Diversos

MPF recorre para aumentar pena de condenados por desvios na Fundação Vingt Rosado

O Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró recorreu da sentença que condenou dez envolvidos em um esquema de desvio de recursos públicos a partir da Fundação Vingt Rosado, em Mossoró, mas que absolveu o ex-deputado federal Laíre Rosado Filho. O MPF requer do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) a condenação do ex-parlamentar e o aumento das penas aplicadas aos demais.

A apelação, assinada pelo procurador da República Aécio Mares Tarouco, reforça que o então deputado federal destinou R$ 880 mil, através de emendas parlamentares, à Fundação Vingt Rosado, então dirigida por seu genro, Francisco de Andrade Silva Filho. O objetivo da verba remetida através de convênios assinados entre 1999 e 2001 seria a aquisição de medicamentos e alimentos para distribuição à população carente de Mossoró e região.

Os recursos foram desviados através de um esquema que incluía a simulação de procedimentos licitatórios, dos quais participavam empresas previamente escolhidas (geralmente de fachada ou até inativas), forjando a documentação que posteriormente seria encaminhada ao Ministério da Saúde para a prestação de contas.

Laíre Rosado – No entender do MPF, o ex-parlamentar foi “sem dúvida, o maior responsável pela consecução da trama criminosa, de modo que, à semelhança do que ocorreu com os demais denunciados, a sua condenação se faz urgente e necessária”. Além do autor das emendas, outros três núcleos integrariam o esquema: o da entidade receptora dos recursos; as empresas que supostamente executariam o objeto dos convênios; e integrantes de comissão de licitação que simulavam os certames.

“A escolha da Fundação Vingt Rosado obedeceu a critério unicamente pessoal do então deputado federal Laíre Rosado Filho, que, já no intento de proceder ao desvio (…), valendo-se da função política ocupada, destinou os recursos à Fundação pertencente à sua família”, destaca o MPF.

Sentença – De acordo com a sentença de primeira instância, “a materialidade do delito de peculato, sob a modalidade desvio, está cristalinamente comprovada”. Para a Justiça, ficou demonstrado que os recursos recebidos pela fundação não foram aplicados para a finalidade a que se destinavam.

No entendimento do magistrado, porém, “o fato de o denunciado LAÍRE ROSADO DA SILVA ter destinado quantias vultuosas para a Fundação Vingt Rosado, pertencente a sua família, pode até ter sido imoral. Mas, sem provas de que tenha auferido qualquer lucro do evento criminoso, ou de que tenha concorrido para a sua ocorrência, descabida sua condenação”.

Envolvimento – Francisco de Andrade Filho era presidente da fundação quando das irregularidades e é apontado como um dos maiores beneficiários do esquema. Valney Moreira da Costa foi tesoureiro e assinou diversos cheques, sozinho e em conjunto com Francisco Andrade Filho, beneficiando em alguns casos este último.

Alex Moacir, Gilmar Lopes, Vânia Maria de Azevedo, Manuel Alves do Nascimento Filho e Maria Salete Silva atuaram como membros da comissão de licitação e montaram certames fraudulentos, permitindo o desvio de recursos. Vera Lúcia Nogueira atestou ter recebido medicamentos que nunca foram entregues, figurando ainda como secretária nas atas de recebimento e abertura dos envelopes de documentos e propostas apresentadas nos certames licitatórios forjados.

Joacílio Ribeiro era proprietário da empresa Comarques e auxiliou o esquema cedendo dois funcionários seus para que descontassem os cheques dos convênios, repassando os valores sacados a Francisco de Andrade Filho. Enquanto Maria Erotildes de Melo forneceu notas ficais falsas para serem utilizadas na prestação de contas da fundação.

Penas – Quanto ao aumento das penas dos dez réus condenados, o pedido do MPF é para que a Justiça acrescente, pelo menos, seis meses à pena-base de cada um dos crimes imputados: peculato e formação de quadrilha. A solicitação se baseia no fato de o juiz de primeira instância não ter levado em consideração, em sua sentença, a “circunstância negativa do comportamento da vítima”.

De acordo com o artigo 59 do Código Penal, quando as vítimas não contribuíram, de alguma forma, para a prática do delito, a circunstância judicial deve ser considerada desfavorável aos condenados, justificando a fixação de uma pena-base mais elevada.

“Na primeira fase da dosimetria da pena, analisando as circunstâncias do art. 59 do Código Penal, o magistrado prolator da sentença aplicou aos réus condenados pena-base que, no entender do Ministério Público Federal, peca por ter sido fixada em patamar insuficiente para a reprovação e prevenção do crime”, descreve o texto da apelação do MPF.

O processo tramita sob o número 0000943-77.2008.4.05.8401

Confira as penas aos quais os réus foram condenados

Francisco de Andrade Silva Filho

Peculato: 8 anos, 4 meses e 24 dias de reclusão + 180 dias-multa

Quadrilha: 2 anos de reclusão

Total: 10 anos, 4 meses e 24 dias de reclusão + 180 dias-multa

Valney Moreira da Costa

Peculato: 6 anos, 9 meses e 20 dias de reclusão + 145 dias-multa

Quadrilha: 1 ano e 8 meses de reclusão

Total: 8 anos, 5 meses e 20 dias de reclusão + 145 dias-multa

Joacílio Ribeiro Marques

Peculato: 5 anos e 10 meses de reclusão + 140 dias-multa

Quadrilha: 1 ano e 6 meses de reclusão

Total: 7 anos e 4 meses de reclusão + 140 dias-multa

Alex Moacir de Souza Pinheiro

Peculato: 6 anos de reclusão + 144 dias-multa

Quadrilha: 1 ano e 6 meses de reclusão

Total: 7 anos e 6 meses de reclusão + 144 dias-multa

Gilmar Lopes Bezerra

Peculato: 6 anos de reclusão + 144 dias-multa

Quadrilha: 1 ano e 6 meses de reclusão

Total: 7 anos e 6 meses de reclusão + 144 dias-multa

Vânia Maria de Azevedo

Peculato: 4 anos, 10 meses e 10 dias de reclusão + 116 dias-multa

Quadrilha: 1 ano e 3 meses de reclusão

Total: 6 anos, 1 mês e 10 dias de reclusão + 116 dias-multa

Vera Lúcia Nogueira Almeida

Peculato: 6 anos de reclusão + 144 dias-multa

Quadrilha: 1 ano e 6 meses de reclusão

Total: 7 anos e 6 meses de reclusão + 144 dias-multa

Manuel Alves do Nascimento Filho

Peculato: 5 anos de reclusão + 120 dias-multa

Quadrilha: Não se aplica

Total: 5 anos de reclusão + 120 dias-multa

Maria Salete Silva

Peculato: 5 anos de reclusão + 120 dias-multa

Quadrilha: Não se aplica

Total: 5 anos de reclusão + 120 dias-multa

Maria Erotildes de Melo

Peculato: 5 anos de reclusão + 120 dias-multa

Quadrilha: Não se aplica

Total: 5 anos de reclusão + 120 dias-multa

MPF-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Câmara adia PEC da Segurança e PL Antifacção para 2026

Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados decidiu adiar para 2026 a votação da PEC da Segurança Pública e do PL Antifacção. A reunião prevista para esta terça-feira (16) foi cancelada a pedido dos líderes partidários, que reconheceram que o tema dividiria a Casa neste final de ano, segundo informações do Metrópoles.

O PL Antifacção havia avançado com dificuldade na Câmara, mas foi aprovado por unanimidade no Senado no dia 10. O relator, Alessandro Vieira , manteve a criação do tipo penal de facção criminosa, instituiu um fundo nacional de combate ao crime organizado e rejeitou alterações polêmicas propostas pelo governo Lula.

Líderes partidários afirmam que, ao chegar à Câmara, o texto deve sofrer mudanças. O líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), destacou que o governo tentará manter o relatório original aprovado no Senado, ressaltando o apoio de especialistas e o caráter unânime da aprovação no Senado.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Mulher é presa após incendiar ônibus em Passa e Fica

Imagens: Divulgação/Polícia Civil

Uma mulher foi presa em flagrante pela Polícia Civil nesta segunda-feira (15), suspeita de queimar um veículo de transporte coletivo em Passa e Fica, no Agreste potiguar. O crime aconteceu por volta das 3h30, e teve como alvo uma Kia Besta usada para transportar passageiros. As chamas destruíram grande parte do veículo.

Imagens de câmeras de segurança descartaram acidente e mostraram que a suspeita foi atingida pelo fogo enquanto ateava o incêndio, fugindo em seguida. Durante a fuga, ela retirou o capacete, o que permitiu a identificação. A vítima, proprietária do veículo, reconheceu a autora como sua ex-companheira, com quem já tinha histórico de conflitos e registros de violência doméstica.

A mulher foi localizada no trabalho, com queimaduras de primeiro e segundo grau no rosto e pescoço. Ela alegou que os ferimentos teriam sido causados por uma queda, mas o exame de corpo de delito confirmou queimaduras compatíveis com exposição ao fogo no momento do crime.

Diante das provas, a suspeita foi presa em flagrante e levada à delegacia. O caso segue em investigação e será enviado ao Judiciário. A Polícia Civil reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Natal atualiza Previdência e libera recursos para investir em áreas essenciais

Foto: Divulgação

A Prefeitura do Natal quer modernizar a Previdência municipal e deixá-la de acordo com as novas regras da Constituição. Para isso, protocolou o Projeto de Lei 965/2025 na Câmara Municipal no dia 10 de dezembro. O PL foi aprovado em todas as comissões nesta segunda-feira (15) e será lido em plenário nesta terça.

O projeto permite aumentar o número de parcelas de dívidas previdenciárias de órgãos da Prefeitura e da Câmara, passando do limite atual de 240 meses para até 300 meses. Com isso, o valor de cada parcela fica menor, e a diferença poderá ser usada em áreas importantes como educação, saúde e infraestrutura. O PL já recebeu aval da Procuradoria do Município e do Conselho do NatalPrev.

Segundo o presidente do NatalPrev, Thiago Marreiros, a mudança não é para pagar dívidas novas, já que o município não tem pendências. O objetivo é apenas ajustar a capacidade de pagamento às novas regras da Constituição e melhorar o fluxo de caixa.

Marreiros reforçou que o regime previdenciário de Natal é equilibrado e seguro, com superávit mensal, garantindo que os servidores municipais receberão suas aposentadorias e pensões no futuro. “Com essa medida, a Prefeitura aplica responsabilidade fiscal e consegue usar melhor os recursos públicos”, explicou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Segunda cassação aumenta crise política em São Miguel do Gostoso e pode gerar nova eleição

Foto: Reprodução

São Miguel do Gostoso (RN) enfrenta nova crise política após a Justiça Eleitoral da 14ª Zona de Touros cassar pela segunda vez os diplomas do prefeito e do vice eleitos em 2024. As decisões apontam abuso de poder político e uso indevido da máquina pública, beneficiando diretamente Leonardo Teixeira da Cunha e João Eudez Rodrigues da Silva.

A primeira sentença registrou aumento de 93% nas contratações temporárias em ano eleitoral, sem concurso e desrespeitando decisão judicial anterior.

A segunda identificou publicidade institucional irregular, com servidores, equipamentos e recursos públicos usados para promover a gestão municipal em redes sociais em benefício dos candidatos apoiados pelo então prefeito.

As condenações resultaram na cassação dos diplomas do prefeito e do vice-prefeito eleitos e na declaração de inelegibilidade dos envolvidos, conforme a legislação eleitoral. Apesar de ainda caber recurso, as decisões colocam São Miguel do Gostoso sob risco de nova disputa eleitoral e ampliam a instabilidade política no município.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Walter Alves se reúne com presidente nacional do PT nesta terça (16); entre as pautas, está a sucessão do RN

Foto: Reprodução

O vice-governador do Rio Grande do Norte e presidente estadual do MDB, Walter Alves, tem agenda oficial em Brasília nesta terça-feira (16), quando participará de um encontro com o presidente nacional do PT, Edinho Silva.

Entre as pautas, está o alinhamento para a sucessão do Rio Grande do Norte, que ocorrerá em abril de 2026, quando a governadora Fátima Bezerra deixará deixar o cargo para disputar o Senado Federal.

A assessoria de Walter confirmou a viagem ao Blog do BG e informou que, além da reunião com o presidente nacional do PT, o vice-governador terá ainda uma série de encontros com lideranças políticas, sem detalhar os assuntos que serão tratados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Diretoria da Unimed confirma pró-rata para cooperados e anistia para diretores e conselheiros

Foto: Reprodução

Após a repercussão da reportagem do Blog do BG mostrando que o pró-rata está sendo aplicado apenas aos médicos cooperados, a diretoria da Unimed Natal divulgou comunicado interno confirmando a decisão. Segundo a nota, o pró-rata continua incidindo sobre consultas, cirurgias e demais atos médicos realizados pelos cooperados.

Já o pró-labore de diretores e conselheiros ficou fora da divisão do prejuízo. A própria diretoria afirma que a medida foi tomada por decisão do Conselho de Administração, com base no entendimento de que funções executivas e deliberativas devem ter tratamento diferente da atividade assistencial.

Abaixo, a nota na íntegra:

Algumas manifestações recentes têm comparado decisões da atual gestão com práticas adotadas em gestões anteriores, especialmente em relação à incidência de pró-rata sobre o pró-labore da Diretoria.

É importante esclarecer que o Estatuto da Unimed Natal não obriga nem veda a incidência de pró-rata sobre o pró-labore, tratando-se, portanto, de uma decisão de governança, que pode variar conforme o entendimento de cada gestão, desde que tomada de forma legítima.

A atual gestão, por deliberação do Conselho de Administração, entendeu que se deve diferenciar o trabalho executivo e deliberativo com o trabalho assistencial. O pró-rata permanece incidindo normalmente sobre consultas, cirurgias e demais atos médicos realizados pelos cooperados — inclusive pelos diretores quando atuam como médicos assistenciais.

Além disso, o exercício de funções executivas e de conselho envolve responsabilidade civil, administrativa e patrimonial, com exposição direta a riscos institucionais relevantes, inclusive aqueles decorrentes de eventuais medidas regulatórias e de fiscalização por órgãos externos, como a ANS. Essa responsabilidade exige um tratamento próprio, distinto da atividade assistencial.

Em síntese: quando o cooperado atua como médico, incide pró-rata; quando atua como gestor eleito para função administrativa e deliberativa, exerce um papel de responsabilidade institucional, de natureza distinta da assistência.

Essa decisão foi tomada de forma colegiada, está amparada no Estatuto, segue boas práticas de governança e tem como objetivo proteger a cooperativa, seus cooperados e a sustentabilidade institucional da Unimed Natal.

Solicitamos que este comunicado não seja encaminhado externamente. Sua circulação restrita protege a imagem da nossa cooperativa.

Atenciosamente,
Conselho de Administração | Unimed Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Pirangi recebe a HiLIFE RUN — Summer Edition no dia 10 de janeiro: corrida, música e energia para começar o verão em grande estilo

Imagens: Divulgação

No dia 10 de janeiro, o verão ganha vida em Pirangi com a HiLIFE RUN — Summer Edition, a primeira corrida de rua da temporada.

Com percursos de 5km e 10km, o evento vai além da corrida tradicional: é uma verdadeira experiência com música, ativações e encontros, criando uma atmosfera única para quem vive o esporte de forma leve e intensa.

A prova promete ser o ponto de encontro para os corredores que buscam mais do que apenas performance, mas também um momento de sofisticação, movimento e a energia perfeita para celebrar o melhor do verão.

Acompanhe @acorridadoverao e prepare-se para viver uma experiência inesquecível!

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Hospital do Coração de Natal é o primeiro estabelecimento privado do RN a atender pacientes do SUS pelo Agora Tem Especialistas

Foto: Carmen Felix/Assecom-RN

O Hospital do Coração de Natal passou a ser o primeiro hospital privado do RN autorizado a atender pacientes do SUS por meio do programa federal Agora Tem Especialistas. A parceria foi formalizada nesta segunda-feira (15), em Natal, e permite ampliar o atendimento oncológico no estado.

Pelo acordo com o Ministério da Saúde, o hospital vai oferecer mais de 4.380 consultas, exames e cirurgias contra o câncer por ano, o equivalente a 365 atendimentos por mês. Em troca, a unidade converte R$ 1,2 milhão em dívidas tributárias em serviços de saúde prestados à população potiguar.

A proposta do programa é usar créditos tributários para ampliar a rede de atendimento do SUS, reduzindo filas e o tempo de espera por especialidades. Segundo o Ministério da Saúde, a assinatura do contrato é a última etapa burocrática antes do início efetivo dos atendimentos no hospital privado.

Além de Natal, outros nove hospitais privados e filantrópicos em estados como Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e RS também aderiram ao programa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aeroporto de Natal dispara em ranking nacional e vira o 4º melhor do Brasil

Foto: Divulgação

O Aeroporto Internacional de Natal fechou novembro como o 4º melhor aeroporto do Brasil entre os 20 maiores do país, segundo a Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro, levantamento oficial do setor de aviação. O terminal de São Gonçalo do Amarante alcançou nota 4,60, ficando atrás apenas de Florianópolis, Vitória e mais um aeroporto no topo do ranking.

Os passageiros destacaram limpeza geral, sanitários, conforto da sala de embarque, facilidade no desembarque e disponibilidade de tomadas. No quesito limpeza dos banheiros, o Aeroporto de Natal ficou em 1º lugar no Brasil, um dos pontos mais sensíveis para quem viaja.

Parte do bom resultado vem de ações práticas, como o combate ao transporte clandestino, feito em parceria com Demutran, Polícia Militar e DER, além de melhorias estruturais promovidas pela Zurich Airport Brasil, nova concessionária do terminal.

A pesquisa é realizada diariamente pelo Ministério de Portos e Aeroportos e avalia 21 indicadores, com notas de 1 a 5 dadas pelos próprios passageiros. O desempenho reforça o Aeroporto de Natal como referência nacional em gestão, conforto e qualidade de serviço.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Vendaval derruba Estátua da Liberdade da Havan no RS

Imagens: Reprodução

Uma réplica da Estátua da Liberdade instalada em frente a uma loja da Havan em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), foi derrubada na tarde desta segunda-feira (15) após a passagem de um forte temporal. A estrutura, com cerca de 24 metros de altura, não resistiu às rajadas intensas de vento e tombou completamente.

O município está sob alerta laranja da Defesa Civil do RS, que prevê tempestades, ventos fortes e possibilidade de granizo. Em nível estadual, o alerta é vermelho, com rajadas que podem ultrapassar os 90 km/h, aumentando o risco de danos e acidentes.

O temporal provocou uma série de transtornos na Grande Porto Alegre, como queda de árvores, danos materiais e interrupções no fornecimento de energia elétrica em várias cidades. Em Guaíba, a queda da estrutura chamou atenção pela dimensão e pelo simbolismo do monumento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *