‘Não se pode imunizar alguém’, diz ministro do STF sobre Greenwald

O Globo ouviu dois ministros do STF sobre a denúncia contra Glenn Greenwald. Um deles foi Marco Aurélio Mello, que considera a denúncia do MPF “ruim para a sociedade”, porque pode implicar “inibição no direito de informar”.

Mas outro ministro –que não quis se identificar– disse ao jornal carioca que, se as informações publicadas pelo Intercept tiverem sido obtidas de forma criminosa, o jornalista deveria responder pelos atos. “Não se pode imunizar alguém e impedir acesso à Justiça pelo Ministério Público. Pelo que parece, a prova foi obtida de forma criminosa”, afirmou o ministro.

O Angatonista

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Antenado disse:

    Se esse crime praticado for convalidado pelo STF, vai a partir de então uma beleza. Qualquer criminoso hacker vai entrar criminosamente nos arquivos de qualquer pessoa, principalmente autoridades, e depois entregar a qualquer jornalista para divulgar, que, em nome da liberdade de imprensa, poderá divulgar. Poderá, ainda, fazer chantagem com o escolhido e obter vantagem ilícita. E aí vem a pergunta: aonde fica o direito fundamental da intimidade do cidadão, previsto na Constituição Federal. Vai ser uma festa.

    • Turik disse:

      Se o cidadão não cometeu crimes, não há de ter medo de uma divulgação.

  2. Ceará-Mundão disse:

    O MPF mostrou que esse pseudo jornalista manteve contato com os hackers durante as invasões e tinha ciência do crime que estava sendo praticado. Não se trata apenas de receber o produto criminoso e publicá-lo, como alega agora, mas de esperar a execução do crime para auferir seu benefício. Isso não é jornalismo, é cumplicidade.

  3. Espião disse:

    Qualquer um que cometa um delito tem que ser punido. Esse elemento invadiu os celulares dos outros e acha que não fez nada. Deve ser condenado e de preferência cumprir a pena na cadeia para não incentivar a injustiça no Brasil.

  4. Curitiba já disse:

    Não sei para que tanta importância para um bandido que invade celulares de autoridades, que até baitola este fdp parece que é

  5. Ceará-Mundão disse:

    Que fique claro que esse pseudo jornalista não está sendo denunciado por ter divulgado os tais grampos ilícitos. Está sendo denunciado por ter contribuído para o crime, orientando os criminosos e lhes garantindo proteção.

  6. José disse:

    Estão desviando o foco principal, que é o conteúdo da denuncia! Primeiro a veracidade dos fatos e depois a forma como foi feita, que é a menos relevante.

  7. Silva disse:

    Quem está criticando é porque não foi alvo de hackers, tendo a possibilidade de ter sua vida particular exposta de maneira maliciosa e deturpada. Imagine só, você orientar e estimular a invasão de celulares de autoridades públicas não em prol da verdade, mas favorecendo uma narrativa ideológica partidária. Não conseguiram provar a inocência do Lula. Sua condenação foi "ratificada" em todas as instâncias da justiça, tendo o STF, em sua maioria, integrantes indicados durante o governo petista. Verdevaldo, aqui não é a casa de mãe Joana !

  8. Fora bolsotralhas disse:

    Manda prender logo ESSE BANDIDO DO SERGIO MORO…..CANALHA….MAQUIAVÉLICO….OPORTUNISTA .

    • Fernando disse:

      Se Sérgio Moro é bandido, o que serão os criminosos da quadrilha petralhas, que ele conseguiu prender e fez devolverem perto de 40 bilhões de reais roubados? Bom esclarecer que a lava jato descobriu desvio de dinheiro na casa dos 900 bilhões de reais. Lógico, pra bandidos e defensores de bandidos é ótimo que condenem Sérgio Moro, inclusive que sofra execração publica, assim inibe qualquer outro juiz que tente combater corrupções no Brasil.

    • #quemconfialevantaamão! disse:

      só nesse país mesmo, onde o poste urina no cachorro, é que tentam inocentar bandidos travestidos de jornalistas e querem que juízes sejam punidos…

  9. Aluizio disse:

    Alguém tem q ter uma posição correta, esse cara nunca usou o cunho jornalístico , e um fafarrao, mas também não se pode achar q todos os jornalistas são iguais a ele, noventa por cento dos jornalistas são sérios, mas dez por cento inoja, vamos separar o joio do trigo, esse cara e ridículo, ele atira pra qualquer lado p se dar bem, será q ninguém enxerga ?

  10. Ricardo Fraches disse:

    Os que comemoram hoje podem ser as vítimas de amanhã.O MPF apresentou uma denúncia baseada nos MESMOS diálogos da investigação da PF. No relatório da PF, após a análise dos diálogos, está escrito em ótimo português: "não é possível identificar a participação moral e material do jornalista Glenn Greenwald nos crimes investigados".

    • Bento disse:

      Triste do cego que não quer enxergar.
      Quando a PF não indiciou não existia essa prova do áudio.
      Depois do exposto a PF já mudou e disse existir crime sim.
      É muito perigoso esse precedente se cria uma narrativa de forma orientando criminosos com intenção de acabar com a reputação de um juiz integro.
      É crime e o pau que dá em Francisco dá em Chico.

  11. Rivanaldo disse:

    Não existe um sinal indicando que as coisas foram pro brejo. Quem viveu o nazismo nem percebeu quando começou. Ou qualquer era trevosa. As coisas vão acontecendo e são camufladas nas urgências da vida.

    Então fica aqui o sinal: é agora.
    A vida que vc vivia antes não existe mais.

    • Ceará-Mundão disse:

      Só lembrando que comunismo/socialismo assassinou (e ainda o faz) muito mais gente ao longo da história do que o também nefasto nazismo. É os governos do PT tentaram (felizmente não conseguiram) censurar a imprensa e manietar a Justiça. É o sonho de consumo da esquerda. Basta olhar como são as coisas nos países que essa corja vermelha defende. No Brasil, ao contrário, o atual governo é constantemente atacado, de forma covarde e mentirosa, pela grande mídia do país, já cooptados pela ideologia do atraso.

  12. Vitor Silva disse:

    BG, isso vai abrir um precedente…. Cabeças de jornalistas vão rolar. Isso não é democracia.

    • Marco disse:

      Petista de merda,democracia não aceita bandidos,auxiliados pelo canalha maior do judiciário, invadir telefones de autoridades da República e sair impune

COMENTE AQUI