Judiciário

Lula obtém no ano sequência de 12 vitórias judiciais impulsionadas pelo STF

Foto: 07/04/2018 – Heuler Andrey/AFP

Com os direitos políticos reabilitados desde março, o ex-presidente Lula já obteve neste ano ao menos 12 expressivas vitórias judiciais na série de processos e investigações a que respondia desde que se tornou alvo da Operação Lava Jato, há quase seis anos.

Só nos últimos dias, o petista, que pretende concorrer ao Planalto em 2022 contra Jair Bolsonaro, teve êxito em duas decisões em diferentes instâncias judiciais.

Na segunda-feira (13), foi divulgado que a Justiça Federal de São Paulo mandou arquivar investigação derivada da delação do empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, sobre suposto tráfico de influência na Costa Rica em uma ocasião em que o ex-presidente havia ido ao país para fazer uma palestra.

A defesa afirma que o delator “acabou se retratando” da acusação e que não havia nenhuma prova.

No Supremo Tribunal Federal

Na terça-feira (14), o ministro do Supremo Ricardo Lewandowski mandou suspender provisoriamente a tramitação de autos que poderiam reavivar no Distrito Federal duas antigas ações penais já retiradas do Paraná por ordem da corte.

As acusações, apresentadas pela força-tarefa paranaense, tratavam dos casos de um terreno comprado pela Odebrecht para o Instituto Lula e de doações feitas pela empreiteira para a entidade do ex-presidente.

Essas decisões em benefício de Lula se somam a outras expedidas nos últimos meses que tiveram influência da ordem que considerou o ex-juiz Sergio Moro parcial ao julgar o ex-presidente na Lava Jato do Paraná.

Em junho, o plenário do Supremo ratificou julgamento da Segunda Turma da corte que considerou que Moro não agiu com a devida equidistância ao conduzir o caso do tríplex de Guarujá.

O ministro Gilmar Mendes estendeu os efeitos da medida para outros dois casos iniciados em Curitiba, e a Procuradoria-Geral da República recorreu.

Antes disso, em março, o relator da Lava Jato na corte, ministro Edson Fachin, havia anulado as duas sentenças contra Lula expedidas no Paraná sob o argumento de que a Vara Federal de Curitiba não tinha a devida atribuição para julgá-lo.

Também retirou das autoridades paranaenses outros dois casos remanescentes —sobre o terreno e sobre as doações para o instituto— e os enviou ao Distrito Federal.

A declaração da parcialidade de Moro teve consequência direta nos últimos dois meses sobre outros dois processos que não eram iniciativa das autoridades de Curitiba, mas que possuíam ligação com as investigações da Lava Jato.

Esse efeito ocorre porque o julgamento que considerou Moro parcial atingiu também atos pré-processuais expedidos pelo então juiz.

Com isso, ficaram invalidadas provas obtidas em um amplo inquérito, o da 24ª fase da Lava Jato paranaense, em março de 2016, que incluiu buscas em endereços de Lula e de pessoas próximas.

Com a invalidação, por exemplo, de emails do Instituto Lula, foi trancada em agosto uma ação penal que tramitava em São Paulo desde 2018 e que abordava doações da empreiteira ARG, que possuía negócios em Guiné Equatorial, à entidade.

Acórdão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região afirma: “Uma vez declarada nula, contamina todos os atos subsequentes, como decorrência da doutrina dos frutos da árvore envenenada”.

Mais recentemente, no dia 3 de setembro, o juiz federal no DF Frederico Botelho Viana mandou trancar outra ação penal, que tramitava desde 2019 contra Lula e que tratava de negócios da Odebrecht em Angola. Também houve reflexos da decisão que invalidou as provas em investigação com a atuação de Moro.

“Tal circunstância minguou a estrutura argumentativa inicial da imputação realizada nesta ação penal”, escreveu o juiz Viana.

Lula chegou a ser réu, não de maneira simultânea, em 11 ações penais no Paraná, no DF e em São Paulo.

Em dois desses processos —tríplex e sítio—, foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, em sentenças anuladas neste ano por Edson Fachin.

