O Ministério Público Federal vai instaurar inquérito para investigar se houve prevaricação por parte de três delegados federais lotados na Superintendência Regional da Polícia Federal, que foram filmados deixando uma casa lotérica, no Centro da cidade, após virem um ladrão armado rendendo funcionários. O assalto — o quinto sofrido pela lotérica em seis meses, e todos eles praticados pelo mesmo ladrão — aconteceu em julho, mas somente os três primeiros foram registrados, segundo a Polícia Civil. A procuradora da República Cíntia Melo Damasceno, do Grupo de Controle Externo da Atividade Policial, ainda vai analisar as imagens, divulgadas pela Polícia Civil para que o ladrão possa ser reconhecido. Os delegados Praxíteles Praxedes e Rafael Potsch Andreata conversavam e foram alertados sobre a presença do bandido pelo também delegado Rodolfo Martins Faleiros Diniz.
Depois, saíram da lotérica e não são mais alcançados pela câmera. Em nota, a Polícia Federal informou que os delegados relataram não terem agido no momento para não expor a risco a vida de pessoas. Segundo a nota, eles aguardaram o ladrão sair e o seguiram “esperando o melhor momento de intervir, sempre atentando para a segurança dos transeuntes”. Mas o ladrão fugiu. A PF diz ainda que os policiais estão à disposição da 4ª DP (Central do Brasil), responsável pelo caso, para prestar depoimento e ajudar a prender o bandido.
No mesmo mês do assalto, o delegado Faleiros passou a ser o substituto eventual do corregedor regional da Superintendência Regional de Polícia Federal.
O delegado Andreata é o diretor regional da Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) do Rio e o delegado Praxedes, que estava desarmado, ficou conhecido durante as investigações sobre o “Mensalão”, em 2005. Ele é chefe da Delegacia de Armas da Polícia Federal do Rio.
Foto: Divulgação
Esses delegados são do mesmo time do policial civil do rio grande do norte que hontem fez um dizabafo na imprensa, bandido não quer saber se policial tem nivel superior não, policial tem que ter coragem, eram três contra um e se borraram, imagine se tivesse só um.esses tipos de policiais só pensam em salario e greve.
E ainda pleiteiam ganhar 92,5 % do vencimento de um Juiz do STF, ou seja a bagatela de 23.500,00 mensais. É mole?