Geral

Leitora do Blog detalha como foi o protesto da última quinta em Natal

Ontem (20/06/2013) foi lindo e digno. Todos fomos às ruas na cidade de Natal/RN. Gritamos, cantamos o hino, proclamamos que tínhamos orgulho e amor de ser BRASILEIRO, ok, entendo que meio clima de Copa do Mundo, porque esse trocadilho se usa na mesma, porém, achei válido. Se não tivéssemos amor e orgulho pelo nosso PAÍS (e quando digo país NÃO ME REFIRO, de maneira alguma, a corja de safados que o presidem e o governam) não tinha pra quê e nem por que querermos lutar por um melhor.

Tudo começou com centenas de pessoas por volta das 16h30 gritando “abaixa a bandeira”; Calma, pensem comigo, se clamamos por liberdade e democracia porque gritamos pedindo pra um certo partido baixar as bandeiras? É tão analfabetismo politico pedirem pra eles baixarem a bandeira, ainda mais, sendo partido de esquerda! Creio eu que mais da metade das pessoas que gritavam aquilo em frente ao Via Direta não tinha conhecimento nem de que bandeiras estavam se referindo. Voltaire falou sabiamente “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”, e isto me lembrou muito a estupidez de alguns que perderam o foco logo no começo.

Não concordo com as bandeiras, acho que não havia necessidade, mas o movimento/ato é plural, e devemos acolher a todos, AGREGANDO, não segregando. Enfim, não tinha motivo maior pra nós gritarmos e defendermos do que a revolta/indignação contra um partido politico?! Vale salientar que, quando os ânimos acalmam e as pessoas desistem de ir às ruas, são eles que continuam na luta. Ainda ouvi algumas mentes “inteligentes” dizendo que todo o caos brasileiro é devido a existência de partidos e que os mesmos não deviam existir em nosso país, minha indignação foi tanta que, além de pena, eu senti vontade de perguntar se ela preferia, pros dias atuais, uma monarquia ou uma ditadura e o seu AI-5 “maravilhoso”, que defendia a extinção dos partidos, e que sentimos suas consequências até hoje. E, o cúmulo, no ápice, partiram pra agressão. Foi a primeira “carreira” que levei.

O mais interessante é que eu via no rosto de cada um daqueles que partiram pra agressão que estavam se divertindo, que não tinham ideia do que é ser apartidário, partidário ou antipartidário, que não tinham idéia do que é o PSTU (e não duvido nada que o confundam com PT, PMDB e os “de direita”), e que estavam na “algazarra”, por brincadeira. Era tudo que a Globo queria para mostrar que “logo cedo começou a violência”, como foi dito no RNTV. Os manifestantes se voltam contra eles próprios. Seria engraçado, se não fosse cômico, tamanha idiotice.

Continuamos pela BR 101 sentido Midway. Logo consegui ver do meu lado esquerdo vários trabalhadores (não conseguir especificar a área de trabalho mas estavam fardados) portando cartazes e apoiando o nosso MANIFESTO, defendendo a causa deles. Foi a primeira cena admirável que vi. Aplaudimos. Pois bem, logo depois disso, levei a minha “segunda carreira”. O por quê? Não sei exatamente, só vi todos correndo, ainda tentei ficar parada para ver o motivo, mas confesso que não permaneci nessa valentia por mais de 10 segundos. Vi também portadores de deficiência andando de cadeira de rodas, um amigo meu que tem deficiência visual indo as ruas louvavelmente com a frase “Politicos, sou cego mas estou de olho em vocês!”. Realmente, lindo.

Enfim, seguimos na Salgado Filho. As quatro vias completamente entupidas de gente, e comecei a ver os primeiros indícios de “micareta”/dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo/ Natal Fashion Week; presença de bebidas alcoólicas, de coolers, de beijos, de “vou por aqui que as boyzinhas tão indo também”, de pessoas sorrindo, embreagadas oscilando entre o grau alcoólico e o grau de patriotismo exacerbado e fingido. Não entendi pois vi vários também com a camisa da seleção brasileira (será que eles realmente pensavam que ia ter um pit stop depois pra ver o jogo do Brasil na Copa das Confederações ou que Neymar estaria lá pra autografar suas camisetas?). Pessoas festejando, virou festa, virou ponto de encontro da galera. Mas festejando o que? Diabos é quem sabe!

Pois pra mim, quem tava nas ruas e tinha conhecimento CONCRETO das causas pelas quais nos faziam está ali não tinha motivos pra sorrir e festejar. Pra sair pulando e gritando “Olê, Olê, Olê, Olá, Brasil”, só faltou a “ôla” tão famosa nos estádios de futebol e a narração de Galvão Bueno gritando GOL. Pessoas agarradas na bandeira nacional SORRINDO pras fotos, como fazem dentro dos estádios na Copa, uma espécie de “Mãe, to na Globo”. Pessoas fazendo PRÉVIA, pasmem, se juntando antes da REVOLTA para “aquecer” os ânimos alcoolicamente para ir ao “estádio”. Só faltou ter o caminho da roça e uma quadrilha de São João.

Eu andava entre as pessoas, ficava as observando, e me questionava se essas pessoas sabiam ao certo porque estavam ali, se essas pessoas sabem o que é partido de direita e de esquerda, e suas diferenças, se essas pessoas sabem o que é POLÍTICA, se essas pessoas sabem o que é a PEC 37 (ou ao menos o que é PEC), se essas pessoas sabem o que são as POLÍTICAS PÚBLICAS URBANA (e se sabem que elas vivem ausentes, enquanto deveriam estar presentes) ou pelo menos se sabem o que é FORO PRIVILEGIADO (que é uma das coisas que eu defendo a extinção). Não sei se fui a única que, por ser “novata” em movimentos, decidi estudar as causas/consequências, o que já tinha acontecido sobre movimentos até então, sobre partidos, sobre politica, me inteirar com as pessoas que já participaram, ajudar na plenária, enfim, decidi estudar e “ficar por dentro” para saber se poderia ir a rua defender os ideais juntos aos outros. Fui, sabiamente, sabendo o porque de está ali, com convicção que não era momentos de risada, festejos e comemorações; Pena que vi que 70% dos que ali estavam não tinham nem conhecimento do porque danado ali estavam.

Sei que todos estão indignados com a situação atual do BRASIL, não estou em momento nenhum retirando o direito de lutarmos contra temas abrangentes como a educação, saúde e transporte; o que me indignou, durante todo o percurso, foram os ânimos de festejos e comemorações. E isso, com certeza, só pode ter vindo de quem não se informou ao certo o real motivo de ir as ruas. Eu espero que ao menos 10% das aproximadas cinquenta mil pessoas que ali estavam soubessem ao certo o motivo de está ali e, além do motivo, soubessem também que não tavam ali pra sorrir e ser bonito. Não sei se estou ficando louca, mas isso me indignou bem mais do que os atos de vandalismo praticados.

E seguíamos. Na minha cabeça, por ter participado da plenária, iriamos para a governadoria. Local que achava mais adequado pra focar a manifestação; Ou até a prefeitura, a câmara dos vereadores, a assembleia legislativa, enfim, QUALQUER LOCAL, exceto um shopping privado. Mas, seguimos, passamos pela governadoria sentido Petrópolis. Nesse meio tempo, levei outra “carreira”, nas proximidades do Bob’s; corri, sem nem ver o que ocasionou essa dispersão, quando retorno descubro o motivo; Desta vez era porque alguns espertos “manifestantes” estavam em clima de São João e soltavam track’s e bombas no meio da galera. “Alavantu” e “Anarriê” para eles.

Continuamos em passeata. E paramos em frente ao MIDWAY, o shopping privado. Mas, pera aí? O que danado o MIDWAY tem a ver com o que defendíamos? Estávamos em luta contra o capitalismo e eu não sabia? Fizemos uma passeata de um shopping ao outro. Não sei como os alcoolizados ou os pegadores não concluíram com sua mente cheia de “ideais” que também estávamos lutando contra shoppings centers e contra o capitalismo. Ao questionar isso a pessoas próximas, sobre o porque da parada em um shopping, disseram-me “Ah, mas aqui é o canto que mais tem movimento na cidade”; Sim, pera aí, agora é um movimento contra o movimento dos natalenses? Foi tudo tão organizado que nem movimento se tinha, se a idéia de ir ao Midway era causar transtorno e caos no trânsito, chamando a atenção, foi inválida, até porque, carro circulando nas ruas eu não vi. A cidade era tão deserta que tive até dificuldade para comprar água durante o trajeto pois tudo estava fechado.

Voltando, sinceramente, falha grande da organização do movimento ou da falta de organização ir em direção e fazer uma parada no Midway. Ocasionou a dispersão de diversos manifestantes pacíficos, inclusive eu, que sentia o vazio do movimento e das pessoas que pararam na rua e começaram a fazer uma “social” entre si. E quebra-se o Midway, além de vândalos, são ignorantes. Eu NÃO apoio o vandalismo, porém, sério, o que danado o MIDWAY tem a ver com isso? Ainda não entendi nem vi o motivo pra vandalismo. E ouvi também “se ficarmos parados, só andando, os políticos vão rir da gente”. Ah povo ignorante, nós paramos a cidade, não tinha movimento em canto nenhum, os comércios e clínicas fecharam, era breu total, vocês não já acham que isso já afeta? De forma pacifica, não damos “motivos” para críticas, nosso maior poder é nossa indignação, é mostrar que somos capazes de ir a rua, de tomar conhecimento das causas que defendemos, de lutar e de não cansarmos até alcançar a reforma e melhorias que almejamos.

Sai logo ali quando se parou no Midway pois tinha um compromisso as 19h. E vi após nas redes sociais que o clima só piorou por lá. Que dissipamos. Que nos assustamos. Que deixamos um grupo de 20 pessoas, que não tinha nada haver com o nosso movimento, comandar a partir de então.

Foi bonito, foi legal ver que as pessoas que antes criticavam agora decidiram ir as ruas. Ver que o povo realmente está saindo da comodidade e acordando (inclusive eu). Que o povo está cansado da falta de clareza e justiça na politica. O poder emanou do povo, conseguimos parar Natal, como almejávamos, mas, e agora? Agora meu humilde conselho é que se comece a estudar sobre o assunto pra aprender o que é manifestar, como é manifestar e, principalmente, o porquê de se manifestar. Demos um passo sim, o começo, meio vergonhoso, meio torto, troncho, como defini acima, mas demos o primeiro passo. Somos uma geração nova, concordo que estamos aprendemos; porém ninguém vai nos ensinar enquanto estivermos interessados apenas em festejar e, principalmente, enquanto não estivermos procurando aprender.

O movimento está bonito por fora. Vamos encher o movimento internamente, vamos entender que não é espaço para sorrisos, que não é espaço para alegria, não é espaço para desfiles, que não é espaço para comemorações como se fosse Jogo da Copa ou 7 de Setembro. Vamos encher nossas cabeças para proclamarmos algo concreto. Vamos nos unir. Ser fortes. Estudar as causas. Saber porque lutamos. Vestir a camisa do manifesto. Nos informar. Outro manifesto com tanta mente vazia como havia ontem não nos acrescenta muita coisa. Que possamos refletir sobre as causas que “mancharam”, de alguma forma, ao meu ver, o manifesto.

Esse relato foi elaborado por mim mesma e é a MINHA opinião, pode não ser a sua mas espero que respeite o direito de eu dize-la e respeite o que foi dito.

Gabriella Tavares

Opinião dos leitores

  1. Quando começarem a notar que esses protestos são convocados para dar guarida, para encobrir a presença e ação de vândalos, a fantasia de patriotas e a decepção virão ao chão bem rapidinho.
    Quem vai a essas manifestações ajuda a promoção de atos que não atentam apenas contra a lei (como se já não fosse suficiente) atentam contra a lógica, como bem frisou essa menina enganada que foi. Pensava em ir a um protesto e terminou fazendo um city tour.
    A algazarra, a resenha que será contada no FB, as fotos, enfim, tudo demonstra que o que importa é estar lá, mesmo sem ter sequer uma sombra de qual o motivo.
    E em 2014 tome votos em nosso Tiririca, nosso galã, etc. Sem esquecer que vereadores recém eleitos, apenas por serem filhos de pastores ou de Presidentes já estão salivando por aumentar o nível da boa vida.
    Não se muda um país sem mudar seu povo. Pena que tudo isso se transforme em perda de tempo e prejuízo financeiro.

  2. Gabriela, voce demonstra ser muito inteligente, parabens por esta virtude. Pelo que
    ja li ate hoje todas as revoluçoes sociais começam desta mesma maneira. Se possivel
    tente ler o livro (17 dias que abalaram o mundo) cujo tema eh a revoluçao na Russia
    em 1917. Ali esta o desenho do envolvimento da parcela popular que se envolve
    sem conciencia programatica no movimento.
    Forte abraço de um baiano que lutou contra o golpe de 1964 que tambem envolveu
    muitos inocentes que pensavam estar salvando o BRASIL.
    Roque

  3. Minha querida, cada um protesta do seu jeito,sorrindo,cantando,dancando, oque importa e fazer parte da massa e quanto aos que ali estavam , acho que todos sabiam o pq, nunca substime a inteligencia nem a capacidade de ninguem. A luta e de todos e para todos.

    1. Cantar, dançar e azarar não é no protesto, mas no Carnatal.
      "Ir pela resenha" ao protesto é trocar uma "massa alienada" por outra "massa alienada" só que maior.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Turma de Toffoli vai julgar decisão que autorizou prisão de Vorcaro; sessão virtual foi marcada para sexta-feira (13)

Foto: Antônio Augusto/STF

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal marcou para o dia 13 de março o julgamento, em sessão virtual, da decisão do ministro André Mendonça que determinou a prisão preventiva do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e de outros três investigados.

Como a decisão foi individual, caberá à Turma decidir se a mantém. O colegiado é formado por Mendonça, Gilmar Mendes, Kássio Nunes Marques, Luiz Fux e Dias Toffoli.

Toffoli deixou a relatoria do caso em fevereiro, após a PF informar ao presidente do STF, Edson Fachin, que seu nome apareceu em mensagens encontradas no celular de Vorcaro, apreendido na Operação Compliance Zero. Ainda não há confirmação se ele participará do julgamento.

Prisão de Vorcaro

Vorcado foi preso nesta quarta-feira (4), após pedido da Polícia Federal, que apontou indícios de tentativa de obstrução das investigações. Segundo a corporação, haveria atuação para acessar dados sigilosos e intimidar jornalistas e adversários.

Na decisão, Mendonça citou indícios de acesso indevido a sistemas da PF, do Ministério Público Federal e até da Interpol. Também apontou risco a autoridades e possível prejuízo à recuperação de valores bilionários desviados.

Além das prisões, o ministro determinou uso de tornozeleira eletrônica para outros quatro investigados e suspendeu atividades de cinco empresas ligadas ao grupo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Assembleia Legislativa do RN aprova regras para eleição indireta de governador; veja detalhes

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou os projetos de Resolução 373/2026 e de Lei 60/2026, que regulamentam o instituto e as regras da eleição indireta para governador e vice-governador no estado.

Os pareceres favoráveis foram apresentados pelo deputado estadual Gustavo Carvalho (PL). O pleito deve ocorrer em abril.

O texto foi aprovado com uma emenda do deputado Coronel Azevedo (PL), que corrige uma omissão em caso de empate no primeiro escrutínio.

A redação original previa como critério de desempate a maior idade do candidato a governador, mas apenas no segundo turno de votação interna. A emenda estende esse critério também ao primeiro escrutínio, evitando impasses na definição de quais chapas avançam.

Segundo Azevedo, a mudança garante mais segurança jurídica, clareza procedimental e estabilidade ao processo eleitoral indireto.

Entenda como funcionará a eleição indireta para governador e vice

O texto prevê que a eleição ocorra em até 30 dias após a última vacância. Até lá, assume interinamente o chefe da linha sucessória prevista no art. 60 da Constituição Estadual. Caso o presidente da Assembleia opte por não assumir para evitar inelegibilidade prevista na Constituição Federal, será convocado o presidente do Tribunal de Justiça.

A candidatura deverá ser feita por chapa única, com inscrição em até quatro dias após o edital. São exigidos documentos como comprovação de filiação partidária, quitação eleitoral, certidões criminais, declaração de bens e desincompatibilização conforme a LC 64/1990. Cada partido poderá indicar apenas uma chapa.

Encerradas as inscrições, a Mesa decide sobre o deferimento em até dois dias. Caberá pedido de reconsideração ou impugnação, também com prazos curtos e decisão final irrecorrível. Irregularidade em um dos candidatos invalida toda a chapa, salvo em caso de falecimento até a véspera da eleição.

A votação será aberta e nominal, com exigência de maioria absoluta no primeiro escrutínio. Se não houver vencedor, haverá segundo turno entre as duas chapas mais votadas, decidindo-se por maioria simples. A posse poderá ocorrer no mesmo dia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito Emídio Jr. assina ordem de serviço para construção de complexo esportivo na Vila São José

Imagem: Geraldo Neto

O prefeito Emídio Júnior assinou, na manhã desta quarta-feira (04/03), a ordem de serviço que autoriza o início das obras do futuro Complexo Esportivo da Vila São José, mais um importante investimento da gestão municipal voltado ao incentivo ao esporte, ao lazer e à qualidade de vida da população do bairro.

De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Sócrates Garcia, o equipamento esportivo será construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), captados por meio do primeiro edital lançado pelo Ministério responsável. “A obra está orçada em R$ 1.126.804,50 e será erguida ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, ampliando a oferta de serviços públicos integrados à comunidade”, destacou.

O espaço seguirá um modelo padrão e contará com campo de futebol society, parque infantil, quadra de basquete 3×3, pista de caminhada e área de convivência, proporcionando um ambiente completo para a prática esportiva, o lazer e a interação social entre moradores de todas as idades.

O prefeito Emídio Júnior ressaltou que o Complexo Esportivo da Vila São José beneficiará diversas comunidades e bairros do entorno. “Quando esta obra estiver pronta, os imóveis do bairro estarão mais valorizados e os moradores terão mais qualidade de vida, pois o espaço vai incentivar a prática de atividades esportivas, fundamentais para a saúde. A qualidade de vida é o principal objetivo quando realizamos uma obra dessa natureza, que também contribui para reduzir a ociosidade e embelezar o bairro. Esse complexo vai transformar a Vila São José”, afirmou.

Representando a comunidade, Miguel celebrou a assinatura da ordem de serviço. “Hoje é um dia de comemoração por essa grande conquista. Moro aqui há quase 13 anos e, com as bênçãos de Deus, primeiro chegou o calçamento e agora chega esse complexo esportivo, um grande benefício que ficará para as futuras gerações”, declarou.

Estiveram presentes ao lado do prefeito Emídio Júnior a presidente da Câmara Municipal, a vereadora Érika Emídio, e os vereadores Venício Filho, Rita Oliveira, Aroldo da Saúde, Sérgio Lima, Socorro Nogueira, Edi do Posto, Ismarleide Duarte e Clarissa Matias.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

13,1% das vítimas de feminicídio no Brasil tinham medida protetiva em vigor quando foram mortas, aponta pesquisa

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Dados do estudo Retrato dos Feminicídios no Brasil, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta quarta-feira (4), mostram que 13,1% das mulheres vítimas de feminicídio no Brasil em 2024 foram assassinadas mesmo com Medida Protetiva de Urgência (MPU) em vigor.

Ao todo, foram registrados 1.127 feminicídios em 16 estados. Desses, 148 vítimas tinham proteção judicial ativa no momento do crime.

A pesquisa abrange 16 unidades da federação devido a limitações técnicas das polícias na extração automatizada dessas informações e à ausência de um banco de dados nacional padronizado.

Entre os estados analisados, os maiores percentuais de vítimas com medida protetiva estavam no Acre (25%), Mato Grosso (22,2%) e São Paulo (21,7%) — índices acima da média nacional.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Forças Armadas dos EUA mataram oficial iraniano responsável por plano para assassinar Trump, diz secretário de Defesa Pete Hegseth

Pete Hegseth no Pentágono | Foto: REUTERS/Elizabeth Frantz

As Forças Armadas dos EUA anunciaram na quarta-feira que mataram uma autoridade iraniana que chefiava uma unidade responsável por uma suposta conspiração para assassinar o presidente Donald Trump.

“O líder da unidade que tentou assassinar o presidente Trump foi caçado e morto. O Irã tentou matar o presidente Trump, mas foi o presidente Trump quem riu por último”, disse o secretário de Defesa, Pete Hegseth, em coletiva de imprensa.

Hegseth não revelou o nome do indivíduo, mas disse que a operação ocorreu na terça-feira.

Em 2024, o Departamento de Justiça dos EUA acusou um iraniano de envolvimento em um suposto plano ordenado pela Guarda Revolucionária do Irã para assassinar Trump, então presidente eleito dos EUA.
“O líder da unidade que tentou assassinar o presidente Trump foi caçado e morto. O Irã tentou matar o presidente Trump, e o presidente Trump deu a última risada”, disse Hegseth, durante pronunciamento à imprensa no 5º dia da guerra no Oriente Médio entre Irã e EUA e Israel.

“Embora esse não fosse o foco do esforço de forma alguma — na verdade, nunca foi mencionado pelo presidente ou qualquer outra pessoa — eu garanti, e outros garantiram, que os responsáveis ​​por isso fossem eventualmente incluídos na lista de alvos”, disse Hegseth a repórteres.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PGR foi contra prisão de Vorcaro e levou bronca do ministro André Mendonça

Foto: Gustavo Moreno-SCO-STF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) foi contra a prisão do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, decretada nesta quarta-feira, 4, pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O magistrado criticou o entendimento da PGR, oposto ao da Polícia Federal, que apontou que Vorcaro integra uma “organização criminosa”, chamada de “A Turma”, que usa violência e coação como uma “milícia privada”.

“Lamenta-se que a PGR diga que ‘não se entrevê no pedido, nem no encaminhamento dos autos […] a indicação de perigo iminente, imediato, que induza a extraordinária necessidade de tão rápida e necessariamente sucinta análise do pleito”, escreveu o ministro do STF.

Em seguida, na decisão, Mendonça cita três razões pelas quais lamentou o parecer da Procuradoria. Veja os trechos:

“As evidências dos ilícitos e a urgência para adoção das medidas requeridas estão fartamente reveladas na representação da PF e no curso desta decisão, conforme documentado nos autos”;

“Se está diante da concreta possibilidade de se prevenir possíveis condutas ilícitas contra a integridade física e moral de cidadãos comuns, de jornalista e até mesmo de autoridades públicas”;

“Há indicativos de ter havido acesso indevido dos sistemas sigilosos da PF, do próprio Ministério Público Federal e até mesmo de organismos internacionais como a Interpol”.

Ainda segundo o ministro do Supremo, uma eventual decisão de não adotar urgentemente as medidas solicitadas pela PF poderia “colocar em risco asegurança e a própria vida de pessoas que se tornaram vítimas dos ilícitos apontados nestes autos, bem como dificultar, sobremaneira, a recuperação de ativos bilionários que foram desviados dos cofres públicos e de particulares atingidos pelos variados crimes contra o sistema financeiro nacional”.

“A organização criminosa demonstra altíssima capacidade de reorganização, mesmo após deflagração de operações”, continuou Mendonça, acrescentando: “Caso os investigados permaneçam em liberdade, há o elevado risco de articulação com agentes públicos e da continuidade da prática de ocultação e reciclagem de capitais por meio da utilização de empresas de fachada”.

Coluna do Estadão

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vorcaro “ocultou” R$ 2,2 bilhões de vítimas do Master em conta do pai

Foto: Ana Paula Paiva/Valor

A decisão do minstro do STF André Mendonça de prender o dono do Banco Master, Daniel Vorcado, apontou que R$ 2,245 bilhões foram ocultados em nome do pai do empresário, Henrique Moura Vorcaro. O valor estava depositado junto à empresa CBSF DTVM, conhecida como REAG, e foi bloqueado por ordem judicial.

Vorcaro foi detido em São Paulo, nesta quarta-feira (4). As empresas envolvidas são investigadas no esquema de fraudes do Banco Master.

Vorcaro já havia sido preso em novembro de 2025, na primeira fase da Operação Compliance Zero, que apura a emissão de títulos de crédito falsos por instituições do Sistema Financeiro Nacional. Ele foi solto dias depois, com tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares.

Segundo Mendonça, mesmo após a soltura, a organização criminosa continuou a ocultar recursos bilionários em nome de terceiros. A nova prisão foi motivada pela suspeita de tentativa de interferência nas investigações, com suposta ofensiva contra envolvidos e testemunhas do caso.

O que diz a defesa de Daniel Vorcaro?

Os advogados do empresário negam que seu cliente tenha obstruído investigações do caso Master. Veja a nota na íntegra:

A defesa de Daniel Vorcaro informa que o empresário sempre esteve à disposição das autoridades, colaborando de forma transparente com as investigações desde o início, e jamais tentou obstruir o trabalho das autoridades ou da Justiça.

A defesa nega categoricamente as alegações atribuídas a Vorcaro e confia que o esclarecimento completo dos fatos demonstrará a regularidade de sua conduta.

Reitera sua confiança no devido processo legal e no regular funcionamento das instituições.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“A TURMA”: Veja quem é quem e como funcionava grupo de Vorcaro que acessava dados da PF, MPF e até do FBI e Interpol

Foto: reprodução

O grupo contratado pelo empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, para influenciar a investigação, acessava dados da PF (Polícia Federal), do MPF (Ministério Público Federal) e até de organismos internacionais, como o FBI e a Interpol.

De acordo com a PF, Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, apontado como o coordenador operacional do grupo denominado “A Turma”, realizava consultas e extrações de dados em sistemas restritos, incluindo bases utilizadas por instituições de segurança pública e investigação policial.

A informação consta na decisão do ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), que autorizou nesta quarta-feira (4) a prisão de Vorcaro e Mourão. Também tiveram a prisão decretada o empresário Fabiano Zettel, cunhado do ex-banqueiro, e Marilson Roseno da Silva, policial federal aposentado.

Veja  “quem é quem”, além de como funcionava a estrutura do grupo de Vorcaro

A PF dividiu o esquema comandado por Vorcaro em quatro núcleos de atuação. Um deles foi apontado como “núcleo de intimidação e obstrução de justiça, responsável pelo monitoramento ilegal de adversários, jornalistas e autoridades”.

Segundo as investigações, o grupo criminoso tinha uma estrutura de vigilância e coerção privada, que foi denominada de “A Turma”.

Os documentos mostram que a organização seria destinada à obtenção ilegal de informações sigilosas e à intimidação de críticos do conglomerado financeiro.

Marilson Roseno da Silva

  • Policial federal aposentado apontado como integrante relevante da estrutura paralela de monitoramento ligada a Daniel Vorcaro.

  • Indicado como líder da “Turma”.

  • Teria usado experiência e contatos da carreira policial para obter dados sigilosos.

  • Atuava na vigilância e monitoramento de alvos, incluindo jornalistas, autoridades e ex-funcionários críticos ao grupo.

  • Também participaria da execução das ações de intimidação.

Luiz Phillippi Machado de Moraes Mourão (“Felipe Mourão”)

  • Apontado como coordenador das atividades de monitoramento e coleta de informações.

  • Teria acessado ilegalmente sistemas da Polícia Federal, do Ministério Público Federal, além de organismos internacionais como FBI e Interpol.

  • Também teria atuado na remoção de conteúdos e perfis digitais para proteger interesses do grupo.

  • É acusado de coordenar equipes de vigilância e intimidar ex-funcionários do Banco Master.

Operação financeira

  • Fabiano Campos Zettel (cunhado de Vorcaro) e Ana Claudia Queiroz de Paiva seriam responsáveis pelo financiamento do grupo.

  • Fabiano garantia os recursos para as ações de monitoramento e coação.

  • Ana Claudia gerenciava transferências bancárias usadas para custear as atividades da “Turma”.

O que diz a defesa de Vorcaro

Em nota, a defesa de Vorcaro negou as acusações contra o banqueiro e afirmou que confia no esclarecimento dos fatos. Veja a íntegra:

A defesa de Daniel Vorcaro informa que o empresário sempre esteve à disposição das autoridades, colaborando de forma transparente com as investigações desde o início, e jamais tentou obstruir o trabalho das autoridades ou da Justiça.

A defesa nega categoricamente as alegações atribuídas a Vorcaro e confia que o esclarecimento completo dos fatos demonstrará a regularidade de sua conduta.

Reitera sua confiança no devido processo legal e no regular funcionamento das instituições.

Com informações de CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Esposa de espanhol encontrado morto em lagoa no RN é presa suspeita de envolvimento no crime

Foto: Reprodução

A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (4) duas pessoas suspeitas de envolvimento no assassinato do empresário espanhol Joan Suriol Giralt, de 52 anos, encontrado morto no dia 23 de dezembro de 2025 na Lagoa do Vital, em Maxaranguape, no Litoral Norte potiguar.

Os presos são a própria esposa do espanhol, que tem 48 anos, e um homem de 25 anos, apontado como funcionário de confiança do casal. A polícia suspeita que Joan tenha sido morto por motivação patrimonial e passional, devido à proximidade da formalização do divórcio.

Conforme as investigações, o crime ocorreu no dia 20 de dezembro. Após o registro do desaparecimento da vítima, comunicado por sua então companheira, a polícia iniciou diligências para apuração dos fatos e encontrou o corpo em uma ilhota na lagoa.

Durante as investigações, a forma como o corpo foi localizado chamou a atenção dos policiais, uma vez que pessoas ligadas ao convívio da vítima indicaram o local com precisão.

“Os álibis apresentados pelos suspeitos foram confrontados com provas técnicas. As apurações também apontaram que o crime ocorreu pouco antes da formalização de um divórcio previamente agendado, o que levanta a hipótese de motivação patrimonial ou de natureza passional, possivelmente relacionada a um casamento realizado com a finalidade de regularização migratória”, informou a polícia.
De acordo com a Polícia Civil, diante dos elementos colhidos, das inconsistências verificadas nos depoimentos e dos indícios de tentativa de ocultação de provas, a corporação pediu a decretação das prisões preventivas, deferidas pelo Poder Judiciário.

Após serem detidos, os suspeitos foram conduzidos à delegacia e, posteriormente, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

As investigações seguem em andamento.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

EM BREVE: Contagem regressiva para o Hospital dia Ingrid Lins

Foto: Divulgação

O hospital dia do Instituto Ingrid Lins está em pleno andamento e cada etapa concluída reforça o nosso compromisso com a excelência, a inovação e o cuidado com as pessoas.

Em breve, nossa cidade receberá um verdadeiro complexo de saúde, com centro cirúrgico moderno e diversas áreas integradas, pensado para oferecer atendimento completo, tecnologia de ponta e um padrão elevado de qualidade e segurança aos pacientes.

Será um marco para o mercado local da saúde, elevando o nível dos serviços e ampliando o acesso a uma estrutura hospitalar diferenciada.

A inauguração está prevista para o final do primeiro semestre de 2026 — e estamos trabalhando com dedicação para entregar algo que realmente transforme vidas.

O futuro da saúde já está sendo construído.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *