Nesta terça-feira (24), o mercado da bola foi agitado para o futebol potiguar. No América, foi anunciada a contratação do volante Adilson Goiano, que jogava no XV de Piracicaba, e teve passagens por pelo Crac e Vila Nova de Goiás.
No ABC, devem pintar os atacantes Maurinho, que defendia o Metropolitano de Santa Catarina e Maikon Leite, atualmente no Náutico e que teve boas passagens por Palmeiras e Santos.
Uma pesquisa feita pelo Instituto Patrícia Galvão em parceria com o Instituto Locomotiva e divulgada nesta terça-feira (30) aponta que 15% das brasileiras dizem já terem sido vítimas de estupro.
A maior parte das que dizem ter sido estupradas (12% dos 15%) afirma que a violência aconteceu quando elas tinham até 13 anos. E dessas, mais da metade (57%) diz não ter contado para ninguém.
A maioria das mulheres estupradas –seja quando criança ou quando adulta – afirma não ter procurado nenhum serviço de saúde.
E 8% das que disseram ter sido estupradas afirmaram ter engravidado.
O levantamento foi feito pelos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva e ouviu 1.200 pessoas, sendo 622 mulheres com 16 anos ou mais em todas as regiões do país, entre 11 e 25 de julho.
Mais da metade dos brasileiros conhece uma mulher estuprada
O levantamento também mostra que seis em cada dez brasileiros (59%) conhecem uma mulher que foi estuprada na infância.
Ainda de acordo com a pesquisa, 22% da população conhece alguma vítima de estupro que engravidou.
Aborto
A pesquisa aponta que 96% dos entrevistados disseram que meninas de até 13 anos não têm preparo físico e emocional para serem mães e ainda e ouviu ainda a percepção das entrevistadas sobre o procedimento de aborto legal: 7 em cada 10 brasileiras gostariam de ter a opção de interromper legalmente uma gestação decorrente de estupro.
Ainda de acordo com o levantamento, quase metade da população (47%) conhece uma mulher que já fez um aborto e, desses casos, 71% foram realizados de forma clandestina.
O estudo também aponta desconhecimento sobre a legislação: apenas 43% sabem que o aborto é permitido por lei em casos de estupro, estupro de vulnerável, risco de vida para a gestante e malformação fetal.
No caso de violência sexual, só quatro em cada 10 pessoas sabem que não é necessário apresentar boletim de ocorrência para ter acesso ao procedimento. Para oito em cada 10 entrevistados, faltam informações claras sobre o tema.
Os campeonatos organizados pela Prefeitura de Macaíba, por meio daSecretaria Municipal de Esportes e Lazer, vão alcançar um recorde notável em 2025, com 8 mil atletas inscritos e 250 equipes competindo. O investimento é de aproximadamente um milhão de reais destinado a premiações e realização das competições.
As disputas englobam diversas modalidades esportivas, incluindo: Futsal (sub-09, 11, 13, 15, 17, adulto zona urbana, zona rural e feminino), Fut-7 (zona urbana e rural), Futebol (sub-15, 17, 21, quarentão, aspirante, quilombola, zona rural e urbana), Basquete, Futevôlei e a corrida Augusto Severo.
O investimento em esporte é muito importante para o município, servindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural da comunidade, além de oportunizar o atleta local a apresentar e desenvolver o seu talento.
O secretário de Esporte e Lazer de Macaíba, Sócrates Garcia, destacou a importância do investimento em esporte para o município, citando a credibilidade construída e o impacto positivo nas vidas dos atletas. “Trabalhamos sempre pensando na melhor maneira de fazer esporte, pois sabemos que é um ferramente que muda vidas”, afirmou.
Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (30), na Câmara Municipal de Natal, o vereador Kleber Fernandes (Republicanos) fez duras críticas às alterações realizadas pelo Conselho Gestor do Parque das Dunas no plano de manejo da unidade de conservação. Segundo o parlamentar, as mudanças burocratizam o processo e criam barreiras para inviabilizar a construção do novo Parque Linear, projeto anunciado pelo prefeito Paulinho Freire no último dia 23 de julho.
“É muito triste vir falar isso aqui, mas a turma do atraso atacou novamente a cidade. É lamentável vermos uma atitude mesquinha, que apequena Natal, inviabiliza o desenvolvimento social, turístico e econômico, além de travar novas oportunidades de negócios e o futuro da capital”, afirmou Kleber, em tom de indignação.
Reportagens publicadas pela imprensa potiguar revelaram que o documento, antes com 113 páginas, saltou para 876 páginas após as alterações, incorporando definições, coordenadas e regras que, segundo o vereador, “extrapolam o limite da razoabilidade técnica”.
Kleber Fernandes ressaltou ainda que o plano de manejo havia permanecido inalterado por 32 anos, e que a revisão inesperada logo após o anúncio do Executivo municipal demonstra, em sua visão, uma ação política deliberada do Governo do Estado para travar o projeto.
“O que nós estamos vendo é uma atitude política, mas acima de tudo, um crime contra Natal e contra seu desenvolvimento. Isso ceifa a perspectiva de novos empregos e de sonhos para os natalenses”, reforçou o vice-líder do prefeito na Câmara.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pode demitir muitos funcionários federais se o governo paralisar as atividades, em comentários para a imprensa nesta terça-feira (30).
O governo Trump vive semana de tensões, com democratas ameaçando um shutdown (paralisação) caso o Congresso não aprove o Orçamento para o ano fiscal de 2026 até terça-feira (30), data limite para decisão sobre o financiamento de departamentos e órgãos federais.
Sem a definição do pacote de gastos para o próximo ano, agências e outras atividades da administração federal devem paralisar suas operações.
Os legisladores ainda não aprovaram em ambas as câmaras nenhuma das 12 leis de apropriação que compõem o orçamento federal de gastos discricionários, o que levaria a uma paralisação total.
Um motorista confundiu o sentido da pista, bateu em um carro e, em seguida, colidiu com um poste na manhã desta terça-feira (30). O acidente aconteceu na avenida 9, na Avenida Coronel Estevam, em Natal.
As informações são do Via Certa Natal. Como é possível ver nas imagens, a STTU já está no local, e o trânsito está sendo desviado. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do motorista.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o texto que altera a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e prorroga a licença-maternidade em até 120 dias depois da alta hospitalar do recém-nascido e da mãe em caso de complicações no parto e amplia o prazo de recebimento do salário-maternidade.
A Lei nº 15.222 foi publicada na edição desta 3ª feira (30.set.2025) do DOU (Diário Oficial da União). Eis a íntegra (PDF – 263 kB).
Segundo o documento, a ampliação do tempo da licença-maternidade aplica-se nos casos em que a mãe ou o bebê fiquem internados por mais de duas semanas por complicações depois do parto.
O tempo de afastamento pode ser prorrogado, “descontado o tempo de repouso anterior ao parto”. Nesses casos, “o salário-maternidade será devido durante o período de internação” e por mais 120 dias depois da alta, “descontado o tempo de recebimento do benefício anterior ao parto”.
Lula assinou a sanção do texto na 2ª feira (29.set) ao participar da 5ª CNPM (Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres), em Brasília (DF).
O presidente citou iniciativas de sua gestão, como a criação do Ministério das Mulheres, o Programa de Dignidade Menstrual e a aprovação da Lei de Igualdade Salarial.
Segundo ele, tais avanços foram resultado direto da mobilização social: “Nada disso nasce de geração espontânea. Vocês nunca receberam nada de mão beijada. Toda conquista é fruto de muita luta”.
Lula também sancionou outras leis voltadas a políticas sociais e à proteção das mulheres:
PL nº 1086 de 2023 – Cria a Semana Nacional de Conscientização sobre o Cuidado com Gestantes e Mães. Dá ênfase aos primeiros 1.000 dias (gestação até os 2 anos de idade) para estimular o desenvolvimento integral da primeira infância;
PL nº 15.220 de 2025 – Institui o Sistema Nacional de Informação sobre o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância. Altera o Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257 de 2016) para integrar saúde, educação, assistência social e proteção, permitindo diagnósticos mais precisos sobre serviços como creches e unidades de saúde.
A partir desta terça-feira (30), a BR-101, na altura do Pórtico dos Reis Magos, será parcialmente interditada das 22h às 5h para a execução de obras de recuperação estrutural do monumento, localizado na entrada de Natal. A intervenção será realizada de segunda a sexta-feira, com previsão de duração de 30 dias, segundo informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).
A medida tem como objetivo recuperar a estrutura, que é considerada a maior em balanço da América Latina, com 60 metros de comprimento, sendo 10 metros de engaste e 50 metros em balanço. O monumento foi erguido em 1999, em comemoração aos 400 anos de Natal, e representa o cometa que, segundo a tradição cristã, guiou os Três Reis Magos até Belém.
De acordo com a Seinfra, motoristas devem redobrar a atenção ao trafegar pelo trecho durante o período de interdição. A secretaria também reforça a importância da preservação do patrimônio público, lembrando que atos de vandalismo, como pichações, são crimes e podem ser denunciados às autoridades.
O Pórtico é formado por uma base triangular de 4,54 metros por 6,39 metros de altura, com extremidade de base de 0,70 metros e altura de 1 metro. Para a obra, foram utilizados 102 m³ de concreto protendido e 26 cabos de 12 cordoalhas de aço RB-190, garantindo a segurança estrutural do monumento sem obstruir o tráfego da rodovia.
Os responsáveis pelo projeto estrutural são José Pereira da Silva, Flávio César Pereira e Fábio Sérgio Pereira, enquanto o projeto arquitetônico ficou a cargo de Moacyr Gomes.
A recuperação reforça o compromisso da Prefeitura em preservar um dos cartões-postais mais emblemáticos da cidade, garantindo segurança e manutenção para a população e visitantes.
Um ciclista de 31 anos morreu após ser atingido por um caminhão na manhã desta terça-feira (30), no km 48,3 da BR-304, em Mossoró, no sentido Natal.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 6h20. O caminhão seguia pela faixa da esquerda quando o ciclista atravessava entre os veículos. A roda dianteira da bicicleta bateu na roda dianteira do caminhão baú.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou a morte no local.
A vítima foi identificada como Márcio da Silva Clementino, de 31 anos. Ele era auxiliar de garçom e estava a caminho do trabalho.
O motorista do caminhão, de 58 anos, havia descarregado uma carga em Mossoró e seguia para Parnamirim.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) realizou os procedimentos no local.
Natal volta a receber, após 19 anos, o programa da Operação Sorriso, uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo. Entre os dias 13 e 18 de outubro de 2025, mais de 30 profissionais de saúde do Brasil e do exterior estarão reunidos para transformar a realidade de crianças e adolescentes com fissura labiopalatina (conhecidas como fissura labial e/ou fenda no céu da boca).
Todas as crianças e adolescentes de até 14 anos e 11 meses com fissura labiopalatina podem se inscrever para a triagem, que acontece no dia 13 de outubro, no Centro Estadual de Reabilitação e Atenção Ambulatorial Especializada (CERAE RN) – Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 1900 – Tirol, Natal.
Para participar, a Operação Sorriso pede que as inscrições sejam feitas antecipadamente pelo link: https://bit.ly/NATAL-2025.
Ou basta comparecer ao local acima, no dia 13 de outubro, levando:
Documentos de identificação do paciente e do responsável legal;
Exames de sangue recentes (até 3 meses), caso tenham.
Mais do que cirurgias: capacitação para o futuro
Além dos atendimentos, a Operação Sorriso também promoverá um programa intensivo de treinamento para equipes do Núcleo de Atendimento ao Fissurado (NAIF) e do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes. Serão mais de 30 especialistas em 10 áreas da saúde – incluindo Cirurgia Plástica, Anestesia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Odontologia, Psicologia, Pediatria, Genética
e áreas técnicas – compartilhando conhecimento e experiências.
O objetivo é formar uma rede de profissionais capacitados, capazes de dar continuidade ao atendimento integral e humanizado aos pacientes com fissura labiopalatina em todo o estado do Rio Grande do Norte.
Esta será a 4ª vez que a Operação Sorriso atua em Natal, consolidando a cidade como referência em ações humanitárias no Brasil. A última vez que a ONG esteve na cidade foi em 2006.
Serviço
Seleção de pacientes (triagem)
13 de outubro de 2025
CERAE RN – Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 1900 – Tirol, Natal – RN
Cirurgias
15 a 18 de outubro de 2025
Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque
dos Coqueiros, Natal – RN
Como contribuir
A Operação Sorriso é uma organização sem fins lucrativos e depende de doações
para continuar oferecendo atendimentos gratuitos.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) afirmou, em suas redes sociais, que as crises de soluço do marido, Jair Bolsonaro (PL), “deram trégua” e que o ex-presidente está “bem”.
“Meu amor está bem, graças a Deus! O soluço deu uma trégua. Muito obrigada pelas orações!”, publicou a ex-primeira-dama.
O ex-presidente apresentou um quadro de “crises de soluço” na segunda-feira (29), segundo o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ). A família avaliou a ida ao hospital, mas o médico de Bolsonaro afirmou que não seria necessário.
AGORA A COISA VAI. KKKKKKKKKKKKKKKKK