Foto: Divulgação/Programa “Conversa com o presidente” / Estadão
Nesta terça-feira, 19, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva queixou-se das suas vitórias eleitorais serem atribuídas à “sorte” e afirmou que, se isso fosse verdade, ele deveria ser reeleito indefinidamente. “Se é verdade que eu tenho sorte, o povo deveria me eleger para sempre. Esse País está precisando de tanta sorte que a gente não deveria sair mais”, disse em uma transmissão ao vivo nas redes sociais.
Pela legislação brasileira, não é possível ser eleito “para sempre”, porque um chefe do Executivo só pode assumir dois mandatos consecutivos. No entanto, não há impedimento para que um ex-presidente volte a concorrer ao cargo em um período não consecutivo ao seu mandato. É o caso do próprio Lula, que foi presidente de 2003 a 2010 e, em 2023, retornou ao Planalto.
No entanto, em países sem esse dispositivo legal, há casos em que os ocupantes da presidência emendaram um mandato após o outro, perdendo-se de vista o próprio estado democrático de direito. Segundo o internacionalista Uriã Fancelli, mestre pelas Universidades de Groningen e Estrasburgo, esses ditadores, em boa parte dos casos, se valeram das próprias garantias legais para usurpar gradativamente as instituições.
Nicolás Maduro, Venezuela
Nicolás Maduro é herdeiro do chavismo, doutrina política do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez — ele próprio um presidente que se situou indefinidamente no cargo. Ambos se perpetraram no poder por meio de eleições sucessivas — Chávez, de 1998 a 2012, e Maduro desde então —, mas sem o respaldo de observadores independentes. Para o pleito do ano que vem, por exemplo, Maduro já tem rejeitado a supervisão de agentes da União Europeia.
Recep Erdogan, Turquia
Recep Erdogan está na presidência da Turquia desde 2014, mas já era primeiro-ministro do País desde o início do século. O ditador promoveu o desenvolvimento econômico, mas se valeu de uma tentativa de golpe de estado em 2016 para realizar um plebiscito que endureceu o regime e fortaleceu suas atribuições enquanto presidente.
Vladimir Putin, Rússia
Na prática, Vladimir Putin está no poder da Rússia há mais de 20 anos e pode ainda ficar por mais de uma década no cargo. Em 2000, quando assumiu a presidência pela primeira vez, Putin ainda não dispunha de todos os poderes que o qualificam hoje como um ditador. Mesmo durante a gestão de Dmitry Medvedev, que foi presidente entre 2008 e 2012, continuou a dar as cartas da política russa, atuando como primeiro-ministro e fortalecendo ainda mais sua influência.
Aleksandr Lukashenko, Belarus
Será que esse meliante já está pensando em dar um golpe e permanecer no poder pelo resto da sua vida, como fez os narcopoliticos da Venezuela, Cuba e Nicarágua?
Algo TEM que acontecer nesse país.
Acredito que os que votaram em tu não vão comer grama para sempre! Ou vão?
SATAN DE NOVE DEDOS JA TA FALANDO MUITA MERDA.
Não me surpreende!!!
Acabando com todo os comerciantes do Brasil 🇧🇷 o certo era ele mexer tbm nos salários do povo q estudou quebra todo os brasileiros por igual né isso gente 😩🤔🇧🇷✅ E não só o comércio 🥲pagando toda a culpa 💰👎💔😩🤔✅
Tá parecendo o ladrão de joias que ficou 28 anos mamando e vagabundando….
São quantos containers que o ladrão de joias levou para o sítio do amigo, foram 10 ou 11?
São quantos containers que o ladrão de joias levou para o sítio do amigo, foram 10 ou 11? ou não é esse ladrão joias que você está falando, será que é aquele que escondeu várias joias em um cofre no banco do Brasil
say retu , coisa ruim