FolhaPress

Opinião dos leitores

  1. O choro é livre…..É melhor já ir se acostumando com LULA eleito presidente do Brasil……O VÉI é duro…..Quanto mais bate mais cresce…..Quem não quiser cair se deite que a pancada vai ser forte…..kkkkkkkk.

  2. Acho que o ex-juiz Moro e o Procurador Deltan Dallagnol devem temer por suas vidas. Por muito menos mataram Celso Daniel.

  3. Um ladrão de galinhas não tem a mesma sorte.
    Um ladrão de desodorante e creme dental a mesma coisa.
    Justiça injusta.
    Ponto final.

  4. Bolsonaristas não é contra a corrupção! Eles tem um deus chamado Bolsonaro e o seu passado e presente cheios atos corruptos não importa para eles! Eles passam pano! Inflação, gás de cozinha e combustíveis nas alturas!

    1. Essa narrativa do gás e combustíveis não cola mais. É igual ao leite condensado, negacionismo das vacinas. Todos os brasileiros sabem quem encarece os combustíveis.

    2. Exatamente! Não existe diferença entre Lulaladrao e o MINTOmaníaco das rachadinhas.

  5. Pode até não ser HONESTO. Agora sem dúvidas foi o MELHOR e o MAIOR PRESIDENTE DO BRASIL. Saiu só com quase 90% de aprovação e vai ser presidente pela terceira vez. Anote aí BG

  6. Quando o luladrão falou que tinha um stf acovardado, despertou neles um desejo enorme de mostrar, em algum momento, que nao sao covardes. Esse momento esta sendo 2021.

  7. Neste caso, moro não deveria estar na cadeia no lugar do Lula? Se Lula estava preso injustamente, por que quem o levou a prisão não sofrerá punições? É porque estamos no Brasil?

  8. ISSO É UM PATIFARIA A LUZ DO DIA; PEGAM UM CONDENADO PELA PROPRIA JUSTIÇA PARA TENTAR EMPLACAR CANDIDATURA A PRESIDÊNCIA E O PRESIDENTE ELEITO QUEREM DERRUBAR POR INPICHEAMENT.
    COMO CONFIAR QUE NÃO HAVERÁ ROLO NAS URNAS PARA GARANTIR ESSA ELEIÇÃO DO CONDENADO?

    1. enquanto isso 18 milhões de brasileiro estão inseridos na pobreza miseravel e pagando parte das flores, passando fome. 16 milhões de desempregados e pagando parte das flores. Gente,chega!! isto é uma insanidade por parte das autoridades que nos julgam, pessoas que se dizem decentes… bandos de desumanos e hipocritas, isto sim, é o que eles são !!!!

    1. Chupa que é uva rebanho de bovinos o STF e o povo não aguentar mais esse chifrudo no comando do Brasil não pode chupar é 13 na cabeça kkkk

    1. Nojo mesmo. Logo se vê que o ódio deles é do Moro. Esperaram quantos anos para vê que tinha erros. O medo da Lava Jato quando saiu a lista com nome de algumas sumidades do STF fez estremecer as togas. Lula os chamou de covardes e estão mostrando quem estava certo por assim taxá-los. Medo…só medo…Moro deveria escancarar o que sabe sobre os deuses do Olimpo.

    1. Quem vai pagar a conta destes processos somos nós que pagamos impostos.

    2. ESSEs vagabundo do STF já pode empossar o Lula como presidente do Brasil

    1. Ainda não vi lula processar ninguém que fez delação premiada e relatou seus escândalos e possíveis provas. Ora se foi tudo armação de Moro porquê ele não processa os delatores como Odebrecht, Palocci, OAS

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

NOJO: Mulher acha lagartixa em iogurte e será indenizada em R$ 8 mil pela Itambé

Foto: Ilustração/ IA

O TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) determinou que a Itambé indenize em R$ 8 mil por danos morais uma consumidora que encontrou uma lagartixa dentro de um pote de iogurte sabor morango da marca. A informação foi divulgada pelo próprio órgão nesta 3ª feira (28.jul.2026).

De acordo com o processo, o caso aconteceu em 2013. Uma mulher comprou duas bandejas do produto em um supermercado e, ao abrir uma delas, encontrou o animal. Um laudo do Instituto de Criminalística da Polícia Civil de Minas Gerais confirmou a presença da lagartixa de cerca de 8 centímetros dentro da embalagem.

A consumidora registrou um boletim de ocorrência, tirou fotos e, com o cupom fiscal, acionou a empresa. No entanto, a cliente não recebeu uma resposta satisfatória. Ela acionou a Justiça pedindo o reconhecimento de danos morais e materiais.

Os pedidos foram parcialmente deferidos na 1ª Instância, resultando no pagamento de danos morais para a mulher. A Itambé recorreu e apresentou laudos para sustentar que seria impossível haver um animal na embalagem, afirmando que, como não foi realizada perícia técnica judicial, a condenação teria sido baseada só nas fotos apresentadas.

Contudo, o relator do recurso, o desembargador Marco Aurelio Ferenzini, reforçou que a responsabilidade do fabricante pelos danos causados ao consumidor independe da existência de culpa.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Falta de energia provocada por pipas cresce quase 50% no RN, alerta Cosern

Foto: Divulgação/Cosern

Com a aproximação da temporada de ventos no Rio Grande do Norte, que costuma ser registrada entre agosto e outubro, é comum que crianças, jovens e até mesmo adultos aproveitem o tempo livre para se divertir soltando pipas. A brincadeira, muito comum em contraturnos escolares, exige atenção redobrada quando realizada próxima à rede elétrica. Um balanço da Neoenergia Cosern divulgado nesta terça-feira (28) revela que 28 ocorrências envolvendo pipas e a rede elétrica foram registradas entre janeiro e junho de 2026, um aumento de 47,4% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 19 ocorrências.

Apesar desse aumento nas ocorrências, houve redução significativa na quantidade de clientes afetados por interrupções no fornecimento, graças aos investimentos constantes em tecnologia na rede elétrica, fazendo com que a Neoenergia Cosern seja a distribuidora com menor número de religamentos do Brasil. De maneira geral, os potiguares têm energia disponível durante 99,93% das 8.760 horas do ano. No primeiro semestre do ano passado, 17.469 clientes ficaram sem energia por causa do enroscamento de pipas nos fios, enquanto neste ano o número caiu para 4.997, uma redução de 71,4%.

Entre os municípios mais afetados, Natal concentrou o maior número de ocorrências no primeiro semestre de 2026, com 13 registros e 2.775 clientes afetados. Em seguida aparecem Mossoró, com 4 ocorrências, e Parnamirim, com 3. Também houve registros em municípios como Extremoz, Macaíba, Martins, Nova Cruz, São Gonçalo do Amarante, São João do Sabugi, São Miguel e Umarizal.

“Soltar pipas é uma brincadeira que deve ser realizada apenas em áreas abertas e distantes da rede de energia elétrica. Pipas enroscadas em postes, transformadores e cabos podem provocar curtos-circuitos, rompimento de condutores, desligamentos e acidentes graves. Além disso, linhas com cerol ou materiais cortantes podem danificar e cortar cabos, sendo também um risco para a vida de ciclistas, motociclistas e pedestres”, afirma Sharley Manso, gerente de Segurança da Neoenergia Cosern.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Adolescente que confessou matar homem em hotel de João Pessoa acumula 17 B.O.s no RN

Foto: Reprodução

O adolescente suspeito João Pessoa, investigado pela morte de Washington Rodrigo, de 33 anos, em um hotel na orla de Manaíra, em João Pessoa (PB), acumula 17 boletins de ocorrência registrados no Rio Grande do Norte. A Polícia Civil apreendeu o adolescente nesta terça-feira (28), em Caicó, na região Seridó potiguar.

Segundo a Polícia Civil, os registros no Rio Grande do Norte envolvem atos infracionais análogos a perseguição (stalking), extorsão, ameaça, violência doméstica, lesão corporal e furto. Além disso, os investigadores informaram que o adolescente já havia passado por medidas socioeducativas.

Washington Rodrigo foi encontrado morto na última sexta-feira (24) em um quarto de hotel no bairro de Manaíra. Conforme a perícia, a vítima apresentava um fio enrolado no pescoço e sinais de asfixia. A investigação também apontou que ela não possuía registro de hospedagem no estabelecimento.

De acordo com a Polícia Civil, o adolescente conheceu a vítima por meio de um site de relacionamentos. Durante o depoimento, ele confessou o crime e afirmou que suspeitou de que Washington registrava imagens do encontro. Por isso, disse que exigiu o celular da vítima para verificar o conteúdo do aparelho.

Em depoimento, o adolescente afirmou que utilizou uma arma de airsoft para intimidar Washington e obter acesso ao telefone celular. Em seguida, relatou que usou o fio de um secador para impedir que a vítima reagisse ou pedisse ajuda.

Ainda segundo o relato, ele alegou que não tinha intenção de matar Washington. No entanto, a Polícia Civil continua investigando a dinâmica do crime e aguarda a conclusão do inquérito.

Como o investigado tem 17 anos, o caso tramita conforme as normas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Por esse motivo, as autoridades preservam a identidade do adolescente.

Enquanto isso, a Polícia Civil da Paraíba prossegue com a investigação para esclarecer todos os detalhes do homicídio. Além disso, os investigadores analisam os laudos periciais e os depoimentos reunidos durante a apuração.

Com informações de Ponta Negra News

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

VITIMIZAÇÃO: Allyson fez convenção dupla, usa narrativa falsa e reage com agressividade para tentar transferir responsabilidade pelo próprio erro


Foto: Reprodução/Instagram

O pré-candidato ao Governo do Estado Allyson Bezerra (União Brasil) reagiu de forma agressiva nas redes sociais, com desinformação e ataques a adversários, à ação movida pelo Partido Novo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apontando que ele fez propaganda eleitoral antecipada ao realizar duas convenções para oficializar a sua candidatura. Em vez de explicar a situação, Allyson publicou dois vídeos com a falsa narrativa de que estão tentando “calá-lo”.

O Partido Novo sustenta que a convenção cartorial realizada na segunda-feira (20) pelo União Brasil já havia homologado a candidatura de Allyson Bezerra, definido a coligação e registrado a ata junto à Justiça Eleitoral. Portanto, o evento no Palácio dos Esportes, no último domingo (26), não tinha mais qualquer finalidade deliberativa e funcionou, na prática, como um ato de campanha antes do período permitido pela legislação.

A defesa do pré-candidato alega a convenção de domingo passado foi do PSD, um dos partidos que integram a coligação de Allyson Bezerra, que teria apenas “participado do evento”. Já a convenção do União Brasil, ainda segundo o jurídico do ex-prefeito de Mossoró, ocorreu efetivamente no último dia 20.

Mas o argumento se choca com a realidade, porque a divulgação do evento de domingo passado, em nenhum momento, mencionou se tratar de uma convenção do PSD, mas sim de Allyson Bezerra. A campanha do União Brasil parece que está apostando na narrativa da vitimização para desviar o foco do verdadeiro problema e não dar explicações sobre a suposta prática de propaganda eleitoral antecipada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ex-pipoqueiro conhecido no Brasil após ‘virar’ juiz é denunciado por três crimes

Foto: Reprodução

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) denunciou o ex-juiz substituto Robson José dos Santos, conhecido nacionalmente pela trajetória de superação que o levou de vendedor de pipoca e gari a magistrado, pelos crimes de violação de sigilo funcional, prevaricação imprópria e abuso de autoridade. A denúncia foi apresentada ao Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), que agora decidirá se recebe ou não a acusação e abre ação penal.

Segundo o Ministério Público, os crimes teriam sido praticados entre 2023 e 2024, período em que Robson ainda exercia o cargo de juiz substituto no estado.

Com informações do Metrópoles

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após duras críticas, diante dos recordes sucessivos nos índices de feminicídio, Lula sancionará “Pix Pensão” e “Mulher Segura”

Foto: ANSA/AFP

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta recordes sucessivos nos índices de feminicídio no Brasil, mesmo com a implementação de novas diretrizes federais. Dados recentes apontam que o país registrou 1.571 vítimas desse crime em 2025, o maior patamar da série histórica.

Nesta quarta-feira, Lula vai assinar medidas voltadas à proteção das mulheres, incluindo o chamado “Pix Pensão Alimentícia”, em evento no Palácio do Planalto.

Na cerimônia, Lula vai sancionar o PL 4978/2023, conhecido como “Pix Pensão”, que estabelece mecanismos para o pagamento automático da pensão alimentícia. A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional no início do mês.

Também será sancionado o PL 4300/2025, que prevê a divulgação do serviço telefônico de denúncias relacionadas à violência contra a mulher.

O presidente deve assinar o decreto que cria o Sistema Integrado Mulher Segura e o que regulamenta a Lei 15.383/2026, sobre a monitoração eletrônica de agressores.

A agenda ocorre em meio às críticas de adversários do presidente sobre a atuação do governo no combate à violência contra mulheres.

Com informações da CNN e Metrópoles

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] Preso principal receptador de esquema de anabolizantes de quase meio milhão no RN

Imagem: Reprodução/Novo Notícias

A Polícia Civil prendeu, na noite desta segunda-feira (27), um homem de 47 anos apontado como o principal beneficiário de um esquema de importação e venda ilegal de anabolizantes e medicamentos estrangeiros no RN. Segundo a corporação, a prisão preventiva é resultado da investigação iniciada após a apreensão de uma carga avaliada em cerca de R$ 480 mil, realizada em fevereiro deste ano, em Natal.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito foi identificado durante o avanço das investigações como o destinatário da carga e quem seria o principal beneficiado pela entrada irregular dos produtos no país. A prisão contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Receita Federal.

A carga apreendida em fevereiro tinha mais de 900 frascos de substâncias. Entre elas estavam cerca de 800 frascos de um produto semelhante à drostanolona, outros 100 de substância análoga ao estanozolol e mais 42 frascos de um medicamento com características da tirzepatida, usada no tratamento do diabetes tipo 2.

Na ocasião da apreensão, um homem de 37 anos foi preso em flagrante enquanto recebia a encomenda. A partir desse caso, a Polícia Civil aprofundou as investigações até chegar ao suspeito preso nesta semana.

Após ser detido, o homem foi levado à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam para identificar outros possíveis integrantes do grupo e esclarecer a dimensão do esquema de importação e comercialização clandestina de medicamentos e anabolizantes no estado. Informações podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA renovam sanções que mantém tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros e reiteram críticas ao governo Lula e ao STF

Foto: Molly Riley/ White House

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (28) a prorrogação, por mais um ano, das sanções impostas ao Brasil com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA). A decisão mantém a tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros.

A IEEPA permite ao presidente dos Estados Unidos adotar medidas econômicas, como bloqueio de transações, restrições comerciais e sanções, quando considera existir uma ameaça à segurança nacional, à política externa ou à economia do país.

No comunicado oficial, o governo americano reafirma as justificativas apresentadas em 2025 para declarar emergência nacional em relação ao Brasil. Entre elas estão alegações de restrições à liberdade de expressão, violações de direitos humanos, perseguição política ao ex-presidente Jair Bolsonaro e críticas a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na prática, porém, a renovação tem efeito limitado. Em fevereiro, a Suprema Corte dos EUA considerou ilegal o uso da IEEPA para impor tarifas a parceiros comerciais, tornando a medida principalmente simbólica em meio à disputa comercial entre os dois países.

Leia o comunicado oficial:

“Em 30 de julho de 2025, por meio da Ordem Executiva 14323, declarei emergência nacional em relação ao Brasil, com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (International Emergency Economic Powers Act – 50 U.S.C. 1701 e seguintes), para enfrentar a ameaça incomum e extraordinária, cuja origem se encontra total ou substancialmente fora dos Estados Unidos, à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos, representada pelas políticas, práticas e ações do governo do Brasil que interferem na economia dos Estados Unidos, violam o direito à liberdade de expressão de cidadãos e residentes dos Estados Unidos, infringem os direitos humanos e comprometem o interesse dos Estados Unidos em proteger seus cidadãos e empresas. Membros do governo do Brasil também estão perseguindo politicamente um ex-presidente do Brasil, sua família e seus apoiadores, o que contribui para o deliberado enfraquecimento do Estado de Direito no Brasil, para a intimidação por motivos políticos naquele país e para violações de direitos humanos.

Determinadas atividades, como a censura promovida pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil e a prisão de pessoas por exercerem a liberdade de expressão, bem como a censura de conteúdos na internet, continuam a representar uma ameaça incomum e extraordinária, cuja origem se encontra total ou substancialmente fora dos Estados Unidos, à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos.

Assim, de acordo com a Seção 202(d) da Lei de Emergências Nacionais (National Emergencies Act – 50 U.S.C. 1622(d)), estou prorrogando por mais um ano a emergência nacional em relação ao Brasil declarada na Ordem Executiva 14323.
Este aviso será publicado no Federal Register e encaminhado ao Congresso.”

Com informações de O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DERRETEU: Apoio a projetos prioritários do Governo Lula cai de 75% para 38,5% no Senado e de 58% para 38,1% na Câmara

Fotos: Marcos Oliveira/Agência Senado e Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O apoio aos projetos prioritários do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu de forma significativa no Congresso Nacional no primeiro semestre de 2026, segundo levantamento da consultoria Ética Inteligência Política.

No Senado, o índice de apoio passou de 75% para 38,5% em relação ao mesmo período de 2025.

Na Câmara dos Deputados, a taxa recuou de 58% para 38,1%.

O levantamento considerou as orientações das bancadas e as votações nominais na Câmara e no Senado.

Foram analisadas as votações de temas como a Escala 6×1, Lei de Diretrizes Orçamentárias(LDO), PL da Dosimetria, temas relacionados a Segurança Pública, Licença Paternidade, entre outros.

As maiores quedas ocorreram em PSD, União Brasil e Podemos, que passaram de 80% para 40% de votos favoráveis ao governo. PP, Republicanos, MDB, PL e Novo também reduziram o apoio, de 60% para 40%. O PDT caiu de 100% para 80%, enquanto o PSB recuou de 80% para 60%. Apenas o PT manteve apoio integral ao governo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DENÚNCIA: Falta de equipamento básico há mais de um mês expõe profissionais de saúde a risco de contaminação nas UTIs do Hospital Walfredo Gurgel, diz Sindsaúde/RN

Fotos: reprodução/Sindsaúde/RN

O Sindsaúde/RN denunciou que as UTIs do Hospital Walfredo Gurgel estão há mais de um mês sem o dispositivo de aspiração fechada (QINPOT), equipamento básico utilizado para reduzir o risco de contaminação dos profissionais de saúde durante procedimentos com pacientes.

Segundo o sindicato, a falta do material seria consequência de atrasos no pagamento à empresa fornecedora.

A entidade afirma que a situação obriga os servidores a trabalharem sem a proteção adequada, aumentando o risco de contaminação.

O Sindsaúde/RN também criticou as condições da unidade, citando UTIs bloqueadas, obras paralisadas no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e problemas recorrentes no fornecimento de alimentação.

Em nota, o sindicato classificou o cenário como um reflexo da precarização da saúde pública e cobrou providências imediatas do Governo Fátima e da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para regularizar o fornecimento do equipamento e garantir segurança aos trabalhadores e pacientes.

Opinião dos leitores

  1. Cadê a vigilância sanitária? Quando vão em uma empresa privada exigem tudo, que régua é essa ? O poder público não pode ser fiscalizado ? Então significa que só existe risco de contaminação em empresas privadas ? É impressionante ver o protecionismo, eita país difícil de empreender.

  2. É triste saber que muitos profissionais da saúde votam no PT e defendem o governo Fátima com unhas e dentes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *