Política

Lula diz que denúncias contra ele são ‘insinuações’ e que elite é ‘masoquista’

lulete

Por O Globo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que a elite do país tem um “medo inexplicável” de que ele volte à Presidência e a acusou de ser “masoquista”, uma vez que, segundo ele, nunca esse setor “ganhou tanto dinheiro” como em seu governo (2003-2010). Em discurso no ato do Primeiro de Maio da CUT, em São Paulo, o ex-presidente criticou as revistas semanais que têm publicado denúncias de seu suposto tráfico de influência para negociação de empresas brasileiras no exterior. Lula também defendeu o governo de sua sucessora e afirmou que está pronto para a “briga” na defesa de Dilma Rousseff.

— Sou um homem que eu sei de onde vim, sei onde estou e sei para onde eu vou. O que me assusta profundamente é o medo que a elite brasileira tem que eu volte à Presidência da República. É um medo inexplicável porque nunca eles ganharam tanto dinheiro na vida como no meu governo, nem empresários, nem banqueiros e os trabalhadores também — disse o ex-presidente, em tom de indignação.

— Eles deveriam agradecer a Deus, todo dia acender uma vela, pela a minha passagem e da Dilma pelo governo, mas não eles são masoquistas. Gostam de sofrer — prosseguiu.

Lula considerou “insinuações” as denúncias feitas contra ele.

— Todo dia eu vejo insinuações. Lá na Operação Lava-Jato tão esperando que alguém cite o nome do Lula. Ah, porque o objetivo é pegar Lula — disse o ex- presidente, que também sugeriu, em tom irônico, que se ofereça dinheiro para empresários que citarem o seu nome em denúncias.

Na edição desta sexta, a revista “Época” traz uma reportagem afirmando que o Ministério Público Federal abriu um procedimento de investigação para saber se houve tráfico de influência de Lula na relação entre a construtora Odebrecht e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para contratos obtidos pela empresa em outros países. Na semana passada, a “Veja” publicou que a construtora OAS teria feito uma reforma em uma chácara de sócios do filho de Lula, Fabio Luiz da Silva, o Lulinha, a pedido do ex-presidente. Lula elevou o tom e atacou as publicações.

— Aí vem essas revistas brasileiras que são um lixo. Não valem nada. Peguem todos os jornalistas da Veja e da Época e enfiem um dentro do outro que não dá 10% da minha honestidade — disse o ex-presidente.

Para Lula, “não tem um representante da elite brasileira que não tenha recebido favor do Estado”.

— Conheci muitos meios de comunicação falidos e ajudei porque acho que tem que ajudar.

O ex-presidente provocou a oposição e disse estar pronto para a disputa política em favor da presidente Dilma.

— Cada um que olhe para o seu rabo. Se alguém acha que cheguei até onde cheguei, que fez o que eu fiz neste país, que vou baixar o rabo e minha crista por conta de insinuação. Eu estou quietinho no meu lugar. Não me chame para briga porque eu sou bom de briga.

Lula anunciou, no discurso, que vai voltar a percorrer o país.

— Não tenho intenção de ser candidato a nada, mas eu tenho vontade de brigar. Está aceita a provocação. Aos meu detratores, vou começar a percorrer o país outra vez. Vou conversar com o povo brasileiro. Vou desafiar aqueles que não se conformam com o resultado da democracia. Aqueles que desde a vitória da Dilma estão pregando a queda dela.

Aos trabalhadores reunidos pela CUT no Anhangabaú, Lula pediu “paciência” com Dilma, lembrando que a presidente está no início do segundo mandato.

— Queria pedir a vocês que muitas vezes ficam nervosos com a Dilma, que ficam irritados, que a gente tem que ter paciência como a mãe da gente. Porque ela foi eleita para governar quatro anos. Temos que ver o resultado final. Na hora que ela está com dificuldade, em vez de só criticar, é melhor a gente dar mão e dizer: companheira, você é nossa. Vamos fazer a crítica que tiver que fazer, mas o povo tem que saber, sobretudo os adversários, que mexeu com a Dilma, mexeu com muita gente neste país e mexeu com a classe trabalhadora.

