
Por Interino
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje (8) que reduzir a idade mínima necessária para as mulheres se aposentarem pode obrigar os homens a trabalharem por mais tempo.
A proposta de reforma da Previdência enviada ao Congresso prevê que homens e mulheres precisam atingir a idade mínima de 65 anos para se aposentar. Pelas regras atuais, os homens podem se aposentar com 35 anos de contribuição e as mulheres, com 30 anos. Não há idade mínima.
Segundo Meirelles, se a idade de aposentadoria das mulheres for reduzida para 60 anos, os homens terão que trabalhar até os 71 anos para compensar essa diferença.
Meirelles disse que, quando os deputados ouvem essa explicação, ficam perplexos. “Só se pensa na vantagem, não se pensa no custo.”
O ministro lembrou que mais da metade da população brasileira é formada por mulheres.
Meirelles lembrou que a Constituição de 1988 já estabelece aposentadoria aos 65 anos para os homens ou 35 anos de contribuição. “Isso em 1988, quando a média de vida dos brasileiros era menor. Portanto, não há razão para alterar isso, ou tentar diminuir porque a expectativa de vida dos brasileiros aumenta, e o tempo de vida depois da aposentadoria também está aumentando gradualmente. Este é o quadro que estamos discutindo. Como assegurar que os brasileiros de fato recebam a sua aposentadoria com tranquilidade”, disse.
Regra de transição
Meirelles também afirmou que, se for feita uma regra de transição abrangendo os mais novos, obrigaria os mais velhos a trabalhar por mais tempo.
“O problema da escadinha é que não pode ser só para baixo. Tem que ser para baixo e para cima. Se começar aos 40, tem que continuar depois dos 50. Aqueles que estiverem muito próximos da aposentadoria, seriam penalizados para beneficiar os mais jovens”, argumentou.
A proposta enviada pelo governo ao Congresso Nacional prevê que somente homens com mais de 50 anos e mulheres com mais de 45 poderão entrar num regime de transição, pelo qual terão que pagar um pedágio de 50% sobre o tempo faltante para a aposentadoria. Todos os demais estarão sujeitos às novas regras, podendo se aposentar a partir de 65 anos, com contribuição mínima de 25 anos.
Meirelles disse que não há como “fazer mágica com os números”. “O importante é que todos os brasileiros possam ter certeza de que vão receber a aposentadoria, que as taxas de juros continuem caindo, que a inflação continue caindo. E, para isso, temos que controlar as despesas públicas. Gastar dinheiro do governo sempre é uma coisa fácil. Existem países ou estados brasileiros que fizeram muito isso e estão sofrendo consequências dramáticas. Então, a conta tem que ser paga cedo ou tarde”, acrescentou.
(Com Agência Brasil)
A presidentA foi afastada e dois dias depois já estava aposentada
E ninguém reclamou sendo que a fila de espera estava emntre 3 a 6 meses me explica isso
E o povo não quer mudança tem que mudar sim
Não existe défice na Previdência Social, na verdade o que o governo quer e o que é passado em uma emissora nacional, é que a população(classe trabalhadora, empresários, e os demais), contribuam mais, para que eles possam ter mais verbas, pra torrar em que bem entender na sua vida pessoal. Então, não se alienem com essas informações não verídicas, procurem outros meios de informações, com o a OAB,RECEITA FEDERAL, e por ai vai.
Essa reforma da Previdência tem muito o que ser discutido. Há alguns absurdos por lá, como os 49 anos de contribuição necessários prá aposentadoria integral. Mas quanto à aposentadoria das mulheres, acho que está correto igualar. As mulheres têm maior expectativa de vida que os homens. Por outra, a igualdade de direitos, tão requerida pelas mulheres, também deve trazer a igualdade de deveres. Isso me parece lógico. Noutros países mundo afora, já é assim. O que justifica a atual desigualdade? Jornada dupla? A mulher já goza de outros benefícios em decorrência de sua condição, como a licença maternidade, por exemplo, e a vida moderna está levando os homens a contribuírem nas atividades do lar. Nas cidades maiores, isso já ocorre.
Engraçado é que seu Temer já está aposentado há 20 anos . Fora essas aposentadorias criminosas e absurdas dos parlamentares safados.
Pimenta no *# dos outros é refresco !!!
É por que os políticos se aposentam com dois mandatos ou seja oito anos…..????????? Quem mais gasta no país e roubam são eles…..!!!! Porque ai não há reforma?????,,
Não adianta reclamar tem que mudar muda do povo e depois o povo cobra e muda dos políticos e assim que deve funcionar não adianta ficar falando que fulano está aposentado ab29 30 anos tem que mudar e ponto
Palhaço
Não vale mais apenas contribuir com essa previdência porque você so se aposenta quando morrer e melhor depositar essa mesma quantia em uma poupança e esqueçer dela ate o dia em que você se alto aposentar
Gente, falem nas reformas TRIBUTÁRIAS, POLÍTICA, ADMINISTRATIVA e só falam em PREVIDÊNCIA parecem que é buraco sem FUNDO; sistematizados por "ELES" políticos.
Uns cabras destes que já se aposentada com idades a menor do que a constituicao resa, e ganhando fortunas – na época nem se preocuparam, agora vem com estas conversas pra boi dormir, só sobra pra os assalariados pq quem ganha muito tem outros investimentos, parem de mamar nas tetas da previdência que vai sobrar dinheiro.
É verdade, ELES deixaram a PREVIDÊNCIA dessa forma "QUEBRARAM " a conta vem para os assalariados.
Ministro canalha
É um fila da p…a mesmo… O cara é um estúpido!