Segurança

Ministro da Defesa, sobre general Villas Bôas: “a maior entrega foi o que ele conseguiu evitar”

No discurso em homenagem ao general Eduardo Villas Bôas, que deixou hoje o comando do Exército, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, disse que sua “maior entrega foi o que ele conseguiu evitar”.

“Seu grande feito não pode ser medido com olhos rasos. A maior entrega desse comandante foi o que ele conseguiu evitar. Foram tempos que colocaram à prova a postura do Exército como organismo de estado, isento da política e obediente ao regramento democrático”.

O ministro não entrou em detalhes, mas nós lembramos: Villas Bôas foi um dos que resistiram à intenção de Dilma Rousseff de decretar estado de emergência para evitar a votação de seu impeachment.

O Antagonista

Opinião dos leitores

  1. De fato, o que o General Eduardo Villas Bôas deixa ao País, corresponde ao exemplo de patriotismo, de obediência irrestrita à Constituição e as leis brasileiras, e de combate intenso, pelas vias democráticas, da tentação comunista. Não fosse o General, quem sabe não estaríamos vivendo em uma Venezuela tupiniquim, uma ditadura de esquerda bem ao gosto de petistas e seus aliados…

    1. BG.
      Só podemos elogiar a conduta firme e forte do General Villas Boas que até no nome o refenda. Cidadão de primeira linha nos tirou da aguçada vontade dos ptRALHAS de transformar nosso País numa Venezuela.

    2. Passamos 12 anos sob o domínio dos "comunistas" e nao nos transformamos em uma Venezuela nem na capitalista Haiti, muito pelo contrário. Éramos felizes ….Mas tem idiotas q adoram replicar clichês vagabundos como esse.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pedro Filho é nome mais citado em Assú na pesquisa Media

Pré-candidato a deputado federal, Pedro Filho foi o nome mais citado na pesquisa do Instituto Media Inteligência em Assú. O nome do parlamentar surge como uma das apostas com capacidade de vitória no pleito que se aproxima.

Pedro Filho também figurou entre os mais citados na pesquisa, levando-se em conta todo o Estado. Líder evangélico e servidor público da Caern, Pedro Filho tem se destacado por seu trabalho a favor da geração de emprego e renda e nas ações contra a insegurança pública.

A pesquisa foi realizada de 23 a 26 de março de 2026 e ouviu 2.000 eleitores, possui margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%, com o seguinte regitro no TSE: RN-07240/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Galípolo diz que juros altos criaram ‘gordura’ para o corte da taxa em meio à guerra no Oriente Médio

Foto:  Reprodução/Safra

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta segunda-feira (30) que a política da autarquia de manter o patamar dos juros elevados criou uma “gordura” que possibilita ao Brasil cortar a taxa básica mesmo em meio à pressão da guerra do Oriente Médio.

O BC iniciou neste mês um ciclo de cortes na Selic. Na primeira redução desde junho do ano passado, o Copom cortou 25 pontos base e puxou os juros para 14,75%. Apesar disso, o conflito entre Estados Unidos e Irã fez o comitê hesitar num corte de 0,5 ponto percentual.

“Essa gordura que foi acumulada com uma posição mais conservadora ao longo das últimas reuniões do Copom nos permitiu, mesmo diante de novos fatos, não alterar a conjuntura como um todo. Então a gente decidiu seguir com a nossa trajetória e iniciar o ciclo de calibragem da política monetária”, declarou Galípolo no evento J.Safra Macro Day, em São Paulo.

A ata do Copom divulgada na semana passada disse que o corte de 0,25 ponto percentual se deu em meio a um “aumento de incerteza” provocado pela guerra no Golfo Pérsico. O colegiado informou que “magnitude e duração” de ajustes nos juros dependem de novas informações sobre impactos do conflito na inflação.

Nessa linha, Galípolo disse que o ciclo de cortes pode ser alterado caso o BC julgue que os impactos da guerra cresçam sobre o Brasil.

“A gente entende que a gordura permitiu a gente ganhar tempo, tomar tempo para ver, para entender, para aprender mais. Ganhar tempo significa dar para a gente continuar na trajetória que a gente entendia, no plano que a gente tinha entendido”, afirmou.

Galípolo declarou ainda que os juros altos colocam o país em uma situação favorável de enfrentamento à crise em comparação a outros bancos centrais. O presidente do Banco Central também creditou a essa posição do Brasil o papel produtor e exportador de petróleo.

SBT News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Parnamirim reforça liderança e garante 2º lugar no RN no Dia D Influenza

Quando o assunto é vacinação, a gestão da Prefeita Nilda Cruz sai na frente mais uma vez. O município conquistou o 2º lugar no Rio Grande do Norte no Dia D vacinação contra a Influenza, com 5.941 doses aplicadas neste sábado (28), consolidando-se entre os que mais vacinaram em todo o estado. Além do destaque no ranking, o município também apresenta um avanço de 90% na aplicação de doses contra a Influenza em comparação com 2024, evidenciando a eficácia das estratégias adotadas e o fortalecimento da campanha de imunização.

O resultado é fruto de um trabalho planejado, com estratégia, empenho das equipes de saúde e ampliação do acesso. Com as 29 Unidades Básicas de Saúde abertas, a população encontrou facilidade para se vacinar, além de acolhimento e agilidade no atendimento. A ampliação dos pontos de vacinação, aliada a uma forte divulgação, foi fundamental para alcançar mais pessoas e reforçar a importância da imunização como medida essencial de prevenção.

A prefeita Nilda destacou o esforço coletivo: “Esse resultado é fruto de uma equipe comprometida, que faz a saúde acontecer na ponta. Quero parabenizar cada profissional envolvido e reforçar que seguimos firmes, cuidando das pessoas e garantindo acesso aos serviços.”

Os números reforçam o compromisso da gestão Nilda com uma saúde pública eficiente, acessível e cada vez mais próxima da população, consolidando Parnamirim como referência em vacinação no estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Extremoz convoca população para vacinação contra a influenza e mantém todas as unidades de saúde abertas

A Prefeitura de Extremoz está convocando a população para reforçar a vacinação contra a influenza no município. Após o sucesso do Dia D, realizado no último sábado, quando foram aplicadas mais de 600 doses em apenas um turno, a campanha segue com força total em todas as Unidades Básicas de Saúde.

As unidades estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, garantindo acesso ampliado para que a população possa se imunizar com tranquilidade.

A vacina é fundamental para prevenir complicações causadas pela gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. Estão aptos a se vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos, profissionais da saúde e da educação, além de pessoas com comorbidades, deficiência ou em situação de vulnerabilidade.

Também fazem parte do público-alvo trabalhadores do transporte, forças de segurança, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nominata de Paulinho e Ezequiel recebe Taveira Jr., Cristiane, Léo Souza, Ériko Jácome e Dra. Júlia Almeida

25 nomes para a Assembleia Legislativa e chapa para deputado federal com nove lideranças foi assegurado

A forte nominata que vai concorrer a Assembleia Legislativa e que tem como líderes, o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira, o prefeito de Natal, Paulinho Freire, o presidente da Câmara Municipal do Natal, vereador Ériko Jácome, além do ex-vice-governador Fábio Dantas, considerado nos bastidores como expert em matemáticas das urnas e hábil em montar nominatas competitivas, se reuniu no fim de semana e confirma vários nomes: os deputados Taveira Júnior e Cristiane Dantas, que atuam na região metropolitana. Taveira tem forte base em Parnamirim, já Cristiane tem São José do Mipibu e a região Agreste.

Também confirmados no grupo de Ezequiel Ferreira e Paulinho Freire, o presidente da Câmara Municipal do Natal, Ériko Jácome, que na última campanha teve quase 9 mil votos na capital, mostrando força nas urnas. Outro vereador de Natal, Léo Souza, bem votado e atuante nas redes sociais, onde hoje consta com 136 mil seguidores somente no Instagram, também engrossará o caldo da nominata.

Da região Seridó, a média Dra. Júlia Almeida, esposa do prefeito de Parelhas, Dr. Tiago Almeida confirmou sua entrada no grupo. Dra. Júlia foi selecionada para o programa “Lideranças Femininas na Gestão Pública”, promovido pela Fundação Dom Cabral, uma das principais instituições de formação executiva do Brasil. A médica foi escolhida entre mais de 1.500 candidatas de todo o país e integra o grupo de representantes da região Nordeste, que tem como objetivo capacitar mulheres em posições de liderança na administração pública. O principal fator para a seleção foi o Programa Acolher, desenvolvido na Maternidade Divino Amor, de Parnamirim, onde Dra. Júlia trabalha há anos.

Existe uma expectativa em outubro para que Ezequiel Ferreira seja o campeão de votos nas urnas. As pesquisas registradas e divulgadas têm mostrado essa tendência. Em 2022, Ezequiel passou de 70 mil votos, cociente eleitoral que já garante ele mesmo uma vaga na Assembleia Legislativa.

Além desses, outros nomes já foram divulgados e colocados à disposição do grupo como a médica Tuca Lisboa, filha de Dison Lisboa, que foi prefeito de Goianinha e deputado estadual. O líder político da região do Alto Oeste Potiguar, Dr. Pio X Fernandes e a ex-prefeita Rossane Patriota, tem liderança em Ielmo Marinho e hoje atua no instagram com mais de 81 mil seguidores.

Ezequiel, Paulinho, Ériko Jácome e Fábio Dantas intensificaram articulações nas últimas horas para fechar uma nominata. O grupo busca reunir nomes com mandato, lideranças políticas e novas candidaturas com presença na sociedade. Entre os nomes novos, a jornalista Juliana Celli, apresentadora do programa Band Mulher. Com mais de 60 mil seguidores nas redes sociais e atuação na comunicação, ela aparece como uma das mulheres para disputar uma vaga de deputada estadual este ano.

A empresária e nail designer Any Alcântara, conhecida como Any Spadas Unhas é uma manicure pioneira no Rio Grande do Norte e parceira oficial da Uze Nails, que se destacou por buscar uma oportunidade no Rancho do Carlinhos Maia. Trata-se de um reality show de internet criado pelo influenciador Carlinhos Maia, um sucesso de audiência. Antiga tem hoje mais de 112 mil seguidores comente em seu instagram.

O ativista e pai atípico Jonata Nascimento estar confirmado na nominata para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. A entrada de Jonata no grupo reforça a presença de representantes de causas sociais, especialmente ligadas à defesa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no cenário político potiguar. Oportunidades emprego RN. Presidente da Associação de Apoio aos Autistas e Pais Atípicos (APAAP), Jonata é conhecido por sua atuação em defesa dos direitos das famílias atípicas.

Opinião dos leitores

  1. Qdo computar os votos….Vai ter muitas surpresas….Especialmente as ditas “raposas” políticas….As “coisas” estão mudando….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prisão domiciliar de Bolsonaro é mais restritiva que a de Collor; veja diferenças

Foto: Adriano Machado/Reuters

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, autorizou em 24 de março a prisão domiciliar humanitária do ex-presidente Jair Bolsonaro com regras mais rígidas do que as impostas ao também ex-presidente Fernando Collor de Mello em 2025.

Principais diferenças

Prazo da medida

  • Bolsonaro: 90 dias, com reavaliação

  • Collor: tempo indeterminado

Comunicação

  • Bolsonaro: proibido usar celular, telefone, redes sociais ou qualquer forma de comunicação, inclusive por terceiros

  • Collor: não houve proibição expressa de comunicação

Visitas e contato externo

  • Bolsonaro: visitas restritas e controladas, com proibição de aglomerações em um raio de 1 km

  • Collor: visitas liberadas para familiares, advogados e equipe médica

Monitoramento

  • Bolsonaro: tornozeleira, fiscalização reforçada, possibilidade de vistorias e controle da área externa

  • Collor: tornozeleira e permanência em residência fixa, sem controle ampliado do entorno

Motivações

No caso de Bolsonaro, Moraes considerou não apenas o estado de saúde, mas também riscos de mobilização de apoiadores e descumprimento de medidas judiciais.

Já a domiciliar de Collor foi concedida após condenação na Operação Lava Jato, com base na idade e em problemas de saúde comprovados.

Na prática, enquanto Collor cumpre uma domiciliar tradicional, Bolsonaro está submetido a um regime mais rígido.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Empresário é encontrado morto com marcas de tiros e mãos amarradas em Caicó; carro da vítima foi incendiado

Fotos: reprodução

Um empresário de 27 anos foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (30) em uma área de mata em Caicó, na região do Seridó.

A vítima, identificada como Higor Santos da Silva, estava desaparecida desde a noite de domingo (29). O corpo foi localizado por familiares no bairro Adjuto Dias, a cerca de 100 metros de onde o carro dele havia sido encontrado queimado antes.

Segundo a polícia, o corpo apresentava várias marcas de tiros e estava com as mãos amarradas. O caso, inicialmente tratado como possível sequestro, passou a ser investigado como execução.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a perícia foram acionadas. Até o momento, não há suspeitos presos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes manda defesa de Bolsonaro explicar fala de Eduardo sobre suposto acesso a vídeo em rede social

Eduardo Bolsonaro em evento conservador nos EUA em março de 2026. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) explique, no prazo de 24 horas, uma postagem em que o filho dele Eduardo Bolsonaro afirma estar gravando um vídeo e mostrando ao pai, preso em regime domiciliar.

Jair Bolsonaro está detido em casa desde a última sexta-feira (27), após passar duas semanas internado em um hospital particular m Brasília, para tratar um quadro de broncopneumonia.

Quando Moraes converteu a prisão em regime domiciliar, ele determinou que o ex-presidente está sujeito a medidas cautelares. Entre elas, tem de usar tornozeleira eletrônica e está proibido de usar celular e redes sociais.

No pedido de esclarecimentos desta segunda-feira (30), Moraes cita trecho de uma participação de Eduardo Bolsonaro em um evento conservador realizado no Texas, nos Estados Unidos, no último fim de semana. O ex-deputado está morando nos EUA desde fevereiro do ano passado.

No vídeo, Eduardo aparece segurando o aparelho celular, e afirma que está gravando um vídeo para mostrar ao ex-presidente.

“Vocês sabem por que eu estou gravando este vídeo? Porque eu estou mostrando ele ao meu pai. E vou provar a todo mundo no Brasil que você não pode calar um movimento prendendo de forma injusta o líder desse movimento”, diz o ex-parlamentar.

Eduardo teve o mandato na Câmara cassado por faltas, após se mudar para o território norte-americano. Ele também responde a um processo judicial no Brasil suspeito de tentar influenciar e pressionar autoridades brasileiras sobre o julgamento da trama golpista, que condenou Jair Bolsonaro.

Eduardo falou em ‘censura’

A fala de Eduardo gerou repercussão nas redes sociais antes mesmo da decisão de Moraes. O ex-deputado rebateu as críticas em uma publicação, e afirmou que é o caso de uma “grande controvérsia”.

“Gravei minha entrada no CPAC e disse que meu pai veria as imagens. Eis o ‘crime’, pois argumentam que meu pai não pode ter acesso a redes sociais – e olha que nem disse quando ele as veria. Não se surpreenda”, escreveu.

O que diz a decisão

No documento desta segunda, Moraes destaca que Jair Bolsonaro teve regime domiciliar concedido mediante as seguintes regras:

  • proibição de uso de celular, telefone ou qualquer outro meio de comunicação externa, diretamente ou por intermédio de terceiros;
  • proibição de utilização de redes sociais, diretamente ou por intermédio de terceiros; e
  • proibição de gravação de vídeos ou áudios, diretamente ou por intermédio de terceiros.

Ou seja, caso Eduardo tenha de fato gravado um vídeo para comunicar-se com o pai, Jair Bolsonaro estaria infringindo essas medidas cautelares. Por isso, o ministro pediu esclarecimentos da defesa.

g1

Opinião dos leitores

  1. Bolsonaro está proibido de assistir TV? Smart TV pega YouTube? Bolsonaro responde por atos de terceiros? Ninguém na residência de Bolsonaro pode usar celular? Moraes colocou um vigilante 24h ao lado de Bolsonaro? Enfim, isso é uma tremenda hipocrisia. Será que a esposa ou um filho não poderá
    mostrar um celular pra o Bolsonaro, sem ele tocar no celular? Vai procurar o que fazer, excelentíssimo ministro!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

Gestante denuncia falta de ultrassonografia durante plantão em maternidade da Unimed

Foto: Reprodução

Um relato enviado ao BLOGDOBG nesta segunda-feira (30) fala sobre o atendimento em obstetrícia durante o período noturno no novo Hospital da Unimed. Segundo o denunciante, sua esposa, grávida de três meses, precisou de atendimento de urgência após apresentar sangramento durante a madrugada, mas não conseguiu realizar um exame essencial no momento mais crítico.

De acordo com o marido, o caso aconteceu por volta de 1h da manhã da semana passada. Ao chegar ao centro de obstetrícia, a gestante foi atendida por uma médica, que realizou avaliação clínica. No entanto, não havia disponibilidade de ultrassonografia naquele horário.

“A médica fez o exame clínico, mas não tinha como fazer a ultrassonografia. Disse que ela podia ficar lá até 8h da manhã se quisesse, para esperar começar o exame. Um absurdo”, relatou.

Ainda segundo o denunciante, a esposa retornou para casa e precisou voltar à unidade pela manhã, ainda com sangramento, para finalmente conseguir realizar o exame. “Graças a Deus ela está bem em casa. Fez a ultrassonografia com o médico e o nosso filho está bem!”, afirmou.

O homem questiona a estrutura oferecida no atendimento obstétrico. “Como um centro de obstetrícia não tem ultrassonografia para as grávidas? É como se o cardiologista não fizesse eletrocardiograma no paciente”, criticou.

“Talvez falando no programa, eles contratem um profissional para ficar de plantão e possam salvar mães, porque o final poderia ser trágico”, completou.

Opinião dos leitores

  1. Hospital particular… Enquanto vários do SUS mantém os plantonistas faça chuva ou faça sol.
    Valorizemos o SUS!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *