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NA BRIGA PELO HUB, PE MARCA UM GOL: Dilma garante área da Força Aérea no Aeroporto do Recife

20150827190320460185iÁrea será cedida, mas a contrapartida está em negociação. Crédito da foto: Alcione Ferreira/DP

A presidente da república Dilma Rousseff garantiu ao Senador Humberto Costa que a área da força aérea brasileira no aeroporto do Recife será cedida ao governo do estado. A garantia política foi assegurada em reunião na última quarta-feira (26). A pendência para “fechar o negócio” seria a contrapartida do estado para receber a área. O estado articula a cessão da área para ser mais um instrumento na disputa pelo investimento bilionário na Latam (fusão da brasileira TAM e a chilena Lan) no Nordeste. Pernambuco concorre com Rio Grande do Norte e Ceará.

“O ministério da Defesa vem fazendo avaliações constantes para ceder o espaço, mas essa garantia da presidente se torna mais uma vantagem de Pernambuco na competição pelo investimento bilionário da Latan em Pernambuco”, destaca o senador. “Agora, é ver como vai ser dada essa contrapartida, que pode ser em área em outra região de interesse da FAB, pode ser até no mesmo local e a cessão seria parcial e também pode ser financeiro, caso seja de condição do governo do estado”, complementou.

O governo de Pernambuco informou que não vai se posicionar sobre o assunto porque não tem informação oficial do Palácio do Planalto. Com relação à cessão de área militar no Aeroporto Internacional dos Guararapes, a FAB informou que o assunto está em análise no Comando da Aeronáutica. O prefeito Geraldo Julio teve reunião com o ministro da Defesa, Jacques Wagner, na manhã desta quinta-feira (27) sobre o assunto, mas não comentou detalhes da reunião ao Diario.

O Grupo Latam anunciou neste ano que estuda investir em um centro de conexões no Nordeste e o Recife entrou na disputa. O novo hub contará com investimentos de US$ 2 bilhões e uma geração de 10 mil empregos. A decisão é prevista até dezembro. No início de setembro, saem os primeiros relatórios econômicos das consultorias internacionais contratadas pela Latan para avaliar os concorrentes. A empresa já afirrmou que a decisão terá caráter técnico, sob avaliação de critérios econômicos e de infraestrutura dos estados.

Diário de Pernambuco

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2015/08/27/internas_economia,594869/dilma-garante-area-da-forca-aerea-no-aeroporto-do-recife.shtml

Opinião dos leitores

  1. Pernambuco era um Estado territorialmente enorme! Ia do Ceará até o Oeste Baiano e Alagoas: Porém aos poucos foi perdendo território!

    Em 1799 a Corte Portuguesa emancipou o Ceará;
    Em 1817 foi a vez da Comarca de Alagoas se emancipar;
    Em 1818 o Rio Grande do Norte;
    Em 1824 D. Pedro I desmembrou a Comarca do São Francisco;
    Em 1846 a Paraíba se emancipou!

  2. Fernando de Noronha SEMPRE foi de PE. Era parada obrigatória nas viagens marítimas do Brasil para a Europa. Isso já tem mais de 400 anos, porém foi oficializada em 24 de setembro de 1700. Em 1736 os franceses invadiu o local e o governo brasileiro/português nada fez para defendê-lo, até que Recife enviou tropas para expulsar os invasores, o qual obtive sucesso. Em 1942 se tornou território federal, ou seja, pertencia à União. Em 1988 foi devolvida à PE. O cala boca existiu sim, todos nós de PE sabemos disso, mas admito não ser comum encontrar isto nos livros de histórias.

  3. Ao povo potiguar!

    Vejo muitos reclamando disso e daquilo, por conta dessa notícia sobre a base aérea do Recife! Não compreendo que o povo tão orgulhoso do seu novo aeroporto devesse se incomodar com essa doação ao aeroporto do Recife! Afinal vocês mesmos não batem no peito para afirmar o quanto possuem um aeroporto muito além dos concorrentes em todos os níveis possíveis em que se possa ou não comparar!? Ou será que era blefe? Eu sei que essa concorrência mexe com as emoções e um certo sentimento de bairrismo. Contudo essa disputa é baseada no sangue frio! O Comitê Olímpico Internacional, quando abre a candidatura para as olimpíadas. Entrega um caderno de obrigações para todas as cidades candidatas. Então ocorre a visita dos técnicos do COI, e após isso, o Comitê divulga a chamada SHORT LIST. E o que é isso? É uma lista com todas as cidades que podem receber o evento, para somente então os delegados do COI escolher a campeã! O mesmo ocorreu quando a TAM divulgou Natal, Fortaleza e Recife. Outras cidades foram especuladas mas não entraram. Pelo "caderno de obrigações" da TAM Salvador, Manaus e Belém já foram desclassificadas! O que eu quero dizer com isso? Qualquer uma das três candidatas, tem condições de receber o HUB! Não existe essa de Natal, ou Recife ou Fortaleza ser melhor ou mais preparada, ou mais próxima da Europa… No final a vencedora será aquela que apresentar um PLUS, mas esse plus, também não será nada extraordinário! Ou seja quem vencer, vencerá por décimos ou milésimos! Então qualquer coisinha pode ser decisiva! Aqui em Pernambuco, muita gente vinha reclamando do baixo engajamento do Senador Humberto Costa (PT) na causa do HUB! Acredito que as vozes insatisfeitas chegaram aos seus ouvidos e ele se mexeu! E hoje mostrou serviço com essa excelente notícia! Vejam bem, Recife não é melhor do que qualquer outra das candidatas, contudo também não é pior. O que ocorreu foi que não ficamos presos dentro de uma bolha, acomodados pelos pontos fortes de Recife na disputa. O que é bom vamos melhorar sempre,mas o que é insatisfatório batalhamos para solucionar! Acredito que hoje, o potiguar percebeu que mesmo com um aeroporto, com um terreno inúmeras vezes maior que os concorrentes. Pode vir a perder a disputa por um simples terreno infinitamente menor que o AISGA, doado para a Infraero em Recife! Essa doação pode ser determinante para a TAM, mas também pode não ser! A decisão será baseada no plus, que será um pacote de vantagens. Contudo! O povo potiguar não exerce controle sobre o REC e o FOR, assim como o povo das cidades concorrentes não exercem controle sobre o AISGA! Logo, se o povo potiguar quiser realmente ganhar, terá que solucionar os pontos fracos que tem! E pelo que vejo, um dele é a Senadora Fátima! Então, vão cobrar essa mulher pelo pleito de vocês! No mais o importante é que o HUB virá para o Nordeste, e que vença o melhor!

  4. Pelo que sei, Fernando de Noronha era do RN até que o Governo de Geraldo Melo entregou a PE por não querer assumir as despesas decorrentes da administração. Naquela época, não existia o turismo na ilha, que movimenta bastante recursos.

    1. Sei, ai Pernambuco tinha muito dinheiro sobrando e pegou a Ilha somente para pagar as contas! kkkk

  5. Caro BG.
    Afinal o que o governador Robinson Faria conseguiu com a sua pzidenta para o RN??? O que irá conseguir é ela entregar de mão beijada a Pernambuco o Hub da Tam!, também poderá na era do governador Eduardo Campos lá ele arranjou tudo que queria com o sapo barbudo(refinaria,porto de Suape, obras de grande porte em Recife,etc,etc.) , afinal a maior carga tributaria do mundo que todo cidadão é obrigado a pagar e ver esse dinheiro nos bolsos de uma grande maioria de políticos sem-vergonhas roubando era para ser dividida equanimente entre os estados e também descentralizar os investimentos para haver uma oportunidade igual para todos, infelizmente não é assim que agem esses "detentores" do poder com votos comprados. O RN produz combustíveis que são os mais caros do Nordeste, graças ao senhor Garibaldi que quando era governador aprovou um aumento vergonhoso do ICMS para energia e combustíveis de 17% para 25% de alíquota, agora os hospitais, segurança,saúde nada é feito a muito tempo inclusive no governo do sr Garibaldi e nos demais que passaram.

  6. Fernando de Noronha não foi um cala a boca como informou o nobre colega Alberto, houve uma consulta no congresso onde os interessados pela ilha demonstrariam seu interesse, nesse caso o atual Ministro do Turismo não fez menção alguma para a ilha ficar em nosso Estado. Muitos hoje colocam a culpa do HUB em Fátima, Henrique e Garibalde, pois são do "Governo". Porém o grande problema do estado é esse, a população só pensa em classe política, não observam o macro para retorno a região.
    Onde estão os demais deputados ? Onde esta o Senador Agripino Maia para ajudar nessa negociação ? Não adianta apenas um tentar mover milhões de fundos para o obtenção do HUB, pois, enquanto esse estado ainda houver esse brigas políticas, não conseguiremos nada.
    Não devemos votar nos candidatos para representarem os direitos dos partidos, eles tem que nos representar e não a seus partidos. Voto em quem no melhor da população, e não no melhor para o partido.

  7. O gasto de dinheiro público será muito maior.
    Irão desalojar a FAB e para fazer essa mudança haverá gasto de dinheiro.
    E no governo do PT para fazer qualquer besteirinha custa um mundo de dinheiro.

  8. Nunca vi a inoperante Sen. FATIMA BEZERRA dá um pio acerca deste Hub da Tam. Ela diz ter prestígio com o Governo Federal, mas esse prestígio que ela diz ter é só com ônus para ela (lealdade nas votações e defesa do Governo), mas nunca para bônus (o máximo que diz ter conseguido até hoje foram alguns IFRNs para o Estado, mas isso faz parte de um processo de interiorização dos Institutos que viriam para cá de toda forma). Mas sobre assuntos econômicos importantes como o Hub quero ver ela tomar alguma atitude.

  9. O aeroporto do Recife fica dentro da cidade sim, mas isso não causa grandes transtornos aos moradores não. Ao contrário, trás bastante comodidade. Ao chegar, as aeronaves sobrevoam em grande parte a BR-101 e ao sair, o aeroporto é quase na beira da praia. No trajeto da pista do aeroporto é proibido construir prédios altos pra não atrapalhar os aviões. O aeroporto é integrado ao sistema de metrô e que é integrado a rodoviária. Recife possui um dos melhores aeroportos do Brasil, na opinião dos próprios usuários, segundo pesquisa de satisfação da ANAC. O aeroporto dos Guararapes é público, mas é totalmente diferenciado na gestão da Infraero. O HUB em Recife não vai viver apenas de turismo. Vai trazer oportunidades de negócios variadas. Recife tem um aeroporto pronto, eficiente, bonito, funcional e os terminais 1 (este totalmente ocioso atualmente) e 2 com capacidade para 24,5 milhões de passageiros/ano. O AISGA possui capacidade para apenas 6 milhões/ano. Qual dos dois vai precisar de obras depois da escolha da Tam?

  10. Onde estão os bostas dos políticos do PT do RN? eles só sabem defender os ladroes do LUlalau e DILMa? mas defenderem o nosso estado porra nenhum. sabem quando essa HUB vem para cá, dependendo dos PTralhalhas do RN? nunca!!!

  11. Agora a salvação do RN ficou nas maos da Senadora Fatima Bezerra que deveria solicitar ao Planalto isenção nesse assunto e deixasse a escolha para criterio tecnico e nao politico.

  12. Segundo os que falam sobre este assunto , o nosso problema é somente a questão do acesso, que ao meu ver isso é um item fácil de se resolver, já que os projetos se encontram aprovados desde a famosa Copa do Mundo , ao que me parece falta interesse e competência dos políticos.
    O aeroporto de Recife , tem que ser reformado e também fica dentro da cidade e o de Fortaleza também é todos os dois não são particulares.Sera que vamos mais uma vez perder um grande investimento?

    1. Os potiguares desde que se mudaram para o AISGA, concretaram nas suas cabeças, que aeroporto dentro do perímetro urbano não pode existir! Muito menos receber investimentos! Amigos, essa ideia somente ocorre na cabeça de vocês! É claro que aeroportos fora das cidades tem os seus potenciais, mas em nada inviabilizam os aeroportos dentro das cidades!

  13. O que será que a grande senadora do povo Fátima Bezerra tem a dizer sobre esse desprestígio?
    Certamente vai dizer que respeita a democracia .

  14. Com a palavra a Sen. Fátima Bezerra e os demais aliados da Presidente dilma no RN, Min Henrique Alves e Sen Garibalde Alves, eles têm a obrigação de cobrar da Presidente uma contrapartida de peso para o RN neste episódio do Hub da TAM, sob pena de aceitarem pacatamente o fato da Presidente estar sendo tendenciosa para com PE.

    Com a palavra também os eleitores do PT no RN que estão vendo mais uma vez ( pois já perdemos para eles a Refinaria e a Ilha de Fernando de Noronha) milhares de empregos migrarem para PE com a ajuda do PT.

    1. Fernando de Noronha sempre foi de PE. A união a transformou em território federal. Na constituinte de 1988, dando um cala boca no pleito de PE de ter novamente AL, ficou decidido que ao invés de devolver AL à PE, iriam devolver Fernando de Noronha. Ninguém perde o que nunca foi seu.

    2. Fernando de Noronha SEMPRE foi pernambucana! E sabe o por que? Por que quando a Ilha foi invadida pelos Franceses, o Governador de Pernambuco pediu para que o Império expulsasse os invasores! Contudo o Império não se importou, e temendo uma posterior invasão de Recife, através de Fernando de Noronha, o Governado de Pernambuco declarou guerra e enviou tropas próprias! Pernambuco expulsou os invasores e assumiu o controle sobre a Ilha! Então pergunto, onde estava o RN na hora da guerra?

    3. Não gosto do PT. Mas devo defende-la contra a acusação dela ser tendenciosa para Pernambuco! Ela não foi tendenciosa, ela foi justa! Recife estava em desvantagem perante os concorrentes! Afinal não são os próprios potiguares que afirmam ter muita vantagem pelo fato do AISGA ser 100% privado! E recentemente o aeroporto de Fortaleza não foi incluído nas privatizações? Logo Recife precisava sim de uma contrapartida Federal, para poder equilibrar essa disputa! Agora o RN não tem que fazer cobranças da Dilma! E sim fazer cobranças da Inframérica! Afinal, o aeroporto é 100% privado, logo são eles quem devem se mexer! Desequilíbrio seria ter uma empresa privada responsável pelo aeroporto e ainda ser auxiliada pela Dilma!

  15. O pior não é perdemos o hub pra PE…mas sim a sacanagem que a nossa presidente dilma que dar de presente pros brasileiros…o retorno da CPMF!!!! Absurdo!!! Eles do PT , PMDB e empreiteiros…desviam bilhões da Petrobrás e de outros órgãos públicos e nós brasileiros é que vamos pagar a conta 🙁 Poxa vida, por que o PT em vez de cortar 10 ministérios e Secretarias…não corta logo 20…e também não corta os cartões corporativos que os altos cargos de Brasília possuem pra gastar milhares de reais todos os meses!!! Por que dilma não vende todos os carros de luxo oficiais e corta a mamata dos aptos oficiais dos deputados e senadores de todos os partidos em Brasília…garanto que economizaria muuuito mais!!! Já não basta gasolina cara, luz cara, comida cara!!! e a corrupção por que Lula e dilma não falam nela nos programas de TV??? Movimento Vem pra rua…façam alguma coisa! Façam novos protestos pacíficos num domingo qualquer pedindo a proibição do retorno da CPMF e acabar com essas "mamatas" que foram citadas acima…CARO BRUNO ESPERO QUE PUBLIQUE NOSSO COMENTÁRIO E NA ÍNTEGRA…OBRIGADO. PONHA UMA MATÉRIA FALANDO SOBRE O RETORNO DA CPMF…
    http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/08/ministro-confirma-proposta-de-novo-imposto-para-financiamento-da-saude.html

  16. Aguarda-se alguma ação de Fátima Bezerra e Henrique Alves sobre o tema.
    Até agora ninguém sabe bem que interesses eles defendem, se políticos partidários ou do estado.
    Mas se o RN perder esse HUB caberá a seu povo das duas uma: ou aceitar e assinar o papel de otário ou nunca mais votae nesses dois.

    1. Vcs esquecem que o PSD eh aliadissimo do PT.Cade o governador e Fábio Faria (que nunca faz )?

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Geral

Maduro não é o presidente da Venezuela e seu governo é ilegítimo, dizem EUA

Foto: REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria

O Departamento de Estados dos Estados Unidos afirmou em um comunicado neste domingo (27) que o ditador Nicolás Maduro não é o presidente da Venezuela e que seu regime não é o governo legítimo. O texto é assinado pelo secretário de Estado, Marco Rubio.

O comunicado marca o aniversário de um ano desde que Maduro foi declarado vencedor das eleições presidenciais, em 28 de julho de 2024. A oposição alega ter vencido o pleito, e o resultado foi amplamente contestado por observadores internacionais.

Rubio também faz referência às eleições municipais que acontecem neste domingo.” Ao agendar as eleições municipais na véspera do aniversário da eleição presidencial roubada de 28 de julho, o regime mais uma vez pretende mobilizar militares e policiais para reprimir a vontade do povo venezuelano”, afirma o secretário.

Além de denunciar o resultado divulgado pelas autoridades eleitorais, aliadas a Maduro, nas eleições presidenciais do ano passado, o secretário também alega que Maduro é líder do grupo Cartel de Los Soles, designado como terrorista pelos Estados Unidos esta semana.

“Ele é responsável pelo tráfico de drogas para os Estados Unidos e Europa. Maduro, atualmente indiciado por nossa nação, corrompeu as instituições da Venezuela para auxiliar o esquema criminoso de narcotráfico do cartel para os Estados Unidos”, diz Rubio.

Por fim, o comunicado reforça que os Estados Unidos continuarão os esforços para responsabilizar o “regime corrupto, criminoso e ilegítimo de Maduro”.

CNN Brasil

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[VÍDEO] Condenado por matar cabeleireira desacata juiz e ameaça irmã da vítima: “Ainda tem a irmã dela, que eu vou mandar matar”

Jorge Bezerra da Silva, condenado a 29 anos e 8 meses de prisão em regime fechado pelo assassinato da ex-companheira, Priscilla Monnick Laurindo da Silva, protagonizou um episódio revoltante durante seu julgamento na última sexta-feira (25), no Fórum Thomaz de Aquino, no Recife (PE).

Logo no início, assim que chegou ao local para ser interrogado, ele quis se posicionar de costas para o juiz Abner Apolinário, que preside a sessão. O objetivo de Jorge era ficar frente a frente com uma das irmãs da vítima que não concordava com o relacionamento, a qual ele ameaçou de morte. O magistrado o ordenou para que o acusado ficasse de frente para ele.

Além de desacatar o promotor, ele ameaçou a irmã da vítima em plena audiência: “Ainda tem a irmã dela, que eu vou mandar matar”, disse em voz alta, conforme registrado em vídeo. Diante da gravidade da fala, o juiz Abner Apolinário determinou sua retirada imediata do plenário.

O crime ocorreu em janeiro de 2022, dentro da casa da vítima, na frente da filha do casal, que na época tinha apenas dez meses de vida. Priscilla, que era cabeleireira, foi morta a facadas. Durante a sessão do júri, realizada na 4ª Vara do Tribunal do Júri da Capital, foram ouvidas familiares da vítima e do réu, além de testemunhas próximas ao casal. O caso, mais um triste retrato da violência contra a mulher no Brasil, gerou forte comoção e revolta.

Canal Paulo Mathias

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Geral

VÍDEO: Fátima recebe vaias em Caicó

A governadora Fátima Bezerra foi vaiada em Caicó no momento em que teve seu nome citado pelo prefeito Dr. Tadeu na noite de sábado (26). O público que aguardava o show de Wesley Safadão não poupou a governadora.

O secretário Cadu Xavier também foi alvo das vaias do público na Festa de Sant’ana em terras caicoenses.

Opinião dos leitores

  1. Fatima era para ser vaiada constemente, desde da saída de sua casa até o centro Administrativo

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Geral

América vence o Horizonte e encerra 1ª fase na liderança do grupo A3 da Série D

Foto: Gabriel Leite

O América venceu o time do Horizonte-CE pelo placar de 2 a 0. Os gols foram marcados por Giva e Hebert. Com o resultado, o alvirrubro potiguar fica na primeira colocação do grupo A-3, com 27 pontos. A partida ocorreu na tarde deste domingo (27), na Arena das Dunas, em Natal.

De acordo com a tabela de classificação, o próximo adversário do América – na primeira fase do mata-mata – será a equipe da Juazeirense-BA. Por ter ficado na primeira colocação, o Dragão vai decidir o segundo jogo em casa.

O Alvirrubro foi logo fazendo pressão contra o time cearense. Logo aos doze minutos, Giva marcou de cabeça após cruzamento de Souza.

O segundo gol veio em outro escanteio, também cobrado por Souza, que passou por toda a defesa cearense, e Hebert apenas completou para as redes.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Verdade, a Esquerda abre esse espaço, faz sonhar e depois vem a realidade.
    Já a direita, não abre espaço, já têm os seus escolhidos!

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Geral

Cicchetti abre as portas no Midway Mall com cardápio irresistível

A espera acabou, e a gastronomia de Natal acaba de ganhar um novo endereço. O restaurante Cicchetti inaugura sua primeira unidade franqueada na capital potiguar nesta segunda-feira, às 12h, na Praça Gourmet do Shopping Midway Mall, prometendo ser o novo point dos amantes da boa comida.

No Cicchetti, a estrela é a experiência gastronômica compartilhada, na qual você pode provar um pouquinho de tudo. O cardápio foi criado para quem ama explorar sabores, com mais de 50 deliciosos pratos, todos com aquele toque irresistível da culinária italiana.

A sugestão da casa é imperdível: duas pessoas podem se deliciar com vários pratos, garantindo uma experiência gastronômica variada e cheia de surpresas. Isso inclui desde os famosos antepastos até massas frescas e pizzas deliciosas. O ravióli de pecorino trufado é o carro-chefe que você não pode deixar de provar, mas também vale experimentar o nhoque com molho gorgonzola, a pizza de tartufo, o robalo grelhado e as suculentas costeletas de cordeiro.

Em breve, o Cicchetti também oferecerá “brunch” aos sábados e domingos.

Prepare-se para viver uma experiência única e se apaixonar pela gastronomia do Cicchetti.

Serviço:
Cicchetti Midway Mall
Abertura: Segunda-feira (28/7), às 12h
Local: Praça Gourmet, Piso L3
Horário:
* de segunda a quinta, das 12h às 17h e das 18h às 22h;
* sextas-feiras: do meio-dia a meia-noite;
* sábados: das 9h à meia-noite;
* domingos: das 9h às 23h.

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Geral

Senadores do Brasil nos EUA não têm reunião marcada com ninguém do governo Trump

Foto: Reprodução / Nelson Trad Filho

A comitiva de senadores brasileiros que foi até os Estados Unidos para tentar negociar as tarifas de 50% impostas a produtos brasileiros não tem reunião marcada com ninguém do governo do presidente Donald Trump (Partido Republicano) no 1º dia das atividades do grupo, na 2ª feira (28.jul.2025). Eles ficarão no país até 4ª feira (30.jul). As tarifas entram em vigor em 1º de agosto. A agenda completa, dos 3 dias, ainda não foi divulgada pela assessoria de imprensa do presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS).

Na 2ª feira (28.jul), há só 3 compromissos marcados: um “café da manhã de trabalho” com a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, e com outros diplomatas –todos brasileiros–, uma reunião com empresários do setor privado norte-americano e “reuniões fechadas” (sem a informação sobre quem participará).

A embaixadora do Brasil em Washington é quem acompanha os congressistas brasileiros. Viotti, que não tem acesso de alto nível da atual administração republicana, irá ciceronear senadoresO diplomata Roberto Azevêdo, ex-diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), participará de uma das reuniões.

Eis abaixo os compromissos de 2ª feira (28.jul) :

  • 9h30 (horário de Brasília. Às 8h30 em Washington) – café da manhã com os embaixadores Maria Luiza Viotti e Roberto Azevêdo, diplomatas brasileiros e os senadores da missão. Na sequência, reuniões fechadas. Na Residência oficial da embaixadora do Brasil em Washington;
  • 14h (horário de Brasília. Às 13h em Washington) – reuniões com empresários e representantes do Brazil-U.S. Business Council. Na sede da U.S. Chamber of Commerce.

REUNIÃO SÓ COM SENADORES

A missão oficial do Senado começou neste domingo (27.jul), com a chegada de Carlos Viana (Podemos-MG), Jaques Wagner (PT-BA) (que é líder do Governo no Senado) e Rogério Carvalho (PT-SE). Antes, no sábado (26.jul), houve um encontro entre 5 dos 8 senadores que já estavam no país norte-americano. Eles se reuniram em um quarto de hotel para discutir pauta que, por ora, não tem a quem ser apresentada para o alto escalão do governo dos EUA.

Eis abaixo quem participou:

Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado; Tereza Cristina (PP-MS); Marcos Pontes (PL-SP); Esperidião Amin (PP-SC); e Fernando Farias (MDB-AL)….

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Esses Senadores Não Estão Obedecendo A Nossa Constituição FEDERAL Aqui No Brasil, E Agora Estão No Estados Unidos Pra Defender O Que Eles Não Estão Defendendo Aqui, Obs Esse País É Democrático E Não Defendem Os Perseguidores Políticos

  2. Eles estão gastando o nosso dinheiro.
    Deveria ficar por aí mesmo com os passaportes presos kkkkk

    1. Quem deveria estar aí pra falar com o galeguinho dos zois azul era Luiz Inácio Lula da Silva. Ele ainda é o presidente do Brasil, se ele não foi é problema dele, único responsável.

  3. Só quem tem acesso e conseguiu agaranhar essas tarifas para o Brasil é o Eduardo Bolsonaro junto com o Figueiredo. O Trump só dá ouvidos a esses loucos.

    1. Oxente, Eduardo não foi pra lá fazer hambúrguer? Os caras aqui não estavam dando de ombro?

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Geral

SUS gastou R$ 449 milhões com vítimas de acidentes de trânsito em 2024

Foto: Gustavo Xavier / g1

O Sistema Único de Saúde (SUS) gastou R$ 449 milhões em 2024 com internações de vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, segundo levantamento inédito do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base nos dados do Datasus, cedido ao g1.

O valor inclui desde atendimentos de emergência até reabilitação prolongada e fornecimento de órteses e próteses.

Com esse valor, seria possível comprar 1.320 ambulâncias do SAMU — cerca de 50 por estado. É quase quatro vezes mais do que o previsto no Novo PAC Saúde, que prevê 350 unidades para atender 5,8 milhões de pessoas.

Esses veículos seriam capazes de ampliar a cobertura do serviço de urgência para aproximadamente 22 milhões de brasileiros — quase quatro vezes mais do que o previsto com as 350 ambulâncias do Novo PAC Saúde, que atenderão 5,8 milhões de pessoas.

Os gastos hospitalares com vítimas do trânsito crescem ano a ano. Desde 1998, a alta foi de quase 50% em termos reais.

“Os países criaram a terra fértil para o modelo individual, em detrimento do coletivo, mas não se prepararam devidamente para isso. É um modelo de mobilidade que gera colapso, tanto do ponto de vista da segurança quanto da eficácia. O resultado é um sistema caro, ineficaz e perigoso”, disse Victor Pavarino, oficial técnico em segurança viária da OPAS/OMS.

Segundo os especialistas, a prevenção evitaria parte dos acidentes e reduziria os gastos e possibilitaria mais investimentos.

“São custos tangíveis e intangíveis. Estamos gastando para reparar os danos da insegurança, em vez de investir na prevenção e garantir que vidas não sejam perdidas por essa causa”, sustenta Ricardo Pérez-Núñez, assessor regional em segurança viária da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Em paralelo, o SUS enfrenta outro desafio: desde 2021, deixou de receber repasses anuais do DPVAT, que chegavam a ultrapassar R$ 580 milhões por ano. Até sua extinção, o seguro para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre destinava 45% da arrecadação à cobertura dos custos médico-hospitalares com vítimas de sinistros em todo o país.

Quanto custa não prevenir?

A Organização Pan-Americana da Saúde estima que os sinistros de trânsito consomem entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB) dos países da América Latina. No caso do Brasil, isso representaria entre R$ 117 bilhões e R$ 351 bilhões por ano, considerando o PIB de R$ 11,7 trilhões em 2024.

Gastos com acidentes cresceram 49% em 27 anos

Desde 1998, os gastos hospitalares com sinistros de trânsito no Brasil formaram uma curva de crescimento quase constante ao longo de 27 anos. Em 1998, o SUS desembolsou R$ 301,7 milhões com internações decorrentes de acidentes de transporte. Em 2024, o valor chegou a R$ 449,8 milhões — um aumento real de aproximadamente 49%.

Infográfico dos gastos do SUS com acidentes de trânsito no Brasil — Foto: Artes/g1

Foto: Artes/g1

g1

Opinião dos leitores

  1. A existência do SAMU, cobre uma situação que era e ainda é INSUFICIENTE no Brasil, porém, o serviço não resolve um problema no brasil, que é a falta de leitos e assistência adequada aos pacientes, na maioria das vezes o paciente é salvo na rua e fica nos corredores dos hospitais.

  2. Tenho o atrevimento de dizer que 80% desse valor foi despesas hospitalares com motociclistas.

    1. Pino + internação são maiores que os valores das motos. Bota no conta do delivery e uber moto.

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Economia

EUA e União Europeia anunciam acordo tarifário

O presidente dos EUA, Donald Trump, aperta a mão da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Turnberry, Escócia (27/07/2025 Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje um acordo comercial com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Segundo ele, foi definida uma tarifa geral de 15%.

A negociação foi firmada após negociação marcada para a tarde deste domingo (27) em Turnberry, na Escócia. A decisão acontece antes da vigência da tarifa mais alta, de 30%, que valeria a partir de 1º de agosto.

Também foi definido que o bloco comprará US$ 750 bilhões em energia e investirá US$ 600 bilhões a mais do que o investimento atual em equipamentos militares e na abertura de países para o comércio com tarifa zero.

A estrutura do acordo foi definida depois de Trump citar que os Estados Unidos e a União Europeia têm um dos ” maiores déficits comerciais ” e não conseguiram chegar a um acordo no prazo anterior de Trump, 9 de julho.

Em uma entrevista coletiva antes das negociações, Von der Leyen disse a Trump que ele é “conhecido como um negociador e negociador duro”.

Trump reafirmou que as cartas tarifárias enviadas a outros parceiros comerciais dos EUA que não conseguiram fechar um acordo enfrentarão novas tarifas na sexta-feira, com exceção das tarifas sobre aço e alumínio. “A maioria dos acordos, exceto aço e alumínio, dos quais recebemos tarifas de 50%”, disse ele.

Mais cedo no domingo, o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, afirmou que não haveria mais prorrogações ou períodos de carência após 1º de agosto, mas que as “grandes economias” podem continuar as negociações comerciais com os Estados Unidos. Lutnick está na Escócia com Trump para negociações comerciais com a UE.

“Em 1º de agosto, as tarifas serão definidas. Elas entrarão em vigor”, disse Lutnick em uma aparição no “Fox News Sunday”.

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Trump afirma que tarifas começam em 1º de agosto, exceto as para aço e alumínio

Foto: Piroschka Van De Wouw/Pool/AFP/Getty Images via CNN Newsource

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou, neste domingo (27), que no dia 1º de agosto, quando entram em vigor as tarifas, haverá conclusão para todos os acordos, exceto para os que envolvem aço e alumínio.

Na última sexta-feira (25), Trump já havia afirmado que “a maioria dos acordos está concluída”.

“A maioria dos acordos serão fechados por cartas que estabelecem tarifas e estas cartas mencionam tarifas de 10% ou 15%”, afirmou, ao mencionar que serão enviadas cerca de 200 cartas tarifárias.

Nesta manhã, o secretário do Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, disse, em entrevista ao programa Fox News Sunday, que o tarifaço de Trump entrará em vigor no dia 1º de agosto, sem prorrogações.

“Nada de prorrogações, nem mais períodos de carência. 1º de agosto. As tarifas estão definidas. Elas entrarão em vigor, a alfândega começará a cobrar, e lá vamos nós”, afirmou Lutnick.

No entanto, o secretário afirmou que há possibilidade de negociações após a data.

“Obviamente, depois de 1º de agosto, as pessoas ainda podem conversar com o presidente Trump. Quero dizer, ele está sempre disposto a ouvir. E entre agora e a data, o presidente vai conversar com muita gente. Se conseguirão agradá-lo, é outra história, mas o presidente está definitivamente disposto a negociar e a conversar com as grandes economias, com certeza”, concluiu.

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Inmet emite alerta de ventos fortes para 23 cidades do RN; rajadas podem ultrapassar 60 km/h

Foto: José Aldenir/AGORA RN

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo potencial” para ventos costeiros que atinge 23 cidades do litoral do Rio Grande do Norte. O aviso, válido até as 10h da segunda-feira 28, aponta risco de rajadas intensas, com possibilidade de deslocamento de dunas de areia e impacto em construções próximas à orla.

A previsão indica ventos que podem ultrapassar os 60 km/h, especialmente nas regiões de maior exposição ao litoral. Segundo o Inmet, o fenômeno é comum neste período do ano e marca o início da chamada “temporada dos ventos fortes”, que costuma ocorrer de julho a outubro no Nordeste.

Entre os municípios potiguares sob alerta estão Mossoró, Areia Branca, Macau, Guamaré, Galinhos, São Miguel do Gostoso, Tibau, Touros, Ceará-Mirim, Grossos, Pedra Grande, Maxaranguape, Rio do Fogo e Porto do Mangue, entre outros.

O fenômeno é provocado pela alta subtropical do Atlântico Sul, uma região de alta pressão atmosférica sobre o oceano que intensifica os ventos nesta faixa do Brasil. As rajadas são descritas como abruptas, repentinas e de curta duração, mas com força suficiente para levantar areia e causar danos.

O Inmet orienta a população a evitar áreas abertas e próximas à orla durante os períodos de rajadas, e, em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

Agora RN

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