Ministério da Saúde vai recontar mortos pela covid-19 porque diz ver “dados fantasiosos e inflados”

O Ministério da Saúde vai recontar o número de mortos no Brasil vítimas da covid-19. Segundo Carlos Wizard, que já despacha na pasta e que assumirá a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, os dados atuais seriam “fantasiosos ou manipulados”.

À coluna, Wizard afirmou que o número de mortos, que ontem chegou a 35.026 pessoas, conforme dados oficiais, estaria inflado, apesar de pesquisas já terem demonstrado e do próprio Ministério da Saúde ter admitido, em outras gestões, que há um grande número de subnotificações.

– Tinha muita gente morrendo por outras causas e os gestores públicos, puramente por interesse de ter um orçamento maior nos seus municípios, nos seus estados, colocavam todo mundo como covid. Estamos revendo esses óbitos. – afirmou.

Nesta sexta-feira (5), o governo Bolsonaro suprimiu o número total de mortos e contaminados pela doença, informações que eram divulgadas pelo Ministério da Saúde desde início da pandemia. Também retirou do ar o site que continha esses dados. Nos últimos dias, o governo tem atrasado a publicidade do balanço sobre o coronavírus com o objetivo de prejudicar a veiculação nos telejornais do horário nobre.

Segundo Wizard, a pasta tem convicção que o número de mortos no Brasil seria menor que o divulgado até agora.

– Eu acredito que vai ter um dado mais real, porque o número que temos hoje está fantasioso ou manipulado.

O futuro secretário disse à coluna que participou da decisão de rever o levantamento e que um balanço atualizado deve ser publicado dentro de um mês. As informações divulgadas diariamente pelo Ministério da Saúde são resultados das somas de casos e mortes contabilizados pelas secretarias de saúde de cada estado.

BELA MEGALE – O GLOBO

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Romero Cezar da Câmara disse:

    Com um militar contando nem mortes por covid-19 terá; serão mortes por uma gripinha, seremos em breve o país com mais ressuscitação no.mundo. O ministro vai perguntar: quantos presidente? Certo.

  2. Pedro disse:

    Deixa de ser leso Manoel, a recontagem deve ser feita, pois muitos governadores, com a adoção de medidas erradas, alimentaram o sistema com números fantasiosos, os números que a união apresenta e uma coletânea dos sistemas estaduais, a união não tem munícipe. Os governadores incompetentes, mentiroso e sedosos estão fantasiando, principalmente no nosso velho e combalido Nordeste, onde essa safra de incompetentes da esquerda caviar, ainda toma conta das ovelhas abestalhadas…..kkkkk

    • O rei do gado disse:

      Pedrinho achando que papai noel, caelhinho da pascoa e Sassa Mutema existe!

  3. Nono Correia disse:

    É assim que esse tiranete despreparado e incompetente lida com problemas, varre pra debaixo do tapete. Pior que Bolsonaro só o gado fanático que o segue.

  4. Eduardo disse:

    Os dados so serão informados as 22h, mas eles ficam prontos diariamente as 19h! Apagou-se todos os dados ate aqui, para refazer (risos) e somente daqui a mês ficará disponibilizado novamente. Da pra acreditar nunca coisa dessas? O governo federal apagando seus proprios dados por nao confia nem em si mesmo. Como dizia Renato Russo: "que país é este?"

  5. Mari Moraes disse:

    Depois do Covid-19, se a pessoa passa mal e vai para um hospital e morre, já saia embalada em um saco plástico com um atestado de Covid-19! São inúmeras as reclamações dos familiares que afirmam ter certeza que seus entes queridos não morreram com corona. Isso tem que ser verificado é se for comprovado o Estado tem que indenizar essas famílias que não puderam se quer dar um enterro digno a seus parentes.

  6. Carlos disse:

    A culpa é nossa "povo", não sabemos votar e o mais importante, não sabemos exigir. Cansei de ser enganado e roubado, não confio absolutamente em nem um políticos, todos lad…… e aproveitadores da ignorância do povo. Este país não vai mudar, não se iludam, eles não vão cortar seus privilégios, enquanto a população não exigir não vai mudar. Tenho certeza que o povo não vai se manifestar, portanto essa nação está e sempre estará nas mãos de poucos e a população brigando entre si e contribuindo para quem está no poder.

  7. Gustavo disse:

    Não dá para acreditar em ninguém nesse país de gente miserável de alma. Os Estados querem inflar os números. O governo central quer minimizar. E o povo morrendo de covid-19 e outras doenças, fome, depressão etc.

    • Manoel disse:

      Ninguém infla covas abertas, registros de mortes em cartórios e resultados de exames, colega.
      O único que quer mascarar os números é o presidente da gripezinha.

  8. MECÃO disse:

    O governo NÃO acredita NEM nas suas informações!

  9. Manoel disse:

    O MITOMANÍACO não cansa de criar “crises e perseguições” pra manter o gado alerta 🚨 … Conte mesmo que certamente , após os devidos exames, vai achar bem mais mortos que os computados atualmente!

COMENTE AQUI