POR NOTÍCIAS AO MINUTO
Um avião da companhia aérea Latam pousou na pista errada do aeroporto internacional de Guarulhos, na região Metropolitana de São Paulo, o mais movimentado do país. O Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) classificou o caso como “incidente grave” e abriu investigação para apurar o incidente, que ocorreu nesta segunda-feira (1º).
Como explica o ‘G1’, o Airbus A321 (prefixo PT-MXH) levava 184 passageiros e oito tripulantes, quando aterrissou na pista usada para decolagens, ao invés da pista de pousos. Segundo o site de monitoramento de voos ‘Flightradar24’, o voo LA4627, que saiu de Fortaleza, pousou em Guarulhos às 12h49.
A Cenipa informou que vai apurar se houve errou da tripulação ou do controle de tráfego aéreo, para tomar as medidas de segurança necessárias.
O controle de tráfego aéreo é responsável por informar aos pilotos a pista em que a aeronave irá pousar e monitorar a aproximação. Além disso, a pista também está configurada no computador de bordo dos aviões.
A Latam informou que a “ocorrência está sendo investigada pelas autoridades aeronáuticas competentes”. A empresa afirmou que segue “os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais”.
A Infraero, responsável pelo controle do tráfico aéreo, disse em nota estar colaborando com as investigações: “As ações que cabem ao órgão de controle de tráfego aéreo local para possibilitar a investigação e prevenção de ocorrências aeronáuticas foram adotadas, sendo que não foi observado pela Torre de Controle de Guarulhos qualquer dano à aeronave e ao aeroporto”.
Essa TAM depois que se juntou com a chilena Lan está cada vez pior, tanto os serviços( equipes de bordo) como as aeronaves.
Muito grave mesmo! Essa situação é muito parecido com o maior acidente aéreo de todos os tempos. Dois junbos bateram na pista. Um da Pa nan outro KLM , isso aconteceu em 1970 e ficou conhecido como o desastre de thenerife.
Nem lembra.
Essa tragédia aconteceu porque as aeronaves usavam como taxiway a própria pista de decolagem. Devido a um forte nevoeiro nem os pilotos viam outras aeronaves, nem os controladores viam quem operava e precisavam das informações dos próprios pilotos para coordenar o tráfego em solo.
As aeronaves deviam ir até o final da pista, girar 180 graus a aguardar.
A aeronave da KLM girou e iniciou a rolagem sem estar autorizada e colidiu com a da PAN AM que seguia na mesma pista com o mesmo fim.
Ahhh, esse acidente ocorreu em março de 1977.
É que faz tempo pra caramba né Helio? E minha cabeça não é um HD, isso prova que tem nexo e não pesquisei pra comentar. Mas tendo como base o que vc diz, que não havia visibilidade no caso dos dois jumbos, então o Latam de São Paulo foi muito pior.