Diversos

EDITORIAL – Muito estardalhaço: não há novidade na obrigatoriedade do hino nacional nas escolas; resgatar o orgulho do canto está acima de paixões partidárias

Apoio ao canto do hino nacional liderou os assuntos mais comentados no microblog Twitter na manhã desta terça. (Reprodução)

Por Rodrigo Matoso

Se você não simpatiza com o presidente ou tem um posicionamento político oposto dos ideais do atual governo, pelo menos, por alguma razão que fuja de paixões partidárias, valorize e respeite o seu país em uma mísera questão. Relacionar o canto do hino nacional em colégios com ditadura ou algo classificado como negativo, passa do tom do que é normal na maioria dos países equilibrados.

Aos adultos, goste ou não, quem nunca cantou o hino em seus colégios, quando criança.

Você bem recorda.

Nos tempos atuais, não é nenhuma novidade.

Um “hábito” que andava esquecido.

Veja mais – HINO: Com mensagem retificada, MEC anuncia nova carta para as escolas; gravação só ocorrerá para diretores que desejarem atender 

Reprodução: Twiitter/Coluna Esplanada

Em alguns colégios na capital potiguar, por exemplo, canta-se o hino nacional uma vez na semana, antes mesmo da entrada do novo governo.

Até então, não se fazia estardalhaço.

Ser patriota não significa ser apoiador ou doutrinado do atual governo.

Disciplina e respeito pela bandeira nacional e ao solo que se pisa é compromisso pela formação e consciência de um futuro bom cidadão. Nada mais.

Os governos e governantes passam.

A bandeira e o hino nacional sempre serão história.

Passado, presente e futuro.

 

Opinião dos leitores

  1. acho lindo um país patriota e concordo plenamente que nossas crianças aprendam nosso hino que por sinal é lindo (não verdadeiro, mas lindo) porém o que me deixa indignada é a falta de respeito e de oportunismo um governo querer se promover perante está atitude tão digna, onde querem exibir nossas crianças como marionetes sem autorização previa de seus pais e pior ainda usar nesta palhaçada o slogan do novo presidente, isto não é oportunismo?

  2. Moro aqui na argentina e todos os dias minhas duas filham cantam o hino argentino na entrada e saida da escola. Rezam um pai nosso, uma ave maria e um gloria ao pai.

  3. Como não vivemos na ditadura, quem for aliado do atual presidente canta e grita o hino! Querem introduzir as ideias de direita a todo custo nas escolas públicas, mas não conseguirão!!!

  4. Bom, o problema não é cantar o hino, canta quem quiser, o problema do Brasil e da educação brasileira não perpassa por cantar ou não o hino, a indignação é que temos muitos problemas, a educação pública dos municípios e dos estados vivem em calamidade, se tem muita demanda, e isso não e prioridade.
    Quase nenhuma escola canta o hino, sim isso já existiu, em outro momento, o retorno acredito ser completamente desnecessário e inexpressivo, perguntem aos alunos o que eles acham, ou a opinião deles não vale? Se vivemos uma democracia quem decide isso e a comunidade escolar, mas gravar, já mostra a intenção de monitorar quem está fazendo, se não para quê enviar vídeos para o MEC?
    Necessitamos de ações efetivas para melhorar a educação, vamos ter escolas dignas, com laboratório, salas climatizadas, com móveis adequados para os jovens, bibliotecas, ginásios, bons salários para os profissionais da educação, qualificação para os professores …… E muito mais.
    Sugiro ao MEC que inicie projetos para melhoria da educação no Brasil, hino e slogan políticos não vai corroborar. Não tenho partido, sou apenas uma professora aposentada.

    1. Se for perguntar aos alunos, eles vão preferir não ir sequer às aulas, ficar em casa nas redes sociais. Que raios de professora é vc que aconselha deixar aos alunos escolher seu futuro? É exatamente por causa de tipo de demência que chegamos a esse ponto. Precisamos é de ordem e progresso. que as pessoas assumam suas responsabilidades. Que os pais eduquem seus filhos e que as escolas deixem de doutrinar seus alunos e passem a transmitir-lhes os instrumentos necessários ao seu futuro profissional e ao bem do nosso país. O verdadeiro patriotismo deve ser incentivado nas escolas, em detrimento da exaltação de ideologias nefastas e da degradação ética e moral que os governos de esquerda querem "enfiar" na cabeça de nossos jovens.

  5. Vergonhoso, perdoem-me, é alguém não aceitar que o hino nacional do Brasil seja ensinado e cantado nas escolas deste país. Quanto ao slogan, mais verdadeiro, impossível. Afinal Deus está ou não acima de todos e de tudo? Claro que marxistas, trotskistas, leninistas, gramscistas e outros ignorantes mais, não aceitam Deus, e, muito menos, a Pátria Brasileira. Deveriam ir para a Coréia do Norte, Cuba, Venezuela etc.

  6. ACHO LEGAL CANTAR O HINO E SEMPRE CANTEI AS QUINTAS FEIRAS NA ESCOLA QUE ESTUDEI…!!! MAS TAMBÉM ACHO COISA DE QUEM NAO TEM O QUE FAZER UM ALARDE TODO DESSE….!!! BASTAVA RECOMENDAR!!! E MOSTRAR TRABALHO, PROJETOS, MOSTRAR PRA QUE VEIO…. !!!!

  7. Lamentável ver um pai de família dizer que não quer ver seu filho passar vergonha: E desde quando cantar o hino do seu país é uma vergonha. É outra será que ele ou a mídia não leram que a filmagem é Voluntária? Realmente vergonha está na mentalidade do nosso povo. Nos Estados Unidos mesmo por exemplo, as divergências acontecem até as eleições, depois mesmo não sendo o seu candidato eleito o papel da oposição é fiscalizar.

  8. É melhor cantar funk ou rap ou sertanejo ou pagode ou mesmo aquela musiquinha "Lula lá, nasce uma estrela, Lula lá, nasce a esperança, Lula lá…"

  9. Saber a letra do hino nacional é obrigação de todos, independente do seu país.
    Tive grandes discussões com alunos que insistiam cantar "braço resfulante " ao invés de "brado retumbante" .
    Mas o mais interessante e lavrador é fazer vídeo com pessoas cantando o hino sem conhecer a letra.
    Isso é o que conta.

  10. nunca esqueço das manhãs de quinta-feira antes de começar a aula, Infelizmente a maioria das crianças não sabem Cantar o nosso hino.

  11. Concordo com quem escreveu que todo radicalismo é doença, e também que não é só o hino. É ter que gritar o slogan de Bolsonaro. E o projeto da escola sem partido? Saímos de um radicalismo (do Lula perseguido) para outro (dos olavetes. É o fim do Brasil.

  12. Não é novidade o hino em escolas e que esquerdista doente seja patriota, foram anos Controle ideológico. Vão cantar Lula ou Maduro livre, demência cerebral… Por mim,tanto faz o hino Brasileiro como o de Cuba, todo radicalismo é doença.

  13. Não é só cantar o hino Nacional é você postar vídeos e fotos. É você também se posicionar com o slogan de campanha deles. Não combateram tanto a ideologia nas escolas?

    1. Cantar o hino nacional deveria ser OBRIGAÇÃO NAS ESCOLAS. Respeito a pátria e seus símbolos cívicos, coisa esquecida a mais de 20 anos. Agora não cabe associar a tema de qualquer campanha.

  14. Toda quinta-feira tinha hino no patio do colégio com direito ao hasteamento da bandeira e palavras do diretor. Quando chovia, todos na sala de pé escutando o hino pelo sistema de som das sala e do pátio. E isso não faz tempo, década de oitenta e noventa.

    O próprio povo brasileiro, mal educado, reclama de si mesmo com a pecha de "só podia ser brasileiro", não se valoriza. Acha ruim quando alguém quer exaltar os símbolos nacionais (seu hino e sua bandeira) mas acha o máximo quando se enrola com ela nos jogos da seleção brasileira na copa do mundo. Também só falta chorar quando vê os filmes dos vingadores (quando, depois da destruição só sobra a bandeira americana a tremular) ou o do Sniper Americano ou qualquer outro de guerra, ou ainda aqueles vídeos do zapzap, facebook ou instagram que tenha alguém honrando, de forma justa, a bandeirar dos EUA.

    Nós estamos longe de entender o que é patriotismo, respeito ao território, respeito às leis e as instituições do nosso país. É triste.

  15. Eu não vou autorizar o meu filho a passar essa vergonha.
    Isso é propaganda ideológica.
    Minha bandeira jamais será laranja.
    Isso é apoiar um governo que quer tirar direitos dos trabalhadores.

    1. Autorize seu filho a usar drogas, dançar na boquinha da garrafa, pois o futuro o espera, o que estamos vendo por aí

    2. Pois na escola do meu filho eles já cantam o hino uma vez por semana, já estudei em escola que tinha que cantar hino, em outra tinha que ir pra capela fazer uma oração de vez em quando e nem por isso alguém morreu ou virou gente ruim, pelo contrário, hoje eu sei o hino de nosso país (em alguns lugares isso é motivo de orgulho) e aprendi valores que governo algum vai me tirar. Pra finalizar, eu autorizo sim que ele aprenda a cantar o hino e faça isso uma vez por semana.

    3. "Vergonha" exaltar os símbolos nacionais? Que ser abjeto é vc que se envergonha de ser brasileiro? Vá embora, meu caro. Por que não aproveitou os aviões que levaram embora os tais "médicos" cubanos e não foi com eles prá sua amada Cuba? E tem a Venezuela bem aqui vizinho. Seu ídolo Maduro iria adorar tê-lo como mais um miliciano a massacrar seu próprio povo. Quanta maluquice a gente vê por aqui. Essa corja não pode ser tida como brasileiros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula mostra dedo do meio ao defender que pobre “gosta de coisa boa”

Foto: Reprodução/Youtube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um gesto com o dedo do meio durante um discurso nesta sexta-feira (3), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). A cena ocorreu enquanto ele defendia que a população de baixa renda também tem direito a serviços de qualidade.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um gesto com o dedo do meio durante um discurso nesta sexta-feira (3), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). A cena ocorreu enquanto ele defendia que a população de baixa renda também tem direito a serviços de qualidade.

– Nós precisamos acabar com essa história de que o pobre não gosta de coisa boa. Aqui para eles [mostra o dedo]. Nós gostamos de coisa boa. Nós queremos tudo de primeira. Tudo: comida de primeira, roupa de primeira, viajar de primeira, dentista de primeira, médico de primeira. Acabar com essa bobagem – afirmou Lula.

O petista participou do evento de Entregas Simultâneas do Governo Federal para Moradia, Saúde e Educação. A cerimônia marcou o último dia em que ele podia realizar esse tipo de agenda antes do primeiro turno das eleições.

Na sequência, Lula criticou o modelo de dedução dos gastos com planos de saúde no Imposto de Renda. Segundo o presidente, parte desse custo acaba sendo bancada pelo poder público e nessa hora ele soltou um palavrão.

– O rico fala: “Eu tenho um bom plano de saúde, então eu tenho bons médicos porque eu pago”. Ele não paga p**** nenhuma. Ele desconta no Imposto de Renda o que ele paga de plano de saúde. Se ele desconta no Imposto de Renda quem paga somos nós, que deixamos de receber o dinheiro – disse.

Durante o discurso, o petista também voltou a defender o programa Agora Tem Especialistas, criado pelo Ministério da Saúde para reduzir as filas de consultas, exames e procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

– Vocês não sabem o que significa para mim esse “Agora tem Especialistas”. A gente está dizendo ao povo mais humilde que independente do berço que nasceu, da maternidade que nasceu, se nasceu com uma parteira ou em um hospital, se é preto ou branco, baixo ou alto, vai ter um tratamento de primeira classe neste país, porque é o que todo mundo precisa – declarou.

Pleno News

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alexandre de Moraes mantém prisão domiciliar humanitária de Bolsonaro

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou a prisão domiciliar humanitária do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A decisão foi assinada nesta sexta-feira (3/7), após a defesa reiterar o pedido para que Bolsonaro permanecesse em prisão domiciliar.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 27 de março, por decisão de Moraes, após permanecer internado no Hospital DF Star, em Brasília, para tratamento de uma broncopneumonia bacteriana.

O prazo inicial de 90 dias expirou na última quinta-feira (25/6). Durante esse período, Bolsonaro cumpriu as regras impostas por Moraes.

Nas últimas semanas, porém, a defesa informou que o ex-presidente voltou a apresentar crises de soluço e pediu a realização de novos exames.

No mesmo período, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) apreendeu uma arma registrada em nome de Bolsonaro durante uma abordagem envolvendo um agente de segurança, o que levou à abertura de um inquérito.

Ao longo da prisão domiciliar, Bolsonaro recebeu a visita de quase todos os filhos, com exceção de Eduardo Bolsonaro, que permanece nos Estados Unidos.

Os encontros na residência ficaram restritos a um grupo autorizado por Moraes. Além dos filhos e netos autorizados, profissionais de saúde, prestadores de serviço, seguranças e funcionários puderam ingressar no imóvel.

Bolsonaro mora com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, a filha Laura e uma sobrinha. Como vivem na residência, eles não dependem de autorização judicial para permanecer no local. A exigência vale para outros familiares, como ocorreu com as netas do ex-presidente, cuja entrada precisou ser autorizada por Moraes.

Conforme determinação do ministro, Bolsonaro permaneceu proibido de utilizar celular, telefone ou qualquer outro meio de comunicação externa, direta ou indireta, inclusive por intermédio de terceiros. Relatórios da PMDF não apontam descumprimento dessas restrições.

O ex-presidente deixou a residência apenas uma vez, para realizar um procedimento no ombro. Ele permaneceu internado por quatro dias e, em seguida, retornou ao cumprimento da prisão domiciliar.

Diferentemente do período em que Bolsonaro cumpriu prisão domiciliar em 2025, desta vez ele não recebeu visitas de aliados políticos. A restrição foi imposta por Moraes ao conceder a prisão domiciliar humanitária, sob o argumento de evitar a exposição do ex-presidente a novas doenças, diante do quadro de saúde considerado vulnerável.

Metrópoles

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula redigiu emenda que abriu caminho para propaganda de bet em transmissão de futebol

Foto: Reprodução

Uma emenda apresentada durante a regulamentação das apostas esportivas, em 2023, retirou restrições à publicidade das bets previstas no texto aprovado pela Câmara dos Deputados. Com a mudança, a proposta passou a proibir apenas anúncios direcionados a menores de idade, sem limitar a veiculação das propagandas em horários, canais ou eventos.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, os metadados do documento mostram que o texto foi elaborado por Vinícius Ruiz Paley, então coordenador da Secretaria Nacional de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, e apresentado pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) sem alterações.

Em nota, o Ministério da Justiça afirmou que o objetivo da emenda era assegurar maior proteção a crianças e adolescentes, proibindo publicidade voltada a menores.

A reportagem destaca que, diante das críticas à ampla divulgação das bets, o governo agora estuda endurecer novamente as regras para a publicidade do setor, com restrições a anúncios que incentivem apostas durante eventos esportivos e o reforço de alertas sobre o jogo responsável.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Paulinho Freire assina ordem de serviço para pavimentação de ruas nos bairros Lagoa Azul e Pitimbu

Foto: Roberto Galhardo

Moradores dos bairros Lagoa Azul, na Zona Norte, e Pitimbu, na Zona Sul de Natal, serão contemplados com novas obras de pavimentação. Na manhã desta sexta-feira (3), o prefeito Paulinho Freire assinou a ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos, executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). As intervenções somam investimento de R$ 1,75 milhão e têm prazo de execução de 150 dias.

A solenidade foi realizada no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão. Serão pavimentadas as ruas Apóstolo Simão, Apóstolo Tadeu, Apóstolo Tomé, Apóstolo Tiago, Apóstolo André, Apóstolo Pedro, Travessa Passagem dos Apóstolos e Travessa Três Lagoas, no bairro Lagoa Azul, além da Rua Coronel Joaquim Martiniano Neto, no bairro Pitimbu.

Durante a cerimônia, o prefeito afirmou que as obras atendem a uma demanda antiga das comunidades e fazem parte do cronograma de investimentos em infraestrutura da cidade. “Estamos trabalhando para melhorar as condições de circulação em todas as regiões da cidade. A pavimentação dessas ruas traz mais segurança para quem mora e circula nesses bairros, melhora a mobilidade e reduz os transtornos provocados pela poeira e pela lama”, afirmou.

A secretária municipal de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, informou que um trecho da Avenida Bumba Meu Boi também será pavimentado em paralelepípedo. O serviço terá prazo de execução de 70 dias e investimento de R$ 228 mil, viabilizado por emenda parlamentar da deputada estadual Eudiane Macedo.

Segundo a secretária, a Seinfra acompanhará todas as etapas da execução para garantir o cumprimento do cronograma e a qualidade dos serviços. “A pavimentação melhora as condições de circulação, facilita o acesso dos moradores e reduz os transtornos enfrentados diariamente pela população. Também vamos executar a pavimentação da Avenida Bumba Meu Boi, uma intervenção aguardada pela comunidade”, disse.

Morador da Rua Apóstolo Tadeu, na comunidade Nova Jerusalém, Judson Albino acompanhou a assinatura da ordem de serviço e comemorou o início das obras. “Esperamos por essa pavimentação há muitos anos. É uma melhoria importante para quem mora aqui e enfrenta dificuldades todos os dias por causa da poeira e da lama. Tenho certeza de que a obra vai mudar a realidade da nossa comunidade”, afirmou.

Participaram da solenidade moradores dos bairros beneficiados, secretários municipais, a deputada estadual Eudiane Macedo e o vereador Tarcio de Eudiane.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito Jaime Calado entrega quatro viaturas para reforçar a Guarda Municipal de São Gonçalo

Na manhã desta sexta-feira (3), o prefeito Jaime Calado entregou quatro viaturas 0 km à Guarda Municipal, em solenidade realizada em frente ao Teatro Municipal Poti Cavalcanti.

Os veículos foram adquiridos por meio de uma emenda parlamentar de R$ 800 mil destinada pela senadora e primeira-dama Zenaide Maia, da qual foram utilizados R$ 756 mil. Adaptadas às necessidades operacionais da corporação, as viaturas vão reforçar o patrulhamento e a proteção do patrimônio público.

Durante a solenidade, a comandante da corporação, Isabela Avelino, destacou que os novos veículos ampliam a capacidade de resposta da Guarda Municipal. “Esse reforço oferece melhores condições para o trabalho diário dos nossos agentes e amplia a capacidade de atendimento à população”, afirmou.

A senadora Zenaide Maia ressaltou a importância da destinação dos recursos. “É preciso fortalecer as instituições. A Guarda Municipal, criada na gestão de Jaime Calado, merece receber investimentos que contribuam para a prestação de um serviço cada vez melhor”, disse.

O prefeito Jaime Calado destacou que as viaturas foram entregues já adaptadas para a rotina da corporação. “Esses veículos chegam preparados para atender às necessidades da Guarda e garantir mais eficiência no trabalho dos nossos agentes”, afirmou.

Também participaram da solenidade os vereadores Ulisses Costa, Rayure Protásio, Márcia Soares, Valda Siqueira, Sargento Jerson, Nonato Queiroz, Delma Silva, Léo Medeiros, Nazareno Tavares, Nino Arcanjo, Clóvis Júnior, Kalyne Mota e Anderson Morcego, além de secretários municipais, servidores, lideranças comunitárias e a população.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF defende operação contra Jaques Wagner e diz que foto de dinheiro apreendido em endereço do senador cumpriu ‘padrão de transparência’

PF apreende 49 mil dólares com Jaques Wagner (PT-BA), então líder do governo Lula no Senado | Foto: Divulgação/Polícia Federal

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou nesta sexta-feira (3) que a Operação Compliance Zero, contra o senador Jaques Wagner (PT-BA), demonstra a independência da corporação. Segundo ele, a PF atua sem proteger ou perseguir qualquer grupo político.

Jaques Wagner havia afirmado que a divulgação das imagens do dinheiro apreendido durante a operação de busca e apreensão contra ele era uma “patacoada” e “espetacularização”

Andrei também defendeu a divulgação das imagens do dinheiro apreendido durante a operação, afirmando que a medida segue o mesmo “padrão de transparência” adotado em outras investigações.

“Essa operação reafirma a autonomia e independência de uma polícia de Estado. Reafirma nosso papel de não proteger e nem perseguir”, declarou.

O diretor acrescentou que a PF também divulgou imagens de dinheiro apreendido em operações recentes envolvendo parlamentares da oposição, citando investigações contra os deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy (PL-RJ).

“É curioso que quando há imagem de dinheiro de outro campo político eu só receba aplauso”, afirmou o diretor-geral da PF.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN vira destaque na Folha de S. Paulo após Lula entregar obra hídrica sem chegada da água e citar “erro de cálculo”

Foto: Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca

A inauguração do Túnel Major Sales, em Luís Gomes (RN), ganhou destaque nacional na coluna Painel, da Folha de S.Paulo. Assim como o BLOGDOBG mostrou na quinta-feira (2), a coluna também destacou que a obra foi entregue sem a chegada da água devido à correria do governo federal para realizar inaugurações antes do início do defeso eleitoral.

Durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou o episódio como um “erro de cálculo”.

“Eu queria ver a água entrar no túnel (…) houve um erro de cálculo e isso fez com que eu chegasse aqui e a água ainda não chegou”, afirmou. Lula disse ainda que a água chegaria até a meia-noite e chegou a sugerir que o prefeito reunisse a população para acompanhar o momento.

VEJA TAMBÉM: VÍDEO: Erro de cálculo impede chegada da água durante inauguração de obra no interior do RN e Lula sugere que prefeito espere “até meia-noite”

Em nota, o Palácio do Planalto afirmou que não houve falha na estrutura e explicou que a água ainda não havia alcançado o túnel durante a cerimônia por percorrer centenas de quilômetros pelo sistema da transposição do Rio São Francisco. Segundo a Presidência, a água chegou ao local no fim da tarde e atravessaria o túnel ainda na quinta-feira.

Opinião dos leitores

  1. A água já tá chegando, Bg tem que falar também da prefeitura de Natal , esqueça Lula um pouquinho!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Álvaro Dias fortalece articulação nacional com Flávio Bolsonaro e Nikolas Ferreira durante seminário do PL

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou nesta sexta-feira do 3º Seminário Nacional de Comunicação do Partido Liberal (PL), realizado no Rio de Janeiro. O evento reuniu lideranças políticas, parlamentares, dirigentes e equipes de comunicação de todo o país para discutir estratégias voltadas à comunicação, ao fortalecimento da atuação partidária e à mobilização para as eleições deste ano.

Durante a programação, Álvaro Dias reuniu-se com o senador Flávio Bolsonaro, nome do Partido Liberal para disputar a Presidência da República, e com o deputado federal Nikolas Ferreira, duas das principais lideranças nacionais da legenda. Os encontros reforçaram o diálogo de Álvaro com a direção nacional do PL e abordaram estratégias de comunicação, mobilização política e fortalecimento do partido nos estados, com atenção especial ao cenário eleitoral do Rio Grande do Norte.

Ao conversar com Álvaro, Flávio Bolsonaro destacou a importância da mobilização das lideranças e do engajamento da militância na divulgação das propostas do partido no RN e a importância da eleição do ex-prefeito de Natal.

“Estamos aqui juntos. Mais do que nunca, precisamos nos conectar. Vamos divulgar nossas propostas, compartilhar nossas ideias e conversar com as pessoas. É assim que vamos vencer e virar essa página triste que o Brasil vive hoje. Conte com a gente, Álvaro”, afirmou Flávio Bolsonaro.

Álvaro Dias também ressaltou que a participação no seminário fortalece a integração do PL potiguar com a direção nacional da legenda e amplia a troca de experiências sobre comunicação política e mobilização social.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Diretor-Geral da PF é desmentido por operação da própria corporação contra suspeitos de ligação com o PCC sancionados pelos EUA

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Dois dias após o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmar à reportagem do g1 que os brasileiros e empresas sancionados pelos EUA não tinham ligação com o PCC, a própria PF deflagrou nesta sexta-feira (3) a Operação Exchange para investigar um esquema de lavagem de dinheiro atribuído à facção.

O episódio colocou a operação da própria PF em contraste com a declaração do diretor-geral feita dois dias atrás. Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa teria movimentado mais de R$ 10 bilhões por meio de um esquema de lavagem de dinheiro. A operação teve como alvo a empresária Stella Stefanie, que foi presa, e Victor Shimada, considerado foragido.

A ação ocorreu pouco depois de Andrei Rodrigues contestar as sanções anunciadas pelo Departamento do Tesouro dos EUA, que apontou os investigados como integrantes de uma rede ligada ao PCC.

Em junho, Rodrigues também já havia criticado a decisão do governo americano de classificar o PCC e o Comando Vermelho como organizações terroristas, afirmando que a estratégia brasileira é combater financeiramente as facções.

Já nesta sexta-feira (3), Andrei Rodrigues afirmou que a sanção dos Estados Unidos imposta na última quarta-feira (1º) a pessoas e empresas brasileiras fez os policiais da corporação anteciparem a Operação Exchange. Ele disse ainda que desfecho da operação desta sexta-feira poderia ter sido outro, caso a imposição da sanção pelos EUA não tivesse sido anunciada na quarta-feira.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rombo acumulado das estatais de janeiro a maio de 2026 é de R$ 7,4 bilhões e já supera valor total de 2025

Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

As estatais acumulam um déficit de R$ 7,4 bilhões em 2026. Dados do Banco Central indicam que o resultado negativo foi puxado principalmente pelo rombo registrado em janeiro.

O rombo de janeiro a maio equivale ao dobro do déficit observado no mesmo período de 2025, quando as estatais foram deficitárias em R$ 3,6 bilhões. O déficit deste ano também já supera todo o ano de 2025, quando as empresas estatais foram deficitárias em R$ 5,9 bilhões. No acumulado dos últimos 12 meses até maio, as estatais registraram um déficit de R$ 6,7 bilhões.

Veja a trajetória do resultado primário das estatais do Relatório de Estatísticas Fiscais do Banco Central:

  • janeiro: déficit de R$ 4,869 bilhões;
  • fevereiro: déficit de R$ 568,14 milhões;
  • março: déficit de R$ 468,55 milhões;
  • abril: déficit de R$ 1,78 bilhões;
  • maio: superávit de 273,35 milhões.

Em termos nominais, ou seja, sem valores corrigidos pela inflação, é o maior déficit da história para o período.

As estatais federais representam a maior fatia do déficit registrado de janeiro a maio de 2026. Veja:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *