Jornalismo

Kate Middleton é internada para dar à luz o bebê real

Kate, duquesa de Cambridge e esposa do príncipe William da Inglaterra, foi internada nesta segunda-feira (22) no hospital St Mary de Londres para dar à luz seu primeiro filho, que será o terceiro na linha de sucessão ao trono britânico.

“Sua alteza real, a duquesa de Cambridge, foi admitida nesta manhã [segunda-feira] no hospital St Mary” de Londres por volta das 6h locais (2h de Brasília), “quando mostrava os primeiros sinais de trabalho de parto”, anunciou o palácio de Kensington, a secretaria do jovem casal, rompendo semanas de silêncio.

“A duquesa chegou de carro do palácio de Kensington [a residência londrina do casal] à ala Lindo do hospital St Mary na companhia do duque de Cambridge”, seu marido, acrescentou o comunicado. “O parto se desenvolve normalmente”, segundo o palácio.

O parto pode ser rápido ou durar até 48 horas, afirmou a imprensa britânica, que lembra que nesta segunda-feira há lua cheia, o que, ao que parece, é propício para os nascimentos.

O casal não sabe se terá uma menina ou um menino, segundo o palácio. Mas, independentemente do sexo, o bebê poderá reinar um dia, devido à recente mudança das regras de sucessão, que ainda devem ser ratificadas por vários países da Commonwealth.

Este nascimento provoca um imenso interesse na imprensa do mundo inteiro, que monta guarda há três semanas em frente ao hospital à espera da notícia. O palácio havia se limitado a indicar que o nascimento iria ocorrer em meados de julho.

Nas últimas três semanas não houve nenhum comentário oficial, alegando respeito ao direito da vida privada do jovem casal e do bebê.

Apesar da vigilância jornalística, as câmeras que filmam por quase 24 horas os movimentos em frente ao hospital perderam a chegada de Kate nesta segunda-feira pela manhã e um fotógrafo foi o responsável por dar o alerta, ao ver o casal entrar discretamente no hospital.

A duquesa dará à luz na mesma maternidade em que nasceram os príncipes William e Harry, os filhos de Diana de Gales, sua falecida sogra.

William, que deseja ser um pai normal, já disse que gostaria de estar ao lado da esposa durante o parto. O príncipe, de 31 anos, é piloto de helicópteros da Força Aérea britânica e deve tirar duas semanas de licença paternidade, como autoriza a lei.

Para o parto, Kate, que também tem 31 anos, estará cercada por uma equipe de grandes especialistas, entre eles o atual ginecologista da rainha, Alan Farthing, e seu antecessor Marcus Setchell.

Setchell estava à espera deste acontecimento há várias semanas. Dispõe de uma escolta policial para ir o mais rápido possível ver Kate no hospital, segundo a imprensa.

O anúncio do nascimento seguirá um protocolo rígido.

Os primeiros a ser informados serão a rainha Elizabeth 2ª e os pais de Kate. Mas o primeiro sinal de que o bebê terá chegado ao mundo será a saída da maternidade de um agente com uma carta, que irá sob escolta policial ao palácio de Buckingham, a residência londrina da rainha.

A carta, um boletim dos médicos reais com a hora do nascimento do bebê, assim como seu sexo e peso, será colocada em um cavalete em Buckingham, o mesmo que foi utilizado para o nascimento de William. Desta vez o palácio também publicará um comunicado e colocará a informação nas redes sociais Twitter e no Facebook.

O nome do bebê pode demorar alguns dias para ser conhecido. Os britânicos precisaram esperar uma semana para saber o de William e um mês para o conhecer o nome de Harry.

Mas os apostadores acreditam que será uma menina, e que se chamará Alexandra.

R7

Opinião dos leitores

  1. Bobagem! Em Natal, qualquer bebê já nasce Real. Por falar em Realiza, peço ao Sir Carlos Eduardo Alves, nem que seja na hora da caminhada matinal, dê uma passadinha ali na calçada do Residencial Jerônimo Câmara e adjacências, na Hermes da Fonseca, na altura do Juvenal Lamartine. Os carros nas calçadas são de dar inveja à terra dos Beatles.

    1. Ainda bem que esse bebê é real. Já pensou se fosse virtual? kkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Sindicato emite nota sobre a suspensão de acordo do governo para o fim da greve dos professores federais

Em nota enviada ao BLOGDOBG nesta sexta-feira (31),  A Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico, PROIFES-Federação esclareceu sobre a liminar contra a União . Confira abaixo:

Nota de Esclarecimento

O PROIFES-Federação esclarece que a liminar contra a União – que a impediria de fazer acordos com a instituição – foi ajuizada por seus autores com pedido de segredo de justiça. Na segunda-feira (27), dia da assinatura do acordo para a reposição salarial da categoria de docentes do ensino superior, o processo foi liberado para consulta, oportunidade em que a assessoria jurídica da Federação entrou com pedido de conexão e de habilitação como terceiro interessado, já que, mesmo a ação sendo contra a União, seus efeitos prejudicariam o PROIFES.

Ocorre que, como o acordo já foi assinado, a ação perdeu seu objeto. O PROIFES-Federação informa ainda que vai ajuizar Agravo de Instrumento, recurso utilizado para combater decisões interlocutórias, ou seja, decisões que o magistrado toma dentro de um processo que não levam à resolução do mérito da disputa.

A instituição reforça que segue firme com o seu propósito de exercer com transparência e legalidade sua representação perante sua base.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

2024 não vem sendo de boas notícias para a cultura do RN

O ano de 2024 não vem sendo de boas notícias para a cultura do RN. A redução de recursos nas Leis de Incentivo está comprometendo vários eventos culturais. A começar pela Lei Djalma Maranhão, da Prefeitura de Natal, que antes destinava cerca de RS 14 milhões para eventos- 2 por cento do orçamento do município-, reduziu neste ano para R$ 7 milhões( 1 por cento do orçamento).

O mais grave é que a Funcarte ainda não abriu inscrições para os projetos de 2024 e já anunciou que não tem mais verba. Segundo a Secretaria de Cultural de Natal, os projetos aprovados o ano passado já comprometeram todo o dinheiro da Lei de Incentivo.

A nível de Estado, a Lei Câmara Cascudo, administrada pela Fundação José Augusto, caminha a passos lentos e com outras prioridades. Algumas prefeituras descobriram o caminho e estão usando o dinheiro da Lei para festas nos municípios. Os projetos das prefeituras tramitam rapidamente e são aprovados com facilidade.
Enquanto isso, os projetos culturais de tradição e com vários anos de execução, estão levando muito tempo para serem aprovados e tendo redução nos valores.

Todo esse quadro tem gerado uma insatisfação muito grande entre os produtores culturais e, principalmente , entre as centenas de pessoas que dependem diretamente dos eventos que acontecem em Natal, como artistas, trabalhadores, pessoal que trabalha com montagem, segurança, som, iluminação, limpeza, mídia, entre outras atividades. Os eventos geram emprego e renda.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Entidades e advogadas feministas silenciam sobre agressão de advogado contra mulher em Mossoró 

No meio da advocacia potiguar, não se comenta outra coisa ao não ser o caso de agressão envolvendo o presidente afastado da OAB Mossoró, o advogado Hermeson Pinheiro que foi filmado agredindo a esposa e abandonando jogada na rua outra mulher que o acompanhava no carro no momento da suposta traição. O fato grave gerou a suspensão por 90 dias do registro do advogado na OAB/RN.

Porém, o que tem chamado a atenção dos advogados, e principalmente advogadas, é o silêncio de entidades e lideranças femininas da advocacia se posicionarem sobre o grave episódio de violência contra a mulher. Entidades como a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/RN), atuante na defesa dos direitos das mulheres até o momento silenciou.

Ainda causa mais estranheza o silêncio também de lideranças femininas que até pouco tempo levantavam bandeiras pelas mulheres advogadas e o empoderamento feminino, como as advogadas Magna Letícia e Rossana Fonseca que chegaram a defender nas eleições da OAB/RN que representavam as vozes das mulheres na instituição.

O que será que está acontecendo para que nesse caso tão grave que mexeu com toda categoria, as entidades e advogadas prefiram permanecer caladas e sem qualquer apoio às mulheres que foram vítimas de violência?

Justiça Potiguar

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

EXATUS: Allyson Bezerra tem 73% em Mossoró; adversários somados não chegam a 20%

Foto: Reprodução

De acordo com o levantamento, o prefeito tem ampla vantagem sobre os adversários tanto na pesquisa estimulada (quando o eleitor recebe uma lista de prováveis candidatos) quanto na espontânea (quando o entrevistado deve citar o primeiro nome que vem à cabeça).

Na estimulada, foram verificados dois cenários. No primeiro deles, com 7 possíveis candidatos, Allyson Bezerra tem 73,38% das intenções de voto para prefeito. Ele tem dez vezes mais citações do que a 2ª colocada, que é a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP), que aparece com apenas 7,25%.

Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Exatus em Mossoró, e divulgada nesta sexta-feira 31 pelo AGORA RN, mostra liderança folgada do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) na corrida pela reeleição no Palácio da Resistência, faltando quatro meses para o pleito.

De acordo com o levantamento, o prefeito tem ampla vantagem sobre os adversários tanto na pesquisa estimulada (quando o eleitor recebe uma lista de prováveis candidatos) quanto na espontânea (quando o entrevistado deve citar o primeiro nome que vem à cabeça).

Allyson Bezerra, Rosalba Ciarlini e Isolda Dantas. Foto: Reprodução
Na estimulada, foram verificados dois cenários. No primeiro deles, com 7 possíveis candidatos, Allyson Bezerra tem 73,38% das intenções de voto para prefeito. Ele tem dez vezes mais citações do que a 2ª colocada, que é a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP), que aparece com apenas 7,25%.

A 3ª colocada é a deputada estadual Isolda Dantas (PT), com 4,75%. Depois, aparecem o vereador Zé Peixeiro (Republicanos), com 2,25%; o ex-vereador Genivan Vale (PL), com 1,75%; e o vereador Tony Fernandes (Avante), com 1,75%. O 7º e último colocado é o presidente da Câmara Municipal, vereador Lawrence Amorim (PSDB), com apenas 1,63% das intenções de voto.

Todos os adversários somados têm 19,38%. Ou seja, Allyson Bezerra tem quase quatro vezes mais do que o conjunto dos oponentes.

Ainda segundo a pesquisa, 3,88% pretendem votar em branco ou nulo, ou não simpatizam com nenhum dos pré-candidatos apresentados. Outro 3,38% não sabem ou não quiseram responder.

Num segundo cenário, sem Rosalba Ciarlini e sem Isolda Dantas, a liderança de Allyson Bezerra é ainda maior: ele tem 77,13% das intenções de voto. O 2º colocado fica sendo Zé Peixeiro, com 3,13%. Neste cenário, Lawrence Amorim pula para a 3ª posição, com 2,5%. Por fim, Tony Fernandes e Genivan Vale fecham a lista dos pré-candidatos, com 2,25% e 2% respectivamente.

Neste cenário mais enxuto, 6,63% responderam “branco”, “nulo” ou “nenhum dos candidatos”. E 6,38% não sabem ou não quiseram responder ao estudo.

Espontânea
A liderança de Allyson Bezerra está consolidada também na espontânea, quando o eleitor pode citar qualquer nome. O prefeito aparece com 69,88% das citações, em 1º lugar isolado.

Os demais nomes lembrados foram: Rosalba Ciarlini (3,38%), Isolda Dantas (2,38%), Lawrence Amorim (1,38%), Genivan Vale (1,25%), Zé Peixeiro (0,88%), Tony Fernandes (0,75%) e Tião (0,13%).

Na espontânea, 13,38% disseram que não sabem ou não quiseram responder, e 6,13% responderam que não pretendem votar em ninguém.

Rejeição
A pesquisa EXATUS/AGORA RN também pediu aos eleitores que indicassem em quem eles não votariam de jeito nenhum caso as eleições fossem hoje. E a liderança neste quesito é de Isolda Dantas: ela tem 27,75% de rejeição.

Em 2º lugar, está Rosalba Ciarlini, com 22,88% dos eleitores entrevistados indicando que não querem votar na ex-prefeita. Depois, aparecem Genivan Vale e Zé Peixeiro, com 9,88% cada.

O prefeito Allyson Bezerra tem apenas 7% de rejeição e só é mais rejeitado que Lawrence Amorim (3,38%) e Tony Fernandes (1,13%), que fecham a lista.

8% dos eleitores disseram que podem votar em qualquer um. E 10,13% não sabem ou não quiseram responder.

Dados
O Instituto EXATUS, pertencente ao Grupo AGORA RN, ouviu 800 eleitores entre os dias 25 e 26 de maio. A margem de erro é de 3,46 pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo RN-04261/2024.

Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Allyson Bezerra tem aprovação de 85,63% em Mossoró

Foto: José Aldenir

Além das intenções de voto para o pleito de 2024, a pesquisa EXATUS/ AGORA RN divulgada nesta sexta-feira 31 também traz os números das avaliações das gestões nas três esferas.

A gestão do prefeito Allyson Bezerra é aprovada por 85,63% dos entrevistados. Apenas 11,13% desaprovam. Outros 3,25% não sabem ou não quiseram responder.

Em uma outra escala, 36% dos entrevistados classificam a gestão como “ótima” e 35,75% avaliam como “boa”. Outros 21,5% classificam como “regular”. Somente 6,26% avaliam como “ruim” ou “péssima”. Ainda tem 0,5% que não sabe não quis responder.

Já a governadora Fátima Bezerra (PT) tem alta desaprovação em Mossoró. Segundo a pesquisa, 58,88% desaprovam a gestão estadual da petista, contra 35,38% que aprovam. Outros 5,75% não sabem ou não quiseram responder.

Em um contraste com a gestão estadual, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 55,75% dos mossoroenses, enquanto 38,63% desaprovam. Outros 5,63% não sabem ou não quiseram responder.

Dados
O Instituto EXATUS, pertencente ao Grupo AGORA RN, ouviu 800 eleitores entre os dias 25 e 26 de maio. A margem de erro é de 3,46 pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo RN-04261/2024.

Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Marinha vai investigar causas do naufrágio de lancha no litoral do RN

Foto: Márcio Queiroz

Após o naufrágio de uma lancha a cerca de cinco milhas náuticas (oito quilômetros) da Praia de Santa Rita, no Rio Grande do Norte, uma pessoa morreu e cinco foram resgatados com vida durante a quinta-feira (30). Em nota, a Marinha do Brasil, que realizou as operações de resgate em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a comunidade marítima, informou que vai instaurar um inquérito administrativo para apurar causas e circunstâncias do ocorrido.

De acordo com informações da Marinha, a lancha estava com seis tripulantes embarcados durante o naufrágio. Inicialmente, foram resgatadas quatro pessoas, sendo três em boas condições de saúde e um veio a óbito. Após a continuidade das buscas com a participação das embarcações “Miami” e “Inevitável”, os outros dois que estavam desaparecidos foram encontrados.

A lancha era conhecida por passeios exclusivos e pesca oceânica em Natal. Não há informações confirmadas pela Marinha sobre as identidades ou relação entre os tripulantes.

A Marinha reforça que disponibiliza o telefone 185 para comunicação de emergências marítimas, fluviais e pedidos de auxílio e destaca que mantém escuta permanente do Canal 16 (VHF), destinado ao Serviço Móvel Marítimo.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

VÍDEO: Italo Ferreira bate John John e é campeão no Taiti, palco das Olimpíadas

Foto: WSL

O mar de Teahupoo, no Taiti, proporcionou um dos momentos mais espetaculares da história da WSL nesta quinta-feira. Em um dia de ondas pesadas, perigosas e deslumbrantes, os surfistas brasileiros se redimiram depois de um início de ano abaixo da média no Circuito mundial de Surfe. Com grande atuação, Gabriel Medina perdeu na semifinal para John John Florence depois de tirar uma nota 10 no torneio nas quartas Italo Ferreira surfou contra o algoz de Medina na grande final da sexta etapa e vingou o compatriota. O potiguar dominou a bateria da decisão e foi campeão pela primeira vez nas ondas de Teahupoo.

O atual campeão olímpico não deu espaço para John John Florence na final e foi soberano ao conquistar seu primeiro título nas ondas do Taiti. A etapa de Teahupoo não serviu apenas para distribuir pontos no ranking do Circuito Mundial de Surfe, foi um bom treinamento para os Jogos Olímpicos, já que essa onda será o palco das Olimpíadas.

Italo Ferreira não conseguiu se classificar para os Jogos – Gabriel Medina, Filipe Toledo, João Chianca, Tatiana Weston-Webb, Luana Silva e Tainá Hinckel vão representar o Brasil.

ge

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

PODERDATA: 51% desaprovam ações de Janja no Rio Grande do Sul

Foto: Reprodução/Rede Social

A primeira-dama Janja Lula da Silva, 57 anos, comandou nos primeiros dias da tragédia as ações públicas a ajuda do governo federal para o Rio Grande do Sul por causa das enchentes. A mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 78 anos, foi a personalidade com mais visibilidade durante as primeiras semanas do desastre. Chorou por causa do cavalo caramelo. Ajudou a entregar ração para pets abandonados. E fez foto dentro do avião presidencial mostrando cestas básicas acomodadas em poltronas e com os cintos de segurança afivelados.

Pesquisa PoderData realizada de 25 a 27 de maio de 2024 mediu o que os eleitores brasileiros acharam de todo esse protagonismo. O resultado foi desfavorável para a primeira-dama: 51% dos eleitores desaprovam as ações de Janja no Rio Grande do Sul. Só 28% aprovam. Outros 21% não souberam responder.

alt

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 25 a 27 de maio de 2024, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram realizadas 2.500 entrevistas em 211 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

VÍDEO: Luiz Bacci explica o motivo de ter saído do Cidade Alerta ao vivo; irmã dele estava envolvida na situação do naufrágio no litoral norte do RN

Durante a noite dessa quinta-feira (30), o jornalista Luiz Bacci precisou deixar o “Cidade Alerta”, em meio à transmissão, devido a um sério problema familiar. Horas depois, o comunicador apareceu em suas redes sociais para explicar, exatamente, o que havia acontecido e deu detalhes do acidente sofrido por membros de sua família no litoral norte do Rio Grande do Norte. Bacci contou que recebeu uma mensagem de sua irmã com um pedido de socorro e dali em diante não pôde seguir com o programa.

Confira o que Bacci escreveu nas redes sociais:

Precisei interromper às pressas o comando do Cidade Alerta de hoje para cuidar de um caso trágico envolvendo minha família: gravo esse vídeo para esclarecer os fatos que tive conhecimento, que também foram divulgados em nota oficial da Marinha, e agradecer a todos os envolvidos no resgate. Em especial, ao Agripino Maia, dono da Tv Tropical do Rio Grande do Norte, amiga @priscillafreire , Direção da Tv Record, Governadora do Estado, Fátima Bezerra, Coronel Araújo, Secretário de Segurança, Corpo de Bombeiro RN e em especial ao Iate Club de Natal pelo profissionalismo. Minha solidariedade ao meu cunhado, Gustavo, ao Guilherme pela perda do pai, saudoso Acácio. E obrigado Deus por ter impedido que minha irmã e sobrinhos tivessem entrado nesse barco.

Com informações de EM OFF

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

STF antecipa sessão do plenário para ministros irem a evento de Gilmar em Lisboa

Foto: Reprodução

Tradicionalmente, o STF (Supremo Tribunal Federal) faz as suas sessões de plenário nas quartas e quintas-feiras, mas não será assim na última semana de junho deste ano.

Com o objetivo de restringir conflitos de agendas com o 12º Fórum Jurídico de Lisboa, evento que costuma reunir integrantes dos três Poderes em Portugal, o Supremo decidiu antecipar uma das suas sessões.

Em vez dos encontros ocorrerem na quarta (26) e na quinta (27), os julgamentos presenciais daquela semana acontecerão na terça (25) e quarta (26).

O Fórum Jurídico de Lisboa está programado para acontecer nos dias 26, 27 e 28 de junho. Logo depois, em julho, o Judiciário entra em recesso.

As datas das sessões são marcadas pelo presidente da corte, Luís Roberto Barroso, e foram divulgadas nesta semana.

Procurado, o Supremo informou que “a sessão de quinta foi antecipada para terça porque diversos ministros participarão de evento acadêmico em Lisboa, inclusive o próprio presidente”.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *