MUITO GRAVE: Avião da Latam pousa por erro em pista de decolagem no maior aeroporto do Brasil

POR NOTÍCIAS AO MINUTO

Um avião da companhia aérea Latam pousou na pista errada do aeroporto internacional de Guarulhos, na região Metropolitana de São Paulo, o mais movimentado do país. O Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) classificou o caso como “incidente grave” e abriu investigação para apurar o incidente, que ocorreu nesta segunda-feira (1º).

Como explica o ‘G1’, o Airbus A321 (prefixo PT-MXH) levava 184 passageiros e oito tripulantes, quando aterrissou na pista usada para decolagens, ao invés da pista de pousos. Segundo o site de monitoramento de voos ‘Flightradar24’, o voo LA4627, que saiu de Fortaleza, pousou em Guarulhos às 12h49.

A Cenipa informou que vai apurar se houve errou da tripulação ou do controle de tráfego aéreo, para tomar as medidas de segurança necessárias.

O controle de tráfego aéreo é responsável por informar aos pilotos a pista em que a aeronave irá pousar e monitorar a aproximação. Além disso, a pista também está configurada no computador de bordo dos aviões.

A Latam informou que a “ocorrência está sendo investigada pelas autoridades aeronáuticas competentes”. A empresa afirmou que segue “os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais”.

A Infraero, responsável pelo controle do tráfico aéreo, disse em nota estar colaborando com as investigações: “As ações que cabem ao órgão de controle de tráfego aéreo local para possibilitar a investigação e prevenção de ocorrências aeronáuticas foram adotadas, sendo que não foi observado pela Torre de Controle de Guarulhos qualquer dano à aeronave e ao aeroporto”.

Notícias ao Minuto

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Paiva disse:

    Essa TAM depois que se juntou com a chilena Lan está cada vez pior, tanto os serviços( equipes de bordo) como as aeronaves.

  2. Kaka disse:

    Muito grave mesmo! Essa situação é muito parecido com o maior acidente aéreo de todos os tempos. Dois junbos bateram na pista. Um da Pa nan outro KLM , isso aconteceu em 1970 e ficou conhecido como o desastre de thenerife.

    • Helio Motta disse:

      Nem lembra.
      Essa tragédia aconteceu porque as aeronaves usavam como taxiway a própria pista de decolagem. Devido a um forte nevoeiro nem os pilotos viam outras aeronaves, nem os controladores viam quem operava e precisavam das informações dos próprios pilotos para coordenar o tráfego em solo.
      As aeronaves deviam ir até o final da pista, girar 180 graus a aguardar.
      A aeronave da KLM girou e iniciou a rolagem sem estar autorizada e colidiu com a da PAN AM que seguia na mesma pista com o mesmo fim.
      Ahhh, esse acidente ocorreu em março de 1977.

    • K k. disse:

      É que faz tempo pra caramba né Helio? E minha cabeça não é um HD, isso prova que tem nexo e não pesquisei pra comentar. Mas tendo como base o que vc diz, que não havia visibilidade no caso dos dois jumbos, então o Latam de São Paulo foi muito pior.

COMENTE AQUI