Diversos

Manifestação de ciclistas em Natal é legítima, mas bloqueio de BR e ânimos exaltados ligam sinal de alerta

O protesto de ciclistas, iniciado nas imediações do Shopping Midway, em Natal-RN, na noite dessa segunda-feira(28), registrou um momento de tensão durante o percurso seguido, que ganhou maior atenção próximo ao Posto Planalto. Na ocasião, as duas faixas da BR-101 foram bloqueadas pelo numeroso grupo, e um princípio de confusão foi iniciado, quando dois motoristas tentaram passar com seus veículos pela faixa da esquerda.

Segundo policiais que o Blog falou, a confusão entre ciclistas em um motorista teria começado a partir de uma informação de que um dos participantes da manifestação teria sido atropelado. Contudo, não se encontrou vestígio da reclamação, sem vítima ou bicicleta danificada.

Os ciclistas alegam que a vítima teria sido socorrida. Enquanto isso, a chave do veículo e carteira do motorista acabou tomada para que ele não saísse. No desfecho da confusão, foi solicitada que um grupo que participava da manifestação se dirigisse a uma delegacia para queixa do suposto acusado, o que acabou sendo recusado.

O Blog do BG conversou com um policial militar, que participou da ocorrência. Também confirmou que não houve queixa na Polícia Civil de eventual atropelamento.

Da mesma, conversou com um ciclista que participou da manifestação que, de fato, teve uma grande adesão, em prol de seus direitos por vias mais seguras na capital. Ele considerou um pontapé importante pelas reivindicações exclamadas, porém, não concordou com o fechamento da rodovia, em pleno horário de pico, que terminou em um estresse elevado, que por muito pouco não saiu de controle, em meio aos ânimos exaltados dos ciclistas somado aos motoristas que ficaram presos ao bloqueio. Sinal de alerta ligado.

Opinião dos leitores

  1. Os comentários refletem quão atrasada é nossa cidade. Só posso dizer: sinto muito! Parabéns aos que lutam para transformar essa barbárie. Por ciclovias, por acessibilidade, pelo direito de ir e vir. Toda manifestação social é para ser ouvida. Quem governa esta ali para isso… e são muito bem pagos!

  2. É interessante ver os comentários dos sedentários que não tem coragem de fazer atividades físicas querendo atrapalhar quem busca uma qualidade de vida melhor através do esporte, puro egoísmo.

  3. Nunca li comentários de tanta gente desinformada e preconceituosa. Em muitas cidades desse Brasil existem zonas equipadas com ciclovias e ciclofaixas a exemplo disso Recife, São Paulo, Rio de Janeiro. O que vejo é falta de consciência do motorista em perceber que na bicicleta está uma vida humana e ela tem que ser respeitada. Na rota do sol existem inúmeras pessoas caminhando e correndo na ciclovia e nem por isso os ciclistas que lá estão desrespeitam esse grupo. #maisrespeitoemenospreconceito

  4. Legítima não, arriscada. Vejam o resultado: um condutor sem querer encosta numa bike no momento da manifestação, o grupo entende como desafora e quase lincham o solitário condutor. Só doido pra voltar a pedalar, mas como não existe segurança, prefiro não me arriscar

  5. Eu morro de vontade de pedalar, mas não tenho coragem.
    Legítima a luta. Incomodem mesmo para serem ouvidos. Aqui só funciona assim! Não se curvem aos reacionários. Todo apelo social é para ser ouvido.

  6. Deram um tiro no pé, depois de fechar um cruzamento vital para o transito de Natal, os ciclistas que já não eram vistos com bons olhos pela populacao, agora que tão malhados mesmo. Vão pedalar longe da cidade e respeitem o trânsito.

  7. A nova moda do natalense, porém não há atividade física mais perigosa do que o ciclismo numa cidade sem ciclovias.

  8. É um povo que quer aparecer, coloquem uma melancia na cabeça , antes era os corredores chatos ,fechando as ruas de Petrópolis Tirol , agora os bacanas com bicicletas de R$ 5.000,00 , aviso , seu direito termina aonde começa o meu , então vá trabalhar e parem de encher o saco do povo que TRABALHA

  9. Quando o ciclista, ou qualquer outro grupo, quer impor a sua razão acima da razão do outro, este já perdeu sua própria razão e moral. As calçadas foram criadas para os pedestres e ruas para a circulação de veículos. A bicicleta, quando nas ruas e montada por seu condutor é equiparada a um veículo (Art. 68 , 1º) e a maioria dos ciclistas desrespeita o Art. 105, VI do Código de Trânsito Brasileiro – LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997. Andam sem campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. Como querem ter a razão?

    1. Falou tudo. Está no CBT. Só respeitar que a convivência será pacífica.

  10. PORQUE RAIOS D'ÁGUA AS PESSOAS TEIMAM EM BLOQUEAR O TRANSITO, VÃO RECLAMA NO C@R4LH0 DA PREFEITURA OU NA P0RR4 DA GOVERNADORIA.

    Atrapalhar o trânsito só fa as pesssoas terem mais raiva destes movimentos ao invés de aderir.

  11. Antes eram os corredores que tocavam terror no trânsito, esses sumiram graças a Deus. Agora são os ciclistas metidos a ecológicos, o cara não pode nem passar perto deles com o carro que colocam logo cara feia e ficam cheios de razão. Duas tribos sem futuro. Vão tomar cana seus sem futuro.

  12. Os ciclistinhas pedem ciclovias e quando as têm, não as usam.
    Basta ver o anel viário do campus da ufrn e rota do sol pra Pirangi.
    A ciclovia tá ao lado, mas esse pessoal continua a andar na pista. Daqui a pouco vai ter atropelamento de algum bacana desses com sua bike de milhares de reais.
    Já viram que os ciclistinhas não vão de bicicleta pro trabalho, mas só pedalam no final da tarde e noite??
    Chega de gastar dinheiro do povo com esses micro-coletivos burgueses.

    1. Talvez o comentarista não conheça bem o esporte nem as normas de trânsito, mas o ciclista só pode trafegar em ciclovias e ciclofaixas até 20km/h. E muitos conseguem pedalar com velocidades bem acima disso… E pela norma abaixo, não podem pedalar em ciclovias e ciclofaixas:

      RESOLUÇÃO Nº 465, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2013 – CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO

      (…)

      § 2º – Fica excepcionalizado da equiparação prevista no caput deste artigo os equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, sendo permitida sua circulação somente em áreas de circulação de pedestres, ciclovias e ciclo faixas, atendidas as seguintes condições:

      I – velocidade máxima de 6 km/h em áreas de circulação de pedestres;

      II – velocidade máxima de 20 km/h em ciclovias e ciclo faixas;

  13. Não acho que seja legítima. Há diversos pontos na cidade apropriados para a prática do ciclismo, e esse grupo quer que as principais vias da cidade sejam fechadas para tal. E com o dinheiro dos meus impostos. Ciclismo é uma atividade privada que deveria ser financiada com recursos privados. Mas não me surpreende vindo de um grupo que protesta em pleno dia útil…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Defesa de Bolsonaro usa Mensalão para derrubar acusação de quadrilha

Foto: Rosinei Coutinho/STF

A defesa de Jair Bolsonaro entrou com um agravo no STF nesta segunda-feira (12) para contestar a condenação por organização criminosa. O argumento é claro: participar de atos específicos não é formar quadrilha, e o ex-presidente tem respaldo no precedente do Mensalão.

Segundo os advogados, não havia uma estrutura permanente para crimes contínuos, apenas uma união temporária para atos determinados. “A hipótese dos autos revela concurso de agentes, e não a caracterização do crime de quadrilha”, destacam, lembrando decisões do STF em 2012.

O agravo explica que o crime de quadrilha exige reunião de agentes e associação estável ou permanente para cometer uma série indeterminada de delitos. Quando os crimes já são predefinidos, trata-se de coautoria, não quadrilha — entendimento que absolveu parte dos réus do Mensalão.

O Mensalão, recordando, foi o esquema de desvio de verbas e pagamento de propina a parlamentares do PT. Muitos foram condenados por corrupção, mas houve absolvição parcial no crime de quadrilha, exatamente o precedente agora usado por Bolsonaro para se proteger das acusações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

TERROR NA CÂMARA: Natal reforça segurança após ameaças a vereadores

Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Natal está em alerta máximo depois que um homem passou a ameaçar vereadores, enviando mensagens diretas e até uma foto sugerindo um ataque contra parlamentares. Servidores e parlamentares acionaram a Polícia Militar assim que tomaram conhecimento das ameaças, mostrando que o perigo não é só virtual.

O suspeito também teria ligado para a ouvidoria da Prefeitura de Natal anunciando o ataque. Com a Casa fechada por conta do recesso, a situação ainda assim mobilizou forças de segurança, segundo informações do Via Certa Natal.

Uma viatura da PM, do Comando de Policiamento da Capital (CPC), reforça a segurança na frente do prédio, enquanto a Guarda Municipal foi chamada para patrulhar o entorno.

O objetivo é proteger vereadores, servidores e terceirizados que circulam pelo local. Alguns parlamentares contrataram segurança privada; outros preferem evitar escolta, mas todos demonstram preocupação. A Polícia Civil investiga o caso para identificar o autor das ameaças e avaliar o risco real.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump dá ultimato: 25% de tarifa para quem negociar com Irã

Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (12) que vai aplicar tarifa de 25% em todas as transações com os EUA para qualquer país que faça negócios com o Irã. A medida tem efeito imediato e é irrecorrível, segundo o próprio Trump.

O anúncio vem em meio a uma onda de protestos no Irã, onde a população desafia o regime de Teerã. Ao mesmo tempo, atos pró-governo tentam justificar a repressão violenta que já deixou mais de 600 mortos, de acordo com ONGs internacionais, conforme a Agência Brasil.

Trump não esconde a carta militar na manga. Nos últimos dias, ele repetiu ameaças de intervenção e afirmou que possui “opções muito fortes”, incluindo ação militar, além de manter contato com líderes da oposição iraniana.

A tensão chega no momento em que o Irã tenta se manter no mercado internacional, mas enfrenta resistência dos EUA. Com a tarifa de Trump, países aliados aos americanos terão que escolher entre lucro ou alinhamento estratégico, e o recado é claro: negociar com Teerã vai custar caro

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Promessa não cumprida: 44% dos aposentados do RN ainda esperam 13° de Fátima

Foto: Reprodução

O governo de Fátima Bezerra prometeu pagar o 13° salário de 2025 de aposentados e pensionistas no dia 9 de janeiro. Passada a data, o dinheiro não caiu e, nesta segunda-feira (12), apenas 56% dos beneficiários receberam o benefício, causando revolta e transtornos. Muitos servidores planejavam compromissos contando com o pagamento. Agora, o Executivo estadual anuncia nova data: o restante, 44%, terá o 13° depositado até o meio-dia desta terça-feira (13).

Em nota divulgada por volta das 19h de segunda, o governo afirma que os recursos já foram encaminhados ao banco e o pagamento está “concluindo”. Segundo o próprio comunicado, 100% dos servidores ativos receberam o 13° dentro do prazo, mas aposentados e pensionistas seguem pagando o preço da desorganização do governo. A demora tem gerado indignação entre quem depende do benefício para quitar dívidas e compromissos essenciais.

O episódio acende alerta para o risco de atrasos recorrentes no funcionalismo do RN, enquanto o governo Fátima continua a criar datas e promessas que não se cumprem. Para aposentados e pensionistas, a confiança na gestão estadual se desgasta a cada adiamento.

NOTA

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte informa que encaminhou para banco o décimo terceiro de parte dos aposentados e pensionistas que ainda não havia recebido. Dessa forma, está concluindo o pagamento do décimo terceiro. Devido ao horário, os recursos serão repassados para as contas bancárias até meio dia desta terça-feira. Cem por cento dos servidores ativos e 56% dos aposentados e pensionistas receberam o décimo terceiro até esta segunda-feira, 12.

Natal, 12 de Janeiro de 2026
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Corpo de Titina Medeiros é sepultado em Acari sob aplausos e emoção

Imagens: Instagram/Suerda Medeiros

O corpo da atriz potiguar Titina Medeiros, que morreu aos 49 anos em Natal, foi sepultado na noite desta segunda-feira (12) em Acari, cidade do Seridó onde nasceu e manteve suas raízes até o fim da vida. O caixão carregava as bandeiras do RN e de Acari, símbolo do amor que ela sempre teve pela terra natal.

O velório começou ainda na noite de domingo(11) no Teatro Alberto Maranhão, um dos palcos mais tradicionais do RN, e seguiu até a manhã de segunda. Pouco antes das 10h, familiares, amigos e fãs acompanharam a saída do corpo para Acari, onde foi recebido com homenagens emocionadas e aplausos, conforme o G1 RN.

Foto: Reprodução/G1 RN

Em Acari, o corpo foi velado na casa de cultura local antes da missa de corpo presente na Basílica Menor de Nossa Senhora da Guia. Em seguida, Titina foi sepultada no cemitério municipal, cercada pela comoção de todos que acompanharam sua trajetória artística e pessoal.

O ator César Ferrario, ex-marido da atriz, lembrou o desejo de Titina de manter sua luta contra a doença em segredo, preservando sua vida e intimidade. “Quando alguém termina um grande espetáculo, merece aplausos”, disse ele, encerrando a despedida de uma das artistas mais respeitadas do RN.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Brasil pagará R$ 157 mil para doar blindados e helicópteros ao Paraguai

Foto: Divulgação

O governo federal vai bancar o transporte de blindados do Exército e helicópteros da Polícia Federal que serão doados ao Paraguai. Só para levar seis blindados M108 e uma passadeira flutuante de alumínio até a fronteira, o brasileiro vai pagar cerca de R$ 157 mil, segundo parecer do senador Sérgio Moro (União Brasil).

O custo inclui R$ 38 mil para a passadeira e R$ 119 mil para os blindados.

A doação de aeronaves da Marinha ao Uruguai, no entanto, é diferente: os helicópteros Bell Jet Ranger III terão o transporte pago pelos próprios uruguaios.

Já os dois Bell 412 Classic da PF para o Paraguai terão o frete por conta da União, sem economia para o bolso do contribuinte.

Os equipamentos doados não são novos: estão desativados, fora de uso operacional ou em fase de substituição pelos modelos mais modernos, como o M109 A5+ BR. Segundo os pareceres, a justificativa oficial é fortalecer a cooperação policial e militar nas regiões de fronteira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump já revogou mais de 100 mil vistos, 150% a mais que 2024

Foto: Reprodução

O governo Donald Trump já revogou mais de 100 mil vistos desde que voltou à Casa Branca em janeiro de 2025, um aumento de 150% em relação a 2024. Entre os alvos estão cerca de 8 mil estudantes e 2,5 mil profissionais especializados acusados de envolvimento com a polícia ou atividades criminosas.

A medida integra a ofensiva de Trump contra imigrantes, combinando deportações intensas com regras mais rígidas para emissão de vistos. O Departamento de Estado criou um Centro de Verificação Contínua para monitorar estrangeiros no país e cancelar rapidamente vistos de quem represente risco à segurança.

Os principais motivos de revogação incluem excesso de permanência, dirigir sob efeito de drogas, agressão e roubo. A mensagem é clara: visto válido não é passaporte para burlar a lei americana. Quem descumprir, sai do país sem apelo.

Além disso, estudantes e residentes permanentes que apoiem palestinos ou critiquem Israel na guerra em Gaza podem ter vistos revogados e até serem deportados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes libera hacker que invadiu CNJ para cumprir regime semiaberto

Foto: Reprodução

O hacker Walter Delgatti Neto, responsável pela invasão dos sistemas do CNJ em 2023 e pela inserção de um mandado falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, vai deixar o regime fechado e cumprir pena em semiaberto. A decisão foi assinada pelo próprio Moraes na última sexta-feira (9), segundo informações da Jovem Pan.

Delgatti cumpre oito anos e três meses de prisão a mando da ex-deputada Carla Zambelli, atualmente detida na Itália. Apesar de reincidente, ele já tinha cumprido mais dias do que o exigido por lei: precisava de 667 dias, mas já somava 700 até julho de 2025.

O ministro considerou que o condenado apresenta bom comportamento carcerário, confirmado pelas unidades penitenciárias e respaldado pela Procuradoria-Geral da República, que se posicionou favoravelmente à progressão. Agora, ele será transferido para uma colônia agrícola ou industrial, onde poderá trabalhar durante o cumprimento da pena.

Moraes alertou que o benefício pode ser revogado se Delgatti cometer novo crime ou falta grave, o que resultaria em regressão para regime mais severo. Até lá, o hacker de Zambelli inicia o cumprimento da pena “com mais liberdade”.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Venezuela diz ter libertado 303 presos políticos

Foto: Reprodução

O regime venezuelano anunciou nesta segunda-feira (12) que libertou mais 116 presos políticos, alegando que a medida é parte de uma “revisão ampla” iniciada pelo ex‑ditador Nicolás Maduro e mantida por Delcy Rodríguez após a sua prisão pelos Estados Unidos na operação militar de 3 de janeiro.

Somando essa leva com 187 solturas em dezembro de 2025, o governo chavista diz que agora 303 prisioneiros “políticos” foram libertados — mas ONGs e grupos de direitos humanos contestam fortemente os números.

Organizações independentes confirmam apenas 24 pessoas liberadas nas últimas horas, incluindo estrangeiros. A ONG Foro Penal aponta que cerca de 800 a mais de mil detidos por motivos políticos ainda permanecem atrás das grades, muitos sob tortura ou tratamento cruel.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vencedor do Globo de Ouro, filme “O Agente Secreto” recebeu R$ 7,5 milhões do Governo Federal

Foto: Divulgação

O filme brasileiro O Agente Secreto, vencedor do Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa, recebeu R$ 7,5 milhões do governo via Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), administrado pela Ancine. O longa teve orçamento total de R$ 27,1 milhões e também contou com R$ 5,5 milhões da iniciativa privada e apoio de França, Alemanha e Holanda. Nenhum recurso da Lei Rouanet entrou no projeto.

Foi a primeira vez que um filme brasileiro faturou duas categorias na mesma edição: melhor filme de língua não inglesa e melhor ator, com Wagner Moura. Apesar do prêmio, a vitória virou palanque político. O diretor Kleber Mendonça Filho aproveitou para criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro, dizendo que ele foi “epicamente irresponsável” e que o cinema serve para expressar insatisfações sociais, conforme O Antagonista.

O caso levanta o debate sobre o uso de dinheiro público em produções artísticas que acabam politizando o próprio conteúdo.  Enquanto isso, o cinema brasileiro celebra o reconhecimento internacional, mas o custo da consagração — com dinheiro do contribuinte — não passa despercebido. Para muitos, a pergunta é inevitável: vale pagar milhões para premiar filme que também virou plataforma política?

Opinião dos leitores

  1. Isso é um absurdo.
    Cultura pra mamar no dinheiro dos brasileiros.
    Isso é uma vergonha.
    Um país jogado as traças sem comandos.
    Tantas prioridades.
    Aí fazem um negócio desses.
    Desperdício.

  2. Agora calcula aí quanto Gustavo Lima recebeu no mesmo período. Vou nem citar os outros sertanejos, que vivem da mamata de dinheiro público pra berrar putaria nos palcos.

  3. Não é a toa que esses sangue sugas desumanos, são todos Petralhas caviar, roubando o dinheiro do pobre pagador de imposto, para se locupletar, verdadeiros traidores da Pátria.

  4. É lamentável que a classe artística nacional se utilize do estado para sobreviver, esse ator premiado vive no bem bom dos imperialistas, devia não cobrar bilheteria.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *