Joaquim Pinheiro
Repórter de Política – Jornal de Hoje
A correlação de forças na Câmara Municipal de Natal deverá mudar a partir de meados do próximo ano com a base aliada do prefeito Carlos Eduardo passando por defecções em razão de acomodações político/partidárias que ocorrerão (saída de vários vereadores) com a efetivação de várias candidaturas de partidos como PT (Fernando Mineiro), Solidariedade (Kelps Lima), PMDB (Hermano Morais), PV (Paulo Davim), Psol (Robério Paulino), PSDB (Rogério Marinho), entre outros. A análise é feita pelo vereador Klaus Araújo, do Solidariedade, que confirma a candidatura a prefeito do presidente da legenda, deputado Kelps Lima.
O vereador Klaus Araújo constata que a base do prefeito de Natal atualmente é de 16 parlamentares, entretanto, mas segundo ele, a partir de agosto aproximadamente vereadores como Fernando Lucena e Hugo Manso, ambos do PT, terão que deixar a base aliada em razão da candidatura do deputado Fernando Mineiro a prefeito de Natal. Quem também deverá mudar de posição são os vereadores do PSDB, Aroldo Alves e Dickson Nasser para se engajarem na campanha do deputado Rogério Marinho, do seu partido.
Klaus Araújo cita também como certa a saída da base aliada do prefeito da vereadora Eudiane Macedo e ele próprio, já que o partido Solidariedade concorrerá no pleito municipal de 2016 com a candidatura do deputado Kelps Lima. Segundo ele, o PC do B, que tem como vereador titular, George Câmara, substituído na Câmara Municipal pelo suplente, Cabo Jeoás, deverá se compor com o candidato do vice-governador, Fábio Dantas, que segundo ele, certamente será Fernando Mineiro do PT. Além dessa defecções anunciadas, Klaus Araújo prevê que vários outros vereadores deverão deixar a base em razão de insatisfações acumuladas.
Klaus Araújo denuncia: “Médicos não trabalham nos postos de Natal”
“Vou iniciar meu mandato em fevereiro com uma série de visitas aos bairros da capital, principalmente a postos de saúde do município, para me inteirar da situação de dificuldades reclamada pelo população de Natal. Posteriormente denunciarei em plenário como é que se encontra o setor de saúde, faltando médicos e remédios. Não existe regularidade na presença dos médicos nos postos de saúde porque a maioria tem 2, 3 empregos e não cumprem seus horários nos postos de saúde”, denuncia o vereador do PROS, acrescentando: “o prefeito Carlos Eduardo administra para os ricos da Zona Sul, deixando a outra parcela da população abandonada”.
O vereador Klaus Araújo critica também a administração municipal pela falta de interesse em realizar licitação pública para transportes coletivos, lembrando que em 20 anos dos governos Wilma de Faria e Carlos Eduardo esse problema não foi discutido. Questionado sobre articulações no sentido de formação de uma chapa alternativa para prefeito de Natal, Klaus Araújo, entende que chegou o momento de mudar, elegendo um candidato comprometido e que interprete o sentimento da população natalense. “Existem pesquisas internas revelando que o povo não quer mais votar nos atuais gestores”, disse ele, confirmando que o deputado Kelps Lima, do seu partido, será mesmo candidato a prefeito de Natal.
Concluindo, o vereador Klaus Araújo, do SDD, entende que na próxima eleição o prefeito de Natal encontrará dificuldades para se reeleger, lembrando que em pleitos anteriores Carlos Eduardo não participou de nenhuma disputa difícil. “A situação agora é outra e Carlos Eduardo terá adversários fortes, o que não aconteceu anteriormente”.
Boa tarde Bruno. Na postagem pude identificar que você citou dois partido como sendo do vereador Klaus Araújo. Afinal, ele é pertencente ao PROS ou SDD?
Nenhum nem outro, é do PP. Falha nossa e do JH
Gangs existem em todos os podres poderes: executivo, legislativo, judiciário e os "outros órgãos de fiscalização e controle, tais como o Ministério Público, os Tribunais de Contas, As Controladorias. Além do imprensa que em geral trabalha mais de assessoria e consultoria paga para promover uns e derrubar outros (marketing e propaganda) do que para realmente buscar a verdade e informar a população em geral.
É por isso que essa cambada é sustentada com Mensalões, mensalinhos, gratificações, cargos comissionados, cessões para ficar sem trabalhar a disposição de algum desses órgãos, auxílios disso e daquilo, etc.
Vantagens e benefícios abundam para irrigar o sistema patrimonialista que predomina amplamente em nossa cultura há séculos e séculos. E quem não percebeu isso ainda, ou é Hipócrita ou Medíocre. Pois só os "caras de pau" maledicentes e os inocentes alienados fanatizados pelas propagandas veiculadas em formato jornalístico de notícias fabricadas e manchetes encomendadas, ainda acreditam nesse "lenga lenga" que hora endeusa uns e hora demoniza outros, tudo em função de interesses inconfessáveis: dinheiro, promessas, cargos, gratificações, contratos…
Carlos Eduardo realmente deu um tiro no pé, deixando de continuar aliado daqueles que o elegeram e se aliando aqueles que tentaram lhe derrubar com força. Se aliou com os derrotados e se afastou dos vitoriosos. Agora vai pagar o "pato" e comer dobrado tendo ao seu lado o que há de mais atrasado e pernicioso no Estado e no País: o PMDB – Pra Me Dá Bem.
Eu imagino a luta do prefeito para conseguir uma maioria na câmara, pois sabemos que ali se instala uma gangue atrás de cargos comissionados e benefícios próprios, o povo de Natal vem reconhecendo a luta do prefeito Carlos Eduardo que com muito trabalho conseguiu reerguer nossa cidade. Com certeza este vereador não conseguiu os cargos que desejava e tá querendo aparecer.