Saúde

Médica que fez lipoaspiração em professora que morreu não tinha especialização na cirurgia

Polícia apura se morte de professora tem relação com lipoaspiração – Reprodução / Facebook

A Polícia Civil investiga se a morte da professora Adriana Ferreira Capitão Pinto, de 41 anos, na segunda-feira, foi provocada por um procedimento estético, realizado uma semana antes. Segundo um parente, que não quis se identificar, Adriana fez uma lipoaspiração nas laterais da barriga e um implante de gordura nos glúteos no dia 16 de julho, em uma clínica em Niterói. Ela se recuperava bem, mas, na madrugada da última segunda-feira, passou mal em casa e morreu antes de chegar ao hospital. A médica Geysa Leal Corrêa, que fez o procedimento, não tinha especialização para a cirurgia, de acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Nos últimos dias, outras duas mulheres morrerem após intervenções estéticas dentro de apartamentos na Barra da Tijuca. Uma das vítimas foi a bancária Lilian Calixto, que realizou uma bioplastia na cobertura do médico Denis Furtado. Conhecido como Doutor Bumbum, ele foi preso após passar cinco dias foragido.

Segundo um parente da professora, Adriana estava bem, horas antes de morrer:

— Ela passou parte do domingo bem, sem sentir nada, foi ao shopping. No fim da tarde, reclamou de falta de ar e estava com os pés um pouco inchados. Ela acordou durante a madrugada para ir ao banheiro e caiu no chão, morta. Segundo o IML, a causa da morte foi trombose e embolia pulmonar, muito provavelmente por causa do procedimento.

O marido de Adriana afirmou, em depoimento à polícia, que a professora fez o procedimento no consultório de Geysa Leal Corrêa, em Icaraí. No Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj), o registro de Geysa consta como ativo. Em seu site pessoal, a médica oferece serviços de cirurgia plástica facial e corporal e diz ter feito pós-graduações em medicina estética e cirurgia geral. Mas, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Niveo Steffen, os cursos não habilitam o profissional a fazer cirurgias gerais ou plásticas — é necessário fazer residência nas áreas para poder operar.

— Toda cirurgia estética é especialidade de cirurgião plástico, que precisa passar por residência na área e ter uma formação de 11 anos. No Brasil, cursos de pós-graduação fazem parte do crescimento em todas as áreas, mas não habilitam o profissional a fazer cirurgia plástica — diz Steffen.

O GLOBO não conseguiu falar com Geysa — que está sendo processada, na esfera cível, por três casos de erro médico — nem com seu advogado. Num áudio gravado pela médica e divulgado pela TV Globo, a médica confirmou ter realizado o procedimento em Adriana e disse que a morte foi uma fatalidade. “Eu fiz lipo em uma paciente na segunda-feira, dia 16. Uma moça de 41 anos, dois filhos, saudável, sem doença alguma, que pediu para o marido como presente de aniversário de casamento. Às 4h da manhã, ela levantou para ir ao banheiro e ele perguntou: está tudo bem? Ela: tá! Foi ao banheiro, quando voltou, caiu, caiu dura, caiu morta. Teve uma morte súbita”.

A polícia também investiga se a morte, na segunda-feira, da modelo Mayara dos Santos, de 24 anos, tem relação com um procedimento que a jovem teria feito com uma massoterapeuta identificada como Valéria. Ontem, a aposentada Tania de Lima, dona da casa onde Mayara estava quando começou a passar mal, contou à polícia que a modelo chegou muito agitada, aparentando ter feito de uso de drogas.

O Globo

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

MPF vai à Justiça para apagar marcas da ditadura militar em ruas e bens de Natal

Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública contra o município do Natal para garantir a alteração do nome de bens e logradouros públicos que fazem apologia ao golpe militar de 1964 ou a agentes da ditadura (que durou até 1985). A iniciativa busca enfrentar os chamados ‘legados da ditadura’, que ainda persistem na capital potiguar, e foi tomada depois de a prefeitura e a Câmara Municipal demonstrarem omissão sobre o assunto.

De acordo com a ação, assinada pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão, Emanuel Ferreira, a manutenção de homenagens a figuras ligadas à repressão não é apenas uma questão de nomes em placas, mas uma prática que ajuda a naturalizar ideologias extremistas, como as que levaram à tentativa recente de golpe de estado, em janeiro de 2023, que teve em Natal um dos núcleos de apoio, com os acampamentos e protestos realizados na avenida Hermes da Fonseca, em frente a um quartel do Exército.

Celebrar o período autoritário enfraquece o regime democrático e pode incentivar movimentos que buscam a abolição violenta do Estado de Direito. A existência de homenagens como as das ruas “31 de Março”, “Presidente Costa e Silva” e “Presidente Médici” em bairros de Natal fere a Constituição Federal e os direitos humanos.

Lei específica

A ação destaca que a alteração de nomes de bens públicos depende apenas de um ato do prefeito, enquanto a mudança no nome de ruas exige que a Câmara Municipal crie uma lei específica. A prefeitura, no entanto, sequer respondeu à recomendação encaminhada pelo MPF, “mesmo diante de reiterações do expediente e da ressalva de que a ausência de resposta seria interpretada como recusa”.

Ao mesmo tempo, a Câmara Municipal também nunca aprovou normas que retirem as homenagens indevidas e proíbam novas irregularidades do tipo, apesar de já haver precedentes, como a lei que impede homenagens a pedófilos e estupradores em Natal.

O procurador reforça que o Brasil já foi condenado em cortes internacionais por não tratar adequadamente os reflexos da ditadura e a mudança desses nomes é um passo essencial para a justiça de transição e para a preservação da memória das vítimas.

Além de a Constituição Federal já estar em vigor há 37 anos, a expectativa para que todas as instâncias legislativas do país adotem legislações nesse sentido se intensificou nas últimas décadas, com a publicação do relatório final da Comissão Nacional da Verdade, em 2014, e devido a mais uma tentativa de golpe de estado, em 8 de janeiro de 2023.

“Nenhum desses eventos, infelizmente, foi capaz de sensibilizar o poder legislativo local para que, exercendo o necessário papel de guardião político da democracia, editasse lei proibindo as homenagens objeto desta ação”, lamenta Emanuel Ferreira. Uma proposta de lei sobre o tema só surgiu após a recomendação do MPF, porém, mais de um ano depois, ainda não foi aprovada. Além disso, a proposta chegou a ter parecer contrário na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

Pedidos – Na ação apresentada à Justiça, o MPF requer que a prefeitura e a Câmara Municipal de Natal sejam obrigados a:

* Realizar um estudo técnico, em até 90 dias, para identificar todos os bens públicos com nomes de colaboradores da ditadura, sejam prédios, salas, auditórios, centros culturais, escolas, vias, bairros e qualquer outro bem ou monumento público.

* Modificar, no prazo de 120 dias, do nome desses bens e logradouros indicados no estudo técnico.

* Publicar, também no prazo de 120 dias, nos sites, redes sociais e no diário oficial, os bens e logradouros renomeados e as razões das mudanças.

Além disso, o MPF pede que a Justiça Federal fixe um prazo para que a Câmara Municipal elabore uma norma proibindo nomes de vias e logradouros públicos que contenham referências, elogios ou homenagens a colaboradores da ditadura.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Genro de Lula recebe honraria jurídica em cerimônia em Brasília

Foto: Reprodução

O advogado Danilo Sampaio, genro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tomou posse no Colegiado Acadêmico de Ciências Jurídicas da Abrasci (Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura) e foi agraciado com o Colar do Mérito Jurídico e Cultural. A cerimônia foi realizada em Brasília na 6ª feira (27.mar.2026).

Sampaio é casado com a jornalista Lurian Lula, filha mais velha do presidente. Passa a ocupar a cadeira de número 173, cujo patrono é o jurista Ostólio de Barros Monteiro. Em discurso, afirmou que assume a função com responsabilidade institucional e compromisso com os valores da entidade.

“Assumo a cadeira com honra e profundo respeito, comprometendo-me a zelar pelos valores que orientam esta instituição e a promover o saber jurídico, a ética e o fortalecimento do colegiado em benefício da sociedade”, declarou.

O advogado também agradeceu a indicação para a vaga, atribuída ao procurador do Estado Frederico Dutra, e destacou o papel da família em sua trajetória profissional.

“Agradeço aos acadêmicos pela confiança e ao doutor Frederico Dutra pela indicação. Registro também minha gratidão à minha esposa, Lurian Lula da Silva, sempre presente ao meu lado. Esta conquista também é sua”, afirmou.

Em publicação em seu perfil no Instagram, Sampaio classificou o momento como marcante e disse que recebe a honraria com “responsabilidade, gratidão e humildade”.

“É um momento que levarei com honra, respeito e significado. Seguimos firmes, com propósito e compromisso com tudo o que sonhamos e acreditamos”, escreveu.

A Abrasci reúne juristas, acadêmicos e autoridades e concede o Colar do Mérito Jurídico e Cultural a personalidades que se destacam por contribuições relevantes à área jurídica, à cultura e à sociedade.

Lurian Lula também comentou a conquista em seu perfil no Instagram. Ela afirmou que o reconhecimento é fruto de dedicação e celebrou o título recebido pelo advogado.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Após 30 meses, obras de reestruturação da Ponte de Igapó são concluídas

Foto: Divulgação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que foram concluídas as obras de reestruturação do Complexo Viário da Ponte de Igapó, na BR-101, em Natal, na última sexta-feira (27). Ao todo, foram investidos cerca de R$ 30,8 milhões na execução dos serviços de melhoria da estrutura da ponte, que tiveram início em setembro de 2023.

De acordo com o DNIT, a estrutura caracterizada como Obra de Arte Especial (OAE) recebeu diversas melhorias destinadas ao reforço e recuperação dos elementos estruturais, com foco na readequação da capacidade de suporte e na durabilidade da vida útil da Ponte de Igapó.

Sob o gerenciamento do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE), a reabilitação contemplou o reforço das fundações e a recuperação da superestrutura que é composta por faixas de rolamento, passeios de pedestres e juntas de dilatação. Também foram executados o reforço das estacas, blocos e pilares, substituição de aparelhos de apoio, reforço de vigas e demolição e reconstrução de elementos estruturais.

Também foram incluídas nas obras da ponte, a implantação de uma estrutura cicloviária, em conformidade com a legislação vigente, que garante maior acessibilidade e segurança aos ciclistas, bem como a execução dos serviços de recomposição ambiental.

O órgão comunicou que a instalação de sinalizações de segurança já foi concluída, garantindo que a travessia atenda aos padrões necessários para a circulação segura. O tráfego de veículos já ocorre sem restrições, contribuindo para a melhoria da mobilidade e segurança nas regiões atendidas.

As ações integram o PROARTE, programa do DNIT voltado à eliminação de deficiências estruturais e funcionais em pontes, viadutos, túneis e passarelas, caracterizadas como Obras de Arte Especiais (OAEs), por meio da manutenção preventiva, corretiva e reabilitação.

As intervenções ampliam a vida útil das estruturas e aumentam sua capacidade de suporte, especialmente em obras com níveis comprometidos de conservação e grande relevância para a malha rodoviária federal.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PARANÁ PESQUISAS: Para 52,2%, Lula não merece reeleição

Mais da metade da população brasileira avalia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não merece ser reeleito, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (27).

De acordo com a pesquisa, 52,2% dos entrevistados afirmaram que Lula não merece um novo mandato, enquanto 43,9% disseram que ele merece a reeleição. Outros 3,9% não souberam opinar.

Na comparação com o levantamento de janeiro deste ano, o índice de rejeição a um novo mandato do petista oscilou: no mês passado, 51% afirmaram que Lula não merecia a reeleição, enquanto 45,3% defendiam um novo mandato. Outros 3,8% não souberam responder.

Foram entrevistados 2.080 eleitores entre os dias 22 e 25 de fevereiro, por meio de entrevistas pessoais e domiciliares. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

Via Sacra na Praia de Ponta Negra reúne fiéis em noite de fé e reflexão

Foto: Divulgação

Hoje a noite a comunidade católica se reunirá nas areias da Praia de Ponta Negra, a partir das 19h, para um momento especial onde será celebrada a Via Sacra na Praia que completa 10 anos.

Tudo foi organizado para receber os fiéis que desejarem participar deste momento com toda a infra estrutura necessária. Ele se integra ao calendário religioso da Cidade do Natal.
A organização é da Paróquia de São José de Anchieta e é aberta a todos os que quiserem rezar diante da natureza e de um dos maiores cartões postais da nossa Cidade.

Padre Sávio, coordenador da Via Sacra faz o convite: “Não deixe de vir hoje, você e sua família, se possível com sua camisa branca, a Ponta Negra. Estamos na Semana Santa, tão importante para nós cristãos católicos. Será um momento de profunda reflexão, oração e fé.
Toda a família é convidada”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Colisão frontal grave deixa uma pessoa morta e interdita avenida na zona Oeste de Natal

Foto:  Reprodução

Um grave acidente foi registrado nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (30) na Avenida Coronel Estevam, conhecida como Avenida 9, na zona Oeste de Natal. A Polícia Científica confirmou que uma pessoa morreu e que as circunstâncias do acidente deverão ser esclarecidas após a conclusão da perícia.

De acordo com informações preliminares, um veículo modelo Voyage, de cor preta, teria invadido a contramão e colidido frontalmente com outro carro que transportava frutas para comercialização em uma feira.

Um vídeo que circula nas redes mostra que, com a força do impacto, os dois veículos ficaram bastante destruídos. Um dos carros era um Voyage preto, que teve a frete destruída. Já o outro, era uma picape vermelha que carregava frutas para a feira. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com três ambulâncias.

A Polícia Científica esteve no local para realizar os procedimentos de perícia. Durante o atendimento da ocorrência, a Avenida Coronel Estevam ficou totalmente interditada nos dois sentidos.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA BTG/NEXUS: Lula e Flávio empatam numericamente no 2º turno

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparecem empatados em um cenário de segundo turno das eleições presidenciais de 2026, segundo a primeira rodada da pesquisa BTG Pactual/Nexus.

Ambos registram 46% das intenções de voto no cenário estimulado, configurando empate numérico.

Nos demais cenários testados, o presidente mantém vantagem sobre outros nomes da centro-direita. Contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula tem 46% contra 40%.

Diante do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), a diferença é de 46% a 41%.

Já contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), Lula amplia a vantagem: 46% a 36%.

Os dados indicam um patamar estável de intenção de voto para Lula, que aparece com 46%% em todos os cenários simulados de segundo turno, enquanto seus adversários variam conforme o grau de conhecimento nacional e consolidação política.

Outro ponto relevante é o nível de indecisão e rejeição. No cenário contra Flávio Bolsonaro, votos em branco, nulos ou nenhum somam 7%. Esse índice sobe para 12% nos cenários com Zema e Caiado, e atinge 17% contra Eduardo Leite.

O percentual de eleitores que afirmam não saber ou não responder (NS/NR) permanece baixo, entre 0% e 2% nos diferentes cenários.

Exame

Opinião dos leitores

  1. Pesquisa não reflete o voto a muitos anos.
    Nem é necessário entrar em discussão política.
    Além de 18% dos eleitores que vivem em um mundo de faz de conta, quem vota nos autores do mensalão, petrolão, sítio de atibaia, triplex do guarujá, roubo dos aposentados, banco master??
    Se o cidadão tiver 1% de respeito e amor próprio e conseguir viver com a realidade, não vota em corrupto que desviou recurso público e voltou ao poder para desviar ainda mais. Alguma dúvida?

  2. Pesquisa não reflete o voto a muitos anos.
    Nem é necessário entrar em discussão política.
    Além de 18% dos eleitores que vivem em um mundo de faz de conta, quem vota nos autores do mensalão, petrolão, sítio de atibaia, triplex do guarujá, roubo dos aposentados, banco master??
    Se o cidadão tiver 1% de bom censo e conseguir viver com a realidade, não vota em corrupto que desviou recurso público e voltou ao poder para desviar ainda mais. Alguma dúvida?

  3. Gastos do governo Lula com anúncios nas redes sociais disparam e chegam a R$ 4,3 milhões em um mês
    30/03/2026 07h21 – Esse blogueiro BG sei não puxa para essa esquerda, acho que está no meio desses anúncios

  4. Que coisa patetica; misturam dados do pai com o do filho para encontrarem uma formula magica de engarem o povo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula enfrenta dificuldade para transformar ações em “marca” do terceiro mandato

Foto: Ricardo Stuckert

Auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitem, nos bastidores, que o governo ainda não conseguiu consolidar uma identidade clara para o terceiro mandato. Apesar do volume de programas e entregas, a avaliação interna é de que falta uma mensagem central capaz de resumir as ações da gestão.

A informação é do colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles. De acordo com integrantes da equipe econômica, o problema não seria a ausência de resultados, mas sim a dificuldade de transformar essas iniciativas em uma “marca” facilmente reconhecida pela população. A área de comunicação da Presidência enfrenta desafios para dar unidade ao discurso e fixar as principais ações na percepção popular.

Entre as apostas para representar o governo, aliados citam a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais. A medida é vista como uma das mais emblemáticas, mas ainda não conseguiu se consolidar como símbolo do mandato.

Nos bastidores, também há o reconhecimento de que adversários políticos têm sido mais eficazes na comunicação. A avaliação é que a direita consegue amplificar temas pontuais e transformá-los em pautas de grande repercussão, enquanto o governo enfrenta dificuldades para dar visibilidade consistente às próprias ações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PARANÁ PESQUISAS: Flávio aparece à frente de Lula em novo cenário de 2º turno

Foto: Reprodução

Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Paraná Pesquisas mostra um cenário de forte equilíbrio na disputa presidencial. Em um eventual segundo turno, o senador Flávio Bolsonaro aparece com 45,2% das intenções de voto, contra 44,1% do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — configurando empate técnico dentro da margem de erro.

De acordo com o levantamento, 6,2% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, enquanto 4,5% disseram não saber ou preferiram não opinar.

Foto: Paraná Pesquisas

Na comparação com a pesquisa anterior, realizada em fevereiro, Flávio oscilou positivamente, passando de 44,4% para 45,2%. Já Lula também cresceu, indo de 43,8% para 44,1%.

O empate técnico também se repete no cenário de primeiro turno testado pelo instituto. Nesse recorte, Lula aparece numericamente à frente, seguido por Flávio e outros nomes como os governadores Ronaldo Caiado e Romeu Zema, além de Renan Santos e Aldo Rebelo.

A pesquisa ouviu 2.080 eleitores entre os dias 25 e 28 de março, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Gastos do governo Lula com anúncios nas redes sociais disparam e chegam a R$ 4,3 milhões em um mês

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Os investimentos do governo Luiz Inácio Lula da Silva em publicidade digital registraram forte alta recente. Entre 20 de fevereiro e 20 de março, os gastos com anúncios no Facebook somaram R$ 4,3 milhões — um aumento de 16% em relação ao período anterior.

Nos últimos três meses, as despesas da gestão federal na plataforma se aproximaram de R$ 10 milhões, consolidando o governo brasileiro como o maior anunciante ativo da rede no país em 2026.

Atualmente, há pelo menos 13 campanhas publicitárias em circulação. Um dos exemplos é um conjunto de anúncios voltados à região da Zona da Mata, em Minas Gerais, que sozinho já consumiu cerca de R$ 150 mil desde meados de março.

Em comparação, o Partido Liberal, principal legenda de oposição, teve um gasto bem menor no mesmo período, totalizando cerca de R$ 143,5 mil em anúncios na plataforma.

Com informações do Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *