Latam pode chegar a 3,9 mil demissões de pilotos e comissários

Após demitir 2,7 mil pilotos e comissários de bordo no início de agosto, a Latam pode dispensar outros 1,2 mil tripulantes, informou a companhia em petição apresentada na segunda-feira, 21, ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). A empresa tenta negociar com funcionários uma redução permanente na remuneração deles, mas, se não chegar a um acordo, deverá optar pelas demissões.

Conversas para alterar o modelo de remuneração dos profissionais já haviam ocorrido entre a Latam e o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) em julho. Sem acordo, a empresa desligou os 2,7 mil funcionários. Como o segmento de voos internacionais continua praticamente paralisado por causa da pandemia, as negociações foram retomadas em uma tentativa de evitar a demissão de outros 1,2 mil aeronautas.

Enquanto a Gol e a Azul fecharam com o SNA uma proposta de redução temporária de salários até o fim de 2021, a Latam propõe uma mudança permanente. Mais antiga no mercado, a companhia é hoje a que paga salários mais altos e diz precisar se adequar aos padrões atuais de remuneração. Em julho, porém, o sindicato levou a proposta da Latam aos trabalhadores, mas a rejeição foi de quase 90%.

Caso ocorra uma nova rodada de demissões, deverão ser desligados 400 pilotos e 800 comissários. Antes da crise da covid-19, eram 7 mil tripulantes – hoje, são 4,2 mil. Segundo a empresa, há a necessidade de reduzir a folha de pagamento em 20%.

Em recuperação judicial (chapter 11) nos Estados Unidos desde maio, a Latam conseguiu a liberação de um empréstimo de US$ 2,4 bilhões na semana passada.

Em nota, a companhia afirmou que, caso “não consiga chegar a uma negociação com o Sindicato dos Aeronautas, lamentavelmente terá que reduzir seu quadro excedente de tripulantes”.

ESTADÃO CONTEÚDO

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. GCF disse:

    Na época do saudoso Comandante Rolim, a antiga TAM crescia sempre. Com certeza, ele teria adotado outras soluções para o período da pandemia e, JAMAIS, demitiria seus funcionários. As cias aéreas poderiam, pelo menos temporaroamente, fazer transporte de cargas. Seria bem seguro, pelo lado da saúde, e entraria algum dinheiro para equilibrar as contas.

  2. Yury Azevedo disse:

    não aceitaram a redução de salário por causa do sindicato . agora não vão receber mais salário. viva a esses sindicatos!

  3. Tarcísio Eimar disse:

    Se não quebrar, vai terminar readmitindo em virtude da volta do anormal

COMENTE AQUI