Apesar da mobilização virtual, feita principalmente por meio de redes sociais como o Facebook, as manifestações que lembram os 50 anos da Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que reuniu centenas de milhares de pessoas no centro de SP em 19 de março de 1964 e precedeu o golpe militar realizado em 31 de março do mesmo ano, reuniram somente algumas centenas de pessoas nas regiões centrais de São Paulo e do Rio de Janeiro na tarde desta sábado (22).
Na capital paulista, as duas manifestações reuniram 1.300 pessoas –o protesto criado para se opor à nova Marcha da Família com Deus pela Liberdade, acabou arregimentando mais pessoas: segundo estimativas da Polícia Militar de São Paulo, o movimento chamado Antifascista – Contra a Ditadura levou às ruas cerca de 800 manifestantes, contra os cerca de 500 que foram à região central da capital paulista para pedir uma nova intervenção militar.
No Rio de Janeiro, onde também houve duas marchas distintas que usavam nomes semelhantes aos dos protestos paulistas, houve a presença de aproximadamente 200 pessoas –150 a favor de uma ação militar e 50 manifestantes identificados como antifascistas.
Apesar do número menor de manifestantes, no Rio as marchas chegaram a se cruzar e houve confusão, princípio de tumulto e disparo de balas de borracha por parte dos policiais que acompanhavam as manifestações.
UOL

Comente aqui