
O Ministério Público Federal (MPF) no Paraná afirmou hoje (9) que as mensagens atribuídas a procuradores da Operação Lava Jato e divulgadas pelo site The Intercept Brasil são “oriundas de crimes cibernéticos”. A manifestação do MPF foi motivada pela publicação de um áudio e novas mensagens atribuídas por jornalistas responsáveis pelo site ao procurador Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.
“As supostas mensagens atribuídas a integrantes da força-tarefa são oriundas de crime cibernético e não puderam ter seu contexto e veracidade verificados. Diversas dessas supostas mensagens têm sido usadas, editadas ou descontextualizadas, para embasar falsas acusações que contrastam com a realidade dos fatos”, diz a nota.
No início da noite, o The Intercept Brasil divulgou um áudio atribuído a Deltan, no qual o procurador teria comentado com colegas, por meio do aplicativo de mensagens Telegram, a decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de conceder entrevistas. A suposta conversa teria ocorrido no dia 28 de setembro de 2018.
“Caros, o Fux deu uma liminar suspendendo a decisão do Lewandowski que autorizava a entrevista, dizendo que vai ter que esperar a decisão do plenário. Agora, não vamos alardear isso aí, não vamos falar para ninguém. Vamos manter, ficar quieto para evitar a divulgação o quanto for possível. Porque quanto antes divulgado isso, antes vai recurso do outro lado, antes isso aí vai para o plenário. O pessoal pediu para a gente não comentar publicamente e deixar que a notícia surja por outros canais para evitar precipitar recurso de quem tem uma posição contrária à nossa. Mas, a notícia é boa para terminar bem a semana, depois de tantas coisas ruins, e começar bem o final de semana. Abraço.”
Em uma mensagem privada, no mesmo aplicativo, o procurador teria interagido com uma colega, que teria dito: “Ando muito preocupada com uma possível volta do PT, mas tenho rezado muito para Deus iluminar nossa população para que um milagre nos salve”. Segundo o site, Deltan teria respondido: “Reza, sim. Precisamos como país”.
Desde abril do ano passado, o ex-presidente Lula está preso na Superintendência da Policia Federal (PF), na capital paranaense, em função da condenação no processo do triplex do Guarujá (SP).
Em julho de 2018, a força-tarefa da Lava Jato, chefiada por Deltan Dallagnol, enviou à Justiça Federal parecer contra pedido de jornalistas para entrevistar o ex-presidente. Na ocasião, o procurador Januário Paludo disse que “Lula não está acima de lei” por trata-se de um “preso comum e não especial”.
Em seguida, a juíza federal Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, negou os pedidos de entrevista.
Posteriormente, o caso foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF) e, no dia 28 de setembro, o ministro Luiz Fux suspendeu a liminar concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski que autorizava o ex-presidente a conceder entrevista à Folha de S.Paulo. Meses depois, uma decisão do ministro Dias Toffoli acabou liberando a entrevista.
Agência Brasil
Walsul, comente os vazamentos do PAVÃO MOSTERIOSO!
MISTERIOSO.
A divulgação dos vazamentos é prerrogativa do jornalismo . O Gleen não está vazando e sim, divulgando. O que querem impedir é que se divulgue os crimes cometidos no âmbito da lava jato e que se confirme o que muita gente já dizia. A lava jato foi uma farsa que usou o combate à corrupção para praticar corrupção e ter bilhões e bilhões na conta de uma ONG criada por eles em acordo escabroso com os EUA. São fatos que está se mostrando. Além de tudo, o próprio moro defendeu que o mais importante é o conteúdo .
É verdade, toda a sociedade tem que aplaudir o crime organizado a partir de agora, segundo sua visão. A justiça junto com a polícia não deve se unir para combater o crime e defender a sociedade, isso é crime né, iluminado. Kkkkkkkkkk
Como pode uma criatura desse mundo ter um raciocínio desse. Em que mundo vive um adorador de corrupto desse. Meu DEUS.
"Walsul",
Não irei nem rimar……
Um dos esquerdopatas que escrevem mais asneiras por aqui. Tenho certeza que esse sujeito nem sequer acredita no que escreve. Apenas o faz por dever de ofício ou por defesa de interesses próprios. Só pode.