Diversos

MPRN vai atuar com “força tarefa” para ampliar Cadastro Ambiental Rural

O Ministério Público do Rio Grande do Norte lançou nesta terça-feira (5), campanha de divulgação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), com o objetivo de ampliar o percentual do registro público obrigatório para todos os imóveis rurais do país, cujo prazo se encerra no próximo dia 5 de maio. No Estado, algo em torno de 30%, apenas, dos imóveis rurais, já foram registrados.

O Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima informou que a força tarefa articulada pelo MPRN mobilizará os Promotores de Justiça em todo o Estado. “Até as Promotorias de Justiça menores, com um único membro, que tem outras atribuições, mas também na área ambiental, deverão participar para que tenhamos o Cadastro implementado em todo o Estado”, disse.

O lançamento da campanha foi coordenado pela 45ª Promotora de Justiça do Meio Ambiente, Gilka da Mata, e da coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Caop-MA), Mariana Barbalho, e contou com a participação de representantes vários órgãos, entre eles do Idema, Emater, Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Seara, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Serviço Florestal Brasileiro, e do mandato do deputado estadual Fernando Mineiro, dentre outros.

A Promotora de Justiça Gilka da Mata agradeceu o envolvimento de todos, além do apoio do MPRN assegurado pelo Procurador-Geral de Justiça, nessa “força tarefa para despertar a consciência da necessidade das pessoas aderirem”.

Ela esclareceu que o cadastro é realizado pela internet, de forma gratuita, e quem não informar poderá ter dificuldades de financiamentos ou deixar de se beneficiar com prazos mais elásticos, por exemplo, para a realização de alguma adequação ambiental.

A Promotora de Justiça Mariana Barbalho, Coordenadora do Caop Meio Ambiente, lembra que o cadastro é uma obrigação individual do proprietário, do posseiro, e não de órgão público. E que o objetivo da campanha é de conscientizar nesse sentido, visando o maior quantitativo de cadastramento que for possível.

“Vemos com bons olhos essa atuação do Ministério Público, como parceiro importante por sua capilaridade em todo o Estado e também por seu poder de articulação”, pontuou o diretor Técnico do Idema, Luís Augusto.

Para tirar dúvidas e esclarecer acerca do cadastro, foi feito durante o lançamento, que ocorreu para todo o Estado, através de transmissão por videoconferência, o cadastro real de um terreno de um agricultor familiar do município de Umarizal, Ambrósio Nascimento. “Vamos à luta, o prazo é curto, e a gente sabe que o produtor pode ter prejuízos se não fizer o cadastro”, alertou o agricultor que também representante da Federação dos Trabalhadores (Fetarn).

O Cadastro Ambiental Rural foi criado pelo novo Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/12). É um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais do país (propriedades e posses). Tem como objetivo integrar as informações ambientais dos imóveis rurais e formar uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

A falta do registro no CAR pode impedir a regularização ambiental do imóvel rural, impedindo também que o possuidor ou proprietário utilize os benefícios do Programa de Regularização Ambiental – PRA. Pode impedir, ainda, o acesso ao crédito agrícola.

O cadastro deve conter: 1) a identificação do proprietário ou possuidor rural; 2) a comprovação da propriedade ou posse; 3) a identificação do imóvel por meio de planta e memorial descritivo, contendo a indicação das coordenadas geográficas com menos um ponto de amarração do perímetro do imóvel, informando a localização: 3.1) dos remanescentes de vegetação nativa, 3.2) das Áreas de Preservação Permanente, 3.3) das Áreas de Uso Restrito, 3.4) das áreas consolidadas e, 3.5) da Reserva Legal.

A inscrição no CAR é realizada pela internet, no endereço www.car.gov.br. No ato, o proprietário ou possuidor prestará as declarações mencionadas. Para pequenas propriedades rurais ou posse rural familiar, o procedimento de inscrição é simplificado. No RN, a Emater, o Incra e Associações rurais têm prestado assistência para possibilitar esses cadastros.

Clique aqui, ouça e divulgue o áudio da campanha.

MPRN

Opinião dos leitores

  1. BG a informação que tive hoje na EMATER aqui no interior é que foi prorrogado para 2017 procede?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pix registra queda de 10% no número de transações após proibição das bets

Foto: South Agency/Getty Images

O número de transações realizadas pelo Pix caiu cerca de 10% nos três dias seguintes à publicação da medida provisória que proíbe as apostas esportivas online, as chamadas bets.

Dados do Banco Central mostram que foram registradas 229,6 milhões de transações no sábado (26), 165,9 milhões no domingo (27) e 213 milhões na segunda-feira (28). No acumulado, foram 608,6 milhões de operações, 10% abaixo da média registrada nos mesmos dias das quatro semanas anteriores.

A queda foi de 11% no sábado, 12% no domingo e 7,4% na segunda-feira, sempre na comparação com as médias dos quatro dias equivalentes anteriores.

Os dados são do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), que reúne as operações liquidadas pelo Pix. O Banco Central foi questionado sobre uma possível relação entre a redução e a publicação da MP, mas não havia respondido até a última atualização da reportagem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flávio liga para Zema e aguarda definição sobre desistência de candidatura para apoiá-lo ainda no primeiro turno

Fotos: Reprodução

Uma possível união da direita para o primeiro turno das eleições presidenciais entrou em discussão após uma conversa entre Flávio Bolsonaro (PL) e Romeu Zema (Novo), na segunda-feira (28).

Segundo aliados ouvidos pela CNN Brasil, o telefonema foi “muito amistoso” e “frutífero”. Flávio agora aguarda uma definição de Zema sobre uma eventual desistência da candidatura para apoiá-lo ainda no primeiro turno.

A campanha de Flávio vê a saída de Ricardo Salles (Novo) da disputa pelo Senado em São Paulo como um possível movimento capaz de estimular novas alianças entre candidatos da direita. Salles passou a apoiar Guilherme Derrite (PP) e André do Prado (PL), em articulação com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Tarcísio também defendeu publicamente a união da direita em torno de Flávio. Apesar do otimismo, aliados do candidato do PL não esperam que Ronaldo Caiado (PSD) abandone a disputa antes do primeiro turno.

Com informações de CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Eleitores não poderão ser presos a partir desta terça-feira (29); entenda as exceções

Foto: Antônio Augusto/TSE

A partir desta terça-feira (29), os eleitores passam a ter proteção contra prisão ou detenção. A regra vale para até 48 horas após o encerramento das eleições, conforme previsto Código Eleitoral que busca evitar que o eleitor seja impedido de exercer o direito ao voto.

A proteção não é válida em caso de flagrante delito, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto. A medida já estava valendo desde 19 de setembro para os candidatos registrados.

Mesários e fiscais de partido também têm proteção durante o período em que estiverem exercendo suas funções, mas podem ser presos ou detidos em flagrante delito. A regra existe desde o Código Eleitoral de 1932 e foi criada para evitar intimidações contra eleitores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Styvenson dispara: “É Álvaro no primeiro e segundo turno”

O senador e candidato à reeleição Styvenson Valentim afirmou que seu voto para o Governo do Rio Grande do Norte é em Álvaro Dias (PL) no primeiro e no segundo turno. A declaração foi dada durante entrevista ao canal João TV Oficial, no YouTube.

Ao ser questionado sobre como se posicionaria diante dos possíveis cenários de um eventual segundo turno, Styvenson deixou claro que apoia Álvaro.

“Eu tenho coerência. A única possibilidade de eu me posicionar no segundo turno é com Álvaro. E, se Álvaro não for, não tem. Não tem, velho. Eu não vou negar o que já fizeram comigo. Não é lealdade ao candidato, é lealdade a mim. A mim e à população”, afirmou.

O senador também disse que não pretende fazer campanha atacando adversários. “Eu não vou atrapalhar a campanha de ninguém aqui. Eu não vou falar mal de ninguém aqui. Não vim pra isso, não. Eu vim pra falar do que eu tô fazendo, do meu trabalho como senador da República”, declarou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] PT SOLTA A MÃO DE IVAN BARON: Influenciador que subiu a rampa do Planalto com Lula anuncia retirada da candidatura a deputado estadual por falta de apoio do partido

O influenciador Ivan Baron anunciou oficialmente a desistência da candidatura a deputado estadual pelo PT. Em vídeo publicado nas redes sociais, nesta terça-feira (29), ele comunicou a saída da disputa a poucos dias da eleição, disse que se tratava de uma “decisão coletiva” e, apesar de não citar o motivo da renúncia, citou que “os bastidores dessa história é [sic] muito mais difícil”.

“Não vai ser dessa vez. Faltando menos de uma semana para o dia das eleições, eu venho aqui de forma respeitosa e com muito amor falar que eu não serei mais candidato. Uma decisão coletiva e em prol de um objetivo muito maior: a minha saúde mental. (…) Não vou mentir, eu tentei, mas os bastidores dessa história é [sic] muito mais difícil”, disse ele.

No final de agosto, Ivan Baron já havia manifestado sua insatisfação com a falta de apoio à candidatura dele pelo PT. Naquela ocasião, ele declarou que havia sido “expulso” pelo partido porque a legenda não havia lhe dado condições de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do RN.

A reclamação tinha a ver com a notícia de que ele receberia apenas R$ 24 mil do fundo eleitoral do PT. Isso, segundo ele, eram um “reflexo de como candidaturas de pessoas com deficiência são tratadas na política, principalmente no campo progressista”.

“Soltaram a minha mão e, no momento em que eu mais pensei que receberia apoio, acabei ficando para trás. Eu até já sabia que seria difícil, mas jamais imaginei pensar que eu seria expulso dessa maneira. Expulso sim, até porque a gente precisa parar de romantizar a política. Quando não nos é dado o apoio e a oportunidade para que a disputa esteja em nível de equidade junto com os demais acaba se tornando abandono e abandono é exclusão”, afirmou o agora ex-candidato.

Ivan disse que, apesar da retirada da sua candidatura e da falta de apoio do PT, continua apoiando a candidatura do presidente Lula. O influenciador, no entanto, não disse se ainda votará em Cadu Xavier para o Governo do Estado nem revelou em quem serão seus candidatos a deputado estadual e federal.

Além de Lula, ele anunciou apoio à candidatura à reeleição da senadora Zenaide Maia (PSD), deixando em aberto para quem será o seu segundo voto ao Senado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ROMBO: Governo central registra déficit de R$ 13,6 bilhões em agosto

Foto: Adobe Stock

As contas do governo central fecharam agosto no vermelho, com déficit primário de R$ 13,6 bilhões, informou o Tesouro Nacional nesta terça-feira (29). O resultado reúne as contas do Tesouro, da Previdência Social e do Banco Central.

O déficit foi menor que o previsto pelo mercado, cuja mediana apontava resultado negativo de R$ 14,15 bilhões. Também houve melhora em relação a agosto de 2025, quando o déficit foi de R$ 15,6 bilhões.

Em agosto, as despesas do governo cresceram 1,9% acima da inflação em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto as receitas aumentaram 3,5%. A arrecadação com impostos e contribuições federais somou R$ 241,96 bilhões.

No acumulado de 2026 até agosto, o déficit primário chega a R$ 94,87 bilhões. Em 12 meses, o resultado negativo soma R$ 68,7 bilhões, equivalente a 0,53% do PIB.

A meta fiscal para 2026 prevê superávit primário de 0,25% do PIB, com margem de tolerância de 0,25 ponto percentual para mais ou para menos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Endividamento das famílias chega a 49,9% da renda anual, aponta Banco Central

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O endividamento das famílias brasileiras chegou a 49,9% da renda anual em julho, segundo dados divulgados nesta terça-feira (29) pelo Banco Central (BC). O índice subiu 0,2 ponto percentual no mês e 1,1 ponto em 12 meses.

O comprometimento da renda com o pagamento de dívidas ficou em 28,7%, estável na comparação mensal, mas 1,4 ponto percentual acima do registrado um ano antes.

Em agosto, a taxa média de juros do crédito livre para pessoas físicas alcançou 61,7% ao ano, alta de 1,4 ponto percentual no mês e de 2,9 pontos em 12 meses. O cartão de crédito rotativo e o parcelado estão entre as modalidades que mais pressionaram o indicador.

A inadimplência das famílias também avançou e chegou a 6%, alta de 0,2 ponto percentual em relação a julho e de 1,1 ponto em 12 meses.

Apesar do cenário de juros elevados, o saldo de crédito livre para pessoas físicas cresceu 0,8% em agosto e atingiu R$ 2,6 trilhões, alta de 10,5% em 12 meses.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Candidato do PT, Ivan Baron retira candidatura e anuncia apoio a Zenaide para o Senado

O candidato a deputado estadual pelo PT Ivan Baron anunciou a retirada de sua candidatura e declarou apoio a Dra. Zenaide na disputa pelo Senado. O posicionamento de Ivan se soma a outras manifestações de petistas em favor da senadora nesta reta final da eleição. A declaração ocorre mesmo com o grupo petista tendo candidatura própria ao Senado no Rio Grande do Norte, com Samanda Alves e Rafael Motta.

Ivan afirmou que fez questão de ir pessoalmente até Zenaide para declarar seu voto. “Doutora, eu fiz questão de vir aqui pessoalmente falar que o meu voto pro Senado é seu. 555”, disse. Ele também anunciou a retirada de sua candidatura a deputado estadual e explicou que a decisão foi tomada para cuidar da própria saúde mental e da família. “Reconhecer a minha limitação também é ser forte”, afirmou.

Ao receber o apoio, Zenaide destacou a trajetória de Ivan na defesa das pessoas com deficiência e reafirmou seu compromisso com a pauta da inclusão. “Enquanto eu estiver no Senado, a pessoa com deficiência vai ter voz, vai ter vez e vai ter quem lute por ela”, declarou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com 20 mil pessoas em Nova Cruz, Carla Dickson participa de arrastão ao lado de Joquinha Nogueira, Flávio de beroi e Álvaro Dias

Mais de 20 mil pessoas tomaram conta das ruas de Nova Cruz, no Agreste Potiguar, para receber a deputada federal Carla Dickson e o candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, em um grandioso arrastão que movimentou o município. A mobilização, nesta segunda-feira (28) contou com a presença do prefeito Joquinha Nogueira e do ex-prefeito Flávio de Beroi, consolidando a união de importantes lideranças locais em torno do projeto político de Carla para a Câmara Federal.

“Receber esse carinho de milhares de pessoas em Nova Cruz é uma emoção que não tem tamanho. Tenho uma relação de muito respeito e parceria com Joquinha e Flávio, duas lideranças importantes para o município. Essa união fortalece nosso compromisso com Nova Cruz e com todo o Rio Grande do Norte. Seguiremos trabalhando juntos, com fé, coragem e disposição para fazer ainda mais pela nossa gente”, destacou a deputada.

A expressiva participação popular foi marcada pelo entusiasmo dos apoiadores e pela força do evento, que transformou as ruas de Nova Cruz em um grande corredor de manifestação política. A presença conjunta de Carla Dickson, Joquinha Nogueira e Flávio de Beroi evidenciou a sintonia da deputada com as maiores lideranças do município.

Com a expressiva participação no arrastão, Nova Cruz desponta como um dos municípios com potencial para registrar uma das maiores votações da deputada na disputa por uma vaga na Câmara Federal. Para Carla Dickson, a recepção representa o reconhecimento de um trabalho construído com diálogo, compromisso e proximidade com a população potiguar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula nomeia ex-presidente do Congresso Rodrigo Pacheco para o Tribunal de Contas da União

Foto: Pedro França/Agência Senado

O presidente Lula (PT) nomeou nesta segunda-feira (28) o senador Rodrigo Pacheco (PSB-MG) para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (29). Pacheco ocupará a vaga deixada por Bruno Dantas, que renunciou ao posto.

A indicação de Pacheco teve ampla aprovação no Congresso. No Senado, foram 63 votos favoráveis e quatro contrários. Na Câmara dos Deputados, o placar foi de 404 votos a 61, além de uma abstenção.

Pacheco foi presidente do Senado nos biênios 2021-2022 e 2023-2024 e exerce seu primeiro mandato como senador. Antes, foi deputado federal entre 2015 e 2018.

A indicação para o TCU foi apresentada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), com apoio de parlamentares governistas e da oposição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *