Televisão

Morre a atriz e cantora Bibi Ferreira, aos 96 anos

Bibi Ferreira morreu em sua casa no bairro do Flamengo, na Zona Sul do Rio. Foto: Márcio Alves/Márcio Alves

A atriz, cantora, compositora e diretora Bibi Ferreira morreu nesta quarta-feira, aos 96 anos, do coração. A notícia foi confirmada pela filha da cantora, Tina Ferreira.

Bibi Ferrera era filha do ator e empresário teatral Procópio Ferreira com a bailarina argentina Abgail Izquierdo.

Bibi Ferreira nasceu num tempo em que ser ator não era status social aceitável nem sequer profissão regulamentada. Mas por ser filha de quem foi — da bailarina espanhola Aída Izquierdo e do ator Procópio Ferreira, um dos responsáveis pela profissionalização do ofício no país —, Bibi viveu e contribuiu para a passagem do então sub-ofício a uma profissão capaz de transformar artistas em semideuses da cena, em divindades vivas. E Bibi se tornou uma delas; ou melhor: a maior delas. Atuou com firmeza até os seus 96 anos, como um mito vivo, em atividade, e com plena consciência do que fez e do que ainda gostaria de ter feito:

— Eu tenho consciência de tudo o que eu fiz, tudo — disse em entrevista ao GLOBO, em janeiro de 2018. — Embora tenha começado profissionalmente com meu pai, entre 18 e 19 anos, lembro de dançar no Municipal do Rio, com 6 anos, de fazer o filme “Cidade mulher” (de Humberto Mauro) quando tinha 13, de ser ensaiada pelo Noel Rosa… Então são quase 90 anos no palco. E continuo fazendo.

E quando lhe perguntavam sobre aposentadoria, Bibi respondia:

— Eu me aposentar? Olha bem! Não penso nisso por três razões: estou muito bem, ia ficar tudo muito triste, e preciso trabalhar — disse ao completar 90 anos.

Apelidada de Bibi, Abigail Izquierdo Ferreira teria nascido em 1º de junho de 1922, no Rio, porém duas datas aparecem como referência de seu nascimento: seu pai falava em 4 de junho, e na certidão de nascimento consta 10 de junho. A atriz, por também não saber a data ao certo, passou a comemorar seu aniversário a cada dia 1º.

Seus pais, tios e avós viveram profundamente ligados ao circo e ao teatro. E foi no picadeiro familiar dos Irmãos Queirolo que Bibi surgiu pela primeira vez em cena, aos 24 dias, nos braços da madrinha, a atriz Abigail Maia, substituindo uma boneca de pano que havia sido perdida e que era utilizada numa cena da peça “Manhãs de sol”, de Oduvaldo Vianna, pai do também dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho. Depois, aos 3, Bibi passou a animar os entreatos das peças da Companhia Velasco, que sua mãe integrava depois de se separar de Procópio. Após uma infância marcada por estudos de ópera, piano e violino, tendo participado do Corpo de Baile do Municipal dos 7 aos 14 anos, Bibi faz sua estreia profissional junto ao pai, em 1941, quando, aos 18 anos, atuou em “La Locandiera”, de Carlo Goldoni.

Sempre precoce, no ano seguinte montou a sua própria companhia, que absorveu grandes nomes do teatro, como as atrizes Cacilda Becker e Maria Della Costa, além da diretora francesa Henriette Morineau, influência que levou Bibi a se tornar uma das primeiras mulheres a dirigir teatro no país — em sua estreia na função, ela guiou o próprio pai em cena, na peça “Fizemos divórcio” (1947), um sucesso estrondoso.

Extra – O Globo

 

Opinião dos leitores

  1. Orgulho de ter assistido a muitos shows dessa artista que tão bem representou o nosso país em palcos do mundo inteiro.
    Bibi veio a Natal inúmeras vezes e em muitas de suas apresentações gratuitas ao público, um presente para nossos olhos e ouvidos, sempre shows com um repertório e arranjos musicais espetaculares.
    Viveu para representar e cantar, grande mulher.
    O Brasil se orgulha dessa artista que ficará na memória de todas as gerações que apreciam a boa música.
    Que o plano espiritual a receba com muita luz e que a sua voz agora ecoe nos céus nas nuvens, no infinito…..
    Siga em paz Bibi. Aplausos.

  2. O Brasil perde uma de suas maiores artistas. Bibi era um fenômeno como cantora, atriz.. tudo que fazia era de excelente qualidade.
    Orgulho dessa brasileira que cantou e encantou até calar-se pela passagem para o plano espiritual – o céu recebe mais uma estrela.

    1. Almir Dionísio, sem mais nada a crescentar ao comentário… Show!??????

    2. Almir Dionísio, sem mais nada a crescentar ao seu comentário… Show!??????

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Neymar ‘faz o 22’ em gravação com Nikolas Ferreira e reforça apoio a Flávio Bolsonaro

O jogador Neymar Jr. apareceu em um vídeo com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), publicado nesta sexta-feira (23) em apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência.

Na gravação, Nikolas pergunta qual número Neymar usava no Barcelona. Após responderem que era o número 11, o deputado pergunta quanto é 11 mais 11, e o jogador responde: “22”, fazendo o gesto com as mãos e sorrindo. Ao final, Nikolas afirma ironicamente que o vídeo “não é só política, é só futebol aqui”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA VERITÁ: 51,1% dos eleitores acreditam na vitória de Flávio Bolsonaro; 44% acham que Lula vence

Foto: Ricardo Stuckert/PT e Vittor Sales/PL

O Instituto Veritá perguntou aos eleitores sobre quem eles acham que vai vencer as eleições para presidente da República, independente da escolha do voto.

51,1% dos eleitores responderam que acreditam na vitória de Flávio Bolsonaro, enquanto 44% acham que Lula será o vencedor.

A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 22 de outubro, com as entrevistas de 15.554 eleitores. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-06070/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA VERITÁ: Flávio Bolsonaro tem 51,3% dos votos válidos contra 48,7% de Lula no 2º turno

Fotos: Vittor Sales/Campanha Flávio | Ricardo Stuckert

Pesquisa eleitoral divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Veritá realizada com mais de 15 mil eleitores sobre as intenções de voto para a Presidência da República mostra que Flávio Bolsonaro (PL) tem 51,3% no 2º turno, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 48,7%. Os números são referentes ao cenário estimulado, quando uma lista de candidatos é apresentada aos entrevistados.

A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 22 de outubro, com as entrevistas de 15.554 eleitores. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-06070/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministro do TSE atende pedido da campanha de Lula e impede Nunes Marques de suspender ‘Exército do Lula’ sem discussão no plenário

Foto: Luiz Roberto/TSE

O ministro Floriano de Azevedo Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), impediu o presidente da Corte, Kássio Nunes Marques, de suspender ou restringir o canal “Exército do Lula” no WhatsApp sem antes submeter o caso ao plenário.

A decisão atende a um pedido preventivo da campanha de Lula (PT). Administrado pelo deputado federal André Janones (Rede-MG), o canal chegou a quase 9,6 milhões de seguidores.

Floriano argumentou que a Presidência do TSE não pode impor, por decisão individual e via administrativa, sanções que afetem canais de comunicação de terceiros. Segundo ele, medidas dessa gravidade devem ser analisadas pelo colegiado, e eventuais abusos precisam ser apurados pela via judicial adequada.

O ministro afirmou ainda que a decisão não representa censura à atuação de Nunes Marques e destacou que uma eventual suspensão às vésperas do segundo turno poderia gerar instabilidade no processo eleitoral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA DATATRENDS: Flávio Bolsonaro tem 51,9% dos votos válidos; Lula tem 48,1%

Pesquisa DataTrends divulgada nesta sexta-feira (23) mostra Flávio Bolsonaro (PL) com 51,9% dos votos válidos na disputa presidencial, contra 48,1% do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Considerando os votos totais, Flávio lidera com 50%, contra 46% de Lula. Brancos e nulos somam 3% e não sabem ou não responderam são 1%.

O levantamento ouviu 2.000 pessoas entre os dias 19 e 21 de outubro. A margem de erro máxima é de 2,19 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03365/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Faltando 3 dias para eleição, prefeito do União Brasil que apoiava Allyson Bezerra pula para barco de Cadu de Lula

Restando apenas três dias para a eleição que definirá o futuro governador do Rio Grande do Norte, o prefeito de Areia Branca, Souza Neto (União Brasil), anunciou apoio a Cadu de Lula (PT), adversário de Allyson Bezerra (União Brasil) no segundo turno. O detalhe que chama a atenção é que o gestor pertence ao mesmo partido de Allyson, mas decidiu mudar de lado na reta final da disputa.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Souza afirmou que, no primeiro turno, apoiou outro candidato, mas decidiu caminhar com Cadu após a oposição de Areia Branca também se aproximar do grupo adversário. Ele acusou os opositores de agir por “oportunismo” e “desespero pelo poder”.

O prefeito justificou a mudança citando parcerias entre o Governo do Estado e o município, como o IERN e o Polo Gás Sal. Cadu agradeceu o apoio e prometeu ampliar as ações em benefício da população.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Experiência e nova geração: o time que faz da Ratts Ratis uma agência completa

Agências que só têm profissionais experientes correm o risco de repetir fórmulas que funcionaram no passado, mas que já não dialogam com o comportamento atual do consumidor. Agências que só têm profissionais recém-chegados ao mercado correm o risco oposto: dominam a linguagem do momento, mas não têm repertório para sustentar uma estratégia de marca no longo prazo.

O ponto de equilíbrio entre esses dois extremos é raro, e é exatamente o que diferencia uma agência que entrega tendência passageira de uma agência que constrói posicionamento duradouro. Um time que combina as duas gerações consegue, ao mesmo tempo, respeitar os fundamentos que sustentam marcas fortes e traduzir esses fundamentos para os formatos e canais que o público consome hoje.

É esse equilíbrio que a Ratts Ratis estruturou internamente. Profissionais experientes conduzem o raciocínio estratégico e garantem consistência de posicionamento; a nova geração traz agilidade, domínio de linguagem digital e sensibilidade para o que engaja um público cada vez mais exigente. O resultado é um trabalho que não escolhe entre solidez e atualidade: entrega as duas coisas ao mesmo tempo.

Marca forte exige estratégia madura e execução atualizada, na mesma equipe. Conheça pelo Instagram @rattscom ou pelo WhatsApp (84) 99215-9781 como a Ratts Ratis une essas duas frentes no trabalho da sua marca.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Campanha de Lula não entregou ao TSE sigilos pessoais da lobista Roberta Luchsinger

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A campanha de Lula (PT) não apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dados bancários e fiscais pessoais da lobista Roberta Luchsinger. Ela questionou nas redes sociais como informações sobre seus sigilos teriam sido obtidas e afirmou que seus dados estão sob segredo de Justiça. Segundo ela, ninguém pediu autorização para acessar os documentos. A empresária prometeu tomar “todas as medidas cabíveis”.

Publicação da empresária.

Estas informações às quais Roberta se refere não foram solicitadas pela equipe de Flávio Bolsonaro (PL). O pedido se restringe a registros de visitas dela a prédios públicos, voos em aeronaves da FAB e reuniões em órgãos federais.

Lula e Flávio travam um embate sobre a divulgação de informações financeiras na reta final do segundo turno. As campanhas formalizaram um acordo para autorizar a abertura de sigilos, mas ainda divergem sobre a forma de divulgação dos dados.

Na quinta-feira (22), o ministro André Mendonça, do TSE, afirmou que os candidatos podem divulgar voluntariamente as informações, sem necessidade de autorização judicial. Ele ressaltou, porém, que a divulgação não substitui eventuais investigações sobre irregularidades.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fundador do PT diz que termo ‘Exército de Lula’ é patético e fere a memória de vítimas da ditadura

Foto: Reprodução/ Fecomércio

Um dos fundadores do PT, o cientista político Paulo Delgado (MG), criticou o nome “Exército de Lula”, usado no grupo de WhatsApp criado para mobilizar apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Idealizado pelo deputado André Janones (Rede-MG), o grupo já reúne mais de 8 milhões de usuários. Janones é chamado de “general” e distribui “missões” aos participantes.

Delgado, que é ex-deputado federal, e está fastado do PT, afirmou que a nomenclatura desrespeita a memória das vítimas da ditadura militar.

“Chamar de Exército de Lula é patético. Fere a memória de quem pediu reparação pelos crimes do regime militar. O PT nasceu para enfrentar os abusos do autoritarismo, não deveria adotar essa nomenclatura”, disse à coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Jovens são flagrados depredando parquinho infantil no conjunto Pirangi, na Zona Sul de Natal, e levam bronca: ‘Ei, boy! Assim não!”

Um grupo de adolescentes foi filmado depredando um parquinho infantil, no conjunto Pirangi, nesta sexta-feira (23). O espaço fica ao lado de uma quadra de esportes que está sendo reformada pela Prefeitura de Natal. Um homem que registrou a cena chamou a atenção dos jovens em razão do ato que estavam praticando. De acordo com o homem que registrou as cenas, eles seriam estudantes de uma escola privada que fica a poucos metros do local.

“Ei, boy. Assim não, né! Eu vou conversar com a diretora do Colégio Ação. Vou mandar pra ela. Vou mandar pra todo o bairro. Assim não, né! O lazer é para todos, mas destruir as coisas alheias não dá, não”, disse enquanto filmava o grupo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *