Judiciário

Ministro do STF Luis Roberto Barroso determina que PGR verifique conexão entre investigações de Maia e Agripino

O MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), LUIS ROBERTO BARROSO (FOTO: FELLIPE SAMPAIO/SCO/ STF)

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) verifique e se manifeste sobre “a aparente conexão” entre um inquérito contra o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e outra investigação contra o presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN).

Os dois casos apuram suspeitas de que os parlamentares teriam cometido os crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro em troca de favorecimento à empreiteira OAS. O despacho de Barroso, publicado nesta segunda-feira, 3, foi dado no âmbito do inquérito contra Agripino Maia, do qual é relator, e no qual se apura se o senador recebeu propina da OAS em troca de auxílio político à construtora, para facilitar a liberação de recursos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) direcionados à construção da Arena das Dunas, para a Copa do Mundo de 2014.

A empreiteira venceu a licitação da obra na gestão de Rosalba Ciarlini (DEM).Já o inquérito contra Rodrigo Maia, correndo sob sigilo no Supremo, apura se o atual presidente da Câmara atuou em favor dos interesses da empreiteira no Congresso Nacional, em troca de doações para as eleições em 2014. A investigação tem por base mensagens trocadas entre o deputado e o empresário Léo Pinheiro, dono da OAS, sobre uma doação eleitoral em 2014. Como não houve doação oficial registrada, a PGR suspeitou de caixa 2. Os supostos crimes investigados são corrupção passiva qualificada e lavagem de dinheiro.A hipótese da conexão entre os fatos dos dois inquéritos foi apontada pela própria PGR, em uma manifestação na qual pediu a redistribuição do inquérito contra Rodrigo Maia. O relator deste caso é o ministro Edson Fachin.

Em março, o Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, revelou que Fachin encaminhou o pedido da PGR à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. Pelo regimento da Corte, só o presidente pode determinar a redistribuição de um processo – o que ainda não aconteceu neste caso. Se verificada a conexão entre os fatos apurados nos dois inquéritos, é possível os dois fiquem com o ministro Barroso.

Prorrogação

O ministro Barroso também deu mais 60 dias à PGR para a continuidade das investigações contra Agripino Maia. Um dos motivos para a prorrogação é poder concluir a análise de informações bancárias e telefônicas, além de colher depoimentos ainda não realizados.

Em dezembro, Barroso havia determinado a quebra do sigilo bancário do Diretório Nacional do Democratas, no período de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2014, e o afastamento dos sigilos telefônicos de Agripino Maia, bem como do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e de Raimundo Maia, primo do senador, pelo mesmo período.

Quando foram autorizadas as quebras de sigilo, em dezembro, Agripino Maia negou qualquer tipo de influência política a favor da OAS. “Que tipo de influência eu poderia ter para conseguir liberação de recursos do BNDES em pleno governo do PT?”, disse, ressaltando que na época estava ao lado da oposição.

Época Negócios com Estadão

Opinião dos leitores

  1. O andar das investigações aos poucos vai complicando a vida dos parlamentares do RN….Lembrando, ano q vem tem eleições o q se transforma em um problema a mais.Alguns não conseguirão a tão sonhada reeleição para manter o foro privilegiado…

    1. Tudo depende do povo. Espero que o povo, saiba eleger novas caras, para ver se os maus políticos sejam exterminados, pois se depender do STF isso não acontecerá nunca, pois lá os processos dormem em berço esplêndido. E quando falo em colocar caras novas, são novas de verdade e não nenhuma pessoa ligados aos velhos caciques!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes é mencionado em 72,8% das publicações sobre caso Master nas redes durante sessão no STF

Foto: Reprodução/YouTube

Alexandre de Moraes concentrou 72,8% das publicações sobre o caso Master nas redes sociais durante a sessão do STF em 15 de setembro. Do total de menções, 55% tiveram tom crítico, classificado pelo estudo como “exposição adversa”. O levantamento foi realizado pelo DSC LAB, laboratório de dados, comunicação e comportamento digital da Descomplica, com base em conteúdos do Instagram e Facebook.

Ao todo, Moraes foi citado em 12.952 publicações relacionadas aos 13 eixos do caso, volume 529% maior que o registrado em 8 de setembro. Parte dos questionamentos envolveu suspeitas relacionadas a contratos de prestação de serviços do escritório de advocacia de sua mulher, Viviane Barci de Moraes.

André Mendonça apareceu em 7.652 publicações, equivalentes a 43% das menções do dia, sendo que 19,9% continham críticas diretas ao ministro.

A discussão sobre a relatoria, o sigilo e o trâmite conduzido por Mendonça foi o tema de maior alcance, presente em 8.112 posts, ou 45,6% do universo analisado. Mensagens e minutas relacionadas a Moraes somaram 6.291 publicações, 35,3% do total, enquanto pedidos de investigação, afastamento ou impeachment chegaram a 710 posts, 4,0%. Já o debate sobre a entrega de dados telefônicos e o acesso por gabinetes somou 399 publicações, 2,2%.

No mesmo dia, Lula registrou 692 menções nas duas plataformas da Meta, enquanto Flávio Bolsonaro teve 407. No acumulado de 15 dias, Flávio somou 14.811 citações, contra 13.002 de Lula. Na medição de reputação negativa do estudo, em escala de 0 a 100, Flávio marcou 80,8 e Lula, 68,7.

O levantamento analisou 153.485 publicações entre 31 de agosto e 16 de setembro de 2026, envolvendo 20.090 contas ativas no Instagram e Facebook. Os conteúdos acumularam 274 milhões de interações e 4,74 bilhões de visualizações. Do total, 76.754 publicações foram feitas no Instagram, por 12.409 contas, e 76.731 no Facebook, por 7.681 contas.

Com informações de Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carga de Mounjaro que nunca foi entregue teria sido a motivação para execução de empresário sequestrado em São Gonçalo do Amarante

Foto: Reprodução

A execução do empresário Marcelo Silva de Oliveira, de 29 anos, que havia sido sequestrado quando chegava em casa no dia 29 de agosto em São Gonçalo do Amarante, estaria relacionada a uma carga de tirzepatida, substância que é o princípio ativo comercialmente conhecido como Mounjaro.

Marcelo teria vendido a carga da substância a um grupo de empresários e não teria realizado a entrega nem devolvido o dinheiro pago pela compra. Diante do impasse, os compradores passaram a pressionar o empresário e a fazer ameaças, cobrando uma solução para o problema. As cobranças e ameaças teriam se intensificado e motivado os crimes praticados contra Marcelo.

Este grupo teria instalado um rastreador no veículo de Marcelo como parte do plano de sequestro e execução. O corpo dele foi encontrado em 1º de setembro, enterrado em uma cova de cerca de quatro metros de profundidade em uma granja de Macaíba.

Entre as quatro pessoas presas em operações realizadas nos dias 15 e 17 de setembro, estaria um ex-candidato a vereador, suspeito de participar diretamente na execução de Marcelo. O outro homem, preso em Fortaleza(CE), teria participado do crime viabilizando a logística.

Dois dos investigados que foram presos no dia 15, já haviam deixado o Rio Grande do Norte e pretendiam sair do Brasil com destino ao Paraguai, de acordo com a Polícia Civil. Eles foram interceptados no Paraná com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar do Paraná (PMPR).

LEIA TAMBÉM: Polícia prende suspeitos de participação no sequestro e morte de empresário em São Gonçalo do Amarante

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CÁLCULO POLÍTICO: Flávio é orientado a não questionar reajuste do Bolsa Família no TSE

Foto: Beto Barata/PL Nacional

O senador Rogério Marinho (PL-RN), principal coordenador da campanha de Flávio Bolsonaro (PL), vai orientar o candidato à Presidência da República a não recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o reajuste do Bolsa Família anunciado por Lula (PT) a apenas 17 dias do primeiro turno.

De acordo com Marinho, existe o temor de que uma ação seja interpretada pelos eleitores como uma tentativa de Flávio de impedir o aumento do benefício. “Se ele me ouvir, não vamos entrar na Justiça”, afirmou o senador.

Apesar da cautela, o coordenador classificou o reajuste como sinal de “puro desespero” de Lula diante do avanço de Flávio nas pesquisas. “Ele já deu subsídio para óleo diesel, o Durigan está falando em terceiro Desenrola. Agora dizem que vão acabar com bets, já acabaram com a taxa das blusinhas”, disparou.

O governo anunciou aumento de 15% no Bolsa Família. O piso passará de R$ 600 para R$ 691 a partir de outubro. Segundo o ministro Bruno Moretti, o índice corresponde à inflação acumulada desde o início do programa até agosto de 2026.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Indicado pela deputada Isolda Dantas (PT), supervisor do Detran-RN em Mossoró é afastado em operação que apura esquema de corrupção no órgão

oto: Reprodução

O supervisor do Detran-RN em Mossoró, Hans Ronieli Cardoso Ferreira de Willegaignon, foi afastado do cargo nesta quinta-feira (17), durante a segunda fase da Operação Agrado, que investiga um suposto esquema de corrupção e favorecimento ilícito no órgão.

Hans Ronieli possui ligação política com a deputada Isolda Dantas (PT) e teria sido indicado por ela para o cargo, de acordo com informações do Blog Saulo Vale. A nomeação de Hans foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em setembro de 2024.

Além do afastamento de cinco servidores, entre eles Hans Ronieli, a Justiça determinou monitoramento eletrônico de quatro investigados e outras medidas cautelares.

Operação Agrado

A investigação apura suspeitas de corrupção ativa e passiva, inserção de dados falsos, falsidade ideológica e organização criminosa. Entre as suspeitas está a liberação irregular de veículos mediante pagamento de vantagens. Durante a operação realizada nesta quinta-feira (17), celulares, computadores, documentos e outros equipamentos também foram apreendidos para análise.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Quarta pesquisa Perfil/BG aponta crescimento de Zenaide, com empate técnico na liderança e distante do 3º lugar

Senadora obteve maior percentual na série das quatro pesquisas do instituto

A quarta pesquisa consecutiva do Instituto Perfil em parceria com o Blog do BG mostra Zenaide Maia em empate técnico na liderança da disputa pelo Senado no Rio Grande do Norte. Na soma do primeiro e do segundo voto, Zenaide aparece com 13,97%. A diferença em relação ao primeiro colocado, Styvenson Valentim, que tem 16,72%, é de 2,75 pontos percentuais e está dentro da margem de erro de 2,45 pontos para mais e para menos.

O novo levantamento também mostra crescimento de Zenaide ao longo da série do Perfil/BG. Em julho, a senadora tinha 12,06%. Em agosto, passou para 13,44%. Na pesquisa divulgada no início de setembro, registrou 12,81%. Agora, chegou a 13,97% — seu maior percentual nas quatro pesquisas do instituto. No mesmo período, a vantagem sobre o terceiro colocado também aumentou: era de 3,31 pontos em julho e agora chega a 5,06 pontos.

Na nova rodada, Samanda aparece com 8,91%, Rafael Motta com 7,06% e Coronel Hélio com 4,78%. Como duas das três cadeiras do Senado pelo Rio Grande do Norte estarão em disputa em 2026, cada eleitor poderá escolher dois candidatos.

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores em todas as regiões do estado, entre os dias 12 e 15 de setembro, com margem de erro de 2,45 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-02304/2026 e no TRE-RN sob o número RN-08335/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fachin adia julgamento sobre atuação de Mendonça no caso Master; nova data será definida “oportunamente”

Foto: Alejandro Zambrana/STF

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Edson Fachin, adiou o julgamento que analisaria a atuação do ministro André Mendonça nos casos envolvendo o Banco Master e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A análise estava prevista para a próxima quarta-feira (23), ainda não tem nova data e será definida “oportunamente” pelo presidente do STF.

A decisão ocorreu em razão do pedido de vista apresentado pelo ministro Flávio Dino na sessão da última terça-feira (15), que discutia a possível abertura de investigação contra Alexandre de Moraes por causa de mensagens trocadas com Daniel Vorcaro, do Banco Master.

Durante a sessão, o ministro Gilmar Mendes apresentou uma questão de ordem para que os casos envolvendo Moraes e Mendonça fossem analisados conjuntamente, sob o argumento de que fazem parte do mesmo cenário fático.

Fachin afirmou que essas questões precisam ser resolvidas antes da análise do procedimento envolvendo Mendonça, inclusive por haver questionamentos sobre a própria relatoria.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL – APROVAÇÃO DO GOVERNO LULA: 65,19% dos potiguares aprovam e 27,00% desaprovam a gestão do presidente


A pesquisa do Instituto Perfil, em parceria com o Blog do BG, também avaliou a aprovação da administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os eleitores do Rio Grande do Norte.

De acordo com o levantamento, 65,19% dos entrevistados aprovam o governo Lula. Outros 27,00% desaprovam a gestão do petista, enquanto 7,81% não souberam ou não responderam.

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores, em todas as regiões do Rio Grande do Norte, entre os dias 12 e 15 de setembro de 2026, com margem de erro de 2,45 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado sob os números TSE BR-02304/2026 e TRE-RN RN-08335/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL – APROVAÇÃO DO GOVERNO FÁTIMA: 56,19% dos potiguares desaprovam e 33,81% aprovam a gestão da governadora


O novo levantamento do Instituto Perfil, realizado em parceria com o Blog do BG, também mediu a avaliação da administração da governadora Fátima Bezerra (PT) entre os eleitores potiguares.

De acordo com a pesquisa, 56,19% desaprovam o governo Fátima. Já 33,81% afirmam aprovar a gestão da petista, enquanto 10,00% não souberam ou preferiram não responder.

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores, em todas as regiões do Rio Grande do Norte, entre os dias 12 e 15 de setembro de 2026, com margem de erro de 2,45 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado sob os números TSE BR-02304/2026 e TRE-RN RN-08335/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL – DEPUTADO ESTADUAL: Dr. Gustavo Soares e Cinthia de Allyson dividem a liderança, seguidos de Tomba, Nelter Queiroz e Kleber Rodrigues


No cenário espontâneo para deputado estadual, em que o eleitor pode citar qualquer nome ou expressão, Dr. Gustavo Soares e Cinthia de Allyson aparecem empatados na liderança, segundo levantamento do Instituto Perfil em parceria com o Blog do BG.

Os dois marcam 2,38% cada. Na sequência dos mais citados vêm Tomba (2,31%), Nelter Queiroz (2,19%), Kleber Rodrigues (1,75%), Galeno Torquato (1,69%), Ezequiel Ferreira e Walter Alves, ambos com 1,56%, Cristiane Dantas e Júlio Cesar, empatados com 1,38%, e Ivanilson Oliveira (1,19%).

Indecisos são a maioria: 51,74%, enquanto branco/nulo somam 7,38%.

Veja a lista completa dos nomes citados para deputado estadual:

Dr. Gustavo Soares: 2,38%

Cinthia de Allyson: 2,38%

Tomba: 2,31%

Nelter Queiroz: 2,19%

Kleber Rodrigues: 1,75%

Galeno Torquato: 1,69%

Ezequiel Ferreira: 1,56%

Walter Alves: 1,56%

Cristiane Dantas: 1,38%

Júlio Cesar: 1,38%

Ivanilson Oliveira: 1,19%

Ubaldo Fernandes: 1,13%

Dr. Kerginaldo: 1,13%

Isolda Dantas: 1,06%

Gustavo Carvalho: 1,00%

Eriko Jácome: 1,00%

Bibiano: 0,94%

Luiz Eduardo: 0,88%

Divaneide Basílio: 0,88%

Kaline de Dr. Bernardo: 0,75%

Francisco do PT: 0,75%

Getúlio Rêgo: 0,69%

Coronel Azevedo: 0,69%

Neilton Diógenes: 0,69%

Eudiane Macedo: 0,69%

Camila Araújo: 0,63%

Adjuto Dias: 0,56%

Daniel Valença: 0,50%

Ivan Júnior: 0,44%

Candidato do PT/Lula: 0,44%

Jorge do Rosário: 0,44%

Elvis de Dal: 0,31%

Robson Carvalho: 0,31%

Terezinha Maia: 0,31%

Gabriel Cesar: 0,31%

Taveira Júnior: 0,31%

Bispo Paulo Luiz: 0,31%

Anne Lagartixa: 0,25%

Brisa Bacchi: 0,25%

Holderlin Silva: 0,19%

Léo Souza: 0,19%

Lourenço: 0,19%

Ronny Holanda: 0,13%

Cabo Deyvison: 0,13%

Pedro Lopes: 0,13%

Sargento Manasses: 0,13%

Natália Bonavides: 0,13%

Cleiton da Policlínica: 0,13%

Ana Luisa: 0,13%

Bibi Costa: 0,13%

Ribamar Varela: 0,06%

Ronaldo: 0,06%

Engrácia Alves: 0,06%

Candidato de São Gonçalo: 0,06%

Carlinhos do Gás: 0,06%

Candidato da Direita: 0,06%

Edson Negrão: 0,06%

Davi Fernandes: 0,06%

Milklei: 0,06%

Gilvan Balada: 0,06%

Odon Júnior: 0,06%

Poliana: 0,06%

Derlândio Jackson: 0,06%

Expedito Ferreira: 0,06%

Candidato do Prefeito: 0,06%

Antônio Jácome: 0,06%

Juninho Saia Rodada: 0,06%

Cirleno: 0,06%

Pedro Filho: 0,06%

Marlene Bezerra: 0,06%

Juliana Garcia: 0,06%

Léo Dias: 0,06%

Jônatas Nascimento: 0,06%

Sérgio Leocádio: 0,06%

Benes: 0,06%

Professor Emerson: 0,06%

Renan da Federal: 0,06%

Albert Dickson: 0,06%

Michael Diniz: 0,06%

Paulo Radialista: 0,06%

Ludimilla: 0,06%

Indeciso: 51,74%

Branco/Nulo: 7,38%

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores, em todas as regiões do Rio Grande do Norte, entre os dias 12 e 15 de setembro de 2026, com margem de erro de 2,45 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado sob os números TSE BR-02304/2026 e TRE-RN RN-08335/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL – DEPUTADO FEDERAL: Natália Bonavides é a mais citada, seguida de Robinson Faria, Nina Souza e Benes Leocádio


No cenário espontâneo para deputado federal, em que o eleitor pode citar qualquer nome ou expressão, Natália Bonavides aparece na liderança, segundo levantamento do Instituto Perfil em parceria com o Blog do BG.

Natália Bonavides lidera com 3,94%. Na sequência dos mais citados vêm Robinson Faria (3,38%), Nina Souza (3,13%), Benes Leocádio (2,69%), Sargento Gonçalves (2,50%), Dr. Bernardo (2,38%), Thabatta Pimenta (2,31%), João Maia (1,88%), Cabo Deyvison (1,75%), General Girão (1,56%), Mineiro (1,50%) e Carla Dickson (1,44%).

Os indecisos são a maioria: 57,86%. Já branco/nulo representam 7,75%.

Veja todos os nomes citados para deputado federal:

Natália Bonavides: 3,94%

Robinson Faria: 3,38%

Nina Souza: 3,13%

Benes Leocádio: 2,69%

Sargento Gonçalves: 2,50%

Dr. Bernardo: 2,38%

Thabatta Pimenta: 2,31%

João Maia: 1,88%

Cabo Deyvison: 1,75%

General Girão: 1,56%

Mineiro: 1,50%

Carla Dickson: 1,44%

Juninho Saia Rodada: 1,19%

Odon Júnior: 1,00%

Pedro Filho: 0,69%

Coronel Brilhante: 0,38%

Candidato do PT/Lula: 0,31%

Faustino: 0,25%

Marleide Cunha: 0,25%

Professor Edivaldo Júnior: 0,19%

Brisa Bacchi: 0,19%

Gabi Targino: 0,13%

Patrícia Ferreira: 0,13%

John Kenneth: 0,13%

Raposinha: 0,13%

Wender Andrade: 0,06%

Xexéu de Natal: 0,06%

Candidato da Direita: 0,06%

Felipe Maia: 0,06%

Leila Maia: 0,06%

Lilian Cynthia: 0,06%

Palhaço Fuxiquinho: 0,06%

Zenaide: 0,06%

Ricardo Motta: 0,06%

Candidato do Prefeito: 0,06%

Gustavo Carvalho: 0,06%

Dani Ribeiro: 0,06%

Fábio Dantas: 0,06%

Adriana de João Alberto: 0,06%

Eriko Jácome: 0,06%

Walter Alves: 0,06%

Indeciso: 57,86%

Branco/Nulo: 7,75%

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores, em todas as regiões do Rio Grande do Norte, entre os dias 12 e 15 de setembro de 2026, com margem de erro de 2,45 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado sob os números TSE BR-02304/2026 e TRE-RN RN-08335/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *