Diversos

Ministro do STF cobra legalização das drogas: “Precisamos de ousadia”

Foto: Nelson Jr./STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Roberto Barroso e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defenderam a legalização, com regulação rígida pelo Estado, de todos os tipos de drogas no país. Para o ministro, a legalização das drogas quebraria o poder do tráfico nas comunidades carentes e reduziria os casos de vítimas inocentes, que morrem por causa de bala perdida em favelas e de jovens humildes cooptados pelo tráfico. Já Fernando Henrique Cardoso admitiu ter adotado política errada nessa área em seus dois mandatos presidenciais.

“Estamos precisando de alguma ousadia. Minha posição é legalização e regulação rígida do Estado. A droga é ruim, e portanto o papel do Estado é desestimular o usuário e combater o traficante”, disse o ministro. “Não sei se vai dar certo, mas quando regula, se diz onde vai vender, tributa e proíbe a venda a menores. Se der certo, estende para a cocaína”, acrescentou.

Na avaliação de Barroso, cabe ao Estado mostrar os malefícios das drogas para as pessoas. “Não estamos defendendo as drogas, temos que enfrentar [o problema]. A guerra às drogas fracassou no mundo inteiro, mas o consumo só aumenta.” Ele defendeu que o uso recreativo das drogas, em ambiente privado, não seja proibido. “Cada um faz as suas escolhas de vida, e talvez este [consumo de drogas] não esteja entre os maiores riscos”, afirmou.

Barroso e FHC participaram de seminário sobre descriminalização do uso de drogas, promovido pela Fundação Fernando Henrique Cardoso, na capital paulista. O evento foi promovido pela revista Época, pela editora Zahar, pelo Instituto Igarapé e pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) na capital paulista.

Julgamento interrompido

O Supremo deverá retomar, em breve, o julgamento de um recurso apresentado por um ex-preso de Diadema (SP), condenado a dois meses de prestação de serviços à comunidade por porte de maconha. A droga foi encontrada na cela dele. Se a maioria da corte julgar inconstitucional o artigo da lei contestada, o porte de droga para consumo pessoal estará, na prática, descriminalizado. O recurso é relatado pelo ministro Gilmar Mendes.

Em 2015, ao examinarem esse caso, Barroso e outros dois dos 11 ministros votaram pela liberação do porte de maconha para uso pessoal. O julgamento foi interrompido por pedido de vista de Teori Zavascki. Caberá ao seu substituto, Alexandre de Moraes, seguir com o processo.

Para Roberto Barroso, comportamentos que não causam danos a terceiros poderiam ser liberados e réus primários, com bons antecedentes, flagrados com drogas não deveriam ser presos preventivamente e, sim, receber outros tipos de punição, como prestação de serviço à comunidade.

Barroso afirmou que pretende defender inicialmente no STF a descriminalização apenas da maconha, para, em um segundo momento, fazer com que a decisão possa ser estendida para outras drogas.

Recado para Moraes

O ex-presidente Fernando Henrique disse que, quando governou o país, cometeu erros na política de combate às drogas, como repressão e ações simbólicas como o corte de pés de maconha, assim como o ministro recém-empossado no STF, Alexandre de Moraes, filiado até o início de fevereiro ao PSDB. “Ele [Alexandre de Moraes] vai perceber, depois, que [cortar pés de maconha] não adianta nada.”

Barroso espera que Alexandre de Moraes estude sobre a descriminalização das drogas antes de seu voto no STF. “A posição dele não chega lá carimbada, eu acho que ele vai estudar e emitir uma opinião. Seja ela qual for, merecerá respeito”, declarou.

Congresso em Foco, com informações da Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. A galera tem que entender o seguinte, o mercado negro já existe. Os clientes já existem. Os viciados em drogas psicotrópicas, como o álcool e cocaína por exemplo, já existem, nesse caso, se ia regularizar um mercado que JÁ EXISTE. Deixem de hipocrisia, que fazer isso, é uma questão muito mais além do que vocês "especialistas" acham. O País deve sim mudar, legalizar, tirar o poder da mão da figura hedionda do traficante, vejam a história, a guerra as drogas é falha a muitas e muitas décadas, vamos deixar de ser retrógrados e evoluir, pensem em países como os EUA e o Canadá. O próprio Uruguai ja se antecipou, já esta colhendo impostos. "Essa tribo é atrasada demais".

  2. Com tantos assuntos mais importantes para tratar em nosso país, me admiro de um ministro STF ser tão incisivo neste assunto. Eu acho que ele deveria primeiro visitar as clinicas de tratamento de dependentes químicos e também saber a opinião dos familiares dos dependentes químicos, que na maioria das vezes sofrem e bancam o tratamento de seus familiares.
    Obs.: um país que não controla nada, quer controlar o tráfico, que primeiramente é um comércio, com toda sua ambição em ganhar dinheiro, custe o que custar.

  3. Aí os traficantes vão ocupar os cargos de deputados, senadores, desembargadores e ministros. E os noiados vão invadir as ruas! Todo mundo vai ter que andar armado pra se proteger dos noiados!

  4. A mais de 10 anos a propaganda educativa contra as drogas, especialmente a maconha, foi extinta da tv e das outras mídias (por que será?) , ao mesmo tempo que a própria TV e a internet se encheram de especialistas em favor da erva "natural".

    O combate contra as drogas depende especialmente da Educação e do Policiamento ostensivo, que com raras exceções nosso pais FALHA MISERAVELMENTE nesses dois pontos, pois nunca foi o foco dos governos independente da bandeira , professores e policiais recebem mal e tem pouca estrutura de trabalho.

    Descriminalizar significa o Estado Brasileiro regular o consumo, coisa que ele não faz direito , seja por falta de fiscais ou pela corrupção, sendo que mesmo que fizesse (uma utopia) o potencial viciante da droga iria forçar o usuário buscar de novo o traficante, que agora seria uma espécie de "traficante Gourmet".

    Imposto gerados seriam novamente mal usados e/ou desviados , os excessos e problemas relacionados a droga seriam tratados pelos SUS que já é mal financiado a anos, o usuário de alto nível não sentiriam nenhuma mudança, isso se não se tornarem empresários.

    O uso processado de componentes da maconha tem que ser trabalhado por órgão sérios e sua liberação junto a cultura brasileira, a tendencia seria o aumento do consumo pois a droga em geral não sofre com a queda dos níveis de satisfação como os alimento por exemplo, que geram niveis de saciedade rapidamente.

    Enfim, na teoria a liberação traria supostos benefícios mas na prática não será o que acontece, especialmente para quem já conviveu com surtos de pessoas viciadas. No Uruguai os resultados não são animadores, porém a midia continua abafando, o que indica que alguém esta ganhando alguma coisa nisso tudo, menos a população brasileira.

  5. Muito bacana! Um pai se esforça para educar os filhos e mantê-los longe das drogas aí vem um representando do Estado Brasileiro com uma pérola dessas. Agora me diga: com que cara os pais vão dizer aos filhos que droga não presta???

  6. Deve ter o mesmo sentido de descriminalizar o caixa dois dos partidos e aí deixa de ser crime. Ao se deixar de lado tudo o que nos parece difícil ou não é do nosso interesse controlar, parece ser uma saída sucumbir a ele

  7. Que bacana.. agora ministro do STF virou especialista em medicina e psiquiatria. Liberar mais uma droga vai fazer bem a saude publica e a segurança. E se liberar todas, melhor ja fazer um plano funerario publico, vai ter muita gente morrendo pelo consumo, alem de consequencias no sistema produtivo. Se o Estado incompetente nao consegue controlar um mosquito transmissor de doencas, imagino a epidemia causada pelas drogas na sociedade. Quem vai bancar o custo da saude pra remediar esta nova doenca? Nenhum país do mundo realmente conseguiu acabar com o trafico, porem nenhum país do mundo liberou as drogas sem que isso tenha prejudicado a sociedade e o sistema de saude. Melhor se aqui fosse a Indonesia, la funciona o controle.

  8. A galera da Anvisa anda estudando alguns modelos de regulação do mercado de maconha medicinal. De acordo com a coluna do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, uma missão de técnicos da agência foi até o Canadá com este objetivo.

  9. Tributar? Sei….igual ao cigarro que é altamenre tributado, e ai vem.cigarro contrabandeado do Paraguai. Sei…..

  10. "O plano da Anvisa seria de apresentar, antes do final de 2017, um projeto de permissão para o cultivo de maconha para uso medicinal por empresas ou associações.

    A possibilidade da utilização de remédios feitos com maconha por brasileiros ainda trava no alto custo de importação destes produtos. Não é raro encontrar famílias que gastam mais de 3 mil reais por mês apenas com a compra destes medicamentos no exterior.

    No final de 2016, algumas famílias conseguiram um habeas corpus para cultivar a maconha necessária para produzir o medicamento canábico. Infelizmente este ainda são casos isolados e só uma real mudança na legislação pode contemplar este direito para todos os pacientes."

  11. Concordo plenamente com o ministro. A politica de combate as drogas fracassou. A liberação da maconha vai desestabilizar momentaneamente os traficantes.

    1. Realmente tem que liberar tudo (drogas e todos os tipos de crimes), daí não precisa mais de presídios., de polícia, de judiciáriario e prevalece a lei do mais forte. Pense numa super economia que teremos e para completar mudaria o nome do nosso país para Cabaré! Salve-se quem puder! Nossos governantes e ministros a cada dia se superam!??????????

  12. Tem que liberar mesmo, maconheiro solto na rua fumando e roubando mais ainda. Eita cabaré é este Brasil. E um ministro do STF pedindo legalidade, Uh Uh, tome maconha no rabo!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pequenos negócios geram 88% dos empregos no RN em setembro

Foto: Agência Brasília

O Rio Grande do Norte criou 3.231 novos empregos formais em setembro de 2025, segundo o Boletim de Emprego do Sebrae/RN, com base em dados do Caged.

Desse total, 2.843 vagas (88%) foram abertas por micro e pequenas empresas, reforçando o papel dos pequenos negócios como principais geradores de trabalho no estado.

Setores que mais contrataram

  • Serviços: +984 vagas em setembro e 6.785 no acumulado do ano

  • Comércio: +814 vagas em setembro, 3.356 no ano

  • Agropecuária: +718 vagas em setembro

  • Indústria: +412 vagas em setembro, 4.728 no ano

Ao todo, o estado registrou 21.201 admissões e 17.970 desligamentos, alcançando 554.461 vínculos ativos.

Municípios com melhor desempenho

  • Natal: +1.395 vagas

  • Parnamirim: +282

  • Lajes: +158

Apesar de setembro ter sido o pior desempenho para o mês nos últimos cinco anos, o saldo de 2025 segue positivo.

Segundo Zeca Melo, superintendente do Sebrae/RN, os números mostram que os pequenos negócios são o motor do emprego no estado, presentes em todos os setores e municípios.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Chico Rato, Gringo, Russo, Rodinha e mais: quem são os chefes do CV de outros estados mortos na megaoperação do RJ

Douglas Conceição de Souza, o “Chico Rato”, e Alisson Lemos Rocha, conhecido como “Russo” ou “Gordinho do Valão” — Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM; Divulgação/ Polícia CivilDouglas Conceição de Souza, o “Chico Rato”, e Alisson Lemos Rocha, conhecido como “Russo” ou “Gordinho do Valão” — Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM; Divulgação/ Polícia Civil

A Cúpula da Segurança Pública do Rio de Janeiro divulgou nesta sexta-feira (31) os nomes dos criminosos mortos na megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão. Entre eles, estão chefes do Comando Vermelho (CV) de outros estados.

Segundo o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, os dois complexos se tornaram o quartel-general nacional da facção, onde criminosos são treinados e enviados para outros estados.

O principal alvo da operação, Edgar Alves de Andrade, o Doca, apontado como o maior chefe do CV em liberdade, conseguiu escapar. Ele é subordinado apenas a Marcinho VP e Fernandinho Beira-Mar, ambos presos em presídios federais.

Chefes do CV mortos na operação

Chico Rato (AM)

  • Nome: Douglas Conceição de Souza, 32 anos

  • Histórico: condenado a 40 anos por duplo homicídio em 2019; também respondia por outro assassinato em Manaus.

  • Situação: cumpria pena em regime semiaberto.

Gringo (AM)

  • Nome: Francisco Myller Moreira da Cunha, 32 anos

  • Natural de: Eirunepé (AM)

  • Histórico: foragido desde abril de 2024; acusado de homicídio e organização criminosa.

Russo (ES)

  • Nome: Alisson Lemos Rocha, 27 anos

  • Envolvimento: investigado por homicídio na Grande Vitória e liderança no tráfico na região da Serra.

  • Observação: a Polícia Civil do ES afirma que ele não ocupava posto de destaque no CV local.

Mazola (BA)

  • Nome: Danilo Ferreira do Amor Divino, conhecido como “Dani” ou “Mazola”

  • Atuação: apontado como chefe do tráfico em Feira de Santana (BA).

DG (BA)

  • Nome: Diogo Garcez Santos Silva

  • Histórico: passagens por associação ao tráfico e porte ilegal de arma.

FB (BA)

  • Nome: Fábio Francisco Santana Sales

  • Histórico: respondia por ameaça em Alagoinhas (BA).

Além destes, também morreram:

  • Fernando Henrique dos Santos (GO);
  • PP (PA);
  • Rodinha, de Itaberaí (GO).

A operação reforça o papel do Rio de Janeiro como centro de comando nacional do Comando Vermelho, segundo as autoridades.

Com informações de g1

Opinião dos leitores

  1. Porque essa operação não se estende para outras facções? Porque no Brasil existem 52 facções essas operações só mira no comando vermelho? Vamos implantar a isonomia no crime organizado e realizar operações mirando em todas as facções.

  2. Parabéns aos policiais militares do Rio de Janeiro. Parabéns ao Comandante da PM/RJ, ao governador Cláudio Castro e todos os envolvidos nessa brilhante operação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DIA DE FINADOS: Veja programação das celebrações religiosas nos cemitérios públicos e mudanças no trânsito em Natal

Foto: Roberto Galhardo/Semsur/Divulgação

O Dia de Finados, celebrado neste domingo (2), contará com programações religiosas e mudanças no trânsito em Natal. A prefeitura estima que mais de 60 mil pessoas visitem os oito cemitérios públicos da cidade.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) concluiu nesta quinta-feira (30) um mutirão de limpeza, pintura, poda de árvores, melhorias na iluminação e reparos estruturais nos cemitérios.

Os locais funcionarão das 7h às 17h, sem intervalo para almoço, e contarão com tendas, cadeiras, banheiros químicos e som para as celebrações. A venda de produtos será permitida apenas do lado de fora dos cemitérios.

Programação religiosa

Cemitério do Alecrim – Missas às 7h, 9h e 16h (Padre Mota) e atividade espírita às 10h
Bom Pastor I – Missas às 10h e 16h (Dom João Santos Cardoso)
Bom Pastor II – Missas às 10h e 16h (Padre Manoel Henrique)
Nova Descoberta – Missas às 7h e 16h (Padre Carlos Alberto) e atividade espírita às 10h
Igapó – Missa às 9h e atividade espírita às 10h
Redinha – Missas às 7h e 16h (Padre Mário)
Ponta Negra – Missas às 8h e 15h (Padre Júlio César)
Pajuçara – Missas às 8h30 e 16h (Padre João Maria)

Entre as missas, haverá cultos evangélicos e palestras espíritas. As igrejas da capital manterão o horário normal de celebrações.

Trânsito

As intervenções no trânsito começam às 15h de sábado (1º) e seguem até as 18h de domingo (2), com interdições e bloqueios parciais no entorno dos cemitérios do Alecrim, Nova Descoberta, Bom Pastor, Igapó e Ponta Negra.

  • Alecrim: faixa direita da Rua Fonseca e Silva será interditada.

  • Nova Descoberta: bloqueios nas ruas João Alfredo Pegado Cortez, da Saudade e Amintas Barros.

  • Bom Pastor I e II: interdições em vários trechos da Avenida Bom Pastor e vias próximas.

  • Igapó: controle de tráfego nas ruas Campo Santo e Salvador.

  • Ponta Negra: bloqueio na Rua Poeta Jorge Fernandes.

A STTU terá agentes de mobilidade de plantão para orientar o trânsito e garantir a segurança de motoristas e pedestres.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinado

“QuintAU do Tio Guga”: novo espaço inovador dedicado aos pets será inaugurado nesta segunda-feira (03/11) em Natal

Natal vai ganhar, a partir do dia 3 de novembro, um novo conceito de cuidado e bem-estar animal. Com uma proposta inovadora e acolhedora, o QuintAU do Tio Guga será inaugurado com foco em serviços de hotel, creche e daycare exclusivos para cães, unindo lazer, socialização e desenvolvimento comportamental em um só lugar.

Instalado e pensado para oferecer conforto, segurança e estímulo aos pets, o QuintAU promete ser uma verdadeira segunda casa para os cães da capital potiguar. O espaço está localizado na Avenida Nascimento de Castro, nº 2151, em Lagoa Nova – próximo ao Colégio Porto.

“Queremos que o pet se sinta livre, amado e cuidado, como se estivesse em casa. Nosso time é composto por profissionais especializados em comportamento animal — monitores, veterinários e adestradores — que garantirão atenção individualizada e atividades planejadas para o bem-estar de cada cãozinho”, explica Gustavo Leite, sócio e monitor do QuintAU.

Um espaço completo para o seu pet

Mais do que um local para deixar o cão enquanto o tutor trabalha, o QuintAU oferece um ambiente lúdico, educativo e acolhedor, com atividades que estimulam os sentidos e promovem o equilíbrio emocional.

Serviços oferecidos:

  • Creche/Daycare: segunda a sexta, das 7h30 às 19h; sábado, das 8h às 17h
  • Hotel 24h com atividades e pernoite monitorada
  • Banho e tosa: com produtos profissionais e pacotes mensais
  • Pet shop: com itens selecionados de higiene e bem-estar
  • Táxi dog: transporte seguro e confortável para os pets

Destaques da estrutura:

Playground e áreas de recreação: o QuintAU oferece uma ampla área externa com playground, espaço gramado e jardim com sombra, além de áreas cobertas para os momentos de descanso e convivência. Os cães também contam com uma divertida caixa de areia, ideal para escavações e brincadeiras livres, estimulando o comportamento natural e o gasto de energia de forma saudável.

▪ Área Molhada: pensando no clima quente de Natal, o QuintAU conta com uma piscina rasa. A área é projetada para diversão e estímulo sensorial, garantindo segurança e frescor nos dias mais ensolarados.

▪ Hotel com monitoramento 24h: para quem precisa viajar e deixar o pet em boas mãos, o hotel oferece monitoramento integral e espaços de descanso individuais ou coletivos, de acordo com o perfil de cada cão. Durante o dia, os hóspedes participam das atividades da creche.

▪ Área alimentação: destinada exclusivamente à alimentação dos pets, garantindo tranquilidade, higiene e segurança. Essa separação evita conflitos entre cães e promove uma refeição mais calma e saudável.

▪ Segurança e bem-estar em primeiro lugar: antes de ingressar nas atividades, cada cão passa por uma avaliação comportamental, que permite à equipe entender o perfil do animal e garantir a convivência harmoniosa com os demais. Além disso, o QuintAU exige que todos os pets estejam com vacinas e vermífugos em dia, incluindo proteção contra carrapatos e giárdia — medida essencial para manter o ambiente saudável e seguro.

▪ Mais do que lazer: bem-estar e desenvolvimento. O QuintAU do Tio Guga foi criado para promover experiências positivas, socialização e equilíbrio emocional. Cada dia é planejado com atividades de enriquecimento ambiental, relaxamento e aprendizado, resultando em pets mais felizes, tranquilos e saudáveis — e tutores com mais tranquilidade no dia a dia.

Serviço

Inauguração: 03 de novembro, às 8h
Creche: Segunda a sexta, das 7h30 às 19h | Hotel: funcionamento 24h
Local: Avenida Nascimento de Castro, nº 2151 – Lagoa Nova (próximo ao Colégio Porto)
Contato/Agendamentos: WhatsApp (84) 99439-4004

Instagram: @quintaudotioguga | E-mail: [email protected]

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vem aí um perfume que é mais do que fragrância, é um cheiro no cangote

Se tem uma coisa que o Nordeste entende, é de cheiro bom. E agora, o Brasil inteiro vai sentir o aroma dessa novidade que nasceu do bioma do Sertão. A Sol e Flora chega com uma coleção de perfumes especiais, com a coleção “Aromas do Sertão” um verdadeiro passeio olfativo pelo bioma nordestino. Cactos, Mandacaru, Bromélia, Angico, Agave, Palma e Carnaúba. São sete fragrâncias que misturam os aromas do sertão com um toque leve e refrescante. Os perfumes são unissex, têm alta fixação e foram desenvolvidos para quem gosta de se sentir bem o dia inteiro, em qualquer ocasião. A fórmula hidrata e deixa a pele com um toque macio, para encarar até os dias mais quentes, com leveza e resistência. E ainda é possível misturar as fragrâncias, combinando as notas e criando um aroma individual, num blend ao estilo de cada pesoa.

Com um conceito bem original de “cheiro no cangote”, expressão nordestina que transmite carinho, cuidado e afeto, a Sol e Flora é uma criação autoral da farmacêutica potiguar Mirelle Soares, que uniu ciência e sentimento para desenvolver cada fragrância de forma única e especial. O lançamento será no dia 1º de novembro, numa campanha digital em todo o Brasil, e na primeira loja física da rede, em Natal, no Condomínio Empresarial Miguel Seabra Fagundes, no bairro de Lagoa Nova. Em breve, novos pontos físicos também estarão vendendo o produto. Para acompanhar as novidades, aproveitar as condições especiais de lançamento e garantir o seu perfume, é só seguir @soleflorabr no Instagram.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

87,6% dos moradores de favelas no Rio de Janeiro aprovam megaoperação, diz pesquisa AtlasIntel

Imagem: reprodução

Uma pesquisa da AtlasIntel, divulgada nesta sexta-feira (31), revelou um apoio maciço dos moradores de favelas do Rio de Janeiro à megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, realizada na última terça (28).

De acordo com o levantamento, 87,6% dos moradores dessas comunidades aprovam a operação, enquanto 12,1% desaprovam e 0,3% não souberam ou preferiram não responder.

Entre os que residem no Rio mas não moram em comunidades, o apoio é menor: 55% aprovam, 40,5% desaprovam e 4,5% não opinaram. A diferença evidencia percepções opostas sobre a ação entre moradores de favelas e o restante da população.

Brasil

O levantamento também mostra que o padrão se repete em nível nacional. Em todo o país, 80,9% dos moradores de comunidades disseram apoiar operações do tipo, contra 19,1% que desaprovam. Já entre os brasileiros que não vivem em favelas, a aprovação é de 51,8%, e a desaprovação 45,4%.

Resumo dos números:

  • 87,6% de aprovação nas favelas do Rio

  • 55% de aprovação no restante da cidade

  • 80,9% de aprovação entre moradores de favelas no Brasil

  • 51,8% de aprovação entre quem não vive em comunidades

Os dados mostram um apoio expressivo dentro das favelas, contrastando com uma visão mais dividida fora delas, tanto no Rio quanto no restante do país.

Opinião dos leitores

  1. O cidadão honesto e idôneo aprova, o morador das comunidades, independente do seu poder aquisitivo, aprova… quem não aprova é bandido e defensor de bandido. Simples assim!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SBT vai transmitir a Copa do Mundo FIFA de 2026 com narração de Galvão Bueno

Foto: reprodução

O SBT e a N Sports confirmaram parceria para transmitir a Copa do Mundo da FIFA 2026™, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá. As emissoras exibirão 32 jogos, incluindo todas as partidas da Seleção Brasileira, em um modelo de simulcast, com a mesma equipe na TV aberta e na TV por assinatura.

O narrador Galvão Bueno estará de volta para comandar os jogos do Brasil, marcando sua 14ª Copa consecutiva. Ele comemorou o retorno:

“É uma emoção que se renova a cada Copa. Estar novamente com a Seleção e agora ao lado da N Sports e do SBT é um privilégio e uma responsabilidade imensa.”

O projeto também contará com Tiago Leifert, que dividirá a cobertura do maior evento esportivo do planeta.

Essa será a quinta Copa transmitida pelo SBT — as anteriores foram em 1986, 1990, 1994 e 1998. O retorno acontece 28 anos depois da última exibição.

A presidente do SBT, Daniela Abravanel Beyruti, destacou o simbolismo do momento:

“Ter a Copa no SBT em 2026, narrada por Galvão Bueno e Tiago Leifert, é histórico. Vamos oferecer uma cobertura leve, emocionante e com o DNA da nossa emissora.”

Com informações de SBT

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dívida bruta do Brasil sobe para 78% do PIB e soma R$ 9,7 trilhões

Foto: Freepik

A DBGG (Dívida Bruta do Governo Geral) voltou a crescer e chegou a 78,1% do PIB (tudo o que o país produz em um ano) em setembro, segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (31).

Quando o presidente Lula (PT) assumiu, em janeiro de 2023, essa relação era de 71,7%. Ou seja, a dívida aumentou 6,4 pontos percentuais desde o início do governo.

De acordo com o Banco Central, o aumento recente foi puxado principalmente pelos juros altos da dívida e pela emissão de novos títulos para financiar o governo. Por outro lado, o crescimento do PIB e a valorização do real ajudaram a conter parte desse avanço.

No total, a dívida bruta do governo — que inclui União, INSS, estados e municípios — soma R$ 9,7 trilhões.

O relatório também mostra que o setor público (governo federal, estados, municípios e estatais) teve um déficit de R$ 17,5 bilhões em setembro, ou seja, gastou mais do que arrecadou.

Nos últimos 12 meses, o déficit acumulado chegou a R$ 33,2 bilhões. Considerando os juros da dívida, o rombo total passa de R$ 1 trilhão no período.

Com informações de Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Estados Unidos consideram atacar alvos militares na Venezuela

Caça de guerra AV-8B Harrier II, da Marinha dos Estados Unidos, realiza bombardeios no mar do Caribe durante exercício militar  — Foto: Emily Hazelbaker/Marinha dos Estados Unidos

Os Estados Unidos identificaram alvos dentro da Venezuela que podem ser atacados, incluindo instalações militares que seriam usadas para contrabando de drogas, segundo apuração do WSJ (Wall Street Journal).

O jornal ressalta que Donald Trump ainda não tomou uma “decisão final” sobre realizar ataques na Venezuela. Porém, caso ele decida fazer uma ofensiva aérea, atingir esses alvos enviaria uma “mensagem clara a Nicolás Maduro de que é hora de renunciar”.

Citando fontes não identificadas, o WSJ pontua que possíveis ataques se concentrariam em alvos que representam o que seria a ligação entre os cartéis de drogas e o regime Maduro.

“Os alvos que estão sendo considerados incluem portos e aeroportos controlados pelos militares que supostamente são usados ​​para o tráfico de drogas, incluindo instalações navais e pistas de pouso, de acordo com uma das autoridades”, relata o jornal.

O governo Trump tem aumentado a pressão contra o regime Maduro, tendo, inclusive, autorizado operações da CIA, a agência de inteligência dos EUA, dentro do território venezuelano.

Os Estados Unidos enviaram navios de guerra para o Caribe, no que a Casa Branca insiste ser uma missão para combater cartéis de drogas.

Porém, a Venezuela afirma que os EUA estão buscando uma mudança de regime, alegando que inventaram uma “guerra eterna”.

A chancelaria venezuelana também chegou a denunciar uma “provocação militar” de Trinidad e Tobago em coordenação com a CIA para causar uma guerra no Caribe.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MEGAOPERAÇÃO NO RJ: Dos 99 mortos identificados, 78 tinham ficha por crime grave e 42, mandados de prisão, diz polícia

Foto: Pablo PORCIUNCULA / AFP

Entre os 117 mortos considerados suspeitos pela polícia do Rio na megaoperação de terça-feira nos complexos da Penha e do Alemão, 99 já foram identificados, informou nesta sexta-feira, o secretário de Polícia Civil do Rio, Felipe Curi. Entre eles, há 40 de outros estados. São 13 do Pará, sete do Amazonas, seis da Bahia, quatro de Goiás, quatro do Ceará, três do Espírito Santo, um do Mato Grosso e um da Paraíba. Curi disse ainda que, entre os mortos, 42 tinham mandados de prisão em aberto, e 78 tinham ficha criminal por crimes graves como homicídio, tráfico de drogas, organização criminosa e roubos, entre outros.

— E alguns exemplos muito sensíveis que eu vou trazer para vocês aqui. Do Espírito Santo, Russo, chefe do tráfico em Vitória. Do Amazonas, Chico Rato e Gringo, chefes do tráfico em Manaus. Da Bahia, Mazola, chefe do tráfico de Feira de Santana. De Goiás, Fernando Henrique dos Santos, chefe do tráfico naquele estado — disse Felipe Curi.

Foram 113 presos: 33 de outros estados, 10 adolescentes. Do total, 54 tinham anotações criminais. Todos os presos, segundo o secretário, tiveram prisão preventiva decretada na audiência de custódia. O secretário ressaltou o fato de que quase um terço é de fora do Rio:

— Temos que fazer uma reflexão. Na verdade, é uma constatação do que a Polícia Civil há cinco anos, com o advento das restrições e limitações das operações policiais, implicaria no fortalecimento do crime organizado e no aumento das disputas territoriais, aumentos das barricadas. Além disso, as favelas se tornariam bases operacionais do crime organizado e um local convidativo para que lideranças de outros estados viessem para cá — afirmou o secretário.

Curi destacou que o Complexo do Alemão ampliou sua importância para o Comando Vermelho:

— Os complexos da Penha e do Alemão, até aquela ocupação de 2010, eram o QG (quartel-general) do Comando Vermelho apenas aqui no estado do Rio de Janeiro. Essa constatação de hoje mostra que esses locais passaram a ser o QG do Comando Vermelho em nível nacional. São desses complexos que partem todas as ordens, decisões e diretrizes da facção para todos os outros estados onde o Comando Vermelho tem atuação, praticamente em todos os estados do Brasil.

Curi afirmou ainda que os dois conjuntos de favelas se tornaram bases de treinamento de manuseio de armamento, com papel central na cooptação de criminosos de fora do estado. Segundo o secretário, esses forasteiros são “formados” no Rio e, posteriormente, retornam para seus estados de origem para implementação da cultura do CV nesses locais.

Sobre o perfil de Edgar Alves de Andrade, o Doca, de 55 anos, e o uso de drones, Felipe Curi disse que trata-se da personificação do narcoterrorista:

— É um criminoso que deu a ordem para matar os meninos de Belford roxo por causa de furto de uma gaiola de passarinho, ordenava execução de desafetos e moradores, impõe a lei do silêncio… Temos relatos que moradores não aguentam mais o Doca. O feedback que tivemos dessa operação por parte de moradores da comunidade foi maravilhoso, pediram mais. Prender o Doca é questão de tempo. Por um triz não prendemos o Doca. Mas a hora dele vai chegar.

Quanto ao possível vazamento da operação, Curi voltou a negar:

— É importante desmistificar algumas narrativas. O que houve foi uma movimentação de policiais. Esta movimentação chama atenção dos marginais — disse.

O secretário falou ainda sobre o cenário de guerra encontrado pelos policiais:

— Esse cenário que nós vivenciamos aqui é um cenário de guerra irregular, de guerra assimétrica. Então, eu aproveito o momento aqui, tendo em vista os dados que nós estamos apresentando aqui para todos os senhores, para fazer essa reflexão. E acho que é importante que haja uma mobilização nacional no sentido de combate a essas organizações, que não são mais organizações criminosas, são sim narcoterroristas.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Só falta agora o Presidente mandar deixar os corpos em seus estados em jatos da Força Aérea Brasileira, seguidos de caças militares. Cortejo em caminhão do corpo de bombeiros, quando for sepultar.

  2. Todos vítimas da sociedade, segunda a esquerdalha. Essa esquerdalha que REINALDO AZEVEDO batizou de PETRALHAS e hoje é o maior baba ovo do Lula. Não sabemos se foi “COMPRADO OU AMEAÇADO, o certo é que mudou 100%. Esses “MILIGRES” costumam acontecer no âmbito da esquerda. Até o vice-presidente voltou a cena do crime!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *