Ministério da Defesa responde a Gilmar

O Ministério da Defesa respondeu na noite deste sábado às críticas de Gilmar Mendes em relação ao papel das Forças Armadas durante a pandemia.

Como publicamos, o ministro do STF criticou o fato de não haver um titular no Ministério da Saúde e afirmou que militarização da pasta é “péssimo” para a imagem das Forças Armadas.

Eis a íntegra do Ministério da Defesa:

O Ministério da Defesa (MD) informa que as Forças Armadas atuam diretamente no combate ao novo coronavírus, por meio da Operação Covid-19. Desde o início da pandemia, vem atuando sempre para o bem-estar de todos os brasileiros. São empregados, diariamente, 34 mil militares, efetivo maior do que o da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, com 25.800 homens. O MD tem o compromisso com a saúde e com o bem estar de todos o brasileiros de norte ao sul do País. A mobilização desta Pasta começou no dia 5 de fevereiro, quando foi deflagrada a Operação Regresso à Patria Amada Brasil. Na ocasião, foram resgatados 34 brasileiros de Wuhan, na China, antes mesmo de aparecer o primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil, em 26 de fevereiro. 

A Operação Covid-19, criada em 19 de março de 2020, estabeleceu 10 comandos conjuntos espalhados por todo o Brasil, além do Comando Aeroespacial (COMAE). Os resultados mostram que a operação está atingindo os objetivos a que se propõe. De lá para cá, foram descontaminados 3.348 locais públicos; realizadas 2.139 campanhas de conscientização junto à população, 3.249 ações em barreiras sanitárias e 21.026 doações de sangue; distribuídos 728.842 cestas básicas; produzidos  20.315 litros de álcool em gel e capacitadas 9.945 pessoas para realizar ações de descontaminação.

É ainda importante destacar que já foram transportadas 17.554 toneladas de pessoal e equipamentos médicos via terrestre, 471 toneladas de pessoal e equipamentos médicos via transporte aéreo, voadas 1.334 horas, o equivalente a 14,5 voltas ao mundo.

As Forças Armadas realizam permanentemente atividades subsidiárias para cooperar com o desenvolvimento nacional e defesa civil. Este ano, em face à pandemia causada pelo novo coronavírus, os Ministérios da Defesa e da Saúde, em ação conjunta, intensificaram a assistência à saúde prestada a indígenas em diversas localidades carentes e isoladas do país. As mais de 200 missões em aldeias indígenas somente na Amazônia Ocidental realizam atendimentos de saúde, promovem cuidados básicos de saúde e orientam sobre a prevenção de doenças, sempre respeitando os aspectos socioculturais, condizentes com a realidade de cada etnia.”

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Justus disse:

    Sérgio então pede para as Forças Armadas interromperem esse trabalho, esses gastos. Monte um grupo e faça você esse trabalho, junto com vereadores.

  2. Tom França disse:

    A única contribuição do stf, foi passar pros Estados e Municípios, a autonomia pra cuidar da pandêmia. O resultado, é o caos em que isso se tornou. Quem fala o que quer(com ovo na boca e tudo o mais), ouve o que não quer! #calabocagilmar

  3. Camilla disse:

    Só não ver quem não quer o quanto está sendo feito!
    Infelizmente muitos decidiram não enxergar!

  4. Santos disse:

    Deixou o presidente colar sua imagem às Forças Armadas, dá nisso, ter que ficar se explicando o explicável.
    Só a título de comparação, o ministro da defesa americano PEDIU DESCULPAS por ter aparecido ao lado do presidente americano num ato e possivelmente ter transparecido uma aproximação política com o governo. Já aqui, outro dia foi noticiado que a defesa pediu pra receber acima do teto constitucional qdo assumir cargos. Aí veio a pandemia e parece que recuaram.

  5. Sergio disse:

    O que se gasta nesse país, com Judiciário é Forças Armadas, daria pra acabar com a fome do Brasil.
    Dois setores altamente corporativistas!

    • Lula do Seridó disse:

      As forças armadas, é um gasto desnecessário. É uma elite, que temos bancar os luxos. Se não existissem, não faziam falta.

  6. OSORIO SAMPAIO disse:

    UNS DESPREPARADOS ESTES MINISTROS DO GOVERNO ATUAL. UM VAI A TV E DIZ QUE 87% DA MATA DO AMAZONAS ( TROPICAL ) É MATA ATLÂNTICA OUTRO COMPRARA UMA GUERRA DE 1939, (25,800 MIL HOMENS) PARA 34.000 MIL HOMENS EM 2020 UMA SEPARAÇÃO SÓ DE 81 ANOS. VAI APRENDER MATEMÁTICA BICHO BURRO.

  7. GG disse:

    Como sempre esse senhor sem escrúpulo quer se meter aonde não deve! Seu hobby e soltar bandido….melhor ficar calado e fazer o q é se direito! Imbecil

  8. Eduardo Peixoto disse:

    Pobre de um país que até para a desinfecção de uma central de abastecimento, bem como de um terminal rodoviário ainda depende das Forças Armadas. Parabéns às Forças Armadas pela valorosa contribuição ao desenvolvimento social de nosso país.

  9. Raimundo disse:

    E o Gilmar não aceita perder um penduricalho para ajudar no combate!

    • Paul disse:

      Agora fica a pergunta. E o STF no quê contribuiu para o combate ao COVID 19? Todo sabem da resposta. Nada , somente em gerar o caos absoluto sem sequer contribuir com a diminuição dos salário do " pachas" da casta superior. Lastimável

  10. José Macedo disse:

    Obrigado STF pelo pedido de informação, agora todos ficam sabendo do fabuloso trabalho que vocês vem fazendo.
    E todos os envolvidos no governo com cargos estão fora da atividade militar.

  11. Acosta disse:

    Gilmar Mendes calado, é um poeta.

    • Patriota disse:

      Essa vírgula que você colocou depois do calado não deve estar aí. Sugiro que você procure se alfabetizar melhor. Paulo Freire tem um método ótimo.

COMENTE AQUI