A defesa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a nova denúncia da Lava Jato, que investiga uma suposta mesada da Odebrecht para Frei Chico, irmão do ex-presidente, é “descabida” e a relacionou com a divulgação mais recente de diálogos privados entre integrantes da Operação Lava Jato recebidos pelo The Intercept Brasil.
“Lula jamais ofereceu ao Grupo Odebrecht qualquer ‘pacote de vantagens indevidas’, tanto é que a denúncia não descreve e muito menos comprova qualquer ato ilegal praticado pelo ex-presidente”, analisa a defesa em nota.
“Mais uma vez o Ministério Público recorreu ao subterfúgio do ‘ato indeterminado’, numa espécie de curinga usado para multiplicar acusações descabidas contra Lula”, completa. “O ex-presidente também jamais pediu qualquer vantagem indevida para si ou para qualquer de seus familiares. A denúncia sai no dia seguinte de graves revelações pelo jornal Folha de S. Paulo de atuação ilegal da Lava Jato contra Lula, mostrando a ocultação de provas de inocência e ação indevida e ilegal voltada a romper a democracia no país.”
A Lava Jato denunciou hoje Lula e seu irmão, Frei Chico, por corrupção passiva continuada. Os donos da Odebrecht, Emilio e Marcelo Odebrecht, e o ex-diretor da empresa, Alexandrino de Salles Ramos Alencar, foram denunciados por corrupção ativa continuada. Leia a íntegra da denúncia.
A peça foi apresentada à 7ª Vara Federal Criminal de São Paulo, a quem caberá tornar ou não réus os cinco denunciados.
Segundo o MPF, Lula, “de modo consciente e voluntário, solicitou e/ ou – no mínimo conscientemente – recebeu, para e por seu irmão, entre 2003 e 2015, vantagens financeiras indevidas, em razão do cargo de Presidente da República que exerceu entre 2003 e 2010, entregues de forma contínua, parcelada e em espécie, no montante total aproximado de R$ 1.131.333,12 (um milhão, cento e trinta e um mil, trezentos e trinta e três reais e doze centavos) em valores atuais”.
Em fevereiro de 2018, em depoimento à Polícia Federal, Lula negou envolvimento em qualquer irregularidade sobre a suposta “mesada” paga pela empreiteira Odebrecht a seu irmão.
Irmão mais velho de Lula e ex-militante do Partido Comunista, Frei Chico foi o responsável por despertar o interesse do ex-presidente pela política e iniciar o petista no mundo sindical.
UOL
Bandido é pra se phuthê…kkkk Se lascou vagabundo!!!!!! Só um bandido respeita outro!!!!!Bora lavajatooooo!!!! Continue botando pra torar nesses pilantras e nos encham de orgulho!!!!
Não, Lula é a alma más honesta do mundo, Esse domador de jumentos.
Patife safado, agora não tem mais zelites, pesquisas eleitorais, 1o turno, 2o turno, dia de eleição… Ou mesmo qualquer outra desculpa pras justificar as consequências de seus roubos. Isso é a prova que esse luladrão foi quem realmente comandou o maior assalto a cofres públicos do mundo, foram mais de um trilhão de reais, dinheiro que luladrão roubou ou ajudou a roubar e que hoje falta nas políticas públicas da educação, da saúde e da segurança pública, deixando a população totalmente desassistidas.
Esse vagabundo ladrao condenado vai apodrecer na cadeia