Judiciário

MPRN denuncia 19 pessoas pela morte de policial militar em Caraúbas

Denúncia oferecida à Justiça potiguar destaca os crimes de formação de quadrilha, latrocínio e roubo em continuidade delitiva; documento requer a prisão preventiva de cinco investigados

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ofereceu denúncia à Justiça potiguar contra 19 pessoas investigadas pela morte do policial militar José Ildonio da Silva, executado em Caraúbas em agosto deste ano. Os investigados estão sendo denunciados pelos crimes de formação de quadrilha, latrocínio e roubo em continuidade delitiva.

Na peça, o MPRN requereu a prisão preventiva de cinco deles: Antônio Alcivan Fernandes Júnior (“Juninho Mangueira”), Lucivan Dantas Rocha (“Lucivan Rabicó”), “Valdi da Cachoeira”, José Fernandes Filho (“Dedé do Fogo”) e Ronaldo da Silva Fernandes, para fins de garantia da ordem pública e para assegurar a aplicação da lei penal.

No caso dos investigados Tallyson Dantas da Silva e Letícia Hellen Gouveia dos Santos, o MPRN pediu a conversão da prisão temporária em prisão preventiva. Outra medida solicitada pela Promotoria de Justiça de Caraúbas à Justiça é um pedido de autorização para acessar o aparelho celular apreendido com Letícia, por ser tal medida de interesse público e imprescindível para trazer ainda mais provas aos presentes autos e elucidar outros crimes. O pedido abrange também que seja deferido o acesso em todas as mídias e celulares já encontrados ou a ser encontrados em posse dos denunciados, já que podem apresentar evidências úteis ao prosseguimento das investigações.

Os denunciados integram organização criminosa, na modalidade armada (atua com emprego de arma de fogo) e composta de mais de quatro pessoas, estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas. As investigações apontam para a prática de crimes de roubos, latrocínios, homicídios, entre outros.

No dia 16 de agosto, os denunciados e um adolescente mataram o policial José Ildonio da Silva, na intenção de roubar a arma de fogo da vítima. Ele estava no ônibus que realiza o transporte dos estudantes universitários de Caraúbas. Os criminosos portavam espingardas, pistolas e armas de calibre 12 e efetuaram roubos de celulares, joias, carregadores, notebooks e dinheiro pertencentes às pessoas que estavam no interior do ônibus no momento do crime.

Com informações do MPRN

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CASO MASTER: Gonet e família são citados 33 vezes em investigação que a PGR quer anular

Foto: Carlos Moura/STF

O procurador-geral da República Paulo Gonet e integrantes de sua família aparecem ao menos 33 vezes no relatório da Polícia Federal que reúne mensagens e informações do caso Banco Master. Apesar disso, ele apresentou um pedido de nulidade da investigação ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Gonet argumenta que o ministro André Mendonça não poderia ter determinado à PF o aprofundamento das apurações envolvendo o ministro Alexandre de Moraes sem autorização do plenário do STF. Para o PGR, a ordem teria extrapolado os limites de atuação do relator na fase pré-processual.

O relatório, porém, também traz referências ao próprio Gonet. De acordo com a investigação, o procurador-geral aparece identificado pelo nome e também pelas iniciais “PG” em mensagens trocadas pelo advogado Ciro Soares com Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master.

Em uma das conversas, Gonet aparece em uma fotografia ao lado de Ciro Soares. Em outra, o procurador-geral demonstra entusiasmo com uma possível viagem para participar de um evento em Londres. Depois, informa que não poderia participar e pergunta se seu filho poderia substituí-lo. O evento acabou não acontecendo.

As mensagens fazem parte do material apreendido pela PF no celular de Vorcaro e foram tornadas públicas após o ministro André Mendonça retirar o sigilo de documentos da investigação.

Com informações da coluna de Andreza Matais no Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CRISE NO STF: Fachin é aconselhado por ministros a assumir investigação contra Moraes e tentar conter crise

Foto: Antonio Augusto/STF

Uma ala de ministros do STF defende que o presidente da Corte, Edson Fachin, assuma a relatoria da apuração sobre a relação entre Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

Segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, a avaliação interna é de que a mudança poderia reduzir a temperatura da crise que atingiu o Supremo após a divulgação de mensagens trocadas entre Moraes e Vorcaro.

A investigação foi solicitada pelo ministro André Mendonça, relator do caso Master no STF. A tensão aumentou depois que Mendonça retirou o sigilo das mensagens.

Aliados de Moraes acusam Mendonça de atropelar o rito processual e atribuem motivação eleitoral à condução do caso. Diante do desgaste, ministros defendem que Fachin avoque a investigação na condição de presidente do STF.

A medida é vista por essa ala da Corte como uma saída para tentar conter uma das maiores crises internas enfrentadas pelo Supremo.

André Mendonça retirou o sigilo do relatório da PF que reúne mensagens e informações sobre a relação entre Moraes e Vorcaro. As conversas trouxeram à tona uma série de revelações envolvendo o integrante do STF, sua família e o dono do Banco Master.

A investigação aponta contratos milionários, proposta de pagamento com cotas de jato e helicóptero, além de viagens e experiências de luxo que teriam sido oferecidas pelo banqueiro ao ministro e seus familiares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF faz operação contra abuso sexual infantil em Parnamirim e Mossoró; ação prende 31 no país

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (2), durante uma operação nacional contra crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes. Os alvos ficam em Parnamirim e Mossoró.

As ações fazem parte da Operação Proteção Integral V, que investiga armazenamento, compartilhamento, comercialização e produção de material de abuso sexual infantojuvenil.

A ofensiva ocorre simultaneamente nas 27 unidades da Federação, com participação da PF e das Polícias Civis de 20 estados. Ao todo, foram cumpridos 153 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão preventiva.

Até o momento, 31 pessoas foram presas em flagrante, três menores foram apreendidos e duas vítimas de abuso foram resgatadas. A operação mobiliza 755 policiais, sendo 480 federais e 275 civis.

A ação dá continuidade às operações realizadas pela PF em 2025 e 2026. Somente entre janeiro e agosto deste ano, a corporação cumpriu pelo menos 980 mandados de prisão contra foragidos da Justiça por crimes sexuais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

METRÓPOLES: Documento reforça versão de André Mendonça sobre reunião com Daniel Vorcaro

Foto: Luiz Roberto/TSE

Um documento obtido pelo Metrópoles reforça a versão apresentada pelo ministro André Mendonça sobre o encontro que teve com o banqueiro Daniel Vorcaro. De acordo com o registro, a reunião ocorreu para tratar de uma ação relacionada ao pagamento de precatórios. A informação contraria versões que tentavam associar o encontro a outros assuntos envolvendo o Banco Master.

Mendonça já havia confirmado publicamente que se reuniu com Vorcaro e afirmou que o encontro teve caráter institucional, relacionado ao tema dos precatórios. O documento agora revelado confirma a explicação apresentada pelo ministro e ocorre em meio à crise envolvendo as relações de Vorcaro com integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), principalmente o ministro Alexandre de Moraes.

André Mendonça retirou o sigilo do relatório da PF que reúne mensagens e informações sobre a relação entre Moraes e Vorcaro. As conversas trouxeram à tona uma série de revelações envolvendo o integrante do STF, sua família e o dono do Banco Master. A investigação aponta contratos milionários, proposta de pagamento com cotas de jato e helicóptero, além de viagens e experiências de luxo que teriam sido oferecidas pelo banqueiro ao ministro e seus familiares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA GENIAL/QUAEST: Pesquisa mostra Lula estagnado e empatado tecnicamente com Flávio Bolsonaro no 2º turno

Fotos: Evaristo Sá/AFP e Beto Barata/PL

A nova Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2) confirma que Lula (PT) está estagnado e aparece com 42% das intenções de voto, empatado tecnicamente com Flávio Bolsonaro (PL), que tem 41% em um eventual segundo turno na disputa pela Presidência da República.

No levantamento anterior, Lula tinha uma vantagem de 3 pontos percentuais sobre Flávio, que agora recuou para apenas um ponto percentual. Flávio oscilou positivamente 1 ponto, enquanto Lula caiu 1 ponto.

A Quaest ouviu 2.004 eleitores entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O número de registro da pesquisa na Justiça Eleitoral é BR-07065/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] RECADO: Fachin admite momento de “especial gravidade” no STF e promete medidas após caso Moraes-Vorcaro

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, afirmou nesta quarta-feira (2) que a instituição vive um momento de “especial gravidade” após a divulgação das mensagens entre o ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro.

Fachin não citou diretamente Alexandre de Moraes, mas disse que os indícios revelados pela Polícia Federal “reclamam o devido encaminhamento institucional” e defendeu que a situação seja tratada com “serenidade, responsabilidade e firmeza”.

Em um recado considerado direto aos integrantes do STF, o presidente afirmou que o cargo de ministro não confere privilégios, mas impõe deveres, limites e responsabilidades. Fachin também anunciou que, nos próximos dias, após analisar os fatos e os procedimentos cabíveis, irá anunciar as medidas que considerar necessárias.

A manifestação ocorre um dia após a crise sem precedentes provocada pela decisão do ministro André Mendonça de retirar o sigilo do relatório da PF que reúne mensagens e informações sobre a relação entre Moraes e Vorcaro.

As conversas trouxeram à tona uma série de revelações envolvendo Alexandre de Moraes, sua família e o dono do Banco Master. A investigação aponta contratos milionários, proposta de pagamento com cotas de jato e helicóptero, além de viagens e experiências de luxo que teriam sido oferecidas pelo banqueiro ao ministro e seus familiares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EM CIMA DO MURO: Alcolumbre engaveta impeachment de ministros e espera crise se resolver dentro do próprio STF

Foto:  Breno Esaki/Metrópoles

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), decidiu colocar os pedidos de impeachment contra ministros do STF em modo espera. Mesmo diante da pressão da oposição e da crise envolvendo integrantes da Suprema Corte, ele não pretende dar andamento às representações neste momento.

A estratégia é aguardar os próximos desdobramentos dentro do próprio STF antes de decidir se os pedidos terão algum encaminhamento no Senado. Entre eles estão as representações contra o ministro Alexandre de Moraes.

O presidente do Senado reconheceu que o volume de pedidos é fora do comum. De acordo com ele, já são 109 solicitações de impeachment contra os 10 ministros do STF que chegaram ao Congresso Nacional. Enquanto a crise se agrava, Alcolumbre resolveu convenientemente adotar a velha estratégia de ficar em cima do muro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CRISE NO STF: Mendonça admite encontro de duas horas com Vorcaro antes de assumir caso Master e que se limitou a “ouvir o empresário”

Fotos: Antonio Augusto/STF e Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, confirmou nesta quarta-feira (2) que se reuniu com o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, em março de 2025, quase um ano antes de assumir a relatoria do caso.

De acordo com Mendonça, o encontro ocorreu em 14 de março de 2025, em São Paulo, durou aproximadamente duas horas e foi solicitado pelo próprio Vorcaro. Em nota, o ministro afirmou que se limitou a “ouvir o empresário”.

Ele relatou que a conversa tratou da Suspensão de Tutela Provisória (STP) 976, processo que discutia créditos de precatórios de interesse do Banco Master e que, naquela data, estava sob vista de outro ministro. Mendonça assumiu a relatoria do caso Master no STF somente em fevereiro de 2026.

Mendonça também confirmou ter recebido o advogado do banqueiro no mesmo mês. O ministro, porém, ressaltou que sua atuação no processo foi contrária aos interesses defendidos por Vorcaro. “Registre-se, aliás, que a atuação jurisdicional do ministro foi contrária à posição defendida pelo empresário”, afirmou a nota.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mensagens revelam encontro reservado entre Vorcaro e ministro André Mendonça do STF

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Mensagens e áudios encontrados no celular de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, revelam que o banqueiro se reuniu reservadamente com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, em março de 2025, em São Paulo (SP). As informações foram reveladas pelo jornalista Paulo Motoryn e foram confirmadas pela Jovem Pan.

De acordo com a Jovem Pan, o encontro ocorreu no dia 14 de março e durou cerca de duas horas. A reunião teria acontecido no endereço de um instituto fundado pelo ministro André Mendonça.

A aproximação entre Vorcaro e o ministro teria sido articulada durante semanas pelo advogado Ciro Rocha Soares e pelo deputado federal Cezinha de Madureira (PL-SP). Em áudio enviado ao banqueiro em 8 de fevereiro de 2025, Ciro afirmou que estava atuando para aproximá-lo de Mendonça. O advogado chegou a dizer que havia levado o ministro a uma alfaiataria e enviou a Vorcaro uma foto dos dois juntos.

As mensagens indicam ainda que Ciro e Cezinha conversaram com Mendonça sobre problemas enfrentados pelo Banco Master junto ao Banco Central. Em outro áudio, o advogado contou a Vorcaro que havia tratado da situação do banco com o ministro e que Mendonça queria receber o banqueiro.

“O André Mendonça disse que quer te receber junto comigo”, afirmou Ciro na mensagem. A revelação coloca mais um ministro do STF no centro dos desdobramentos envolvendo Daniel Vorcaro e o Banco Master.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ACORDÃO: Parlamentares já discutem “saída honrosa” de Alexandre de Moraes do STF

Foto: Marcelo Chello/CJPress

A jornalista Letícia Casado, em sua coluna no portal UOL, revela que parlamentares passaram a discutir, nos bastidores do Congresso Nacional, a costura de um “acordão” que possibilite uma “saída honrosa” do ministro Alexandre de Moraes do STF sem enfrentar um processo de impeachment no Senado.

A razão, como cita a colunista, é a “crise sem precedentes” que se instalou em Brasília após a revelação das trocas de mensagens entre Alexandre de Moraes e o dono do banco Master, Daniel Vorcaro. As conversas foram reveladas depois que o ministro André Mendonça retirou o sigilo da investigação, ampliando a repercussão política do caso.

Uma das alternativas ventiladas, segundo a colunista, seria uma aposentadoria antecipada do ministro. Outra possibilidade seria Alexandre Moraes assumir um cargo em alguma organização internacional e deixar o país.

A ideia de uma “saída honrosa” seria evitar uma guerra entre o STF e o Congresso e reduzir a pressão política sobre o ministro. Em contrapartida, segundo a reportagem, a negociação poderia envolver a não abertura de uma investigação criminal contra Alexandre de Moraes.

Opinião dos leitores

  1. Ele sai pela porta da frente nesse possível acordo que de honroso não nada.
    Na verdade é uma afronta aos princípios da moralidade e da dignidade do judiciário.
    Sem deixar de falar que um escárnio é grande tapa na cara da sociedade brasileira.
    Entre outras palavras é uma vergonha em todos os sentidos.
    Mas dos políticos brasileiros brasileiros só devemos esperar esse tipo de comportamento!

  2. Saída honrosa ? Tem que ser Draconiano como ele foi !Os condenados vítimas de suas arbitrariedades e abusos devem ser imediatamente soltos e suspenso às penas , pois com essa graves acusações não deixam mais dúvidas sobre a intenção deste pseudo juiz !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *