Mandetta a Bolsonaro: ‘Estamos preparados para ver caminhões do Exército transportando corpos?’. Ministro também criticou as carreatas

Ao frisar que a pandemia de coronavírus não é uma “gripezinha”, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, apresentou cenários possíveis para a doença no Brasil e advertiu o presidente Jair Bolsonaro e outros ministros durante reunião tensa neste sábado, 28, que, se morrerem mil pessoas, será o correspondente à queda de quatro Boeings. Depois, perguntou: “Estamos preparados para o pior cenário, com caminhões do Exército transportando corpos pelas ruas? Com transmissão ao vivo pela internet?”

Conforme o Estado apurou, Mandetta fez um apelo para o presidente criar “um ambiente favorável” para um pacto entre União, Estados, municípios e setor privado para todos agirem em conjunto, unificar as regras e medidas e seguir sempre critérios científicos. Sugeriu, inclusive, a criação de uma central de equipamentos e pessoal, para possibilitar o remanejamento de leitos, respiradores e até médicos e enfermeiros de um Estado a outro, rapidamente, dependendo da demanda.

O ministro também pediu ao presidente para não menosprezar a gravidade da situação nas suas manifestações públicas e, por exemplo, não insistir em ir a um metrô ou um ônibus em São Paulo, como chegou a aventar em entrevista coletiva. Mandetta deixou claro que, se o presidente fizesse isso, seria obrigado a criticá-lo. E Bolsonaro rebateu que, nesse caso, iria demiti-lo.

Ainda conforme fontes informaram ao Estado, Mandetta também disse que ele e sua equipe não vão pedir demissão no meio da crise, mas estão prontos a sair depois dela se for o caso. Ele, inclusive, se colocou à disposição para assumir a função de “bode expiatório”, em caso de fracasso, e se comprometeu a não capitalizar politicamente, em caso de sucesso. Disse que não tem ambições políticas nem reivindica nenhuma posição de destaque.

Apesar desses momentos mais tensos, ministros presentes consideraram que o resultado foi bom e que a reunião serviu como um “freio de arrumação”, até porque, de outro lado, todos, inclusive o próprio Mandetta, concordaram com a preocupação de Bolsonaro em preservar ao máximo a economia, o funcionamento dos transportes e da infraestrutura em geral.

CARREATAS

Os que viram a entrevista coletiva de Mandetta com sua equipe, após a reunião com o presidente, o ministro criticou as carreatas pela reabertura do comércio. Os atos foram defendidos por Bolsonaro, que chegou a compartilhar vídeos nas redes sociais. “Fazer movimento assimétrico de efeito manada… Daqui a duas semanas, três semanas, os que falam ‘vamos fazer carreata’, vão ser os mesmos que ficarão em casa. Não é hora”, disse Mandetta.

ESTADÃO CONTEÚDO

 

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Justus disse:

    Enquanto o povo estiver desunido nessa briga ideológica idiota, que dá prejuízo ao próprio povo, as coisas não vão melhorar. Eu repito, repito e quase ninguém se toca. O que adianta botar a culpa nesse ou naquele? Militantes culpavam os políticos uns dos outros pela sujeira e lixo de um bairro. Até que eles se uniram em mutirão, limparam e fizeram latas de lixo. Problema resolvido. Acordem

  2. Amon Carlos de Oliveira disse:

    Este Sr. Ricardo Lucido, que, de lucido não tem nada, em outra postagem sobre a qual comentei, demonstrou ser petista faz tempo, agora diz que votou em Bolsonaro, quer fazer os outros de trouxa?

  3. Ricardo Lúcido disse:

    Abel irmão de Cain , ROMÃO tirando O fica romã . Fruta boa para um Chá . Aos dois meu fraterno abraço . Parece que não concordamos em um ponto . VOTEI NO PRESIDENTE É ME ARREPENDO . Esse é um fator menor , daqui a pouco vocês podem até concordar comigo . No geral acho que temos a mesma opinião . MAJoritariamente prevalente na nossa sociedade .

  4. Napoleandro disse:

    A doidice por si só não é perigosa, o perigo é quando se forma o combo de doidice, poder e convicção…

  5. Chicao disse:

    Quem votou no Mito não deixará de votar,so em ele te acabado com o Vírus PT,votarei sempre,sempre,sempre !!!!!!!!!!

  6. Madeira disse:

    Não recuperamos a morte, mas podemos recuperar a economia. Mandeta está certo.
    O presidente Bolsonaro não está preparado para receber pressão.

  7. Thiago disse:

    E ainda tem quem aplauda a Necropolítica bolsonarista.

  8. Fernando disse:

    Existe um grande pano de fundo nisso tudo, o Brasil e o mundo precisam divulgar as estatísticas de mortes antes do covid, assim, teríamos como analisar se as mortes por outras doenças (h1ni, infarto, leucemia, AVC, todas outras), estão se mantendo ou diminuindo; se diminuíram, constataremos que muitas mortes de causas outras, estão sendo imputadas ao covid, e isso mascara a leitura real, pois essa praga apenas seria mais um fator pra agravar a ou acelerar algo que estaria pra acontecer. Ao esclarecer isso, não deixaremos de dar a importância devida a doença, apenas servirá pra desmistificar o alarmismo da doença, e as autoridades e os doentes dessas outras doenças, tomarem as devidas precauções de proteções e higienizações para que seus quadros de saúde não se agravassem em casos de infectados também pelo covid 19. E isso contribuiria para a retomada da vida cotidiana dos que não são acometido por doenças preexistentes. Evitando assim, um colapso econômico do país.

  9. Ricardo Lúcido disse:

    Bom dia . Como reagirá o mito , votei nele e me arrependo , diante desse firme posicionamento do ministro Mandetta ? Será que surtirá efeito ? A ficha vai cair ? Os dois neurônios tico e teco vão aceitar ? Como reagirão os Bananinhas 01, 02,03 ? Os militares endossarão esse momento ? Meus amigos são dúvidas cruéis . Mas tenho uma opinião . O presidente deve continuar insistindo na sua tática . Ele não vai mudar e portanto ele , na minha opinião que é livre e pessoal , vai cair . Ou muda ou cai . Acho mais fácil para ele a segunda opção . Assume Mourão que pode ser mais tosco do que ele , mas é muito mais lúcido e preparado para gerir esse barco desgovernado . Como dizia Gertrudes , parteira lá nas veredas da propriedade de vovô ; “ menino teimoso agente conhece logo na hora que nasce . Bota a cabeça pra fora mas teima em não sair . Nesses eu dou três palmadas é uma puxadinha não orelha , para já começar aprendendo a chorar “ .

    • Abel disse:

      Votou foi??
      Çei!!!
      Tem muito trouxa querendo fazer os outros de trouxa.
      Kkk

    • Romão disse:

      Vc é um petista enrustido , está se fazendo de eleitor de Bolsonaro para confundir o eleitorado dele.
      "……. Mandetta a Bolsonaro….." kkkkkkkkkkkkkk, o Ministro este dando carão no Presidente. Essa foi a melhor piada do fds.
      A imprensa não conseguirá derrubar o presidente, a cada dia perde mais a credibilidade .

    • Lucas disse:

      Bolsominions e petralhas de gema são uns doentes. Participo de alguns grupos e neles o bosominions dizem que eu sou petralha e os petralhas desconfiam que eu sou bolsominion. Vcs são uns psicopatas. Temos que isolar esses doentes para o bem do nosso sofrido Brasil

COMENTE AQUI