Apontando dados negativos de uma pesquisa do Dieese sobre terceirização, Lula atacou o projeto de lei que modifica a atividade no país e fez uma crítica velada ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por ter trazido o tema para a pauta do Congresso. Cunha já havia sido duramente criticado pelos sindicalistas que discursaram antes de Lula no ato do Primeiro de Maio.

— O projeto de terceirização foi apresentado há onze anos por um deputado empresário (Sandro Mabel). Nunca se falava dele e, de repente, ele ganhou uma prioridade na cabeça de alguns deputados. E foi aprovado em tempo recorde—ironizou Lula.

Lula apresentou os dados da pesquisa feita pelo Dieese a pedido da CUT, segundo a qual foi constatado que os trabalhadores terceirizados trabalham três horas semanais a mais que os de contratação direta, o que reduziria o mercado em 800 mil empregos. A remuneração seria 24,7% menor que a de contratações diretas e a rotatividade no emprego seria o dobro, atingindo 44,9%.

—De cada dez acidentes de trabalho no Brasil, oito acontecem com terceirizados. Em 2013, houve 79 mortes no setor elétrico, 61 eram terceirizados—disse o petista.

Lula ainda alfinetou a festa de 1º de maio realizada pela Força Sindical. Tanto o ex-presidente quanto a presidente Dilma Rousseff participaram em 2010 do evento promovido por aquela central sindical, num ato a favor da candidatura de Dilma ao Planalto.

— Eu já tinha jurado que nunca mais eu participaria de um ato de 1º de maio que misturasse distribuição de geladeira, distribuição de carro, ou festa, com ato político. Na hora de fazer festa, a gente faz festa, e o trabalhador precisa. Na hora de fazer sorteio, a gente faz sorteio. Mas na hora que a gente quer discutir política, a gente não diz ao trabalhador que vai trazê-lo aqui para distribuir geladeira. Não é a quantidade de pessoas que mostra a grandeza do 1º de maio. É a qualidade do conteúdo, das discussões que vocês estão trazendo.

O ex-presidente ainda se manifestou contrário à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos e disse que nem os militares defenderam o projeto.

— Eu sei que esse é um tema muito grave. Sobretudo, na periferia brasileira, ele é muito caro pelos conservadores. O problema não é ser de esquerda ou de direita, porque os militares nunca ousaram defender (a redução) da maioridade penal. Agora, uma parte da elite conservadora brasileira acha que vai resolver o problema do país mandando para a cadeia moleque de 15, 16, 17 anos. É bom possível que muitos jovens cometam crimes. Agora, é importante que a gente diga qual é o crime que o Estado brasileiro cometeu ao longo de 500 anos não dando a esses jovens a oportunidade de não estar no crime? Há quantos anos esse Estado não deu direito a esses jovens estudarem.

Lula ainda criticou a elite brasileira e o atraso na construção da primeira universidade no Brasil, na comparação com outros países da América Latina:

— Vou dar um dado para vocês que é uma vergonha para a elite brasileira, para aqueles que se acham mais inteligentes que nós. A República Dominicana foi descoberta em 1492, Colombo chegou em Santo Domingo. Quinze anos depois, Santo Domingo já tinha universidade. O Peru teve a primeira universidade em 1554. A Bolívia teve a primeira universidade em 1640. A universidade brasileira, só foi feita a primeira em 1920, 400 anos depois da descoberta. Como a gente quer punir a juventude que não teve a oportunidade de estudar, de fazer uma escola técnica? – questionou.

—Antes da gente saber porque um jovem cometeu um crime, vamos saber o que aconteceu com a família dele, com o pai e com a mãe, com o avô e a avó, com o bisavô e a bisavó, o que aconteceu com este país — complementou o ex-presidente.

Opinião dos leitores

  1. LAZER DAS ELITES BRASILEIRA: BEBER NO FINAIS DE SEMANA EM SUAS CASAS DE PRAIA E DIRIGIR EMBRIAGADO!!!! E O LULA É QUE É O CACHACEIRO!!! CONTA OUTRA PIADA!!!

  2. Quem são os donos da imprensa no Brasil? Qual sua influência em nossas vidas? Como nossa história está ligada e essas famílias? Mais uma vez, depois de 10 horas de pesquisa eu as encontrei. Ok, aqui vamos nós.
    O debate sobre liberdade de imprensa anda em alta no país. Diz-se muito da tentativa de censura do Governo Federal. Fala-se em retrocesso, que remonta a ditadura e blá blá blá. A história e os negócios serão nossa luz nesse tema. É proposital a grita dos tradicionais veículos de comunicação contra o suposto controle da imprensa. A imprensa é, e sempre foi, controlada no país. A questão é saber por quem, e quais foram seus acordos para que assim acontecesse.

    O nome dos bois:

    Abravanel (SBT)

    Bloch (Antiga Manchete)

    Civita (Abril)

    Frias (Folha)

    Levy (Gazeta)

    Marinho (Globo)

    Mesquita (O Estado de S.Paulo)

    Nascimento Brito (Jornal do Brasil)

    Que tal parar um pouco de falar do que pouco sabe e fazer uma visita a biblioteca municipal?
    Acesse esse endereço e verifique os detalhes. Pesquise. Pare de se contentar só com o leitinho e o mastigadinho dado na sua boquinha por blogs que nada mais fazem do que reproduzir o que "outros" produzem, sendo pagos ou recebendo ordens para isso.
    http://shimahouse.wordpress.com/2012/12/04/as-9-familias-donas-da-midia-no-brasil

  3. Esse Lula é tão burro que ele mesmo é que confessa que "AS ZELITES" foram as que mais ganharam em seu governo. Alguém ainda duvida que o governo de Lula foi o governo "DAS ZELITES"? Só sendo burro igual a ele só que com uma diferença, ESTE BURRO AÍ DA FOTO que saiu com cara de caganeira está podre de rico e agora conseguiu conquistar o tão sonhado espaço "NAS ZELITES". Fora BUFÃO CACHACEIRO.

  4. Claro, Lula. A Elite está revoltada porquê sabe que aonde seus filhos estudam , os filhos da empregada sua também estudam. A Elite está incomodada porquê o Proletariado está andando de carro próprio, e que a indústria da seca está fracassada. Estão incomodados porquê o Sr tornou-se uma celebridade internacional, ou será que Obama falou asneira quando lhe elogiou perante o mundo inteiro? Fique tranquilo! Nas urnas o Sr é imbatível.

  5. Só quem apoia o crime, a corrupção, a lavagem de dinheiro, a vagabundagem quer lula de volta. O seu lugar deveria ser na cadeia ao lado de dilma sua cumplice. Fora lula e o Pt para sempre.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Suprema Corte dos EUA mantém condenação de Trump por agressão sexual

Foto: Getty

A Suprema Corte dos Estados Unidos manteve a condenação do presidente Donald Trump, que terá que indenizar em US$ 5 milhões (quase R$ 26 milhões) a escritora e jornalista E. Jean Carroll pelos crimes de agressão sexual e difamação.

 

Nesta segunda-feira (29/6), a Corte se recusou a analisar um recurso que Trump interpôs no processo. No julgamento onde foi condenado, Trump escapou da acusação de estupro.

A decisão foi tomada sem comentários e sem registo de votos de vencido, sem alterações, portanto, no veredito proferido em 2023 e posteriormente confirmado por um tribunal federal de recurso.

Carroll, que já foi colunista da revista Elle, afirmou ter sido agredida sexualmente por Trump num provador de roupas de uma loja em Nova Iorque, na década de 1990.

Em um outro processo, Trump também foi condenado a pagar indenização de US$ 83,3 milhões (cerca de R$ 432,2 milhões) por difamação em declarações feitas em 2019, onde negou as acusações da escritora e a criticou.

Em maio deste ano, E. Jean Carroll, de 82 anos, passou a ser investigada pelo Departamento de Justiça após vencer processos movidos contra o presidente. O órgão alegou que apurava se ela teria cometido perjúrio ao prestar depoimento sobre o caso.

Assim como prometeu recorrer à Suprema Corte contra a condenação de US$ 5 milhões, Trump também disse que fará o mesmo no caso indenizado em US$ 83 milhões.

 

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Futebol

Paraguai surpreende e avança contra a Alemanha nos pênaltis em jogo eletrizante

Foto: Divulgação/Fifa

O Paraguai garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026 após vencer a Alemanha nos pênaltis, nesta segunda-feira (29), em confronto válido pela fase de 16-avos de final do torneio.

Após o 1 a 1 no tempo normal, os paraguaios levaram a melhor nas penalidades após o goleiro Orlando Gill decidir e defender duas cobranças.

O jogo

O Paraguai foi quem saiu na frente. Aos 41 minutos do primeiro tempo, Miguel Almirón encontrou Matías Galarza pela direita, e o meia cruzou na medida para Julio Enciso subir mais alto que a defesa e cabecear para o fundo das redes, colocando os sul-americanos em vantagem antes do intervalo.

Na volta para a etapa final, a Alemanha aumentou a pressão em busca da reação. O empate veio logo aos oito minutos, quando Florian Wirtz levantou a bola na área e Kai Havertz apareceu bem para cabecear sem chances para o goleiro Orlando Gill.

Com o placar igualado, os alemães passaram a controlar a posse de bola e criaram as principais oportunidades. Havertz voltou a assustar em cabeçada defendida por Gill, enquanto Leroy Sané e Joshua Kimmich tentaram encontrar espaços diante da defesa paraguaia, que se manteve organizada e conseguiu neutralizar boa parte das investidas.

O Paraguai, por sua vez, apostou nos contra-ataques e ainda levou perigo em algumas chegadas, mas encontrou dificuldades para manter a posse de bola na reta final da partida. Mesmo sob pressão, a equipe sul-americana resistiu até o apito final do tempo regulamentar.

Sem vencedor nos 90 minutos, Alemanha e Paraguai seguiram para a prorrogação para decidir quem avança às oitavas de final da Copa do Mundo.

Durante a prorrogação, Brown cobrou escanteio da direita, e Tah subiu de cabeça na segunda trave e mandou para o fundo do gol para virar o placar para 2 a 1, mas o árbitro foi chamado para revisão pelo VAR e anulou o gol por ver falta de Anton bloqueando a passagem do goleiro Gill.

A partida foi para os pênaltis e brilhou ainda mais a estrela do goleiro paraguaio Gill, que defendeu os pênaltis de Kai Havertz e Woltemade.

 

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Partidos gastam R$ 111 milhões de verba pública com voos de jatinho


Foto: Divulgação

Sustentados quase integralmente por verba pública, os partidos políticos brasileiros gastaram R$ 111,13 milhões com voos de jatinho nos últimos quatro anos completos — de 2022 a 2025. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), compilados pela coluna.

Ao todo, os partidos registraram R$ 253,5 milhões em despesas na categoria “transportes e viagens”. Além dos R$ 111 milhões gastos com voos de jatinho para dirigentes partidários, as legendas também desembolsaram outros R$ 53,5 milhões na compra de passagens aéreas em voos comerciais.

Como mostrou a coluna nesta segunda-feira, PSDB e PSD gastaram R$ 1,1 milhão com voos de jatinho de uma empresa ligada à traficante Karine Campos, a “rainha do pó”.

Mesmo com os valores elevados, a rubrica de viagens está longe de representar a principal despesa dos partidos políticos brasileiros. A contratação de “serviços técnico-profissionais” foi a categoria que concentrou a maior fatia dos gastos das legendas nos últimos quatro anos: R$ 2 bilhões. O grupo inclui, por exemplo, a contratação de advogados.

Ao todo, os partidos prestaram contas ao TSE do uso de R$ 6,4 bilhões entre 2022 e 2025. O montante, porém, ainda não é definitivo, já que nem todas as prestações de contas das siglas foram entregues.

Metrópoles

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cantor Gusttavo Lima acusa prefeito de cárcere privado após cancelar show

Foto: Reprodução

O cancelamento do show de Gusttavo Lima no São João de Surubim, em Pernambuco, desencadeou uma troca de acusações entre o cantor e o prefeito da cidade, Cleber Chaparral (União Brasil). Depois de alegar problemas de saúde e cancelar a apresentação marcada para o último sábado (28), o sertanejo afirmou que integrantes de sua equipe foram impedidos de deixar o local do evento, classificando a situação como “cárcere privado”.

Em entrevista ao portal Metrópoles, o artista disse que o cachê de R$ 1,3 milhão já havia sido devolvido ao município e que a equipe técnica permaneceu retida na cidade até o domingo (29).

“Ainda fizeram cárcere privado com a nossa banda e equipe. Estão saindo de lá agora. Isso é crime”, declarou o cantor.

O impasse começou após Gusttavo Lima cancelar a apresentação alegando um quadro de intoxicação alimentar. A decisão gerou revolta do prefeito Cleber Chaparral, que utilizou o palco principal da festa para criticar o sertanejo diante do público.

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CRISE GRANDE: Allyson tenta esconder Abraão Lincoln em São Bento, que ameaça romper e tirar o partido

Filho de Abraão Lincoln que no dia em que anunciou apoio a Allyson Bezerra em evento do PSD.  Foto: Reprodução

Todo mundo sabe que Allyson Bezerra se aliou a Abraão Lincoln. Inclusive, os dois se uniram para assumir o comando do Republicanos. O detalhe é que, nos últimos dias, Allyson tem evitado ser visto publicamente ao lado de Abraão para não gerar desgaste e impedir que fotos dos dois circulem nas redes sociais.

Neste fim de semana, a tentativa de manter distância acabou gerando um episódio de constrangimento. Segundo relatos, o próprio Abraão organizou um evento para Allyson em São Bento e, posteriormente, teria recebido um recado para não comparecer pessoalmente. Ainda de acordo com algumas fontes, Abraão decidiu ir ao evento, o que teria provocado um clima de constrangimento e chateação. Prefeitos ligados a ele também teriam ficado incomodados com a postura de Allyson.

Abraão Lincoln teria se sentido humilhado e afirmado que pode romper com Allyson e até retirar o Republicanos, partido que ele levou para a coligação do ex-prefeito de Mossoró.

Afinal, quer o apoio, mas quer esconder o apoiador? Deu ruim!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Pais cujo filho de 7 anos morreu pesando 115 quilos podem ser condenados à prisão perpétua

Foto: Reprodução

O casal de Flint (Michigan, EUA), cujo filho de 7 anos morreu de insuficiência cardíaca pesando 115 quilos, pode ser condenado à prisão perpétua.

Damien, de 40 anos, e Jessica O’Brien, de 41, foram denunciados por homicídio de segundo grau, tortura e múltiplas acusações de maus-tratos a criança.

Segundo a denúncia apresentada pela Promotoria do Condado de Genesee, o casal O’Brien é acusado de causar lesões físicas graves ao filho, Casper. O caso chocou a opinião pública de Michigan e repercutiu em todo o país.

“À primeira vista, trata-se de um sofrimento cruel e extremo imposto a essa criança pela negligência dos pais”, disse à emissora local WJRT o promotor do condado de Genesee, David Leyton, referindo-se ao casal, que também tem uma filha de 5 anos.

A família morava numa casa precária em Flint (Michigan) quando o serviço de emergências (911) foi acionado em 4 de novembro de 2025 para uma criança em “estado crítico”. Casper foi levado às pressas para um hospital local, onde morreu pouco depois em decorrência de cardiomiopatia dilatada — uma doença que leva à insuficiência cardíaca —, tendo a obesidade mórbida como fator contribuinte, segundo um laudo médico.

Os investigadores afirmam que o menino estava completamente imóvel, sofria com escaras, lesões na pele e outros problemas de saúde. A casa estava repleta de lixo e objetos sem serventia. Os pais foram classificados como acumuladores.

Casper era alimentado praticamente todos os dias com uma grande porção de batatas fritas, um pacote grande de salgadinhos industrializados, suco de maçã e água com gás saborizada. De acordo com a acusação, o menino, que era autista não verbal, não recebia alimentação adequada nem era estimulado a praticar qualquer atividade física, o que contribuiu para um rápido ganho de peso e agravou seu quadro de saúde.

Casper media 1,27 metro. O seu peso (115 kg) era muito superior ao esperado para uma criança da sua idade e da sua estatura — algo entre 22,7 kg e 33 kg.

“Isso é obesidade mórbida. Essa criança não tinha pediatra. Acredito que só foi levada ao médico uma vez. Damien O’Brien tem um bom emprego e a família possui plano de saúde”, revelou Leyton.

Extra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pastor aproveita ida de esposa e filho à igreja para estuprar sogra de 91 anos

Foto: Reprodução

O pastor e funcionário público Dario da Conceição, de 61 anos, preso por suspeita de estuprar a sogra, de 91, em Registro, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo, aproveitou a saída da esposa e filho para a igreja para cometer o crime. O próprio filho do suspeito foi quem o denunciou ao verificar câmeras do quarto da vítima e presenciar cenas do abuso sexual. A Justiça decretou a prisão preventiva do religioso. A polícia investiga se o suspeito pode ter cometido o crime em outras ocasiões.

Dario foi preso, em flagrante, no último dia 23/6, na Vila Romão. A Polícia Civil foi à casa da família depois de o filho do suspeito levar as imagens do abuso na delegacia. Segundo a polícia, as testemunhas tinham ido para um culto religioso.

A idosa é acamada e, por isso, os familiares instalaram uma câmera no quarto dela para acompanhar sua rotina. Inicialmente, o problema com a câmera foi constatado pela enfermeira responsável pelos cuidados da idosa que, posteriormente, avisou ao filho do suspeito.

Segundo a investigação, as imagens só foram vistas depois do crime, quando o filho do pastor suspeito de estupro foi verificar quais motivos levaram a câmera a interromper a gravação.

A polícia apurou que o pastor desligou a internet supondo que a câmera não captaria o abuso sexual, contudo, as imagens ficaram armazenadas na nuvem. A internet só voltou a funcionar com a chegada de mãe e filho, que denunciaram o caso.

A reportagem apurou que Dario morava com esposa, filho e sogra no mesmo imóvel. O pastor suspeito de abuso também é funcionário público.

Metrópoles

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maioria dos brasileiros não sabe ou não lembra nome de nenhum parlamentar, diz pesquisa

Foto: Lula Marques

A maioria dos eleitores brasileiros não consegue indicar o nome de ao menos um deputado federal ou senador atualmente no exercício do mandato no Congresso Nacional. É o que aponta levantamento realizado pelo instituto Datafolha, divulgado neste domingo (28).

Segundo a pesquisa, 75% dos entrevistados não conseguiram mencionar nenhum integrante do Senado, enquanto 68% não souberam citar um membro da Câmara.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em 139 cidades nos dias 17 e 18 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Dois em cada três eleitores afirmaram não se recordar em quem votaram para as cadeiras proporcionais e majoritárias do Parlamento na última eleição geral. De acordo com o instituto, 67% dos entrevistados esqueceram em quem votaram para deputado federal, patamar que oscila para 66% no caso de senador e de deputado estadual.

No detalhamento sobre a composição da Câmara, apenas oito dos 513 deputados federais em exercício foram nominalmente citados pelos entrevistados.

O parlamentar mais citado foi Nikolas Ferreira (PL-MG), com 6% das menções espontâneas, seguido por Erika Hilton (PSOL-SP), com 4%. Os deputados Gustavo Gayer (PL-GO), Kim Kataguiri (Missão-SP), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP) registraram 1% cada.

O desconhecimento do eleitorado também se manifestou por meio de equívocos na atribuição de funções institucionais e na identificação de mandatos válidos. O senador Cleitinho (Republicanos-MG) foi listado por entrevistados como deputado federal. Já Nikolas Ferreira foi citado como senador. Também houve citações a Eduardo Bolsonaro (PL-SP), cujo mandato parlamentar foi cassado em dezembro do ano passado.

Dos 25% dos entrevistados que souberam identificar ao menos um integrante das 81 cadeiras do Senado, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) liderou o índice com 3% de lembrança. Na sequência, Romário (PL-RJ), Cleitinho e Sergio Moro (PL-PR) figuram empatados com 2% das respostas espontâneas.

 

Jovem Pan

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

‘Batman’ mexicano é procurado pela polícia após amarrar a postes acusados de roubar motos

Foto: Reprodução

Um justiceiro apelidado de “Batman” está sendo procurado pela polícia por capturar suspeitos de roubo de motocicletas e amarrá-los a postes de iluminação com fita adesiva.

Pelo menos cinco homens foram encontrados presos a postes de rua com fita adesiva ao longo de 10 dias, a partir de 13 de junho, na região de Lagos de Moreno (Jalisco, México), de acordo com o “Sun”.

Todos os suspeitos tiveram a palavra “Ladrão” escrita nos seus rostos. Ao lado deles estavam as motos que eles teriam roubado.

Todos os homens foram soltos dos postes por policiais e levados a hospitais. Não está claro se eles serão indiciados.

O secretário de Segurança de Jalisco, Juan Pablo Hernández, condenou a atuação do “Batman” e o considera foragido.

Extra

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Block na família: Michelle Bolsonaro deixa de seguir enteados após troca de indiretas

Foto: Reprodução

A crise na família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua rendendo nas redes sociais. Depois de dias de trocas de indiretas, Michelle Bolsonaro deixou de seguir os enteados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carlos Bolsonaro (PL-RJ) no Instagram.

A decisão ocorre mesmo após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pedir desculpas publicamente à madrasta e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, tentar conter a crise provocada por um vídeo publicado pela ex-primeira-dama.

Enquanto Michelle deixou de seguir os dois enteados, Eduardo ainda continua seguindo a madrasta no Instagram. No entanto, ele passou a compartilhar, em seu perfil no X, publicações com críticas a ela.

Entre os conteúdos repostados está uma mensagem de Fernanda Bolsonaro, esposa de Flávio, que elogia o marido e o descreve como um homem “leve, respeitoso e carinhoso”.

Eduardo também republicou um vídeo do ex-deputado Alexandre Ramagem, que acusa Michelle de fazer “birra” por não ter sido escolhida como sucessora de Jair Bolsonaro em uma eventual disputa pela Presidência.

O clima contrasta com a relação próxima que Michelle e Eduardo mantinham até pouco tempo. Em janeiro de 2025, os dois viajaram juntos aos Estados Unidos para acompanhar a posse do presidente norte-americano Donald Trump.

A mudança ficou evidente após um vídeo publicado por Michelle na última semana. Na gravação, ela faz referência a pessoas que estariam agindo contra ela “do exterior”, em uma fala interpretada como uma indireta a Eduardo, que está fora do Brasil.

Michelle também afirmou que esse grupo passou a citá-la nas redes apenas pelo sobrenome de solteira, Michelle Firmo, deixando de usar o sobrenome Bolsonaro.

Com Carlos Bolsonaro, o desgaste vem de antes. Em março deste ano, Michelle afirmou que havia perdoado o vereador pelos conflitos do passado, mas descartou qualquer reaproximação.

“Já perdoei, mas não quero conviver”, disse na época.

Já Flávio Bolsonaro continua sendo seguido por Michelle e permanece no centro das tentativas de amenizar o conflito.

Em meio à crise, Rogéria Bolsonaro, mãe de Flávio, Eduardo e Carlos, publicou uma mensagem de apoio aos filhos, compartilhada pelos três.

 

NDMais

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *