Política

Larissa Rosado confirma pré-candidatura à federal e defende a mãe Sandra para estadual

A vereadora Larissa Rosado, ex-deputada estadual, confirmou que pretende disputar uma das oito vagas do RN na Câmara dos Deputados nas eleições do próximo ano e ainda defendeu o nome da mãe para a Assembleia Legislativa.

“Há uma necessidade na cidade de Mossoró de eleição de gente da terra. São lutas travadas, por setores importantes, como sal e fruticultura, que precisam de parlamentar identificado com as pautas da região. Nós também articulamos candidatura a deputado estadual, podendo ser o nome da ex-vereadora Sandra”, disse em entrevista ao jornalista Saulo Vale e ao advogado Jailton Magalhães.

Opinião dos leitores

    1. As oligarquias se movimentando para permanecer com suas sinecuras e as benesse. O povo precisa deixar de ser OTARIO, eles arranjam uma briguinha de mentira para os babacas votarem nelles. Políticos CARREIRISTAS que nunca trabalharam de sol a sol como o Cidadão comum. Tudo rico com o nosso dinheiro roubado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Moro vira réu em ação do PT que pede condenação por prejuízos ao país

Foto: Pedro França

O ex-juiz Sergio Moro virou réu em uma ação popular em que deputados federais do PT pedem que ele seja condenado a ressarcir os cofres públicos por alegados prejuízos causados à Petrobras e à economia brasileira por sua atuação à frente da Operação Lava Jato.

A ação judicial foi apresentada no dia 27 e enviada à 2ª Vara Federal Cível de Brasília. Os petistas não estipularam o valor da indenização a ser pago em caso de condenação. Na segunda (23), o juiz Charles Renaud Frazão de Morais recebeu a inicial, o que significa que dará curso à ação. E determinou: “Cite-se o réu”.

Na ação, assinada pelo advogado Marco Aurélio de Carvalho, que coordena o grupo Prerrogativas, os parlamentares afirmam que “o ex-juiz Sergio Moro manipulou a maior empresa brasileira, a Petrobras, como mero instrumento útil ao acobertamento dos seus interesses pessoais”.

“O distúrbio na Petrobras afetou toda a cadeia produtiva e mercantil brasileira, principalmente o setor de óleo e gás.” A iniciativa da ação é dos deputados petistas Rui Falcão (SP), Erika Kokay (DF), Natália Bonavides (RN), José Guimarães (CE) e Paulo Pimenta (RS).

Em vídeo nas redes, Moro criticou a ação dos deputados. “Tem horas que você não sabe se o PT é um partido político ou um grupo de comediantes”, diz. O advogado Marco Aurélio de Carvalho sustenta que não há revanchismo e que “corrupção praticou Moro, ao violar regras do direito”.


Representados por advogados ligados ao grupo Prerrogativas, os cinco parlamentares do PT afirmam que, ao contrário do respeito aos limites legais e à obrigação de imparcialidade, Moro teve “condutas profundamente alheias aos ditames imponíveis à atividade judicial”.

Alegam que desvios de finalidade, excessos e abusos cometidos pela Lava Jato, sobretudo em virtude da “atuação viciada” do ex-juiz, “resultaram em perdas e danos muito superiores ao interesse público”, o que produziu “um cenário de desarranjo econômico de altíssimo custo social em nosso país”.

De acordo com informações disponibilizadas pelo Ministério Público Federal, o saldo de recuperação da Lava Jato no Paraná inclui R$ 4,3 bilhões em valores recuperados e devolvidos aos cofres públicos (União, Petrobras e outros) e R$ 14,8 bilhões em multas compensatórias decorrentes de delações premiadas e acordos de leniência.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Mulher é encontrada morta em Baraúna vítima de espancamento

Foto: Reprodução

Uma mulher foi encontrada morta, vítima de espancamento, na noite dessa segunda-feira (23), em Baraúna. A vítima, identificada apenas como Adalgisa, chegou a ser socorrida e levada Hospital Tarcísio Maia em Mossoró, mas não resistiu.

De acordo com relatos, a mulher estava com hematomas na cabeça. O delegado de Baraúna, Luiz Fernando, informou que aguarda o laudo do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN) para instaurar inquérito e investigar o caso.

A Polícia Civil ainda não tem uma linha de investigação sobre esse assassinato.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN aumenta em 36,8% o número de casos de AIDS e em 28,8% taxa de infecções por HIV em uma década

Foto: Vinícius Marinho

O Rio Grande do Norte registrou 6.470 casos de AIDS, sendo 64 casos de AIDS em menores de cinco anos, 1.057 gestantes infectadas pelo HIV, 1.068 crianças expostas ao HIV. O estado teve registrados 6.906 casos de infecção pelo HIV e 1.404 óbitos por AIDS. Os dados são do boletim HIV/AIDS emitido este mês pelo Programa Estadual de IST, AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), relativos ao período de 2011 a 2021.

Esse período, percebe-se um crescimento de 36,8% no registro de casos de AIDS, de 28,8% nos casos de infecção pelo HIV, de 74% no número de casos de gestantes infectadas pelo HIV, de 203,2% na identificação de crianças expostas ao HIV e de 19,4% na ocorrência de óbitos por AIDS.

No entanto, a notificação de casos de AIDS em menores de cinco anos apresentou uma redução de 100%. De acordo com Gislainhy Aline Pires da Silva, responsável técnica do Programa Estadual de IST, AIDS e Hepatites Virais, nos últimos dez anos percebe-se importante variação no número de casos notificados de AIDS no estado. “Entretanto, quando comparados os anos de 2011 e 2021, verifica-se um incremento de 36,8% no registro de casos”, disse.

Desses, 6.363 (98,3%) ocorreram em adultos e 107 (1,7%) em crianças. A distribuição dos casos de AIDS por região de saúde de residência mostra que a Região Metropolitana apresentou 56,1% dos casos e o município de Natal concentrou 38,5% do total de casos registrados no estado.

“O Estado vem incansavelmente apoiando as ações de IST’s e monitorando os dados epidemiológicos. É importante destacar a corresponsabilização das regionais de saúde e dos municípios na elaboração e desenvolvimento de estratégias de prevenção, tratamento e vigilância do HIV/AIDS, pois os municípios devem facilitar o acesso às testagens rápidas para os usuários”, afirma a responsável técnica do Programa.

A taxa de detecção de AIDS apresentou aumento no período avaliado, passando 15,5 casos por 100 mil habitantes em 2011 para 19,1 casos por 100 mil habitantes em 2021, revelando um acréscimo de 23,3%. Com exceção do Seridó, que teve uma redução de 20%, as demais regiões mostraram aumento na taxa de detecção, com variações de 94,4% no Agreste, de 17,4% no Oeste, de 43,4% no Mato Grande, de 30,7% no Trairi/Potengi, de 56,1% no Alto Oeste, de 9,9% na Região Metropolitana e de 71,9% no Vale do Açu..

Entre 2011 e 2021, foram registrados 4.650 (71,9%) casos em homens e 1.820 (28,1%) casos em mulheres. Nos homens, a taxa de detecção passou de 22,7 para 29,5 casos por 100 mil habitantes, representando um aumento de 30%. Entre as mulheres, a taxa passou de 8,7 para 9,3 casos por 100 mil habitantes, revelando um crescimento de 7% neste grupo.

A maior concentração dos casos, entre 2011 e 2021, foi observada nos indivíduos com idade entre 30 e 39 anos (31,1%). Nos homens, a faixa etária que apresentou maior variação, no período, foi a de 13 a 19 anos (184%) e, nas mulheres, o maior crescimento foi observado na faixa etária de 60 anos e mais (150%).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Mulher se joga de carro em movimento para fugir de tentativa de estupro em Natal

Foto: Geraldo Jerônimo

Uma mulher se jogou de um carro em movimento para fugir de uma tentativa de estupro na noite desta segunda-feira (23), em Natal. A vítima é uma operadora de caixa, de 22 anos.

Em depoimento à polícia, ela contou que, após sair do trabalho, foi perseguida no bairro Nazaré por um homem que aparenta ter 50 anos de idade. Ela disse ainda que foi ameaçada com uma faca e obrigada a entrar no carro dele. A vítima ficou sob ameaça cerca de duas horas.

Ainda de acordo com o relato da vítima, o homem queria estuprá-la. Ela contou que só conseguiu fugir da tentativa de estupro porque pulou do carro em movimento. O caso foi registrado no plantão da Delegacia de Especializada de Atendimento à Mulher, na Zona Norte de Natal.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

RN tem 2ª maior taxa de abandono escolar do Ensino Médio no Brasil

Foto: Adriano Abreu

Os dados da segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021 apontam que, no ano passado, o Rio Grande do Norte registrou a maior taxa de reprovação (10,7%) e abandono escolar (14,7%) do Ensino Médio em todo o Nordeste. Na outra ponta, a taxa de aprovação é a menor da região (74,6%). O Estado tem a segunda menor taxa de aprovação do País, com aproveitamento melhor apenas do que o Pará, que registrou índice de 73,3%. Em relação ao abandono de estudantes do Ensino Médio, o Rio Grande do Norte está em segundo lugar no ranking nacional. A taxa do Estado, de 14,7% só não é pior do que o índice do Pará, que registra 15,6% de abandono escolar.

Os dados foram divulgados na semana passada e estão disponíveis portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e no sistema do Educacenso. A diferença entre os dados do RN e dos estados vizinhos é outro aspecto que chama a atenção. A taxa de reprovação no RN é 35 vezes maior que a do Ceará (10,3% x 0,3%). Até mesmo a comparação com o segundo colocado da lista coloca o RN em situação difícil. A taxa de Alagoas é de 4,5%, ou seja menos que a metade.

O mesmo acontece com a taxa de abandono. O RN tem números 10 vezes maiores que Pernambuco. Especialistas ouvidos avaliam que é necessário analisar os dados com cuidado, uma vez que os estados adotaram critérios diferentes para definir os processos de aprovação, reprovação e abandono escolar.

Em se tratando de reprovação, o Estado está em sexta colocação no Brasil. Com desempenho pior do que o RN, que tem índice de 10,7%, estão Amapá (15,4% ), Mato Grosso do Sul (13,8%), Mato Grosso (12,3%), Santa Catarina (12,1%) e Distrito Federal (11%). No comparativo entre 2020 e 2021, os números do ano passado no Rio Grande do Norte também apontam para um declínio no rendimento dos estudantes do Ensino Médio do Estado.

Em 2020, a taxa de aprovação era de 98,4% e os índices de reprovação e abandono eram 0,1% e 0,6%, respectivamente. Getúlio Marques, secretário de educação do Estado, explica que a diferença de um ano para o outro se deve ao fato de não haver reprovações em 2020, conforme recomendação do Inep. O titular da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN) reconhece que os números do Censo são preocupantes e o cenário se deve, especialmente, às restrições provocadas pela pandemia.

“Em 2019, tivemos dificuldade financeira. O Estado estava em situação de calamidade e tivemos que investir menos em algumas áreas. Com isso, um grande número de alunos ficou prejudicado na pandemia, especialmente aqueles de cidades com pouca estrutura. Muitos não tiveram acesso à internet e, para isso, nós utilizamos a televisão, que não teve o mesmo impacto”, afirma o secretário.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. A proposta dos militares de cobrar atendimento pelo sus, não sai por aqui também? Pois é, militares têm projeto de ficar no poder até 2035 e querem cobrir pelo sus. Enquanto isso a farra de pênis (prótese), do lubrificante, do whisky, picanha corre solto. O que os bichos escrotos fizeram com o país foi um crime.

  2. Onde tiver um ptista no poder , tem sempre destruição dos valores , da educação, da boa fé , das famílias , da honestidade, dos valores cristãos, essa seita diabólica sempre desviou a vdd e os recursos públicos da nação e dos contribuintes que trabalham e contribui;

    1. Pelo visto já fumou um hoje… tua professora aí é incompetentA viu ! No dia 17 de maio saiu uma pesquisa, tava 35 a 35. Aí hoje, depois de 7 dias sai essa é!?!??? Kkkkkkkk doideira

    2. A administração dos petralhas é assim, povo bom é povo burro e desinformado, o primeiro lugar foi daquele ditador Helder Barbalho, que trancou as pessoas em casa para fazer oposição ao JB igual ao fatão, esses alunos só retornam à escola para comprar o diploma para poderem trabalhar , está aí um dos resultados do fique em casa ,parabéns governadora.👋👋👋👋👋👋

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Mundo ganhou 573 novos bilionários durante a pandemia, diz estudo

Foto: Reuters

O mundo tem 573 novos bilionários desde o início da pandemia, segundo o relatório “Lucrando com a dor” da ONG Oxfam, publicado nessa segunda-feira (23), durante o primeiro encontro presencial do Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça) em dois anos. Desde 2020, um novo bilionário surgiu a cada 30 horas, aponta o levantamento.

Os dados, baseados na lista de bilionários da Forbes, dão destaque para a crescente desigualdade global desde o começo da pandemia. No período, o patrimônio dos bilionários teve alta de 42% – um aumento real de US$ 3,78 trilhões.

Hoje, a riqueza total dos 2.668 bilionários existentes no planeta equivale a 13,9% do Produto Interno Bruto (PIB) global, um total de US$ 12,7 trilhões (cerca de R$ 61 trilhões). O valor é quase o triplo do registrado em 2000, quando representava 4,4% do PIB mundial.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Brenno Queiroga diz que finalizar o pagamento dos atrasados só agora foi politicagem de Fátima

Foto: Reprodução/Rede Social

Opinião dos leitores

  1. Temos que agradecer ao presidente Bolsonaro que tem sido o melhor governador desse estado, porque foi justamente no governo Bolsonaro que esse estado recebeu aportes financeiros generosos que foram suficientes para colocar toda a folha em dia e ainda ficar com o caixa bem abastecido, então diante de tudo isso o melhor governador para o Rio Grande do Norte foi o presidente Jair messias Bolsonaro. Se fosse pelo governo do PT estaríamos no mesmo marasmo que estamos no quesito obras e investimentos no qual estamos a zero , a governadora do PT não tem nada pra mostrar em quase 4 anos de governo. Governo fraco, sem nenhuma credibilidade.

  2. Se ela AFIRMOU que pagou as folhas atrasadas MENTIU, falta ela quitar as correções pelo atraso, isso foi uma determinação JUDICIAL.

  3. Com certeza, essas folhas atrasadas foram pagas com dinheiro do governo federal que veio para o combate a pandemia, ou alguém tem alguma dúvida disso.

  4. Esse cara agride o bom senso. Ele não critica quem deu o calote nos servidores, o Robson Farias, o Fábio dantas e o Rogério marinho, critica quem pagou. Aliás, alguém pode dizer se o Robson e o Fábio dantas ficaram pelo menos de cara vermelha quando receberam os seus pagamentos? Fica vermelha cara sem vergonha. Será que o povo terá a coragem de trazer esses caloteiros para governaram o RN?

  5. Essa (des)Governadora é das piores bandidas, manteve o sofrimento dos pais de família para fazer politicagem. Infelizmente essa praga será reeleita e vai terminar de afundar o nosso estado que padece sem Saúde, Segurança, Educação e investimentos no Turismo.

  6. Oh babaca!!! E o seu ídolo (Robinson Faria) só deixou dívida com os servidores? E os fornecedores não precisaram ser pagos, também? Vai ser burro lá na casa do chapéu!!!

  7. Vai vendo! A professora Fátima Bezerra pegou o RN destroçado, que em dezembro de 2018 acumulava só de folha de pagamento, o básico, mais de 1 bilhão. Pois bem, já no primeiro ano, em 2019, além de garantir o calendário de pagamento do ano todo, pagou a 1a folha atrasada. E nos anos subsequentes foi ajustando a máquina, priorizando o óbvio o humano, foi foi organizando td até com a conclusão da folha. Esse mês. Oportunista e politiqueiro tem se mostrado esse senhor que demonstra, no mínimo, ser um cara desumano pra não dizer o resto que o oportunismo dele reflete. O desespero esta grande.

  8. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Esse rapaz está se candidatando para humorista , só pode ser ! Mas pode ser que seja falta de conteúdo para falar.

  9. Malandra , essa FATMAN GRELO DURO é a imagem do cão , essa tal professora nunca entrou em uma sala de aula , pior índice de evasão escolar no Brasil é no RN , esse troço incentivou o sindicato a deixarem os malandros do professores em casa ganhando dinheiro sem trabalhar 🤮

    1. Aqui é engraçado.. Se ofende professor de graça, mas quem falar um aí com o corno miliciano ou ou com essa boiada imunda e safada, é censurado

    2. Está falando de escola pública, porque privada , não parou sequer 1 dia , privada não vai trabalhar é RUA , mas FATAO deixou a malandragem em casa recebendo dinheiro, 🤮🤮🤮lascou ou pobre que a PTralha diz que defende

    3. É verdade Prof. BRENO, PT sempre traindo com mentiras fajuas. Veja a REFORMA DA PREVIDÊNCIA DO ESTADO RN, taxou severamente os APOSENTADOS E PENSIONISTAS não levou em consideração o TETO NACIONAL DA PREVIDÊNCIA e muito menos corrigir o TETO do ESTADO RN. GOVERNADORA DO PT, as URNAS não abriram e tenha respeito com os PELEGAS. O PRÓXIMO GOVERNADOR, TEM QUE REVER A SITUAÇÃO DA PREVIDÊNCIA PORQUÊ O PEQUENO ESTÁ PAGANDO A CONTA

    1. Maria mulher onde é que ele diz que recebeu pra pagar pessoal? leia novamente ele disse que recebeu a mais do previsto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Ibama aplicou 3800 infrações contra desmatamento em 2022

Foto: Vinícius Mendonça/Ibama

Nos primeiros 4 meses deste ano, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) realizou 3.800 autos de infração por desmatamento da Amazônia, arrecadando mais de R$ 280 milhões em multas. Os dados foram repassados pelo diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Samuel Vieira de Souza, ao programa A Voz do Brasil na segunda-feira (23.mai.2022).

Segundo Souza, no ano passado, o órgão realizou mais de 11.500 ações de fiscalização. Desse total, 3.800 ações foram contra o desmatamento do bioma amazônico. Foram 9.162 autos de infração e mais de R$ 163 bilhões em multas.

O Ibama atua com prioridade nos Estados do Pará, sul do Amazonas, Rondônia e norte do Mato Grosso. “São essas áreas hoje, esse arco do desmatamento que nós procuramos efetivar nossas ações para combater mais efetivamente o desmatamento.”

O instituto também trabalha em outras frentes, como tráfico de flora e fauna, biopirataria e a pesca ilegal. Para aumentar a fiscalização, no 2º semestre, o órgão deve receber mais 500 servidores aprovados em concurso. Além disso, o Ibama também adquiriu sistemas de monitoramento.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN investiga primeiro caso suspeito de hepatite aguda de causa desconhecida

Foto: Ilustrativa/iStock

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) informou nessa segunda-feira (23) que investiga um caso suspeito de hepatite grave em criança no RN, provocados por agente desconhecido. O caso foi registrado em Mossoró. O paciente tem 4 meses.

O estado de saúde do bebê não foi informado pela Sesap. A situação é acompanhada pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde da secretaria.

Até esse domingo (22), já eram 614 casos notificados no mundo, sendo 64 deles no Brasil. Dentre os sintomas, estão dores e problemas gastrointestinais, alterações nas substâncias hepáticas e icterícia (pele e olhos amarelados).

A Organização Mundial da Saúde diz que os primeiros casos dessa hepatite misteriosa apareceram no começo de abril na Grã-Bretanha.

g1 RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

‘Me matou por dentro’, diz jovem tatuada à força com nome de ex-namorado no rosto

Fotos: Pedro Melo/TV Vanguarda

Uma jovem que teve o rosto tatuado com o nome do ex-namorado relata ter sido sequestrada e mantida em cárcere privado pelo rapaz, que não aceitou o fim do relacionamento. O caso aconteceu em Taubaté, no interior de São Paulo, na última sexta-feira (20/5).

“Quando eu olhei, não era mais eu, não sou eu com isso aqui. Para mim, ele me matou por dentro, acabou comigo”, disse à TV Vanguarda.

Thayane Caldas, de 18 anos, sumiu quando estava indo para um curso. A mãe da jovem, Déborah, estranhou o sumiço da filha e fez um registro de ocorrência no plantão policial.

Segundo Thayane, Gabriel Henrique Alves Coelho, além de bater nela, amarrou suas mãos e tatuou seu rosto: “Uma forma de me marcar e dizer que eu sou propriedade dele”, afirmou a jovem.

Contra Gabriel havia duas medidas protetivas, uma de 2021 e outra de 2022. Ele foi detido no sábado (21/5). De acordo com o G1, na delegacia, ele apresentou um vídeo em que a ex-namorada consentia a tatuagem, mas a versão é investigada pela polícia.

O caso passou para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Gabriel teve audiência de custódia no domingo e segue preso.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *