Na contramão de artistas, renomada Regina Duarte defende extinção do MinC

regina duarte 1Por interino

A atriz Regina Duarte discordou da análise publicada pela Folha nesta quinta-feira (19) de que a Cultura vai permanecer em coma após a extinção do MinC.

Pelo seu Instagram, ela publicou uma imagem do texto feito pelo sociólogo Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, e disse que a Cultura não deve ser tratada como prioridade se o Brasil enfrenta problemas em outras áreas.

“Se o país está ‘em coma’, não entendo a insistência no autoengano de achar que a Cultura pode se safar, sadia, do desconserto geral que nos abateu”, declarou Regina na rede social.

“A teoria é linda, a prática é outra (dolorida). Sou a favor da ideia de manter a Cultura internada no ‘hospital’ da educação. Depois da possibilidade de ‘alta’, vamos ver o que pode ser melhor pra ela e para todos nós, brasileiros”, acrescentou.

Nos últimos meses, Regina usou as redes sociais para se manifestar contra o governo de Dilma Rousseff. Ela também esteve presente no protesto de 13 de março.

Michel Temer havia acabado com o Ministério da Cultura e unido-o ao da Educação. A decisão provocou revolta da classe artística. Há ocupações em diversas cidades, e outras celebridades da Globo, como Marieta Severo, Renata Sorrah, Marcelo Serrado, Marco Nanini, Tonico Pereira e Bruna Linzmeyer, já se colocaram contra o fim do MinC.

Devido aos protestos, optou por criar a Secraetaria Nacional de Cultura.

O presidente interino buscou colocar uma mulher no cargo de secretário nacional, mas após diversas recusas, escolheu Marcelo Calero, então secretário municipal de Cultura do Rio.

Procurada pela Folha sobre seus comentários na web, Regina Duarte não se manifestou.

rd

Folha de São Paulo

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Coelho disse:

    Acabooouu, acabou…

  2. Brasil, Meu país NÃO será dos fascistas (Original) disse:

    Essa daí é aquela do: "Eu tenho medo "?
    Medo de perder 4 vezes a eleição.

  3. APOCALIPSE disse:

    AI SIMM

  4. Ant-coxinha disse:

    O problema é o seguinte:
    os coxinhas até hoje não aceitam as derrotas de 2002 pra cá, ai ficam moendo de todo jeito.
    calma coxitas.

    • Coelho disse:

      Mas vale ser coxinha que esquerda caviar. Lula, Lulinha e demais, só transitam de jatinho, whisky e vinhos cotados em dolares. E vcs que não são coxinhas, aceitem essa condição de massa de manobra e defendam eles que nem dão conta de suas existências, ressalvado, claro, para defendê-los como bois bravos. Melhor ser coxinha que pastel de vento. Vento na cabeça moçada.

  5. Moreira disse:

    Essa tem o apoio dos Brasileiros !!! O choro é livre !

  6. Claudomiro Jr disse:

    Peitinho acabou! Farra com o dinheiro alheio idem. Hora de tirar a bunda da cadeira e trabalhar!!! Tentem!!! Vocês vão ver que não mata.

  7. Da Lua disse:

    Acabou

  8. Patriota disse:

    Mulher de fibra. Honesta. Tem o meu apoio e admiração.

  9. Lucy disse:

    CULTURA GERA DIGNIDADE.

  10. BATMAN disse:

    Essa sim e Brasileira os Outros são de Cuba

  11. Paulo André disse:

    Falou tudo!!

    Vamos primeiro às prioridades da nação.
    Segundo, vamos abrir uma CPI para avaliar estes recursos da Lei Rouanet.

  12. Fabio disse:

    Pegue essa verba e passe para a saúde e mande esses vagabundos trabalharem

  13. Eduardo Cosme. disse:

    passe as verbas para o ministério do planejamento que o Romero cuidar direitinho não é a toa que o nome dele foi para o STF.

  14. Zedobode disse:

    Essses artistas picaretas,estão preocupados é com o bolso deles,nada de cultura,ou pensam que o povo é otário,vão trabalhar vagabundos!!!!!!

  15. Pedro Eneas disse:

    Não sou artista, mas rebaixar uma atividade que movimenta 21 bilhões por ano no Brasil é ser no mínimo um péssimo gestor, além de um cego político!
    Quanto a opinião de RD e a de Fernanda Montenegro fico com a última. A RD é tão mala que não é mais escalada para novelas da rede bobo. Quanto a Fernanda só ganhou um grammy. Tá bom ou precisa desenhar?

    • Rodrigo disse:

      Desde quando a atividade cultural vai ser rebaixada? Mudar um status de ministério para secretaria não quer dizer que vai ser esquecida. Deixe de ser aculturado!

  16. cabral disse:

    Proxima medida fechar as escolas, cinemas e teatros e prender os artistas. Parabéns coxinhas.

    • BATMAN disse:

      Cabral você joga no Time do Contra seu lema e andar para Traz, e so Retrocesso

    • Chico disse:

      Se eles roubarem pode fechar, cultura é bom e todos gostam, mais o nível está muito aquém.
      Não produzem nada de novo, as escolas jamais serão fechadas, os cinemas podem fechar, não tem problema.

  17. marcelo disse:

    É muita coragem dessa grande artista ficar contra os pseudos colegas que se acostumaram a mamar das tetas governamentais e tinham sempre suas produções bancadas pelo dinheiro público. Além do ciclo vicioso, eram quase sempre cartas marcadas para apoiadores e eleitores da quadrilha petista. O Brasil tem 516 anos e nunca deixou de ter arte e cultura. Parece até que quem inventou essas demonstrações culturais foi o PT. Esse sim, descobriu na cultura mais uma maneira de desviar ou direcionar recursos públicos para apadrinhados e divulgadores dessa corja que faz de tudo para se manter no poder.

  18. Cruz disse:

    A Boquinha acabou!!! Passe esses recursos para os professores, já mais para esses sanguessugas.

    • Robin disse:

      Tai falou a verdade e melhor um professor ganhar Bem porque mereçe e mereçe muito doque ficar dando Verba a quem ja tem ate demais mais Ainda bem que esse Circo fechou ?????

    • BATMAN disse:

      Isso Mesmo Robin

  19. Helio Motta disse:

    Sou doido para que os apoiadores da quadrilha vermelha expliquem porque devemos bancar esses artistas e depois pagar de novo para assistir o espetáculo.
    Esse MinC era um peitinho para artistas que bajulam o PT, nada mais que isso.
    Quem tem talento que use para se sustentar! Bando de parasitas travestidos de intelectuais e artistas.

COMENTE AQUI