Polêmica

‘Não tenho por que pedir demissão’, diz Jucá sobre gravações, reafirmando apoio a Lava Jato

Por interino

16122387Foto: Pedro Ladeira – 5.abr.16/Folhapress

O ministro do Planejamento, Romero Jucá, afirmou à Folha nesta segunda (23) que não pensa em pedir demissão do cargo e que está “tranquilo” em relação ao teor das conversas divulgadas pelo jornal em que ele fala em “estancar a sangria” da Operação Lava Jato.

“É estancar a sangria da economia, do que está ocorrendo com o país, qual é a vantagem de mudança do governo. A Lava Jato era o âmago do governo, isso tem uma sangria econômica, social, política. A Lava Jato é importante, tem que investigar”, afirmou, sobre o diálogo que travou com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

O ministro disse ainda que conversou na noite de domingo (22) com o presidente interino, Michel Temer, e que não pensa em pedir demissão do cargo. “Não, não. Por que vou pedir demissão se estou dizendo isso [sobre Lava Jato] desde o começo?”. Segundo ele, no entanto, a decisão sobre sua permanência é de Temer.

“Estou muito tranquilo, o que disse ao Sérgio Machado é o que tem dito aos jornalistas, não tem nenhum tipo de interferência na Lava Jato. É só pegar o contexto da conversa. Tem que separar o que ele disse do que eu digo”, ressaltou Jucá.

Segundo ele, a conversa ocorreu em seu gabinete ou na sua casa. “O Sérgio Machado me procurou uma vez no início do ano, ele veio na minha casa. Foi no meu gabinete ou na minha casa essa conversa”. “Não disse nada que eu não sustente, não explique”, afirmou.

Jucá confirmou que vai ao Senado com Temer nesta segunda para discutir as questões econômicas do governo.

Folha Press

Opinião dos leitores

    1. Depois eu é que sou ingênuo… KKKKKK! Ele sabe demais! Se sair, vai levar a cúpula do governo golpista com ele! Ele vai ficar quietinho, lá, no canto dele, "planejando" como abafar tudo!

    2. Quando o governante quer, ele põe cabresto nas instituições, ainda mais nas que lhe são subordinadas diretas, no caso, a PF. Isso pode ser feito politicamente, através da nomeação de ministro, que altera toda a estrutura de poder do órgão, ou pode ser feito através de sucateamento. Agora, neste momento, concordo contigo! Nada pode ser feito. Quando essa operação desaparecer da mídia, como é esperado, a operação abafa entrará em ação. Isso, é claro, se Temer se mantiver no poder.

  1. Coxinhas, epa trouxinhas, em silêncio ensurdecedor.

  2. Todo o povo brasileiro está surpreso com isso.
    Puxa, esse cara é super honesto, nunca fez nada q o desabonasse.
    Isso é maldade da imprensa, só pode ser.

  3. Jura que o impeachment faz parte de um pacto para barrar a Lava-jato? Nem desconfiava.

    E o ensurdecedor silencio das panelas continua.

    Os coxinhas, que já estão sendo chamados de trouxinhas, não vão vestir verde e amarelo e vão para a rua protestar?

  4. O golpe ficou provado e sacramentado com essa conversa divulgada! Está na hora do Senado fazer justiça e votar contra o impeachment de Dilma, que teve sua admissibilidade aprovada apenas porque os ratos tiveram esperança de que Temer ponha freio na Lava-Jato! #VoltaDilma

    1. Quanta "ingenuidade" Rômulo….
      Mesmo q a patota do PMDB quisesse barrar a operação,
      Não conseguiria pois a "Lava Jato" tem vida própria (PF, Justiça Federal, STJ, STF)… Rs.. Rs..
      Se conforme cidadão, procure melhorar de vida dentro de outro quadro sócioeconômico, pois a volta do DESgoverno/PT ao poder não ocorrerá…. Possibilidade ZERO… Rs…rs

    2. Ingenuidade é a sua, em achar que a Lava Jato "tem vida própria"! Temer ainda não a abafou porque sabe que se fizer isso agora ele é quem será "abafado"!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Votar todos os projetos com urgência na Câmara dos Deputados levaria 33 anos

Foto: Sergio Lima/Poder 360

Seriam necessários 33 anos e 6 meses para votar todos os 2.368 projetos com urgência regimental na Câmara dos Deputados.

A conta leva em consideração a taxa de aprovação de projetos de 2019, quando passaram 73 de 5.680 apresentados. Foi um dos anos com o maior atividade legislativa. Ainda assim, foram votados só 1,3% do total.

Segundo levantamento do Ranking dos Políticos, mesmo que fosse votado 1 projeto por dia, muito acima da média do Congresso, seriam necessários 6 anos e 7 meses para apreciar todos.

Esse volume mostra como o regime de urgência tem sido banalizado ao longo do tempo. O conceito inicial do regime é fazer um atalho para projetos que realmente necessitem de uma rapidez para responder a algum desastre ou acelerar algum processo relevante para o país.

Na prática, não é o que tem acontecido. Dentre os projetos com urgência está o PL 5.543 de 2020, que estabelece o Dia Nacional do Cirurgião Oncológico, e o PL 2.563 de 2021, que institui o mês de julho como mês de conscientização e promoção da saúde bucal.

Segundo o regimento interno da Câmara dos Deputados, a urgência regimental dispensa parte da tramitação, como análise em todas as comissões que possam ter interesse em pré-avaliar o tema.

A significativa quantidade de projetos em regime de urgência evidencia uma preocupante proliferação no seu uso. Originalmente concebido para lidar com situações excepcionais que demandam rápida atenção legislativa, a banalização desse mecanismo ao longo do tempo resultou na perda de sua eficácia e relevância“, diz o Ranking dos Políticos no estudo.

TEMAS

Dentre os principais temas dos projetos com urgência regimental na Câmara estão Finanças Públicas e Orçamento (412), Administração Pública (237), Direitos Humanos e Minorias (234), Saúde (192) e Direito e Defesa do Consumidor (192).

Na outra ponta, estão Agricultura, Pecuária, Pesca e Extrativismo (21), Homenagens e Datas Comemorativas (21), Esporte e Lazer (17), Direito e Justiça (13), Estrutura Fundiária (8), Processo Legislativo e Atuação Parlamentar (5) e Direito Constitucional (1).

Eis a lista completa:

  • Finanças Públicas e Orçamento – 412 (17%);
  • Administração Pública – 237 (10%);
  • Direitos Humanos e Minorias – 234 (9,80%);
  • Direito e Defesa do Consumidor – 192 (8,10%);
  • Saúde – 192 (8,10%);
  • Direito Penal e Processual Penal – 154 (6,50%);
  • Comunicações – 89 (3,70%);
  • Viação, Transporte e Mobilidade – 80 (3,30%);
  • Defesa e Segurança – 79 (3,30%);
  • Educação – 75 (3,10%);
  • Arte, Cultura e Religião – 70 (2,90%);
  • Economia – 69 (2,90%);
  • Energia, Recursos Hídricos e Mineração – 63 (2,60%);
  • Direito Civil e Processual Civil – 57 (2,40%);
  • Indústria, Comércio e Serviços – 54 (2,20%);
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – 44 (1,80%);
  • Política, Partidos e Eleições – 38 (1,60%);
  • Previdência e Assistência Social – 38 (1,60%);
  • Ciência, Tecnologia e Inovação – 32 (1,30%);
  • Relações Internacionais e Comércio Exterior – 25 (1%);
  • Cidades e Desenvolvimento Urbano – 24 (1%);
  • Trabalho e Emprego – 24 (1%);
  • Agricultura, Pecuária, Pesca e Extrativismo – 21 (0,08%);
  • Homenagens e Datas Comemorativas – 21 (0,08%);
  • Esporte e Lazer – 17 (0,70%);
  • Direito e Justiça – 13 (0,50%);
  • Estrutura Fundiária – 8 (0,30%);
  • Processo Legislativo e Atuação Parlamentar – 5 (0,20%);
  • Direito Constitucional – 1 (0,04%).

URGÊNCIAS

Há alguns tipos de regime de urgência no Congresso. A urgência regimental, que tem o estoque de 2.368 pedidos, dispensa ritos como passagem por comissões e outras formalidades. Tem de ser solicitada pela Mesa Diretora ou pela maioria dos deputados. Caso não seja votada, não implica em penalidades, como trancamento da pauta.

Existe também a urgência constitucional. Essa depende de um pedido do presidente da República. Tem precedência sobre as demais. Se não for apreciada em até 45 dias, tranca a pauta. Isso significa que nada mais pode ser votado antes dessa medida.

Há um 3º regime de urgência, que recebe o nome de urgência urgentíssima. Trata-se de deliberação instantânea de temas considerados relevantes e inadiáveis. São dispensadas todas as formalidades. O requerimento deve ser apresentado pela maioria absoluta dos deputados ou por líderes que representem esse número. Aprovado o requerimento, a proposição é incluída automaticamente na Ordem do Dia para discussão e votação na mesma sessão.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL ADMINISTRAÇÃO: Governo Lula é aprovado por 81% da população

 

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL também avaliou com os entrevistados a aprovação da gestão federal.

 

O governo Lula foi aprovado por 81%, enquanto 15% reprovam e 9% não sabem.

 

A pesquisa ouviu 450 entrevistados, no dia 23 de abril, tem margem de erro de 3,5% e foi registrada no TSE com o número RN 06659/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL ADMINISTRAÇÃO: Governo Fátima é reprovado por 67% da população

 

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL também avaliou com os entrevistados a aprovação da gestão estadual.

 

O Governo Fátima foi reprovado por 67%, enquanto 30% aprovam e 3% não responderam

 

A pesquisa ouviu 450 entrevistados, no dia 23 de abril, tem margem de erro de 3,5% e foi registrada no TSE com o número RN 06659/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL ADMINISTRAÇÃO: Gestão de Reno Marinho é aprovada por 72%

 

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL também avaliou com os entrevistados a aprovação da gestão municipal.

 

A gestão do prefeito Reno Marinho foi aprovada por 72%, enquanto 22% reprovam e 6% não sabem.

 

A pesquisa ouviu 450 entrevistados, no dia 23 de abril, tem margem de erro de 3,5% e foi registrada no TSE com o número RN 06659/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL VEREADOR: Rosalba, Pedro, Robinho, Elenilson  Fábio de Lulu são  os mais lembrados

 

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL também mediu com os entrevistados quem votariam para vereador.

 

Os mais citados foram: Rosalba 14%, Pedro 9,3%, Robinho 8,4%, Elenilson 6,2% e Fábio de Lulu 4,9%, confira lista abaixo.

 

A pesquisa ouviu 450 entrevistados, no dia 23 de abril, tem margem de erro de 3,5% e foi registrada no TSE com o número RN 06659/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL REJEIÇÃO: Zé de Arimatéia é o mais rejeitado por 48%, Luiz Henrique 13% e Maguinho 12%

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL também mediu com os entrevistados a rejeição aos pré-candidatos. Zé de Arimatéia foi o mais rejeitado por 48,4%, Luiz Henrique 13.3%. Maguinho 12,7%. Já 14,7% ninguém e 10,9% não responderam.

 

A pesquisa ouviu 450 entrevistados, no dia 23 de abril, tem margem de erro de 3,5% e foi registrada no TSE com o número RN 06659/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL ESTIMULADA 3: Maguinho tem 45% contra 36% de Luiz Henrique

 

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL simulou um terceiro cenário estimulado. O resultado apontou que Maguinho venceria com  45,8% contra 36,2% de Luiz Henrique. 11,1% branco ou nulo e 6,9% não respondeu.

 

A pesquisa ouviu 450 entrevistados, no dia 23 de abril, tem margem de erro de 3,5% e foi registrada no TSE com o número RN 06659/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL ESTIMULADA 2: Maguinho venceria com 58% contra 15% de Zé de Arimateia

 

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL simulou um segundo cenário estimulado. O resultado apontou que Maguinho venceria com  58,9% contra 15,6% de Zé de Arimatéia. 18,4% branco ou nulo e 7,1% não respondeu.

 

A pesquisa ouviu 450 entrevistados, no dia 23 de abril, tem margem de erro de 3,5% e foi registrada no TSE com o número RN 06659/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL ESTIMULADA: Maguinho tem 40% contra 33% de Luiz Henrique e 14% de Zé de Arimatéia

 

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL perguntou de forma estimulada o cenário para Prefeitura. O pré-candidato Maguinho ficou em primeiro com 40,7%, seguido de Luiz Henrique com 33,6% e Zé de Arimatéia com 14,7%. Já 7,1% branco ou nulo e 4% não responderam.

 

A pesquisa ouviu 450 entrevistados, no dia 23 de abril, tem margem de erro de 3,5% e foi registrada no TSE com o número RN 06659/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL ESPONTÂNEA:  Maguinho e Luiz Henrique têm empate técnico na liderança

 

O instituto Seta realizou pesquisa de intenção de voto e avaliação de gestão no município de São Rafael. A pesquisa ouviu 450 entrevistados, no dia 23 de abril, tem margem de erro de 3,5% e foi registrada no TSE com o número RN 06659/2024.

 

No cenário espontâneo para Prefeitura, Maguinho tem 37,1% contra 34,4% de Luiz Henrique, empate técnico na margem de erro, Zé de Arimatéia aparece com 6%, Rosalba 0,9%, Fábio 0,4%, já 18,4% não sabem e 2,2% branco ou nulo.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *