Ministério da Justiça diz que não reconhece autenticidade de mensagens vazadas pelo Intercept

Ministério da Justiça afirmou, neste sábado, 15, que não confirma a veracidade das mensagens divulgadas pelo site The Intercept Brasil, que ontem divulgou novos trechos de diálogos atribuídos ao ministro da pasta, Sérgio Moro, e procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato.

Por meio de nota, o MJ declarou que “não reconhece a autenticidade e não comentará supostas mensagens de autoridades públicas colhidas por meio de invasão criminosa de hackers e que podem ter sido adulteradas e editadas”.

A Pasta reitera “a necessidade de que o suposto material, obtido de maneira criminosa, seja apresentado a autoridade independente para que sua integridade seja certificada.”

De acordo com mensagens divulgadas ontem, o ex-juiz federal pediu aos procuradores em Curitiba (PR) que divulgassem uma nota à imprensa para responder ao que chamou de “showzinho” da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e apontar “contradições” do petista, após o depoimento prestado por ele no caso do triplex do Guarujá (SP).

O pedido, de acordo com o site, foi feito por Moro ao então procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima na noite do dia 10 de maio de 2017 – mesmo dia do depoimento prestado por Lula. O vídeo da audiência foi divulgado por decisão do próprio Moro, então magistrado da 13.ª Vara da Justiça Federal no Paraná.

Os supostos diálogos, que envolvem também mensagens do procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) em Curitiba, mostram que os procuradores acataram a sugestão do atual ministro para tirar o foco de Moro e protegê-lo. Segundo o site, as conversas ocorreram por meio do aplicativo Telegram e foram enviadas por fonte anônima.

Ontem, em nota publicada em rede social, o procurador Carlos Fernando Santos Lima afirmou desconhecer “completamente as mensagens citadas” pelo site. “(…) Acreditando singular que o ‘órgão jornalístico’ volte-se agora contra mim, aparentemente incomodado pelas críticas que tenho feito ao péssimo exemplo de ‘jornalismo’ que produz”, escreveu ele.

Tanto Moro quanto alguns procuradores do MPF, entre eles Dallagnol, relataram àPolícia Federal que seus aparelhos celulares foram invadidos por hackers. O caso está sob investigação da PF. Para os advogados de defesa de Lula, as primeiras mensagens divulgadas pelo site sobre as supostas conversas entre Moro e Dallagnol, no último domingo, mostram “completo rompimento da imparcialidade objetiva e subjetiva” no julgamento do ex-presidente pelo então juiz federal.

Em entrevista exclusiva publicada ontem pelo Estado, Moro afirmou que o País está diante de “um crime em andamento” promovido por uma organização criminosa profissional e que ele não vai se afastar do cargo. Segundo o ministro, não há riscos de anulação do processo do triplex do Guarujá, que levou à condenação e prisão do ex-presidente Lula.

ESTADÃO CONTEÚDO

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Eduado Costa disse:

    Mas é claro!!! Vivemos a era do cinismo!!! O pau que bateu em Chico, jamais baterá em Francisco!! Cai e desMOROna a mascara do juizeco de Curitiba!!… e o tal Glenn Edward Greenwald peitou a CIA, NSA, MOSSAD, ETC, Ganha um Oscar de melhor documentario e não tem credibilidade??

  2. Ceará-Mundão disse:

    Vazamentos ilegais, inconstitucionais (sigilo telefônico e de comunicações foi quebrado sem autorização judicial), que não foram periciados. Ou seja, sequer podemos afirmar que o que está sendo divulgado é verdadeiro, não foi forjado. Além disso, não há nada de errado no que foi divulgado, além dos próprios grampos. Só os doentes mentais de esquerda ainda teimam com essa coisa absurda. Esperar o que de gente que idolatra bandidos?

  3. Raimundo disse:

    Quando vai sair o vazamento que Lula era inocente?
    Aguardando…

    • Lino disse:

      Nunca!!
      Vá procurar o que fazer, não espere, o bonde não vai passar, tu vai ficar a vê navios mesmo.

  4. Lino disse:

    Super MORO o Brasil precisa de você. Segure o taco e continue prendendo ladrões.

  5. Ana leticia disse:

    Cuidado com o nove dedos, ladrão esperto e mafioso cercado por uma quadrilha de bandidos de todas as estirpes, prontos para atacar, roubar, corromper e até matar, vários são os casos, se for preciso. O nó tem que arrochar e pegar o resto da quadrilha.

  6. Lam disse:

    Mas o que moro fez para já está condenado a ter o nome de ladrao?foi pego roubando a nação?foi pego saqueando os fundos de pensão das estatais?deve ser algum tipo de Lampião rouba dos bancos suíço e repatria para o Brasil kkkkkkk nunca vi tanto paladino no Brasil

  7. Said disse:

    Kkkkk, é verdade o ladrão tá prezo e mesmo assim não assume os roubos deles fora a corja maldita do PT que tá toda presa, vão mofar na cadeia magote de pilantras.

    • Odin disse:

      Primeiro vá estudar analfabeto (Said) pra depois opinar. Quem na vdd, tá Prezo (sic) kkkk ; e lascada é toda nação brasileira por ter uma maioria sem cultura nenhuma opinando sobre tudo.
      Kkkkkk

    • Ceará-Mundão disse:

      Ó grande "intelectual" Odin, os erros gramaticais do Said não são suficientes para "esconder" a enorme corrupção chefiada palo PT. Por outra, cometer alguns ertinhos de grafia nunca irão se equiparar a defender bandidos e torcer contra o próprio país. Com certeza, vc é muiti mais prejudicial ao Brasil do que esses errinhos.

  8. NOJO DE BOSTA disse:

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, o LADRÃO JAMAIS VAI ASSUMIR SEU DELITO. CADEIA PARA SERGIO DSSMORONOU

    • Valdemir disse:

      Como querer execrar o único juiz que conseguiu no último século da história desses país, colocar na cadeia parte da quadrilha que desviou 200 bilhões de reais dos cofres públicos, já conseguindo reinbolsar para os cofres da nação coisa de 50 bilhões de reais? Só sendo um cego ou gostar de ter uma quadrilha de estimação dentro de sua casa. Absurdo esses idiotas.

COMENTE AQUI