Segurança

Lista negra do comércio eletrônico chega a 325 sites; consulte

imagem.phpA lista dos sites de e-commerce não recomendados pelo Procon-SP não para de crescer. A um mês do Natal, o documento ganhou mais de três endereços (Baratoajato.com.br, Myamivendas.com e Miamicelular.com) e agora soma 325 lojas virtuais que não responderam às notificações sobre queixas registradas pelos consumidores.

A falta de entrega do produto é a irregularidade mais comun entre os sites fraudulentos. A lista é composta por fornecedores que não foram localizados — inclusive pelo rastreamento feito no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, responsável pelo registro de domínios no Brasil.

Neste link você confere os 325 endereços a serem evitados. Além disso, vale a pena considerar as seguintes dicas elaboradas pelo Procon-SP para fugir das armadilhas online:

– Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail);

– Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;

– Desconfie de ofertas vantajosas demais;

– Não compre em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o o boleto bancário e/ou depósito em conta.

– Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;

– Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.);

– Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;

– Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.

Olhar Digital UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Delegado revela que arma de homem que atirou durante show falhou e evitou tragédia ainda maior em festa de Apodi

Foto: reprodução

O guarda municipal Reginaldo Mendes de Lima, que atirou durante um show na Feira Multissetorial de Apodi (Femulti) na madrugada de domingo (9), recebeu alta médica no mesmo dia e foi encaminhado para a Cadeia Pública de Mossoró, onde aguarda audiência de custódia nesta segunda-feira (10).

O ataque ocorreu por volta das 3h, durante o show da banda Lagosta Bronzeada. Segundo a Polícia Civil, o guarda deixou o local após uma discussão, foi até o carro, pegou uma pistola e retornou atirando. Uma pessoa foi morta e outras ficaram feridas. O delegado Luiz Antônio afirma que havia desavença antiga entre o suspeito e a vítima fatal.

Falha em arma evitou tragédia maior

A arma chegou a falhar porque uma cápsula ficou enganchada, evitando mais disparos; ainda restavam cinco munições.

Reginaldo também foi baleado — o tiro atravessou abdômen e tórax —, mas passou por avaliação no Hospital Regional Tarcísio Maia, recebeu alta e foi transferido para o sistema prisional.

De acordo com a Polícia Civil, Reginaldo já tinha histórico de comportamento agressivo quando ingerira álcool e, em outra ocasião, teria sacado uma arma durante uma discussão.

A investigação continua, e testemunhas serão ouvidas.

Com informações de Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Novo texto de Derrite para o projeto antifacção vai ampliar perda de patrimônio e manter equiparação a atos de terrorismo

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado Guilherme Derrite (PP-SP), relator do projeto de lei antifacção, afirmou que vai apresentar uma nova versão do relatório ainda hoje. A principal alteração será ampliar os casos em que bens e patrimônio de empresas usadas pelo crime organizado poderão ser bloqueados e confiscados.

Na primeira versão, a perda de patrimônio estava prevista apenas quando o crime fosse equiparado a terrorismo. Agora, Derrite vai estender a medida também para crimes previstos na Lei de Organizações Criminosas, aumentando o alcance da descapitalização de empresas ligadas às facções.

“A descapitalização vai ocorrer também nos crimes da lei de organizações criminosas”, afirmou o relator.

Derrite, que está licenciado do cargo de secretário de Segurança Pública de São Paulo, também confirmou que não vai recuar na equiparação de crimes cometidos por facções ao terrorismo.

Mesmo sem classificar facções como organizações terroristas, o texto prevê tratamento penal equivalente, com penas de 20 a 40 anos.

O substitutivo inclui na Lei Antiterrorismo atos típicos das facções, milícias e grupos paramilitares, como:

  • ataques contra forças de segurança,

  • bloqueio de vias,

  • sabotagem de serviços públicos,

  • domínio territorial armado.

Integrantes do governo criticam o texto, alegando risco de insegurança jurídica e de que a equiparação possa permitir intervenção estrangeira no Brasil. Também dizem que o texto reduz o papel da Polícia Federal e dificulta a cooperação entre forças de segurança.

Derrite rejeitou mudanças nessa parte: “O principal ponto do projeto permanece como está.”

Ele também negou que a lei possa ser usada contra movimentos sociais: “Só vale para organizações criminosas. Não tem relação com protestos.”

Com informações de O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Megaoperação: Moraes determina que governo do Rio preserve imagens das câmeras dos policiais e apresente laudos de autópsia

Foto: Philippe Lima

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o governo do Rio de Janeiro envie ao Supremo todos os laudos de autópsia, os relatórios de inteligência e as imagens das câmeras corporais relacionadas à operação nos complexos do Alemão e da Penha, que resultou em 121 mortes.

A ordem faz parte da ADPF das Favelas, ação que estabelece regras para operações policiais no estado.

Na mesma decisão, Moraes também deu determinações para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), do Ministério Público e a Defensoria Pública:

  • Ministério Público: deve entregar os relatórios e laudos da sua perícia independente.

  • Defensoria Pública: precisa informar se as famílias das vítimas estão tendo acesso aos procedimentos de acompanhamento e assistência.

  • Tribunal de Justiça do RJ: deve informar quantos mandados de prisão foram cumpridos, os resultados das buscas e apreensões e das audiências de custódia.

Na semana passada, Moraes também mandou abrir inquérito para investigar a atuação de grupos criminosos no Rio e determinou que a Polícia Federal apresente um relatório do que foi apurado até agora.

Com informações de O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vítimas de tiroteio em Apodi se envolvem em acidente após receberem alta de hospital; motociclista morreu

Motociclista morreu após bater em carro onde estavam vítimas de tiroteio em Apodi — Foto: Polícia Civil/CedidaFoto: Polícia Civil/Cedida

Cinco das oito pessoas feridas no tiroteio que deixou uma pessoa morta em Apodi na madrugada deste domingo (9) se envolveram em um acidente de trânsito na volta para casa após receberem alta do hospital em Mossoró, no Oeste potiguar.

O carro de linha onde os pacientes estavam seguia pela BR-405 no sentido a Apodi quando bateu em uma moto que transitava no sentido oposto e invadiu a contramão. O motociclista morreu na hora.

O acidente aconteceu ainda na manhã do domingo (9), por volta das 8h, na altura do quilômetro 21 da rodovia federal, a cerca de 3km da comunidade do Jucuri, zona rural de Mossoró.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

É mais barato cuidar do clima do que fazer guerra, diz Lula na COP30

Foto: Paulo Mumia

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), discursou, nesta segunda-feira (10), durante a abertura da COP30, em Belém.

Ele ressaltou a importância da realização da Cúpula na floresta. “É mais barato colocar 1,3 tri para acabar com problema climático do que para fazer guerra, como fizeram no ano passado”, disse.

Antes de Lula, o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, também discursou, assim como Simon Stiell, secretário executivo do UNFCCC, chefe do clima da ONU e Mukhtar Babayev, presidente da COP29, de Baku.

“A convenção do clima retoma a sua terra natal. Pelas próximas duas semanas, belém será a capital do mundo. Trazer a COP para o coração do Amazonas foi uma tarefa árdua, mas necessária”, disse o presidente.

A COP30 segue até o dia 21 de novembro, em Belém, com representantes de 194 países e da União Europeia.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Nem das florestas , rios mares e lagoas o seu governo cuida. Velho mentiroso. Cuidado com Macron kkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Jovem de Mossoró morre atropelada por motorista alcoolizada em SP

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Novo Notícias (@novonoticias)


A mossoroense Isaura Luzia de Oliveira, de 24 anos, morreu na manhã deste domingo (9) após ser atropelada por uma motorista embriagada na Avenida Ede, na Vila Medeiros, Zona Norte de São Paulo.

O acidente ocorreu por volta das 7h40. Isaura caminhava pela calçada e se preparava para atravessar na faixa de pedestres quando foi atingida por um carro em alta velocidade. O impacto arremessou a jovem, que morreu ainda no local. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento da colisão.

A motorista, também de 24 anos, fugiu sem prestar socorro. O veículo foi encontrado a cerca de 1,6 km do local. A condutora foi localizada em seguida e presa em flagrante pelos crimes de embriaguez ao volante, homicídio e omissão de socorro, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O Samu confirmou o óbito e o corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML).

Isaura era natural de Mossoró (RN) e havia se mudado para São Paulo em busca de oportunidades.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump diz que Amazônia foi ‘destruída’ para construção de rodovia

Foto: Wikimedia

Um dia antes do início oficial da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-30) em Belém, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em sua rede social, a Truth Social, nesta domingo, 9, uma mensagem dizendo que a Amazônia foi destruída para a construção de uma estrada.

“Eles destruíram a Floresta Amazônica no Brasil para a construção de uma rodovia de quatro faixas para que ambientalistas pudessem viajar”, escreveu Trump na mensagem, dizendo que o caso “se tornou um grande escândalo”.

Junto com a mensagem, Trump postou um vídeo de quatro minutos da Fox News, com uma reportagem do enviado da emissora a Belém para cobrir a COP-30. A reportagem cita a Avenida Liberdade, uma das apostas do governo estadual para destravar a mobilidade. Ela corta a Área de Proteção Ambiental da Região Metropolitana (APA Belém) e passa próximo ao Parque do Utinga.

Ainda na reportagem postada por Trump, o jornalista destaca que pela primeira vez não há uma delegação oficial dos Estados Unidos em uma conferência das Nações Unidas sobre o clima desde 1992. A reportagem fala ainda da queda das vendas de carros elétricos e de demissões em fábricas nos Estados Unidos.

Estadão Conteudo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Estrutura que desabou e matou duas pessoas na Grande Natal não tinha alvará de construção

Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante se manifestou, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Mudanças Climáticas (SEMURB), sobre o desabamento de uma estrutura durante a construção de um galpão particular que deixou duas pessoas mortas e uma ferida. Segundo o órgão, a obra estava sendo executada sem alvará de construção, o que caracteriza irregularidade.

“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Mudanças Climáticas de São Gonçalo do Amarante (SEMURB) lamenta profundamente o grave acidente ocorrido neste sábado (8), em uma obra particular de construção de galpão, que resultou no desabamento de estruturas e no óbito de duas pessoas, deixando ferida uma terceira”, disse a pasta em nota oficial.

O acidente ocorreu na tarde do sábado (8), na Rua das Amapolas, no bairro de Jardins, e mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e a Defesa Civil. Uma das vítimas foi socorrida com vida e levada ao hospital logo após o acidente. As outras duas pessoas ficaram presas sob os escombros e foram encontradas sem vida durante o trabalho de resgate.

De acordo com a SEMURB, já foram realizados registros fotográficos que irão compor o relatório para abertura de Processo Administrativo na segunda-feira (10), com o objetivo de identificar os responsáveis pela obra. Além disso, será emitido auto de embargo imediato, suspendendo qualquer continuidade da construção.

No domingo (9), a Polícia Científica do Rio Grande do Norte (PCI-RN) esteve no local para realizar uma perícia de engenharia no galpão. A equipe técnica esteve no local para coletar vestígios, registrar evidências e avaliar as condições estruturais da construção. De acordo com a PCI, o objetivo é identificar o que provocou o colapso da estrutura, analisando possíveis falhas no projeto, erros na execução da obra, qualidade dos materiais utilizados ou sobrecarga na sustentação.

A pasta destacou que, conforme o Código de Obras e o Plano Diretor do município, o proprietário poderá responder a sanções que incluem multas, demolição da estrutura e demais penalidades previstas em lei.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Os caras nao conseguem fiacalizar oubra de um galpao no meio da cidade e botam no nome da reparticao o combate às “mudanças climáticas”.
    Kkkkkkk
    Pqp.
    O brasil merece o buraco onde está.

  2. Hoje, em todos os municípios da grande Natal, a montagem desses galpões é uma epidemia, tem em todo canto e o que é pior, a fiscalização é ZERO, não existe.

  3. O motivo do desabamento não foi por falta de licenciamento e sim pela má qualidade das vigas de sustentação, com licença ou sem licença essa estrutura iria desabar do mesmo jeitinho que já desabaram várias em todo o nosso estado, tem que ser intensificada a fiscalização nas fábricas de pré moldados.

    1. concordo plenamente. as licencas são so arrecadadoras de dinheiro, fiscalização deveriam ser nas fabricas de premoldados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Viver Saúde chega ao Rio Grande do Norte com proposta inovadora de cuidado integrado e medicina preventiva

Foto: Reprodução

Será lançado em Natal, amanhã, dia 11, o Viver Saúde, um novo plano de saúde que propõe uma forma diferenciada de cuidar das pessoas com atenção integral, foco em medicina preventiva e uma visão centrada no bem-estar e na qualidade de vida.

Com uma rede credenciada de excelência, clínicas próprias e uma estrutura moderna, o Viver Saúde nasce com o propósito de promover saúde, equilíbrio e cuidado contínuo em todas as fases da vida, do recém-nascido ao idoso

Sob a liderança da CEO, Dra. Eva Rodrigues, do diretor comercial e marketing, Idris Saldanha, e do diretor médico, Dr. Jean Walber, a operadora apresenta ao mercado potiguar um modelo inovador baseado na medicina integrativa, uma abordagem que considera o paciente de forma completa, estimulando hábitos saudáveis, acompanhamento multiprofissional e a prevenção como essência do cuidado.

Mais do que oferecer planos de saúde, o Viver Saúde se posiciona como uma operadora moderna, sólida e próxima das pessoas, comprometida em transformar o cuidado em uma experiência acolhedora, eficiente e acessível. O conceito central da marca traduz esse propósito: A vida é feita de escolhas. A melhor é viver.

Entre os diferenciais do Viver Saúde estão o foco na prevenção, a atenção personalizada e o acompanhamento contínuo de cada beneficiário, com integração entre tecnologia, gestão e relacionamento direto. A operadora contará com clínicas próprias estrategicamente distribuídas nas zonas Norte, Sul e Central de Natal (Lagoa Nova), oferecendo atendimento multiprofissional, pronto atendimento e programas de saúde preventiva.

A estrutura da sede, estrategicamente localizada na Rua Maxaranguape, esquina com Campos Sales, foi pensada para proporcionar uma experiência completa de saúde e bem-estar, reunindo serviços de psicologia, nutrição, terapias em grupo, ioga, pilates, dança e cozinha experimental; iniciativas que estimulam o equilíbrio entre corpo e mente.

Outro destaque é o Programa de Atenção ao Idoso, que oferece atividades preventivas, regenerativas e inclusivas como hidroginástica, pilates e aulas de dança, reforçando o compromisso da marca com o envelhecimento saudável e a longevidade ativa.

Mais do que uma nova operadora, o Viver Saúde representa um novo olhar sobre o cuidar. Uma proposta que une excelência médica, estrutura de qualidade e empatia, para entregar o que há de mais essencial: o compromisso com a vida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Potiguares são campeões na Bocha e Halterofilismo no Parapan de Jovens, no Chile

Foto: Divulgação 

O Rio Grande do Norte ganhou destaque internacional com as conquistas dos paratletas da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN) no Parapan de Jovens, realizado no Chile. José Antônio foi o campeão na categoria BC4 da Bocha, e Paulo Roberto faturou o ouro na categoria até 49kg do Halterofilismo. “São conquistas de jovens atletas, que reforçam a renovação que vem acontecendo no paradesporto potiguar. Os talentos continuam surgindo nas terras potiguares”, celebra o presidente da Sadef, Dário Gomes.

Paulo Roberto, paratleta com nanismo, ficou com o ouro por melhor levantamento e também no total levantado. “Ele validou os três levantamentos: 132, 134 e 136kg. E fez a melhor marca de sua carreira, 2 quilos acima do que já tinha levantado. E acredito que ele ainda não foi ao máximo. Deixamos para dar 100% no Brasileiro, que vai fechar a temporada, no próximo mês”, diz Jeferson Rego, técnico de Paulo e da Sadef. Paulo foi prata na edição anterior do Parapan, em 2023.

Na bocha, José Antônio também voltou com duas medalhas de ouro: na prova individual e na disputa por pares, com a paraense Joice Lira. Resultados que confirmam a boa fase do potiguar, atual campeão mundial juvenil e da Copa América. “A bocha mudou a minha vida, estou tendo grandes resultados em pouco tempo. Meu sonho é competir é os Jogos Paralímpicos”, disse o atleta da Sadef.

O Parapan de Jovens é a principal competição paralímpica juvenil das Américas e reuniu mais de 1.500 atletas de até 23 anos. A Sadef tem apoio da Caern, Governo do Estado, Prefeitura de Natal, vereador Tércio Tinoco, Uninassau, Unimetais, Sesi, Cirúrgica Bezerra e TAG.

Novo Notícias 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *