Jornalismo

Marista lamenta acidente com aluno

Segue nota oficial do Colégio Marista sobre acidente ocorrido na escola esta manhã.

Infelizmente, encaminho este e-mail para informá-los (las) à respeito da fatalidade ocorrida no Colégio Marista de Natal na manhã desta terça-feira (23). O aluno do 8º Ano do Ensino Fundamental, L., de 15 anos, pulou do 1º andar de um dos corredores de sala de aula da escola. Felizmente, nada de grave aconteceu com o garoto, que foi levado consciente para o Hospital Walfredo Gurgel.

De acordo com informações do Diretor do Marista de Natal, Irmão Nilton Dourado, que acompanhou o estudante até o hospital, “ele sofreu um corte no queixo e quebrou um braço”. L. continua internado no HWG, em observação, e na companhia do pai e da coordenadora do Ensino Fundamental I, Ester Yglesias. Ainda segundo informações apuradas com o Irmão Nilton Dourado, L. deve passar por uma cirurgia no braço que quebrou. O que motivou L. a tomar essa decisão desesperadora ainda está sendo investigado pela polícia. Um Boletim de Ocorrência foi protocolado na 1ª DP (Centro da Cidade).

Opinião dos leitores

  1. Hoje aos passados seis anos desse comentário de Bianca no dia 26-08-2011,concordo plenamente a culpa e´ das escola, so´as escolas tem o poder de mudar isso , estou me referindo aos atentados nos colégios,pessoas vitimas de bulling fazem isso , vcs acham que ninguém enxergou aquele garoto de 14 anos que atirou em um colégio em Goiania sendo humilhado sempre , quantas vezes essa coordenadora que dizem que amparou ele não ouviu as queixas dele ate´ pode ter presenciado algumas 'gracinhas ' dos colegas de classe e ainda tem a internet com certeza se procurarem deve ter algum grupo ou pagina de rede social criada para humilhar o cara ainda mais ,estudei com uma garota que ela sofria muito por ser surda os pais dela eram negligentes mais a escola tinha o dever de reparar na situação e cobrar dos pais ,ela tinha um apelida horrível "a retardada surda" comparavam ela com a cuca aquela personagem do sitio do pica pau por ela ter cabelos longos e amarelos ,simplesmente esses nojentos cortaram o cabelo dela todo torto porque ela respondeu depois de uma serie de humilhações , a diretoria da escola intimou os pais a tirarem ela da escola e os agressores nada sofreram de punição ,e a mãe dela se mudou para Santos -são Paulo levando ela e seus dois irmãos e la ela se matou se jogando do terceiro andar do colégio ,de vez a mãe dela da um tempo e depois colocar ela em uma escola simplesmente a ignorou como tantos pais fazem por ai .

  2. Bullyng é coisa séria!!
    O Marista é uma instituição séria,que combate isso com várias campanhas,resta os pais acompanharem mais de perto os filhos para colher informações do que acontece no seu dia a dia.se seu filho tem um problema em relação a isso, tem tratamento.
    Uma pena o colégio ter perdido coordenadores como Elizabeth e Nery, pessoas qualificadas que eram muitos duroes nas atitudes.O que o marista está precisando!!!

  3. Esse acidente foi uma fatalidade,poderia ter acontecido em qualquer outro lugar!Não culpo o Marista.O colégio tem sua parcela de contribuiçao em algums pontos em relação aos filhos,nós pais é que devemos e temos a obrigação de educar,ensinar e mostrar valores.Se temos algum problema com filho(a), devemos procurar ajuda no colégio.Mas tem pais que não estao nem ai,não acompanha de perto seu filho,não tira um tempinho para ver um treino dele,ir assistir uma missa tbem com ele,ir ao santissimo nas quintas feiras,conversar com amigos deles no proprio colegio,ir a reuniões.Isso sim é acompanhar.Orai e Vigiai!!!Se o colégio tem algo que não estamos satisfeitos temos mais é que enviar sugestões fazer criticas construtivas….

  4. olha eu conheço muito bem L. nos somos amigos intimos e todas essas pessoas que ficam inventando historias por favor PAREM o maximo que podemos fazer e rezar muito para que ele fique bem logo e nao ficar fazendo comentarios mentirosos
    MUITO OBRIGADA

  5. todos lamentam!!

    mas a escola, as famílias, poderiam evitar que isso tivesse ocorrido, felizmente, o pior não aconteceu.

    Já estudei em colégios religiosos, e fui vítima de bullyng, procurei ajuda e nunca ninguém me ajudou…. até hoje sofro sequelas dessa covardia estúpida e barata que que muitas vezes a sociedade faz vista grossa e acha normal, acha que é coisa de criança. Mas não percebe que essas "brincadeirinhas" pode ter resultados devastadores no futuro. Exemplos mostrados sempre nos noticiários.

    É lamentável apenas lamentar, é preciso atitude!!

  6. A verdade é que os pais em parte são responsaveis pelos atos dos filhos, afinal são crianças que deveriam ser educadas desde casa, muitas vezes os pais nem sabem o que se passa com o proprio filho, muitas vezes são crianças agressivas, sem educação, muitos com problemas vindo do proprio lar onde a criança muitas vezes tem transtornos e os pais não percebem. É ai que estão os problemas…Filhos que não respeitam pai , mãe e querem fazer o mesmo com os outros, porque não tem atenção devida na propria casa. Pais, vamos prestar mais atenção nos filhos, se preocupar mais com o que fazem e com quem andam, só assim podemos administrar uma familia.Se os pais dessas crianças que praticaram BULLYING com o colega vigiasse melhos seu filho, ou desse uma educação mais rigida nada disso teria acontecido. Espero que sirva de lição para os pais dessas crianças e rezem para que eles não sejam mais uma vitima desse absurdo. Que Deus abençoe essa criança e que proteja como vem protegendo.

  7. Pelos comentários que li tem muito pai que acha que o filho é Santinho viu?
    Eu vejo todo mundo reclamando aqui que o colégio não age da melhor maneira para inibir o bullying, como na minha época isso não existia realmente não sei o que está sendo feito por lá, porém já vi inclusive banners desde o ano passado espalhados pelo Colégio reprimindo a prática. Os pais só reclamam mas não sugerem nada. Eu vi alguém comentando que fazer um trabalho sobre bullying é pouco pro sofrimento da família, então essa mãe sugeria o que? Olho por olho, dente por dente? Se o Marista assumisse essa posição iria agradar os pais dos sofredores de bullying? Se seu filho fosse agredido ele, com o aval do Colégio poderia agredir o outro, olha que beleza?
    Enfim.. pais, parem de reclamar e façam sua parte, se mobilizem, dêem educação, ensinem a importância do respeito ao próximo, e não defendam seus filhos de tudo e de todos, eles precisam aprender a se virar sozinhos. Fiquei abismada com um fato que relataram aqui de um aluno que chegou atrasado e sua mãe juiza foi reclamar no colégio, ahhhh vaaah!

  8. Os mais velhos devem ser exemplos para os mais jovens mas infelizmente não está acontecendo, a sociedade atual está vitimando as nossas crianças e jovens. Peçamos a Deus misericórdia e ajuda para educar a juventude, eles precisam de referencial, apoio, conselhos, ensinos práticos, compreensão. Cadê os exemplos para eles? Deus esteja com todos.

  9. Entendo e encaro o incidente ocorrido no Marista como uma fatalidade. Estudei no Colégio de 1970 a 1982 e nunca tomei conhecimento de fato desta natureza. Atualmente, uma filha minha estuda no Marista . Tal ocorrência não vai e não deve macular a imagem do Colégio já consagrada no seio da sociedade natalense, até porque o Marista preza pela vedação irrestrita ao chamado bullying e não-violência, mormente em sendo uma instituição que apregoa a paz e o amor diante dos canônes e ideais católicos.

  10. Bullying é crime!
    Não é algo normal como algumas pessoas vem dizendo logo em alguns depoimentos.
    Se sempre aconteceu: apelidos, agressões físicas etc, já é hora de parar!!!!
    Essas crianças que estão cometendo bullying devem ser punidas, pois estão destuindo uma vida, a mente humana é algo que temos que ter de mais saudável em nosso corpo.
    Todas as escolas devem dar mais atenção a isso e não ficar com medo de perder alunos, dinheiro não é tudo! Ainda mais uma escola que deve priorizar um bom cristão "acima de tudo"!
    Meu filho também sofreu bullying na escola de crianças que necessitavam de um trabalho individual (já que muitas vezes os pais não educam seus filhos), graças a Deus que a escola foi muito prudente e ele não teve nenhum dano.
    Espero que a escola Marista consiga resolver esse problema para que outros casos não venham.
    Desejo que Deus ilumine essa família e também a todos os profissionais, pais, alunos que fazem a escola Marista.

  11. Sou aluna do colégio Marista e eu sei que o que aconteceu foi uma grande fatalidade, porém isso poderia ter acontecido em qualquer outra escola daqui de Natal, ou de qualquer outro lugar.
    O Marista é um colégio que tem história, e quem estuda, ou já estudou lá sabe que é uma grande família. O colégio não foca unicamente o vestibular, mas nos ensina a sermos pessoas melhores, contribuindo para a formação do nosso caráter, e contribuindo também para a nossa formação religiosa (independente da religião do aluno). Além disso é um dos poucos colégios que faz uma grande campanha contra o bullying, e o que aconteceu não está ligado apenas a isso, mas a problemas pessoais e familiares, a junção de tudo foi a gota d'água para essa criança de apenas 13 anos. Aos que estão dizendo que escola está minimizando os fatos, estão completamente enganados, pois a escola está primeiramente apurando os fatos, juntamente com a polícia, e não deverá se pronunciar antes de ter certeza do que aconteceu, mas a quem interessa (os alunos e seus pais) a escola já tratou de enviar um comunicado!
    Ao contrário do que foi dito, nenhuma turma estava sem aula, e no colégio não costuma faltar professor, e raramente quando isso acontece a turma não fica em horário vago, nem nos corredores, sempre tem alguma atividade pra fazer. E mesmo assim, não foi o que aconteceu, a referida turma estava tendo aula normal!
    Acho que não seria demais pedir que tenham bom senso e que parem de especular, aguardem a apuração dos fatos, não julguem nem critiquem antes de ter certeza do que aconteceu, e acima de tudo lembrem que é a vida de uma pessoa que está em jogo!
    Rezem para Deus dar força a essa criança e a seus familiares e amigos!

  12. Querido Renatinho, só tenho um argumento a dizer: Crie vergonha na cara. Você não estuda na mesma sala que o acidentado, porque eu, assim como todos os colegas dele, sei que eles estavam em aula. A professora Suzana estava dando sua aula de geografia um pouco após a troca de horários e L. pediu permissão à professora para ir ao banheiro. Algumas amigas minhas estavam, assim como eu, em frente à porta da nossa sala no primeiro andar aguardando o professor (POSSO AFIRMAR ATÉ QUE ERA DE HISTÓRIA!!) quando um corpo passou bem em frente aos nossos olhos. Quando nos aproximamos vimos o corpo no chão, com um osso a mostra e uma poça de sangue. Não demoramos muito para perceber que se tratava de L. e devo admitir que a equipe do colégio agiu muito bem em relação a situação. Então, gostaria de pedir que saiba das coisas antes de fingir, mentir e julgar, ou a sociedade te ensinará isso do pior jeito. Vá ameaçar a integridade da sua casa, e não a do colégio. Grata.

    1. Meu filho estudou no CEI, no conteporaneo e fazem 5 anos que estuda no marista. O colegio tem todo um aprofundamento religioso, onde é pregado a amizade, o amor… Ate o musica do colegio retrata isso "sou marista de coração, quanto mais o tempo passa, mais aumenta a união…" Não tenho o que reclamar da escola. Falam que a escola é outra. Mas os tempos são outros, nos somos outros, os valores são outros. Veja os melhores médicos, advogados, melhores profissionais da nossa cidade. Sairam de lá. Na nossa epoca, existia o bullying, eu era chamada de vara pau. Mas não tinha esse ibope todo. Os nossos pais diziam " nem liga". Não existia a violencia, a midia, a divulgação. A "fofoca" hoje corre rapido.
      Quando o meu filho estudava no cei, nas reuniões de pais e filhos, ia eu, mais 2 maes e 3 empregadas… Imaginem! Hoje em dia, queremos que a escola resolva os nossos problemas, pois nos não temos gestão, não acompanhamos, não sabemos o que está acontecendo, não temos tempo. NOS culpamos a escola pela educação dos nossos filhos. Quem educa os nossos filhos somos nós, pais. Não podemos transferir essa responsabilidade aos outros. E, pode ter certeza,nenhum filho é "santinho". Acompanhe o seu filho de longe, não deixe que ele veja que vc o está observando. Senão acompanhamos, fazemos os nossos filhos de vitimas. Vi uma cena absurda esses dias. Uma criança estava chegando atrasadissima, e a mae queria que o filho entrasse. A escola disse que ela deveria passar na coordenação. A mulher, que se disse juiza, disse que ia colocar um processo na escola, porque o filho dela não podia entrar as 9h da manha (a aula começou as 7:15), humilhou o pobre do funcionario e quase que quebra a catraca da escola. O que será que esse menino aprendeu? E quando nos esculhambamos os nossos filhos? Será que não seria um bullying tb? Pois é. Educação vem de casa. Precisamos arranjar tempo e conhecermos mais os nossos filhos para podermos orientar o melhor caminho.

  13. Existem famílias que educam bem seus filhos, mas existem outras que não, e esses alunos convivem juntos no ambiente escolar. Acredito que cabe a escola coibir este tipo de comportamento dentro de seus limites, além de promover campanhas educativas.
    Na reportagem abaixo, mostra uma alternativa de combate ao bullyng.
    g1.globo.com/bom-dia-brasil/…/adolescente-que-cometia-bullying-comeca-prestar-servico-na-escola.html

  14. eu estudei no marista minha vida toda, do pré ao pré e digo uma coisa, essa historia de BULLYNG é a coisa mais normal do mundo, em toda escola tem, e por isso acho que é muito dificil acabar com isso,pode ter campanha que for, acho que dificilmente isso irá terminar,na minha sala por exemplo quando eu estudava la,teve alunos que sofreram bullyng do inicio ao fim e de certa forma o seu comportamento no ambiente contribuia com as brincadeiras, e o principal responsavel por isso são os PAIS que criam o seu filho de qualquer jeito,formando assim pessoas com o psicologico abatido e que aceitam caladas as provocações dos colegas de classe, eu particulamente nunca fui do grupo de pessoas que sofria bullyng, devido a educaçao que tive dos meus pais, de saber me sair bem em tais situaçoes…e outra o colégio Marista de certa forma pelo menos na minha epoca, nunca dava uma puniçao SEVERA as pessoas que praticavam bullyng, no máximo era uma anotaçao na agenda pros pais, e uma suspenção de no máximo 2 dias e pronto,você estava de volta na sala como se nada tivese acontecido….por isso acho que 2 pontos tem que ser revistos aqui: 1º: A Direçao do Colégio que tem que ser mais severa, e 2º: culpa dos pais como foi sitado a cima em um post, em que na minha epoca as crianças brincavam de boneco,jogavam "bafo", ja hoje em dia as crianaças com 9 anos andando pelo colegio com iphone,celular de ultima geração, valorizando a futilidade e mostrando o tipo de criaçao que tem em casa, formando assim pessoas que desde pequenas acham que podem ter tudo na vida, logo….achando que podem praticar o bullyng sem nenhuma consequencia para seus atos. e eu que estudei no marista eu sei que o BULLYNG é uma pratica constante, e os alunos apelam em algumas brincadeiras….

  15. Sei que o motivo DIRETO do espisódio de ontem não foi o Bullying. Outras aspectos estão envolvidos na atitude que ele tomou. Mas posso afirmar com certeza que o Bullying que ele vem sofrendo contribuiu muito para isso. Meu filho estuda no Marista, assistia as agressões verbais que L. sofria. A escola foi acionada para tomar atitudes, mas infelizmente não conseguiram resolver. Assim como ele, meu filho tambem sofreu perseguições, provocações e apelidos durante um bom tempo no Marista de Natal. Superamos isso com muitas conversas, e apoio familiar. NÃO SENTI O APOIO NECESSÁRIO POR PARTE DA DIREÇÃO. Ficavam de ajudar a resolver, mas eu não via nenhuma atitude eficaz sendo tomada. Amo o Marista, e não pretendo tirar meu filho de lá, mas acho que a DIREÇÂO e COORDENAÇÂO precisam de novos líderes. Pessoas mais capacitadas e mais preparadas para agir com a diversidade e os problemas atuais.
    Hoje, quando meu filho recebe provocações e apelidos, ele ignora. Mas ontem após ver o colega de escola caido no chão, em casa muito arrasado com o ocorrido, eu ouvi meu filho dizer: Mãe, eu tbm já tive vontade de MORRER por causa de alguns garotos que me atormentavam! FIquei em estado de choque ao ouvir isso de meu filho! Estou expondo essa conversa de ontem, porque acho que temos que acompanhar mais de perto o comportamento de nossos filhos. Evitar que episódios como o de ontem, não se repitam.
    Mas continuo afirmando: O problema não é o Colégio Marista, é de nossa Sociedade, mas essa direção e coordenação atual, deixa MUITO A DESEJAR. NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA TAIS FUNÇÕES! E isso cria essa imagem negativa com a Instituição MARISTA.

  16. Acho que Erimara disse TUDO. Só sabe o que é respeito mútuo quem por lá já passou. O colégio é de tradição em qualquer lugar do mundo e vai continuar sendo,é em diferente de qualquer outro no mercado. Lá há preocupação com o próximo,amizade,companherismo,religião..O aconteceu realmente é lamentável,porém, não dá pra se julgar sem antes entender a situação. Ele pode estar sofrendo Bullyng,mas TENHO CERTEZA que o colégio tem uma didática especifica para isso,sei que fazem tudo para o combate dessa ignorância. E os pais desses agressores? Cade a educação deles? Cade a educação dada à seus filhos?
    Absurdooooo é sair por ai espalhando coisas que não sabem,não querem enxergar. É uma excelente instituição,deram e continuarão dando(não tenho duvidas) apoio ao adolescente e seus familiares. DOU TODO APOIO A INSTITUIÇÃO, SEI QUE COMPETÊNCIA NÃO LHES FALTAM.

  17. Sou mãe de aluno Marista, e deixo aqui meu pesar e solidariedade ao aluno, sua família e a escola.
    Conheço a política de combate ao bulling do Marista. Meu filho tb já foi vítima desses atos criminosos em outra escola.
    Somente uma parceria escola, pais e alunos terá êxito no combate ao bulling. Pais vigiem seus filhos!!!!

  18. Gostaria de dizer que lamento o que aconteceu e peço a Deus que guie os pais do menino para orientar da melhor maneira possivel no dias que estão por vir. Apesar de não ser advogada sei que os colégios estão de mãos atadas com relação a alunos problemas(muitos que cometem atos de bullying) o estatuto que foi criado para proteger crianças e adolescentes também evita que esses delinquentes não sejam expulsos das escolas, a não ser com provas. Continuo confiando na escola.

  19. Primeiramente quero dizer a família do aluno e ao próprio que rogo a Deus por sua recuperação. Sou aluna do turno da noite e tenho imenso ortgulho de fazer parte da família Marista. Lá foi onde aprendi valores que nunca tinha aprendido antes, recebemos o carinho e o respeito desde o faxineiro até o nosso Diretor. O que ocorreu hoje realmente é lamentável, mas vejamos que o Irmão Nilton se pronunciou em nome de todos da escola, e está disposto a dar todo o apoio tanto a família quanto a polícia. Se fosse outras escolas que existem por ai, talvez tentassem abafar o caso para não denigrir a imagem da escola. Antes de todos vocês atirarem tantas pedras, deveriam ver a educação que dão á seus filhos, pois já cansei de ver crianças de 7, 8 anos tentando humilhar funcionários, colegas e até mesmo nos que somos alunos da noite. São crianças rudes, ingnorantes, que pensam que têm o rei na barriga só porque são filhos de engenheiros, embaixadores, empresários importantes ou algo do tipo. O MARISTA TEM MEU TOTAL APOIO, POIS CONFIO NA INTEGRIDADE E COMPETÊNCIA DE TODOS QUE FORMAM ESSA EQUIPE, E VOCÊS NÃO PRECISAM FICAR PEDINDO QUE UMA DECISÃO SEJA TOMADA, PORQUE VOCÊS PEDINDO OU NÃO TENHO CERTEZA QUE ELA SERÁ! NÃO FALEM NADA ANTES DO TOTAL ESCLARECIMENTO DOS FATOS! TENHO CERTEZA QUE VOCÊS TÊM COISAS MELHORES PRA FAZER E PROCUREM VER AS COISAS BOAS QUE ACONTECEM NA ESCOLA (O QUE NÃO SÃO POUCAS) POIS TENHO CERTEZA QUE ELAS NÃO DÃO TANTA REPERCUSÃO COMO ISTO! SOU MARISTA DE CORAÇÃO!!!

  20. "A direção não confirmou o bullying, mas não descartou a possibilidade. De acordo com alguns alunos que estudam com o menino ele não apresenta sintomas de depressão, nem de transtornos emocionais, ao contrário, era uma criança extrovertida e não tinha qualquer envolvimento com drogas. A motivação ainda é um mistério."

  21. Talita Melo e Marina, o comentário de vocês foi muito sensato e verdadeiro. Concordo com cada palavra.

  22. O motivo não foi especificamente o Bullying. Ou não foi apenas isso. Procurem saber o que realmente houve antes de falar do que não sabem. É como alguém falou aqui, os pais tem um grande peso na educação dos filhos, o colégio é um apoio a essa educação, uma continuidade. Mas atualmente existem muitas crianças já com iphones, blackberrys e afins por aqui. Crianças de, por exemplo, 9 anos, que deveriam estar brincando de boneca ou jogando "bafo" como no meu tempo. Mas os pais deram essa educação aos mesmo, e acabam assim criando crianças sem limites, que pode ser, futuramente, um dos praticantes do bullying.

    1. Não entrando no mérito de ser bulling ou não. No meu ver o colégio (seja qual for) tem grande peso na formação de uma pessoa, afinal de contas desde cedo (2, 3, 4 anos) já somos introduzidos pelos nossos pais em escolas e é lá que aprendemos muita coisa, como ler, escrever, muitas coisas certas e erradas, é lá aonde fazemos nossas primeiras amizades, algumas delas levamos para o resto de nossas vidas, outras podem nós colocar em caminhos errados, é lá que fazemos nas feiras de ciências trabalhos sobre drogas, bebidas, bulling e os mais diversos assuntos. Professores são responsáveis não apenas pela educação de disciplina como matéria, mas também de disciplina de comportamento, com exemplos, punindo comportamentos desviados de comportamentos padrões para sociedade, não que o professor vá punir o aluno, mas ele tem como dever informar a coordenação, que junto com a direção da escola, ou orientadores acadêmicos vão chamar o aluno, conversar e quem sabe chamar a família para conversar. Pois muitas vezes, os jovens passam a manhã inteira na aula, quando chega em casa, muitas vezes seus pais estão ausentes e o jovem passa a tarde inteira em casa sozinho, ou na companhia de Deus sabe quem, a noite quando os pais chegam em casa, dão celulares, computadores, carros e o que mais os filhos pedirem e esses mesmo pais mal sabem o que o filho faz, não sabe se ele agride alguém, ou se ele é agredido, pois muitos jovens tem um perfil dentro de casa e um outro com os amigos. Volto a falar que o colégio tem seu peso, sua importância na formação do caráter do adolescente, pois é lá que eles passam muitas horas da sua vida, é lá que eles vão decidir o que irão fazer do seu futuro e por ai vai.. O colégio (quanto diretor, coordenador, supervisor, orientador, professor) tem que ter consciência do seu peso e sua importância, tem que haver diálogo, ensinamento de valores, pois hoje as crianças querem ser adolescentes, os adolescentes querem ser adultos e os adultos querem ser crianças, nisso as crianças perdem a inocência da vida, deixam a boneca de lado para paquerar no facebook, twitter, é conversar coisa grande, dinheiro, carros, celulares, jóias e isso está refletindo nos jovens de hoje, que matam acidentalmente um amigo em um acidente de carro, que faz um amigo tentar suicídio pulando da varanda e por ai vai.. Os pais precisam refletir o que está errado, mas infelizmente isso não vai mudar.. O que posso fazer é a minha parte e esperar que o próximo faça a sua..

    2. O que sei é que alguns pais jusitificam necessitar do celular para localizar seu filho (a) principalmente após o término da aula, pois eles ficam por conta própria. Os pequenos ficam dispersos naquela área enorme, sem a devida proteção. Concordo que antigamente não existia celular, e todos viviam normalmente. Mas a violência era menor, e os limites eram mais impostos às crianças e aos jovens!

  23. O que vcs não sabem é a verdade! O garoto não pulou por bullying, ou por nenhum blá blá não! O que aconteceu de verdade pode ser confirmado por qualquer um da sala do menino!

  24. eu acho que o marista esta minimizando muito. Eu entendo para proteger a imagem mas a verdade é outra….

  25. COMO um colégio, seja o Marista ou qualquer um outro, enquanto instituição educacional, DEVE PUNIR crianças, menores de idade, praticantes de bullying???????????????? Sugiram!! E não apenas critiquem… Apresentação de "trabalhinhos" sobre bullying, pedidos de desculpas incentivados pela escola por parte do praticante, debates sobre o assunto e, principalmente, deixar a família ciente do que seu filho está fazendo na escola, me parecem medidas educacionais razoáveis e todas são praticadas pela escola em questão. Volto a insistir: o que mais uma instituição educacional pode fazer com um menor de idade praticante de bullying? OBS.: seu filho pode ser um deles.

    1. Na época que estudei no Colégio Marista, qualquer coisa errada que criança, jovem ou seja lá quem fosse que fizesse era ''convidado a sair do Colégio"…. estava resolvido

  26. Sinto muito pelo ocorrido e desejo muita paz a família desse aluno.Que eles possam ter nossa solidariedade, que saibam acolher esse filho na sua inteireza Neste momento, todos nos somos chamados a reflexão. Vivemos numa sociedade perversa, onde ensinamos aos nossos filhos a excluir, a nao acolher o outro que nao e igual. Esse momento pertence a todos nos e nao adianta jogar pedra em alguém ou pensar que nao contribuir para o mundo em que vivemos. Somos todos responsáveis.

  27. PAREM DE FALAR O QUE VOCÊS NÃO SABEM, O MARISTA É UM BOM COLEGIO E COMO TAL TOMOU TODAS AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS. E SE VOCÊS PAIS QUE OS FILHOS SOFRERAM BULLYING SE ACHAM QUE O MARISTA NÃO TOMOU PROVIDÊNCIA RETIRE SEU FILHO(A) DA ESCOLA SIMPLES ASSIM, NINGUÉM ESTÁ OBRIGANDO A VOCÊS CONTINUAREM COM OS FILHOS LÁ, E SÓ ABRAM A BOCA PRA FALAR O QUE TÊM CERTEZA.

    1. Será que era melhor tirarmos nossos filhos do Colégio, ou a escola voltar a ser o que era???…já não é mais Marista como antigamente…tivemos ótimos diretores…

  28. É lamentável tamanha exposição de ignorância sobre o ocorrido. Eu sou aluna Marista e percebo a quantidade de calunias expostas sobre a escola no blog. Gostaria de pedir encarecidamente aos senhores(as) que verifiquem o seu texto antes de expor e correr o risco de denegrir a imagem uma instituição de ensino tão digna como a escola Marista. Ouço por amigos e colegas de outras escolas, que nelas não há divulgação do perigo que é o bulling e nas que houveram, foi algo extremamente superficial. Nós alunos sabemos o quanto a escola investe em valores, como por exemplo a existencia de alunos especiais, portadores de deficiencia física e até mesmo mental. Não só alunos, mas um dos porteiros, o Paulinho, que todos os alunos o respeitam e tratam bem. Acredito que os senhores deveriam se informar melhor sobre o ocorrido, antes de acusar a instituição. Na frente de todo colégio deve haver uma familia, a missão de educar não é só do marista, é uma parceria. Ao invés de acharem culpados, contribuam com a solução. Conscientizem seus filhos a respeito de todo e qualquer preconceito, tenha um diálogo diário com seu filho a respeito de seu desempenho (rotina) escolar. O ocorrido poderia ser na casa do garoto, em uma apartamento ou qualquer outro estabelecimento que desse possibilidades para ele se jogar. Pais conscientizem-se, sejam presentes na vida de seus filhos para evitar que fatalidades como essa se repitam.

  29. Respeito todas as opiniões acima citadas, mas um fato me chamou atenção. O aluno tem 15 anos e está no 8º ano (correspondente a 7ª série) série cursada, normalmente, por crianças de 12 e 13 anos. Será que devemos enfatizar somente a postura do colégio? Esse menino não tinha outros problemas que o levaram a cometer tal ato? Gente, duas gerações da minha família estudaram e estudam no Marista eu posso afirmar que o Marista preza por todos os seus alunos. Está sendo cobrada uma atitude mais drástica do colégio, entretanto, eu presenciei várias cenas, ao longo dos anos, que mostram o contrário. Pais revoltados porque seus filhos foram suspensos, por exemplo, "sem terem feito nada, coitadinhos". Eles tentam derrubar a moral de funcionários por que são juízes, desembargadores, etc. Quem de vocês aceita numa boa quando seus filhos são repreendidos por outras pessoas? Os meninos estão cada vez mais arrogantes, mal educados, grosseiros e desrespeitosos, se acham os donos do mundo. Prestem atenção nas atitudes de casa com os próprios pais e imaginem o que eles não fazem com os outros. O colégio oferece todos as oportunidades de crescimento pessoal, espiritual, coletivo, enfim, de todas as formas. DOU O MEU TOTAL APOIO AO MARISTA, ACREDITO NA SERIEDADE DA INSTITUIÇÃO. Rezemos pelo garoto e pela família, tenham fé!

    1. talita, seu comentário foi o mais sensato. parabéns pela sua colocação. concordo com você em genero, numero e grau.

  30. Inicialmente, lamento pelo ocorrido e rogo a Deus para que o aluno possa se recuperar. Cabe ao Colégio Marista apurar administrativamente os fatos, inclusive auxiliando o trabalho policial, divulgá-los, punir os culpados e melhorar a segurança estrutural. Por exemplo, por que não colocar grades de proteção?

  31. Infelizmente, esse tipo de situação vem acontecendo com frequencia em nossas escolas.
    O menino foi para o Hospital Walfredo, já passou por algumas cirurgias, na mandibula, na clavícula e no braço.
    Meu filho que estuda com ele, disse que ele vinha tendo dificuldades sociais na escola faz tempo. Provocações acontece em todo lugar, mas tudo tem que ter limites!
    Não podemos tirar a responsabilidade da escola, pois deixamos nossos filhos lá para estudarem, achando que estão protegidos, e não queremos ser chamados para buscá-los feridos, agredidos ou mortos!
    Mas mesmo achando que a escola tem sua parcela de responsabilidade sobre o ocorrido, afirmo que a raiz do problema do bullying está na educação que vem de casa!!!
    Se nosso filho sofre bullying, temos que trabalhar a auto-estima dele, a sua auto-defesa, seja em familia, seja com terapias. Se nosso filho é o agressor, temos que puní-los sem pena!!!
    Que mundo queremos para nossos filhos??? Nós pais, escola e sociedade, temos que agir hj, para que isso acabe!

  32. Sou aluna do Colégio Marista de Natal e o que eu posso dizer é que as pessoas não procuram informações verdadeiras sobre os fatos. Surgiram inúmeros comentários e boatos. O colégio em momento algum "escondeu" dos alunos sobre ter sido do segundo andar o acidente, pois o meu coordenador entrou na sala e esclareceu o que havia acontecido. E o Marista, até onde eu sei, é a escola que mais faz campanha contra o Bullying, tanto que tem banners espalhados pelo colégio sobre o assunto. O colégio não tem culpa, isso poderia ter acontecido em qualquer colégio ou em qualquer canto. A SAMU foi sim ao colégio e socorreu o garoto. A escola e os funcionários tomaram providências de total apoio ao adolescente e lamentam o ocorrido. Ninguém sabe, de fato, o motivo que levou o garoto a fazer tal ação, então não vamos falar sobre o que não sabemos.

  33. Acho muito errado essas pessoas que mal sabendo o que aconteceu, vão logo culpando a escola. O Marista não tem culpa, e qual a escola em que ninguém nem sofre nem pratica bullying? O Marista teve uma boa postura diante do ocorrido, chamou a SAMU sim, e o diretor até acompanhou o aluno ao hospital. A família também deve assumir sua postura, não que a culpa seja dela, mas é um peso importante nessa hora. O que devemos fazer neste momento é apenas orar por ele, pela família e pelos amigos mais próximos, e agradecer por graças a Deus ele estar vivo!

  34. Fui aluno do Marista na gestão de diversos diretores, o grande Irmão Inácio, Profa. Ilka, Profa. Tânia e por último o irmão Nilton. Infelizmente pude perceber ao longo dos 12 anos que fui aluno Marista, que o atual diretor está cada vez menos comprometido com a tradição da escola, a religião, a compaixão, pois me lembro que os anteriores a ele eram muito religiosos, havia muito incentivo e qualquer problema de comportamento era levado bem a sério, o que não percebia em relação a ele, que deixou de lado a questão religiosa da escola (o que ajuda na formação ética dos jovens), está apenas preocupado em tornar o colégio lucrativo, e mudar o padrão Marista. O "M" de Maria e Marista, símbolo da escola foi trocado, cadê a tradição da escola? Diminuiu as duas missas semanais para apenas uma. Cadê as missas que aconteciam para todos os alunos, que era presença obrigatória. Não faz encontros religiosos como o Auxiliadora e Neves, isso sim deveria fazer parte da filosofia Marista, assim trabalharia os alunos contra o bulling e outras práticas comuns na escola. Fui aluno Marista, tenho orgulho disso, mas infelizmente acredito que meus filhos não terão a oportunidade disso, pelo simples medo do que a escola está se tonando. Lamentável.

  35. Vocês não sabem de nada! A culpa não e do colégio , foi um momento de fraqueza do garoto . São muitas informações mal dadas, ninguem sabe a verdade só se sabe que ele se jogou do 1 andar do colégio , e a SAMU foi chama só que pediram pra não fazer barulho pra não assustar os alunos . Parem de comentar coisas que vocês não sabem esperem a verdade , agora e hora de rezar por ele .

    1. Se querem que deixemos de especulações, que o Colégio emita uma nota "verdadeira" sobre os fatos…senão ficaremos só nas suposições e no disse-me-disse…melhor…a polícia deveria pedir as filmagens do ocorrido…digo isso pq no início do ano, um aluno ameaçou entrar armado no colégio, bateu em outra criança, e tudo estava gravado…

  36. Meu sobrinho também estuda no Marista, por insistência do pai dele que foi aluno da escola. E recentemente ele sofreu bulling. Bateram nele e quebraram objetos dele. A mãe conversou com a direção. Obrigaram a criança a dar um novo objeto, mas não tomaram uma atitude enérgica a respeito. Sinceramente, lamento todos os dias essa mudança de escola dele, pois em apenas 7 meses que ele estuda lá, todo dia temos surpresas desagradáveis.

  37. Nosso filho sofreu bullying no início do ano. Fomos à coordenação, reclamamos, pedimos providências. Chamaram a família do responsável e fizeram a criança fazer um trabalhinjo para apresentar na escola sobre o bullying… Muito pouco diante do sofrimento de nossa família. Conseguimos parar com as agressões, mas parece que não foi suficiente para fazer a escola tomar posição mais dura diante do ocorrido. Entregamos nosso filho diariamente na escola e gostaríamos de ir buscá-lo da mesma forma que deixamos: íntegros (física e emocionalmente). Como pais de estudantes da escola, queremos a verdade. Queremos que a escola se posicione diante do assunto e entenda que sua falta de pulso levou a isto…

    1. Ao invés de achar ruim, dê sua sugestão para o bom trabalho do Colégio!
      Que tal olho por olho, dente por dente?
      Se seu filho sofreu agressão pq você não ensina a ele a agredir tb? Assim ele vai estar vingado e você vai ficar satisfeita.

      Sinceramente, não entendo o que vocês querem do Colégio!

  38. Sinceramente temos que ter cautela nos comentários ao fato ocorrido, ,para não passar adiante o que de fato não ocorreu. Eu estava chegando no local e o Samu estava chegando também,fiquei muito assustada!!!Mas o que vi foi o colégio dando toda a assistência ao garoto, em seguida ao seu pai, que chegou desesperado para ver seu filho!!!Todos os funcionarios muito assustados!!!Lamentável acidente!!!!Cabe a polícia investigar o que realmente aconteceu com o garoto!!Vamos orar pela saúde dele e que Deus dê muita força a essa família nesse momento tão delicado de suas vidas!!!!

    1. "Cabe a polícia investigar o que realmente aconteceu com o garoto", e CABE AO COLÉGIO emitir uma nota(se assim desejar) COM INFORMAÇÕES VERDADEIRAS E CLARAS. A pior parte, na minha opinião, não foi nem o "primeiro andar", e sim a parte do "não sofrer nada grave, só um corte no queixo e um braço quebrado". E o colégio estava cumprindo nada mais nada menos do que a sua função de colégio socorrendo um garoto que se acidentou dentro das suas dependências, e que foi levado a fazê-lo devido a falta de policiamento e punição que o Marista dá aos praticantes de bullying.

  39. Sou mãe de um aluno do Colégio, e a história q soube não foi bem essa…Soube que ele pulou do segundo andar e q constantemente era vítima de constrangimento por outros alunos. Soube q os próprios funcionários fizeram a remoção do aluno e o SAMU não foi chamado. Soube q o local foi coberto cm um tapume e o sangue do garoto foi imediatamente removido do local…."SOUBE"…mas ainda não apareceu a verdade q nos preocupa….e o Colégio emitir nota dizendo q foi do primeiro andar, tira a nossa confiança pois vários outros alunos presenciaram ter sido do segundo andar. Concordo cm alguém q comentou aí q sempre procuram amenizar o q lá acontece…lembram dos cachorros q morderam uma criança nas dependências do Colégio?…até hj se discute se era pastor alemão ou rotivailler e ninguém sabe o q realmente aconteceu….Sou ex aluna, ms hj tudo está diferente…desde a criação d alguns pais ou qdo excedem ou qdo suprimem de atenção aos seus filhos…até a estrutura do colégio em si…esse ano, quase toda semana um funcionário é demitido…desde coordenadores, catequistas , ASG, etc…Acho q o Colégio deveria ser reavaliado pela congregação. Eu, particularmente, como citou outra mãe, deixo meu filho na escola, mas fico preocupada…não sinto segurança …

    1. Leila, o colégio se posicionou como sendo do 1º andar. O Samu noticiamos que foi chamado porque o Blog foi ao colégio e presenciou a assistência que estavam dando ao rapaz.

    2. Pois é Bruno, o que queremos saber é a verdade…até agora está só no disse-me-disse…e como postei foram coisas que "soube"…não afirmei que foram verdadeiras, por isso a necessidade de um maior esclarecimento, até para preservar o nome do Colégio.

    3. Desculpe. mas com todo respeito, a senhora não teve acesso a informações verdadeiras. O colégio deu TOTAL assistência ao aluno, já que em poucos minutos já havia sido chamada a SAMU e, como diz na reportagem, a coordenadora do Fundamental I está acompanhando a criança no hospital. "Nós alunos sabemos o quanto a escola investe em valores, como por exemplo a existencia de alunos especiais, portadores de deficiencia física e até mesmo mental. Não só alunos, mas um dos porteiros, o Paulinho, que todos os alunos o respeitam e tratam bem. Acredito que os senhores deveriam se informar melhor sobre o ocorrido, antes de acusar a instituição. Na frente de todo colégio deve haver uma familia, a missão de educar não é só do marista, é uma parceria. Ao invés de acharem culpados, contribuam com a solução. Conscientizem seus filhos a respeito de todo e qualquer preconceito, tenha um diálogo diário com seu filho a respeito de seu desempenho (rotina) escolar. O ocorrido poderia ser na casa do garoto, em uma apartamento ou qualquer outro estabelecimento que desse possibilidades para ele se jogar. Pais conscientizem-se, sejam presentes na vida de seus filhos para evitar que fatalidades como essa se repitam."

  40. Acredito que episódios como este devem nos fazer pensar muito além do que apenas procurar culpar os agentes auxiliadores da educação dos nossos jovens. Nós pais devemos assumir as responsabilidades sobre nossos filhos, encarando os colégios como agentes auxiliares neste processo. O colégio não deve ser culpado por este fato. Tenho dois filhos que estudaram a vida toda no colégio, estando ainda um deles cursando 0 2º ano. Ter do que reclamar, sempre temos, afinal somos seres humanos, mas tenho bem mais a agradecer à comunidade Marista pelas oportunidades sociais e religiosas que o colégio coloca à disposição de seus alunos, oferecendo aos mesmos a oportunidade de crescer como ser humano exercendo nosso papel perante uma sociedade tão ávida por GENTE, na melhor definição que possa ser encontrada para esta palavra. Rezemos por estes pais que se encontram passando por este momento tão delicado e por esta criança para que possa superar este triste momento.

  41. Realmente, é muita sorte que ele tenha pulado do 1º andar(ouvi que foi do 2º), caído DE QUEIXO NO CHÃO e não "TIDO NADA DE GRAVE", só ter "CORTADO O QUEIXO E QUEBRADO UM BRAÇO".
    Como sempre, a escola está minimizando o ocorrido, o que é compreensível, visto que do contrário a instituição se complicaria. Mas aos que estavam presentes no dia do ocorrido: NÃO DEIXEM DE DIVULGAR E DETALHAR A GRAVIDADE DO ACIDENTE(por mais que o Marista venha a lhes sugerir o contrário). Se prezam pelo aluno acidentado, então que O USEM COMO EXEMPLO, e que todos percebam a MERDA que é o resultado do BULLYING, e a GRAVIDADE que esse problema tem.

    Ao BLOGUEIRO: seria interessante se você postasse o relato de um aluno, para que o ocorrido possa ser analisado com mais precisão pelos leitores. A nota do Marista deixa dúvidas, uma vez que difere do que foi relatado por outros alunos da escola.

    1. Caro, o blog se acha no direito de não divulgar o que aconteceu. Podemos maximizar um problema que poderá ter prejuizos para o resto da vida para os envolvidos!! Espero que entenda.

    2. Pensei que a função do blog fosse justamente a de divulgar notícias, mas tudo bem, entendo a sua posição. Mas quanto aos envolvidos, suas identidades estariam protegidas caso seus nomes não fossem citados. O que eu quero dizer é que nós precisamos denunciar os efeitos do bullying e não, no caso, as crianças que estavam envolvidas. Até porque, quem é, naquela escola, que não pratica o bullying? Digo, o problema está na formação deles e na ausência de punição e policiamento, para TODOS. Enfim.

    1. Gabriel, quem divulgou que foi o primeiro foi o Marista. No post do BG está segundo andar

  42. Já ouvi relatos de vários absurdor ocorridos dentro do Marista, infelizmente as nossas crianças e adolescentes estão cada dia mais atrevidas, sem respeito pelo próximo e sem educação. Isso tudo devido à falta de limites. Os pais estão mais preocupados em dar um celular de última geração do que dá atenção aos seus filhos. Enquanto o garoto está no computador não está "pertubando" os pais. Infelizmente esses "monstrinhos" estão à solta pelas escolas, shoppings e shows, se sentindo os donos da verdade e querendo diminuir suas frustrações agredindo pessoas inocentes.
    Srs. pais, cuidem de seus filhos. Um dia a criatura se vira contra o seu criador. Não deixem que eles virem monstrinhos sem limites. Respeito é uma lição básica para qualquer ser humano.

  43. Meu filho estuda no Marista e confesso que estou muito preocupada com os acontecimentos dentro da escola. Vejo que ele acaba se aproximando de quem pratica o bullying por medo de ser a próxima vítima, já que la apesar de ter muita campanha a respeito, pouco está sendo feito. Tenho medo a cada tarde que deixo meu filho lá, pq já vi cenas horríveis, inclusive de espancamento, mas quando procuro a coordenação pedagógica eles sempre minimizam o que está acontecendo. Quero tirar meu filho da escola, mas ele implora para não sair. Não sei mais o que fazer. Já soube por outra mãe que a história não foi bem essa e eu vou atrás de saber a verdade.

  44. Bruno está muito claro que você e seu blog foram éticos. Fizeram bem em não externar o verdadeiro problema. Eu sou Pai de um dos alunos da sala e irei procurar a direção do Marista para conversar, temos que cada vez mais está presente na educação dos nossos filhos sob pena de vermos acidentes ou criarmos crianças e adolescentes sem limites.
    A nota da escola também foi boa porque resguarda a verdade sob pena de marginalizar pessoas que podem ter cometido apenas um pequeno erro.

    1. será que foi apenas "um" pequeno erro? Será que esta criança não vem fazendo isso rotineiramente? Me preocupo pelos meus filhos.Tenho medo que se tornem vítimas dessas crianças e adolescentes "sem limites". E a verdade tem que ser dita e cada um responder pelos seus atos.

  45. Caro BG. Estudo na sala de aula do colega que aconteceu o acidente. Na verda a professora faltou é nós ficamos nos corredores. Esse historia contada pelo Marista não é como aconteceu. Muito facil vcs do blog verificaram. O problema foi outro.

    1. Nos anos que estudei no Marista, quando um professor faltava (o que era raro) a escola tinha alguma outra atividade para preencher o tempo. Nunca acontecia de ficarmos de bobeira nos corredores. Gostaria muito que minha filha estudasse lá, mas os comentários que escuto sobre a escola não são nada animadores…

    2. Sinto muitíssimo pelo ocorrido. Fui aluno Marista durante alguns anos mas nunca houve nada semelhante.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Não quero ser presidente, quero ser primeira-dama”, diz Michelle Bolsonaro

Imagens: Terra

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou que não pretende ser presidente do Brasil, mas sim primeira-dama novamente, ao lado de seu marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Michelle fez as declarações durante um discurso em um evento do PL Mulher em Rondônia, neste sábado (27/9).

“Vamos trabalhar para reeleger o nosso presidente Jair Messias Bolsonaro, porque eu não quero ser presidente, não. Eu quero ser primeira-dama”. A esposa do ex-chefe do Planalto chegou a afirmar que só toparia assumir uma possível candidatura, caso o marido pedisse: “Meu marido está em casa, mas, se ele quiser, eu serei a voz dele nos quatro cantos desta nação e até fora se precisar. Eu não vou abaixar a minha cabeça”.

Na última semana, Michelle deu uma entrevista ao jornal britânico The Telegraph na qual afirmou que estaria pronta para disputar as eleições em 2026, caso seja da vontade de Deus, mas sem deixar claro qual cargo disputaria.

Em julho, Bolsonaro chegou a confirmar a esposa como pré-candidata ao Senado Federal pelo Distrito Federal, no próximo ano, pelo Partido Liberal.

A candidatura de Michelle também é defendida pelo presidente da sigla, Valdemar Costa Neto. Ele já disse publicamente acreditar no potencial de Michelle para a política e que ela está pronta para concorrer a uma vaga ao Senado nas eleições do próximo ano.

Com Bolsonaro inelegível por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o nome de Michelle ganhou força no último ano. Ela chegou a aparecer em segundo lugar em pesquisas eleitorais contra Lula (PT).

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

16 mil servidores públicos do RN devem se aposentar nos próximos 10 anos

Foto: reprodução/SINSP

O quadro de servidores públicos do Rio Grande do Norte enfrenta um processo de envelhecimento e redução, provocado pelo crescimento das aposentadorias e pela limitação do Estado em contratar novos profissionais.

A situação acende um alerta em setores estratégicos como segurança, saúde e educação, onde o déficit funcional já compromete o atendimento à população.

Para a Secretaria Estadual de Administração (SEAD), o problema é, antes de tudo, demográfico e se reflete em graves dificuldades financeiras. A expectativa é de que, nos próximos dez anos, 16 mil servidores se aposentem.

Mas, para a SEAD, o vácuo deixado por eles poderá ser preenchido se as próximas gestões equilibrarem a reposição de quadros com responsabilidade fiscal e estímulo para que os servidores permaneçam em atividade.

“Em um modelo ideal, deveríamos ter quatro servidores ativos para cada aposentado. Hoje, trabalhamos praticamente na proporção de um para um, o que é matematicamente insustentável”, explicou o titular da pasta, Pedro Lopes.

Os números mostram o crescimento acelerado da folha previdenciária. Em 2010, o Estado tinha 24.204 aposentados e 9.099 pensionistas, totalizando 33.303 beneficiários. Até agosto de 2025, já eram 47.637 aposentados e 12.977 pensionistas, num universo de 114.640 servidores.

“Em 15 anos, quase dobramos esse contingente, com aumento de quase 24 mil aposentados e cerca de 4 mil pensionistas. Esse crescimento explica o aumento dos gastos, que não decorrem só de reajustes ou benefícios, mas principalmente do número de pessoas que passaram à inatividade”, observou.

Apesar do aumento, o secretário aponta que há sinais de estabilização, uma vez que o ritmo anual de novas aposentadorias caiu e hoje está na faixa de 1.800, quando já chegou a 2.500 entre 2010 e 2020. Além disso, em algumas categorias, o número de falecimentos já supera o de novas aposentadorias, o que pode indicar uma tendência de queda natural no total de beneficiários no decorrer dos próximos dez anos.

enquanto um grande contingente de servidores deixa o serviço para se aposentar, o governo tem dificuldade de preencher a lacuna deixada por eles para manter os serviços. É aí que entra o comprometimento da Receita Corrente Líquida (RCL) com pessoal, que está em 55%, acima do limite legal de 49% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que impede o governo de realizar novas contratações.

O secretário, no entanto, acredita que até 2030 será possível reduzir esse índice para dentro do limite, conforme previsto na Lei Complementar nº 173/2021. “Nosso governo recebeu o comprometimento de 63% e já baixou para 55%. A projeção é encerrar a gestão em 2026 entre 54% e 55%. Se essa política for mantida, em 2030 o RN pode chegar ao nível ideal”, afirmou.

Reportagem completa na Tribuna do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF envia ao Congresso projeto para reajuste salarial do Judiciário com proposta de aumento de 8% ao ano, pelos próximos 3 anos

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 4.750/2025, que prevê o reajuste da remuneração de servidores do Poder Judiciário da União em três etapas, a partir de julho de 2026.

Ministros do STF já ganham o teto do funcionalismo: R$ 46,3 mil. Ou seja, para eles, não haverá aumento.

Segundo o texto, os aumentos serão de 8% ao ano, em 2026, 2027 e 2028, de forma sucessiva e cumulativa. A medida abrange cargos efetivos, cargos em comissão e funções comissionadas. O objetivo, de acordo com o STF, é recompor perdas inflacionárias acumuladas desde 2019.

Como ficam os reajustes:

  • +8% a partir de 1º de julho de 2026
  • +8% a partir de 1º de julho de 2027
  • +8% a partir de 1º de julho de 2028

Em um ofício encaminhado ao presidente da Câmara, Barroso destacou que a proposta “está em conformidade com o art. 169, §1º da Constituição Federal” e que já há previsão orçamentária no anexo V do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026.

O documento ainda afirma que o projeto é resultado de um trabalho conjunto dos Tribunais Superiores e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

Exemplo de vencimentos após o reajuste (Analista Judiciário, Classe C, Padrão 13):

  • R$ 10.035,51 em julho/2026
  • R$ 10.838,35 em julho/2027
  • R$ 11.705,42 em julho/2028

O projeto agora precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados e, em seguida, pelo Senado Federal. Caso seja aprovado, segue para sanção presidencial.

g1

Opinião dos leitores

  1. Não crítico que tem um bom salário, crítico a dificuldade de conceder um bom reajuste a quem ganha pouco.

  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, piada do fim de semana. o judiciario é que mais ganha nesse pais, sem controlhe,

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Na ONU, Rússia nega ataque com drones e diz que qualquer agressão da Otan terá “resposta decisiva”

O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, discursa na 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), na sede da ONU em Nova York, EUA, em 27 de setembro de 2025 — Foto: Caitlin Ochs/Reuters

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alertou a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a União Europeia no sábado (27) que “qualquer agressão contra meu país será recebida com uma resposta decisiva”.

“A Rússia está sendo acusada de quase planejar um ataque à Aliança do Atlântico Norte e aos países da União Europeia. O presidente Putin tem repetidamente desmascarado essas provocações”, disse ele também à Assembleia Geral das Nações Unidas.

A tensão entre a Otan e a Rússia aumentou nas últimas semanas depois que drones russos invadiram o espaço aéreo da Polônia.

em um discurso à margem da Assembleia das Nações Unidas na quinta-feira (25), Lavrov acusou a Otan e a União Europeia de usar a Ucrânia para travar uma guerra contra Moscou.

“Outro exemplo claro é a crise na Ucrânia provocada pelo Ocidente, por meio da qual a Otan e a União Europeia já declararam uma guerra real ao meu país e estão diretamente envolvidas nela”, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF julgará vínculo trabalhista de motoristas de aplicativo; cerca de 10 mil processos que aguardam posicionamento da Corte

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) começará, na próxima quarta-feira (1), o julgamento sobre o reconhecimento do vínculo trabalhista motoristas e entregadores de aplicativos com as plataformas digitais. A decisão poderá impactar diretamente 10 mil processos que aguardam posicionamento da Corte em todo o país.

O tema ganhou força nos últimos anos e ficou conhecido como “uberização das relações de trabalho”. Em pauta estarão duas ações relatadas pelos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, originadas a partir de recursos apresentados pela Uber e pela Rappi.

Debate sobre o vínculo trabalhista de motoristas

As plataformas contestam decisões da Justiça do Trabalho que reconheceram o vínculo empregatício com seus prestadores de serviço. A Rappi argumenta que tais decisões desrespeitam o entendimento anterior do próprio STF, que não configurava relação de emprego formal.

Já a Uber sustenta que atua como empresa de tecnologia, e não de transporte, e que a mudança no enquadramento jurídico afetaria a essência do modelo de negócios. Segundo a plataforma, reconhecer vínculo trabalhista violaria o princípio constitucional da livre iniciativa.

Por outro lado, entidades de trabalhadores defendem que motoristas e entregadores estão submetidos a regras rígidas e não desfrutam da autonomia alegada pelas empresas. Durante o julgamento, os ministros também ouvirão sustentações orais de representantes dessas entidades.

Além do impacto jurídico, o julgamento carrega forte peso social e econômico, já que envolve milhões de profissionais em todo o país. Certamente, a decisão do STF poderá redefinir os rumos da chamada uberização, estabelecendo novos parâmetros para o mercado de trabalho digital.

SBT News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fux vota para absolver mais dois réus do 8/1; ministro voltou a defender anulação dos processos por considerar STF incompetente para julgar casos

Foto: Adriano Machado/REUTERS

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux apresentou ontem seu voto em duas ações penais contra acusados de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Nos dois processos, ele pediu a nulidade total das ações.

Fux considerou o STF incompetente para julgar os casos. Os réus são Cristiane Angélica Dumont Araújo e Lucimário Benedito de Camargo Gouveia, acusados de participação nos atos antidemocráticos em Brasília. Ele retomou argumentos usados no julgamento da ação da trama golpista, quando absolveu o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, o ministro também defendeu três vezes a anulação do processo.

Primeira Turma da Suprema Corte formou maioria para condenar os réus, apesar do voto de Fux 

Os réus devem ser condenados pelos crimes de associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de bem tombado, com pena de 14 anos de prisão. O julgamento estava suspenso por um pedido de vista de Fux, que devolveu o caso ontem para ser julgado no plenário virtual a partir de 10 de outubro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veja discurso do presidente da Colômbia com pedido para que militares americanos ‘desobedeçam ordens de Trump’; Petro teve visto cancelado pelos EUA

Falando em Nova York, às margens da Assembleia Geral da ONU (26), o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, reiterou o pedido de criação de uma força global para apoiar os palestinos. Ele afirmou que essa estrutura “precisa ser maior que a dos Estados Unidos” e fez um apelo a militares norte-americanos para que “desobedeçam ordens” e sigam “os mandamentos da humanidade”. O governo americano revogou seu visto por causa das falas. O Departamento de Estado classificou as falas como “imprudentes e incendiárias”

Durante a semana, Petro acusou Donald Trump de permitir ataques contra civis em Gaza e de levar os EUA à “barbárie”. Em outro evento com líderes latino-americanos, repetiu as críticas. Paralelamente, Washington incluiu a Colômbia na lista de países que, segundo o governo americano, não cumpriram acordos de combate ao narcotráfico no último ano.

Com informações de Jovem Pan News

Opinião dos leitores

  1. Será que os americanos do sul estão com medo dos trabalhos da América do norte para conter; drogas e outros efeitos negativos em nosso continente?

  2. Vixe! Sendo da Colômbia, deve tá falando em nome dos cartéis de drogas, e, no momento que falou essa baboseira, deveria ter cheirado muito pó.

  3. Um presidente da república falar isso em outro País é um absurdo, se não fosse nos Estados Unidos da América (maior democracia do mundo) esse extremista hoje estaria preso ou morto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Passageiro a bordo de avião da Azul afirma ter bomba e voo em Belém é cancelado

Aeroporto Internacional de Belém. — Foto: Infraero

Um voo da Azul Linhas Aéreas com destino a Marabá, no sudeste do Pará, foi cancelado nesta sexta-feira (26) após um passageiro afirmar que carregava uma bomba a bordo da aeronave no Aeroporto Internacional de Belém.

A ameaça levou à ativação imediata de protocolos de segurança e mobilizou equipes da concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA) e da Polícia Federal (PF).

Segundo a corporação, o homem informou à tripulação que transportava o artefato em uma caixa. Ele foi retirado do avião e detido na área de embarque e, então, levado à delegacia da PF instalada no aeroporto, onde prestou depoimento.

Após a inspeção da aeronave, as autoridades descartaram a presença de explosivos. O incidente ocorreu a bordo de um Airbus A320neo, de matrícula PR-YYC, que realizaria o voo AD-4460.

Em nota, a concessionária que administra o aeroporto informou que foi acionado o plano de contingência previsto para esse tipo de situação e que as demais operações seguiram normalmente, sem atrasos nos pousos e decolagens.

A Azul Linhas Aéreas confirmou o cancelamento do voo por medida preventiva de segurança. A empresa destacou que os passageiros afetados serão realocados em um voo extra programado para este sábado (27). A companhia também afirmou que lamenta os transtornos e reforçou que decisões desse tipo são essenciais para garantir a segurança das operações.

Casos de falsas ameaças em aeroportos brasileiros têm levado a interrupções e reforços de protocolos de segurança nos últimos anos. A Polícia Federal informou que segue investigando a conduta do passageiro, que poderá responder por crime de falsa comunicação e atentado contra a segurança do transporte aéreo.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Impasse trava mobilidade na Roberto Freire e põe em xeque faixas exclusivas de ônibus em Natal

Quase quatro anos após implantação, faixas exclusivas da Roberto Freire sofrem com abandono, disputas de competência e ausência de ações integradas no principal eixo turístico da cidade | Foto: divulgação

O principal eixo turístico de mobilidade de Natal, a Avenida Engenheiro Roberto Freire, enfrenta problemas na gestão de suas faixas exclusivas de ônibus. Implantadas em outubro de 2020, as vias que deveriam garantir agilidade no transporte coletivo mas sofrem com falta de manutenção, indefinição de competências entre os órgãos responsáveis e atrasos constantes, afetando diretamente milhares de passageiros por dia. “A descontinuidade na manutenção e a indefinição de competências entre os órgãos públicos enfraquecem essa política urbana, prejudicando diretamente milhares de passageiros e afetando também a imagem turística da cidade. É preciso aplicar, de forma coordenada, os instrumentos previstos em lei, assegurando que os investimentos em infraestrutura de mobilidade tragam retorno social imediato.”, disse Augusto Costa Maranhão Valle, Coordenador Jurídico do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (SETURN).

Segundo Augusto Maranhão Valle, o SETURN reitera sua disposição em colaborar com o poder público municipal e estadual para que a Av. Roberto Freire e os demais corredores estruturantes de Natal sejam tratados como ativos estratégicos de desenvolvimento urbano, capazes de integrar turismo, economia e inclusão social.

Natal conta com 50,23 km de faixas exclusivas, mas a gestão é fragmentada. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) administra 40,96 km, enquanto os 9,27 km restantes, incluindo a Roberto Freire e a Ponte Newton Navarro, estão sob responsabilidade de órgãos como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Essa divisão dificulta os serviços de sinalização e manutenção, que não são realizados de forma integrada.

“Ao investir em faixas exclusivas, Natal dá um passo firme para reduzir desigualdades, garantir mais qualidade de vida à população e posicionar-se entre as cidades brasileiras que aplicam de forma efetiva as políticas nacionais de mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável.”, enfatiza Augusto Maranhão Valle.

Avenida Roberto Freire

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) manifestou interesse em assumir a gestão da Av. Roberto Freire. Segundo a pasta, a municipalização permitiria uma “resposta mais ágil às demandas locais” e uma “atualização e revisão dessa divisão de responsabilidades”. A STTU realiza fiscalização e manutenção apenas nos trechos que administra, utilizando agentes, videomonitoramento e manutenção de sinalização.

O DER-RN, responsável pela Av. Roberto Freire, tem se limitado a atribuição de “implantação, pavimentação e recapeamento do pavimento, tapa buraco e roço”. O órgão informou sobre um projeto de sinalização em andamento, mas destacou que a fiscalização caberia ao Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE).

O Dnit, por sua vez, esclareceu que sua atuação se restringe à infraestrutura de rodovias federais. O órgão tem afirmado que “a operação e o uso das faixas de ônibus são de competência dos órgãos de trânsito”.

Enquanto o impasse persiste na Roberto Freire, o Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTMU) já discute propostas de ampliação do sistema em outros pontos da cidade, como na BR-101 (Via Direta à Igreja Universal), entre o Centro Administrativo e o Natal Shopping, e na Av. Nevaldo Rocha, com custo estimado em R$ 24,6 milhões.

A secretária da STTU, Jódia Melo, defende, em comunicado, os investimentos, argumentando que as faixas exclusivas “evitam congestionamentos, sinistros e agilizam o tráfego”, beneficiando cerca de 35 linhas de transporte público e reduzindo o tempo de viagem em até 15 minutos.

Faixas

O Plano Diretor de Natal estabelece como diretriz prioritária a valorização da mobilidade sustentável e a priorização do transporte coletivo e dos modais ativos. O Estatuto da Cidade , por sua vez, orienta que o planejamento urbano deve assegurar o direito as cidades sustentáveis, com transporte público eficiente e acessível. Já a Política Nacional de Mobilidade Urbana determina que o espaço viário deve ser organizado de forma equitativa, garantindo eficiência e segurança nos deslocamentos.

Assim, as faixas exclusivas e semi-exclusivas não são apenas marcas no asfalto: representam instrumentos de política urbana, capazes de transformar a experiência de deslocamento da população. Quando bem planejadas e mantidas, reduzem o tempo de viagem, aumentam a confiabilidade do transporte coletivo e contribuem para a diminuição do emprego de recursos públicos em subsídios tarifários, uma vez que linhas mais rápidas e regulares.

Opinião dos leitores

  1. Imprudência é os motoristas de carros particulares fazerem uso dessa faixa que são exclusivamente de uso dos ônibus ou táxis.

    1. Francisco a faixa para os ônibus é uma necessidade, e com toda certeza agiliza esse tipo de transportes, e com isso os passageiros dos ônibus chegam aos seus locais de trabalho com maior rapidez. Esse sistema já foi copiado das maiores cidades.

  2. Os empresários do transportes público exigem e cobram muito, no entanto, quando é pra eles oferecer um serviço de qualidade, é pior do que a infraestrutura oferecida pelo poder público.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Filho confessa assassinato dos pais desaparecidos há 8 anos em entrevista à TV e sai preso de emissora nos EUA

Foto: Reprodução/CBS6

O desaparecimento de um casal de idosos foi desvendado quase oito anos depois, quando o próprio filho confessou tê-los assassinado em entrevista à WRGB, emissora afiliada da rede CBS, em Albany, nos Estados Unidos. Franz e Theresia Kraus, pais de Lorenz Kraus, não eram vistos desde 2017. O filho havia ido ao programa para dar a sua versão dos fatos após o início de uma apuração sobre o caso e a localização de corpos no quintal da casa onde vivia.

As investigações recentes começaram após uma verificação do Seguro Social em maio de 2025. Segundo a porta-voz da polícia de Albany, Megan Craft, uma verificação anterior em 2020 havia sido encerrada depois que vizinhos afirmaram que o casal havia se mudado para a Alemanha.

— Os oficiais cumpriram o dever e encerraram a ocorrência — disse Craft. Na ocasião, nenhum boletim de pessoa desaparecida havia sido registrado.

Em 2025, após outra tentativa de verificação constatar que os Kraus não estavam na residência, a polícia, o escritório do promotor Lee Kindlon e várias agências locais e federais iniciaram uma investigação sobre possível fraude financeira e o desaparecimento do casal.

Quatro meses após a verificação de maio, policiais executaram um mandado de busca na casa cinza da Crestwood Court. Durante a inspeção, duas árvores pequenas chamaram a atenção: um pessegueiro e uma macieira. Na quarta-feira, cães farejadores localizaram o primeiro corpo, e na manhã de quinta-feira, outro cadáver foi encontrado em outra área do quintal.

O chefe da polícia, Brendon Cox, afirmou que acreditava que os corpos eram dos Kraus, mas a identificação formal ainda não havia sido concluída.

Na noite de quinta-feira, Lorenz Kraus foi ao estúdio da WRGB para dar a sua versão dos fatos. Sentado em uma poltrona bege, vestindo shorts e tênis sem meias visíveis, ele respondeu às perguntas do repórter Greg Floyd sobre a morte dos pais.

Quando questionado se os pais “sabiam o que estava acontecendo com eles” quando foram mortos, Kraus respondeu:

Questionado se eles sabiam que foi por sua mão, disse:

— Bem, sim, de mais ninguém.

Ele alegou que ter matado os pais como um ato de misericórdia para poupá-los do desgaste do envelhecimento, e descreveu o assassinato: matou o pai com as próprias mãos e estrangulou a mãe com uma corda. Kraus afirmou ter cumprido seu “dever como filho” e classificou a situação como “lamentável”.

Segundo ele, a decisão ocorreu em uma noite fria de agosto de 2017, após sua mãe sofrer uma queda e seu pai passar por cirurgia de catarata. Kraus alegou que os pais “implicitamente” pediram para que tirasse suas vidas.

Os corpos foram enterrados no quintal dias depois, e ele continuou a receber os benefícios do Seguro Social do casal, doando o dinheiro para “pessoas que passavam fome nas Filipinas”.

Kraus também compartilhou um manifesto com comentários antissemitas e preconceituosos, referindo-se a pessoas, incluindo sionistas, a governadora Kathy Hochul e contemplados com a Bolsa Rhodes de Oxford, como “inimigos domésticos”, e pediu para ser julgado “sob a lei alemã”.

Após a entrevista, Kraus foi preso no estacionamento da emissora e acusado de dois homicídios de segundo grau e dois crimes de ocultação de cadáver. Ele se apresentou no tribunal criminal de Albany na sexta-feira, se declarou inocente e foi mantido preso sem direito a fiança.

Sua advogada, Rebekah Sokol, criticou a reportagem da TV.

— Parecia notavelmente com uma investigação policial. Muitas pessoas já julgaram o que aconteceu, e eu recomendo fortemente que o público respire fundo. Todos têm direito a uma defesa rigorosa, incluindo o Sr. Kraus.

Lorenz Kraus, que concorreu à presidência dos EUA como democrata em New Hampshire em 2020, promovia teorias da conspiração antissemitas e defendia a dissolução da presidência, segundo o Times Union.

A descoberta chocou moradores de Albany e a governadora Kathy Hochul.

— É inacreditável pensar no ódio no coração de alguém, ser capaz de fazer isso com os próprios pais — disse Kathy.

Vizinhos descreveram o casal como ativo e saudável até o desaparecimento.

— É muito, muito triste e sinto muito que eles tenham sido tão isolados. Não saberíamos a quem ligar — disse Annmarie Calabrese, vizinha de longa data.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. São muitos casos de filhos matando os pais, magote de vagabundos parasitas, inúteis para a sociedade.
    Pau no lombo desses endemoniados e, pena de morte sumariamente sem julgamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *