Judiciário

Juízes e membros do MP pedem a Cármen Lúcia reajuste salarial

Um grupo de juízes e integrantes do Ministério Público foi recebido nesta quarta-feira no Palácio do Planalto pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, que ocupa interinamente a Presidência da República até sexta-feira. No pedido de audiência, o grupo informou que entregaria uma nota técnica sobre prisões de condenados por tribunais de segunda instância. No encontro, o assunto não foi sequer mencionado. O grupo pediu reajuste salarial.

Na reunião, que durou poucos minutos, o grupo deixou um papel constando as reivindicações das entidades. Visivelmente irritada, a ministra ouviu o pedido, mas não conversou sobre o tema com os magistrados e membros do Ministério Público. Nos dois anos à frente do STF, Cármen Lúcia fez questão de não tratar dos pedidos de reajuste salarial da magistratura com o Executivo ou o Legislativo. Na visão dela, não é o momento político, nem econômico para tratar do assunto, diante da crise pela qual o país atravessa. Para a ministra, aumentar os gastos com a folha de pagamento dos juízes não é prioridade.

O ministro Dias Toffoli, que assumirá a presidência do STF em meados de setembro, tem visão diferente. Ele deve retomar o diálogo com os parlamentares para agilizar a tramitação do projeto de lei sobre o reajuste da categoria. A proposta está parada no Congresso Nacional. No entanto, juízes de integrantes do Ministério Público não quiseram aguardar a próxima gestão e tentaram, em vão, uma última cartada com Cármen Lúcia.

Na reunião com a ministra, a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) argumentou que as duas categorias têm o direito constitucional de revisão anual dos salários. Disseram que também se preocupam com a gravidade do momento fiscal. No entanto, ponderaram que os salários de outras categorias são mais elevados. Eles compararam, por exemplo, o salário de juiz federal substituto, de R$ 27,5 mil, com o de consultor do Senado, que em 2019 saltará para R$ 35,1 mil.

Os integrantes do Frentas querem que Cármen Lúcia encaminhe ao Congresso Nacional uma proposta orçamentária que inclua revisão nos salários da magistratura e do Ministério Público. Afirmaram que as categorias não têm qualquer reajuste há quatro anos. Segundo o grupo, a inflação acumulada no período é de pelo menos 50%. E o projeto com tramitação parada no Congresso Nacional prevê reajuste de “apenas” 16,38%.

O prazo para o STF encaminhar para o Congresso Nacional a proposta de orçamento para 2019 vence em agosto – ou seja, ainda na gestão de Cármen Lúcia. No que depender dela, a proposta não vai contemplar o reajuste da magistratura. No entanto, essa decisão é tomada pelos ministros do tribunal, reunidos em sessão administrativa. Portanto, se houver maioria dos ministros em defesa do reajuste, a Frentas pode vencer a batalha.

O GLOBO

Opinião dos leitores

  1. Juízes e promotores flagrados sendo eles mesmos. Tudo que lhes interessa é se dar bem, ainda que em prejuízo do resto da sociedade, espoliada já até a alma. Para eles o que importa é a pleonexia, sua ambição sem limites. Se aproveitam da presença meteórica de Carmen Lúcia na Presidência da República assim como o desembargador petista Rodrigo Favreto aproveitou-se do seu eventual plantão para soltar Lula.

  2. E os outros servidores? Isso é uma vergonha, os caras ganham bem e ainda querem mais. Brasil sil sil.

  3. Solução é baixar o salários do consultor do Senado, retirando metade dos seus penduricalhos, paripasso, meter a faça
    no esdrúxulo auxílio moradia dos marajás, e por último , criar um teto de 20 mil no funcionalismo público. Bolsonaro vai resolver isso.

  4. Tirei minha família e amigos da Bananaland e todos me agradecem até hoje. Os recalcados aqui do BG ficam me criticando e continuam nessa país miserável. God bless America e fuja enquanto é tempo!

    1. Já tem cidadania? Ou foi como imigrante que entrou com visto de turista?

  5. Pior são uns marajás desses que estao lotados no interior e deviam morar e trabalha lá, mas só aparecem Terça-Quarta-Quinta, são os famosos TQQ e o povo humilde não denuncia, esses caras precisam bater ponto, pois sao funcionarios publicos tambem, chega de privilegios, DENUNCIEM!

  6. Eita Brasilzao escroto…
    Desçam do CÉU senhores, com tantas regalias e salarios absurdos de altos jamais conquistarao apoio popular.
    Primeiro vamos acabar as regalias e depois viver e respeitar a realidade.
    PÉ NO CHÃO!

  7. Isso é um absurdo!
    Quanta ganancia desse pessoa?! Nao bastassem tantas regalias, como ferias de 60 dias, recesso de 20 dias, licença-premio de 90 dias, auxilio moradia, gratificaçoes e etc, ainda tem coragem no momento desse de pedir aumento mesmo ganhando exageradamente muito alem da media salarial no Brasil.
    Precisam trabalhar mais, isso sim!

  8. Rapaz esses juizes e promotores abusam de verdade!!!
    CHEGA DE PRIVILEGIOS!
    Vcs acham pouco receber 40mil entao pecam pra sair e cairam na realidade.
    O povo nao é trouxa.

  9. kkkkkkkk
    Isso é piada!
    Os caras já criaram artificios para driblar o teto e ainda tem a cara de pau de pedir aumento recebendo salarios brutos em media de 40 a 50mil.
    Facil saber a realidade, basta entrar no portal da transparencia do Tibunal ou ministerio publico.
    O governo precisa dar um fim a essa sede desses doutores, tem que acabar as ferias 60 dias e o auxilio moradia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PF tem mensagens que mostram Lulinha discutindo como esconder seu dinheiro da Receita Federal no exterior

Foto: Reprodução/ Redes sociais

A Polícia Federal possui, há meses, o registro de mensagens que mostram Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, discutindo estratégias para esconder seu patrimônio da Receita Federal no exterior. As informações são do cientista político e comentarista da Jovem Pan News, Luiz Felipe D’Avila.

Nos diálogos interceptados pelos investigadores, o filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversa abertamente com a empresária e lobista Roberta Luchsinger sobre formas de burlar a fiscalização e alocar recursos fora do alcance das autoridades brasileiras.

Durante as trocas de mensagens, o país europeu de Luxemburgo, amplamente conhecido como um paraíso fiscal, foi apontado por Roberta como um dos destinos mais seguros para ocultar o capital.

O conteúdo das conversas já estava em poder da corporação antes mesmo da deflagração das fases mais recentes da Operação Sem Desconto, que apura um esquema bilionário de fraudes e desvios em aposentadorias do INSS.

Roberta é investigada como uma das operadoras centrais do esquema. Lulinha, por sua vez, tornou-se alvo sob a suspeita de receber repasses financeiros e manter influência direta nos negócios da organização.

As novas evidências de planejamento para evadir divisas agravam a situação jurídica do núcleo íntimo do Palácio do Planalto, fornecendo base material para apurações sobre lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio.

A defesa da lobista afirmou que só se manifestará nos autos do processo. O governo federal segue sem comentar publicamente o teor das conversas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícias Penais registram redução de efetivos enquanto superpopulação carcerária dispara no Brasil; déficit supera 42 mil agentes

Foto: Eduardo Valente//Divulgação/ND Mais

A Polícia Penal foi a única força de segurança estadual a registrar queda no efetivo nos últimos dois anos, enquanto a população carcerária brasileira continuou crescendo. Os dados são do Raio-X das Forças de Segurança Pública do Brasil, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Entre 2023 e 2025, o número de policiais penais em atividade caiu 3%, passando de 94.673 para 91.850 agentes. No mesmo período, a população privada de liberdade aumentou 13,22%, chegando a 964.668 presos em penitenciárias e delegacias.

Déficit supera 42 mil agentes

O levantamento destaca ainda um déficit de 42.314 policiais penais. Embora existam 134.164 cargos previstos em lei, apenas 91.850 estão ocupados, o equivalente a 68,5% do efetivo necessário.

Os estados com menor proporção de agentes em relação ao quadro previsto são Paraná (26,2%), Rondônia (35,8%), Piauí (39,2%) e Rio Grande do Sul (41,8%). No Amazonas, há apenas 39 policiais penais de carreira, o que levou o estado a recorrer à terceirização da gestão prisional e ao apoio da Polícia Militar.

Segundo o FBSP, a redução do efetivo, aliada ao aumento da população carcerária, compromete a segurança das unidades prisionais, sobrecarrega os servidores e dificulta atividades como escoltas e monitoramento eletrônico. O estudo também ressalta que a Polícia Penal ainda não possui uma Lei Orgânica Nacional, o que limita a padronização e o fortalecimento da carreira em todo o país.

Com informações de UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula recusa participação em série de entrevistas da GloboNews e do g1 com presidenciáveis

Foto: REUTERS/Adriano Machado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participará da série de entrevistas promovida pela GloboNews e pelo g1 com os candidatos à Presidência da República. A informação foi divulgada pela assessoria da emissora nesta terça-feira (4).

Segundo a Globo, a decisão foi comunicada pela equipe de Lula, que optou por não comparecer à entrevista que abriria a série nesta semana. De acordo com o UOL, a escolha foi do próprio presidente, após analisar o convite.

A série reúne os cinco primeiros colocados na pesquisa Datafolha divulgada em 24 de julho. Até o momento, Renan Santos (Missão), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (PSD) confirmaram presença. A campanha de Flávio Bolsonaro (PL), cuja entrevista está prevista para a próxima segunda-feira (10), ainda não confirmou participação.

A ordem das entrevistas foi definida por sorteio realizado em 27 de julho, com representantes das cinco campanhas. O UOL informou ainda que procurou a campanha de Lula para comentar a decisão, mas não houve resposta até a publicação desta matéria.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil fecha 1º semestre de 2026 com 6.341 empresas em recuperação judicial; alta de 6,2% em relação ao fim de 2025

Foto: Pixbay

O Brasil encerrou o primeiro semestre de 2026 com 6.341 empresas em recuperação judicial, alta de 6,2% em relação ao fim de 2025. Apesar de o número permanecer em nível recorde, o ritmo de crescimento foi menor que o registrado no mesmo período do ano passado (7,3%), segundo o Monitor RGF-Bizdoc.

O estoque de empresas em recuperação atingiu o pico de 6.513 casos em maio, mas recuou para 6.341 em junho, uma redução de 172 empresas. Para o coordenador do levantamento, Cláudio Damasceno, ainda é cedo para falar em mudança de tendência, mas o resultado pode indicar um primeiro sinal de estabilização.

Estudo mostra uma mudança no perfil das empresas que recorrem à recuperação judicial

Desde 2023, o número de microempresas em recuperação quase triplicou, passando de 513 para 1.575 CNPJs, enquanto a incidência entre essas empresas mais que dobrou. Já entre as grandes companhias, a procura caiu, impulsionada pela migração para a recuperação extrajudicial.

Juros elevados, crédito mais restrito e alto endividamento

Especialistas apontam que o cenário é resultado da combinação de juros elevados, crédito mais restrito, alto endividamento e demora das empresas em buscar reestruturação financeira. Segundo eles, muitas companhias recorrem à recuperação judicial apenas quando já esgotaram as alternativas de negociação.

O levantamento também alerta para os impactos na cadeia produtiva. Fornecedores costumam ser os primeiros afetados, absorvendo prejuízos com deságios e prazos maiores para receber, enquanto bancos endurecem a concessão de crédito diante do aumento dos riscos.

Na avaliação dos especialistas, a redução das recuperações judiciais dependerá de uma melhora consistente do ambiente econômico, com queda dos juros, maior oferta de crédito, redução da inadimplência e uma busca mais precoce das empresas por medidas de reestruturação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Preso acusado de estupro de vulnerável, ator Márcio Furlan alegou a policiais que ‘confundiu’ menino autista de 5 anos com namorada

Foto: Reprodução/Instagram/Mais Novela

Por Leonardo Zvarick, g1 SP

O ator Marco Furlan, de 48 anos, foi preso acusado de estupro de vulnerável contra um menino autista de 5 anos em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. O caso aconteceu na madrugada de domingo (2), durante uma festa de aniversário realizada em uma chácara. A prisão em flagrante foi convertida em preventiva após audiência de custódia realizada nesta segunda-feira (3).

O g1 tentou localizar os advogados de Marco Furlan, mas não tinha conseguido até a última atualização desta reportagem.

De acordo com o boletim de ocorrência, a mãe da criança participava da confraternização e havia deixado o filho dormindo em um dos quartos da residência. Em depoimento, ela afirmou que ouviu gritos vindos do cômodo e correu para verificar o que estava acontecendo. Ao entrar no quarto, relatou ter encontrado o filho e o suspeito sem roupas. A criança reclamava de dores na região anal e foi levada para atendimento médico.

A versão apresentada pela mãe foi reforçada pelos depoimentos de testemunhas ouvidas pela Polícia Civil. Uma delas contou ter escutado a criança gritar “para, tá doendo” momentos antes de seguir em direção ao quarto. Ao entrar no local, afirmou ter visto Marco Furlan ao lado do menino. Outra testemunha confirmou ter encontrado a mãe em estado de choque logo após os fatos.

Ator alegou a policiais ter confundido menino de 5 anos com a namorada

Os policiais militares que atenderam a ocorrência informaram que, inicialmente, Marco Furlan disse que havia passado mal e entrado no quarto por engano, alegando ter confundido a criança com a namorada.

Posteriormente, já na delegacia e acompanhado por advogados, afirmou que havia consumido cerveja durante a festa e que não se recordava dos acontecimentos, dizendo lembrar apenas do momento em que foi colocado na viatura.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CNJ aprova por unanimidade fim da aposentadoria compulsória como punição máxima a juízes; demissão passa a ser prevista

Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (3), uma resolução que extingue a aposentadoria compulsória como a punição disciplinar mais grave aplicada a magistrados. A medida segue entendimento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e passa a prever a demissão como uma das sanções possíveis.

Com a mudança, as penalidades passam a ser:

  • advertência;
  • censura;
  • remoção compulsória (transferência forçada) e disponibilidade;
  • disponibilidade com proposta de perda do cargo;
  • demissão.

O relator da proposta, conselheiro Ulisses Rabaneda, retirou do texto as regras previdenciárias, mas defendeu que juízes demitidos mantenham o direito às contribuições recolhidas ao longo da carreira.

“Não me parece justo ou constitucional que alguém que, por um determinado desvio praticado ao longo da sua vida, perca as contribuições previdenciárias que recolheu ao longo de toda uma trajetória profissional. Aquilo que precisa ser punido merece ser punido. Aquilo que precisa ser garantido, merece ser garantido”, afirmou.

A aposentadoria compulsória era alvo de críticas por permitir que magistrados deixassem o cargo, mas continuassem recebendo remuneração proporcional ao tempo de serviço. A nova resolução acompanha entendimento firmado pelo STF após decisão do ministro Flávio Dino, que considerou extinta essa modalidade de punição com a Reforma da Previdência de 2019.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TSE manda governo retirar e evitar novas publicações com destaque pessoal a Lula em canais oficiais

Foto: Wilton Junior/Estadão

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, determinou que o governo federal retire dos canais oficiais publicações que promovam a atuação pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição.

A decisão, publicada em 1º de agosto e mantida sob sigilo, estabelece que sejam removidos conteúdos que extrapolem o caráter informativo e passem a destacar a imagem do presidente.

Segundo o ministro, devem ser excluídas publicações que promovam “destaque à atuação pessoal do Presidente da República em atos, programas, obras, serviços, entregas ou pronunciamentos oficiais”.

Nunes Marques rejeitou um pedido para retirar todas as postagens questionadas, determinando apenas a remoção daquelas que, em tese, deixem de ter caráter estritamente jornalístico e assumam natureza de publicidade institucional.

A decisão também orienta o governo a evitar novas publicações desse tipo durante o período de restrições previsto pela legislação eleitoral, que proíbe publicidade institucional nos três meses que antecedem as eleições, salvo exceções previstas em lei.

Opinião dos leitores

  1. Isto é o que deveria acontecer, também, na eleição para Reitor da UFRN. O candidato do sistema, apoiado pelo atual Reitor goza de toda a publicidade institucional. O candidato da oposição foi obrigado a pedir exoneração do cargo de pró reitor, ao contrário do candidato do reitor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

NOVA FASE DA OPERAÇÃO ‘SEM DESCONTO’: PF diz que vice-líder de Lula no Senado era figura central em esquema de fraudes no INSS

O senador Weverton Rocha (PDT-MA). Foto: Divulgação/PDT

A decisão do ministro André Mendonça autorizou a quebra de sigilo de dados telefônicos e mandados de busca e apreensão na nova fase da Operação Sem Desconto. A investigação apura suspeitas de lavagem de dinheiro ligada às fraudes no INSS e mira familiares do senador Weverton Rocha (PDT-MA), vice-líder de Lula no Senado, e o advogado Willer Tomaz.

A Polícia Federal afirma que o senador Weverton Rocha (PDT-MA) atuava diretamente em um suposto esquema investigado na Operação Sem Desconto, formulando pedidos, indicando beneficiários, cobrando repasses, gerenciando patrimônio e interferindo em decisões financeiras.

As conclusões constam de decisão do ministro do STF André Mendonça, que autorizou uma nova fase da operação, deflagrada nesta terça-feira (4). A investigação teve origem em suspeitas de fraudes envolvendo descontos indevidos em benefícios do INSS.

Embora Weverton não tenha sido alvo de mandados, a PF cumpriu 18 buscas no Distrito Federal e no Maranhão contra pessoas ligadas ao senador, entre elas a esposa, a filha, duas irmãs e o advogado Willer Tomaz.

Segundo a investigação, a estrutura ligada a Willer Tomaz funcionava como um “hub financeiro, patrimonial e logístico”, fornecendo empresas, imóveis, aeronaves e operadores financeiros aos beneficiários. A PF aponta ainda que Fayla Zulmira Menezes coordenava movimentações financeiras e repasses, consultando o advogado antes de atender solicitações do senador.

Os investigadores afirmam que mensagens mostram Weverton cobrando um repasse de R$ 500 mil e que sua esposa, Samya Rocha, recebeu mais de R$ 11 milhões de empresas vinculadas a Willer Tomaz.

A investigação também apura a compra de uma mansão no Lago Sul, em Brasília, registrada em nome de uma empresa de Willer Tomaz, além da utilização de postos de combustíveis para movimentação de recursos e suposta lavagem de dinheiro. A PF cita ainda movimentações em dinheiro vivo, uso de aeronaves particulares e a apreensão de R$ 1 milhão em espécie, que teria como destino um ex-assessor do senador.

Procurado, Weverton Rocha não havia se manifestado até a publicação da reportagem publicada pelo g1. Em nota, a defesa de Willer Tomaz afirmou que ele não é investigado na Operação Sem Desconto, disse que apenas cedeu uma aeronave ao senador em caráter pessoal e declarou confiar “na apuração serena dos fatos, certo de que sua conduta em nada se relaciona com o objeto da operação”.

Opinião dos leitores

  1. Novidade zero. Só o STF (Só Te Fod**do), PF e PGR que não sabe, mas 220 milhões sabem quem é o PT.
    Impressionante.

  2. O Líder porta voz do Master, e o vice interlocutor do careca… Interessante !
    Democracia paz e amor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “O ESTADO ESTÁ SEM EIRA NEM BEIRA”: BG comenta que “falta comando” no governo Fátima Bezerra e avalia que crises em série comprometem crescimento da candidatura de Cadu Xavier

No programa “Meio Dia RN” desta terça-feira (4), BG avaliou que a espiral de notícias negativas sobre a gestão da governadora Fátima Bezerra poderá comprometer a candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Estado. Ele citou as crises recentes envolvendo o Aeródromo de Caicó, fechado a pedido do Governo do Estado pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), a fuga dos detentos de Alcaçuz, o atraso no pagamento de aposentados e pensionistas e a suspensão de cirurgias eletivas em hospitais privados que atendem pelo SUS no RN. “O Estado está sem eira nem beira”, disse.

“Fazia tempo que eu não via o governo Fátima passar por uma espiral de notícias negativas tão grande, que coloca em xeque a candidatura de Carlos Eduardo Xavier, porque não existe legado [do Governo do Estado]. O efeito negativo está ficando tão pesado que eu tô começando a achar que mesmo o PT, com estrutura política e com Lula, poderá de fato segurar o crescimento de Cadu”, avaliou BG.

Opinião dos leitores

  1. Fátima Bezerra e Walter Alves se merecem. Não é a toa q ela é governadora e ele é vice governador.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: MLB invade e ocupa Secretaria Municipal de Habitação em Natal

O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas invadiu a sede da Secretaria Municipal de Habitação e ocupou dependências do prédio nesta terça-feira (8).

Integrantes do movimento levaram também crianças para a manifestação e exigiam falar com a secretária Iris Machado. Em publicação nas redes sociais, o MLB informou que a titular da pasta recebeu integrantes do movimento.

Relatos feitos ao BLOGDOBG dão conta que a presença dos manifestantes estava impedindo o trânsito de servidores que ficaram trancados em suas salas com receio do protesto.

 

Opinião dos leitores

  1. Esperando o PT acionar o conselho tutelar, da mesma forma que fizeram com Julia Zanatta em Brasília. Ir a um protesto com criança NÃO PODE, OU DEPENDE DE QUE LADO VC ESTA? CANALHAS HIPÓCRITAS!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *