manualmente, totalizando centenas de milhares de cédulas. Observadores internacionais afirmaram que não encontraram evidências de fraude generalizada.

O político de direita substituirá Xiomara Castro, que em 2021 levou a esquerda de volta ao poder após 12 anos de governos conservadores. Durante a campanha, Asfura defendeu uma agenda pró-empresarial, priorizando emprego, educação, segurança e investimentos privados, e sinalizou possível mudança do alinhamento diplomático de Honduras de Taiwan para Pequim.

Filho de palestinos e ex-prefeito de Tegucigalpa, Asfura já foi acusado de desvio de recursos e apareceu na lista dos “Pandora Papers”, que revelou empresas offshore usadas para sonegação de impostos. Após a divulgação do resultado, ele afirmou nas redes sociais: “Estou pronto para governar. Não vou decepcionar vocês”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio vai ler desabafo de Bolsonaro antes da cirurgia e revela ansiedade do ex-presidente

Foto: Reprodução/Redes sociais

O senador Flávio Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (24) que vai ler, na manhã desta quinta (25), uma carta escrita por Jair Bolsonaro antes da cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral, marcada para as 9h no hospital DF Star, em Brasília. Segundo Flávio, o texto é um “desabafo” e também um comunicado ao povo brasileiro.

Bolsonaro passará a noite acompanhado da ex-primeira-dama Michelle e do vereador Carlos Bolsonaro. Flávio afirmou que o ex-presidente está ansioso e nervoso, mas se sente mais confortável no hospital ao lado da família do que na carceragem da Polícia Federal. A cirurgia será feita sob anestesia geral e tem previsão de duração de cerca de quatro horas.

Um dos médicos do ex-presidente relatou que ele está “deprimido” e bastante ansioso, o que tem causado crises de soluço e prejudicado o sono. A equipe médica mantém a medicação e cuidados especiais com alimentação, mas parte dos sintomas está ligada ao sistema nervoso central e foge do controle direto dos profissionais.

Bolsonaro deixou a carceragem da PF na manhã desta quarta. Inicialmente, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, havia autorizado apenas a presença de Michelle como acompanhante, mas depois permitiu que os filhos do ex-presidente também o visitem durante a internação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal em Natal: segurança vai abrir todos os coolers e descartar itens proibidos

Foto: Divulgação

O público que for aos shows do Natal em Natal na Praia de Ponta Negra precisa se preparar: a segurança será intensa, com revista detalhada em todos os acessos, inclusive nos coolers levados pelo público. A secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, informou nesta quarta-feira (24) que a medida foi adotada após problemas na edição passada, quando foram encontrados armas e garrafas escondidas dentro de tampas de coolers.

Coolers continuam permitidos, mas todos serão abertos e vistoriados, segundo informações do Agora RN. Quem portar itens proibidos, como garrafas, sprays, perfumes ou desodorantes, terá o material descartado no local. Armas levadas de forma ilegal serão entregues à polícia, que atuará junto com a Polícia Civil e a Polícia Militar.

Iracy alertou que a revista pode demorar, especialmente para quem estiver com cooler, e pediu paciência. As equipes passaram por treinamento específico para garantir que a fiscalização seja rigorosa em todos os acessos à arena, incluindo pórticos, beira-mar e entradas principais.

O Natal em Natal começa nesta quinta-feira (25) e segue até 31 de dezembro, quando será comemorado o réveillon. Os shows acontecem na Praia de Ponta Negra, mas no último dia também haverá atrações na Avenida da Alegria, na Redinha, com objetivo de garantir diversão, segurança e movimentação do comércio local.

Confira:

25 de dezembro (quinta-feira) – Praia de Ponta Negra
– Gilmar Bezerra
– Fernanda e Gislaine
– Marquinhos Gomes
– Davi Sacer

26 de dezembro (sexta-feira) – Praia de Ponta Negra
– Bonde do Graga
– Só a Nata
– Zé Vaqueiro
– Dilsinho

27 de dezembro (sábado) – Praia de Ponta Negra
– DJ local
– Circuito Musical
– Zezo
– Luan Estilizado

28 de dezembro (domingo) – Praia de Ponta Negra
– Iago Medeiros
– Priscila Freire
– Léo Santana
– Calcinha Preta

29 de dezembro (segunda-feira) – Praia de Ponta Negra
– DJ local
– Raynel Guedes
– Nuzio Medeiros
– Sorriso Maroto

30 de dezembro (terça-feira) – Praia de Ponta Negra
– DJ local
– Pedro Lucas
– Cláudia Leitte
– Limão com Mel

31 de dezembro (quarta-feira) – Praia de Ponta Negra
– Juliana Monte
– Israel Fernandes
– Durval Lelys
– Henry Freitas
– Ricardo Chaves

O que pode e o que não pode levar para os shows do Natal em Natal (Ponta Negra)

Permitido

  • Cooler (com revista obrigatória)
  • Bebidas e alimentos, desde que não estejam em recipientes proibidos

Atenção

  • Todo cooler será aberto e vistoriado
  • A revista será rigorosa e pode demorar
  • Quem levar cooler deve chegar com antecedência e ter paciência

Proibido

  • Garrafas de qualquer tipo
  • Perfumes
  • Desodorantes
  • Produtos em spray
  • Armas ou qualquer objeto perfurante ou cortante

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Histórico de cirurgias após facada deixa Bolsonaro em risco; veja como será a operação

Foto: Reprodução/Redes sociais

A cirurgia de hérnia inguinal bilateral de Jair Bolsonaro será feita por técnica aberta, com cortes na região da virilha em ambos os lados, por causa do histórico de múltiplas cirurgias abdominais após a facada de 2018. O procedimento visa recolocar alças intestinais que saíram por pontos de fraqueza na musculatura e reforçar a parede abdominal.

Durante a operação, os cirurgiões farão a redução da hérnia, empurrando os tecidos de volta para a cavidade abdominal, segundo informações do Poder360. Em seguida, será colocada uma tela de polipropileno, material sintético que funciona como um “remendo” para evitar que a hérnia volte.

O cuidado é redobrado por causa das aderências intestinais, que são tecidos que grudam entre si após cirurgias anteriores. Essas aderências aumentam o risco de complicações, exigindo atenção especial no pré-operatório e durante toda a cirurgia.

Cada lado da hérnia deve levar cerca de uma hora e meia, com duração total estimada entre duas horas e meia e três horas e meia. O procedimento segue todos os protocolos médicos do laudo pericial da PF, garantindo que seja feito com segurança técnica máxima.

Foto: Reprodução/Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Leão 14 celebra 1ª Missa do Galo e muda horário das celebrações de Natal no Vaticano

Foto: Reprodução/Instagram

O papa Leão 14 celebrou nesta quarta-feira (24) a sua primeira Missa do Galo, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Eleito em maio, o pontífice comanda pela primeira vez as celebrações de fim de ano da Igreja Católica, que tradicionalmente começam na véspera do Natal. Assista AQUI.

A cerimônia foi realizada às 22h no horário local (18h em Brasília), por decisão do próprio papa. A Missa do Galo é a celebração que marca o nascimento de Jesus Cristo e abre oficialmente o calendário natalino da Igreja. Leão 14 optou por um horário intermediário entre a tradição da meia-noite e os ajustes feitos por papas anteriores.

Até 2009, a missa era celebrada à meia-noite. O horário foi alterado por Bento 16 para 22h e depois para 21h30, mantido por Francisco até 2020. Durante a pandemia da covid-19, a celebração passou para as 19h, horário preservado nos últimos anos por causa da idade e da saúde do papa Francisco.

Leão 14 também decidiu celebrar a missa do dia de Natal, marcada para quinta-feira (25), às 6h de Brasília, algo que não ocorria há 31 anos, desde João Paulo II, em 1994. Além disso, no dia 31 de dezembro, o papa preside as Primeiras Vésperas e a bênção Te Deum, e em 1º de janeiro de 2026 celebra a Missa do 59º Dia Mundial da Paz, também na Basílica de São Pedro.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Após exames, Bolsonaro é liberado para cirurgia nesta quinta (25)

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi considerado apto para cirurgia e será submetido a um procedimento na manhã desta quinta-feira (25), feriado de Natal, às 9h, no hospital DF Star, em Brasília. A informação consta em boletim médico divulgado nesta quarta-feira (24). A cirurgia tem duração estimada de cerca de quatro horas e será realizada sob anestesia geral.

Segundo o hospital, Bolsonaro passou por exames pré-operatórios, avaliação cardiológica e análise de risco cirúrgico. O procedimento previsto é uma herniorrafia inguinal bilateral, cirurgia feita para corrigir hérnias na região da virilha, quando parte de um órgão sai do lugar por fraqueza na musculatura.

A necessidade de um bloqueio anestésico específico será avaliada durante a internação, conforme a evolução clínica.

Bolsonaro está internado desde a manhã desta quarta, após ser transferido da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para o hospital, com autorização do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Não há previsão de alta. A equipe médica informou que o ex-presidente deve permanecer internado entre cinco e sete dias. Há ainda a possibilidade de realização de um procedimento não cirúrgico para aliviar uma crise de soluços, caso o quadro persista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *