Em reunião que durou cinco horas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aconselhou nesta quarta-feira, 23, a presidente Dilma Rousseff a atender a todos os pedidos do PMDB, mesmo que para isso tenha de desidratar o PT na reforma ministerial. “É melhor perder ministérios do que a Presidência”, disse Lula, segundo relato de ministros do PT que participaram da conversa, no Palácio da Alvorada.
A portas fechadas, o ex-presidente avaliou que a estratégia montada para atrair os aliados rebeldes, entregando o Ministério da Saúde – hoje com o PT – à bancada do PMDB na Câmara deu fôlego para Dilma barrar pedidos de impeachment no Congresso.
Além disso, para não contrariar nenhuma ala do PMDB, Dilma cogita deixar de lado a fusão das Secretarias de Portos e Aviação Civil. Com isso, o partido poderá ficar com seis ministérios, e não mais cinco, como previsto inicialmente.
O favorito para Saúde é o deputado Manoel Júnior (PB), homem da confiança do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Nessa nova configuração, o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, deve permanecer no cargo e Helder Barbalho, hoje na Secretaria da Pesca, pode ser deslocado para Portos. A Pesca será abrigada no Ministério da Agricultura.
Lula e o vice-presidente Michel Temer sugeriram a Dilma que não deixasse “na chuva” o filho do deputado Jader Barbalho (PMDB-PA), para não criar novo foco de rebelião. Os ministros Eduardo Braga (Minas e Energia) e Kátia Abreu (Agricultura) continuam em seus postos. Henrique Eduardo Alves (Turismo), também ligado a Cunha, deve seguir no posto.
À noite, Dilma convidou o PDT para assumir o Ministério das Comunicações. O convite foi feito ao presidente do partido, Carlos Lupi. A bancada do PDT na Câmara pretende indicar para o cargo o deputado André Figueiredo (CE).
O PDT controla hoje o Ministério do Trabalho, que será fundido com Previdência. Insatisfeito com o governo, o partido vinha mantendo uma posição de “independência” na Câmara. Embora o PT vá perder Comunicações – cargo estratégico para a legenda, que defende a regulamentação da mídia -, Ricardo Berzoini, titular da pasta, assumirá a Secretaria Geral da Presidência, que cuidará da articulação política do governo com o Congresso.
Lula também propôs à sucessora que adiasse por alguns dias o anúncio da reforma ministerial, previsto inicialmente para esta quarta-feira. Ele argumentou que Dilma deveria “amarrar bem” os acordos, uma vez que a ideia é por agora nos ministérios “quem tem voto” e pode ajudar o governo no Congresso. “Você não pode errar”, insistiu ele.
Depois que a presidente concordou em transferir a Saúde para o PMDB na Câmara, o Palácio do Planalto venceu uma batalha no Congresso e conseguiu manter importantes vetos a projetos que aumentavam o rombo nas contas públicas.
Foi com esse diagnóstico que Lula pediu a ela que se aproximasse mais de Temer, que comanda o PMDB; do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e de Cunha, oficialmente rompido com o governo.
Governabilidade. Apesar de lamentar a substituição do ministro da Saúde, Arthur Chioro (PT), Lula observou que o PMDB é crucial para garantir a governabilidade. Além disso, na opinião do ex-presidente, Dilma precisa conversar com todos os aliados e até com movimentos sociais, para não deixar insatisfeitos pelo caminho, antes de acertar o primeiro escalão.
Dilma viajará nesta quinta-feira, 24, para Nova York, onde participa da Assembleia Geral da ONU, e só retornará na terça-feira. Diante disso, o anúncio da reforma, que vai cortar dez ministérios, pode ficar para a semana que vem. Na tentativa de fechar as mudanças, a presidente passou o dia e a noite de quarta-feira numa verdadeira maratona de negociações, no Alvorada, e nem despachou no Planalto.
Isto É
É tanta falta de vergonha que nem se tem preocupação em justificar/maquiar a razão das indicações. É tudo política, manobra pra ficar no poder. Eu leio tudo isso e penso: "o ministro da saúde não deveria ser alguém que entendesse de saúde?" kkkkkkkkk. Eu devo ser muito ingênuo. Ingênuo também é aquele brasileiro que pensa que estudando pra concurso e sendo um expoente em seu campo de atuação vai chegar a altos cargos públicos. Antes ingênuo do que desonesto.
Isso é uma pouca vergonha, e as pessoas não fazem nada pra tirar esse bando podre do poder, vergonha de ser brasileira!
Indignação, Vergonha.
Vale tudo para permanência do projeto de poder do PT.
Vale até transformar nossa economia numa Venezuela, onde o que importa é o PT no poder.
Custe o que custar, o único valor real é o PT no poder.
Dólar a R$ 4,12, não importa;
Inflação subindo a cada mês, não interessa;
Comercio vendendo menos a cada semana, problema dos comerciantes;
Indústria produzindo menos a cada mês, questão a ser resolvida pelos empresários;
Saúde pública sem material, leitos, médicos e serviços sucateados, problema do povo;
Desemprego crescente, problema de quem perdeu o emprego;
E assim o país vai afundando, sendo destruído, caindo em desgraça, mais o que importa é o PT no poder. Tudo pelo PT e para o PT, o resto que se vire!
Já pensou um negócio desses, isso é grave, só podia partir, da boca desse pingunço. Vá gostar de poder assim no inferno. e o povo como fica? Pagando o desmando e as mordomias desses incompetentes do PT, né Luiz? Maravilha!!!
Como pode um desgoverno desse , tanta maracutaia , compra aqui , compra ali, FORA PTRALHAS E PMDB
É incrível ler sobre isso e não ficar indignado. Um ex- Presidente que é o grande responsável por toda essa onda de corrupção praticada em nosso país, afinal de contas todos os indiciados ou presos foram indicados por ele ou fizeram parte de seus governos, ainda acha bonito tentar segurar uma colega vendendo o resto do país ao PMDB para poder se manter. Em 13 anos o PT acabou com qualquer esperança que o cidadão de bem ainda tinha de que um dia esse país seria diferente. O pesadelo só irá diminuir quando Lula, Dilma e o resto da quadrilha estiverem na cadeia que é o lugar merecido para quem não sabe lidar com o dinheiro público.