Diversos

MPT identifica graves violações à saúde e à segurança do trabalho em hospitais públicos do RN

Procuradores percorreram hospitais de Natal em força-tarefa que contou com o coordenador nacional de Combate às Irregularidades na Administração Pública do MPT

Como parte do projeto nacional do Ministério Público do Trabalho (MPT) “Saúde na Saúde”, da Coordenadoria de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública (Conap), uma força-tarefa flagrou, na última semana, graves violações à saúde e à segurança do trabalho em hospitais públicos de Natal. Além de percorrerem as unidades, o titular nacional da Conap, Cláudio Cordeiro Queiroga Gadelha, a procuradora do MPT na Bahia Séfora Cerqueira Char e o procurador do MPT em Mossoró Afonso Rocha levaram a questão à apreciação do Governo do Rio Grande do Norte.

A força-tarefa foi motivada pela multiplicidade de procedimentos em curso no MPT/RN, como inquéritos civis e ações judicias, em face de vários hospitais da rede estadual de saúde, que versam sobre temas repetitivos, especialmente problemas no meio ambiente do trabalho e violações trabalhistas como atrasos recorrentes de salários aos trabalhadores de empresas terceirizadas da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

“Percebemos a necessidade de uma atuação integrada e uniforme, que também conta com a imprescindível colaboração do MP Estadual e do MP junto ao Tribunal de Contas, em face do Estado, visto que os problemas aparentam decorrer da estrutura da organização de saúde no RN e não de questões pontuais e específicas de cada unidade hospitalar, ” argumenta o procurador Afonso Rocha.

O MPT chegou à conclusão de que a revisão da estrutura da rede estadual de saúde é condição essencial para a implementação de uma política de saúde e segurança no trabalho destinada aos profissionais de saúde, servidores públicos ou celetistas. “Os recursos escassos devem ser otimizados e utilizados de forma mais útil à sociedade e com o pleno respeito às normas de saúde e segurança no trabalho”, defende o procurador.

O titular da Conap, Cláudio Gadelha, conta que estiveram reunidos com a chefe do gabinete civil do Governo, Tatiana Mendes Cunha, “que ouviu os relatos da situação encontrada e mostrou-se aberta ao diálogo, a ser aprofundado, em nova audiência no dia 8 de junho, esperamos que com a presença do governador Robinson Faria”. Para os membros do MPT, a chefe do gabinete civil foi muito sensível, ao assegurar que a saúde é foco de atenção do estado, e colocar-se à disposição para construir soluções conjuntas com o MP e o MPT.

As atividades da força-tarefa tiveram início em audiência pública, no dia 30 de maio, com a participação do procurador do Trabalho Afonso Rocha. Promovida pelo MP Estadual, a audiência teve como foco a apresentação de resultados do projeto “Nascer com Dignidade”, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde Pública (Caop-Saúde), para fortalecer as ações da rede de atenção à saúde da mulher e da criança no RN.

“O MPT, através de projeto nacional próprio “Saúde na Saúde”, vem mantendo uma linha de atuações articuladas com os outros ramos do Ministério Público na área da saúde”, reforça o titular nacional da Conap.

Ações fiscais – Durante a semana, os membros do MPT, juntamente com um analista pericial do órgão ministerial, inspecionaram os hospitais regionais Walfredo Gurgel e Santa Catarina, em Natal, e o Deoclécio Marques, em Parnamirim. Mas, ao todo, foram 11 hospitais regionais inspecionados, avaliação decorrente não apenas da força-tarefa, como também de diligências anteriores, boa parte delas em parceria ou provenientes do MP Estadual, de Sindicatos e a própria Ordem dos Advogados do Brasil – Subseccional de Mossoró. Esta última, através de sua comissão de Direito e Saúde elaborou minucioso relatório sobre o Hospital Regional Tarcísio Maia que também embasou a linha de atuação do MPT em Mossoró.

Foi a segunda vez este ano que o MPT fiscalizou o hospital Walfredo Gurgel. Em 21 de fevereiro, o procurador Afonso Rocha e a procuradora regional do Trabalho Ileana Neiva, ambos do MPT/RN, estiveram no HRWG e no Giselda Trigueiro, acompanhados de uma equipe do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e das respectivas direções de cada hospital.

Relatório – Os resultados das diversas ações fiscais foram reunidos em relatório elaborado pela força-tarefa, contendo registros fotográficos, filmagens e depoimentos colhidos, inclusive do próprio titular da Sesap/RN, George Antunes de Oliveira, capazes de comprovar as carências estruturais, de pessoal, de insumos, de equipamentos, que, aliadas ao caráter ininterrupto das atividades de saúde, colocam os trabalhadores em situação de maior vulnerabilidade ao adoecimento físico e mental. O documento propõe, ainda, ações concretas a serem implementadas.

“O relatório será apresentado ao Governo do RN na audiência do dia 8 de junho, onde esperamos que o estado assuma o compromisso de adotar as providências urgentes recomendadas, a fim de evitar o agravamento do quadro e eliminar os riscos iminentes à saúde dos trabalhadores, que acabam por repercutir também no atendimento ao usuário”, conclui o titular da Conap, Cláudio Gadelha, que integrou a força-tarefa com o procurador Afonso Rocha e a procuradora Séfora Cerqueira Char, ambos da Conap nas respectivas unidades regionais.

Projeto “Saúde na Saúde” – Diante da preocupação com a exposição permanente dos profissionais de unidades de saúde a agentes biológicos, químicos e físicos capazes de ocasionar acidentes de trabalho, os membros da Conap decidiram pela criação do Projeto “Saúde na Saúde”. Com o intuito de elaborar um planejamento para atuação estratégica do MPT, o projeto tem a finalidade de exigir a observância das normas de saúde e segurança nas unidades de saúde geridas pela Administração Pública, de forma a reduzir o número de acidentes e doenças do trabalho.

MPT-RN

 

Opinião dos leitores

  1. Por que não vistoriam órgãos públicos federais? No Ministério da Saúde na Rodrigues Alves falta água, elevador, lâmpada e ar condicionado em várias salas … #SOS

  2. O dinheiro que falta na saúde e na educação está nas negociatas corruptas realizadas pelos políticos, está na propina do político. Isso significa que devemos parar de eleger criminoso. Lugar de criminosos é na cadeia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

2ª turma do STF decide manter anulação de processo contra Palocci na Lava Jato

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (15) manter a decisão do ministro Dias Toffoli que anulou os processos abertos contra o ex-ministro Antonio Palocci na Operação Lava Jato.

Durante julgamento virtual, o colegiado negou recurso apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para derrubar a decisão do ministro.

Em março deste ano, o ministro atendeu ao pedido de anulação feito pelos advogados de Palocci e aplicou os precedentes da Corte que consideraram o ex-juiz Sergio Moro parcial para proferir as sentenças contra os réus das investigações. Moro era o juiz titular da 13ª Vara Federal em Curitiba.

Com a decisão, todos os procedimentos assinados por Moro contra Palocci foram anulados. Apesar da anulação, o acordo de delação assinado por Palocci ficou mantido. Em um dos processos, ele foi condenado a 12 anos de prisão.

No recurso, a PGR disse que Palocci assinou acordo de delação premiada no qual denunciou “esquemas ilícitos” envolvendo agentes públicos e empresários investigados na Lava Jato. Dessa forma, segundo o procurador-geral, Paulo Gonet, não há prejuízos à defesa que justifiquem a anulação dos processos contra o ex-ministro.

Apesar dos argumentos da procuradoria, o recurso foi rejeitado pela turma. Por 3 votos a 2, a Segunda Turma seguiu voto de Toffoli. O ministro entendeu que a assinatura de delação não tem o condão de convalidar nulidades.

O voto de Toffoli foi seguido pelos ministros Gilmar Mendes e Nunes Marques. André Mendonça e Edson Fachin ficaram vencidos.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Bolsonaro chega a hospital e diz a apoiadores que não pode falar

Ex-Presidente Jair Bolsonaro chegando no hospita DF Star para exames médicos.| Sérgio Lima/Poder360 – 16.ago.2025

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou na manhã deste sábado (16.ago.2025) ao hospital DF Star, em Brasília, para realizar exames autorizados pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Apoiadores oravam e cantavam no local. “Não posso falar”, disse a eles o ex-presidente.

Bolsonaro deixa sua casa no Condomínio Solar de Brasília, no bairro do Jardim Botânico (DF), pela 1ª vez desde de que Moraes decretou sua prisão domiciliar em 4.ago.2025 por descumprir medidas cautelares.

Bolsonaro é acompanhado pela Seape-DF (Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal). A Secretaria certificará que não haja descumprimento de medida cautelar.

Segundo o pedido da equipe médica de Bolsonaro, o ex-presidente passará pelos seguintes exames:

  • coleta de sangue;
  • coleta de urina;
  • endoscopia digestiva;
  • tomografia computadorizada de tórax;
  • tomografia computadorizada de abdome;
  • tomografia computadorizada de pelve;
  • ecocardiograma transtorácico;
  • ultrassonografia doppler de carótidas;
  • ultrassonografia de próstata e vias urinárias.

Após a realização dos exames, Bolsonaro deve apresentar nos autos de ação penal, em até 48 horas, o atestado de comparecimento.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Pai e filho se classificam para as oitavas em campeonato de surf no RN

Foto:  Fabriciano Júnior 

Os surfistas do Rio Grande do Norte tiveram papel de destaque no CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa 2025, competição que está sendo realizada na cidade do litoral sul potiguar, cidade natal do campeão olímpico Ítalo Ferreira. Na sexta-feira (15), pai e filho locais, Alan e Matheus Jhones, venceram baterias seguidas e garantiram classificação inédita juntos para as oitavas de final. Outros atletas do estado também avançaram em disputas decisivas.

Alan Jhones, nome conhecido do surf nacional, e seu filho Matheus, de apenas 12 anos, foram protagonistas em um momento especial para o esporte local. Eles venceram baterias consecutivas e agora seguem juntos na competição. “Ele já ganhou de grandes nomes do surf brasileiro e acho que é só o começo de uma carreira. Aposto muito no futuro”, disse Alan sobre o filho. Matheus comemorou a classificação e afirmou, em tom descontraído, que seu objetivo é “ganhar do pai”.

Além deles, outros surfistas potiguares também se classificaram, como Israel Junior, campeão brasileiro, José Junior, Gabriell Bruno, Arthur Chaves e Lysandro Leandro. O atual campeão do evento, Rickson Falcão, também segue firme na briga pelo título em Baía Formosa.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Bolsonaro deixa prisão domiciliar para exames após crises de soluços e falta de ar

Foto: Tânia Rego

O ex-presidente Jair Bolsonaro deu entrada no hospital DF Star, em Brasília, na manhã deste sábado (16), para a realização de exames médicos. Ele está em prisão domiciliar preventiva desde a semana passada, e a ida à unidade foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a defesa, o médico responsável solicitou nove procedimentos, entre eles exames de sangue e urina, endoscopia e ultrassonografia de próstata. A previsão é de que as avaliações durem entre seis e oito horas.

Em petição enviada ao STF, os advogados informaram que os exames foram pedidos para acompanhamento de tratamento em curso e para investigar sintomas de refluxo, crises de soluço persistentes e episódios de falta de ar.

Bolsonaro tem relatado piora do quadro clínico nos últimos dias. Aliados e familiares apontam que ele voltou a apresentar crises frequentes de soluços e dificuldades respiratórias, atribuídas a uma esofagite decorrente de cirurgia abdominal feita em abril. Um dos médicos relatou que, na última quarta-feira, o ex-presidente chegou a ter dificuldade para completar frases. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho mais velho, afirmou que a situação se agravou desde o início do cumprimento da prisão domiciliar.

Além de questões médicas, pessoas próximas relatam alterações no humor do ex-presidente. Na semana passada, Bolsonaro teria apresentado episódios de choro ao comentar a restrição de contato com o filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vive nos Estados Unidos e também é alvo de investigação da Polícia Federal.

Nesse período, Bolsonaro recebeu visitas de parlamentares aliados e do empresário Renato Araújo, além da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro tem assumido papel de interlocução política dentro do PL, diante das restrições impostas ao marido, e se reúne diariamente com dirigentes na sede do partido.

Na próxima semana, o ex-presidente deve receber visitas de dirigentes do PL autorizadas por Moraes, entre eles o presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, o vice-presidente da Câmara, deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), e o secretário-geral do partido, senador Rogério Marinho (PL-RN).

Tribuna do Norte 

Opinião dos leitores

  1. Sr Alexandre Moraes, o senhor tem familia, cuidado que o senhor estar fazendo um grande mal a um homem do bem um inocente. Lembre que os castigos devino ainda existem. Todo povo brasileiro sabe que tudo isso é mando do Bandido Lula, que é um incapaz de vencer as eleição de 2026, ele perderá até para Michele Bolsonaro.

    1. Mais de 700 mil pessoas que morreram de Covid-19 também tinham famílias, e todos viram o que ele fazia, debochando das pessoas com falta de ar, até quando ele vai ficar de mi mi mi, todos vão morrer um dia (disse Bolsonaro)

  2. E de se lamentar um fato desse, esse bandido Lula e juntamente com a maldade do Alexandres Moraes, como é que se aplica uma pena a uma pessoa doente, seja ela qual for,isso já é um verdadeiro crime, ao uma pessoa que está relativamente incapaz, com a sua saúde debilitada, vitima de uma facada a mando do PT. Gente vamos ser claro, ganhar uma eleição nas urnas sem a necessidade da compra de votos, como vem ocorrendo sempre pelo o PT, com todos esses programas eleitoreiro, e por cima de tudo essa perseguição de Lula e todos os petistas, não vão brincar com os castigos de Deus, que vocês todos podem ser castigados , vamos ter ao amor ao próximo, lembre-se que dinheiro não é tudo, mais vale uma pessoa pobre de caráter do que um rico sem coração e desumano. Rogo a Deus e peço justiça de Deus, ara que solte o Bonlsonaro, que ele possa viver em paz com sua família, ele não matou, nem roubou e nem mandou o povo fazer tentativa de golpe, ele nada teve com o ocorrido de 8/1/2023. É a mesma coisa de uma torcida de um time invadir o grama, sem o presidente do time ter madado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: “Fátima tem uma coisa muito igual a Lula”, diz Natália Bonavides

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Blog do Bagada (@blogdobagada)

Vídeo: Reprodução

Durante o Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio Grande do Norte, realizado na noite de sexta-feira (15), a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) destacou a trajetória política da governadora Fátima Bezerra, afirmando que ela “fez história” à frente do governo estadual.

Em seu discurso, Bonavides também comparou a trajetória da governadora com a de Lula, destacando semelhanças entre os dois. “Fátima tem uma coisa muito igual a Lula”. O evento reuniu lideranças do partido, militantes e representantes de movimentos sociais.

Opinião dos leitores

  1. Só falou a verdade, tanto LULADRAO como fatão GD igual a tubo de desodorante, como disse o sem-vergonha do LULADRAO, mentirosos, ladrões e corruptos.

  2. Isso. Destruiu o estado que governa, assim como o ladrao está destruindo o Brasil. Essa é a governança da extrema esquerda. Estão de “parabéns”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Fátima deseja ‘vida longa ao Partido dos Trabalhadores

 

Voir cette publication sur Instagram

 

Une publication partagée par BZNoticias (@bznoticias)

Vídeo: Instagram

A  governadora Fátima Bezerra dançou na noite dessa sexta-feira (15), com grande festa do partido que deixou a  Arena das Dunas vermelha. Em seu vídeo publicado nas redes sociais, ela desejou vida longa ao PT.

Enquanto isso, desde o dia 30 de julho que sete leitos de UTI do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, referência em pediatria de média complexidade no Rio Grande do Norte, estavam bloqueados por falta de insumos básicos.

Entre os itens em falta estavam tubos orotraqueais, medicações para recém-nascidos e cateteres, comprometendo a assistência neonatal e pediátrica.

A situação deu um alento de resolução após decisão da Justiça Federal, que fixou o prazo de 48 horas para reabertura dos leitos e exigiu um plano de manutenção dos atendimentos em até 30 dias.

Já a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) solicitou requisitionamento administrativo de insumos junto a empresas privadas. Além disso, quatro hospitais e a Secretaria de Saúde da Paraíba colaboraram cedendo materiais emergenciais.

Graças a essas medidas, os sete leitos de UTI foram reativados na tarde dessa sexta (15), totalizando novamente os 20 leitos disponíveis para atendimento pediátrico e neonatal.

BZ notícias

Opinião dos leitores

  1. Infelizmente é nesse estado que estamos vivendo…Que dias melhores possam vir ao nosso estado, acredito que esta mais perto do que longe, dessa galera pegar a ladeira… caos na Segurança(Só tem muganga), Caos na saúde, Muganga em algumas estradas para enganar ao povo e o Kadu tomando banho de sunga no Rio São Francisco as custas do Estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Se reunião com Zelensky correr bem uma com Putin pode ser feita, diz Trump

Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no sábado (16) que, após a cúpula no Alasca com seu colega russo, Vladimir Putin, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, irá ao Salão Oval em Washington na tarde de segunda-feira (18).

“Se tudo der certo, agendaremos uma reunião com o presidente Putin”, disse Trump em uma publicação no Truth Social.

“A melhor maneira de acabar com a terrível guerra entre a Rússia e a Ucrânia é ir diretamente para um acordo de paz, que acabaria com a guerra, e não um mero acordo de cessar-fogo”, disse ele

Zelensky, afirmou que vai se reunir com o presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington, na próxima segunda-feira (18), após “longa e substancial conversa” com Trump. Ele ainda declarou que planeja se encontrar com líderes europeus para discutir a cúpula do Alasca.

“A Ucrânia reafirma sua disposição de trabalhar com o máximo empenho para alcançar a paz. O presidente Trump informou sobre seu encontro com o líder russo e os principais pontos da discussão. É importante que a força dos Estados Unidos tenha impacto no desenvolvimento da situação”, disse Zelensky em um comunicado neste sábado (16) – o primeiro desde o encontro no Alasca, do qual foi excluído.

CNN

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Trecho da Av. Boa Sorte será interditado nesta segunda-feira (18) para obra da Caern

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informou que um trecho da Avenida Boa Sorte, na altura do cruzamento com a Rua Couto Magalhães, Zona Norte de Natal, ficará interditado nesta segunda-feira (18), das 7h às 17h, por causa de uma obra da Caern.

Durante a interdição, algumas linhas de ônibus vão circular por rotas alternativas:

Linhas N-07 e N-27
•    Sentido Mirassol → Ribeira: seguem normalmente até a Av. Industrial (Terminal), depois passam pela Av. Maranguape e Rua Sagrada Família, retornando à Av. Boa Sorte.
•    Sentido Terminal: passam pela Av. Boa Sorte e seguem pelas avenidas Miguel de Cervantes e Maranguape, voltando ao percurso normal pela Av. Industrial.

Linha 600
•    Sentido Santa Catarina: segue normalmente até a Av. Santarém, depois acessa a Rua Sagrada Família e retorna à Av. Boa Sorte.
•    Sentido Parque dos Coqueiros: passa pela Av. Boa Sorte, segue pelas avenidas Miguel de Cervantes e Maranguape e volta ao itinerário habitual.

A STTU orienta que os passageiros fiquem atentos às mudanças e lembra que dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 156, do Alô STTU.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula acompanha com lupa escolhas de cargos para a direção do PT

Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

Mirando o pleito de 2026, quando pretende concorrer à reeleição, o presidente Lula tem acompanhado com lupa a escolha dos cargos para a nova direção de seu partido, o PT.

Segundo apurou a coluna do Igor Gadelha, o chefe do Palácio do Planalto tem participado ativamente da montagem da nova direção da legenda junto ao novo presidente da sigla, Edinho Silva.

Na sexta-feira (15), por exemplo, Lula recebeu em Brasília, fora da agenda, Eden Valadares, um dos principais cotados para chefiar a Secretaria de Comunicação do PT, um dos cargos mais importantes do partido.

Como a coluna noticiou, Valadares é pupilo do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). O dirigente já coordenou campanhas política de Wagner e do atual ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Na conversa com Valadares, Lula afirmou que tem conversado com outros nomes cotados para cargos importantes no PT. O petista está preocupado em formar um “time coeso” para ajudá-lo nas eleições de 2026.

Metrópoles – Igor Gadelha

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula diz que Brasil está vivendo com uma ‘turbulência desnecessária’ de Trump

Foto: IGOR DO VALE/ALTAPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse há pouco que o mundo vive uma “turbulência desnecessária” com as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Eu não posso admitir que um presidente de um país do tamanho dos Estados Unidos possa contar a quantidade de inverdades que ele tem contado sobre o Brasil. O Brasil não é um País rico. O Brasil não tem o PIB que tem os americanos, o Brasil não tem o PIB da China. Mas nós temos um povo que merece respeito”, declarou.

As falas foram feitas em cerimônia de inauguração da fábrica da chinesa GWM (Great Wall Motor), em Iracemápolis (SP). De acordo com o Palácio do Planalto, a fábrica vai gerar mil novos postos de trabalho no Brasil até o fim do ano.

Lula ainda exaltou a capacidade de negociação do Brasil. “O Brasil gosta de negociar. Se tem uma coisa que o Brasil está fazendo é negociar”, disse. Ele elogiou o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio, que está à frente das tentativas de diálogo com os EUA. “Foi governador de São Paulo por 16 anos, sabe negociar e respeita as pessoas”, afirmou.

O presidente ainda destacou dados sobre a relação comercial entre Brasil e China. “É importante que as pessoas saibam que o comércio do Brasil com a China hoje é simplesmente o de US$ 160 bilhões contra US$ 80 bilhões do comércio nosso com os Estados Unidos. É importante que vocês saibam porque nós criamos os BRICS. É porque nós estávamos cansados de sermos tratados como países do terceiro mundo”, declarou.

Lula repetiu que, no Brasil, é preciso ter estabilidade política para garantir a estabilidade econômica. “A primeira coisa que a gente tinha que oferecer a quem a gente quisesse convencer a vir ao Brasil era uma coisa simples, chamada estabilidade política”, afirmou.

InfoMoney

Opinião dos leitores

  1. Desnecessário é vc não ir negociar com Donald Trump e preferir fazer gracinha falando de jogar truco e chupar jaboticabas.
    Sem falar na aproximação com terroristas e defender o hamas.
    Isso que é totalmente descabido e Desnecessário, os EUA é o nosso segundo maior Parceiro comercial, historicamente nossos amigos.
    Vc deveria ter levado as coisas com mais seriedade ao invés de está com Palhaçadas.
    Desonesto, ex presidiário, condenado em uma, duas, três instâncias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *