Geral

Leitora do Blog detalha como foi o protesto da última quinta em Natal

Ontem (20/06/2013) foi lindo e digno. Todos fomos às ruas na cidade de Natal/RN. Gritamos, cantamos o hino, proclamamos que tínhamos orgulho e amor de ser BRASILEIRO, ok, entendo que meio clima de Copa do Mundo, porque esse trocadilho se usa na mesma, porém, achei válido. Se não tivéssemos amor e orgulho pelo nosso PAÍS (e quando digo país NÃO ME REFIRO, de maneira alguma, a corja de safados que o presidem e o governam) não tinha pra quê e nem por que querermos lutar por um melhor.

Tudo começou com centenas de pessoas por volta das 16h30 gritando “abaixa a bandeira”; Calma, pensem comigo, se clamamos por liberdade e democracia porque gritamos pedindo pra um certo partido baixar as bandeiras? É tão analfabetismo politico pedirem pra eles baixarem a bandeira, ainda mais, sendo partido de esquerda! Creio eu que mais da metade das pessoas que gritavam aquilo em frente ao Via Direta não tinha conhecimento nem de que bandeiras estavam se referindo. Voltaire falou sabiamente “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”, e isto me lembrou muito a estupidez de alguns que perderam o foco logo no começo.

Não concordo com as bandeiras, acho que não havia necessidade, mas o movimento/ato é plural, e devemos acolher a todos, AGREGANDO, não segregando. Enfim, não tinha motivo maior pra nós gritarmos e defendermos do que a revolta/indignação contra um partido politico?! Vale salientar que, quando os ânimos acalmam e as pessoas desistem de ir às ruas, são eles que continuam na luta. Ainda ouvi algumas mentes “inteligentes” dizendo que todo o caos brasileiro é devido a existência de partidos e que os mesmos não deviam existir em nosso país, minha indignação foi tanta que, além de pena, eu senti vontade de perguntar se ela preferia, pros dias atuais, uma monarquia ou uma ditadura e o seu AI-5 “maravilhoso”, que defendia a extinção dos partidos, e que sentimos suas consequências até hoje. E, o cúmulo, no ápice, partiram pra agressão. Foi a primeira “carreira” que levei.

O mais interessante é que eu via no rosto de cada um daqueles que partiram pra agressão que estavam se divertindo, que não tinham ideia do que é ser apartidário, partidário ou antipartidário, que não tinham idéia do que é o PSTU (e não duvido nada que o confundam com PT, PMDB e os “de direita”), e que estavam na “algazarra”, por brincadeira. Era tudo que a Globo queria para mostrar que “logo cedo começou a violência”, como foi dito no RNTV. Os manifestantes se voltam contra eles próprios. Seria engraçado, se não fosse cômico, tamanha idiotice.

Continuamos pela BR 101 sentido Midway. Logo consegui ver do meu lado esquerdo vários trabalhadores (não conseguir especificar a área de trabalho mas estavam fardados) portando cartazes e apoiando o nosso MANIFESTO, defendendo a causa deles. Foi a primeira cena admirável que vi. Aplaudimos. Pois bem, logo depois disso, levei a minha “segunda carreira”. O por quê? Não sei exatamente, só vi todos correndo, ainda tentei ficar parada para ver o motivo, mas confesso que não permaneci nessa valentia por mais de 10 segundos. Vi também portadores de deficiência andando de cadeira de rodas, um amigo meu que tem deficiência visual indo as ruas louvavelmente com a frase “Politicos, sou cego mas estou de olho em vocês!”. Realmente, lindo.

Enfim, seguimos na Salgado Filho. As quatro vias completamente entupidas de gente, e comecei a ver os primeiros indícios de “micareta”/dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo/ Natal Fashion Week; presença de bebidas alcoólicas, de coolers, de beijos, de “vou por aqui que as boyzinhas tão indo também”, de pessoas sorrindo, embreagadas oscilando entre o grau alcoólico e o grau de patriotismo exacerbado e fingido. Não entendi pois vi vários também com a camisa da seleção brasileira (será que eles realmente pensavam que ia ter um pit stop depois pra ver o jogo do Brasil na Copa das Confederações ou que Neymar estaria lá pra autografar suas camisetas?). Pessoas festejando, virou festa, virou ponto de encontro da galera. Mas festejando o que? Diabos é quem sabe!

Pois pra mim, quem tava nas ruas e tinha conhecimento CONCRETO das causas pelas quais nos faziam está ali não tinha motivos pra sorrir e festejar. Pra sair pulando e gritando “Olê, Olê, Olê, Olá, Brasil”, só faltou a “ôla” tão famosa nos estádios de futebol e a narração de Galvão Bueno gritando GOL. Pessoas agarradas na bandeira nacional SORRINDO pras fotos, como fazem dentro dos estádios na Copa, uma espécie de “Mãe, to na Globo”. Pessoas fazendo PRÉVIA, pasmem, se juntando antes da REVOLTA para “aquecer” os ânimos alcoolicamente para ir ao “estádio”. Só faltou ter o caminho da roça e uma quadrilha de São João.

Eu andava entre as pessoas, ficava as observando, e me questionava se essas pessoas sabiam ao certo porque estavam ali, se essas pessoas sabem o que é partido de direita e de esquerda, e suas diferenças, se essas pessoas sabem o que é POLÍTICA, se essas pessoas sabem o que é a PEC 37 (ou ao menos o que é PEC), se essas pessoas sabem o que são as POLÍTICAS PÚBLICAS URBANA (e se sabem que elas vivem ausentes, enquanto deveriam estar presentes) ou pelo menos se sabem o que é FORO PRIVILEGIADO (que é uma das coisas que eu defendo a extinção). Não sei se fui a única que, por ser “novata” em movimentos, decidi estudar as causas/consequências, o que já tinha acontecido sobre movimentos até então, sobre partidos, sobre politica, me inteirar com as pessoas que já participaram, ajudar na plenária, enfim, decidi estudar e “ficar por dentro” para saber se poderia ir a rua defender os ideais juntos aos outros. Fui, sabiamente, sabendo o porque de está ali, com convicção que não era momentos de risada, festejos e comemorações; Pena que vi que 70% dos que ali estavam não tinham nem conhecimento do porque danado ali estavam.

Sei que todos estão indignados com a situação atual do BRASIL, não estou em momento nenhum retirando o direito de lutarmos contra temas abrangentes como a educação, saúde e transporte; o que me indignou, durante todo o percurso, foram os ânimos de festejos e comemorações. E isso, com certeza, só pode ter vindo de quem não se informou ao certo o real motivo de ir as ruas. Eu espero que ao menos 10% das aproximadas cinquenta mil pessoas que ali estavam soubessem ao certo o motivo de está ali e, além do motivo, soubessem também que não tavam ali pra sorrir e ser bonito. Não sei se estou ficando louca, mas isso me indignou bem mais do que os atos de vandalismo praticados.

E seguíamos. Na minha cabeça, por ter participado da plenária, iriamos para a governadoria. Local que achava mais adequado pra focar a manifestação; Ou até a prefeitura, a câmara dos vereadores, a assembleia legislativa, enfim, QUALQUER LOCAL, exceto um shopping privado. Mas, seguimos, passamos pela governadoria sentido Petrópolis. Nesse meio tempo, levei outra “carreira”, nas proximidades do Bob’s; corri, sem nem ver o que ocasionou essa dispersão, quando retorno descubro o motivo; Desta vez era porque alguns espertos “manifestantes” estavam em clima de São João e soltavam track’s e bombas no meio da galera. “Alavantu” e “Anarriê” para eles.

Continuamos em passeata. E paramos em frente ao MIDWAY, o shopping privado. Mas, pera aí? O que danado o MIDWAY tem a ver com o que defendíamos? Estávamos em luta contra o capitalismo e eu não sabia? Fizemos uma passeata de um shopping ao outro. Não sei como os alcoolizados ou os pegadores não concluíram com sua mente cheia de “ideais” que também estávamos lutando contra shoppings centers e contra o capitalismo. Ao questionar isso a pessoas próximas, sobre o porque da parada em um shopping, disseram-me “Ah, mas aqui é o canto que mais tem movimento na cidade”; Sim, pera aí, agora é um movimento contra o movimento dos natalenses? Foi tudo tão organizado que nem movimento se tinha, se a idéia de ir ao Midway era causar transtorno e caos no trânsito, chamando a atenção, foi inválida, até porque, carro circulando nas ruas eu não vi. A cidade era tão deserta que tive até dificuldade para comprar água durante o trajeto pois tudo estava fechado.

Voltando, sinceramente, falha grande da organização do movimento ou da falta de organização ir em direção e fazer uma parada no Midway. Ocasionou a dispersão de diversos manifestantes pacíficos, inclusive eu, que sentia o vazio do movimento e das pessoas que pararam na rua e começaram a fazer uma “social” entre si. E quebra-se o Midway, além de vândalos, são ignorantes. Eu NÃO apoio o vandalismo, porém, sério, o que danado o MIDWAY tem a ver com isso? Ainda não entendi nem vi o motivo pra vandalismo. E ouvi também “se ficarmos parados, só andando, os políticos vão rir da gente”. Ah povo ignorante, nós paramos a cidade, não tinha movimento em canto nenhum, os comércios e clínicas fecharam, era breu total, vocês não já acham que isso já afeta? De forma pacifica, não damos “motivos” para críticas, nosso maior poder é nossa indignação, é mostrar que somos capazes de ir a rua, de tomar conhecimento das causas que defendemos, de lutar e de não cansarmos até alcançar a reforma e melhorias que almejamos.

Sai logo ali quando se parou no Midway pois tinha um compromisso as 19h. E vi após nas redes sociais que o clima só piorou por lá. Que dissipamos. Que nos assustamos. Que deixamos um grupo de 20 pessoas, que não tinha nada haver com o nosso movimento, comandar a partir de então.

Foi bonito, foi legal ver que as pessoas que antes criticavam agora decidiram ir as ruas. Ver que o povo realmente está saindo da comodidade e acordando (inclusive eu). Que o povo está cansado da falta de clareza e justiça na politica. O poder emanou do povo, conseguimos parar Natal, como almejávamos, mas, e agora? Agora meu humilde conselho é que se comece a estudar sobre o assunto pra aprender o que é manifestar, como é manifestar e, principalmente, o porquê de se manifestar. Demos um passo sim, o começo, meio vergonhoso, meio torto, troncho, como defini acima, mas demos o primeiro passo. Somos uma geração nova, concordo que estamos aprendemos; porém ninguém vai nos ensinar enquanto estivermos interessados apenas em festejar e, principalmente, enquanto não estivermos procurando aprender.

O movimento está bonito por fora. Vamos encher o movimento internamente, vamos entender que não é espaço para sorrisos, que não é espaço para alegria, não é espaço para desfiles, que não é espaço para comemorações como se fosse Jogo da Copa ou 7 de Setembro. Vamos encher nossas cabeças para proclamarmos algo concreto. Vamos nos unir. Ser fortes. Estudar as causas. Saber porque lutamos. Vestir a camisa do manifesto. Nos informar. Outro manifesto com tanta mente vazia como havia ontem não nos acrescenta muita coisa. Que possamos refletir sobre as causas que “mancharam”, de alguma forma, ao meu ver, o manifesto.

Esse relato foi elaborado por mim mesma e é a MINHA opinião, pode não ser a sua mas espero que respeite o direito de eu dize-la e respeite o que foi dito.

Gabriella Tavares

Opinião dos leitores

  1. Quando começarem a notar que esses protestos são convocados para dar guarida, para encobrir a presença e ação de vândalos, a fantasia de patriotas e a decepção virão ao chão bem rapidinho.
    Quem vai a essas manifestações ajuda a promoção de atos que não atentam apenas contra a lei (como se já não fosse suficiente) atentam contra a lógica, como bem frisou essa menina enganada que foi. Pensava em ir a um protesto e terminou fazendo um city tour.
    A algazarra, a resenha que será contada no FB, as fotos, enfim, tudo demonstra que o que importa é estar lá, mesmo sem ter sequer uma sombra de qual o motivo.
    E em 2014 tome votos em nosso Tiririca, nosso galã, etc. Sem esquecer que vereadores recém eleitos, apenas por serem filhos de pastores ou de Presidentes já estão salivando por aumentar o nível da boa vida.
    Não se muda um país sem mudar seu povo. Pena que tudo isso se transforme em perda de tempo e prejuízo financeiro.

  2. Gabriela, voce demonstra ser muito inteligente, parabens por esta virtude. Pelo que
    ja li ate hoje todas as revoluçoes sociais começam desta mesma maneira. Se possivel
    tente ler o livro (17 dias que abalaram o mundo) cujo tema eh a revoluçao na Russia
    em 1917. Ali esta o desenho do envolvimento da parcela popular que se envolve
    sem conciencia programatica no movimento.
    Forte abraço de um baiano que lutou contra o golpe de 1964 que tambem envolveu
    muitos inocentes que pensavam estar salvando o BRASIL.
    Roque

  3. Minha querida, cada um protesta do seu jeito,sorrindo,cantando,dancando, oque importa e fazer parte da massa e quanto aos que ali estavam , acho que todos sabiam o pq, nunca substime a inteligencia nem a capacidade de ninguem. A luta e de todos e para todos.

    1. Cantar, dançar e azarar não é no protesto, mas no Carnatal.
      "Ir pela resenha" ao protesto é trocar uma "massa alienada" por outra "massa alienada" só que maior.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Câmeras de segurança mostram homem entrando em clínica de psicóloga encontrada morta em Assú

Vídeo: Reprodução

Imagens de câmeras de segurança mostram homem entrando em clínica onde a psicóloga Fabiana Maia Veras foi encontrada morta na cidade de Assú, distante 235 quilômetros de Natal (RN), na noite de segunda-feira (23). De acordo com o 10º Batalhão da Polícia Militar da cidade, filmagem de circuito de vigilância flagrou o momento em que um homem de baixa estatura, forte, vestido com camisa social, calça jeans e rosto coberto com um pano aparece aguardando a psicóloga abrir a porta.

O relógio da câmera marcava 16h45 quando Fabiana foi atender a porta. Nas imagens é possível ver que ela demora a reconhecer o rapaz, mas abre mesmo assim e ele entrou na clínica. As ações da vítima demonstram que ela parece conhecer o suspeito. De acordo com o relato da PM, a todo tempo a psicóloga se mostra admirada com as roupas do homem como se realmente o conhecesse.

O vídeo mostra também eles dois entrando em um compartimento da casa. Após 20 minutos, o suspeito sai somente com um pano coberto de sangue e fica aguardando um veículo. Segundo informações do 10º BPM de Assú, o veículo trata-se de um Peugeot Sedan de cor preta e tinha além do motorista outra pessoa no banco da frente. O suspeito entra no carro e sai.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Senado dos EUA aprova projeto que pode proibir TikTok no país

Foto: Getty Images

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (23) um projeto de lei que pode proibir o TikTok no país se a ByteDance, empresa chinesa que controla o aplicativo, não passar o comando da plataforma a um proprietário americano.

A medida foi aprovada como parte de um pacote mais amplo que prevê US$ 95 bilhões em ajuda a Ucrânia, Israel e Taiwan, aliados importantes dos EUA. O texto segue para sanção do presidente Joe Biden, que deve assinar nesta quarta (24).

A medida recebeu 79 votos favoráveis e 18 contra. A Câmara dos Representantes aprovara a medida no sábado (20) por 360 a 58.

O projeto de lei dá à ByteDance 270 dias para se desfazer da plataforma de vídeos curtos. Se for sancionado nesta quarta (24), o prazo se encerraria em 20 de janeiro de 2025, podendo ser adiado por mais 90 dias.

A justificativa dada por defensores do projeto é que a relação da China com a ByteDance pode trazer riscos à segurança nacional, uma vez que a companhia seria obrigada a compartilhar dados com o governo chinês.

A empresa, porém, afirma que nunca compartilhou informações sigilosas dos mais de 170 milhões de usuários norte-americanos, tampouco o fará no futuro.

O pacote também chancela ao presidente dos EUA o poder de classificar outros aplicativos como ameaça à segurança nacional, caso também sejam de um país considerado hostil.
No sábado, um porta-voz do TikTok lamentou a inclusão da emenda no pacote de ajuda aos aliados dos EUA.

“É lamentável que a Câmara dos Representantes se escude em uma importante ajuda externa e humanitária para aprovar mais uma vez um projeto de lei de proibição”, declarou, acrescentando que uma proibição “pisotearia os direitos de liberdade de expressão de 170 milhões de americanos, devastaria 7 milhões de negócios e fecharia uma plataforma que contribui com US$ 24 bilhões [R$ 125 bilhões] anuais para a economia dos Estados Unidos”.

O projeto de lei vem na esteira de anos de escrutínio sobre a ligação do TikTok com a China. Quando ainda estava na Casa Branca, em 2020, o ex-presidente Donald Trump tentou, sem sucesso, proibir o aplicativo por meio de uma ordem executiva.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Paralisação afeta o registro de boletins de ocorrência

Foto: Magnus Nascimento

Os últimos dias têm sido marcados, para a população potiguar, pelo início de várias greves que afetam diretamente serviços básicos ofertados pelo poder público. Investigações de crimes e o registro dos boletins de ocorrência, aulas na UFRN e no IFRN, além de vários serviços nos hospitais, estão paralisados por conta das greves iniciadas nos últimos dias. Além disso, servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) também ameaçam paralisar os serviços e realizarão uma assembleia nesta quarta-feira, (24). Neste cenário, a população do Rio Grande do Norte lida com as consequências de paralisações e greves, desencadeadas por categorias ligadas as principais necessidades da sociedade.

Durante a paralisação realizada pelos policiais civis, nesta terça-feira (23), pelo menos 400 agentes lotados em diversas delegacias se reuniram na Central de Flagrantes da zona Sul de Natal, onde os serviços também foram suspensos, assim como em todo o Estado, segundo o Sinpol RN. Pessoas vítimas de crimes em várias partes da Grande Natal procuraram a delegacia, mas não conseguiram ser atendidas. O Governo do RN informou que hoje a Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal voltaria a funcionar.

Mas durante esta terça não foi isso o que aconteceu. O entregador Kevin Emanuel relatou que procurou a delegacia por ter sido roubado em um assalto no domingo (21), enquanto trafegava pelo bairro de Nova Parnamirim. Ele acionou a PM e o veículo foi recuperado horas depois, na zona Leste de Natal. Porém, os criminosos cometeram infrações de trânsito, o que gerou uma multa ao entregador. Ele foi à delegacia para tentar comprovar, por meio do boletim, que não foi responsável pelo delito.

“Agora, vou ter que acionar um advogado para reverter isso. Como eu achei na mesma hora, os policiais me permitiram levar a moto. Mas a multa causou a suspensão da minha CNH. Não julgo os policiais pelo movimento já que estão exigindo os direitos deles. O governo daqui não valoriza o servidor”, afirmou.

Na tarde do dia 22, mais uma rodada de negociação foi realizada entre os policiais civis e a equipe do Governo. Na ocasião, o SINPOL e demais entidades aguardavam uma sinalização em relação à proposta de 10% que havia sido aprovada pelos Policiais Civis e seria avaliada pelo Comitê Gestor do Estado. A proposta do Estado foi de 5%.

Educação
Na educação, a greve dos servidores dos institutos federais causou a suspensão de aulas e colações de grau, sendo estas apenas liberadas se foram marcadas antes da greve. Apenas serviços considerados essenciais, como pagamentos de salários de servidores ativos, aposentados e pensionistas, estão acontecendo. Na universidade, a suspensão afeta um número estimado de 57,2 mil estudantes de graduação, pós-graduação e de cursos técnicos oferecidos.

Segundo informou o Adurn-Sindicato, o Governo Federal fez uma contraproposta para os docentes da universidade na última sexta-feira (19). A contraproposta será discutida em assembleia da categoria nesta quarta-feira (24), às 14h, no auditório da reitoria.

Enquanto outras categorias realizam a interrupção dos serviços pela falta de consenso, nas negociações salariais entre estas e o Governo do RN, policiais e bombeiros militares fecharam acordo com o Estado, na segunda-feira (22), e terão um reajuste salarial de 8%. O percentual será implantado em janeiro de 2025, mais uma estimativa do IPCA no mês de abril também do próximo ano e um segundo reajuste de 5% em janeiro de 2026, mais a reposição do IPCA a cada mês de abril.

Outro ponto que também foi aprovado pela categoria foi o encaminhamento do PL que promove a reestruturação na carreira dos Militares Estaduais, viabilizando a promoção EX-Ofício do Soldado (ingressos pós 2015) à graduação de Cabo com 4 anos e 6 meses.

O Projeto de Lei será enviado à Assembleia Legislativa em 15 de maio. A mesa de negociação permanece aberta para discussões de outras pautas que ficaram pendentes e que são do interesse da categoria.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Arlindo Cruz é internado no Rio de Janeiro após um quadro de bradicardia

Foto: Reprodução

Babi Cruz foi às redes sociais nesta terça-feira (23) para informar que o cantor Arlindo Cruz voltou a ser internado no Rio de Janeiro. O sambista tem 65 anos e precisou de atendimento médico após ter uma bradicardia, que é quando o ritmo cardíaco fica irregular ou lento.

Babi explica que não foi necessário a internação no Centro de Terapia Intensiva (CTI), que o cantor está apenas em uma Unidade de Terapia Semi-Intensiva. “Está do meu ladinho, tranquilo, sendo cuidado com tudo que ele precisa e ele merece”.

O sambista lida com as sequelas de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico que sofreu em 2017. Além disso, ele é portador de uma doença autoimune, é traqueostomizado e tem gastrostomia (GTT), ou seja, usa uma sonda alimentar.

Em outubro de 2023, Arlindo Cruz passou um mês na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, para tratar uma caxumba bacteriana. Em julho do mesmo ano, o músico ficou internado cerca de um mês no CTI (Centro de Terapia Intensiva) para tratar uma pneumonia.

“Ele está com tudo equilibrado novamente, dentro das possibilidades dele. Dentro do quadro que ele se encontra, ele está muito bem. Babi finaliza o vídeo agradecendo as orações e o carinho dos fãs. “Viva São Jorge e viva o guerreiro Arlindo Cruz”.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil; veja a lista dos melhores do mundo e da América do Sul

Foto: Reprodução

O aeroporto Gilberto Freyre, de Recife, foi eleito o melhor do Brasil e o 5º melhor da América do Sul, pelo World Airport Awards 2024. Apesar de nenhum dos aeroportos brasileiros ter ficado entre os 100 melhores do mundo, outros dois — Brasília e Belo Horizonte —, ficaram entre os melhores sul-americanos. A premiação anual, divulgada na última quinta-feira, prestigia alguns estabelecimentos escolhidos pela Skytrax , empresa de consultoria especializada que elabora anualmente o ranking.

Qual é o melhor aeroporto do mundo?

Neste ano, o primeiro lugar no ranking dos melhores aeroportos do mundo foi para o Aeroporto Internacional Doha Hamad, no Catar , que também foi selecionado como Melhor Experiência de Compras em Aeroportos e Melhor Aeroporto do Oriente Médio.

Veja a lista dos 10 melhores aeroportos do mundo:

  1. Doha Hamad
  2. Singapore Changi
  3. Seoul Incheon
  4. Tokyo Haneda
  5. Tokyo Narita
  6. Paris CDG
  7. Dubai
  8. Munique
  9. Zurique
  10. Istambul

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ataque ao governo desviou R$ 2 milhões de compra de software para comércio em Campinas

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Os invasores do sistema de pagamentos da administração federal, o Siafi, desviaram para a conta de um estabelecimento comercial em Campinas (SP) cerca de R$ 2 milhões originalmente reservados a um contrato do governo para manutenção de software.

Os valores estavam empenhados para o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), mas criminosos usaram as senhas de dois servidores do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) para direcionar o pagamento para a empresa Eliezer Toledo Bispo.

Registrada com nome fantasia “Adonai Comércio”, a empresa tem como atividade principal cadastrada na Receita Federal o “comércio varejista de móveis”. Há outras 15 funções secundárias, como venda de artigos de viagem, cosméticos, brinquedos e eletrodomésticos.

A operação foi feita por meio de uma chave aleatória do Pix às 21h42 do dia 28 de março, uma quinta-feira véspera de feriado (Sexta-Feira Santa). A irregularidade só foi percebida pelo MGI na segunda-feira, 1º de abril.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. No Brasil, segue sozinho inviolável as urnas eletrônicas.
    Detalhe!
    Pouquíssimos País no mundo usa esse modelo de urna pra escolher presidente da República, so aqui na República de bananas que é considerada segura.
    Salvo engano um ou outro País africano.
    Faz o L.

  2. Isso com certeza tem participação da quadrilha de PTralhas, informações sigilosas que eles tem acesso. Bota a Federal pra investigar, ou vão amarelar pra investigar o Chefe da gang e sua Quadrilha?

  3. Isso com certeza tem participação da quadrilha de PTralhas, informações sigilosas que eles tem acesso. Bota a Federalpra investigar, ou vão amarelar pra investigar o Chefe da gang e sua Quadrilha?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Governo do RN reafirma que em 2024 não dará reajustes aos servidores

Foto: Adriano Abreu

O Governo do Rio Grande do Norte não dará nenhum tipo de reajuste ou recomposição salarial para servidores em 2024, segundo previsão do secretário de Estado da Administração, Pedro Lopes. A informação foi confirmada em entrevista coletiva nesta terça-feira (23).

A informação coincide com o momento em que policiais civis e servidores da saúde mobilizam paralisações e greves cobrando atualizações salariais. Segundo Lopes, as recomposições salariais seguem sendo negociadas com as categorias, mas com ajustes somente em 2025 e caso a arrecadação de ICMS se comporte em patamares de quando a alíquota modal era de 20%. Aliado a isso, o Governo não descarta eventuais judicializações para as greves em curso.

“Para iniciar os diálogos com as categorias em 2024 precisávamos manter a alíquota modal em 20%. O Governo reativou essa discussão na ALRN e quando começamos a perceber as dificuldades para se manter isso, chamamos o movimento sindical em novembro e anunciamos que se eventualmente não aprovássemos a lei, seria difícil iniciarmos políticas salariais em 2024. Começamos a perder receita a partir de fevereiro. O ICMS de março é praticamente a mesmo de março do ano passado. O Governo terá prejuízo de receitas e em face disso chamamos os sindicatos e anunciamos que não teríamos como fazer recomposição esse ano”, disse.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. FAz o L! Engole o chor! O choro é livre! querem um baldinho! o preço é alto quando escolhemos o lado errado!

  2. Se foce no governo de BOLSONARO, ele tava dando aumento sem criteriu nenhum. parabens minha governadora, só da aumento quando pode, esse povo tem que sabe esperar.

  3. Eu tenho muitas críticas ao governo de Fátima, mas esse segundo governo especificamente, nessa questão salarial, agiu tecnicamente. Outros governos, inclusive o primeiro dela, deram aumentos tresloucados e sem considerar o impacto fiscal, o que fez com que o estado fosse pro buraco. Esses aumentos só vão ser efetivados se não houver perda de receita.

    1. Kkkkkkkk,esses esquerdinha são verdadeiramente um barato.Quando o porrete de JUCÁ é no espinhaço deles no instante eles criam uma narrativa bonitinha,amigo Feilioe se emvergonhe não de assumir que essa desgovernadora é uma verdadeira CALAMIDADE.

    2. Sugiro que vc acompanhe a arrecadação do estado, o quanto o governo de Fátima recebeu a mais que o anterior, a defasagem dos salários dos salários em relação às suas perdas em relação à inflação e onde o governo tem aplicado seu dinheiro. Fazendo isso você poderá embasar melhor seu apontamento. Fátima e sua equipe são incompetentes.

    3. Tá no buraco do mesmo jeito. Só que levando os servidores junto.

    1. O que tem a ver um aumento salarial num Estado com o orçamento federal? Depois ainda chamam os petistas de acéfalos e jumentos kkkkk

    2. Foi bastante LULINHA dizer que não tem aumento a GOVERNADORA DO PT acompanhou e aja dinheiro para quem!
      Aviso: Temos eleições este ano o PT tem candidato (a) Natal, não pode cair em situações difíceis PT ZERO.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Congresso analisa nesta quarta veto de Lula sobre lei que restringe ‘saidinha’ de presos

Foto: ZECA RIBEIRO / CÂMARA DOS DEPUTADOS

Parlamentares realizam nesta quarta-feira (24) uma sessão do Congresso voltada à análise de vetos. Na pauta estão todas as 32 matérias barradas pela Presidência da República, mas o governo articula votar apenas os temas com consenso. Entre os temas que devem ser destacados, está o veto em relação ao projeto que restringe as saídas temporárias de presos.

A revogação das visitas familiares foi excluída do texto final por “inconstitucionalidade”. No Congresso, os deputados e senadores indicam a tendência de derrubar o veto sobre a lei da saidinha, contrariando o posicionamento do governo.

O foco dos congressistas, no entanto, está em recuperar os R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares barradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A liderança do governo insiste na derrubada parcial do veto às emendas, com defesa de liberação de R$ 3,6 bilhões.

A sessão foi marcada para um horário mais tarde que o habitual para viabilizar o acordo que está sendo costurado no Congresso. A negociação é para que o Senado aprove antes um projeto para a retomada do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (o antigo DPVAT).

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

DNIT não tem previsão de prazo para reconstruir ponte

Foto: Divulgação

Enquanto a conclusão do desvio da BR-304 foi adiada para maio, a reconstrução da ponte – principal ligação entre Natal e Mossoró – que desabou após as fortes chuvas, na região de Lajes, sequer tem previsão para ficar pronta. A informação é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que está analisando o anteprojeto para contratação emergencial para posteriormente começar o processo de contratação. A construção do desvio estava originalmente marcada para abril. Contudo, o prazo foi alongado pelo DNIT.

Em comunicado enviado à Tribuna do Norte, o DNIT disse também que a nova estrutura terá “conformações diferentes” da ponte que colapsou para “elevar a capacidade de vazão no segmento e afastar o risco da ocorrência de sinistros”. Contudo, não foram divulgadas previsões de prazos, o que tem gerado apreensão em quem precisa trafegar pelo Oeste potiguar. “Após a aprovação do anteprojeto, será dado início ao processo de contratação de empresa especializada para construção”, acrescentou o órgão.

O setor produtivo já vem acumulando perdas. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindipostos-RN), dois postos de combustíveis fecharam em Lajes. A produção de frutas e verduras também foi afetada pelas fortes chuvas e pelo encarecimento do frete, o que vem provocando a alta dos produtos, destacou a Associação dos Supermercados do Estado (Assurn). O Sindicato das Indústrias de Cerâmica para Construção do Estado (Sindicer-RN) foi outro que se manifestou e estimou que prejuízos já estejam na casa dos 30%.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Se o mesmo tempo que levaram para fazer a reta tabaja, bota 20 anos aí, eita governo corrupto e incompetente. Fatão GD e LULADRAO, a dupla dinâmica do crime.

  2. Isso aqui se fosse no governo Bolsonaro, no que depenende se do ministério do Tarcísio de Freitas ou Rogério Marinho, tava cheio de maquinas aqui e esse desvio já tinha sido feito, essa BR já mais ficaria parada.
    Ja mais!!!
    Mais no governo do amor, é mais fácil um particular fazer do que esses ladrões.
    Faz o L.

  3. kkkkkk, parabéns aos fazedores de L que precisam pegar a estrada. Na verdade, todos irão pagar essa conta, pois o frete dos produtos vai aumentar e o preço de tudo vai crescer…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente nacional do PSDB vem prestigiar evento com pré-candidatos no RN, em maio

Foto: Cedida

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira vão reunir deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e pré-candidatos de diversas regiões do Rio Grande do Norte, em evento da sigla. No dia 10 de maio (sexta-feira), as 9h30, acontece no auditório da Assembleia Legislativa o “Encontro com Tucanos Potiguares”.

Marconi Perillo tem viajado pelo Brasil promovendo uma série de encontros estratégicos para mobilizar as lideranças regionais e fortalecer o PSDB para as Eleições de 2024. A vinda de Perillo ao RN tem como objetivo incentivar a participação ativa dos filiados potiguares. Além de fomentar candidaturas, Perillo também busca o apoio necessário para manter o partido forte no Rio Grande do Norte, que é um dos cinco maiores do Brasil.

Para as Eleições 2024, os tucanos potiguares continuam crescendo. De acordo com o Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP3), o partido liderado por Ezequiel Ferreira está vigente em 133 municípios, marcando presença em todas as regiões do Estado. O partido também recebeu filiações de prefeitos como Arthur Teixeira (Guamaré), Marineide Diniz (Carnaubais), Dr. Renam (Campo Redondo), Nixon Baracho (Alto do Rodrigues), Marcos Cabral (Vera Cruz), Novinho (Cerro Corá), Mazé (Martins), Carlinhos (Parazinho), e Luiz Bandeira (Pedra Preta), que vai concorrer este ano mais um mandato na região Central.

TUCANO POTIGUAR – No Rio Grande do Norte, o PSDB tem hoje mais de 50 pré-candidatos a prefeitos, dezenas de nomes que farão composições como vice-prefeitos, 10 deputados estaduais e passa de 250 vereadores com mandatos. Em 2022, o partido conquistou a maior votação proporcional do país para deputado estadual, formando a maior bancada parlamentares do país, o que equivale a 31,21% dos votos. Em Natal o partido elegeu três vereadores em 2020 e ao longo dos últimos meses trouxe para o partido nomes novos: Aldo Clemente, Klaus Araújo, Anderson Lopes e Hermes Câmara, que integra a Federação Cidadania/PSDB. Também recebeu os presidentes das Câmaras Municipais de Mossoró (Lawrence Amorim) e Parnamirim (Wolney França). Além disso recebeu filiados importantes em São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Caicó, Extremoz, Currais Novos, Touros, Macau, Areia Branca e outros colégios de destaques.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *