Diversos

NA BRIGA PELO HUB, PE MARCA UM GOL: Dilma garante área da Força Aérea no Aeroporto do Recife

20150827190320460185iÁrea será cedida, mas a contrapartida está em negociação. Crédito da foto: Alcione Ferreira/DP

A presidente da república Dilma Rousseff garantiu ao Senador Humberto Costa que a área da força aérea brasileira no aeroporto do Recife será cedida ao governo do estado. A garantia política foi assegurada em reunião na última quarta-feira (26). A pendência para “fechar o negócio” seria a contrapartida do estado para receber a área. O estado articula a cessão da área para ser mais um instrumento na disputa pelo investimento bilionário na Latam (fusão da brasileira TAM e a chilena Lan) no Nordeste. Pernambuco concorre com Rio Grande do Norte e Ceará.

“O ministério da Defesa vem fazendo avaliações constantes para ceder o espaço, mas essa garantia da presidente se torna mais uma vantagem de Pernambuco na competição pelo investimento bilionário da Latan em Pernambuco”, destaca o senador. “Agora, é ver como vai ser dada essa contrapartida, que pode ser em área em outra região de interesse da FAB, pode ser até no mesmo local e a cessão seria parcial e também pode ser financeiro, caso seja de condição do governo do estado”, complementou.

O governo de Pernambuco informou que não vai se posicionar sobre o assunto porque não tem informação oficial do Palácio do Planalto. Com relação à cessão de área militar no Aeroporto Internacional dos Guararapes, a FAB informou que o assunto está em análise no Comando da Aeronáutica. O prefeito Geraldo Julio teve reunião com o ministro da Defesa, Jacques Wagner, na manhã desta quinta-feira (27) sobre o assunto, mas não comentou detalhes da reunião ao Diario.

O Grupo Latam anunciou neste ano que estuda investir em um centro de conexões no Nordeste e o Recife entrou na disputa. O novo hub contará com investimentos de US$ 2 bilhões e uma geração de 10 mil empregos. A decisão é prevista até dezembro. No início de setembro, saem os primeiros relatórios econômicos das consultorias internacionais contratadas pela Latan para avaliar os concorrentes. A empresa já afirrmou que a decisão terá caráter técnico, sob avaliação de critérios econômicos e de infraestrutura dos estados.

Diário de Pernambuco

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2015/08/27/internas_economia,594869/dilma-garante-area-da-forca-aerea-no-aeroporto-do-recife.shtml

Opinião dos leitores

  1. Pernambuco era um Estado territorialmente enorme! Ia do Ceará até o Oeste Baiano e Alagoas: Porém aos poucos foi perdendo território!

    Em 1799 a Corte Portuguesa emancipou o Ceará;
    Em 1817 foi a vez da Comarca de Alagoas se emancipar;
    Em 1818 o Rio Grande do Norte;
    Em 1824 D. Pedro I desmembrou a Comarca do São Francisco;
    Em 1846 a Paraíba se emancipou!

  2. Fernando de Noronha SEMPRE foi de PE. Era parada obrigatória nas viagens marítimas do Brasil para a Europa. Isso já tem mais de 400 anos, porém foi oficializada em 24 de setembro de 1700. Em 1736 os franceses invadiu o local e o governo brasileiro/português nada fez para defendê-lo, até que Recife enviou tropas para expulsar os invasores, o qual obtive sucesso. Em 1942 se tornou território federal, ou seja, pertencia à União. Em 1988 foi devolvida à PE. O cala boca existiu sim, todos nós de PE sabemos disso, mas admito não ser comum encontrar isto nos livros de histórias.

  3. Ao povo potiguar!

    Vejo muitos reclamando disso e daquilo, por conta dessa notícia sobre a base aérea do Recife! Não compreendo que o povo tão orgulhoso do seu novo aeroporto devesse se incomodar com essa doação ao aeroporto do Recife! Afinal vocês mesmos não batem no peito para afirmar o quanto possuem um aeroporto muito além dos concorrentes em todos os níveis possíveis em que se possa ou não comparar!? Ou será que era blefe? Eu sei que essa concorrência mexe com as emoções e um certo sentimento de bairrismo. Contudo essa disputa é baseada no sangue frio! O Comitê Olímpico Internacional, quando abre a candidatura para as olimpíadas. Entrega um caderno de obrigações para todas as cidades candidatas. Então ocorre a visita dos técnicos do COI, e após isso, o Comitê divulga a chamada SHORT LIST. E o que é isso? É uma lista com todas as cidades que podem receber o evento, para somente então os delegados do COI escolher a campeã! O mesmo ocorreu quando a TAM divulgou Natal, Fortaleza e Recife. Outras cidades foram especuladas mas não entraram. Pelo "caderno de obrigações" da TAM Salvador, Manaus e Belém já foram desclassificadas! O que eu quero dizer com isso? Qualquer uma das três candidatas, tem condições de receber o HUB! Não existe essa de Natal, ou Recife ou Fortaleza ser melhor ou mais preparada, ou mais próxima da Europa… No final a vencedora será aquela que apresentar um PLUS, mas esse plus, também não será nada extraordinário! Ou seja quem vencer, vencerá por décimos ou milésimos! Então qualquer coisinha pode ser decisiva! Aqui em Pernambuco, muita gente vinha reclamando do baixo engajamento do Senador Humberto Costa (PT) na causa do HUB! Acredito que as vozes insatisfeitas chegaram aos seus ouvidos e ele se mexeu! E hoje mostrou serviço com essa excelente notícia! Vejam bem, Recife não é melhor do que qualquer outra das candidatas, contudo também não é pior. O que ocorreu foi que não ficamos presos dentro de uma bolha, acomodados pelos pontos fortes de Recife na disputa. O que é bom vamos melhorar sempre,mas o que é insatisfatório batalhamos para solucionar! Acredito que hoje, o potiguar percebeu que mesmo com um aeroporto, com um terreno inúmeras vezes maior que os concorrentes. Pode vir a perder a disputa por um simples terreno infinitamente menor que o AISGA, doado para a Infraero em Recife! Essa doação pode ser determinante para a TAM, mas também pode não ser! A decisão será baseada no plus, que será um pacote de vantagens. Contudo! O povo potiguar não exerce controle sobre o REC e o FOR, assim como o povo das cidades concorrentes não exercem controle sobre o AISGA! Logo, se o povo potiguar quiser realmente ganhar, terá que solucionar os pontos fracos que tem! E pelo que vejo, um dele é a Senadora Fátima! Então, vão cobrar essa mulher pelo pleito de vocês! No mais o importante é que o HUB virá para o Nordeste, e que vença o melhor!

  4. Pelo que sei, Fernando de Noronha era do RN até que o Governo de Geraldo Melo entregou a PE por não querer assumir as despesas decorrentes da administração. Naquela época, não existia o turismo na ilha, que movimenta bastante recursos.

    1. Sei, ai Pernambuco tinha muito dinheiro sobrando e pegou a Ilha somente para pagar as contas! kkkk

  5. Caro BG.
    Afinal o que o governador Robinson Faria conseguiu com a sua pzidenta para o RN??? O que irá conseguir é ela entregar de mão beijada a Pernambuco o Hub da Tam!, também poderá na era do governador Eduardo Campos lá ele arranjou tudo que queria com o sapo barbudo(refinaria,porto de Suape, obras de grande porte em Recife,etc,etc.) , afinal a maior carga tributaria do mundo que todo cidadão é obrigado a pagar e ver esse dinheiro nos bolsos de uma grande maioria de políticos sem-vergonhas roubando era para ser dividida equanimente entre os estados e também descentralizar os investimentos para haver uma oportunidade igual para todos, infelizmente não é assim que agem esses "detentores" do poder com votos comprados. O RN produz combustíveis que são os mais caros do Nordeste, graças ao senhor Garibaldi que quando era governador aprovou um aumento vergonhoso do ICMS para energia e combustíveis de 17% para 25% de alíquota, agora os hospitais, segurança,saúde nada é feito a muito tempo inclusive no governo do sr Garibaldi e nos demais que passaram.

  6. Fernando de Noronha não foi um cala a boca como informou o nobre colega Alberto, houve uma consulta no congresso onde os interessados pela ilha demonstrariam seu interesse, nesse caso o atual Ministro do Turismo não fez menção alguma para a ilha ficar em nosso Estado. Muitos hoje colocam a culpa do HUB em Fátima, Henrique e Garibalde, pois são do "Governo". Porém o grande problema do estado é esse, a população só pensa em classe política, não observam o macro para retorno a região.
    Onde estão os demais deputados ? Onde esta o Senador Agripino Maia para ajudar nessa negociação ? Não adianta apenas um tentar mover milhões de fundos para o obtenção do HUB, pois, enquanto esse estado ainda houver esse brigas políticas, não conseguiremos nada.
    Não devemos votar nos candidatos para representarem os direitos dos partidos, eles tem que nos representar e não a seus partidos. Voto em quem no melhor da população, e não no melhor para o partido.

  7. O gasto de dinheiro público será muito maior.
    Irão desalojar a FAB e para fazer essa mudança haverá gasto de dinheiro.
    E no governo do PT para fazer qualquer besteirinha custa um mundo de dinheiro.

  8. Nunca vi a inoperante Sen. FATIMA BEZERRA dá um pio acerca deste Hub da Tam. Ela diz ter prestígio com o Governo Federal, mas esse prestígio que ela diz ter é só com ônus para ela (lealdade nas votações e defesa do Governo), mas nunca para bônus (o máximo que diz ter conseguido até hoje foram alguns IFRNs para o Estado, mas isso faz parte de um processo de interiorização dos Institutos que viriam para cá de toda forma). Mas sobre assuntos econômicos importantes como o Hub quero ver ela tomar alguma atitude.

  9. O aeroporto do Recife fica dentro da cidade sim, mas isso não causa grandes transtornos aos moradores não. Ao contrário, trás bastante comodidade. Ao chegar, as aeronaves sobrevoam em grande parte a BR-101 e ao sair, o aeroporto é quase na beira da praia. No trajeto da pista do aeroporto é proibido construir prédios altos pra não atrapalhar os aviões. O aeroporto é integrado ao sistema de metrô e que é integrado a rodoviária. Recife possui um dos melhores aeroportos do Brasil, na opinião dos próprios usuários, segundo pesquisa de satisfação da ANAC. O aeroporto dos Guararapes é público, mas é totalmente diferenciado na gestão da Infraero. O HUB em Recife não vai viver apenas de turismo. Vai trazer oportunidades de negócios variadas. Recife tem um aeroporto pronto, eficiente, bonito, funcional e os terminais 1 (este totalmente ocioso atualmente) e 2 com capacidade para 24,5 milhões de passageiros/ano. O AISGA possui capacidade para apenas 6 milhões/ano. Qual dos dois vai precisar de obras depois da escolha da Tam?

  10. Onde estão os bostas dos políticos do PT do RN? eles só sabem defender os ladroes do LUlalau e DILMa? mas defenderem o nosso estado porra nenhum. sabem quando essa HUB vem para cá, dependendo dos PTralhalhas do RN? nunca!!!

  11. Agora a salvação do RN ficou nas maos da Senadora Fatima Bezerra que deveria solicitar ao Planalto isenção nesse assunto e deixasse a escolha para criterio tecnico e nao politico.

  12. Segundo os que falam sobre este assunto , o nosso problema é somente a questão do acesso, que ao meu ver isso é um item fácil de se resolver, já que os projetos se encontram aprovados desde a famosa Copa do Mundo , ao que me parece falta interesse e competência dos políticos.
    O aeroporto de Recife , tem que ser reformado e também fica dentro da cidade e o de Fortaleza também é todos os dois não são particulares.Sera que vamos mais uma vez perder um grande investimento?

    1. Os potiguares desde que se mudaram para o AISGA, concretaram nas suas cabeças, que aeroporto dentro do perímetro urbano não pode existir! Muito menos receber investimentos! Amigos, essa ideia somente ocorre na cabeça de vocês! É claro que aeroportos fora das cidades tem os seus potenciais, mas em nada inviabilizam os aeroportos dentro das cidades!

  13. O que será que a grande senadora do povo Fátima Bezerra tem a dizer sobre esse desprestígio?
    Certamente vai dizer que respeita a democracia .

  14. Com a palavra a Sen. Fátima Bezerra e os demais aliados da Presidente dilma no RN, Min Henrique Alves e Sen Garibalde Alves, eles têm a obrigação de cobrar da Presidente uma contrapartida de peso para o RN neste episódio do Hub da TAM, sob pena de aceitarem pacatamente o fato da Presidente estar sendo tendenciosa para com PE.

    Com a palavra também os eleitores do PT no RN que estão vendo mais uma vez ( pois já perdemos para eles a Refinaria e a Ilha de Fernando de Noronha) milhares de empregos migrarem para PE com a ajuda do PT.

    1. Fernando de Noronha sempre foi de PE. A união a transformou em território federal. Na constituinte de 1988, dando um cala boca no pleito de PE de ter novamente AL, ficou decidido que ao invés de devolver AL à PE, iriam devolver Fernando de Noronha. Ninguém perde o que nunca foi seu.

    2. Fernando de Noronha SEMPRE foi pernambucana! E sabe o por que? Por que quando a Ilha foi invadida pelos Franceses, o Governador de Pernambuco pediu para que o Império expulsasse os invasores! Contudo o Império não se importou, e temendo uma posterior invasão de Recife, através de Fernando de Noronha, o Governado de Pernambuco declarou guerra e enviou tropas próprias! Pernambuco expulsou os invasores e assumiu o controle sobre a Ilha! Então pergunto, onde estava o RN na hora da guerra?

    3. Não gosto do PT. Mas devo defende-la contra a acusação dela ser tendenciosa para Pernambuco! Ela não foi tendenciosa, ela foi justa! Recife estava em desvantagem perante os concorrentes! Afinal não são os próprios potiguares que afirmam ter muita vantagem pelo fato do AISGA ser 100% privado! E recentemente o aeroporto de Fortaleza não foi incluído nas privatizações? Logo Recife precisava sim de uma contrapartida Federal, para poder equilibrar essa disputa! Agora o RN não tem que fazer cobranças da Dilma! E sim fazer cobranças da Inframérica! Afinal, o aeroporto é 100% privado, logo são eles quem devem se mexer! Desequilíbrio seria ter uma empresa privada responsável pelo aeroporto e ainda ser auxiliada pela Dilma!

  15. O pior não é perdemos o hub pra PE…mas sim a sacanagem que a nossa presidente dilma que dar de presente pros brasileiros…o retorno da CPMF!!!! Absurdo!!! Eles do PT , PMDB e empreiteiros…desviam bilhões da Petrobrás e de outros órgãos públicos e nós brasileiros é que vamos pagar a conta 🙁 Poxa vida, por que o PT em vez de cortar 10 ministérios e Secretarias…não corta logo 20…e também não corta os cartões corporativos que os altos cargos de Brasília possuem pra gastar milhares de reais todos os meses!!! Por que dilma não vende todos os carros de luxo oficiais e corta a mamata dos aptos oficiais dos deputados e senadores de todos os partidos em Brasília…garanto que economizaria muuuito mais!!! Já não basta gasolina cara, luz cara, comida cara!!! e a corrupção por que Lula e dilma não falam nela nos programas de TV??? Movimento Vem pra rua…façam alguma coisa! Façam novos protestos pacíficos num domingo qualquer pedindo a proibição do retorno da CPMF e acabar com essas "mamatas" que foram citadas acima…CARO BRUNO ESPERO QUE PUBLIQUE NOSSO COMENTÁRIO E NA ÍNTEGRA…OBRIGADO. PONHA UMA MATÉRIA FALANDO SOBRE O RETORNO DA CPMF…
    http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/08/ministro-confirma-proposta-de-novo-imposto-para-financiamento-da-saude.html

  16. Aguarda-se alguma ação de Fátima Bezerra e Henrique Alves sobre o tema.
    Até agora ninguém sabe bem que interesses eles defendem, se políticos partidários ou do estado.
    Mas se o RN perder esse HUB caberá a seu povo das duas uma: ou aceitar e assinar o papel de otário ou nunca mais votae nesses dois.

    1. Vcs esquecem que o PSD eh aliadissimo do PT.Cade o governador e Fábio Faria (que nunca faz )?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Putin recusa novos pontos em plano de paz : “Se a Europa quiser lutar uma guerra, nós estamos prontos agora”

Foto: Sergei Ilnitsky/ Reuters

O presidente russo, Vladimir Putin, rejeitou nesta terça-feira (2) os pontos adicionados por Ucrânia e líderes europeus ao plano de paz elaborado pelo governo de Donald Trump. Ele classificou as novas exigências como “totalmente inaceitáveis” e afirmou que a Europa “não quer a paz”.

“Se a Europa quiser lutar uma guerra, nós estamos prontos agora”, declarou Putin.

O plano original dos EUA tinha 28 pontos considerados favoráveis à Rússia — como a cessão de 20% do território ucraniano, a promessa de que Kiev não entraria na Otan e a redução do Exército da Ucrânia de 900 mil para 600 mil soldados. A revisão europeia propunha, por exemplo, manter 800 mil militares e rejeitava entregar território a Moscou.

Putin fez as declarações ao receber o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, que apresentou a versão atualizada do plano. O Kremlin também confirmou a participação de Jared Kushner, genro de Trump, nas conversas.

O líder russo disse estar disposto a negociar, mas avisou que, caso a Ucrânia rejeite um acordo, a Rússia avançará e tomará mais território. Na segunda (1º), Putin celebrou a captura de uma “cidade-chave”, algo negado por Kiev.

Atualmente, forças russas controlam pouco mais de 19% do território ucraniano e avançaram em 2025 no ritmo mais rápido desde o início da invasão em 2022.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Relator apresenta parecer e rejeita cassação de Zambelli; colegiado ainda precisa aprovar

Licenciada e presa na Itália, Carla Zambelli chora em audiência na CCJ da Câmara — Foto: Kevin Lima/g1

O relator do processo contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), apresentou nesta terça-feira (2) parecer contra a cassação do mandato da parlamentar.

Em coletiva à imprensa, o relator disse não ter encontrado provas de que Zambelli ordenou a invasão ao Conselho Nacional de Justiça.

“Eu analisei toda a ação e todos os documentos no qual tive acesso e o que encontrei foram suspeitas, mas não há certeza de que a deputada tenha ordenado as invasões”, disse o relator.

Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por comandar uma invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Por ter sido condenada criminalmente em decisões definitivas, a Câmara precisa dar aval à perda do mandato.

O parecer de relator ainda precisa ser votado pelos membros da CCJ, que podem aceitar ou rejeitar o texto.

Após a análise da Comissão, o caso será submetido ao plenário principal da Casa. São necessários, no mínimo, 257 votos para que a deputada seja cassada.

A parlamentar participou remotamente, em setembro, de uma audiência sobre o caso na CCJ. A deputada trocou acusações com o hacker Walter Delgatti, que também foi condenado com ela pelo STF.

Na ocasião, Zambelli afirmou que Delgatti é um “mitomaníaco” e chegou a questionar a saúde mental do hacker, fazendo menção ao uso de medicamentos para tratar um Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Relembre o caso

De acordo com as investigações, Zambelli atuou em parceria com o hacker Walter Delgatti Neto para inserir documentos falsos na base de dados do CNJ – incluindo um suposto mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

A defesa de Zambelli chegou a apresentar um recurso pedindo a absolvição da parlamentar e alegou cerceamento de defesa, por falta de acesso a todos os arquivos apreendidos com o hacker, mas foi negado.

Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, ilegibilidade e perda do mandato parlamentar, sem deliberação da Câmara. No entanto, o presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu adotar rito distinto e enviou o caso à análise dos deputados.

A deputada também foi condenada a 5 anos e 3 meses de prisão por perseguir, armada, um homem em São Paulo em 2022. Não cabe mais recurso das duas condenações.

A parlamentar está presa em Roma, na Itália, desde julho deste ano. Antes de a condenação se tornar definitiva, Zambelli fugiu para o país, o que levou a ser incluída na difusão vermelha da Interpol.

Após a prisão, Zambelli disse que quer ser julgada pela Justiça italiana e que vai provar que não tem envolvimento na invasão do sistema do CNJ.

A extradição da deputada para o Brasil é analisada pela Justiça da Itália. Uma nova audiência foi marcada para 4 de dezembro.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Leão XIV pede que EUA não tentem tirar Maduro por meio de força militar

Foto: Reprodução/Vatican News

O papa Leão XIV fez nesta terça-feira (2) um apelo direto aos Estados Unidos para que evitem qualquer tentativa de derrubar Nicolás Maduro por meio de força militar. Para o pontífice, a saída para a crise venezuelana passa pelo diálogo e, se necessário, por pressões econômicas — nunca por intervenção armada. Em meio ao aumento das tensões, o papa reforçou sua posição: a crise venezuelana precisa de “razão, prudência e diálogo”, não de tanques e mísseis.

Durante a coletiva de imprensa concedida no retorno de sua viagem à Turquia e ao Líbano, Leão XIV reforçou que Washington deveria priorizar caminhos diplomáticos: “É melhor buscar formas de diálogo, ou talvez de pressão, inclusive econômica“, afirmou, ao ser questionado sobre as ameaças de Donald Trump de retirar Maduro do poder pela força.

O papa, primeiro americano a comandar a Igreja Católica, demonstrou preocupação com a escalada militar na região. Para ele, os sinais emitidos pelo governo dos EUA são contraditórios e dificultam a leitura sobre os próximos passos de Washington. “Por um lado, parece que houve uma ligação entre os dois presidentes. Por outro lado, existe o perigo, existe a possibilidade de haver alguma atividade, alguma operação militar“, disse.

Leão XIV destacou ainda a instabilidade nas mensagens divulgadas pela Casa Branca: “As vozes que vêm dos Estados Unidos mudam com certa frequência“, afirmou, sinalizando que o cenário pode se alterar rapidamente.

O governo Trump acusa Maduro de chefiar o Cartel de los Soles e de manter vínculos com o narcotráfico — acusações negadas pelo líder venezuelano, que colocou suas Forças Armadas em alerta. Os EUA, por sua vez, ampliaram a presença militar no Caribe, enviando navios de guerra e aviões e realizando operações contra embarcações suspeitas de transportar drogas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Não há no mundo um Poder Judiciário tão forte quanto no Brasil”, diz Alexandre de Moraes

Foto: Gustavo Moreno/STF

“Não há no mundo um Poder Judiciário tão forte quanto no Brasil.” A afirmação, feita pelo ministro Alexandre de Moraes nesta terça-feira (2), serviu como eixo para um discurso em que ele explicou por que, em sua visão, o sistema judicial brasileiro se tornou alvo de ataques organizados nos últimos anos. A fala ocorreu durante o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário.

Moraes argumentou que a força institucional do Judiciário — estruturado como carreira de Estado, independente de eleições, de pressões externas e de financiamento privado — transformou o Brasil em um dos principais focos de campanhas de desinformação.

Segundo Moraes, grupos econômicos financiam há décadas iniciativas para deslegitimar cortes constitucionais ao redor do mundo, mas esse movimento ganhou intensidade no país justamente pela robustez da magistratura brasileira.

O ministro destacou que a tradição de controle de constitucionalidade, exercida desde 1890, consolidou o papel central do Judiciário na preservação de direitos e garantias. Para Moraes, essa atuação provocou a reação de “grupos inimigos”, que enxergariam igualdade e liberdade como privilégios reservados apenas a si próprios, e não como direitos universais.

Ele também criticou o ambiente criado nas redes sociais, onde influenciadores digitais passaram a comentar decisões judiciais sem conhecimento técnico, mas com grande impacto sobre a opinião pública. Segundo Moraes, essa dinâmica contribui para a manutenção de um “estado permanente de ataques” às instituições. “Hoje, qualquer influencer é um ‘analista’ de Poder Judiciário. Não sabe nem a composição de um tribunal, mas tem milhões de seguidores”, criticou.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moto com 164 multas em aberto e quase R$ 50 mil em débitos é recolhida na Operação Lei Seca

Foto: PMRN/divulgação

Uma motocicleta foi recolhida pela Operação Lei Seca após ser constatado que o veículo possuía 164 multas em aberto, somando R$ 46.181,67 em débitos. Além disso, a motocicleta não tinha licenciamento desde 2016. E mais, o condutor, que não possuía CNH. Ele ainda foi autuado por se recusar a fazer o teste do etilômetro.

Segundo especialistas, este tipo de situação acontece e condutores conseguem acumular inúmeras multas porque o processo administrativo para suspensão da CNH é lento, podendo levar até 10 anos entre abertura e execução, conforme previsto na resolução 723/2018 do Contran. Enquanto isso, o condutor continua circulando até que a penalidade seja efetivamente aplicada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAULO CAPPELLI: Por que Bolsonaro resiste a lançar Michelle à Presidência

FOTO: Renan Areais

Jair Bolsonaro resiste a lançar Michelle à Presidência da República, embora pesquisas encomendadas pelo Partido Liberal (PL) apontem a ex-primeira-dama com potencial para disputar o Palácio do Planalto no ano que vem.

O principal entrave para Michelle, segundo Bolsonaro, está no quesito articulação política. O ex-presidente avalia que Michelle sofrerá desgaste, caso eleita presidente, ao ter de lidar com lideranças do Congresso Nacional.

Em conversa com a coluna um dia antes de ser impedido de dar entrevistas, o ex-mandatário afirmou que “só ele sabe o que passou” ao ter de negociar com deputados, senadores e dirigentes partidários. E que não deseja essa mesma tribulação para a esposa, que deverá concorrer ao Senado ou ser vice numa chapa presidencial.

Na ocasião, Bolsonaro afirmou que não anunciaria apoio a nenhum candidato enquanto houvesse possibilidade de reverter as duas condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornaram inelegível.

Atrito entre Michelle e filhos de Bolsonaro

Agora, justamente o fator articulação política opõe Michelle e três filhos do ex-presidente: o senador Flávio, o deputado Eduardo e o vereador Carlos. A aliança eleitoral com Ciro Gomes no Ceará dividiu a família.

No Partido Liberal, dirigentes avaliam que Michelle “amadureceu” nos últimos dois anos ao protagonizar agendas pelo país no comando do PL Mulher e ao discursar em atos pró-anistia. Mas que ainda falta “traquejo” para evitar atritos desnecessários.

Paulo Cappelli – Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Na minha opinião não esse o motivo “articulação política” que faz Jair Bolsonaro lançar sua esposa Michelle ao cargo de presidente do Brasil os motivos são 1° ele está preso e não puder fazer campanha ao lado dela e o 2° motivo que é o mais doloroso é o passado dela junto com a família e com o “faz tudo do assessor da família Bolsonaro o ex. Policial Queiroz.

  2. Pq ela não é Bolsonaro de sangue. Ela é apenas a marmita. Ele quer somente os puro sangue no poder, todo o resto é apenas ferramenta, sejam seus eleitores, sejam os possiveis aliados politicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PEC da Segurança é uma ‘afronta’ e ‘fere de morte’ autonomia dos Estados, diz Tarcísio

Foto: Paulo Guereta / Governo do Estado de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta terça-feira (2) que a PEC da Segurança Pública enviada pelo governo Lula ao Congresso “fere de morte” a autonomia dos Estados. Em audiência pública na Câmara, ao lado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), Tarcísio chamou a proposta de “afronta” e disse que os governos estaduais não podem aceitar uma centralização maior da União.

Segundo ele, a proposta — que altera os artigos 21, 23, 24 e 144 da Constituição — representa uma “centralização excessiva” sob o argumento de fortalecer a Coordenação Nacional das Polícias. Tarcísio afirmou ainda que a PEC é apenas “cosmética” e não resolve os problemas de segurança pública enfrentados pelos Estados. “Os brasileiros têm a segurança pública como principal problema. E esse problema tem sido enfrentado nos Estados governados pela direita”, disse.

Para o governador paulista, o texto tenta apenas transformar em emenda constitucional pontos que já constam na lei que criou o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), e reforçou que a União não pode retirar dos Estados o protagonismo na área.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula liga para Trump e pede cooperação contra o crime organizado; tarifaço também foi assunto da conversa

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou nesta terça-feira (2/12) para o líder norte-americano, Donald Trump. Segundo o Palácio do Planalto, os dois conversaram por cerca de 40 minutos.

“[Lula] Destacou as recentes operações realizadas no Brasil pelo governo federal com vistas a asfixiar financeiramente o crime organizado e identificou ramificações que operam a partir do exterior. O presidente Trump ressaltou total disposição em trabalhar junto com o Brasil e que dará todo o apoio a iniciativas conjuntas entre os dois países para enfrentar essas organizações criminosas”, diz nota do governo brasileiro.

Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula indicou a Trump que a decisão de retirar a tarifa de 40% imposta a alguns produtos brasileiros, como carne, café e frutas, foi “muito positiva”.

Em 20 de novembro, a Casa Branca zerou as tarifas de 40% aplicadas pelos Estados Unidos sobre parte dos produtos agrícolas brasileiros. Com a decisão, deixaram de ser taxadas as exportações de carne bovina fresca, resfriada ou congelada, produtos de cacau e café, certas frutas, vegetais e nozes e fertilizantes.

Antes disso, no dia 14, o governo norte-americano já havia anunciado a retirada das tarifas globais de 10%. Mesmo assim, alguns setores brasileiros continuaram submetidos à alíquota de 40%, agora parcialmente revogada.

O petista destacou que ainda há outros produtos tarifados que precisam ser discutidos entre os dois países e que o Brasil deseja avançar rápido nessas negociações.

Com informações de Metrópoles e Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Esqueceu de falar que chamou Trump de neonazista? Tá tão pianinho o descondenado. Tá uma mocinha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ULTIMATO DE TRUMP: Presidente dos EUA sugeriu a Maduro decidir destino de sua escolha para deixar Venezuela

Foto: Chris Kleponis/Pool/Getty Images/John Moore/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu um ultimato direto a Nicolás Maduro durante uma ligação telefônica: o líder venezuelano deveria deixar o país, com sua família, até a última sexta-feira (28), segundo apurou a agência Reuters. A exigência ocorre em meio ao aumento da presença militar dos EUA no Caribe e a um cenário de tensão crescente entre Washington e Caracas.

Na conversa, Maduro teria pedido anistia para familiares e aliados, além do fim das acusações no Tribunal Penal Internacional — solicitações rejeitadas por Trump. Quando o prazo não foi cumprido, o presidente norte-americano declarou nas redes sociais que o espaço aéreo “acima e ao redor da Venezuela” deveria ser considerado “completamente fechado”.

Nos bastidores, autoridades americanas confirmam que Washington ofereceu a Maduro a possibilidade de se exilar na Rússia ou em outro país. Trump reconheceu publicamente apenas que falou com o venezuelano, sem revelar detalhes da conversa. Fontes em Washington dizem que ainda é possível uma saída negociada, mas destacam que há divergências e pontos sensíveis sem solução.

Opinião dos leitores

  1. Ter que vir alguem de fora da América do Sul pra resolver isso é vergonhoso, se o laranjão realmente resolver…e qual o preço que será cobrado pela solução.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN registra 67 mortes por afogamento entre janeiro e outubro de 2025 e bombeiros reforçam ações de prevenção

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

O Rio Grande do Norte registrou 67 mortes por afogamento entre janeiro e outubro de 2025, segundo o Corpo de Bombeiros. Mais da metade dos casos (52,2%) aconteceu em lagoas, rios, açudes, barragens e cachoeiras — locais sem presença regular de guarda-vidas e que exigem atenção redobrada.

Para reduzir esses números, a corporação iniciou a Operação Alerta Vermelho, que durante a primeira semana de dezembro intensifica ações de prevenção e orientação à população. Os bombeiros vão realizar palestras, campanhas educativas, demonstrações práticas e atividades comunitárias em escolas, centros comerciais, templos religiosos e associações.

As principais recomendações incluem:

  • evitar entrar na água após consumo de álcool;

  • não nadar sozinho;

  • respeitar áreas sinalizadas e evitar locais desconhecidos;

  • manter crianças sempre ao alcance das mãos;

  • usar coletes salva-vidas em embarcações;

  • agir com rapidez e chamar ajuda especializada em caso de emergência, evitando tentar resgates improvisados.

A Operação também reforça orientações gerais de segurança nesta época do ano, como prevenção de acidentes domésticos, primeiros socorros e cuidados com energia elétrica e decorações natalinas. Além disso, os bombeiros intensificam fiscalizações em comércios e locais de grande público para garantir o cumprimento das normas de segurança contra incêndio e pânico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *