Judiciário

MPF obtém condenação de assassino de motorista da UFRN em crime na Zona Sul de Natal

Berg do Japão foi sentenciado a mais de 24 anos de prisão, por latrocínio. Crime ocorreu em 2017 na zona sul de Natal

O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação de José Lindemberg Dantas do Nascimento, conhecido como “Berg do Japão” ou “Umbigão”, que roubou e assassinou o motorista da UFRN José Wilson de Souza, na madrugada do dia 9 de setembro de 2017, em Ponta Negra. A vítima se encontrava a serviço da universidade e aguardava a reitora Ângela Paiva para levá-la ao aeroporto.

O assassino, de 32 anos de idade, foi condenado à pena de 24 anos, 9 meses e 15 dias de reclusão por latrocínio (roubo seguido de morte; art. 157, § 3º, segunda parte, do Código Penal); ao pagamento de multa; e não poderá apelar em liberdade.

Ele já se encontra custodiado na Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, é apontado como líder de uma facção criminosa e responde por outros delitos, inclusive homicídio. Além de roubar e assassinar o motorista, que teria sido confundido com um policial, José Lindemberg participou de outros dois assaltos momentos antes.

Crimes – Entre 4h e 5h da madrugada do dia do crime – no conjunto Ponta Negra – Berg e outros três comparsas, até então não identificados, saíram de um veículo e abordaram a vítima, que aguardava a reitora dentro do carro com o motor já ligado. Eles roubaram o celular do servidor público e o assassinaram com três tiros.

José Wilson se encontrava com uma camisa preta com o emblema semelhante ao da Polícia Federal. Durante as investigações, depoimentos atestaram que Berg tinha sido visto, após o crime, comemorando por ter matado “um policial”. Momentos antes do assassinato, o mesmo grupo (no mesmo veículo) havia roubado celular, dinheiro e pertences de um vigilante de outra rua do conjunto Ponta Negra.

Logo depois assaltaram um motorista e o passageiro de um aplicativo de viagens, esses dois últimos em Capim Macio. Como o passageiro conseguiu esconder o celular, foi possível visualizar a rota percorrida pelos assaltantes e, quando o motorista a seguiu, chegou até o local da morte de José Wilson. O processo tramita na Justiça Federal, na 2ª Vara Federal, sob o número 0805801-09.2017.4.05.8400.

http://www.mpf.mp.br/rn/sala-de-imprensa/noticias-rn/mpf-obtem-condenacao-de-assassino-de-motorista-da-ufrn

Opinião dos leitores

  1. Esse crime poderia ter sido evitado se a reitora da UFRN não tivesse abusado das mordomias. Um Uber ou um Táxi teria evitado a morte desse pai de família, já que ela fez o motorista da UFRN sair de madrugada no carro oficial para deixá-la no aeroporto. Lamentável!!

    1. Minha cara Luciana,
      Raciocínio um tanto quanto infeliz o seu! Então a culpa é da reitora? E não dos bandidos e da falta de policia para garantir a segurança da população? E os motoristas de aplicativos e táxis também não são cidadãos ou pais de família?

    2. Concordo inteiramente com a Luciana, mas esse pessoal não quer de jeito nenhum abrir mão das regalias, por mais imorais que sejam.

    3. Marcos, um táxi ou um uber para o aeroporto custa $ 70,00 a 80,00 reais, um carro oficial quanto custa?? Ora, o motorista deve que pernoitar com o carro em casa, além de receber adicional noturno e no dia seguinte não trabalhar pq trabalhou de madrugada. Por alto isso deve custar aos cofres da união em torno de $ 600,00 reais, sem contar que ela pode ter o valor do táxi/uber reembolsado.

    4. Não peça a um esquerdista pra não usar as regalias do cargo e as mordomias do capitalismo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Justiça intervém pela 3ª vez em 24h e impede Câmara de votar processo de cassação de Brisa

Foto: Reprodução

A Justiça do RN precisou intervir pela terceira vez em apenas 24 horas para impedir o avanço do processo de cassação da vereadora Brisa Bracchi na Câmara Municipal de Natal. O Tribunal de Justiça (TJRN) considerou que ainda não estavam garantidas as condições necessárias para a realização do julgamento e determinou nova suspensão.

Mais cedo, o juiz Artur Cortez Bonifácio já havia derrubado a sessão marcada para esta quarta-feira (19), classificando a nova convocação como “claro descumprimento” da ordem anterior do próprio TJ. Segundo ele, a notificação entregue às 9h23 para um julgamento no dia seguinte, às 11h, não atendia ao que foi determinado: o respeito integral ao prazo mínimo de convocação previsto no regimento.

O magistrado determinou também que a presidência da Casa fosse intimada com urgência, alertando sobre a possibilidade de sanções caso houvesse nova desobediência.

Horas depois, o desembargador Dilermando Mota reforçou a posição do TJRN ao suspender novamente a sessão, destacando que o Judiciário não poderia permitir que o processo avançasse sem o cumprimento dos requisitos formais.

Para o desembargador, as sucessivas convocações aceleradas geram “risco de prejuízo irreversível” à regularidade do procedimento, motivo pelo qual o tribunal decidiu “congelar qualquer nova votação até a observância integral do rito legal”.

Com as três decisões emitidas em 24 horas, o processo de cassação da petista volta a ficar parado até que o TJRN considere atendidas todas as condições previstas no regimento e na legislação aplicável.

A Câmara aguarda agora os desdobramentos judiciais para definir quando o julgamento poderá ser retomado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Eliabe revela trapalhada de Brisa: ‘Enganou Prefeitura e quebrou regras da Câmara’

Imagens: Reprodução/98 FM Natal

O vereador Subtenente Eliabe detonou Brisa Bracchi nesta terça-feira (18), acusando-a de enganar a Prefeitura de Natal e descumprir regras da Câmara Municipal. Segundo ele, a vereadora transformou um evento cultural em ato político, o “Rolê Vermelho – Bolsonaro na cadeia”, sem avisar a Funcarte.

Em entrevista à 98 FM, Eliabe explicou que Brisa havia solicitado estrutura para um evento cultural, mas mudou o conteúdo após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, sem formalizar a alteração junto à Prefeitura. “O que a vereadora Brisa deveria ter feito era comunicar à Funcarte que havia mudado o evento. Não seria mais cultural, mas político, partidário, ideológico. Ela infelizmente não fez”.

Segundo ele, todas as provas usadas no processo de cassação vieram das próprias redes sociais de Brisa, incluindo postagens que convocavam o público e detalhavam a dinâmica do ato. Eliabe ressaltou que, embora o pedido inicial de cassação tenha sido feito pelo vereador Matheus Faustino, ele próprio preparou uma representação robusta, com mais de 70 laudas e provas certificadas por empresa idônea.

Para o parlamentar, a conduta da vereadora é inédita na história da Câmara de Natal e justifica a abertura do processo de cassação. “A vereadora cometeu esse erro, infelizmente. E é importante dizer: isso é inédito na história da Câmara Municipal de Natal”, concluiu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Janja pede mulher no STF, mas lembra: decisão é de Lula e não de cotas

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Janja Lula da Silva entrou na conversa sobre o STF e jogou na mesa: quer que a vaga de Luís Roberto Barroso seja ocupada por uma mulher. Mas já avisou: a decisão não é dela, nem do país — é só do presidente. Declaração dada nesta terça-feira (18), em Belém, durante a COP30.

“Sempre quero mais mulheres, mas a escolha final é dele. Tem que entender o momento político e o futuro do país”, disse a primeira-dama, à CNN. Hoje, só uma mulher ocupa o STF: Cármen Lúcia, indicada pelo próprio Lula em 2006. Ou seja, diversidade ainda é conversa, não realidade.

Janja tentou suavizar: “Não é fácil, temos mulheres chegando, saindo das faculdades, cotas ajudaram, mulheres negras chegando… é uma caminhada”. Traduzindo: o governo promete mudança, mas o ritmo é devagar, e decisão de fato é do chefão lá do Planalto.

A primeira-dama ainda falou da reeleição do marido em 2026: “A decisão que ele tomar, eu vou acompanhá-lo. Ele está forte, gente”. Lula volta a Belém nesta quarta (19) para a COP30, enquanto protestos de indígenas pressionam por demarcação de terras e barram projetos como a Ferrogrão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: FAB testa míssil Meteor no RN e confirma operação com Gripen — mas detalhes seguem no sigilo

Imagens: Divulgação/FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou oficialmente que realizou, no RN, um exercício técnico com os novos caças F-39 Gripen, usando armamento real — incluindo o poderoso míssil MBDA Meteor, um dos mais avançados do mundo. A confirmação foi feita em uma postagem no Instagram da própria FAB, na noite desta terça-feira (18).

Segundo a Aeronáutica, a operação integra o EXTEC BVR-X, a primeira campanha dedicada ao uso do míssil BVR Meteor no Brasil. Esse tipo de armamento é capaz de atingir alvos a longas distâncias, antes mesmo de serem identificados visualmente, colocando o país em outro nível de capacidade defensiva.

Apesar do anúncio, a FAB não detalhou quando, onde exatamente e em que condições os testes foram realizados no RN. O silêncio sobre pontos-chave da operação reforça o clima de sigilo e mostra que a atividade teve caráter estratégico.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Brisa comemora nova suspensão e turbina narrativa de “perseguição”

Foto: Sarah Carvalho/CMNAT

A vereadora Brisa Bracchi (PT) celebrou mais uma suspensão da Justiça do RN sobre a sessão que votaria sua cassação e declarou: “A decisão comprova que a justiça está sendo feita.” Segundo ela, a Câmara teria descumprido novamente os prazos mínimos exigidos em lei para remarcar a votação: “Isso é uma violação grave da determinação judicial anterior, algo que não podemos e não iremos aceitar”.

A petista reforçou seu discurso de defesa, afirmando que “os prazos precisam ser respeitados” e que o respeito ao rito não é um favor, mas um princípio obrigatório: “A legalidade do processo e o devido direito de defesa não são concessões; são princípios fundamentais que qualquer instituição pública deve seguir”.

Em tom de mobilização, Brisa afirmou que seguirá resistindo: “Não vamos abaixar a cabeça. Continuaremos firmes diante de qualquer tentativa de atropelar os ritos legais ou fragilizar o mandato legitimamente concedido pelo povo de Natal”.

A vereadora ainda convocou sua militância para manter pressão e presença constante: “É essencial mantermos mobilização máxima para garantir que as decisões judiciais sejam cumpridas integralmente e que nenhuma manobra irregular avance. Seguimos em vigília, atentos e mobilizados, em defesa da democracia, da legalidade e do respeito ao nosso mandato popular”.

Opinião dos leitores

  1. Sinceramente eu posso estar errado, mas eu acho que essas notificações fora do prazo tudo isso muito estranho fica parecendo que é tudo combinado entre a presidência da Câmara e a vereadora Brisa, é como diz o ditado popular “em política só não se ver boi 🐂 voar”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Influencers ostentação têm R$ 700 mil bloqueados em ação contra rifas ilegais no RN

Imagens: Divulgação/PCRN

A Polícia Civil desmontou um esquema milionário de rifas ilegais promovidas por influenciadores digitais de São Miguel, nesta terça-feira (18). A “Operação Mala Fortuna” já bloqueou R$ 700 mil dos investigados e apreendeu celulares, notebooks e equipamentos usados no negócio suspeito.

Segundo a investigação, os “digitais” movimentaram valores milionários em poucos meses — não apenas em contas próprias, mas também de parentes. O detalhe que chamou atenção dos policiais foi o padrão de vida exibido nas redes sociais: carros caros, viagens, ostentação… tudo incompatível com a renda declarada.

Além das rifas ilegais, a polícia apura suspeita de estelionato, já que há indícios de que parte dos prêmios nunca chegava aos ganhadores, e também lavagem de dinheiro, prática comum quando há circulação de grandes quantias sem origem comprovada.

A operação foi executada pela 55ª DP de São Miguel, com apoio das delegacias de Portalegre, Pau dos Ferros e da DEAM. A Polícia Civil pede que novas informações sejam enviadas anonimamente pelo Disque Denúncia 181, reforçando o combate a esse tipo de golpe que se espalhou pelo Brasil nos últimos anos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

DE NOVO! Justiça barra cassação de Brisa e derruba sessão marcada para quarta (19)

Foto: Reprodução

A Justiça do RN voltou a suspender, pela segunda vez, o julgamento que poderia cassar a vereadora Brisa Bracchi (PT) na Câmara Municipal de Natal. A sessão estava marcada para esta quarta-feira (19), mas caiu após o TJ apontar que a Casa Legislativa repetiu o mesmo erro da primeira convocação: descumprir os prazos legais e atropelar o procedimento.

A decisão, assinada na tarde desta terça-feira (18) pelo juiz Artur Cortez Bonifácio, destacou que a nova convocação — feita às 9h23 para um julgamento no dia seguinte, às 11h — ignorou o prazo mínimo de 72 horas exigido por lei e pelo Regimento Interno. Foi o mesmo problema que derrubou a sessão anterior, marcada para o dia 18, quando a vereadora recebeu notificação com menos de 24 horas de antecedência.

Para o magistrado, trata-se de “claro descumprimento” da ordem do próprio TJ, que já havia anulado a primeira tentativa de votação. Mesmo assim, a Presidência da Câmara editou o Ato nº 30/2025 insistindo no formato atropelado, o que provocou nova intervenção judicial.

A decisão judicial determina que a presidência da Câmara seja intimada com urgência por oficial de justiça. Caso insista em marcar nova sessão sem observar os prazos legais, a Casa poderá ser novamente alvo de sanções judiciais.

Opinião dos leitores

  1. Isso é o PT ganhando prazo para comprar votos dos vereadores. Mas os eleitores vão ver o nome dos vereadores vendidos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Dupla tenta fugir de operação policial, mas acaba presa com drogas e arma dentro de casa em Caraúbas

Imagens: Divulgação/PCRN

Dois homens foram presos com drogas, arma e celulares após uma tentativa frustrada de fuga, no município de Caraúbas. A ação aconteceu durante buscas por um foragido da Justiça, ligado ao tráfico de drogas.

Quando as equipes chegaram ao endereço indicado, encontraram a dupla na porta da casa. Ao verem a viatura, eles correram para dentro do imóvel, deixando tudo escancarado. Dentro da sala, os policiais já toparam com um pote transparente cheio de crack. A dupla tentou escapar pelos fundos, mas foi alcançada e precisou ser contida após resistir à abordagem, segundo a polícia.

Os agentes apreenderam um revólver calibre .38, mais porções de entorpecentes e vários celulares — material típico de quem vive do crime, segundo a investigação. Os dois receberam voz de prisão em flagrante e foram levados primeiro à Delegacia e depois ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.

A operação foi conduzida pela 75ª Delegacia de Caraúbas, pela 7ª Delegacia Regional de Patu e pela Polícia Militar do RN. A Polícia Civil reforçou que denúncias anônimas podem ser feitas pelo 181.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Troféu Cultura 2025 é lançado hoje em Natal — e promete sacudir a cena potiguar

Foto: Divulgação

A cultura potiguar tem holofote garantido nesta terça-feira (18) com o lançamento oficial da XXII edição do Troféu Cultura 2025, no Solar Bela Vista, às 17h30. O evento, comandado pelo produtor cultural Toinho Silveira, abre a temporada da maior premiação artística do RN e apresenta novos projetos de incentivo.

Além da tradicional premiação que reconhece talentos de música, teatro, dança, literatura, audiovisual e artes visuais, Toinho apresenta duas apostas para ampliar o fomento local: “Natal de Luz e Cultura” e “Arte Potiguar na Palma da Mão”, iniciativas que pretendem aproximar o público da produção artística do estado.

Segundo o produtor, é um convite para que artistas, imprensa e apoiadores fortaleçam a cena cultural sem depender do improviso governamental.

O lançamento também confirma a data da grande noite do Troféu Cultura: 25 de fevereiro de 2026, no Teatro Riachuelo — promessa de casa cheia e vitrine nacional para o trabalho dos potiguares. A expectativa é de uma edição histórica, marcada por diversidade, profissionalismo e valorização do setor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes acusa “núcleo golpista” de plano de assassinato e absolve general

Foto: STF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, abriu fogo nesta terça-feira (18) contra o chamado Núcleo 3 da trama golpista de Jair Bolsonaro. Ele condenou nove réus por crimes que vão de associação criminosa a planejamento de assassinato de autoridades, incluindo ele próprio, o então presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin. Apenas o general Estevam Teóphilo foi absolvido por falta de provas.

Segundo Moraes, os réus tinham “planejamento e ato executório” prontos, mas o plano de matar autoridades não se consumou por um recuo de última hora de Bolsonaro, que não conseguiu a adesão do comandante do Exército.

Entre as provas, estão conversas pelo app Signal, localização por antenas de celular e planos detalhados como o “Punhal Verde e Amarelo”, que previa uso de armamento pesado.

Dois réus, o coronel Márcio Nunes de Resende Júnior e o tenente-coronel Ronald Ferreira de Araújo Júnior, receberam condenações menores por incitação e associação criminosa, enquanto seis militares e um policial federal pegaram penas por organização criminosa armada, golpe de Estado e ameaça à democracia.

Moraes descreveu os planos como uma tentativa de “ditadura” com restrição ao Supremo, censura à imprensa e prisão de opositores, comparando ao golpe civil-militar de 1964.

A investigação da PF revelou que o grupo chegou a monitorar o presidente eleito Lula, com intenção de envenenamento ou uso de substância que causasse colapso orgânico. Outras operações, como Tempus Verictatis e Luneta, mostraram arsenal pesado, explosivos e planejamento militarizado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *