Na montagem, as portas do banheiro da lanchonete de Bauru antes da mudança (à esq.), e agora, com indicações específicas para “feminino” e “masculino” — Foto: Arquivo pessoal e @acontecendoembauru
A unidade de Bauru (SP) do McDonald´s que virou centro de uma polêmica por implantar banheiro “multigênero” fez mudanças nas indicações gráficas nas portas de seus sanitários. Segundo a rede de lanchonetes, a mudança foi adotada após a prefeitura da cidade notificar a empresa de supostas irregularidades.
Antes da mudança, havia nas portas, acima da inscrição “WC individual”, o desenho de três bonecos indicando a destinação para homens, mulheres ou pessoas que não se identificam com esses gêneros. Agora, há apenas o desenho de um boneco com a iconografia clássica de indicação para “masculino” ou “feminino”.
Em nota, o Mc Donald’s confirmou que a mudança foi motivada pela notificação imposta pela Prefeitura de Bauru no último dia 13 de novembro apontando “descumprimento de exigências do código sanitário da cidade”.
“A rede reforça que tem o compromisso com a promoção de um ambiente de respeito para que todas as pessoas sintam-se bem-vindas em seus restaurantes. […] No caso do município de Bauru, após a notificação da prefeitura, a companhia fez adequação em atendimento à solicitação das autoridades locais (nº 3832 de 30/12/1994)”, afirmou a nota.
Parabéns pra prefeitura,isso mesmo. Quem quiser escolher qual o sexo,escolha. Ou banheiro feminino ou masculino. O resto é converseiro besta de gente safada.
Como o BG antecipou, José Vanildo, presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) será um dos vice-presidentes na única chapa registrada para eleger o presidente da CBF, encabeçada por Samir Xaud, de Roraima.
Xaud é o atual presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, está no Rio de Janeiro e registrou a chapa na manhã deste domingo (18) para a eleição marcada para o dia 25 na sede da entidade.
Com 25 federações — apenas São Paulo e Mato Grosso não assinaram — e 10 clubes, a candidatura inviabiliza o concorrente Reinaldo Carneiro Bastos, que tinha apoio de cerca de 30 clubes, mas apenas duas federações. É necessário o apoio de pelo menos oito federações para inscrição de chapa. Salvo alguma tentativa judicial, o médico de 41 anos será candidato único.
Os vice-presidentes inscritos na chapa de Samir Xaud:
Ednailson Leite Rozenha
Fernando José Macieira Sarney
Flávio Diz Zveiter
Gustavo Dias Henrique
José Ivanildo da Silva
Michelle Ramalho Cardoso
Ricardo Augusto Lobo Cluck Paul
Rubens Renato Angelotti
O edital de convocação da eleição permite que chapas sejam inscritas até a próxima terça-feira e o início da semana promete ser de movimentos políticos. Na segunda-feira, há reunião do Conselho Nacional de Clubes na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Antes de ser afastado da presidência da CBF, quando ainda estava agarrado à cadeira, Ednaldo Rodrigues tentou uma cartada audaciosa para se manter no cargo.
Ligou para Lula, que estava em missão oficial na Rússia. Suplicou por ajuda. Lula nem se mexeu.
Um detento morreu na manhã deste domingo (18), no pavilhão 1 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. De acordo com o Via Certa Natal, em informações colhidas com familiares de detentos, o preso que morreu foi identificado como Eduardo Medeiros.
Ainda segundo o Via Certa Natal, a movimentação de viaturas da Polícia Penal era intensa no local, além de barulho de bombas dentro da unidade prisional e de presos batendo nas grades.
A causa da morte foi uma “parada cardiorrespiratória”. Ele ainda chegou a receber atendimento médico por quase uma hora e trinta minutos, mas não resistiu, segundo nota da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap).
“Os pps [policiais penais] se revezaram na massagem cardíaca externa por cerca de 40 minutos até a chegada da equipe médica. O SAMU realizou manobras de desfibrilação e ministrou adrenalina, sem sucesso. O médico registrou no boletim de atendimento de urgência do Samu a ocorrência de parada cardiorrespiratória (infarto). A Polícia Judiciária e Itep foram acionados para as medidas cabíveis”, completou a nota.
Uma mulher de 38 anos, identificada como Talita da Silva, morreu atropelada em uma praça na cidade de Cerro Corá, Região Seridó do Rio Grande do Norte, após uma caminhonete desgovernada invadir o local na noite de sábado (17). De acordo com a polícia, outras pessoas que estavam no local também foram atropeladas.
Por volta das 22h, a Polícia Militar foi acionada. O veículo era conduzido por um idoso, de 70 anos. Segundo a polícia, o idoso apresentava sinais claros de embriaguez e foi preso em flagrante no local do acidente.
Após o acidente, pessoas que estavam na praça se revoltaram e destruíram o veículo envolvido no atropelamento. Durante a madrugada, o carro foi incendiado. O Corpo de Bombeiros de Currais Novos foi acionado.
O homem foi detido e conduzido à Delegacia Regional de Currais Novos, onde foi confirmado o estado de embriaguez. Ele foi autuado e permanece preso à disposição da Justiça.
Após a celebração da missa inaugural do seu pontificado, neste domingo, 18, na Praça São Pedro, o papa Leão XIVcumprimentou líderes de diversas nações. Entre eles o vice-presidente do Brasil Geraldo Alckmin (PSB).
O encontro de Alckmin com o papa neste domingo durou poucos segundos. A transmissão não permitiu ouvir as palavras trocadas pelos dois. Além de entregar a carta ao novo pontífice, Alckmin beijou a mão dele.
Segundo o Itamaraty, o vice-presidente entregou uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidando o papa para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), que ocorrerá em novembro em Belém, no Pará. O governo brasileiro não divulgou detalhes da carta.
Na última quinta-feira, 15, o cardeal dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), já havia discutido com Leão XIV ações que o órgão pretende realizar na COP-30 junto com o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam).
O combate às mudança climáticas deve ser uma das prioridades do papado de Leão XIV, dando continuidade ao legado de Francisco, seu antecessor. O argentino, inclusive, chegou a confirmar presença na COP-28, realizada em 2023 em Dubai, mas precisou cancelar a viagem para os Emirados Árabes Unidos por causa de uma infecção pulmonar.
CEVICHE DE ROBALO, MANGA E MORINGA
Ingredientes:
140gr de Robalo
1 Manga
Suco de 3 limões
1 pimenta dedo de moça
1⁄2 dente de alho
30gr de gengibre
1 cebola Roxa
1 maço de cebolinha
1 maço de coentro
1 talo de salsão
Sal e pimenta a gosto
Espuma de moringa
Ingredientes:
1⁄2 dente de alho
4 limões
2 maços de coentro
1⁄2 cebola roxa
2 maços de salsinha
250 ml de leite de coco
1⁄2 xícara (chá) de pó de moringa
Leite de tigre
Ponha no liquidificador o suco de limão, o gengibre, a cebola roxa média, o talo de salsão.
1 xícara (chá) de aparas de filé de peixe
1 xícara (chá) de Manga
2 cubos de gelo.
Sal a gosto.
Bata bem.
Junte 1 pimenta dedo de moça sem sementes e fatiadas e 1 xícara (chá) de coentro. Dê um pulso no liquidificador e coe.
Ceviche
Fatie a cebola e um pouco de salsão bem fino, corte o peixe em cubos de 2 cm e pique os demais ingredientes de maneira uniforme.
Deixe a manga por último.
Finalize com o leite de tigre.
Misture, acrescente a espuma de moringa e sirva imediatamente.
Receita Espuma de Moringa
Em uma panela, esquente o leite de coco junto com o pó de moringa e resfrie.
Bata a salsinha, o coentro, o suco de limão, meio dente de alho, meia cebola, sal e pimenta de reino no liquidificador junto com o leite de moringa até obter uma mistura homogênea.
Passar tudo na peneira.
Coloque em um sifão com duas cargas de gás e mantenha na geladeira.
Tempo de preparo: 20 min
Tempo de cozimento: 5 min
ORELHA DE VOVÓ
Ingredientes:
5 colheres de sopa de farinha de trigo sem fermento
3 colheres de açúcar
1 ovo
1 copo de leite
1 pitada de sal
1 colher de manteiga
MODO DE PREPARO
Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture bem até ficar uma massa homogênea.
Em uma frigideira antiaderente coloque uma colher de manteiga e vai colocando, com uma colher, pequenas quantidades de massa para assar até dourar dos dois lados.
Sirva com doce de leite, mel, mel de engenho, chocolate….
Tempo de preparo: 8 min
Tempo de cozimento: 10 min
O projeto de reforma do Código Civil abre possibilidade para que o homem ou a mulher deixe o companheiro fora do testamento para receber herança — o que não é possível atualmente.
Hoje, o Código Civil não permite retirar o marido ou a esposa do direito à herança no testamento. Essa proibição passa pelo conceito de “herdeiros necessários”, que engloba, além do cônjuge, os ascendentes, que são pais, avós, bisavós e assim por diante, e descendentes, que são os filhos, netos, bisnetos e assim por diante.
Uma pessoa pode, em vida, deixar testamento para doar 50% do patrimônio para uma instituição, por exemplo. O restante, neste caso, precisa ficar para os herdeiros —incluindo o cônjuge—, o que é conhecido como “legítima” nas normas legais.
Contudo, a reforma pode tirar o cônjuge dos herdeiros necessários, segundo o artigo 1.845 do projeto. “São herdeiros necessários os descendentes e os ascendentes”, diz, sem citar os cônjuges.
Responsável pelo testamento pode deixar o cônjuge de fora da herança. “Para excluir da herança o cônjuge, o convivente, ou os herdeiros colaterais, basta que o testador o faça expressamente ou disponha de seu patrimônio sem os contemplar”, afirma o artigo 1.850 da proposta.
Em uma possível nova configuração, toda herança pode ser doada, mesmo se a única pessoa da família for o cônjuge, explica advogado. Na lei atual, isso não é possível. “Pelo novo Código, posso doar meu patrimônio, e meu companheiro ficar sem nada”, diz IlmarMuniz, da Cavalcante MunizAdvogados.
Muniz explica que, atualmente, só é possível tirar os herdeiros necessários do direito à herança em situações específicas. No caso de Suzane Von Richtofen, por exemplo, Andreas Von Richtofen, irmão dela, se tornou único herdeiro dos pais depois que a filha foi condenada a 40 anos de prisão pelo assassinato do casal.
Pela lei atual, só é possível deserdar um herdeiro necessário por indignidade
São considerados indignos e excluídos da herança os herdeiros envolvidos em homicídio (ou tentativa) do autor da herança, acusação caluniosa também contra o autor da herança ou nos casos em que o herdeiro impede, por violência ou fraude, o acesso do autor da herança a seus bens.
Na falta de testamento, vale a sucessão legítima, que é composta por descendentes, ascendentes, cônjuge e colaterais. A reforma não prevê alteração nesse ponto, seguindo na mesma ordem: descendentes, ascendentes, cônjuge e colaterais.
Cônjuge pode ficar com toda herança se não houver nenhum descendente ou ascendente, segundo o artigo 1.838 da proposta. “Em falta de descendentes e ascendentes, será deferida a sucessão por inteiro ao cônjuge ou ao convivente sobrevivente.”
Novo Código Civil
Proposta de reforma do Código Civil foi elaborada por comissão de 38 juristas, segundo o STJ (Superior Tribunal de Justiça). O colegiado teve a participação dos ministros do STJ João Otávio de Noronha, Isabel Gallotti, Marco Buzzi e Marco Aurélio Bellizze, além do ministro aposentado Cesar Asfor Rocha.
Comissão foi criada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), quando ele ainda era presidente do Senado. A presidência da comissão ficou a cargo do ministro Luís Felipe Salomão, vice-presidente do STJ.
Juristas propuseram a alteração de 1.122 dos 2.046 artigos da versão atual da lei. Além disso, o projeto acrescenta mais de 200 dispositivos ao código.
Tramitação da proposta, já protocolada no Senado, deve começar com a criação de uma comissão especial. Contudo, o UOL apurou que não há prazo para o colegiado ser criado e instalado.
Um motorista em alta velocidade subiu uma duna de Canoa Quebrada, em Aracati, no litoral leste do Ceará, “voou” após superar o elevado e acabou quebrando o carro.
O caso foi registrado por vídeos divulgados nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver um veículo do tipo picape subindo em alta velocidade uma duna. Logo na sequência, ele voa sobre o topo do monte e pousa vários metros adiante, já com as rodas e demais componentes do carro danificados.
O motorista aparece na parte de dentro do veículo, que tem rodas quebradas e os airbags do interior acionados em virtude do impacto. Não há detalhes sobre o estado de saúde do condutor do veículo. Ele foi identificado como um empresário da cidade de Russas, no interior do Ceará.
A cena foi criticada pela prefeita de Aracati, Roberta de Bismarck (PODE), que classificou o episódio como uma ‘condução irresponsável e inaceitável’.
Em nota divulgada nas redes sociais, a prefeita afirmou que mobilizou equipes para tomar as providências necessárias após ser informada do acidente.
Representantes dos países do G20 na Cúpula de Líderes, realizada em novembro, no Rio. Encontro reuniu 55 delegações, incluindo organismos internacionais — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
A cúpula do Comando Vermelho determinou que a facção “segurasse sete dias sem guerras e roubo” por conta de uma reunião do G20 no Rio, em fevereiro de 2024. A ordem foi descoberta pela Polícia Federal em mensagens do traficante Arnaldo da Silva Dias, o Naldinho, interceptadas com autorização da Justiça.
Naldinho está preso na Penitenciária Gabriel Ferreira Castilho (Bangu 3), no Complexo de Gericinó, integra o Conselho Permanente do CV — órgão formado por uma dezena de chefes do tráfico presos em Bangu, que tem a palavra final sobre decisões do grupo no Rio — e, segundo a PF, atua como uma espécie de relações-públicas da facção.
No comunicado enviado a um comparsa, o criminoso ainda escreveu que “um representante das autoridades no Rio” havia procurado um integrante da facção para pedir o período de trégua. A investigação da PF, no entanto, não identificou a autoridade citada no texto.
“Boa tarde a todos meus irmãos. Hoje, um representante das autoridades no Rio procurou o irmão que é sintonia e pediu para nós segurarmos sete dias sem guerras e roubo devido ao G20 (são representantes de 20 países diferentes). Para evitar isolamentos de irmãos que venham a ter ligação com determinada área. Todos estamos de acordo em segurar esses sete dias até porque se veio no diálogo, eles demonstraram um respeito por nós”, escreveu Naldinho no “salve” (comunicado aos integrantes da facção) enviado no dia 22 de fevereiro e obtido com exclusividade pelo jornal ‘O Globo’.
Naquele mesmo dia, ministros das Relações Exteriores de todos os países do G20 se encontraram na Marina da Glória para as primeiras reuniões ministeriais do grupo sob a presidência do Brasil.
Comunicado de Naldinho aos integrantes do CV, enviado no dia 22 de fevereiro e obtido com exclusividade pelo GLOBO — Foto: Editoria de Arte/O Globo
Condenação a 50 anos
A mensagem integra um relatório da PF que expõe a atuação de Naldinho, condenado por tráfico e homicídio a mais de 50 anos de prisão e apontado como chefe de favelas em várias cidades do Sul Fluminense, como porta-voz do CV, responsável por levar as ordens do topo até a base da facção. Em “salves” enviados a aliados fora da cadeia, o criminoso arbitra disputas entre donos de bocas de fumo, comunica seus comparsas sobre alianças com outras facções e até organiza rifas em que os prêmios são fuzis.
Antes de enviar o “salve” sobre o G20, Naldinho ainda pediu ajuda a outro chefão para redigir o texto. O criminoso enviou uma versão mais enxuta do comunicado a Edgar Alves Andrade, o Doca, que comanda o Complexo da Penha e é um dos criminosos mais procurados do Rio. “Irmão, vê se está no padrão para frear um pouco ou se tão pesadas as palavras?”, perguntou. A primeira versão do texto terminava com uma ameaça: “O irmão que vier a se colocar acima da facção poderá ser punido conforme rege nosso estatuto”. Os comentários de Doca foram apagados da conversa, mas convenceram Naldinho a mudar o texto.
Duas semanas depois do primeiro “salve”, em 6 de março, um novo comunicado reforçou a ordem: “Irmãos das comunidades CV, venham se atentar em suas responsabilidades, pois os roubos de carros e motos ainda continuam proibidos pela facção. Não vamos aturar mais desculpas”.
Em outro aviso, em 1º de março, Naldinho fez um anúncio: a cúpula havia aceitado uma resolução sobre quem seriam os donos de uma nova boca de fumo aberta numa favela invadida pela facção. “Hoje, os irmãos JN e Turuna reconheceram o irmão Merenda como dono da boca junto com eles. Entraram no bom senso e ficou decidido que os três são donos da boca. Qualquer dúvida estou aqui para explicar”, escreveu o traficante. No texto, ele ainda esclareceu o motivo da discórdia: quando o conselho havia votado “na democracia” — como destacou — quem seriam os responsáveis pela boca, meses antes, “o Merenda se encontrava internado e não soube do desenrolado”.
Os comunicados de Naldinho também expõem como se deu o recente acordo de aliança do CV com sua antiga rival, a Amigos dos Amigos. Em 25 de fevereiro de 2025, num primeiro informe sobre o tema, o traficante esclarece que o CV estava “numa sintonia de respeito, com grau de companheiro e futuramente até amizade com os companheiros do ADA em todo o território do Rio”. Segundo o “salve”, a partir daquele momento, estava “cessada a guerra, provocação ou qualquer falta de respeito tanto da nossa parte quanto da dos companheiros do ADA”.
Com base nas mensagens interceptadas, a PF pediu à Justiça, em novembro do ano passado, a transferência de Naldinho para um presídio federal — em 2016, o traficante já havia sido levado para uma unidade fora do Rio, mas acabou voltando ao estado em 2020. A Polícia Civil também solicitou a transferência em fevereiro passado, e o Ministério Público corroborou o pedido. Segundo o Tribunal de Justiça do Rio, ainda não há decisão obre o caso.
O jornal ‘O Globo’ não conseguiu contato com a defesa de Naldinho. À Justiça, no entanto, seus advogados afirmaram que “não há como identificar a pessoa que se utilizou da linha telefônica” e defenderam que “não há conduta praticada pelo apenado capaz de incluí-lo no sistema penitenciário federal”.
Que vergonha, justiça brasileira, aceitar uma humilhação dessa, ser preciso ter ordens do crime pra que um evento seja realizado no país, KD as leis desse país?
Vão notificar a Boeing? A AirBus? A EMBRAER? Nas aeronaves os wc são multiuso. Já viram?
Quanta besteira…
Só entra um por vez…
Parabéns ao MC Donalds
Que coisa mais relevante né ? Os cidadãos de bem se chocam com isso , mas com o povo roendo osso e pé de galinha nem ligam
Carlos, manda teus filhos usarem o banheiro multigênero.
Essa esquerda não vale um supositório usado.
PALHAÇADA MANDA A MULHER E FILHAS DO DONO DA FRANQUIA USAR
Parabéns pra prefeitura,isso mesmo. Quem quiser escolher qual o sexo,escolha. Ou banheiro feminino ou masculino. O resto é converseiro besta de gente safada.