Diversos

Livro "O Lado Sujo do Futebol" mostra como a dupla Havelange e Teixeira fez o que quis na Fifa e na CBF

1reproducao14Prepare o seu coração, leitor.

Se você é um daqueles torcedores fanáticos esse livro vai mexer com os seus sentimentos e com a sua maior paixão. De uma maneira diferente, mas não menos intensa. A crônica esportiva dará lugar a investigações policiais, a comissões parlamentares de inquérito e a processos nas Justiças brasileira e internacional.

Nas páginas a seguir, como anuncia o título, você realmente conhecerá não só o lado sujo, mas a podridão do futebol. Aquele que não é possível ver das arquibancadas e nem pela televisão. Ficará surpreso ao perceber que o jogo é ainda mais disputado longe dos gramados. E que os dribles de craques consagrados não são tão eficientes como os que os cartolas costumam dar nos órgãos de fiscalização e controle.

Entre outras coisas, você saberá como o Ricardo Teixeira e o seu então sogro, João Havelange, criaram uma ditadura na CBF e na FIFA e como enriqueceram saqueando o futebol. Os dois não hesitaram em transformar a paixão dos torcedores em um modelo de negócios corrupto e lucrativo apenas para si mesmos e para os seus cúmplices.

Anos mais tarde, contudo, um acidente de carro nos EUA destruiu a relação familiar e mudou a trajetória de Ricardo Teixeira e os rumos do futebol brasileiro. Você entenderá logo mais.

O Lado Sujo do Futebol é resultado da inquietação dos competentes jornalistas Amaury Ribeiro Jr, Leandro Cipoloni, Luiz Carlos Azenha e Tony Chastinet. Poucos profissionais da imprensa demonstram tamanho compromisso com a informação precisa como os quatro autores.

Com sensibilidade e técnica jornalística apuradas, os repórteres mostram que as ações inescrupulosas da quadrilha que comanda o futebol são entrelaçadas em histórias de mentiras, traições conjugais e entre parceiros de negócios, lavagem de dinheiro, chantagens e outras fraquezas humanas que seguram o leitor até a última página. Uma novela na qual não há mocinhos e nem final feliz. É triste, mas imperdível!

Instigados pelos fatos nebulosos que envolvem o futebol e curiosos em compreender as negociatas fraudulentas dos dirigentes esportivos, os jornalistas dissecaram inúmeros contratos e prestações de contas para rastrear o dinheiro enviado para paraísos fiscais. Um trabalho de investigação impecável.

Graças a esses dados, identificaram as intrincadas operações financeiras para lavar dinheiro, assim como o enriquecimento ilícito dos cartolas que contrasta com a dívida bilionária dos clubes de futebol brasileiros.

Os documentos levantados em fontes oficiais revelam em detalhes como Ricardo Teixeira e João Havelange chegaram ao poder e criaram uma rede de relacionamentos com dezenas de autoridades, oferecendo mimos e usando a seleção brasileira de futebol, patrimônio do nosso País.

Por tudo isso e muito mais, O Lado Sujo do Futebol é um golaço dos jornalistas. Instigante, a publicação embrulha o estômago dos desavisados porque desvenda o submundo da cartolagem e escancara como o esporte mais popular do planeta foi contaminado pela mentira e pela trapaça.

Não há como permanecer passível diante de tantas denúncias e graves revelações. Arrisco a afirmar que depois de ler esse livro até a relação com o seu clube do coração pode mudar.

A apuração responsável utilizada pelos experientes repórteres garante a credibilidade das denúncias e presta um serviço dos mais relevantes ao Brasil. Afinal, o único pentacampeão mundial precisa entender como é tratado o futebol, um dos traços mais marcantes da cultura nacional.

Enfim, você tem nas mãos um texto indispensável para conhecer o que se passa fora das quatro linhas. É a oportunidade para refletir e rever os seus conceitos sobre o esporte e, principalmente, sobre quem o administra. Agora, mais do que nunca, tenho certeza de que a CBF é mesmo o câncer do futebol!

Veja mais clicando o texto na íntegra aqui

R7

Opinião dos leitores

  1. Amary Ribeiro Jr. é ex-repórter especial da revista Isto É e do cotidiano O Globo e ganhador de diversos prêmios Esso de jornalismo.

    Amary tem um livro bem melhor que este, A PRIVATARIA TUCANA.

    O livro, resultado de 12 anos de investigação sobre as "privatizações no Brasil", destaca documentos que apresentam indícios e evidências de irregularidades nas privatizações que ocorreram durante a administração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, além de amigos e parentes de seu companheiro de partido, José Serra. Os documentos procuram demonstrar que estes políticos e pessoas ligadas a eles realizaram, entre 1993 e 2003,3 movimentos de milhões de dólares, lavagem de dinheiro através de offshores – empresas de fachada que operam em Paraísos Fiscais – no Caribe.

    Privataria Tucana contém cerca de 140 páginas de documentos fotocopiados que evidenciam que o então Ministro do Planejamento e futuro Ministro da Saúde de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), José Serra, recebeu propina de empresários que participaram dos processos de privatização no Brasil.

    INFELIZMENTE NA ÉPOCA O PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA FICOU CONHECIDO COMO O ENGAVETADOR GERAL DA REPÚBLICA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Restituição do Imposto de Renda destina R$ 193,8 milhões a mais de 100 mil contribuintes no RN

Foto: Marcelo Casall

Mais de 101 mil contribuintes do Rio Grande do Norte foram contemplados no segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026. Ao todo, 101.308 potiguares vão receber R$ 193.886.177,73, com o crédito bancário previsto para o dia 30 de junho. A consulta foi liberada pela Receita Federal na manhã desta terça-feira (23).

Em todo o país, o segundo lote da restituição contempla 9.585.797 contribuintes e soma R$ 16 bilhões, tornando-se o maior da história em número de beneficiados. O valor iguala o recorde registrado no primeiro lote, pago em maio.

Somando os dois primeiros lotes de 2026, a Receita Federal prevê devolver R$ 32 bilhões a aproximadamente 18,3 milhões de contribuintes, o equivalente a cerca de 80% do total estimado de restituições deste ano. Segundo o órgão, a agilidade no processamento das declarações permitiu antecipar os pagamentos, beneficiando tanto os contribuintes com prioridade legal quanto aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via PIX.

Além do Rio Grande do Norte, outros estados da região também foram contemplados com valores expressivos neste segundo lote de restituição. Em Pernambuco, 252.159 contribuintes receberão R$ 501.280.331,27. Somente em Caruaru, serão beneficiados 50.245 contribuintes, com pagamentos que somam R$ 74.699.258,52.

Na Paraíba, 100.048 contribuintes terão direito à restituição, totalizando R$ 185.135.234,40. Já em Alagoas, 81.064 contribuintes receberão R$ 147.133.726,27.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

FOTOS E VÍDEO: Polícia divulga imagens da operação que prendeu empresário investigado por esquema milionário de lavagem de dinheiro

Fotos: Divulgação

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou, nesta terça-feira (23), imagens da Operação Emirados, deflagrada em conjunto com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para desarticular um suposto esquema de lavagem de dinheiro, ocultação patrimonial, blindagem de bens e fraudes fiscais na Grande Natal.

O principal alvo da investigação é o empresário Marcello Brunno Moreno, ligado à Rede de Postos Expresso e à Expresso Distribuidora. Segundo os investigadores, o esquema teria movimentado cerca de R$ 72 milhões e envolvido práticas de sonegação fiscal.

A operação cumpriu 33 mandados de busca e apreensão, resultou na prisão do principal investigado e determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 75 milhões em bens. As diligências ocorreram nos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Senador Georgino Avelino.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Menino de 7 anos morre após se afogar em rio na zona rural de Pilões

Foto: Reprodução

Uma tragédia foi registrada na tarde desta segunda-feira (22) no município de Pilões, no Alto Oeste potiguar. Um menino de 7 anos morreu após se afogar em um rio localizado no Sítio Almas, na zona rural da cidade.

A vítima foi identificada como Arthur Moreira Ferreira.

De acordo com informações da Polícia Militar, o menino estava na companhia de outras três crianças em uma área próxima ao rio. O grupo brincava e realizava atividades como pesca quando o acidente aconteceu.

Ao perceber que Arthur estava se afogando, uma das crianças correu para pedir ajuda a um adulto que estava nas proximidades.

Moradores da região iniciaram os primeiros socorros ainda no local. Um médico também prestou atendimento emergencial à criança antes de ela ser encaminhada de ambulância para o hospital do município.

Apesar dos esforços das equipes de saúde e das tentativas de reanimação, Arthur não resistiu e teve o óbito confirmado na unidade hospitalar.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Últimos dias: inscrições para a III Corrida Alvinegra terminam em 26 de junho

Foto: Divulgação

O ABC Futebol Clube está com as últimas vagas abertas para a III Corrida Alvinegra, que acontece no dia 28 de junho, no estádio Frasqueirão, em Natal.

O evento conta com três modalidades: caminhada de 3 km, corrida de 5 km e corrida de 10 km, sendo que as vagas para a distância mais longa estão praticamente esgotadas.

Os valores das inscrições partem de 139 reais para sócios, idosos, pessoas com deficiência e beneficiários do Sesc, e 159 reais para o público geral. As inscrições podem ser feitas pelo site corridaalvinegra.com.br, até o dia 26 de junho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Empresário Marcello Moreno é o alvo de operação que investiga lavagem de dinheiro e sonegação de R$ 72 milhões na Grande Natal

Foto: Divulgação

Alvo da operação deflagrada nesta terça-feira (23) pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Polícia Civil é o empresário Marcello Brunno Moreno, da Rede de Posto Expresso e Expresso Distribuidora.

A ação apura um esquema de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal estimado em cerca de R$ 72 milhões na região metropolitana de Natal, além de indícios de fraudes fiscais.

As investigações também apontam que o chefe do grupo exercia o controle real sobre várias empresas de fachada, como distribuidoras, bares e postos de combustíveis, sem constar oficialmente nos contratos sociais.

Na casa do chefe do esquema, foram apreendidos mais de R$ 90 mil, dólares e euros em espécie, joias, documentos, celulares e computadores.

Leia mais aqui: Empresário é preso em operação que investiga lavagem de dinheiro e sonegação de R$ 72,9 milhões na Grande Natal

Opinião dos leitores

  1. Quando começarem a investigar as verdadeiras e maiores Lavagens de Dinheiro que estão nestes Quiosques vazios de Shoppings e Lojinhas de Capinhas de Celular vazias dentro de supermercados e shoppings, vão descobrir muita gente graúda. Tem escritório de advocacia, empresários, PCC, e políticos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CONFIABILIDADE: São Gonçalo do Amarante conquista Nota A do Tesouro Nacional em qualidade das informações fiscais

Fotos: Divulgação

São Gonçalo do Amarante alcançou mais um importante reconhecimento nacional na área da gestão pública. O município recebeu Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e conquistou a 3ª colocação entre os 167 municípios do Rio Grande do Norte avaliados.

O resultado coloca São Gonçalo entre os seis municípios potiguares que obtiveram a classificação máxima na avaliação referente ao exercício de 2025, consolidando a cidade como referência estadual em transparência, organização e qualidade das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Governo Federal.

No ranking estadual, São Gonçalo do Amarante alcançou 186,71 pontos, correspondendo a um índice de 95,75% de acertos, ficando atrás apenas de Timbaúba dos Batistas (96,54%) e São João do Sabugi (96,16%), empatado tecnicamente com Rafael Godeiro. O desempenho evidencia o compromisso da gestão municipal com a responsabilidade fiscal e a excelência na prestação de contas.

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional avalia a consistência e a confiabilidade das informações enviadas pelos municípios ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). A análise verifica a conformidade entre documentos como o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), a Declaração de Contas Anual (DCA) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC), atribuindo notas de A a E aos entes públicos.

A conquista da Nota A demonstra o compromisso da gestão do prefeito Jaime Calado com uma administração responsável, transparente e alinhada às boas práticas da administração pública, garantindo maior credibilidade às informações fiscais e contábeis do município perante os órgãos de controle e a sociedade. Além de fortalecer a transparência, um bom desempenho nesse indicador contribui para ampliar a confiança institucional e pode favorecer o acesso do município a operações de crédito e investimentos públicos.

“Essa conquista é uma vitória de todos nós. É o resultado de uma luta diária, construída com muito trabalho, dedicação, responsabilidade e comprometimento de toda a equipe. Pegamos uma Prefeitura em total desequilíbrio financeiro e desorganização administrativa e estamos colocando a casa em ordem. Em um ano e meio já elevamos São Gonçalo à nota A. Destaco o trabalho da nossa Controladoria e Contabilidade. Seguimos a orientação do prefeito Jaime Calado que faz o acompanhamento rigoroso das finanças e preza pela transparência e eficiência”, afirmou o secretário municipal de Finanças, Luis Henrique Nóbrega.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo corrige portaria que nomeava “Fulano” e “Cicrano de tal” para o GSI

Foto: Antonio Cruz

Uma edição extra do DOU (Diário Oficial da União) foi publicada na última segunda-feira (22) para corrigir a portaria que nomeou o major do Exército “Fulano de tal” e o tenente da PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) “Cicrano de tal” como assistentes na Secretaria de Segurança Presidencial do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República.

A designação correta, assinada por Vinícius Damasceno do Nascimento, diretor do departamento de gestão do GSI, nomeou os sargentos da Marinha brasileira Márcio Adriano Leite, Francisco Marcone Filho e Thiago do Nascimento. Além destes, a sargento do Exército Beatriz Barbio também ocupará o cargo.

Os quatro militares passam a receber Gratificação de Representação da Presidência da República código Nível IV, um benefício destinado a funcionários de órgãos ligados diretamente à Presidência da República. O valor da gratificação é de R$ 808,61.

Antes da publicação adicional, o GSI informou a CNN que o erro havia sido identificado e seria corrigido até a edição seguinte do DOU.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

ELEIÇÃO NO PERU: Candidato da esquerda perde por 40 mil votos e tenta anular urnas do exterior

Foto: Reprodução

A disputa presidencial no Peru ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (22), após o candidato da esquerda Roberto Sánchez solicitar a anulação dos votos do exterior ao Jurado Nacional de Elecciones.

O pedido, segundo a campanha, se baseia em supostas irregularidades no processo de votação fora do país. Até o momento, não foram apresentadas provas públicas que sustentem a alegação.

O ponto central da disputa está justamente nesses votos internacionais. Caso a solicitação seja aceita, mais de 300 mil votos podem ser anulados — um volume capaz de alterar o resultado final da eleição.

Nos votos do exterior, a candidata da direita Keiko Fujimori aparece com ampla vantagem, somando cerca de 63,2% da preferência. Esse desempenho ajuda a sustentar a liderança apertada no cenário geral.

Com 99,725% das urnas apuradas, Fujimori aparece com cerca de 81 mil votos de vantagem no total, registrando aproximadamente 50,111% dos votos válidos.

A disputa segue indefinida e marcada por forte polarização. O partido de Sánchez já sinalizou que não reconhece integralmente o resultado, ampliando a tensão política no país enquanto a apuração final ainda não é oficialmente encerrada.

Eleito será o 9º presidente do país em 10 anos

Quem vencer o pleito, se tornará o 9º presidente do Peru em 10 anos. Diante de uma forte instabilidade política, na última década, nenhum presidente conseguiu finalizar o mandato, foram quatro destituições, duas renúncias e dois mandatos-tampões.

O sistema unicameral facilita processos de impeachment e de destituições. Mas, a partir desta eleição, o Peru voltará a ser bicameral, com Câmara e Senado, similar ao sistema brasileiro.

Veja a lista de presidentes recentes do Peru:

  • Pedro Pablo Kuczynski – 2016 a 2018 (renunciou)
  • Martín Vizcarra – 2018 a 2020 (destituído)
  • Manuel Merino – 2020 (ficou no cargo por cinco dias e renunciou)
  • Francisco Sagasti – 2020 a 2021 (mandato temporário)
  • Pedro Castillo – 2021 a 2022 (destituído)
  • Dina Boluarte – 2022 a 2025 (destituído)
  • José Jerí – 2025 a 2026 (destituído)
  • José María Balcázar – 2026 até o momento (mandato temporário)

Opinião dos leitores

  1. Esquerda perdeu?
    Logo acusam de fraude e tentam anular os locais que levaram a vitória da direita.
    Essa é a “democracia” que aceita.
    Tudo para se manter no poder.

  2. Quatro ex-presidentes peruanos foram diretamente implicados ou presos por ligações com o esquema da Operação Lava Jato e os desvios da construtora Odebrecht (atual Novonor): Alejandro Toledo, Ollanta Humala, Pedro Pablo Kuczynski e Alan García (que cometeu suicídio ao receber voz de prisão).

    A Lavajato acabou no Brasil, no PERU, não !!!!

    O PERU é um país mais sério que o Brasil !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Se for utilizada a régua do TSE brasileiro, esse já está inelegível por muitos e muitos anos. Questionando urnas!!! Tá louco????

  4. ESSA MALDIÇÃO, CHAMADA ESQUERDA, ESTÁ SENDO VARRIDA DAS AMÉRICAS. SÓ QUEM É MASOQUISTA, FEITO ALGUNS JUMENTOS BRASILEIROS, COM TODOS RESPEITO AOS QUADRÚPEDES, CONTINUAM A VOTAR EM CORRUPTOS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Empresário é preso em operação que investiga lavagem de dinheiro e sonegação de R$ 72,9 milhões na Grande Natal

Foto: Divulgação/MPRN

Uma operação conjunta do Ministério Público do RN (MPRN) e da Polícia Civil foi deflagrada nesta terça-feira (23) para investigar um esquema de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, associação criminosa e falsidade ideológica no estado.

A ação, batizada de Operação Emirados, cumpriu mandados em quatro cidades e tem como alvo um grupo investigado por fraudes que ultrapassam R$ 72 milhões em prejuízos aos cofres públicos.

Segundo o MPRN, o principal investigado é um empresário com atuação no setor de postos de combustíveis na Grande Natal, apontado como líder do esquema. Ele foi preso durante a operação.

Ao todo, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e aplicadas 75 medidas cautelares. As ações ocorreram em Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, com participação de mais de 120 policiais civis e integrantes do Ministério Público.

Foto: Divulgação/MPRN

A Justiça também determinou o sequestro de 18 imóveis e uma lancha, além do bloqueio de valores e indisponibilidade de bens que somam quase R$ 73 milhões. O objetivo é garantir o ressarcimento aos cofres públicos e evitar a ocultação de patrimônio.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos mais de R$ 90 mil em espécie, além de dólares, euros, joias, documentos, celulares e computadores na residência do investigado.

O esquema investigado

As investigações apontam que o grupo usava empresas de fachada para ocultar patrimônio e sonegar tributos de forma sistemática, especialmente ICMS. Segundo o MPRN, bens eram registrados em nome de terceiros, como parentes e funcionários, que atuavam como “laranjas”.

Também foram identificadas omissões de notas fiscais, não registro de mercadorias e criação de empresas em série para dificultar a fiscalização.

Foto: Divulgação/MPRN

O principal investigado, segundo a apuração, mantinha controle de diversas empresas sem constar oficialmente como sócio, utilizando uma estrutura paralela para movimentação financeira.

Sonegação e bens de luxo

A investigação também aponta a aquisição de bens de alto valor registrados em nome de funcionários com baixa renda declarada.

Entre eles, um carro importado avaliado em cerca de R$ 800 mil e um imóvel de luxo em condomínio fechado, estimado em R$ 2,5 milhões, ambos formalmente registrados em nome de terceiros, mas associados ao líder do esquema.

Os recursos do grupo também eram usados para custear despesas pessoais e manutenção de imóveis ligados ao investigado, segundo a investigação.

Atuação integrada

A operação é resultado da atuação conjunta do Gaeco e do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), em integração com forças de segurança do estado. O objetivo, segundo o órgão, é desarticular esquemas complexos de fraude tributária e recuperar valores desviados por meio de crimes fiscais.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF faz operação em banco de bispo Edir Macedo e bloqueia R$ 670 milhões

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (23), a Operação Miragem, que investiga supostas irregularidades em uma instituição financeira ligada ao bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.

A ação cumpriu nove mandados de busca e apreensão em São Paulo, com participação de mais de 50 policiais federais. Um dos alvos da investigação é a cúpula do Banco Digimais.

Além das buscas, a Justiça Federal determinou a quebra de sigilos bancário e fiscal dos investigados, além do bloqueio de até R$ 670,3 milhões em bens e valores.

Segundo informações da investigação, o caso teve início a partir de relatórios do Banco Central, que apontaram indícios de possíveis irregularidades na condução da instituição financeira.

A PF apura suspeitas de que administradores teriam utilizado mecanismos contábeis para apresentar uma situação financeira mais favorável do que a real, incluindo possíveis alterações em informações e geração artificial de receitas.

Os investigados podem responder por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, como gestão fraudulenta, prestação de informações falsas em demonstrativos contábeis e operações de crédito vedadas pela legislação.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *