Política

Kelps convida secretário estadual de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire, para debater sobre contas do Governo na Assembleia

Foto: Eduardo Maia

Depois de dar boas vindas aos parlamentares de primeiro mandato, o deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) convidou, na primeira sessão ordinária do ano, nesta quarta-feira (06), o secretário estadual de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire, para comparecer à Assembleia Legislativa e dar explicações sobre as receitas e despesas do Governo e sobre o saldo nas contas. Kelps falou sobre a ação na justiça cobrando o uso do saldo para pagar salários atrasados, e sobre a decisão de pagar a folha atual sem quitar as anteriores.

“A decisão da governadora Fátima Bezerra (PT) não respeita os princípios da impessoalidade e da ordem cronológica dos pagamentos que está causando prejuízo aos servidores”, disse Kelps, afirmando que a administração exige que o Estado não pertence ao governador. “Não existe o Governo Fátima, o Governo Robinson, o Governo Wilma”, ressaltou Kelps, lembrando que é autor da Lei da Impessoalidade, aprovada na Assembleia.

No seu pronunciamento, o parlamentar explicou que foi procurado por uma representante do sindicato dos servidores, “filiada ao PT”, e foi informado que havia um saldo de mais de R$ 400 milhões nas contas do Governo. A informação da sindicalista provocou uma ação na justiça, cobrando que o Governo use metade do saldo para pagar quitar parte da folha. Ele reiterou que na reunião da governadora Fátima Bezerra com os deputados, o secretário de Planejamento, Aldemir Freire, declarou que o mês de janeiro deixaria um saldo nas contas.

Kelps falou sobre um desencontro de informações entre o Portal de Transparência do Governo e as informações apresentadas pela Secretaria de Comunicação, e desafiou a governadora a assinar o documento apresentado.

Líder da governadora Fátima Bezerra na Assembleia, o deputado George Soares (PR) explicou que receitas carimbadas que não entram no fluxo de caixa não foram detectadas pelo parlamentar do Solidariedade, por isso o desencontro de informações entre o material divulgado e o Portal. “A ação de Vossa Excelência vai morrer em virtude do saldo que não tem”, adiantou George, explicando que com um saldo inferior ao divulgado por Kelps, não tem como o Governo pagar salários atrasados.

Em aparte, a deputada Isolda Dantas (PT) pontuou o pronunciamento do deputado Kelps Lima e criticou o fato do parlamentar utilizar questões partidárias. “Vamos separar o que é ação de sindicato e o que é ação de partido, até por respeito ao Fórum de Servidores”, disse Isolda, remetendo-se ao fato do deputado ter afirmado que o sindicalista que o procurou era filiada ao PT.

A deputada ressaltou a importância da governadora Fátima Bezerra ter se reunido com todos os deputados, independente de partidos, e criticou o deputado por ter usado uma informação pela metade. “Quando o secretário Aldemir disse que haveria saldo em janeiro, ele também disse que o Orçamento ainda estava fechado”, disse Isolda, criticando também o parlamentar de oposição por ter entrado com uma ação na justiça “com base em ouvi dizer”. Kelps Lima terminou o pronunciamento declarando que não irá “demonizar” partidos e negando que tenha impetrado uma ação sem dados oficiais.

ALRN

Opinião dos leitores

  1. Pois é, vivi para saber que o deputado George Soares, um direitista ortodoxo de extração oligárquica, virou pupilo de seu ex-colega Fernando Mineiro. Depois de longa imersão para aprender os ademanes e salamaleques petistas, Soares enfim foi escolhido para liberar a bancada governista.
    Ao que tudo indica, a "Escolinha do Professor Fernando Mineiro" tem método pedagógico próprio, e nada tem a ver com o celebrado "De pé no chão também se aprende a ler".

  2. Não tem menino besta nessa estória. Os políticos estão pouco se lixando para os seus eleitores, para os servidores e muito menos para o Estado. Estão preocupados mesmo é com a próxima eleição.
    ABRA O OLHO ELEITOR !!!

    1. VC queria que ele deixasse de cumprir a obrigacao dele como deputado, que é tambem fiscalizar as açoes do executivo??? e deixar um governo livre pra fazer o que quer??? a ultima vez que isso ocorreu, um país quebrou e seu lider supremo de bandidagem ficou preso. lembra qual foi o partido?

  3. Com certeza o governo está escondendo dinheiro. Eles são o PT, alguém tem dúvida destes Petralhada bandida.

  4. Kelps pode até ter alguma razão, mas está claramente usando o episódio como "palanque". O objeto da discussão já é menos importante que a pendenga que foi criada. Assim agindo, Kelps angaria: 1) mídia fácil ao polemizar com o governo e 2) eclipsa um pouco a ausência de brilho em sua atuação parlamentar pobre em proposições técnicas. Eis o modelo perfeito e acabado de parlamentar que a sociedade adora!! rsrsrsrs

  5. Deveria também convocar o PRESIDENTE da assembleia legislativa, Para fazer uma prestação de contas a sociedade das contas do legislativo ( despesas, receitas, folha de pagamento e outros) visto que também utilizam recursos públicos. Como forma de transparência da casa do povo.

  6. Ômi, agora não tem escapatória, o petralha vai ser desmascarado mais uma vez, é uma rotina essa sina esquerdopata. Kkkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN mais que dobra taxa de mortalidade materna em um ano

Foto: Ilustrativa

No Rio Grande do Norte, a taxa de mortalidade materna registrou um aumento de 103% entre 2020 e 2021, revelam os dados registrados no Painel de Monitoramento de Mortalidade do Ministério da Saúde. No ano de 2020, a razão de mortalidade materna foi de 72,5 por 100 mil nascidos vivos, enquanto em 2021 foi de 147,2 por 100 mil nascidos vivos. A taxa é superior à média nacional, que foi de 107 mortes.

A Covid-19 e o isolamento contribuíram para o aumento dos óbitos. A mortalidade materna ocorre durante a gestação ou até 42 dias após o término da gravidez. Também se considera nesta categoria, a morte após um ano do parto, se houver causa relacionada com ou agravada pela gravidez, ou por medidas em relação a ela, como mortalidade materna tardia.

“A Covid-19 trouxe um agravamento na saúde materna em diversos sentidos. Primeiro pelo aumento da morbidade e mortalidade nas gestantes e puérperas acometidas pela doença, como também pelo afastamento das mulheres do consultório médico com temor em contrair a doença, e, dessa forma, descuidando de outras enfermidades, como hipertensão e diabetes. Além disto, diversas unidades básicas de saúde reduziram o atendimento devido ao isolamento social e de as unidades de terapia intensiva (UTIs) estarem superlotadas”, elenca os motivos Elvira Mafaldo, secretária executiva da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn).

De acordo com o Ministério da Saúde, 92% dos casos de mortalidade materna são por causas evitáveis; dentre as principais, destacam-se a hipertensão, hemorragia, infecções puerperais e doenças do aparelho circulatório complicadas pela gravidez, pelo parto ou pelo aborto. Nestes últimos anos, mais uma causa foi somada a essa lista, o que gerou forte impacto sobre os casos: a Covid-19. Antes da pandemia, a média era de 50 por 100 mil nascidos vivos. Apesar de menor, a taxa ainda era alta se comparada ao ideal, a Organização Mundial de Saúde preconiza que a taxa deve ser inferior a 20.

Com essa disparada de casos no contexto da pandemia, a especialista analisa, se tornou ainda mais difícil ao Brasil atingir a meta de redução da razão de mortalidade materna (RMM) para 30 mortes por 100 mil nascidos vivos até 2030, desafio esse assumido para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Infelizmente, o Brasil já não havia conseguido cumprir a meta prevista anteriormente de 35 óbitos por 100 mil nascidos vivos até 2015.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Atletas da PSG Academy Natal são campeões na Copa do Mundo da franquia, em Paris

Fotos: Divulgacão 

Cinco atletas da Paris Saint-Germain Academy Natal voltarão da França com uma “bagagem” extra, composta por troféus e medalhas. Os jovens representaram o Brasil na PSG Academy World Cup, torneio que reúne as seleções das escolas de futebol do clube de Neymar e Messi, e três deles subiram ao lugar mais alto do pódio, sagrando-se campeões do mundo. O garoto Gustavo Fernandes, por exemplo, foi campeão, artilheiro e o melhor jogador na categoria sub-11. Já Giovana Gentil e Carolina Melo conquistaram o título no sub-15 feminino, enquanto Arthur Brás e Pedro Ivo Santos, também do sub-15, alcançaram o terceiro lugar.

A competição foi realizada em Paris e chegou ao fim nesta segunda-feira (23), com as decisões ocorrendo no Estádio Parque dos Príncipes. Vários países participaram da disputa este ano: França, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Portugal, Egito, Turquia, entre outros.


O Brasil é o segundo maior centro da PSG Academy no mundo, atrás apenas da própria França. Mais de 4 mil jovens são atendidos pela escola de futebol, em oito capitais e algumas outras cidades. Em Natal, a estrutura da PSG Academy conta com quatro campos society com medidas oficiais, áreas de convivência com acessibilidade, vestiários, quadras de beach tênis e futmesa, além de espaços para a recepção de pais e visitantes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Profissionais da educação Assuense participam de capacitação

 

Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação do Assú realizou mais uma capacitação profissional para equipe técnica da rede de educação do município. Neste sábado (21), foi ofertado o curso de capacitação para os profissionais do transporte escolar, que contou com uma palestra ministrada por Dr. Felipe Rodrigues.

O tema tratado foi as normas de conduta no exercício da função, o que visou atualizar o corpo de funcionários no sentido de apresentar as novas regras, meios de conduta e práticas de atividades ligadas à área. A formação foi voltada para os profissionais das frotas própria e terceirizada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

[FOTOS] DENÚNCIA: Mais de 10 dias após incêndio em creche, município potiguar segue sem assistência por parte do Corpo de Bombeiros e ITEP

 

Fotos: Cedidas

Populares contam que ocorreu na quinta-feira, 12, um incêndio na Creche Mundo Encantado, no município de Montanhas. O fogo iniciou durante a madrugada e foi percebido por servidores do município e vizinhos, que imediatamente acionaram o Corpo de Bombeiros.

Enquanto o fogo se alastrava pela madrugada, o Corpo de Bombeiros sequer compareceu ao local. A sorte de todos foi a união de mais de cem populares que, contando com a cisterna de um vizinho, conseguiram conter as chamas, após profundos esforços.

Procurados no dia seguinte para vistoriar o local e ajudar a entender a origem do incêndio, os Bombeiros afirmaram que esta vistoria seria de competência do ITEP.

O ITEP foi acionado através da Polícia Civil do município, mas, até a presente data, não compareceu ou sequer respondeu.


Um verdadeiro descaso por parte do desgoverno Fátima Bezerra.

Opinião dos leitores

  1. Mas a cobrança do imposto dos bombeiros já venho pra pagar junto com IPVA. Governadora sem futuro, já não basta a UNICAT sem remédios. Agora as conversas com prefeitos deve tá rolando muito dinh………. ,mas para a população zero.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] MEIO–DIA RN: Confira o programa desta segunda-feira

Confira programa desta segunda-feira (23). O MeioDia RN, com este blogueiro, debateu os principais assuntos no Estado, pelo país e no mundo.  Clique abaixo e assista via YouTube.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

REVIRAVOLTA NO SENADO – Rogério lidera pesquisa, Carlos Eduardo perde terreno e empata com Rafael Motta

Foto: Divulgação

A primeira pesquisa de intenções de voto realizada pelo Instittuto Item neste ano aponta o ex-ministro Rogério Marinho (PL) na liderança da corrida pelo Senado. O levantamento da Item confirma o que havia sido apontado pela pesquisa Brâmane/Blog do BG no início do mês, com a tendência de Rogério se firmar na liderança da disputa pela cadeira no Senado.

Marinho figura com 14,7 por cento contra 13,4 por cento obtidos pelo ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, rigorosamente empatado com o deputado federal Rafael Motta, do PSDB.
Ney Lopes, do PMB, com 2,2 por cento e Robério Paulino, do PSOL, com 1,1 por cento, também foram citados. Os eleitores indecisos e os que pretendem votar nulo ou em branco totalizam 55,2 por cento dos 1.600 eleitores entrevistados no período de 12 a 15 deste mês.

A liderança de Rogério Marinho e o empate com Rafael Motta mostram a difícil situação enfrentada pelo ex-prefeito de Natal, que perde terreno à medida que a pré-campanha avança.

Nos bastidores, especula-se que o PC do B, alijado da chapa de Fátima Bezerra à reeleição para dar lugar a Walter Alves, do MDB, poderá indicar o primeiro suplente de Rafael Motta.

 

Opinião dos leitores

  1. BG cadê o caso dos caminhões do lixo, coloca aí, sei q vc já leu, só pra perguntarmos, isso é roubo ? Ou mudou de nome?

  2. Querem enaltecer rogerio marinho de toda forma, mas o RN em peso sabe quem ele é. Vai levar couro como sempre…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pesquisa Item aponta tendência de segundo turno nas eleições para governador

Foto: Divulgação

Pesquisa realizada pelo Instituto Item aponta tendência de segundo turno nas eleições para governador do Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra, do PT, aparece em primeiro, com 33,8 por cento das intenções de voto.

FÁBIO APARECE COM 14%

O ex-deputado Fábio Dantas, lançado pelo Solidariedade em abril, figura em segundo lugar, com 14,8 por cento.

No levantamento feito entre os 12 e 15 deste mês, com 1.500 entrevistas, a soma das intenções de voto de Fábio Dantas e os demais candidatos de oposição é semelhante ao índice obtido pela governadora, o que mostra a tendência de segundo turno.

Também foram citados na pesquisa o senador Styvenson Valentim (Podemos), com 14,4%, Clorisa Linhares (Brasil 35), com 1,9%, Haroldo Azevedo (Patriota), 1,6% e Daniel Morais, do PSOL, que recebeu 1,1% das intenções de voto. O contigente dos indecisos e dos que pretendem votar nulo ou em branco totalizou 32,4%.

A pesquisa Item foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral e tem margem de erro de 2,5% para mais ou para menos.

A primeira pesquisa Item deste ano confirma a tendência de crescimento do candidato Fábio Dantas. Haroldo Azevedo foi incluído na pesquisa porque ainda não desistira de concorrer às eleições.

Opinião dos leitores

  1. Meus amigos, se essa eleição for para o segundo turno, o que acho improvável, vai ser onda, uma pena que o único candidato seja mais fraco que caldo de bila.

  2. A Governadora F. Bezerra deve ter guardado o dinheiro da COVID pra pagar apoio que vêm recebendo
    É muito dinheiro 💰😝 jogando no Lixão e vai perder sou do Rio de Janeiro 🤠

  3. Precisa surgir uma quarta candidatura forte,de um grande partido de centro porque esses partidos radicais de esquerda ou direita são incapazes de levar a eleição para o segundo turno, um candidato ideal é o apresentador Luiz Almir do PSDB que é conhecido em todos os municípios do RN que quase foi eleito prefeito do Natal em 2004, já que o prefeito Álvaro Dias não pode mais ser candidato e porque o deputado estadual Ezequiel desistiu de entrar na disputa para o governo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra dois óbitos por Covid-19 nas últimas 24h; Novos casos são 10

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta segunda-feira (23). São 504.587 casos totalizados. Novos casos nas últimas 24h são 10.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 8.199. Dois óbitos registrados nas últimas 24h. (Angicos e Mossoró) Óbitos em investigação são 1.420.

Recuperados são 495.858. Casos suspeitos somam 245 e descartados são 953.080. Estimativa de casos em acompanhamento: 530.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: RN possui 29 leitos críticos e 58 leitos clínicos disponíveis

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 14h30 desta segunda-feira (23).

Neste período, havia seis (06) pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e nenhum estava aguardando avaliação. Foram registrados disponíveis 29 leitos críticos e outros 58, sendo clínicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 24,1%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 24,1%, registrada na tarde desta segunda-feira (23). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 15.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 22% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 30,8% e a Região Seridó tem 0%.

Até o momento desta publicação são 29 leitos críticos (UTI) disponíveis e 13 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 58 disponíveis e 2 ocupados.

Outros 12 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 5 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *